Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Investir em ouro sem o risco da desvalorização do dolar

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por Mr.X » 30/12/2007 0:11

Sim, já me tinha apercebido que o ouro subia qd o dolar desce, dai a minha intenção de investir no ouro sem a dependÊncia do dolar.:)

Obrigado, pela explicação.

Um abraço,
Mr.X

Registado: 23/8/2007 10:42

por kpt » 29/12/2007 22:58

Primeiro devo dizer(possivelmente já sabes e já te apercebeste), que o ouro tem andado de mãos dadas com o dólar, não havendo por agora outros factores que interfiram profundamente com o valor do ouro, tais como pressões compradoras ou vendedoras no mercado de procura real deste produto, e não meramente especulativo.

O que quero dizer é que penso que todas as valorizações e desvalorizações que o ouro tem tido ultimamente devem-se praticamente à variação do dólar. Com a desvalorização do dólar face a outras moedas, principalmente ao euro, o ouro tem sido utilizado como refugio para atenuar as perdas que o dólar tem tido. Para os americanos por exemplo, o ouro tem sido utilizado como hedge face à desvalorização do dólar e face à inflação de modo a não perder por um lado poder de compra interno(via inflação) e por outro lado externo(via diferença cambial).

Aqueles que não têm o USD como moeda mãe, também se estão a aproveitar dessa situação comprando ouro, contudo a desvalorização do dólar cria algumas perdas aquando da realização das mais valias, embora essas perdas não sejam muito significativas.

Portanto se queres investir em ouro na perspectiva de que este irá valorizar poderás comprar futuros de ouro, no entanto para não teres quaisquer perdas derivadas de diferenças cambiais entre a data de abertura de posição e a data de fecho, deverás nesse espaço de tempo abrir uma posição no EUR/USD de forma a seguir a sua tendência. Isto é, compras ouro mas se o dólar tiver uma tendência de desvalorização, então deverás abrir uma posição longa(compra) em forex(EUR/USD). Ambas as posições deverão ter valores nominais idênticos para que os efeitos finais da diferença cambial sejam 0.

Uma posição longa(compra na normalidade dos activos) no EUR/USD não corresponde a comprar dólares mas sim vender dólares para os comprar mais tarde a preço mais baixo.

Registado: 11/5/2007 23:19

por Mr.X » 29/12/2007 22:30

Olá kpt,

Podes p.f. dar um exemplo de como efectuar essa posição longa no EUR/USD? É no forex? Nunca negociei no forex.

Peço desculpa pela pergunta que poderá ser muita básica, mas estou nisto há pouco tempo e ainda tenhomuito que aprender, pelo que se me puderem ajudar, fico muito agradecido.

Olá Branc0,

A pergunta foi efectuada porque era o que pretendia conseguir fazer, mas estou a ver que de acordo com o que indicaste não é possivel, a não ser através de métodos como o indicado pelo kpt.
Vou andando e aprendendo. Obrigado.

Um abraço,
Mr.X

por kpt » 29/12/2007 18:54

Poderás investir em ouro directamente e anular o efeito da desvalorização do dólar abrindo também uma posição longa no EUR/USD. A isso se chama fazer hedging de posições, anulando o risco cambial

Não conheço outros produtos que anulem directamente o efeito da desvalorização do dólar. Tens sim, produtos de capital garantido em relação ao ouro mas também não os conheço profundamente.

EDIT: O contrário também é válido, ou seja, posição curta no Ouro e posição curta também no EUR/USD.

Registado: 11/5/2007 23:19

por Branc0 » 29/12/2007 18:17

O ouro é transaccionado em dolares... como podes investir nele sem ser afectado por oscilações no USD?
Be Galt. Wear the message!

The market does not beat them. They beat themselves, because though they have brains they cannot sit tight. - Jesse Livermore

Registado: 8/8/2007 14:38

Investir em ouro sem o risco da desvalorização do dolar

por Mr.X » 29/12/2007 17:39

Boa tarde,

Gostaria de saber se conhecem algum produto (ETF, ou coisa do genero) que me permita investir em ouro apenas, ou seja, se o valor do ouro subir, ganho e se descer, perco na mesma proporção, ou seja, não pretendo acções de empresas mineiras e do genero, e que se possivel tenha uma liquidez grande (grande volume de transacções diárias)
Descobri o Streettracks Gold Trust (GLD:US), mas como é em dolares, tem um risco elevado e o que estou a ganhar no ouro, estou a perder no cambio.

Desde já o meu obrigado a todos os que conseguirem ajudar.

Cumprimentos,
Mr.X

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Akinfiev, Bing [Bot], Gioes, navaldoc e 84 visitantes