Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Discos Pedidos - 3ª Edição (BCP e Son. Ind,)

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por nunofaustino » 12/12/2007 14:03

Oi Ulisses...

Ulisses Pereira Escreveu:Em relação à AAPL, a minha grande dúvida prende-se na tua definição do suporte (antiga resistência). Por que o colocas ali na zona dos 189 dólares e não ali nos 192 dólares correspondente ao anterior máximo?

Porque quando coloquei a linha no gráfico, não reparei que ela ficou como se tivesse sido inserida na escala da esquerda (do indicador verde) e não na escala da direita (das cotações). Por isso qdo fiz zoom, ela moveu-se para outro ponto aleatório no gráfico. Essa linha foi colocada nos 195,66, o máximo da AAPL nos 195.66 e a única resistência no gráfico da AAPL. Como suporte, eu considero como primeiro suporte os 177. Os 192 seriam facilmente atingidos por movimentações intraday da AAPL, pelo que n considero como suporte...

Um abr
Nuno
Pluricanal... não obrigado. Serviço péssimo e enganador!!!

Registado: 5/11/2002 5:10

por Ulisses Pereira » 12/12/2007 13:44

Interessantes análises, Nuno. Em relação à análise à RIMM, concordo plenamente.

Em relação à AAPL, a minha grande dúvida prende-se na tua definição do suporte (antiga resistência). Por que o colocas ali na zona dos 189 dólares e não ali nos 192 dólares correspondente ao anterior máximo?

De qualquer das formas, como estamos a falar de zonas (e não de pontos isolados), não andamos muito longe um do outro :) No entanto, quanto mais alto considerarmos essa linha, maior é a nossa probabilidade de considerarmos que a acção ainda não quebrou essa antiga resistência, pelo que entradas longas só deverão ser consideradas após uma ruptura consistente desses máximos.

Um abraço,
Ulisses
"Acreditar é possuir antes de ter..."

Ulisses Pereira

Clickar para ver o disclaimer completo
Administrador Fórum

Registado: 29/10/2002 4:04

por nunofaustino » 12/12/2007 1:31

Já que mais ninguém escolheu a RIMM ou a AAPL vou eu fazer a análise e pedir para comentarem (Ulisses e Cia... comentem os Eschers - gosto mais do que Picasso) :)

Deixo o desafio aos que n tiveram os seus pedidos satisfeitos para fazerem as suas próprias análises...

RIMM
Têm sido um dos motores do NDX... penso que é um dos 5 pesos pesados do índice, pelo que é importante fazer a sua análise. Em particular porque neste momento está num ponto importantíssimo... a zona dos 100usd (o suporte está nos 96.8USD, mais precisamente). Este é o primeiro desafio ao bull market da RIMM que num ano passou dos 20USD para os 120. Caso quebre este suporte, o próximo suporte encontra-se na zona dos 86USD, ou seja, cerca de 10% abaixo do valor actual.

O meu sistema indica que, apesar de se ter iniciado um novo ciclo descendente no passado dia 3 (linha verde escuro na janelinha de cima), o melhor é estar de fora (linha verde clara no gráfico das cotações está a 0) à espera de novos desenvolvimentos. Mas para quem acredita que o bull está para ficar, a RIMM está num ponto excelente de entrada... eu fico de fora.

AAPL

A AAPL é o motor deste bull market no NDX... é o peso pesado que tem arrastado o índice nos últimos movimentos efectuados... só para term uma ideia, a queda da AAPL hoje foi responsável por uma queda de 8.2 pontos no NDX. A seguir a queda da GOOG contribuiu com -3.25 pontos e a RIMM com -3 (só depois vêm a MSFT com -2.54).

Desde Agosto do ano passado que a AAPL passou dos 50 para os quase 200USD, sendo que em Abril de 2003 estava a cotar a pouco mais de 6USD... o que cento e poucos milhões de Ipods vendidos não fazem à cotação de uma empresa "ignorada" pela maioria dos utilizadores de computadores...

Neste momento a AAPL encontra-se junto ao seu máximo histórico, pelo que todos os indicadores têm de estar positivos aconselhando a compra da AAPL. Mesmo nesta última correcção, a AAPL não chegou lower lows, o que é um sinal muito positivo. Relativamente a bons pontos de entrada, a zona dos 177USD parece-me uma boa opção. O meu sistema deu sinal de compra pela última vez no passado dia 29, muito perto desses valores, pelo que espero que não seja possível comprar AAPL a esses valores nos próximos tempos :).

Um abr
Nuno
Anexos
aapl.PNG
aapl.PNG (43.73 KiB) Visualizado 4263 vezes
rimm.PNG
rimm.PNG (40.69 KiB) Visualizado 4264 vezes
Pluricanal... não obrigado. Serviço péssimo e enganador!!!

Registado: 5/11/2002 5:10

por scpnuno » 11/12/2007 23:52

Bolas!!! Eu preciso de ir dormir....

O JMM ( O JM Matias) vai demorar muito a entregar as calças? é que desde que ele prometeu, já os mercados caíram 2% e a FED passou uma rasteira a meio mundo....e eu espero...e desespero...

bahhhh

Ulisses, não faças mais analises!
Esta é a vantagem da ambição:
Podes não chegar á Lua
Mas tiraste os pés do chão...

Registado: 6/11/2004 17:26

por carlosfdalmeida » 11/12/2007 23:40

MUI bien! :clap: :clap: :clap: :clap: :clap: :clap: :clap: :clap: :clap: :clap: :clap: :clap:

Registado: 29/11/2007 2:30

por jeso » 11/12/2007 20:03

:clap: :clap:
Obrigado Ulisses.
:clap: :clap:

Registado: 24/6/2006 12:52

por enologo » 11/12/2007 19:43

Ulisses, obrigado pela análise à Sonae Industria!
Um copo de vinho por dia, nem sabe o bem que lhe fazia!!

Registado: 1/11/2006 11:28

por Ulisses Pereira » 11/12/2007 19:40

Por vezes, sucede. O mais provável é ter sido uma ruptura consistente mas nunca devemos fechar as portas, nem encararmos isto de uma forma dogmática e inflexível. Creio, aliás, que esse é um dos grandes erros de muitos investidores.

Um abraço,
Ulisses

Ulisses Pereira

Administrador Fórum

por Adam hedge » 11/12/2007 19:37

boa noite.

caro Ulisses, então a quebra da linha com um roupimento superior a 3%(acho que é a margem da analise tecnica para mudança de tendência)ainda podemos falar de um falso breakout?

abraço

JM.matias

Registado: 21/2/2007 18:24

por Ulisses Pereira » 11/12/2007 18:24

estavas errado, mibusiness ;) A próxima edição será, concerteza, antes da decisão da FED mas será muito curtinha :)

Carrancho, a questão é saber se estamos perante uma verdadeira ruptura da LT ou um falso "break out". É por isso que devemos manter este cenário em aberto durante mais algum tempo...

Um abraço,
Ulisses

Ulisses Pereira

Administrador Fórum

por carrancho » 11/12/2007 18:19

Ou seja, há sinais muito preocupantes de que o “Bull Market” da Sonae Indústria possa ter chegado ao seu fim. E quem está de fora da acção e pensa entrar no papel, aconselho a só o fazer em caso de recuperação do território acima da LT ascendente de longo prazo.

Ulisses,

Mas essa LTA não deixa de fazer sentido depois de ter sido confirmada a sua quebra?

Abraço,

Carrancho
Abraço,
Carrancho

Registado: 10/8/2006 19:44

por mibusiness » 11/12/2007 18:07

Pensava que a soni tinha entrado em bolsa em 2005 depois do spin off da sonae. afinal estava errado!? boa analise Ulisses, agora é possivel um movimeto até à LTA para ver se tem força para passar ou não? já agora a que horas é a proxima ediçao? a ver se chego a tempo do pedido :)

abraço

Registado: 29/11/2007 10:31

por Onelife » 11/12/2007 17:17

Obrigado Ulisses. Fantástica análise, mesmo da empresa que estava a ponderar entrar.

Parabéns pelo forúm absolutamente fantástico e pela qualidade das análises

Registado: 16/8/2007 14:49

por Auditor » 11/12/2007 16:36

Excelente análise ;)
Obg Ulisses

Registado: 28/6/2007 13:25

por Ulisses Pereira » 11/12/2007 16:32

Corria o ano de 2003 e a Sonae Indústria parecia condenada ao esquecimento. Depois de ter caído cerca de 90% desde o seu máximo histórico estabelecido em 1998, a Sonae Indústria arrastou-se durante um num movimento lateral, sem que praticamente ninguém a discutisse ou comentasse nos fóruns de Bolsa. “Morreu”, terão pensado alguns investidores. Puro engano. Estava a formar a base que serviria de rampa de lançamento para um fantástico “Bull Market” que a levou a atingir quase 350% de valorização.

Em termos de longo prazo, o “Bull Market” levou uma forte machadada quando, no mês passado, foi quebrada a Linha de Tendência ascendente de Longo Prazo que vinha suportando este “Bull Market”. Poderá ter sido uma falsa quebra? Só o tempo nos dirá. Mas a verdade é que os touros perderam o controlo da situação e enquanto não recuperarem o território acima daquela LT, entramos em território urso.

Em termos de curto e médio prazo, a tendência é claramente descendente e a situação apenas se alterará caso a acção consiga quebrar a resistência dos 8,2, antigo bastião dos touros.

Ou seja, há sinais muito preocupantes de que o “Bull Market” da Sonae Indústria possa ter chegado ao seu fim. E quem está de fora da acção e pensa entrar no papel, aconselho a só o fazer em caso de recuperação do território acima da LT ascendente de longo prazo.

Um abraço,
Ulisses
Anexos
forum-soi1.GIF
forum-soi1.GIF (23.22 KiB) Visualizado 4891 vezes
forum-soi2.GIF
forum-soi2.GIF (31.08 KiB) Visualizado 4892 vezes
forum-soi3.GIF
forum-soi3.GIF (26.55 KiB) Visualizado 4889 vezes

Ulisses Pereira

Administrador Fórum

por scpnuno » 11/12/2007 16:27

Ulisses Pereira Escreveu:Oops.. :roll: Fui à minha BD antiga, Oh Diabo... Apaguei a análise e vou reformulá-la face à actualização. Uma análise de há 6 meses atrás acho que não faz muito sentido :)

Um abraço e obrigado a todos pela correcção,
Ulisses

:shock:

Diacho!! Esta fez-me lembrar aquela história antiga do "vai ser tão bom, não foi?" (lá vem a bolinha)! Confesso que nem a vi!!

Mas, Ulisses, antes de vires para aí com a bolinha, repara que no post anterior ao teu já há um colega pronto a tirar as calças em troca da analise (ele acha que é uma proposta tentadora????)

Pronto, a gente espera. Temos tempo. Entretanto, se passarem 6 meses esta também fica desactualizada...já agora, uma pergunta tecnica:

Quando te referes a BD antiga, o que é que usas? Asterix? Lucky Luke? Marsupilami? Eu sou fã incondicional de BD das antigas...

Beijocas
Esta é a vantagem da ambição:
Podes não chegar á Lua
Mas tiraste os pés do chão...

Registado: 6/11/2004 17:26

por Ulisses Pereira » 11/12/2007 15:49

Oops.. :roll: Fui à minha BD antiga, Oh Diabo... Apaguei a análise e vou reformulá-la face à actualização. Uma análise de há 6 meses atrás acho que não faz muito sentido :)

Um abraço e obrigado a todos pela correcção,
Ulisses

Ulisses Pereira

Administrador Fórum

por Adam hedge » 11/12/2007 15:48

bem ia jurar pelas mnh calças que já tinha visto aqui a analise,ou sou eu... :-k :wall: :-#

JM:matias

por iurp » 11/12/2007 15:48

Ulisses,

Deve haver aqui um engano relativamente à Soni.

Abraço

Registado: 23/1/2006 23:54

por Adam hedge » 11/12/2007 15:46

boa tarde...

então a sonae I. está a cotar neste momento a 7.50euros,portanto já quebrou o suporte dos 8.a5 :-k

abraço

JM.matias

por Ulisses Pereira » 11/12/2007 15:24

BCP

A história do BCP em Bolsa confunde-se com a história do mercado das últimas duas décadas da Bolsa portuguesa. A dimensão que este grupo atingiu no mercado, a liquidez que garantia ao mercado, a presença em momentos cruciais do nosso mercado, fizeram com que este passasse a ser um dos símbolos da praça portuguesa.

Naturalmente que isso foi cativando os pequenos investidores para a acção mas a política do banco de conceder benefícios (além de empréstimos) aos clientes que sejam accionistas do Banco – uma política altamente controversa – fez com que as acções do BCP fossem das mais detidas pelos portugueses.

O gráfico de longo prazo mostra o sucesso do BCP em Bolsa, mas mostra também bem crises da Bolsa portuguesa e da própria instituição. A tendência de longo prazo continua ascendente, mas a acção não se encontra muito longe da sua Linha de Tendência ascendente de Longo Prazo que marca a fronteira entre o “Bull” e o “Bear Market”. Será esta linha que os touros têm que defender com unhas e dentes se não quiserem ver o seu reinado dos últimos anos chegar ao fim.

Em termos de curto prazo, a acção encontra-se sobre a sua forte zona de suporte entre os 2,77 e os 2,93 euros. Acredito que poderemos assistir a um ressalto do papel nesta zona. Mas confesso que eu não entrarei nesse ressalto.

Não creio que o Banco tenha ainda resolvido por completo os seus problemas internos e a banca internacional tem mostrado uma fraqueza assinalável. Saudades do tempo em que quando se ouvia falar em BCP a primeira palavra que nos vinha à cabeça era: Credibilidade.

Um abraço,
Ulisses
Anexos
forum-bcp1.GIF
forum-bcp1.GIF (25.51 KiB) Visualizado 5238 vezes
forum-bcp2.GIF
forum-bcp2.GIF (17.9 KiB) Visualizado 5241 vezes
forum-bcp3.GIF
forum-bcp3.GIF (21.11 KiB) Visualizado 5233 vezes

Ulisses Pereira

Administrador Fórum

por Paionense » 11/12/2007 15:00

Pedia uma análise à GALP

Na minha opinião, devem ser topicos independentes com a identificação do titulo analisado no titulo do post, como na 2ª edição.

Abraço
JP

Registado: 28/6/2007 16:26

por Ulisses Pereira » 11/12/2007 14:58

Votação encerrada. BCP e ~Sonae Indústria com 5 votos foram as mais votadas e serão as analisadas.

Hoje, ainda deverei fazer outra edição extra dos "Discos Pedidos", desta vez com as análises a serem feitas tendo em conta os primeiros pedidos.

Até já.

Um abraço,
Ulisses

Ulisses Pereira

Administrador Fórum

por nunomgsantos » 11/12/2007 14:52

SonIndustria

P.S.: uma solicitação: manter sempre o mesmo tópico (caso seja possível)

Registado: 19/1/2006 13:39

por tiagopt2 » 11/12/2007 14:51

Portucel por favor

Registado: 24/11/2007 23:02

Próximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 158 visitantes