Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Banif - Tópico Geral

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por kpt » 1/1/2008 21:41

O Banif está agora sobre o suporte dos 3,95€ e parece ter reagido. Ninguém garante que seja feito um duplo fundo e que haja inversão, mas é impossível também dizer que virá aos 3,5€.

O meu conselho seria entrar nesta fase em que está em cima do suporte mas com uma stop apertada(3,85/3,90€). Contudo, a tendência a médio-longo prazo tem sido bearish e uma entrada longa nesta zona tem ainda um risco superior do que se a tendência fosse de subida.

Para quem quiser entrar, assume o risco de entrar mas com stop apertada, porque tal como não há garantias que haja inversão a médio prazo também não as há em relação à continuação de uma descida até aos 3,5€ e acaba por perder o comboio ou entrar mais tarde.

Cada um opta com a sua alternativa consoante o nível de risco mas vale a pena também pensar que, quem garante que chegando aos 3,5€ não descerá mais? Se a cotação lá chegar estarão muitos a perguntar novamente, "será que é bom momento para entrar ou vai continuar a descer"?

Não tomem isto como uma recomendação de compra, apenas uma em muitas estratégia que se adapta à situação.

Registado: 11/5/2007 23:19

por Velhinho01 » 1/1/2008 19:13

bom ano de 2008 para todos, tenho acompanhado a descida do banif na expectativa de uma possibilidade de entrad dizem que esta a ficar barato...mas tb falam que pode cair para valores de 3,5 ou mesmo 3.
sera entao de agurdar por mais umas sessoes a cair... e a partir dos 3,5 para baixo entrar com stop aos 3?
agradeço os vossos doutos coméntarios?

Registado: 28/12/2007 23:34

por kpt » 1/1/2008 2:59

Na verdade os movimentos de final de ano podem ser um pouco "suspeitos" ou sem grande significado para o que se irá seguir...

Quarta feira vou estar de olho no Banif e decidir se entro ou não...

por SMALL2007 » 31/12/2007 14:39

Por exemplo: qual a vantagem de meterem a SAG a subir 5%, para o máximo do ano, no último segundo de bolsa de 2007, e com poucas acções?

Quer queiramos ou não, as cotações dos fundos, as declarações IRS, as provisões que as entidades têm que realizar, etc, são calculados com a cotação final do dia, e não com o valor ponderado das ordens durante esse dia.
Cumprimentos,
SMALL

Registado: 16/5/2007 19:14

por Ulisses Pereira » 31/12/2007 13:52

sherek, vou transcrever-te uma resposta que dei aqui no Caldeirão há umas semanas atrás a uma pergunta semelhante a essa:

É possível tirar ilações dos movimentos, ao longo do dia, nos Cof`s? É. Mas apenas uma escassa minoria o consegue. São precisas milhares de horas a acompanhar as acções individualmente para "conhecer" os seus COF`s e as movimentações que nele sucedem. E isso está ao alcance de muito, muito poucos.

Isso não se aprende em nenhuma bibliografia que te possam indicar porque, nesta matéria, cada acção tem características muito próprias e que diferem umas das outras.

Em algumas acções, há poucos "jogos" com ordens absolutamente ilusórios, noutras há muitos. Em algumas acções quase sempre as verdadeiras ordens estão visíveis, noutras a maior parte das ordens são "aparentes" (são ordnes de milhares de acções em que só uma % vai aparecendo nos COF`s e mal se realiza outra % é automaticamente colocada). Há de tudo, como num hipermercado.

Penso que a única acção que claramente "dominei" em termos de leitura dos COF`s foi a PT entre 2000 e o anúncio da OPA. E recordo-me a quantidade de vezes em que nos fóruns se lia "Estão milhões na compra, isto vai subir" ou "Estão milhões de acções do lado da venda. A acção vai ao charco" e eu ia dizendo que achava precisamente o contrário porque a PT só subia a sério quando os COF`s estavam carregados nas vendas e o inverso...

Em suma, desaconselho por completo a leitura dos COF`s por quem não passou milhares de horas a olhar para eles ao longo do dia. E mesmo assim...

Um abraço,
Ulisses
"Acreditar é possuir antes de ter..."

Ulisses Pereira

Clickar para ver o disclaimer completo
Administrador Fórum

Registado: 29/10/2002 4:04

por sherek_JNEG » 31/12/2007 13:36

os cof's do lado das compras estão a aumentar.Bom sinal?

Registado: 29/11/2007 13:19

por kpt » 31/12/2007 12:17

sherek_JNEG: Em principio só saberemos se reagiu bem a este suporte no final desta sessão ou da próxima. Por agora há alguma indefinição e embora os cofs das compras estejam mais recheados, isso não é garantia de absolutamente nada. Como digo, é cedo para tirar conclusões. Aguardemos...

por sherek_JNEG » 31/12/2007 12:06

Mas a mim parece-me que esta a reagir muito bem aos 3,93-4.Não concorda?

por empirico » 31/12/2007 11:56

O Banif está muito fraco e entrada no papel só na quebra dos 4,10€.

Para já o suporte mais próximo está nos 3,50 seguindo-se a LtaLp na zona dos 2,40€.
Anexos
BNF.PNG
BNF.PNG (67.63 KiB) Visualizado 11964 vezes

Registado: 5/11/2002 0:16

por sherek_JNEG » 31/12/2007 11:48

Este papel está a responder muito bem aos 3,94 pois não chegou a tocar ainda nos ultimos minimos de3,92€ pode ser que se aguente e inverta aqui sem descer aos 3,50€,estou dentro a 4,03€ vamos a ver .

por cadaval » 30/12/2007 13:08

Gostaria Tb de colocar uma imagem deste papel, se análisarmos o gráfico semanal vamos ver que o Banif tem vindo a seguir um canal descendente, e por esta análise se continuar a fazer o padrão anterior tem como target os 3,50, que conince tb com um bom suporte horizontal, por isso deixo esta opinião porque penso que o movimento dele pode bem ser o toque na LTDinferior do canal. :roll: :(
Anexos
BANIF-SGPS.jpeg
BANIF-SGPS.jpeg (20.56 KiB) Visualizado 9631 vezes

Registado: 29/11/2007 2:23

por Pousada » 30/12/2007 13:03

Bom trabalho Rounderst, concordo com o teu update sou da mesma opinião.
Só um reparo o Banif está cotado no Psi Geral.

Desejo um excelente Ano 2008 e Bons Negócios
Pousada

Registado: 20/5/2006 11:13

A minha visão da coisa

por RoundersT » 30/12/2007 5:14

Boa Noite,

Caros forenses, para hoje trago um update ao Banif.
Um titulo cotado no mercado nacional ( psi20) e que acompanhado por outros têm tido uma performance bastante negativa, comparando até com a performance do psi20.
Como se pode monitorizar no gráfico em anexo podemos verificar que têm seguido pelas seguintes coordenadas:

- Abaixo das principais MM de referência, ao contrário do Bull Market (quase sempre acimas da MM de referência) que este papel viveu nos últimos 4 anos,
- Desde Junho têm mantido um padrão de Lower High and Lower Lows;
- De cada vez que efectua novo mínimo relativo faz uma correcção técnica que já por 4 vezes desde Junho têm parado literalmente entre os 50% e os 61.8% de fibo.

O que esperar para as próximas semanas e quais as resistência e suportes importantes?

Atendendo ao contexto débil e apesar do título ainda não ter quebrado o último mínimo nos (4.92) acredito neste momento que essa situação é a mais natural e a mais esperada.
Caso este título feche abaixo dos mínimos anteriores é de esperar uma vinda do mesmo aos 3.60/3.70.
Caso se verifique essa situação e esses valores sejam atingidos e apoiando-me no padrão já com um time frame razoável é de esperar uma correcção técnica e uma ida pelo menos ao range ( 4.10-4.20]
Nos valores apontados como possível target veja com bons olhos uma entrada longa, mesmo que esse trade com stop curto e bem definido, contrarie os principias indicadores que costumo acompanhar.

Se não efectuar novos mínimos confirmados em fecho quais os valores para inversão a considerar?

Caso essa situação aconteça ( não efectue um fecho abaixo dos 3.92) estarei alerta para a formação em W formando um botton.
Esse botton será apenas accionado com um fecho acima dos 4.58, projectando este título para a casa dos 5.25/5.30 também esse valor uma resistência importante.
Os valores a considerar como resistência no curto prazo temos:

- 4.24
- 4.58
- 4.80

Como suporte neste momento têm o 3.92 anterior mínimo relativo.
Por últimos gostaria de definir que estou Bearish em todos os time frames. Não recomendo entradas longas neste momento, apenas e só na moldes/variante que coloquei neste curto update.
O gráfico de apoio á analise e que está em anexo corresponde ao gráfico diário

Espero que tenham gostado deste pequeno update.
Um excelente ano para todos.
Atenciosamente,
RoundersT
Anexos
Banif D 2912.PNG
Banif D 2912.PNG (54.44 KiB) Visualizado 9681 vezes

Registado: 30/12/2007 4:55

por sherek_JNEG » 29/12/2007 17:06

rui_e90 Escreveu:Boas,

Está interessante este tópico, principalmente para mim que não tenho muitos conhecimentos.

Espero não ter contribuído para o Shrek entra no Banif e que as perdas dele sejam limitadas. :oops:

Já as minhas serão um pouco mais alargadas mas encaro isto como mais uma lição. :cry:

Vamos ver se a zona dos 3.9x aguenta e volta para os 4x como aconteceu da última vez. Reconheço que a probabilidade maior será os 3.50 mas vamos aguardar …

Bom fim-de-semana

Bom dia
E entrei na 5ª-feira a 4,03 mas tenho como stop os 3,89€ no máximo ,pois eu prefiro assumir uma perda ,pequena claro, doque ficar á espera que suba.Eu disse que tinha ordem de compra aos 3,50-3,55€ mas como notei alguma resistencia na zona dos 4 não resisti e entrei,pode ser que aconteça como da ultima vez em que veio aos 3,94 e depois deu um salto até aos 4,70€ mais ou menos.
E RUI_E90 Pode ficar "descansado" que eu não custumo ser daqueles que é (Maria vai com elas),ou seja se bem fizer devo-o a mim se mal fizer sou eu o culpado.Já fiz algumas asneiras no meu curto percurso de bolsa ,uma das ultimas foi a entrada na SONI antes de sairem os resultados do 3º trimestre entrei a 8,30€ pensando que poderiam dar um saltinho ,e deram mas foi para baixo então assumi as perdas e vendi a 8,10€ e anda estou á espera delas no seu suporte dos 6,10€-6,15€ vamos a ver.
Mas á parte disto tudo gosto de trocar ideias com o pessoal do forum pois não somos donos da verdade e pedir opiniões .
Obrigado e BOM ANO 2008.

por Touro » 29/12/2007 13:13

Por o comentário ser genérico e extravasar a questão do Banif resolvi editá-lo para o colocar num novo tópico
Cumprimentos,
Touro

Registado: 5/11/2002 14:09

por rui_e90 » 29/12/2007 11:47

Boas,

Está interessante este tópico, principalmente para mim que não tenho muitos conhecimentos.

Espero não ter contribuído para o Shrek entra no Banif e que as perdas dele sejam limitadas. :oops:

Já as minhas serão um pouco mais alargadas mas encaro isto como mais uma lição. :cry:

Vamos ver se a zona dos 3.9x aguenta e volta para os 4x como aconteceu da última vez. Reconheço que a probabilidade maior será os 3.50 mas vamos aguardar …

Bom fim-de-semana

Registado: 1/5/2007 9:40

por kpt » 29/12/2007 5:53

Subscrevo o que disse o Enslaved.

Exemplo do que aquele acabou de dizer foi uma má entrada minha aos 4,08€ pois parecia-me que poderia haver inversão dada a força compradora e alguns sinais técnicos. Estupidamente, ao contrário do que anteriormente me tinha proposto, não esperei pelo teste ao suporte ou pela quebra da LTD.

Como sabia que era uma trade arriscada e sem quaisquer certezas de inversão coloquei um stop apertado.

Como não fui amigo da tendência dei-me mal, embora com perdas limitadas, e aquilo que parecia ser alguma força e interesse pelo título acabou rapidamente.

Ao contrário do que fiz aconselho o seguinte:

Hipótese 1:
Esperar pelos suportes e entrar nos mesmos de preferência na sessão seguinte àquela que o suporte foi, neste caso, positivamente testado. Uma stop abaixo do suporte é altamente aconselhado, visto que a tendência é descendente.

Hipótese 2: Só entrar quando quebrar mesmo a LTD e nesse caso pode por vezes acontecer que a seguir da quebra haja uma ligeira descida de alguns dias, contudo senão for uma falsa quebra a tendência BULL irá por fim confirmar-se. Assim, uma stop nesse caso será um pouco mais alargada, ou então esperas que tal movimento de ligeira descida depois da quebra da LTD aconteça, contudo, esse movimento pode não realizar-se e perde-se alguma valorização. Há que ter em mente as estratégias a seguir para as diversas situações e nunca esquecer que FICAR QUIETO também é uma estratégia, por vezes, a melhor.

Como disse e bem o Enslaved, a minha situação foi um caso de sangue na guelra próprio da juventude. Apesar da minha razão e estratégia me dizerem para não fazer aquilo, a disciplina acabou por falhar e contrariei os meus próprios princípios fruto de alguma emoção/ganância. Para além daquilo que prevemos e definidos como estratégia é necessário que as avarezas não tomem por vezes conta de nós, pois é totalmente contra o que nós próprios pensamos.

Cumprimentos,
Bom fim de semana e boas entradas!

por Enslaved » 29/12/2007 2:55

Velhinho01 Escreveu:Não tenho acções do Banif, mas acompanho a evolução e as prespectivas de valorização, por isso talvez compre alguma coisa no curto prazo.
De acordo com os vossos comentários mais recentes, percebo e entendo os mesmos que se aproxima nova queda.
Devo entrar aos 3.5€ ou esperar até aos 3€, será o valor demasiadamente baixo??

Não interessa muito saber a que valor se deve entrar, mas sim entrar quando se cria um bom suporte para uma subida sustentada. Na teoria deve-se seguir a tendência e actualmente a tendência é de queda por isso é deixar até que atinja o fundo. Onde estará o fundo, isso ninguém sabe, mas por vezes como somos jovens e com o sangue na guelra, tentamos adivinhar o fundo e depois ficamos a chorar. Teoricamente não se deve fazer isso, mas se fizeres deverás ter um stop loss para depois não ficares agarrado.

Através da análise técnica podes avaliar quais os seus suportes e resistências mas só saberás se eles funcionam quando forem testados. Por vezes funcionam por outras não por isso costuma-se dizer que em primeiro lugar se deve seguir a tendência. Em segundo lugar mais vale entrar numa acção mais cara mas com certezas que finalmente a tendência é de subida.

Exemplo: Poderá ser melhor entrar no banif quando quebrar a LTd, que deve estar na zona dos 4.30 do que entrar na zona dos 3.50 ou mesmo 3.00 porque a têndencia ainda é de baixa, percebes? :wink:

P.S. Este exemplo poderá ser uma chamada de atenção para o sherek_JNEG 8-) .

Registado: 28/2/2007 18:24

por kpt » 29/12/2007 0:55

Velhinho01 Escreveu:Devo entrar aos 3.5€ ou esperar até aos 3€, será o valor demasiadamente baixo??

A seu tempo terás resposta a essa pergunta. Tudo pode acontecer, nunca se sabe. A única coisa que tens como certeza é manteres uma estratégia consoante as oportunidades que aparecem, caso corra mal salta-se para fora mas adivinhar onde será o fim da queda é muito complicado.

por Velhinho01 » 29/12/2007 0:46

Não tenho acções do Banif, mas acompanho a evolução e as prespectivas de valorização, por isso talvez compre alguma coisa no curto prazo.
De acordo com os vossos comentários mais recentes, percebo e entendo os mesmos que se aproxima nova queda.
Devo entrar aos 3.5€ ou esperar até aos 3€, será o valor demasiadamente baixo??

Registado: 28/12/2007 23:34

por kpt » 28/12/2007 14:12

Tal como temia fui stopado e só me posso de queixar de mim próprio pois eu estava à esperava que viesse a estes valores para ver qual a reacção e só depois entrar caso se confirmasse duplo fundo... enfim

Agora veremos se se aguenta ou se vai realmente aos 3,5€ que deverão ser o seu grande suporte...

por Ulisses Pereira » 28/12/2007 14:02

Na minha base de dados, a zona que estão a discutir situa-se nos 3,5.

Um abraço,
Ulisses
"Acreditar é possuir antes de ter..."

Ulisses Pereira

Clickar para ver o disclaimer completo
Administrador Fórum

Registado: 29/10/2002 4:04

por zguibz » 28/12/2007 13:47

Já não estou a perceber nada :shock: , parece que tenho de rever a minha base de dados :evil:
O caminho para cima e o caminho para baixo, são um único caminho!

Registado: 30/8/2006 19:09

por Enslaved » 28/12/2007 13:38

No boursorama mostra que é aos 3.50 :roll: .
Anexos
banif.JPG
banif.JPG (64.99 KiB) Visualizado 10253 vezes

Registado: 28/2/2007 18:24

por zguibz » 28/12/2007 13:27

majomo Escreveu:
zguibz Escreveu:ups... :) , nao tinha visto o grafico do laaz.

Mas, os gráficos são diferentes?! :?

Qual o suporte forte? 3,15 ou 3,50?

Boa pergunta, agora é que reparo... :shock:
esta é a base de dados que tenho no meta...
o do Laaz é do prorealtime; sinceramente não sei qual é que está errado! :roll:
Mas tenho para mim que a minha base está correcta.

abraços
zguibz
O caminho para cima e o caminho para baixo, são um único caminho!

Registado: 30/8/2006 19:09

AnteriorPróximo

Quem está ligado: