Sonae Indústria...
Boa tarde.
Complicada a conjectura internacional. Neste momento está a sobrepor-se a tudo o mais. Os ultimos dados relativos à economia americana, aumentam as possibilidades de uma recessão, caso a inflação estivesse controlada (o que não acontece) podia dar origem a uma descida das taxas de juro e consequentemente a uma resposta positiva dos mercados, mas como o petróleo teima em subir, é bem provável que a inflação aumente e consequenemente a margem para descida de taxas dos bancos centrais é menor. Vamos ver a reacção dos mercados norte americanos para o final do dia, já que muitas vezes aquando destas noticias acontecem verdadeiros golpes de teatro, no entanto, a tendencia de momento é de forte queda. Se os investidores acreditarem que a FED pode baixar os juros sem haver pressões inflacionistas pode até aliviar das quedas caso contrário, meus amigos, segurem-se porque isto só vai parar no fundo. E ainda hà quem diga que o PSI não é afectado pelos states.
Complicada a conjectura internacional. Neste momento está a sobrepor-se a tudo o mais. Os ultimos dados relativos à economia americana, aumentam as possibilidades de uma recessão, caso a inflação estivesse controlada (o que não acontece) podia dar origem a uma descida das taxas de juro e consequentemente a uma resposta positiva dos mercados, mas como o petróleo teima em subir, é bem provável que a inflação aumente e consequenemente a margem para descida de taxas dos bancos centrais é menor. Vamos ver a reacção dos mercados norte americanos para o final do dia, já que muitas vezes aquando destas noticias acontecem verdadeiros golpes de teatro, no entanto, a tendencia de momento é de forte queda. Se os investidores acreditarem que a FED pode baixar os juros sem haver pressões inflacionistas pode até aliviar das quedas caso contrário, meus amigos, segurem-se porque isto só vai parar no fundo. E ainda hà quem diga que o PSI não é afectado pelos states.
Infelizmente as respostas às tuas perguntas são ainda uma incógnita. É impossível a alguém responder-te com certezas sobre isso, mas neste momento a curto prazo é provável um primeiro teste aos 6,95€ e posteriormente aos 7,08€.
Mas mesmo que isso aconteça, a tendência a longo prazo permanece bearish pois enquanto não houver quebra do canal descendente a tendência permanecerá.
Mas mesmo que isso aconteça, a tendência a longo prazo permanece bearish pois enquanto não houver quebra do canal descendente a tendência permanecerá.
bom dia, será que a acção soni esta finalmente a dar sinais de inverter a tendencia?
se o fizer poderá ter uma longa subida/recuperação, talvez se aproxime a hora de reforçar para baixar o preço medio e colocar um stop para caso volte á tendencia de baixa?
agradeçia vossos doutos comentarios.
mudança de tendencia?
stop no caso de reforço a quanto?
caso se verifique rebound até que intervalo pensam terá margem para subir?
se o fizer poderá ter uma longa subida/recuperação, talvez se aproxime a hora de reforçar para baixar o preço medio e colocar um stop para caso volte á tendencia de baixa?
agradeçia vossos doutos comentarios.
mudança de tendencia?
stop no caso de reforço a quanto?
caso se verifique rebound até que intervalo pensam terá margem para subir?
- Registado: 28/12/2007 23:34
Re: Gráfico actualizado
jony_cash Escreveu:MP Escreveu:Os indicadores RSI/Stochastic/MACD parecem querer inverter.
Poderemos assistir a uma recuperação da cotação nos próximos dias até ao limite superior do canal nos 7.30/7.40€.
Ao contrário eu acho que a SONI está "BEAR" ela tem vindo a descer de forma significativa até parece pode não ter nada a ver mas acho que vai cair pelo simples facto que os indicadores economicos dos US continuam a mostrar estarem muito maus. Mas é só a minha opinião
Independentemente do que possa vir a acontecer, penso que neste momento ninguém pode ter dúvidas que esta acção está claramente Bear.
Embora os indicadores possam estar a dar sinais positivos, não será um tanto precoce apontar uma reacção até esses níveis? Na minha opinião, mesmo conseguindo ter uma reacção em alta, terá sérias dificuldades em ultrapassar os 7 € (resistência).
Parece ter testado nos últimos dias um pequeno suporte na casa dos 6,67-6,69€ e a reacção foi muito pálida. Vamos ver como se vai comportar nos poucos dias que restam a esta semana. Se não levantar a cabeça, pelo menos até aos 6,5 deverá ser sempre a descer.
Abraço e BN
Surfar a Tendência - Análises técnicas, oportunidades, sugestões de investimento e artigos didácticos
Re: Gráfico actualizado
MP Escreveu:Os indicadores RSI/Stochastic/MACD parecem querer inverter.
Poderemos assistir a uma recuperação da cotação nos próximos dias até ao limite superior do canal nos 7.30/7.40€.
Ao contrário eu acho que a SONI está "BEAR" ela tem vindo a descer de forma significativa até parece pode não ter nada a ver mas acho que vai cair pelo simples facto que os indicadores economicos dos US continuam a mostrar estarem muito maus. Mas é só a minha opinião

- Registado: 31/8/2007 20:30
Gráfico actualizado
Os indicadores RSI/Stochastic/MACD parecem querer inverter.
- Anexos
-
- SIND.jpg (355.8 KiB) Visualizado 4850 vezes
- Registado: 10/9/2005 10:45
agradeço as vossas respostas, pelo que entendo de tudo isto e pela analise aos vossos doutos comentarios, o pior da descida ja tera passado e inclusive poderemos estar a caminhar para um inversao nas proximas sessoes. como tenho algumas e estou a perder vou aguentar as que tenho o tempo que for necessario. acredito que nos proximos 6 meses ela podera duplicar de valor....assim espero.
na assembleia de março vamos ter boas contas, talvez com endividamento liquidado e possibilidade de distrbuição de dividendos. quem sabe tb um stock split pois esta acção é das poucas que pode acontecer no curto-prazo-
todos estes factores e o facto de que aparentemente o trabalho para as fazer descer já estar feito, acredito levarão a uma grande recuperação-
acredito que tudo isto e uma preparaçao para uma grande aquisição.
já repararam como a sonae ind, portucel e semapa descem a par...
na assembleia de março vamos ter boas contas, talvez com endividamento liquidado e possibilidade de distrbuição de dividendos. quem sabe tb um stock split pois esta acção é das poucas que pode acontecer no curto-prazo-
todos estes factores e o facto de que aparentemente o trabalho para as fazer descer já estar feito, acredito levarão a uma grande recuperação-
acredito que tudo isto e uma preparaçao para uma grande aquisição.
já repararam como a sonae ind, portucel e semapa descem a par...
cest: Temos visto anteriormente que a SONI tem reagido a alguns suportes e posteriormente realiza alguns rallys. Contudo, a tendência descendente acaba por se impor e vigorar num futuro relativamente próximo.
Disseste que o ter reagido aos 6,50€ foi muito bom. Eu acho perfeitamente normal. Tal como num bull market há correcções também num bear market há correcções, que neste caso se fazem ao contrário e portanto não é de espantar que uma acção durante uma tendência de descida tenha algumas reacções positivas. Se assim não fosse o gráfico seria uma linha obliqua descendente.
Acho muito cedo tirar qualquer conclusão que seja a médio-longo prazo. Um ataque aos 6,95€ ou até mais, será normalissimo, tal como será normal que depois disso a tendência de descida volte a imperar.
Conclusão:
Curto prazo: Possibilidade natural de subida, com RSI em sobrevenda e estocástica a dar sinal de compra já há alguma sessões, ainda assim as velas destes últimos dias têm sido muito estranhas e difícil de retirar grandes conclusões.
Médio/Longo prazo: Até agora tudo se mantém como antes, tendência bearish.
Disseste que o ter reagido aos 6,50€ foi muito bom. Eu acho perfeitamente normal. Tal como num bull market há correcções também num bear market há correcções, que neste caso se fazem ao contrário e portanto não é de espantar que uma acção durante uma tendência de descida tenha algumas reacções positivas. Se assim não fosse o gráfico seria uma linha obliqua descendente.
Acho muito cedo tirar qualquer conclusão que seja a médio-longo prazo. Um ataque aos 6,95€ ou até mais, será normalissimo, tal como será normal que depois disso a tendência de descida volte a imperar.
Conclusão:
Curto prazo: Possibilidade natural de subida, com RSI em sobrevenda e estocástica a dar sinal de compra já há alguma sessões, ainda assim as velas destes últimos dias têm sido muito estranhas e difícil de retirar grandes conclusões.
Médio/Longo prazo: Até agora tudo se mantém como antes, tendência bearish.
Boa tarde a todos.
Muitas vezes se critica os targets atribuidos a determinada empresa, no entanto e tendo a noção que por vezes não são atingidos, tambem é um facto que normalmente são valores apontados para o longo prazo e todos nós não temos tanta paciencia assim. Não é verdade que os targets atribuidos à sonae ind são todos eles muito acima da actual cotação da empresa? Não é tambem verdade e creio eu que unânime entre os forenses que os fundamentais da empresa são bons? Não é tambem verdade (perdoem-me se erro porque é uma area para a qual não tenho formação especifica)que olhando os graficos tudo leva a crer que mesmo que os 6.50 não tenha sido o fundo pouco mais deve descer dado estes mesmos fundamentos começarem a fazer-se valer derivado à queda ser excessiva? Não é verdade que as ultimas quedas foram com um volume que não dá relevancia às mesmas? Por mim, não baixa dos 6.50 e creio mesmo que neste momento já estará a acumular, se eventualmente quebrar os 6.50 crei eu que ainda terá um suporte nos 6.41, ora se os 6.50 estão dificeis de quebrar imagine-se os 6.41.Nas duas ultimas sessões esteve a acumular, e creio que em breve irá atacar os 6.80 (penso ser a proxima resistencia de alguma relevancia).De momento ninguem quer vender, parece no entanto ficar a ideia que alguem quer fazer o titulo descer mais um pouco, no entanto o volume é cada ve menor e parece ficar tambem no ar a ideia que ninguem quer perder o comboio, é que com estes targets e com estes fundamentais com uma correcção destas, qualquer noticia positiva pode levar o titulo a abrir com um gap (creio ser este o nome tecnico)que deixará muita gente pelo caminho. Mais uma vez alerto que é a minha OPINIÃO. Um BOM ANO para todos os forenses.
Muitas vezes se critica os targets atribuidos a determinada empresa, no entanto e tendo a noção que por vezes não são atingidos, tambem é um facto que normalmente são valores apontados para o longo prazo e todos nós não temos tanta paciencia assim. Não é verdade que os targets atribuidos à sonae ind são todos eles muito acima da actual cotação da empresa? Não é tambem verdade e creio eu que unânime entre os forenses que os fundamentais da empresa são bons? Não é tambem verdade (perdoem-me se erro porque é uma area para a qual não tenho formação especifica)que olhando os graficos tudo leva a crer que mesmo que os 6.50 não tenha sido o fundo pouco mais deve descer dado estes mesmos fundamentos começarem a fazer-se valer derivado à queda ser excessiva? Não é verdade que as ultimas quedas foram com um volume que não dá relevancia às mesmas? Por mim, não baixa dos 6.50 e creio mesmo que neste momento já estará a acumular, se eventualmente quebrar os 6.50 crei eu que ainda terá um suporte nos 6.41, ora se os 6.50 estão dificeis de quebrar imagine-se os 6.41.Nas duas ultimas sessões esteve a acumular, e creio que em breve irá atacar os 6.80 (penso ser a proxima resistencia de alguma relevancia).De momento ninguem quer vender, parece no entanto ficar a ideia que alguem quer fazer o titulo descer mais um pouco, no entanto o volume é cada ve menor e parece ficar tambem no ar a ideia que ninguem quer perder o comboio, é que com estes targets e com estes fundamentais com uma correcção destas, qualquer noticia positiva pode levar o titulo a abrir com um gap (creio ser este o nome tecnico)que deixará muita gente pelo caminho. Mais uma vez alerto que é a minha OPINIÃO. Um BOM ANO para todos os forenses.
mlra, naturalmente que é apenas a tua opinião. Quem frequenta o Caldeirão com assiduidade sabe que pode retirar das várias opiniões, aspectos importantes e que podem ser importantes na formação do seu próprio raciocínio. Mas são apenas opiniões.
O que é importante é que sejam apresentados os argumentos, sejam eles mais fracos, mais elaborados, de natureza, técnica, fundamental ou qualquer outra. E foi isso que fizeste no segundo post. Concorde-se ou não, ficámos a perceber o teu raciocínio.
Um abraço,
Ulisses
O que é importante é que sejam apresentados os argumentos, sejam eles mais fracos, mais elaborados, de natureza, técnica, fundamental ou qualquer outra. E foi isso que fizeste no segundo post. Concorde-se ou não, ficámos a perceber o teu raciocínio.
Um abraço,
Ulisses
Os minimos diarios têm vindo a reduzir. A oferta de venda a por valores desta ordem tambem tem reduzido pelo que talvez, e é só uma opinião/suposição,o caminho seja o da inversão. No entanto neste "jogo" tudo dependerá do mercado e da economia. O facto de ter resistido aos 6.50€ neste ultima semana tb me parece um factor positivo. Por outro lado o facto de ter fechado a 6.65 não houve descidas. Mas é bom referir que é só uma opinião e vale o que vale.
Cumps
Cumps
Velhinho01 Escreveu:sim os pressupostos positivos estao lá, por isso mantenho as acções e acredito que a maior parte da perda ja esta assumida, pois nao as vendi neste processo de descida...agora penso que não é de vender e talvez isso sim quando estiverem no fundo comprar outro lote igual para diminui o preço medio das acções em carteira, vender sera entregrar o ouro ao bandido...
mas tenho um problema onde está o fundo? talvez tenha chegado e agora iniciem uma longa recuperação..ou quem as esta a fazer baixar pretenda mandar mais uns lotes chorudos para as levar aos 6 eur ou ate abaixo.
o book value e de eur- 3.57 X 1,50 = 5,30.... vamos acreditar que tenham atingido o minimo nos eur. 6.50...
mas agora fico a aguardar a ver se vão aos 6...de todas as formas quando começarem a subir nunca mai param...opa á vista
Se esse book value(valor contabilístico) estiver realmente certo, então também não será tão descabido o valor que a cotação tem actualmente, face ao momento que se vive em termos económicos. A acção em mercado não deverá reflectir o book value mas sim o valor actualizado da performance futura da empresa, e se o mercado não está a ter em atenção as projecções futuras da empresa, que aparentemente são boas e a levaria a valores mais elevados, das duas uma.
Ou há realmente uma mudança nas estimativas da performance futura da empresa, ou simplesmente é a análise técnica a impor a sua força e provavelmente será mais a última já que em principio os fundamentais continuam lá. Possivelmente esta situação é daquelas interessantes de analisar para quem não se fia muito na análise técnica. Certo é que tem quebrado suportes sucessivamente e isso apenas aumenta o efeito bola de neve(medo e mais medo, "onde vai parar? deixa-me lá sair disto"), fazendo com que a queda actual não espante nada.
sim os pressupostos positivos estao lá, por isso mantenho as acções e acredito que a maior parte da perda ja esta assumida, pois nao as vendi neste processo de descida...agora penso que não é de vender e talvez isso sim quando estiverem no fundo comprar outro lote igual para diminui o preço medio das acções em carteira, vender sera entregrar o ouro ao bandido...
mas tenho um problema onde está o fundo? talvez tenha chegado e agora iniciem uma longa recuperação..ou quem as esta a fazer baixar pretenda mandar mais uns lotes chorudos para as levar aos 6 eur ou ate abaixo.
o book value e de eur- 3.57 X 1,50 = 5,30.... vamos acreditar que tenham atingido o minimo nos eur. 6.50...
mas agora fico a aguardar a ver se vão aos 6...de todas as formas quando começarem a subir nunca mai param...opa á vista
nao conhecia este forum, estou agora a intervir pela primeira vez. estou a perder um montante significativo com esta queda da SONI, pois comprei algures no meio da queda. pareçe que não pára mais.
na minha opinião esta descida esta a ser manipulada, alguem se esta a encarteirar com grandes quantidades e a preços baratos, dadas as perspectivas e cotações recentes deste titulo.
A grande questão é quando termina este processo ou seja quando baterão no fundo, espero que esteja a terminar. talvez estejam a preparar uma grande operação de aquisição..a grande operação de bolsa do proximo ano e por isso estejam a angariar um numero calculado de titulos ao menor preço possivel, para depois o proprio mercado e a quem interessa as fazer subir...se assim for ate os PT recentes serão abaixo do valor que irao atingir...cumprimentos.
na minha opinião esta descida esta a ser manipulada, alguem se esta a encarteirar com grandes quantidades e a preços baratos, dadas as perspectivas e cotações recentes deste titulo.
A grande questão é quando termina este processo ou seja quando baterão no fundo, espero que esteja a terminar. talvez estejam a preparar uma grande operação de aquisição..a grande operação de bolsa do proximo ano e por isso estejam a angariar um numero calculado de titulos ao menor preço possivel, para depois o proprio mercado e a quem interessa as fazer subir...se assim for ate os PT recentes serão abaixo do valor que irao atingir...cumprimentos.
Construcção de novas casas nos EUA caiu mais do que o previsto.Bem, isto não em fim à vista, o petróleo vai outra vez a caminho dos $100 o barril, a inflação vai com certeza disparar o que dificulta aos bancos centrais o corte das taxas. A Tafisa opera tambem (perdoem-me se estiver enganado) nos EUA nos derivados de madeira. Cada vez se constrói menos, não sei até que ponto isso não poderá afectar a empresa.Os custos de produção derivado aos elevados preços do petróleo dispararam tambem...
enfim, não sei se alguem tem algo para dizer acerca disto, mas a mim preocupa-me.Atenção que relativamente ao desempenho dos indices a situação que se está a passar hoje até nem deve ser má, creio que será o golpe de teatro do costume, dão a noticia da quebra na construção de novas casas e elas vem por aí abaixo, entretanto começam pouco depois a subir porque aumentam as possibilidades de cortes nas taxas. Bom fim de semana para todos, vou para o descanso.
enfim, não sei se alguem tem algo para dizer acerca disto, mas a mim preocupa-me.Atenção que relativamente ao desempenho dos indices a situação que se está a passar hoje até nem deve ser má, creio que será o golpe de teatro do costume, dão a noticia da quebra na construção de novas casas e elas vem por aí abaixo, entretanto começam pouco depois a subir porque aumentam as possibilidades de cortes nas taxas. Bom fim de semana para todos, vou para o descanso.
Agora sim, estou a gostar mais dos cofres. Com um pouco de sorte ainda hoje fecha verde (será pedir muito?). Penso que não vai voltar a testar os 6.50, construiu um suporte nos 6.55, atacou com sucesso aquela parede dos 6.61 e agora creio eu que no curto prazo irá atacar a resistencia a 6.80. Enfim, vamos aguardar e espero não me enganar.Bn.