Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

FAQ: Questões de Iniciação (investimento / mercado)

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por pablof » 21/1/2008 14:55

Boa tarde a todos os intervenientes
Alguem pode explicar a diferenca entre spin off e cisao? e já agora a definicao de shortar. Obg

Registado: 19/12/2007 11:45

por MarcoAntonio » 20/1/2008 16:42

vitor_costa Escreveu:O MM garante sempre a liquidez nos warrants? Um investidor que compra warrants tem a certeza que os vende quando quer, mesmo no mercado português? Esta é uma dúvida que tenho...
Outra é sobre os CFD`s... Quem garante a liquidez no mercado dos CFD`s? Os CFD`s têm a mesma liquidez da acção subjacente? Como são transaccionados?

O MM garante a liquidez e conseguirás sempre vender os warrants. Contudo, não vendes necessariamente no momento que queres. Os MM por vezes ausentam-se e têm essa liberdade (existem limites ao tempo que podem estar ausentes).

Nas aberturas, em momentos quentes/voláteis, é normal não encontrares os MM's e teres de aguardar que eles voltem.

Nos CFD's a liquidez estás sempre garantida, é automático. Contudo pontualmente pode haver alguma variação no spread (é raro) ou este aumentar porque o spread bid/ask da própria acção subjacente também aumentou. Mas, quanto a liquidez é automático, consegues sempre vender no "segundo" que queres.
Imagem

FLOP - Fundamental Laws Of Profit

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Administrador Fórum

Registado: 4/11/2002 22:16

por mlra » 20/1/2008 15:48

Boas!

Tenho uma duvidas que se possivel gostaria que alguem mais entendido me esclarecesse.

- Como se processa a saída de bolsa de uma determinada empresa (que não tenha dado falência)???!!!

- Existe algum prazo de aviso prévio???!!!

- A mesma pode ser retirada da bolsa pelo simples facto de os accionistas maioritários assim o pretenderem??!!

Cumprimentos

Registado: 24/12/2007 12:02

por vitor_costa » 20/1/2008 0:03

O MM garante sempre a liquidez nos warrants? Um investidor que compra warrants tem a certeza que os vende quando quer, mesmo no mercado português? Esta é uma dúvida que tenho...
Outra é sobre os CFD`s... Quem garante a liquidez no mercado dos CFD`s? Os CFD`s têm a mesma liquidez da acção subjacente? Como são transaccionados?

Registado: 29/11/2007 14:19

por Resina » 19/1/2008 22:20

Como funcionam os certificados sobre o petroleo!? Valorizam só com a subida do crude, ou tambem há para o lado oposto!?
Abraço
Se não podes vencê-los, o melhor mesmo é juntares-te a eles!
Porquê ir contra o mercado? Perdemos sempre!
És fraco, junta-te aos fortes!

Registado: 9/11/2005 17:56

por Dwer » 18/1/2008 19:33

Ulisses Pereira Escreveu:
Na tua opinião o que é que faz mover o mercado? O indíce ou as suas componentes? Isto é, os derivados sobre o indíce ou as prosaicas acções que o compõem?

Dwer, este tópico é para questões de iniciação, não para questões complexas... :twisted:

Esta é, de facto, uma questão difícil e de debate muito aceso no mundo financeiro. Em mercados com um mercado de derivados muito pouco desenvolvido como Portugal, é evidente que são as acções que movem o mercado.

Mas em mercados como os Estados Unidos em que, por exemplo, os futuros do S&P negoceiam quantidades astronómicas por dia, a questão é bem mais complicada de responder.

Sou tentado a dar-te uma resposta polémica. Os futuros condicionam os movimentos do mercado no curto prazo, enquanto as acções condicionam o longo prazo. É um bocadinho como aquilo que defendo de que a AT é o melhor instrumento para analisar o curto prazo pois, no longo prazo, são os fundamentais das empresas e da Economia que movem o mercado.

Para quem não acompanha o mercado de futuros, mas acompanha o mercado accionista através dos "streamers", já deve ter reparado que, várias vezes durante a sessão, aparecem ordens de compra/venda simultâneas sobre quase todas as acções. Isso não são mais do que "baskets" lançados pelos arbitragistas para cobrir as posições realizadas no mercado de futuros. Aí é mais do que evidente a força do mercado de futuros.

Por outro lado, há uma cada vez maior predominância dos "program tradings" que mais não são do que ordens dos sistemas automáticos que actuam, preferencialmente, sobre o mercado de futuros com a implicância que isso tem no mercado de acções.

Claro que dias fortes de algumas acções importantes, movimentos bruscos durante o dia dessas acções, fazem muitas vezes o índice arrancar/afundar, gerando todo o movimento subsequente. No entanto, creio que no curto prazo, de uma forma geral, os futuros no mercado americano têm um papel cada vez mais preponderante.

Um abraço,
Ulisses

Obrigado pela resposta.
Embora seja uma questão 'avançada' acho que é importante para os principiantes. Eu também penso que nos grandes indíces internacionais, são os futuros que 'mandam'. Não esquecer as opções, principalmente perto da expiração.
Abraço,
Dwer

There is a difference between knowing the path and walking the path

Registado: 4/11/2002 23:16

por Scorpio » 18/1/2008 16:09

Urukai,

Sim, podes vender os warrants em qualquer altura, excepto nos 3/4 dias anteriores à data de maturidade.

O mercado de warrants é basicamente feito pelos emitentes (Market Makers) que colocam compra e venda assegurando a liquidez do produto. É geralmente fácil comprar e vender warrants, embora em alturas de maior volatilidade, a legislação proteja os MM permitindo que estes se ausentem nalguns períodos do mercado. Isto pode ser chato, p.e. se tiveres um TW perto do KO e houver uma mexida brusca no índice/subjacente, e tentas vender o TW, mas não há ninguém na compra. Mas isto são situações pontuais, pois geralmente o mercado tem liquidez.

Coisa chata é que não permitem colocar stops. Essa foi a razão principal que me levou a trocar este tipo de produtos por CFD. :wink:

Espero ter esclarecido. Dispõe se precisares de mais alguma ajuda.

Cumps.
"The Best Way To Predict Your Future Is To Create It"

Registado: 29/9/2006 17:29

por urukai » 18/1/2008 15:53

Uma pergunta básica sobre warrants...

Eu ao adquirir puts (ou calls) posso vendê-los antes de atingirem a maturação, ou mesmo antes de estarem in the money?

Situação prática:

Compra de um put sobre um indice em Janeiro. A sua maturação é em março e o valor é 1100.

Na altura da compra o indice estava a 1300 passado 1 mês o indice está a 1200.

Este put valorizou-se certo? Posso vendê-lo e obter as mais valias dessa valorização?

É fácil vender um warrant? Tipo acções? Ou demora algum tempo por falta de comprador? (quem é este comprador?)

Obrigado pelas respostas e bem sei que pesquisando encontraria as respostas. Mas já li uma ou outra coisa e começa logo a falar de gamas e betas e fico logo baralhado.
Se alguém me pudesse responder sucintamente agradecia.

Obrigado.
Abraços e Bons Negócios.

Registado: 11/5/2007 14:09

por Ulisses Pereira » 18/1/2008 13:45

Na tua opinião o que é que faz mover o mercado? O indíce ou as suas componentes? Isto é, os derivados sobre o indíce ou as prosaicas acções que o compõem?

Dwer, este tópico é para questões de iniciação, não para questões complexas... :twisted:

Esta é, de facto, uma questão difícil e de debate muito aceso no mundo financeiro. Em mercados com um mercado de derivados muito pouco desenvolvido como Portugal, é evidente que são as acções que movem o mercado.

Mas em mercados como os Estados Unidos em que, por exemplo, os futuros do S&P negoceiam quantidades astronómicas por dia, a questão é bem mais complicada de responder.

Sou tentado a dar-te uma resposta polémica. Os futuros condicionam os movimentos do mercado no curto prazo, enquanto as acções condicionam o longo prazo. É um bocadinho como aquilo que defendo de que a AT é o melhor instrumento para analisar o curto prazo pois, no longo prazo, são os fundamentais das empresas e da Economia que movem o mercado.

Para quem não acompanha o mercado de futuros, mas acompanha o mercado accionista através dos "streamers", já deve ter reparado que, várias vezes durante a sessão, aparecem ordens de compra/venda simultâneas sobre quase todas as acções. Isso não são mais do que "baskets" lançados pelos arbitragistas para cobrir as posições realizadas no mercado de futuros. Aí é mais do que evidente a força do mercado de futuros.

Por outro lado, há uma cada vez maior predominância dos "program tradings" que mais não são do que ordens dos sistemas automáticos que actuam, preferencialmente, sobre o mercado de futuros com a implicância que isso tem no mercado de acções.

Claro que dias fortes de algumas acções importantes, movimentos bruscos durante o dia dessas acções, fazem muitas vezes o índice arrancar/afundar, gerando todo o movimento subsequente. No entanto, creio que no curto prazo, de uma forma geral, os futuros no mercado americano têm um papel cada vez mais preponderante.

Um abraço,
Ulisses
"Acreditar é possuir antes de ter..."

Ulisses Pereira

Clickar para ver o disclaimer completo
Administrador Fórum

Registado: 29/10/2002 4:04

por JPedro_O » 17/1/2008 22:02

Boas.

um viva a este forum de um puto de 17 anos que juntou os cobres das heranças para usar boina virada para atrás.

abraço !

Registado: 17/1/2008 21:35

por Dwer » 17/1/2008 20:55

Ulisses Pereira Escreveu:Como se processa a criação de um índice?

Há a nomeação de uma entidade responsável pela criação desse índice que tem que definir o número de empresas que vão compor esse índice, qual o peso relativo de cada uma dessas empresas e qual o valor inicial desse índice em pontos.

O objectivó primordial dos índices é por simbolizar esse mercado dando uma ideia bastante imediata do comportamento desse mercado. Claro que depois, em torno desse índice, nascem uma série de instrumentos financeiros que acabam também por fazer mover o mercado, mas isso já é outra história :)

Um abraço,
Ulisses

Já agora Ulisses,

Abraço,
Dwer

There is a difference between knowing the path and walking the path

Registado: 4/11/2002 23:16

por Ulisses Pereira » 31/12/2007 13:49

Como se processa a criação de um índice?

Há a nomeação de uma entidade responsável pela criação desse índice que tem que definir o número de empresas que vão compor esse índice, qual o peso relativo de cada uma dessas empresas e qual o valor inicial desse índice em pontos.

O objectivó primordial dos índices é por simbolizar esse mercado dando uma ideia bastante imediata do comportamento desse mercado. Claro que depois, em torno desse índice, nascem uma série de instrumentos financeiros que acabam também por fazer mover o mercado, mas isso já é outra história :)

Um abraço,
Ulisses

Ulisses Pereira

Administrador Fórum

Indíces

por Crómio » 31/12/2007 13:35

Boas,

1. Os Índices existem.

2. É um dado adquirido para todos, mas nem todos se questionam acerca da sua razão de ser e da forma como ele é criado.

3. Hoje apareceu um tópico acerca da criação da Bolsa de Valores de Angola (obrigado MozHawk), o que significa que vai ser criado um índice.

4. Questão: Como é que se processa a criação de um índice?

5. Se este assunto já foi abordado antes no fórum (quase de certeza que sim...) peço desculpa mas não o encontrei (eu e a pesquisa do CdB não nos entendemos...)

Já agora acerca da pesquisa do CdB, deixo a minha técnica para encontrar artigos interessantes:

Quando encontro algum utilizador tem artigos e opiniões que me agradam, abro o seu perfil e faço uma surfadela nos tópicos em que participou.

Por vezes (muitas) dou comigo em tópicos com vários anos e muito interessantes, onde se aprende p'ra caramba.

Que o Ano 2008 seja de Bons Negócios para todos, e de Saúde.

Um Abraço e desde já obrigdo pelas respostas,

Crómio
There are two kinds of investors: those who don't know where the market is headed, and those who don't know that they don't know.

William Bernstein

Registado: 2/11/2007 16:52

por manicospic » 28/12/2007 15:11

Ok obrigado Ulisses. :wink:

Registado: 16/10/2006 18:03

por Ulisses Pereira » 28/12/2007 15:07

Sim, normalmente se os futuros estiverem positivos pouco antes da abertura, essa abertura será em alta. Há um pormenor que pode alterar isso que tem a ver com o "fair value". Se o "fair value" estiver muito afastado do valor do fecho dos futuros na véspera, a interpretação poderá não ser essa. Acho que deveria explicar o que é o "fair value", mas estou um pouco apertado de tempo e a definição não é básica.

De qualquer das formas, salvo em situações muito raras, futuros positivos antes da abertura indiciam uma abertura em alta. Retirares mais informação do que isto é imprudente.

Um abraço,
Ulisses

Ulisses Pereira

Administrador Fórum

por manicospic » 28/12/2007 15:03

Outra dúvida de iniciante que tenho...

Que informação poderei retirar dos futnasdaq estarem positivos ou negativos?

Obviamente que positivos será bom e negativos mau, mas em termos reais o que poderá querer dizer por exemplo numa pré abertura do nasdaq ter os futuros positivos? Que a bolsa em principio na abertura abrirá no verde?

por tiagopt2 » 7/12/2007 0:26

Boa Noite.
Tenho estado a ler todos os posts deste tópico, não só porque tenho aprendido bastante mas porque me revejo há algum tempo atrás nalgumas das perguntas aqui deixadas.
Aos que agora estão a iniciar-se nos mercados, gostaria de deixar a minha experiência pessoal. Comecei há cerca de 3-4 anos nesta "brincadeira", ainda era estudante, com pouco mais de 500 euros. Comprava, vendia... O que é certo é que não me lembro de ter tido grandes lucros (às vezes lá escapavam 10 ou 15 euros do que o banco me "comia"). A minha primeira grande derrota foi, como aconteceu a muitos outros, com a Pararede (ainda tenho as acções, nem que mais não seja para me lembrar de como se pode perder com a imprudência). Após este marco na minha curta vida de accionista, decidi fazer uma grande pausa para balanço. Regressei há uns meses, já com uma posição financeira consolidada e com mais um pouco de experiência (não é muita porque os meus 23 anos a mais não me permitem).
Percebo neste momento que com 500 ou 1000 euros nunca iria enriquecer, mas na altura... aah, mente ingénua :)

Bem, para resumir quero dizer aos que agora começam que não acontecem milagres, não são descobertos poços de petróleo todos os dias (talvez este argumento nao seja muito válido :) ) e que não basta ler uma notícia positiva sobre um título para nos metermos de cabeça nele. As plataformas de simulação aliadas a muito estudo serão talvez a solução mais inteligente.
E livram-se de olhar para o vosso extracto bancário daqui a 4 anos e dizer: no que estava eu a pensar??? :mrgreen:
Abraço

Registado: 24/11/2007 23:02

por manicospic » 5/12/2007 19:54

Já consultei o glossário e já fiquei com a dúvida tirada.

Obrigado.

por Ulisses Pereira » 5/12/2007 19:03

Manico, podes consultar a definição de PER no Glossário de Bolsa que disponibilizamos no Caldeirão em http://caldeiraodebolsa.jornaldenegocio ... php?t=1555

Um abraço,
Ulisses

Ulisses Pereira

Administrador Fórum

por LTCM » 5/12/2007 18:38

manicospic Escreveu:
Ulisses Pereira Escreveu:A subida tema ver com o preço e o volume com o número de acões negociadas.

Ok, aqui já me esclareceste, obrigado...

Já agora, o que é o PER e como se chega ao seu valor e até que ponto é determinante para calcular se o valor de uma acção X estará sobre/subavaliada no mercado?

Talvez fosse boa ideia (eu disse talvez) começar por

ler o "ganhar em Bolsa" e então depois de tudo lido

e relido colocar aqui algumas dúvidas.

Ou entã usar o google...

:twisted:

Registado: 28/2/2007 14:18

por manicospic » 5/12/2007 18:25

Ulisses Pereira Escreveu:A subida tema ver com o preço e o volume com o número de acões negociadas.

Ok, aqui já me esclareceste, obrigado...

Já agora, o que é o PER e como se chega ao seu valor e até que ponto é determinante para calcular se o valor de uma acção X estará sobre/subavaliada no mercado?

por Ulisses Pereira » 5/12/2007 18:20

Nem sempre uma subida é acompanhada de muito volume. A subida tema ver com o preço e o volume com o número de acões negociadas. Nem sempre variam no mesmo sentido.

Quanto a ser um ou vários investidores, de facto o vol~ume nem sempre faz essa distinção. Mas não há dúvida que se um investidor comprar 1 milhão de acções e 1000 investidores comprarem cada um 100 acções, no primeiro caso o volume é superior e podemos dizer que houve interesse comprador, mesmo tendo sido apenas uma pessoa.

Um abraço,
Ulisses

Ulisses Pereira

Administrador Fórum

por manicospic » 5/12/2007 18:14

Gostaria que me pudessem esclarecer uma dúvida...

O volume de uma acção num dia tem a ver com o número de acções transaccionadas certo?

Porque dizem que uma subida é sempre boa acompanhada de muito volume?

Pele que já me apercebi será porque demonstra real interesse por parte dos investidores na acção certo?

Então mas se por exemplo vier um "tubarão" e injecte uma grande quantia de capital na compra de acções de modo que só ele sozinho faça logo subir o preço da acção a isso não vai corresponder também um grande volume, já que ele está a comprar grande quantidade?

Neste caso não se trata de real interesse dos investidores mas sim de UM investidor em concreto e ai o que é que o volume nos diz?

Resumindo o que quero dizer é, não irá sempre haver grande volume a partir do momento que existe compra de acções em grande quantidade, seja por um investidor ou por vários?

por Pata-Hari » 1/12/2007 11:52

Eu costumo usar um print screen, colo num programa qq de imagem, depois recorto para eliminar a lixarada, verifico que reduzi a imagem para não ficar de tamanho disparatado.

Depois escrevo a minha mensagem e anexo a imagem.

No fórum dos testes, há muito tempo, coloquei uma explicação detalhada. Aliás, talvez seja um bom lugar para testares :).
Administrador Fórum

Registado: 25/10/2002 17:02

por manicospic » 1/12/2007 11:27

Mias uma questão, sou utilizador probulling, como é que faço para meter aqui no fórum os gráficos que se analisam na plataforma?

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: bigest, Bing [Bot], niceboy, PAULOJOAO, Shimazaki_2 e 100 visitantes