Portucel - Tópico Geral
Broker_Invest Escreveu:Enslaved Escreveu:Pode ser muito bem verdade, mas quando lançaram os PT's nessa altura ninguém se queixou que eram elevados (nunca se queixam que são elevados mas sim quando são baixos).
Claro! todos naquela altura queriam render o peixe ao máximo, nem que isso tivesse uma elevada dose de expeculação hà mistura sobre os possiveis resultados futuros da empresa, o PER podia estar bem acima 160 naquela altura, e todos investidores queriam é que ela chega-se aos 100€ para fazerem o negocio da sua vida, logo vejo muita ganâcia e serem irracionais em questão ao estarem investir numa empresa sem fundamentos para chegarem a esses valores referidos.TintimSidnei Escreveu:Li um artigo que explicava que o motivo da cotação da PTI não subir era devido ao facto de o Free-float ser de apenas 30% sendo os restantes 70% controlados pela SEMAPA que não prevê alienar mais capital.
Eu estou longo, na PTI mas o facto de o free-float ser reduzido é um pau de dois bicos, tanto da para subir violentamente como o contrario.Quico Escreveu:Vamos lá ver uma coisa:
- Existe o investidor puro, à la "Warren Buffet", que compra empresas pelo seu valor e potencial de valorização, analisando a empresa, o seu negócio, etc, e até intervindo na sua estrutura e funcionamento. Este tipo de investidor geralmente investe numa perspectiva de vários anos, ou no mínimo largos meses.
- Existe o trader que é o que (confessem ou não) são ou ambicionam ser a imensa maioria dos participantes neste fórum. Este pessoal anda à procura de oportunidades de valorização intradiárias, de alguns dias, semanas ou alguns meses. (E por vezes, tanto lhes faz que o objecto da transacção se trate de empresas, milho, ouro, coroa norueguesa, etc.).
Ora, essas instituições sabem que a grande maioria dos clientes para quem falam com os PT's pertencem ao segundo grupo; no entanto, têm que aparentar uma postura séria do estilo dos primeiros (por isso lá vêm com a história dos PER's e não sei que mais). E isto partindo do princípio que estão numa postura séria. Muitas vezes parece-me mesmo que o que querem é lançar gasolina para a fogueira.
Ora, se eu pertenço ao segundo grupo, não vejo porque hei-de ligar aos cantos das sereias do primeiro.
Quer-me parecer que o amigo Broker tem que se decidir a que grupo pertence: ou ao primeiro, e aí não faz sentido estas angustias quase diárias e recorrentes, ou se pertence ao segundo grupo, tem que passar a "acreditar" no que os olhos vêem, e não nos cantos das sereias.
(Desculpe se estou a ser um bocado duro. Por favor, não leve a mal.)
Eu não fico nada chateado com a critica que me fazes "já estou habituado", até porque este forum serve para aprender e ensinar como se deve entender e funcionar com os mercados financeiros. em questão ao ao tipo de grupo que pretenço, acho que sou investidor híbrido, tanto vou pendo para o lado do Trader a curto praso como para longo prazo desde que a empresa apresente fundamentos crediveis e sólidos com bastante potêncial de valorização pra o futuro.
Abraço e Boas Festas
- Registado: 23/9/2006 13:10
Laaz Rockit Escreveu:Quico, depois de amanhã vais ter que apagar o charuto!
Eh, eh, eh! Eu deixei de fumar! Por sinal, agora só fumo mesmo charutos de longe a longe. E o reveillon é sempre uma boa desculpa para acender um Hoyo de Monterrey Epicure nº1.
Não que concorde com este espírito persecutório que se instalou, mas isso já são outras discussões!
Um abraço e um excelente 2008!

"People want to be told what to do so badly that they'll listen to anyone." - Don Draper, Mad Men
Quico Escreveu:Mas pela mesma razão também acho que não é momento para comprar. Sem haver uma inquestionável demonstração de força e de quebra da tendência parece-me temerário sugerir que é bom momento para entrar! Eu sei que é repetitivo mas já conhecem a definição de "apanhar facas em queda", não é? Só se gostarem de jogar à roleta.
Um abraço e um excelente 2008 para todos!
Tens toda a razão, entrar longo agora sem esperar por uma confirmação da inversão da tendencia (que poderá ocorrer tal como descrevi no meu post anterior) é sem dúvida precipitado. E precipitada parece ter sido também a minha sugestão de entrar.

O mais sensato neste momento é ficar de fora da PTI e observar como reage aos 2.23€.
abraço e bom 2008!
longBlackCandle Escreveu:Quico,
o ser humano é optimista por natureza, não precisas de te convencer que é porque é mesmo.
Quanto à PTI e neste momento não penso que shortar seja a melhor opção. Mas cada um pensa pela sua cabeça, como é óbvio
Cumpts.
Tudo bem! Eu também concordo que neste momento não é a melhor opção shortar! Estamos num momento de definição: ou reage e faz duplo fundo, ou continua a queda! Já criei uma almofada que me permite estar preparado para as duas possibilidades.
Mas pela mesma razão também acho que não é momento para comprar. Sem haver uma inquestionável demonstração de força e de quebra da tendência parece-me temerário sugerir que é bom momento para entrar! Eu sei que é repetitivo mas já conhecem a definição de "apanhar facas em queda", não é? Só se gostarem de jogar à roleta.
Um abraço e um excelente 2008 para todos!

"People want to be told what to do so badly that they'll listen to anyone." - Don Draper, Mad Men
Quico Escreveu:Há ocasiões em que me convenço que há um certo optimismo intrínseco à natureza humana, ou à moral, que nos impede de shortar empresas!
Here we go again!
Quico,
o ser humano é optimista por natureza, não precisas de te convencer que é porque é mesmo.
Quanto à PTI e neste momento não penso que shortar seja a melhor opção. Mas cada um pensa pela sua cabeça, como é óbvio

Cumpts.
Enslaved Escreveu:Pode ser muito bem verdade, mas quando lançaram os PT's nessa altura ninguém se queixou que eram elevados (nunca se queixam que são elevados mas sim quando são baixos).
Claro! todos naquela altura queriam render o peixe ao máximo, nem que isso tivesse uma elevada dose de expeculação hà mistura sobre os possiveis resultados futuros da empresa, o PER podia estar bem acima 160 naquela altura, e todos investidores queriam é que ela chega-se aos 100€ para fazerem o negocio da sua vida, logo vejo muita ganâcia e serem irracionais em questão ao estarem investir numa empresa sem fundamentos para chegarem a esses valores referidos.
TintimSidnei Escreveu:Li um artigo que explicava que o motivo da cotação da PTI não subir era devido ao facto de o Free-float ser de apenas 30% sendo os restantes 70% controlados pela SEMAPA que não prevê alienar mais capital.
Eu estou longo, na PTI mas o facto de o free-float ser reduzido é um pau de dois bicos, tanto da para subir violentamente como o contrario.
Quico Escreveu:Vamos lá ver uma coisa:
- Existe o investidor puro, à la "Warren Buffet", que compra empresas pelo seu valor e potencial de valorização, analisando a empresa, o seu negócio, etc, e até intervindo na sua estrutura e funcionamento. Este tipo de investidor geralmente investe numa perspectiva de vários anos, ou no mínimo largos meses.
- Existe o trader que é o que (confessem ou não) são ou ambicionam ser a imensa maioria dos participantes neste fórum. Este pessoal anda à procura de oportunidades de valorização intradiárias, de alguns dias, semanas ou alguns meses. (E por vezes, tanto lhes faz que o objecto da transacção se trate de empresas, milho, ouro, coroa norueguesa, etc.).
Ora, essas instituições sabem que a grande maioria dos clientes para quem falam com os PT's pertencem ao segundo grupo; no entanto, têm que aparentar uma postura séria do estilo dos primeiros (por isso lá vêm com a história dos PER's e não sei que mais). E isto partindo do princípio que estão numa postura séria. Muitas vezes parece-me mesmo que o que querem é lançar gasolina para a fogueira.
Ora, se eu pertenço ao segundo grupo, não vejo porque hei-de ligar aos cantos das sereias do primeiro.
Quer-me parecer que o amigo Broker tem que se decidir a que grupo pertence: ou ao primeiro, e aí não faz sentido estas angustias quase diárias e recorrentes, ou se pertence ao segundo grupo, tem que passar a "acreditar" no que os olhos vêem, e não nos cantos das sereias.
Eu não fico nada chateado com a critica que me fazes "já estou habituado", até porque este forum serve para aprender e ensinar como se deve entender e funcionar com os mercados financeiros. em questão ao ao tipo de grupo que pretenço, acho que sou investidor híbrido, tanto vou pendo para o lado do Trader a curto praso como para longo prazo desde que a empresa apresente fundamentos crediveis e sólidos com bastante potêncial de valorização pra o futuro.
Abraço e Boas Festas
Esperar na bolsa é uma grande Virtude.
Obrigada pela tua análise
Vou entrar e ficar longo e fica descansado longcandle a responsabilidade será sempre minha
depois vou-te dizendo como corre
Bom 2008

Vou entrar e ficar longo e fica descansado longcandle a responsabilidade será sempre minha
depois vou-te dizendo como corre
Bom 2008
Você deve investir o seu dinheiro em uma empresa que até um idiota consiga administrar, porque um dia um idiota o fará.
Quando decidir contratar alguem há três qualidades principais intregridade, inteligência e energia, mas a integridade é a mais importante porque sem ela as outras duas darão cabo de si.
Buffetology
Quando decidir contratar alguem há três qualidades principais intregridade, inteligência e energia, mas a integridade é a mais importante porque sem ela as outras duas darão cabo de si.
Buffetology
Boas,
Eu não tenho PTI nem nunca tive, mas a minha visão em relação à cotação da PTI é a seguinte:
Estou convencido que os 2.23 são um suporte horizontal e que muito provavelmente a acção poderá fazer um duplo fundo por volta deste valor para de seguida ir fechar o gap aberto entre os 2.44 e 2.49. Ao fechar este gap a LTD será quebrada, o que poderá indicar um teste ao anterior maximo relativo nos 2.62/2.63. Aparenta portanto, ser um bom ponto de entrada longa aos valores actuais. Isto é apenas a MHO e nunca poderá ser encarada como um conselho de investimento.
bn e bom 2008!
Eu não tenho PTI nem nunca tive, mas a minha visão em relação à cotação da PTI é a seguinte:
Estou convencido que os 2.23 são um suporte horizontal e que muito provavelmente a acção poderá fazer um duplo fundo por volta deste valor para de seguida ir fechar o gap aberto entre os 2.44 e 2.49. Ao fechar este gap a LTD será quebrada, o que poderá indicar um teste ao anterior maximo relativo nos 2.62/2.63. Aparenta portanto, ser um bom ponto de entrada longa aos valores actuais. Isto é apenas a MHO e nunca poderá ser encarada como um conselho de investimento.
bn e bom 2008!
- Anexos
-
- PORTUCEL.png (37.75 KiB) Visualizado 5668 vezes
Conheço varias pessoas que aguardam impacientemente a recuperação da PTI.
Estou a pensar entrar logo que a tendência de queda se dissipe.
No entanto não tenho grandes esperanças porque esta acção foi muito "mediatizada" ao longo de todo o ano, com varios PT's que sairão sempre furados.
Li um artigo que explicava que o motivo da cotação da PTI não subir era devido ao facto de o Free-float ser de apenas 30% sendo os restantes 70% controlados pela SEMAPA que não prevê alienar mais capital.
Alguem me sabe explicar o que se passa com os fundamentais da PTI?
Estou a pensar entrar logo que a tendência de queda se dissipe.
No entanto não tenho grandes esperanças porque esta acção foi muito "mediatizada" ao longo de todo o ano, com varios PT's que sairão sempre furados.
Li um artigo que explicava que o motivo da cotação da PTI não subir era devido ao facto de o Free-float ser de apenas 30% sendo os restantes 70% controlados pela SEMAPA que não prevê alienar mais capital.
Alguem me sabe explicar o que se passa com os fundamentais da PTI?
Você deve investir o seu dinheiro em uma empresa que até um idiota consiga administrar, porque um dia um idiota o fará.
Buffetology
Buffetology
Vamos lá ver uma coisa:
concordo na perfeiçao .
abraço
concordo na perfeiçao .
abraço
- Registado: 4/12/2007 11:41
Broker_Invest Escreveu:Eu não precebo porque é que o BES, BPI, BCP, Caixa BI, UBS , ESN e Banif dão PT acima dos 3€, acham que estes senhores não sabem o que estão a fazer, apesar da AT mostrar o caminho descendente? acho estranho todos estes estarem-se a enganar.
Caro Broker:
Por razões de decoro e vergonha eu não divulgo a extensão das perdas que tive, quando comecei nestas andanças, por seguir indicações e conselhos de uma corretora ligada a um banco, e por acompanhar os "price targets" de outras instituições.
Curiosamente, só quando comecei a achar que tinha que ser eu a fazer o trabalho de casa, e comecei a seguir o "Caldeirão de Bolsa", e a estudar e pensar por mim é que comecei a controlar as perdas que tinha e a ter alguma consistência nos ganhos. (Qualquer funcionário dessas instituições lhe dirá que não poderia ter atitude mais amadora, mas enfim...

Vamos lá ver uma coisa:
Um abraço.
Enslaved Escreveu:
Quico, faço-te a mesma pergunta que fiz ao artista mas parece-me que ele só volta em 2008 por isso pergunto-te se o fecho nos 2.25 já não pode ser considerado um lower low uma vez que sempre que testou a valores inferiores a portucel fechou sempre nos 2.27.
Obrigadão pela resposta
Bem, para mim um mínimo é um mínimo: houve alguma transacção nesse valor, e esse valor é os 2.23.
Agora o que dizes reforça a ideia que este eventual suporte encontra-se agora fragilizado. Para reforçar essa ideia, repara que esta zona foi testada anteriormente com o volume a decair (o que indiciava a inversão). Desta vez, pelo contrário, o volume cresce à medida que desce. Vamos lá ver se isto se onfirma.

- Anexos
-
- pti2.png (26.35 KiB) Visualizado 5848 vezes
Broker_Invest Escreveu:P.S. Ainda me lembro dos PT's da PTM a 100 euros (em 2002) e quais são os de agora?
lembras-te do PER da PTM naquela altura ? muito provavel deveria ser a mais cara do seu Sector, e sem fundamentos para tal PT lançados.
Eu quando falo que a PTI está barata, não é pelo o preço da acção em si, mas sim pelo PER que está baixissimo face ao sector e em que o PER ronda 27 enquanto o da PTI é de 11, um grande diferença, o problema da PTI e já tinha referido é falta, é que ela ainda não está na moda como a GALP, mas quando a moda voltar vamos ver a PTI a fazer altos Voos. Abraço e boas festas.
Pode ser muito bem verdade, mas quando lançaram os PT's nessa altura ninguém se queixou que eram elevados (nunca se queixam que são elevados mas sim quando são baixos).
P.S. Ainda me lembro dos PT's da PTM a 100 euros (em 2002) e quais são os de agora?
lembras-te do PER da PTM naquela altura ? muito provavel deveria ser a mais cara do seu Sector, e sem fundamentos para tal PT lançados.
Eu quando falo que a PTI está barata, não é pelo o preço da acção em si, mas sim pelo PER que está baixissimo face ao sector e em que o PER ronda 27 enquanto o da PTI é de 11, um grande diferença, o problema da PTI e já tinha referido é falta, é que ela ainda não está na moda como a GALP, mas quando a moda voltar vamos ver a PTI a fazer altos Voos. Abraço e boas festas.
Broker_Invest Escreveu:As coisas não podem ficar assim tão feias para portucel, já desvalorizou bastante !!! ela pode muito bem bater no 2,23€ e voltar as subiddas novamente ela vai distribuir dividendos novamente em março/abril de 2008, por isso vamos ter calma com as visões pessimistas. Eu não precebo porque é que o BES, BPI, BCP, Caixa BI, UBS , ESN e Banif dão PT acima dos 3€, acham que estes senhores não sabem o que estão a fazer, apesar da AT mostrar o caminho descendente? acho estranho todos estes estarem-se a enganar.
Agradecia que comentassem.
Não sei se sabes mas normalmente quando o mercado está bearish os PT's que sairam ou que irão sair não influenciam as cotações. Quando o mercado está bullish claro que influencia bastante a cotação. Nada mais simples do que seguir a tendência. Na realidade não interessa se está barata ou cara, interessa seguir a tendência e saber entrar (e sair) no momento certo. Para quê prolongar as menos valias se se pode entrar mais tarde num preço mais baixo ou quando mostrar sinais de recuperação (entrada segura). Como tu sabes cada um tem a sua estratégia e esta é a minha. A tua não me parece que esteja a ter muito sucesso

P.S. Ainda me lembro dos PT's da PTM a 100 euros (em 2002) e quais são os de agora?

Abraços e bom fim de ano.
As coisas não podem ficar assim tão feias para portucel, já desvalorizou bastante !!! ela pode muito bem bater no 2,23€ e voltar as subiddas novamente ela vai distribuir dividendos novamente em março/abril de 2008, por isso vamos ter calma com as visões pessimistas. Eu não precebo porque é que o BES, BPI, BCP, Caixa BI, UBS , ESN e Banif dão PT acima dos 3€, acham que estes senhores não sabem o que estão a fazer, apesar da AT mostrar o caminho descendente? acho estranho todos estes estarem-se a enganar.
Quico Escreveu:Olá, jony_cash! O redhot já fez o favor de explicar. è isso mesmo. Obrigado, redhot!
artista Escreveu:Presumo que shortaste ha algum tempo e nao agora!? porque agora, quanto a mim, seria preferivel esperar pela quebra dos minimos anteriores para o fazer...
Um abraco e bom ano
Olá, artista! Por acaso já tinha shortado há algum tempo - quando quebrou os 2.50 e picos, por me parecer estar a completar uma cabeça e ombros. Mas depois quando começou a arrebitar para a distribuição dos dividendos, resolvi fechar logo que fez um "higher high". No fim da subida confirmou-se a reacção à LTD e resolvi re-shortar ao quebrar aquele patamar nos 2.35€. É evidente que será teoricamente preferível esperar que quebre os mínimos (2.23€ se não estou em erro) mas a tendência de queda parece-me bem vincada e desta maneira fico sempre com uma "almofada" para se houver reacção nessa zona poder sair sem grandes danos (ou até nenhuns). Se a quebra confirmar-se até pode ser que reforce.
Um abraço!
Quico, faço-te a mesma pergunta que fiz ao artista mas parece-me que ele só volta em 2008 por isso pergunto-te se o fecho nos 2.25 já não pode ser considerado um lower low uma vez que sempre que testou a valores inferiores a portucel fechou sempre nos 2.27.
Obrigadão pela resposta

Olá, jony_cash! O redhot já fez o favor de explicar. è isso mesmo. Obrigado, redhot!
Olá, artista! Por acaso já tinha shortado há algum tempo - quando quebrou os 2.50 e picos, por me parecer estar a completar uma cabeça e ombros. Mas depois quando começou a arrebitar para a distribuição dos dividendos, resolvi fechar logo que fez um "higher high". No fim da subida confirmou-se a reacção à LTD e resolvi re-shortar ao quebrar aquele patamar nos 2.35€. É evidente que será teoricamente preferível esperar que quebre os mínimos (2.23€ se não estou em erro) mas a tendência de queda parece-me bem vincada e desta maneira fico sempre com uma "almofada" para se houver reacção nessa zona poder sair sem grandes danos (ou até nenhuns). Se a quebra confirmar-se até pode ser que reforce.
Um abraço!

artista Escreveu:Presumo que shortaste ha algum tempo e nao agora!? porque agora, quanto a mim, seria preferivel esperar pela quebra dos minimos anteriores para o fazer...
Um abraco e bom ano
Um abraço!
- Anexos
-
- pti.png (36.98 KiB) Visualizado 5944 vezes
artista Escreveu:Quico Escreveu:"Eu tenho fé na Portucel!"
"Eu acredito na Portucel!"
Isto é bolsa, investimento, trading! Não é religião! Vamos lá ser objectivos...![]()
Pois... e o pior e que provavelmente deixam de acreditar quando devia voltar a acreditar
Quico Escreveu:Eu voltei a shortar a Portucel. Foi só deixar passar a distribuição de dividendos. Ela cai, e continua a obedecer à tendência... não percebo onde está a duvida!
Um abraço!
Presumo que shortaste ha algum tempo e nao agora!? porque agora, quanto a mim, seria preferivel esperar pela quebra dos minimos anteriores para o fazer...
Um abraco e bom ano
Artista não consideras a quebra dos 2.27 como a quebra dos mínimos anteriores? A Portucel nunca tinha fechado abaixo desse valor

redhot Escreveu:jony_cash Escreveu:Quico Escreveu:"Eu tenho fé na Portucel!"
Isto é bolsa, investimento, trading! Não é religião! Vamos lá ser objectivos...![]()
Eu voltei a shortar a Portucel. Foi só deixar passar a distribuição de dividendos. Ela cai, e continua a obedecer à tendência... não percebo onde está a duvida!
Um abraço!
Olá Quico,
Se não fosse muito trabalho podias me esplicar como fazes para "shortar"? Muito Obrigado Abraço
Uma forma é via CFD's. Para shortar vendes. São produtos disponíveis por exemplo através do GoBullingPro ou BestTradindPro.
Também podes shortar com put warrants se existirem.
Muito Obrigado redhot
Abraço
- Registado: 31/8/2007 20:30
Quico Escreveu:"Eu tenho fé na Portucel!"
Pois... e o pior e que provavelmente deixam de acreditar quando devia voltar a acreditar

Quico Escreveu:Eu voltei a shortar a Portucel. Foi só deixar passar a distribuição de dividendos. Ela cai, e continua a obedecer à tendência... não percebo onde está a duvida!
Um abraço!
Presumo que shortaste ha algum tempo e nao agora!? porque agora, quanto a mim, seria preferivel esperar pela quebra dos minimos anteriores para o fazer...
Um abraco e bom ano
Sugestões de trading, análises técnicas, estratégias e ideias http://sobe-e-desce.blogspot.com/
http://www.gamesandfun.pt/afiliado&id=28
http://www.gamesandfun.pt/afiliado&id=28
jony_cash Escreveu:Quico Escreveu:"Eu tenho fé na Portucel!"
Eu voltei a shortar a Portucel. Foi só deixar passar a distribuição de dividendos. Ela cai, e continua a obedecer à tendência... não percebo onde está a duvida!
Um abraço!
Olá Quico,
Se não fosse muito trabalho podias me esplicar como fazes para "shortar"? Muito Obrigado Abraço
Uma forma é via CFD's. Para shortar vendes. São produtos disponíveis por exemplo através do GoBullingPro ou BestTradindPro.
Também podes shortar com put warrants se existirem.
Monkey Trader
"Mais vale estar mais ou menos certo do que exactamente errado." [Warren Buffett]
"Mais vale estar mais ou menos certo do que exactamente errado." [Warren Buffett]
Quico Escreveu:"Eu tenho fé na Portucel!"
Um abraço!
Olá Quico,
- Registado: 31/8/2007 20:30
Pois é amigos não há como ser objectivos e o Quico em meia dúzia de palavras disse o essencial. Se virem bem, mas mesmo bem, ela nunca tinha fechado abaixo dos 2.27. Já virão o gráfico do Laaz Rockit? Já virão a análise do Ulisses? Hummm, que sinais são estes? Só não vê quem não quer
Falando do meu trade, o meu 1º target eram os 2.35 que não chegou a bater. Entrei porque naquele dia a correcção dos 4 % pareceram-me exagerados, mas passado estes dias o mercado indicou que afinal não foi. Infelizmente não fechei a minha posição uma vez que fui para a borga e não coloquei stop loss esperando que aguentá-se os 2.27. Mas podem ter a certeza na segunda feira vou vender-las sem dó nem piedade
.

Falando do meu trade, o meu 1º target eram os 2.35 que não chegou a bater. Entrei porque naquele dia a correcção dos 4 % pareceram-me exagerados, mas passado estes dias o mercado indicou que afinal não foi. Infelizmente não fechei a minha posição uma vez que fui para a borga e não coloquei stop loss esperando que aguentá-se os 2.27. Mas podem ter a certeza na segunda feira vou vender-las sem dó nem piedade

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Bing [Bot], danielme1962, fosgass2020, Google [Bot], HFCA, JUKIMSUNG, latbal, m-m, maturidade, MR32, niceboy, nunorpsilva, OCTAMA, PAULOJOAO, PiFer, slbnnbobadela, trilhos2006, Zguibz2 e 211 visitantes