Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Diversificar: bom ou mau?

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por vitorigus » 28/12/2007 0:50

Para mim, é como estar com mais do que uma mulher na cama: corremos o risco de darmos menos atençao a uma do que a outra. Ou entao vais a conduzir no Marques Ponbal e a atender o telemovel..ou... 8-)

Registado: 9/8/2005 11:17

Diversificar: bom ou mau?

por dvck » 28/12/2007 0:31

As perdas nos mercados não são só dos pequenos investidores. Os grandes também perdem e os fundos também. Aliás, só isto justifica que a maioria dos fundos não consiga sequer bater os índices...

Um abraço,
Ulisses

Caros forenses, queria aproveitar aqui uma citação do nosso ilustre Ulisses para ouvir a vossa opinião acerca da diversicação das carteiras de investimento.

Penso que os fundos não conseguem bater os índices porque cometem o pecado capital: a diversificação. Já Warren Buffett o dizia e com razão: quem diversifica muito está a admitir o desconhecimento das empresas em que investe. Ou seja, como não conhece bem nenhuma empresa, necessita de "espalhar" o risco por muitas empresas. Mas nos fundos é natural que assim aconteça porque estão a jogar com dinheiro alheio. Do ponto de vista individual não sou adepto da diversificação e penso que a diversificação é inimiga da rentabilidade. Acho que a melhor estratégia é concentrar o nosso investimento em 2, no máximo 3 empresas em relação às quais conheçamos bem o seu negócio e os seus fundamentais. No entanto admito que possa estar errado e possa eventualmente mudar de opinião. Também tenho consciência que esta ideia vai contra tudo aquilo que aprendemos na faculdade e na velha máxima de "não colocar todos os ovos no mesmo cesto". :lol:

Registado: 16/11/2007 18:38

Anterior

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: latbal, Nuno V, OCTAMA, PAULOJOAO, Pmart 1, Àlvaro e 206 visitantes