Caldeirão da Bolsa

Sondagem sobre o sentimento de mercado no Caldeirão

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Qual vai ser o desempenho da Bolsa portuguesa em 2008?

Vai descer mais de 10%
23
12%
Vai descer entre 0 e 10%
39
20%
Vai subir entre 0 e 10%
91
48%
Vai subir mais de 10%
38
20%

Total de votos : 191

por carrancho » 11/1/2008 18:10

cest Escreveu:Como é evidente vai subir entre 0 e 10%, se o crescimento economico do país vai ser na ordem dos 1,8 (mais coisa menos coisa) porque é que a bolsa não haveria de subir) e para além disso é preciso ver que no PSI20 pouco menos de meia duzia de titulos detem um peso enorme na bolsa, titulos esses que detem o monopólio nos sectores a que estão associados.

e...

Troca lá isso por miudos que não percebo nada disto. Então quer dizer que a bolsa valoriza ou desvaloriza consuante o crescimento económico do país? Assim podemos contar com uma valorização de +- 1,8%? E no ano passado, quanto foi a valorização do PSI20 vs crescimento económico? E nos anos anteriores?

Bem... 1,8% é pouco... vou então meter o dinheiro num DP que dá mais, chateio-me menos e não pago comissões.

Afinal isto é tudo muito evidente não vale a pena cá andar, e eu que não acreditava em certezas na bolsa, mas que as há, há!!!

Abraço,

Carrancho
Abraço,
Carrancho

Registado: 10/8/2006 19:44

por cest » 11/1/2008 17:38

Como é evidente vai subir entre 0 e 10%, se o crescimento economico do país vai ser na ordem dos 1,8 (mais coisa menos coisa) porque é que a bolsa não haveria de subir) e para além disso é preciso ver que no PSI20 pouco menos de meia duzia de titulos detem um peso enorme na bolsa, titulos esses que detem o monopólio nos sectores a que estão associados.

Registado: 29/11/2007 2:36

por marcolopes » 11/1/2008 16:25

Votei bastante pessimista. O bull dos ultimos anos, a subida exponencial de algumas acções, e a lateralização dos ultimos meses, em total indefinição, foram as minhas razões.

Acredito que o psi possa bater novamente nos 10.500, para ganhar novo fôlego. Prognósticos só depois do "rebound"...

Também não acredito numa entrada em BEAR market, como no período pós 2000. A subida desde 2003 foi consistente, mas é realmente necessária alguma correcção em títulos que foram extremamente beneficiados por alguma euforia...
Crise? Qual crise?

Registado: 20/11/2006 23:11

por kpt » 11/1/2008 14:10

A admitir que se trata de um momento de grande instabilidade e correcção e prevendo que o segundo semestre do próximo ano possa ser melhor mantenho a minha aposta: Subir entre 0 a 10%...

Mas fazer grandes previsões nesta altura não é nada fácil e o bear pode estar à porta...

Registado: 11/5/2007 23:19

por carrancho » 11/1/2008 14:05

Já agora...

Seria interessante ver como, em apenas um mês de diferença, anda agora o sentimento dos caldeireiros ( e caldeireiras ou levo já com a pintainha lagarta em cima :wink: ).

Duvido muito que o optimismo se mantenha e provávelmente não seriamos apenas 11 a votar em desvalorização superior a 10%.

Abraço,

Carrancho
Abraço,
Carrancho

por mlra » 11/1/2008 14:01

Na minha opinião subirá entre 0 a 10%.

Espero eu de que... :lol:

Cumps

Registado: 24/12/2007 12:02

por carrancho » 11/1/2008 13:47

carrancho Escreveu:Tenho que dizer o que votei? :twisted:

Bem, como estou apostado num fim próximo do Bull (no máximo lá para Abril 2008), e como acho que ainda só apareceu uma barata (subprime, onde há uma barata...), votei em mais de 10% de desvalorização.

Como já referi várias vezes no caldeirão eu só cá sei andar Bull e estes meus receios explicam porque apenas estou investido em 2 titulos considerados defensivos (BRISA e REN). Bem, também tenho as Martifer mas essas nem contam é tipo colecção e é uma posição muito pequena. De qualquer forma, no curtissimo prazo, não vou remar contra a maré e tenciono ainda fazer várias incursões aproveitando o resto do Bull mas numa optica de médio/longo prazo só mesmo essas duas que referi. Obviamente não coloco de parte estar errado, mas que estou muito receoso lá isso estou!

Abraço,

Carrancho

Índices
Índice Valor Var. Var.Ano
PSI20 12,077 -2.04% -7.24%
CAC40 5,355 -0.84% -4.61%
DAX Xetra 7,706 -0.09% -4.48%
NASDAQ 2,489 0.56% -6.17%
S&P 500 1,420 0.79% -3.27%

Não esperava é que no dia 11 do 1º mês já estivesse tão próximo do objectivo :twisted:

Venham de lá os ursos, crashs, fim do Bull, desespero... quanto mais rápido isto for ao fundo mais rápido eu regresso junto com o Bull! (a não ser que uma alma caridosa me queira ajudar/ensinar a entrar curto).

I`LL BE BACK!!!!
Anexos
I`ll be back.jpg
I`ll be back.jpg (29.92 KiB) Visualizado 1762 vezes
Abraço,
Carrancho

por joao castelo branco » 13/12/2007 23:28

Sem saber porque e com base na aquilo que leio,2008 não vai ser simpatico,no entanto voto numa subida até 10%.As materias primas e produtos agricolas poderam marcar presença forte,não?
Um abraço
A felicidade é eterna enquanto dura.

Registado: 22/1/2007 12:29

por valves » 13/12/2007 23:12

olá eu também votei, o ciclo económico Portugues não é igual ao americano, estamos muito longe dos maximos nominais de 2000 que são os 15000 pts.

Nota - Reparem se eu pensar que há 10 anos 200 escudos ou 1 euro como preferirem valiam substancialmente mais que 1 euro ou 200 escudos hoje quer pelo efeito de depreciação monetária mas sobretudo pelo efeito de capitalização constatamos que os preços não cobrem sequer a inflacção do período e há que acrescentar ainda juros e premios de risco que historicamente tem sido pagos a um premio de risco 3% excluindo dividendos ...

cumpts
Editado pela última vez por valves em 13/12/2007 23:58, num total de 1 vez.
Aqui no Caldeirão no Longo Prazo estamos todos ricos ... no longuissimo prazo os nossos filhos estarão ainda mais ricos ...

Registado: 17/4/2004 15:36

por kpt » 13/12/2007 22:25

acintra Escreveu:Será que este research não influençiou a decisão de votação na sondagem?

Eu acho que para 2008, cai de 0 a 10%, porque vai sair muitas más noticias nos resultados do exercicio de 2007 e como a inflação sobe os bancos centrais vão ficar de´pés e mãos atados.

Em 2008
BPI prevê sexto ano consecutivo de ganhos acima de 10% na bolsa portuguesa
O próximo ano deverá voltar a ser de ganhos na Euronext Lisbon, de acordo com as estimativas do BPI, que antecipa uma valorização de 13% do PSI-20, em 2008, incluindo os dividendos esperados. As melhores acções nacionais para investir são o BES, a Portugal Telecom, a Brisa, a Cimpor, a Mota-Engil e a Sonae Indústria.

--------------------------------------------------------------------------------

Maria João Soares
mjsoares@mediafin.pt

O próximo ano deverá voltar a ser de ganhos na Euronext Lisbon, de acordo com as estimativas do BPI, que antecipa uma valorização de 13% do PSI-20, em 2008, incluindo os dividendos esperados.

Se se confirmarem as previsões, será o sexto ano consecutivo que o índice português valoriza mais de 10%. As melhores acções nacionais para investir são o BES, a Portugal Telecom, a Brisa, a Cimpor, a Mota-Engil e a Sonae Indústria.

A casa de investimento refere que a estratégia de investimento em 2008 passa por seleccionar criteriosamente as empresas mais atractivas em detrimento de uma exposição a todo o mercado. E destaca como factores de escolha empresas que tenham elevada visibilidade de resultados, avaliações atractivas, exposição internacional com enfoque na América Latina, atractiva remuneração dos accionistas e que beneficiem de movimentos de consolidação.

"Um ano de desafios" é como o BPI descreve o que espera de 2008. As incertezas que afectam as economias, relacionadas sobretudo com a crise de liquidez que marcou a segunda metade deste ano, podem prejudicar a performance bolsista. Por isso, o BPI recomenda uma abordagem prudente e a monitorização atenta dos riscos - abrandamento económico mais severo do que o previsto, prolongamento da actual crise do mercado de crédito, confiança dos investidores e desvalorização do dólar. Esta é aliás, a principal ameaça que paira sobre Portugal uma vez que o seu elevado nível de abertura torna a economia muito vulnerável ao crescimento mundial, particularmente a abrandamentos superiores ao esperado na Espanha, Alemanha e França.

Banca e telecomunicações com mais peso na carteira

O BPI recomenda aumentar a exposição ("overweight") aos sectores da banca e das telecomunicações. A casa de investimento reconhece que a recomendação para a banca é "arriscada e controversa, dadas as incertezas que atingiram as economias mundiais e os mercados financeiros". No entanto, acredita que vai haver uma alteração gradual do sentimento do mercado assumindo que o cenário macro económico e a crise de liquidez se vão clarificar. Neste sector, o BES é eleito a empresa favorita na Península Ibérica.

Em relação às telecomunicações, o BPI elege a Portugal Telecom a favorita ibérica e recomenda também comprar Sonaecom.

Para o sector das "utilities", a recomendação é de "underweight" por considerar que as fusões e aquisições em 2007 e a euforia das renováveis esgotaram a maior parte do valor fundamental das empresas. O sector de media recebe a mesma recomendação porque "deverá continuar a ser afectado pelo enfraquecimento do crescimento económico". O BPI recomenda vender Media Capital e manter Cofina e Impresa. Em relação ao sector de infra-estruturas, a Mota-Engil, a Brisa e a Cimpor estão entre as empresas favoritas, enquanto a Teixeira Duarte recebe a recomendação de "reduzir".

Por acaso dei a minha opinião sem ter conhecimento de tal reserach...

por Brokas Desinvest » 13/12/2007 22:12

carrancho Escreveu:
Elias Escreveu:
Brokas Desinvest Escreveu:Subir entre 0 e 10%
Já agora, fizeram esta sondagem ano passado? Seria interessante de rever

Eh pá há uns dois anos houve um dos administradores (que não vou nomear, porque era chato para o Ulisses :mrgreen: ) que pôs uma sondagem destas sobre qual seria o desempenho do S&P nos 12 meses seguintes.

O problema é que ninguém se lembrou de ir buscar a sondagem quando passaram os 12 meses (faço aqui o mea culpa porque também me esqueci e - o que é mais grave - tinha prometido a mim próprio que não me ia esquecer :roll: ).

1 abraço,
Elias

Elias,

Mas o interesse destas sondagens não é ver quem tem razão e quem está errado... o que interessa mesmo é saber o sentimento dos investidores nesse momento! :wink:

Abraço,

Carrancho

É óbvio que para mim não interessa nada saber quem está certo ou errado mas sim aferir do sentimento dos investidores há um ano atrás. Se estavam mais ou menos optimistas que agora, se acreditavam em subidas superiorres a 10% etc...

Brokas
Brokas

Registado: 29/11/2007 2:20

por acintra » 13/12/2007 21:54

Será que este research não influençiou a decisão de votação na sondagem?

Eu acho que para 2008, cai de 0 a 10%, porque vai sair muitas más noticias nos resultados do exercicio de 2007 e como a inflação sobe os bancos centrais vão ficar de´pés e mãos atados.

Em 2008
BPI prevê sexto ano consecutivo de ganhos acima de 10% na bolsa portuguesa
O próximo ano deverá voltar a ser de ganhos na Euronext Lisbon, de acordo com as estimativas do BPI, que antecipa uma valorização de 13% do PSI-20, em 2008, incluindo os dividendos esperados. As melhores acções nacionais para investir são o BES, a Portugal Telecom, a Brisa, a Cimpor, a Mota-Engil e a Sonae Indústria.

--------------------------------------------------------------------------------

Maria João Soares
mjsoares@mediafin.pt

O próximo ano deverá voltar a ser de ganhos na Euronext Lisbon, de acordo com as estimativas do BPI, que antecipa uma valorização de 13% do PSI-20, em 2008, incluindo os dividendos esperados.

Se se confirmarem as previsões, será o sexto ano consecutivo que o índice português valoriza mais de 10%. As melhores acções nacionais para investir são o BES, a Portugal Telecom, a Brisa, a Cimpor, a Mota-Engil e a Sonae Indústria.

A casa de investimento refere que a estratégia de investimento em 2008 passa por seleccionar criteriosamente as empresas mais atractivas em detrimento de uma exposição a todo o mercado. E destaca como factores de escolha empresas que tenham elevada visibilidade de resultados, avaliações atractivas, exposição internacional com enfoque na América Latina, atractiva remuneração dos accionistas e que beneficiem de movimentos de consolidação.

"Um ano de desafios" é como o BPI descreve o que espera de 2008. As incertezas que afectam as economias, relacionadas sobretudo com a crise de liquidez que marcou a segunda metade deste ano, podem prejudicar a performance bolsista. Por isso, o BPI recomenda uma abordagem prudente e a monitorização atenta dos riscos - abrandamento económico mais severo do que o previsto, prolongamento da actual crise do mercado de crédito, confiança dos investidores e desvalorização do dólar. Esta é aliás, a principal ameaça que paira sobre Portugal uma vez que o seu elevado nível de abertura torna a economia muito vulnerável ao crescimento mundial, particularmente a abrandamentos superiores ao esperado na Espanha, Alemanha e França.

Banca e telecomunicações com mais peso na carteira

O BPI recomenda aumentar a exposição ("overweight") aos sectores da banca e das telecomunicações. A casa de investimento reconhece que a recomendação para a banca é "arriscada e controversa, dadas as incertezas que atingiram as economias mundiais e os mercados financeiros". No entanto, acredita que vai haver uma alteração gradual do sentimento do mercado assumindo que o cenário macro económico e a crise de liquidez se vão clarificar. Neste sector, o BES é eleito a empresa favorita na Península Ibérica.

Em relação às telecomunicações, o BPI elege a Portugal Telecom a favorita ibérica e recomenda também comprar Sonaecom.

Para o sector das "utilities", a recomendação é de "underweight" por considerar que as fusões e aquisições em 2007 e a euforia das renováveis esgotaram a maior parte do valor fundamental das empresas. O sector de media recebe a mesma recomendação porque "deverá continuar a ser afectado pelo enfraquecimento do crescimento económico". O BPI recomenda vender Media Capital e manter Cofina e Impresa. Em relação ao sector de infra-estruturas, a Mota-Engil, a Brisa e a Cimpor estão entre as empresas favoritas, enquanto a Teixeira Duarte recebe a recomendação de "reduzir".
Editado pela última vez por acintra em 13/12/2007 22:17, num total de 1 vez.
Um abraço e bons negócios.

Artur Cintra

Registado: 17/7/2006 16:09

por Cali » 13/12/2007 21:38

ya! Up 0 a 10! 8-)
------------------------------------------------
* Trilogia de Cali-nadas *

- "Não deixe para amanhã o que pode perder hoje!"
- "Quem tem medo, compra um certificado de aforro."
- "Mais vale ser um trader idiota bem sucedido, do que um investidor genial falido"

Registado: 9/12/2002 13:40

por MarcoAntonio » 13/12/2007 21:28

Eu acredito que o mercado vá voltar às subidas (leia-se, fazer novos máximos).

Estou mais a pensar nos mercados e índices em geral mas votei na subida de zero a 10% que é a que se aproxima mais da minha opinião e leitura dos mercados.
Imagem

FLOP - Fundamental Laws Of Profit

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Administrador Fórum

Registado: 4/11/2002 22:16

optimista

por pinhal » 13/12/2007 21:26

vai subir de 0 a 10%

Registado: 5/7/2007 18:13

por lutav » 13/12/2007 21:04

Touro Escreveu:A minha sugestão não era para a Bolsa portuguesa. :mrgreen:

é oficial: era MESMO birra!! :mrgreen:

(a razao do meu voto, é cada vez mais forte! Obrigadoooo!!)

:lol:

Registado: 22/9/2006 22:36

por Touro » 13/12/2007 20:33

A minha sugestão não era para a Bolsa portuguesa. :mrgreen:
Cumprimentos,
Touro

Registado: 5/11/2002 14:09

por canito_74 » 13/12/2007 20:30

Ainda acredito numa numa subida media anual até aos 10% mas com muita volatilidade á mistura.

Registado: 8/11/2007 10:23

por Ulisses Pereira » 13/12/2007 20:24

Touro, aceitei a tua sugestão e agora fazes birra?

:roll:

Um abraço,
Ulisses
"Acreditar é possuir antes de ter..."

Ulisses Pereira

Clickar para ver o disclaimer completo
Administrador Fórum

Registado: 29/10/2002 4:04

por Jacsilva » 13/12/2007 20:23

voto na subida entre 0 e 10% ,pois quanto a mim continuamos em bull e se o $ recuperar um pouco pode subir mais.
Bons investimentos
JacSilva

Registado: 3/7/2004 23:14

por Touro » 13/12/2007 20:23

Faço birra e não voto, porque há uns dias atrás sugeri esta votação e só o companheiro Marcohvm é que me ligou, mas infelizmente não tinha os poderes supremos para implementar a votação.:(

Está aqui o link
Cumprimentos,
Touro

Registado: 5/11/2002 14:09

por carrancho » 13/12/2007 20:22

Elias Escreveu:

Eh pá há uns dois anos houve um dos administradores (que não vou nomear, porque era chato para o Ulisses :mrgreen: ) que pôs uma sondagem destas sobre qual seria o desempenho do S&P nos 12 meses seguintes.

O problema é que ninguém se lembrou de ir buscar a sondagem quando passaram os 12 meses (faço aqui o mea culpa porque também me esqueci e - o que é mais grave - tinha prometido a mim próprio que não me ia esquecer :roll: ).

1 abraço,
Elias

Elias,

Mas o interesse destas sondagens não é ver quem tem razão e quem está errado... o que interessa mesmo é saber o sentimento dos investidores nesse momento! :wink:

Abraço,

Carrancho

PS- interessante era sabermos também qual o sentimento desse administrador que coloca a votação, ou ele fica em vantagem pois sabe o nosso e nós não sabemos o dele :twisted: :twisted: :twisted:
Abraço,
Carrancho

por pinto80 » 13/12/2007 19:54

Votei +de 10% porque acredito que ainda não vai ser desta que vamos entrar em bear.

As minhas estrelas da companhia para 2008 são Galp, Sonae SGPS, Soporcel e, ainda que com pouca expressão, Martinfer.

Registado: 5/12/2007 22:29

por Elias » 13/12/2007 19:54

1 abraço,
Elias

Registado: 5/11/2002 12:21

por kpt » 13/12/2007 19:48

Com tanta incerteza, volatilidade e sensibilidade a qualquer noticia que sai, é muito difícil prever esta situação. Ainda assim voltei em subir 0-10% e passo a explicar porquê:

- Todos os ganhos que o BCP teve desde o inicio do ano estão praticamente anulados. Sendo expectável que a situação interna do BCP se resolva no próximo ano, é também expectável que a sua cotação suba consideravelmente fazendo com que o PSI suba dado o seu peso.

- Penso que a EDP e GALP poderão ter ainda potencial, e sendo estes outros pesos pesados do nosso índice acredito que o manterão no verde no final do próximo ano.

Tudo isto pode ir por água abaixo caso os índices chineses/asiáticos estoirem ou caso haja mais uns turbilhões do género "sub-prime" ou ainda, caso os EUA entrem efectivamente em recessão.

PS: referi-me concretamente à nossa praça, mas a análise para as restantes a nível geral será de ligeira subida também.
Editado pela última vez por kpt em 13/12/2007 21:51, num total de 1 vez.

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: aaugustob69, Ferreiratrade, Google [Bot], Google Adsense [Bot], latbal, malakas, Masterchief, Mavericks7, mjcsreis, OCTAMA, PAULOJOAO, Phil2014, PXYC, Shift72, Shimazaki_2, trilhos2006, VALHALLA, yggy, zulu404 e 87 visitantes