Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

PTM-Gráfico

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

A arte da guerra

por paulo32 » 3/5/2003 15:24

Olá
Já estava á espera de um comentário como esse,visitante.
Mas olha que não vejo aqui ninguém a embandeirar em arco,antes pelo contrário.
Sabes que convêm que exista toda uma estratégia coerente para se investir na bolsa e para controlar o risco de perdas,por maior que elas sejam.
Portanto só posso citar para uma frase de um autor que se aplica este tipo de situações de negócio:

Aquele que é prudente e espera por um inimigo que o não é será vitorioso.Sun Tzu-A arte da Guerra.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 201
Registado: 25/4/2003 22:04
Localização: fghgj

Ainda a PTM

por Visitante » 2/5/2003 22:17

O pessoal embandeira em arco e quando pressente lucro fácil esquece tudo.A menina a que me refiro já fez muitas desgraças a por este andar vai repetir a proeza.
Muito cuidado...........

Um bom fim de semana.
Visitante
 

por paulo32 » 2/5/2003 21:18

Pois,bem me parecia que a tua posição estava mal argumentada...
Bem,agora vou aplicar um princípio que tenho, que é o de ir para os copos á sexta á noite.
Astalavista
:twisted:
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 201
Registado: 25/4/2003 22:04
Localização: fghgj

por Ulisses Pereira » 2/5/2003 20:36

Todos nós temos princípios a negociar. O que acontece é que muitas das vezes nem nos apercebemos disso e até parece que negociamos ao sabor do mercado e dos nossos "feelings"... :)

Um abraço,
Ulisses
"Acreditar é possuir antes de ter..."

Ulisses Pereira

Clickar para ver o disclaimer completo
Avatar do Utilizador
Administrador Fórum
 
Mensagens: 31013
Registado: 29/10/2002 4:04
Localização: Aveiro

Princípios

por paulo32 » 2/5/2003 20:31

Muito bem Ulisses então se o problema é a defesa dos teus princípios de trading, tens de saber aplicar os teus princípios no tempo.
Senão vejamos a nossa própria Constituição Portuguesa é cheia de princípios e regras que devemos seguir. No entanto, temos uma revisão constitucional obrigatória de 5 em 5 anos.
Porque ? porque certos princípios que garantem a liberdade dos cidadãos têm de se adaptar ao tempo.
Têm de adaptar ás circunstancias da actualidade e acredita que esses princípios constitucionais deveriam ser mais estáveis que qualquer princípios de trading.
Logo por aqui vê-se que pela lógica os princípios não são eternos e têm de se adaptar por exemplo a uma conjuntura politico e económico positiva ou negativa.

Logo esse princípio que tens de não entrar curto em papéis com uma tendência ascendente já tão bem defenida certamente terá que ser revisto perante a actual realidade.
Aliás diria mesmo que por vezes temos de fazer tábua rasa de todos os princípios que temos para os voltar a construir novamente sob as novas adversidade.

Eu prefiro não ter princípios de trading(o que já um princípio) porque sei bem que todos os princípios que temos não resultam em situações limite.
Por isso eu hoje posso estar curto na PTM, amanhã já não,pois é o mercado que me define e não sou eu que com princípios que tento de alguma forma defenir um mercado.

Agora o certo é que comprei PTM a 13 euros e ela hoje fechou a 14.85 e acredita face á conjuntura dos mercados internacionais nem estou a pensar sequer na retracção que ela irá fazer.
Simplesmente são estas as provas de lógica que apresento perante os teus princípios.

:lol:
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 201
Registado: 25/4/2003 22:04
Localização: fghgj

por Ulisses Pereira » 2/5/2003 15:46

Na PTI? Já não negoceio PTI há uns tempos largos. ;)

Posso falar de curtos em futuros, embora a liquidez hoje em dia, em Portugal, seja tão baixa que é quase uma loucura negociá-los. Os CFD`s são uma excelente opção para quem quer tomar posições curtas em Portugal. Relembro, para quem está menos por dentro destas coisas, que posições curtas permitem ganhar dinheiro com as quedas do mercado (perdendo, no caso do mercado subir) e consiste em inverter a ordem cronológica natural, isto é, quando se abre uma posiçáo curta, primeiro vende-se e só depois se compra.

Mas repito o que disse: o ´gráfico da PTM é tão forte em termos de médio/longo prazo que acho que estar a abrir posições curtas contra uma tendência tão potente é demasiado arriscado, mesmo para aqueles que acreditam numa retracção no curto prazo. ;)

Beijos,
Ulisses
"Acreditar é possuir antes de ter..."

Ulisses Pereira

Clickar para ver o disclaimer completo
Avatar do Utilizador
Administrador Fórum
 
Mensagens: 31013
Registado: 29/10/2002 4:04
Localização: Aveiro

Curto estás na PTI?

por Rita_cd2001 » 2/5/2003 15:40

Olá Ulisses.

Curto estás na PTI?

Quando falas em curto estás a referir-te a quê?

Futuros?

Explica-me lá como se pode entrar curto na PTM?
Rita_cd2001
 

por Ulisses Pereira » 2/5/2003 14:56

Eu, apesar de acreditar que no curto prazo a PTM deverá retrair um pouco, não estou curto, nem tenciono estar. Porquê? Porque desde há uns meses para trás, tenho defendido a excelência do estado técnico da PTM em termos de médio/longo prazo e entrar curto em papéis com uma tendência ascendente já tão bem defenida é algo que contraria os meus princípios de "trading".

Um abraço e boa sorte!
Ulisses
"Acreditar é possuir antes de ter..."

Ulisses Pereira

Clickar para ver o disclaimer completo
Avatar do Utilizador
Administrador Fórum
 
Mensagens: 31013
Registado: 29/10/2002 4:04
Localização: Aveiro

ptm

por sol » 2/5/2003 14:51

Opiniões não passam disso mesmo.
Estou longo e bem longo neste título, e tenho registado tudo o que tem sido dito e defendido sobre o mesmo, a vida é muito complicada já todos sabemos, é normal falar-se em retracção quando estamos curtos, a dor é muito grande compreende-se perfeitamente, respeito, as retracções nem sempre se processam linearmente da mesma forma nem tão pouco quando se nos convém, por vezes determinado título vira do outro mundo, no caso presente ela vai respirando logo na subida, e quando assim é as coisas tornam-se complicadas para os curtos, não vou hipotecar a casa mas reforma da minha sobra já la canta.......
 
Mensagens: 869
Registado: 17/12/2002 10:41

re

por Info » 2/5/2003 14:16

na PTM.. neste momento começa a fazer sentido uma coisa do tipo:
"quando a fruta começa a amadurecer deve-se colher antes que apodreça, e não se consiga ter prazer em a saborear".

Neste momento estou com os tipos BPI (os resultados foram bons mas começa a ficar "madura demais":
"... adianta que reviu em alta as suas estimativas para a PTM, tendo subido as suas previsões para a margem EBITDA da TV Cabo, não tendo adiantado mais detalhes.

«A recente corrida no preço da PTM levou à alteração da nossa recomendação de «manter» para «reduzir» dado que não podemos suportar o actual preço de mercado através dos fundamentais ou através de uma análise relativa dos múltiplos», acrescenta"

Cump.
Info
 

Valorização da PTM

por paulo32 » 2/5/2003 14:07

Ola Ulisses

Obrigado pela tua pronta resposta ao meu pedido.
Eu tenho seguido o fórum desde o ano passado,mas raramente intervenho,penso que devo intervir quando tenho certezas ou devo dar uma dica para os participantes ganharem mais uns tostões.
De qualquer forma quanto escrevo alguma coisa geralmente é para me divertir.

Bom,mas não é por acaso que tenho um falcão no meu post.Se reparares o falcão é uma ave que sabe observar,sabe esperar pelo momento certo e sabe que os outros leitores e investidores no fórum estão demasiados distraídos com outras acções.
Sabe também que os outros têm medo de arriscar e não vendem o que têm em carteira para comprar mais risco.
É isso o que o faz único e o faz movimentar rapidamente.
Sabe onde está a fraqueza e o medo nos outros e usa-os a seu favor.
Bom o mundo é de falcões e de pombas...temos de saber optar e escolher o nosso lado.


Não vou comentar a tua AT porque sei que a fazes sob um ponto de vista racional,mas lembra-te que a bolsa também é irracional e quando esse aspecto vem ao de cima é bom que o aproveitemos a nosso favor.

Por isso pensa melhor em vender o teu triciclo de quatro rodas,pois a última valorização da PTM que tenho vai nos 5.62%.

:)
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 201
Registado: 25/4/2003 22:04
Localização: fghgj

por Ulisses Pereira » 2/5/2003 12:47

Aqui está o gráfico. Penso que não são comparáveis...

Um abraço,
Ulisses
Anexos
forum-pt.gif
forum-pt.gif (20.78 KiB) Visualizado 2538 vezes
"Acreditar é possuir antes de ter..."

Ulisses Pereira

Clickar para ver o disclaimer completo
Avatar do Utilizador
Administrador Fórum
 
Mensagens: 31013
Registado: 29/10/2002 4:04
Localização: Aveiro

PT

por luis lobo » 2/5/2003 12:42

ulisses e a pt nao faz esse fundo a mais de um ano tb ?
mostra la um grafico igual a ptm
luis lobo
 

por Ulisses Pereira » 2/5/2003 12:35

Olhe que alguém ainda leva a sério essa de vender a casa... ;)

O aspecto técnico continua excelente em termos de médio/longo prazo com uma longa base criada e a ruptura de diversas resistências importantes.

Em termos de curto prazo não venderia nem o meu triciclo para comprar PTM ( ;) ) pois o risco de uma retracção começa a ser demasiado grande para uma boa relação rentabilidade/risco numa possível entrada no papel.

Aqui ficam os gráficos que pediu.

Um abraço,
Ulisses
Anexos
forum-ptm1.gif
forum-ptm1.gif (19.89 KiB) Visualizado 2574 vezes
forum-ptm2.gif
forum-ptm2.gif (20.47 KiB) Visualizado 2576 vezes
forum-ptm3.gif
forum-ptm3.gif (17.55 KiB) Visualizado 2580 vezes
"Acreditar é possuir antes de ter..."

Ulisses Pereira

Clickar para ver o disclaimer completo
Avatar do Utilizador
Administrador Fórum
 
Mensagens: 31013
Registado: 29/10/2002 4:04
Localização: Aveiro

PTM-Gráfico

por paulo32 » 2/5/2003 12:25

Acabei de hipotecar a minha casa para comprar acçoes da PTM,por isso necessitava de um gráfico actualizado, para saber se vou viver para a rua ou para uma nova mansão.
Alguém ?

:?
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 201
Registado: 25/4/2003 22:04
Localização: fghgj


Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Ferreiratrade, Jonas74, OCTAMA, paul_invest, rg7803 e 176 visitantes