Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Última parte da entrevista a Ed Sekyota

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Excelente.

por Red » 25/5/2003 5:30

Ainda não tinha lido nenhuma das partes desta entrevista e acabei por ler hoje as 3!... Tinha criado a imagem de uma coisa chata e tinha-as evitado, hoje por mero acaso fui parar à ultima e li uns bocadinhos e foi magnético, não parei enquanto não li tudo.

Adorei, é profundamente inspirador. Para além do estilo dele e do humor.

Achei muito interessante a parte da psicologia e da sua visão de que todos acabamos por ter aquilo que procuramos... é algo para eu reflectir.

Li na diagonal este thread e nomeadamente a questão acerca do cumprimento cego ou não das regras do sistema de trading. E parece-me que o Ed tem plena consciencia de que ao contrariar as regras prejudica a rentabilidade, que vai de encontro ao que o Cem diz. No entanto ele assume que tem necessidade de o fazer para ele próprio não se sentir frustrado e limitado a nível emocional. É uma espécie de trade-off que me parece razoavel.

Achei mais interessante ainda porque eu já me tinha colocado uma questão semelhante, de vir a ter de seguir regras rígidas e isso se tornar entediante e difícil de cumprir, já que a dimensão do jogo e aposta ser importante para mim. E tinha imaginado uma possível solução que seria negociar a maioria do capital de acordo com o sistema, e ter depois uma espécie de conta para 'brincar', mais pequena, onde me permitiria JOGAR com base nos meus instinctos...

Muito boa esta entrevista, fica-se com vontade de comprar o livro. O Ed Sekyota escreveu algum livro?

Red.

Registado: 6/11/2002 15:42

Bom...

por Cem » 7/5/2003 19:30

...já vi que estou em minoria, não consigo passar a minha mensagem que não faz sentido quebrar as regras de um sistema de trading!
A melhor forma de testarem na prática a quebra de regras era executá-las na prática, não é o mesmo que fazer paper trading, anotá-las numa pequena agenda e comparar os resultados da performance obtida posteriormente com o sistema de trading.
Eu já fiz isso e a diferença é abissal, mas se calhar sou pouco vocacionado para o trading...
A propósito desta questão das regras aconselho-vos a leitura descontraída de um conjunto de interessantes entrevistas idênticas à do Ed mas em que os entrevistados revelam os seus métodos: "The four cardinal principles of trading" do Bruce Babcock.
Esse livro foi o principal responsável por eu ter tomado a decisão de montar um sistema com regras disciplinadas e bem definidas, e não estou arrependido de ter seguido esta opção...
Abraços a todos,
Cem

Registado: 18/4/2003 1:58

Entrevista

por Tennis » 7/5/2003 18:17

A entrevista é simplesmente deliciosa.

De forma simples, "revela" conceitos fundamentais e básicos para o sucesso no trading.

Tais conceitos fundamentais, afinal, são aqueles que às vezes esquecemos e que, por isso, nos trazem, normalmente, os maiores dissabores.

A título de exemplo - o que não é seguramente novidade para a maior parte dos intervenientes neste forum -, atente-se em algumas ideias fundamentais do Ed:

- cortar as perdas, cortar as perdas, cortar as perdas;
- seguir a tendência;
- não encontrar topos e fundos;
- esquecer completamente as notícias;
- náo estar sempre em frente ao computador (uma ida por dia testar o sistema basta);
- o fundamental dos stops (a perda não superior a 5% do investimento para colocação do stop parece-me bastante razoável).

Por isso, é que muitas das discussões aqui tecidas no forum, na minha humilde opinião, não fazem qualquer sentido, como seja, bears e bull a degladiarem-se constantemente, istá está bull ou está bear, vai subir ou vai descer).

Sinceramente, o que é que isto interessa? Importante, é identificar a tendência, entrar, stop loss inteligente, e se a tendência se confirmar, deixar andar..., até qualquer dia, e, ir subindo os stop profits, também de forma inteligente.

A ganhar dinheiro e, dentro da tendência, o que interessa, então, se isto está bull ou bear.

Se amanhã, por exemplo, inverte, whats the problem!!!??, é activado o stop profit (sendo o caso), fica-se fora do mercado, e, volta tudo ao início, ou seja, identificar a próxima tendência, seja longa ou curta.

Dito isto, parece fácil (certamente não o é), mas, seguindo várias das regras directa ou subreptíciamente indicadas pelo Ed, certamente que tudo se torna muito mais fácil.

Quanto aos sistemas (não vou aqui falar sobre eles), mas, neles há algo de fundamental, dificilmente conseguirão obter razoáveis proveitos em lateralizãções, pela simples razão de não existir tendência definida, e, nessas lateralizações gerarem muitos falsos sinais.

Bem, mas isto são apenas devaneios, porventura, insignificantes...

Abraço a todos,

Tennis

Registado: 4/11/2002 23:01

por lmm » 7/5/2003 18:00

Ulisses,

O facto algo do nosso intimo nos quase obrigar a quebrar as regras é algo de incontornável para alguns tipos de personalidade.

Pessoalmente, abdiquei rapidamente da noção de utilização de sistemas mecânicos precisamente por essa razão. Sem entrar em grandes pormenores sobre esta questão, dado que existem vários modelos de personalidade, sou uma pessoa extremamente criativa e não me consegui adaptar a um sistema mecânico. É algo quase contra natura para mim estar preso a uma... rotina.

De uma forma simplista quase podemos justificar deste modo as razões pelas quais umas pessoas têm vocação para a escultura e outros para a contabilidade!

É por isso, como o Marco já se antecipou, que o trader é que é importante e não o sistema. Um sistema, um trader, lol!

O sucesso de facto não se garante emulando terceiros, mas é fundamental numa fase de aprendizagem em que nos estamos ainda a conhecer em condições de actuação no mercado. Observando o que os outros fazem é muito importante quando temos a oportunidade de acompanhar uma pessoa de sucesso. Idealmente, necessitaríamos de acompanhar muitos, o que é praticamente impossível. Mas é importante conhecer o que de comum em determinada actividade possuem as pessoas de sucesso pois se conseguiram fazer bem algo, em princípio, poderemos fazê-lo também. "I've got you, under my skin."

Mais tarde, ganha-se identidade e podemos fazer as coisas à nossa maneira. Como diria, The Voice, "I did it... my waaaay!" :mrgreen:

Abraço,
lmm
Posso bem ser o pior trader da História:

Quando o mercado está comigo tenho sempre contratos a menos;

Quando o mercado está contra mim tenho sempre contratos a mais!

Registado: 5/11/2002 0:26

Lindo!!!

por Surfer » 7/5/2003 17:48

Ulisses Pereira Escreveu:Aliás, Sekyota diz que, nesses seus actos indisciplinados ele coloca muito pouco capital nesses "trades". E é muito curioso dizer que, para ele, é necessário contrariar esporadicamente o sistema para perceber que o sistema é, de facto, a melhor solução. :shock: É uma delícia esta entrevista.

Dai ele ser considerado um top trader, esse facto é o mais importante que retiro dessa entrevista.

É o caminho para o sucesso!!! :)

Abraço!
Surfer

Registado: 5/11/2002 1:11

por MarcoAntonio » 7/5/2003 17:39

Eu adorei a entrevista e não fiquei decepcionado por ele não revelar pormenores acerca das regras de trading e de money management, especificamente. Nem esperava que ele o fizesse...

A entrevista está recheada de ideias chave e é mais sobre a forma como ele vê e entende o mercado. Estou de acordo com ele na generalidade dessas frases, algumas são muito identicas a ideias q tenho manifestado nos foruns: quando ele fala das certezas por exemplo ou defende que cada trader deve desenvolver uma estrategia que se adapte a ele proprio ou ainda quando defende que o sucesso não se garante emulando o sucesso de outros traders.

Gostei imenso da entrevista embora muitas das ideias chave não sejam propriamente novidade para mim pois são muito identicas à visão que eu proprio tenho do mercado e que tenho manifestado em muitas posts e artigos.

Em relação à intuição e ao facto de ele fugir às regras mecanicas, ocasionalmente, percebe-se que ele o faz para satisfazer uma necessidade humana de realização e/ou libertação, porq ele próprio admite que normalmente sai-se mal (ou pior do que se saíria o sistema) e como referiu o Ulisses, coloca pouco capital nesses trades.
Imagem

FLOP - Fundamental Laws Of Profit

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Administrador Fórum

Registado: 4/11/2002 22:16

por Ulisses Pereira » 7/5/2003 17:30

Exacto. E o simples facto dele reconhecer que, por vezes, tem que quebar o sistema para se "sentir vivo", é já um passo importante, pois há muitos que também o fazem mas não o admitem.

Aliás, Sekyota diz que, nesses seus actos indisciplinados ele coloca muito pouco capital nesses "trades". E é muito curioso dizer que, para ele, é necessário contrariar esporadicamente o sistema para perceber que o sistema é, de facto, a melhor solução. :shock: É uma delícia esta entrevista.

Um abraço,
Ulisses
"Acreditar é possuir antes de ter..."

Ulisses Pereira

Clickar para ver o disclaimer completo
Administrador Fórum

Registado: 29/10/2002 4:04

por lmm » 7/5/2003 17:04

Pessoalmente não fiquei decepcionado com as razões apontadas por vós. O Ed é humano e tem fraquezas no desempenho em trading como qualquer um que não opere de forma automática ou 100% mecânica.

Por vezes "falhamos" no sistema não cumprindo as regras e perdemos dinheiro. Outras vezes "falhamos" não cumprindo as regras mas... ganhamos! E dessas pouco se fala ehehe.

O que motiva tentar melhorar as regras?

Fundamentalmente, uma de duas razões: a esperança ou a intuição (vulgo, feeling, cheira-me que, etc). A questão está em conseguir diferenciar entre as duas na hora de puxar o gatilho!

O sistema aponta o disparo num sentido e o trader segue o inverso, ou nada faz. Porquê? Algo no seu intimo o motiva a seguir o seu "instinto"... é a velha guerra entre o lado criativo e o lado racional do cérebro.

O lado racional olha para o sistema que tendo por base o comportamento passado do activo e as regras subjacentes ao sistema e obriga a uma acção.

O lado criativo, que eu chamei de intuição (mas que também pode ser esperança - the dark side :evil: ) motiva noutro sentido. Como diz o M. Douglas quando chega o momento da decisão e não se sabendo o que o mercado vai fazer a seguir, "our rational side of the brain doesn't know jack-shit!"

Cumps,
lmm
Posso bem ser o pior trader da História:

Quando o mercado está comigo tenho sempre contratos a menos;

Quando o mercado está contra mim tenho sempre contratos a mais!

Registado: 5/11/2002 0:26

Gostei imenso.

por sol » 7/5/2003 10:10

E considero que é daqueles casos onde têm todos muita razão, naquilo que dizem. isto é que é consenso....

Registado: 17/12/2002 10:41

por Visitante » 7/5/2003 3:54

Visitante

Ed Seykota

por Comentador » 5/5/2003 22:24

Gostei na generalidade da entrevista, ele deve ser uma personalidade cheia de talento e de interesse.

Realmente, também fiquei decepcionado quando, é ele próprio que o diz, construíu um sistema e por vezes não o cummpria, perdendo geralmente muito dinheiro com essa actuação. Claro que, em termos psicológicos percebe-se, é bom de vez em quando fugir à rotina. Mas não se pode esquecer que o sistema de trading do Seykota já tinha incorporado sucessivamente todas as alterações e melhorias que ele ao longo do tempo quis introduzir-lhe.

Para mim, a lição a tirar é que um bom sistema automático, completo e ao longo do tempo corrigdo pelo próprio, testado em computador e por uma vida de trading, é naturalmente a melhor solução ... e é para ser cumprido.

Cumprimentos

Comentador

Registado: 26/4/2003 23:30

por Ulisses Pereira » 5/5/2003 2:47

Cem,

Realmente, fica sempre a sensação que ele poderia ter ido mais longe nessas questões tão importantes. Mas também é fácil de perceber que um "trader" de sucesso tenha alguma relutância em abrir o jogo todo...

Gosto sobretudo da forma muito subtil como abordou o mundo da bolsa e, sobretudo, a componente psicológica de cada um dos investidores, em que a frase chave do texto reflecte bem o seu pensamento sobre a necessidade de se ter um perfil ganhador para se ter sucesso nos mercados.

Acredito, sinceramente, que se tivesse lido esta entrevista nos meus primeiros anos de mercado, não a acharia nada de especial. Mas, depois de tantas vivências, ele tem frases deliciosas e que nos fazem ficar a pensar e a dizer "hmmmmm".

Quanto ao teu sistema estar longo em S&P e curto no Nasdaq100, ele está numa de ser conservador e quer fazer "hedging". ;) Curiosamente essa posição (longa em S&P e curta no Nasdaq) está a ser seguida por muitos fundos que consideram o nasdaq ainda muito mais caro em termos fundamentais que o S&P. Mas eu sei que o teu sistema não liga nada a isso... ;)

Um abraço,
Ulisses

Ulisses Pereira

Administrador Fórum

por JN » 4/5/2003 16:30

Caro Cem,
A evolução dos preços dos activos que constituem o mercado são (ainda) resultado da actividade de pessoas e as pessoas são (ainda) em grande parte emocionalmente conduzidas. (mal de nós quando isto deixar de ser assim).
Estando esta constatação correcta, penso que não será possível conceber um sistema de trading automático que bata um trader experiente e com um bom sistema conduzido em real-time por si.
Conclusão
Há com certeza algumas vantagens em se ter um sistema de trading automático, mas a performance, de certeza não será uma delas.
Penso também que não será muito provável, por motivos de ego profissional e não só, ver um trader profissional, dos que adora aquilo que faz, anunciar que concebeu um sistema automático que é mais proveitoso do que ele próprio a ponto de não se atrever a dar-lhe uma mãozinha de vez em quando.

Um abraço.
Um abraço
JN

Registado: 11/11/2002 17:41

Caro Ulisses

por Cem » 4/5/2003 13:26

Foi muito interessante e instrutiva esta série de entrevistas mas ficou-me no final um sentimento de alguma frustração pelo facto do Ed Seykota não ter revelado o seu método de trading e a forma como executa a sua estratégia de money management, as duas questões relevantes que estava à espera de encontrar.
Outra pequena decepção foi o facto de saber que existem situações de quebra de regras, é estranho, mas temos de aceitar que há traders com feelings muito apurados em certas situações...
Reconheço que muitas vezes os sistemas de trading nos pregam determinadas "partidas" difíceis de explicar. Por exemplo, o sistema de trading que uso está relativamente seguro em posições longas no S&P mas, para meu grande choque, acabou neste fim de semana de me indicar um valor de venda para o Nasdaq 100, que está altamente correlacioonado com o S&P, caso os respectivos furturos de Junho venham na 2ª feira a bater nos 1156. Claro que nem me passa pela cabeça deixar de seguir as respectivas indicações, na 2ª feira lá estará no sistema de negociação a respectiva ordem de venda!
Um abraço e bom fim de semana,
Cem

Registado: 18/4/2003 1:58

Última parte da entrevista a Ed Sekyota

por Ulisses Pereira » 3/5/2003 15:31

Acabei de publicar no site a última parte da entrevista de Jack Schwager a Ed Sekyota. Gosto muito desta última parte, na qual Sekyota dá algumas respostas com um humor refinado e que nos fazem reflectir.

O artigo pode ser consultado em:

http://www.caldeiraodebolsa.com/article.php?iId=72

Ulisses

Ulisses Pereira

Administrador Fórum

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Google [Bot] e 196 visitantes