Caldeirão da Bolsa

O domínio dos touros no PSI

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por kpt » 17/12/2007 4:17

E que tal olhar para os fundamentais das empresas do nosso mercado, tentar perceber se estão realmente sobrevalorizadas e se as suas perspectivas futuras são boas ou más? Não é isto que na realidade deverá interessar?

O estar "esticado" ou menos "esticado" já é fruto da nossa mente e se analisarmos o mercado apenas de forma racional iremos ver que se calhar todas estas analisadas se estão a precipitar bastante.

Será que estas empresas e a economia portuguesa vão entrar em recessão nos próximos anos? As estimativas são bem ao contrário, crescimento... Talvez devêssemos deixar analises técnicas e psicológicas para prever uma situação bastante alongada, tal como a tendência futura(anos) do nosso índice...

Poderá haver muito ruído pelo meio mas se estas empresas não mostrarem em termos reais grandes fraquezas nos próximos tempos não percebo qual a razão do bear...

Por sua vez, do ponto de vista técnico e psicológico(realização de mais valias de longo prazo, ambiente hostil nos mercados) já poderemos falar que o bear se avizinha mas poderá ser apenas ruído(lateralização e enorme volatilidade) fruto do sentimento de instabilidade que dominam os mercados mundiais actualmente... Ninguém nos garante que assim que o pó do sub prime acalmar isto não volte ao BULL. Será sensato esperar e perceber qual o verdadeiro impacto da crise e se na realidade a operacionalidade das nossas empresas principalmente, está ou não destinada a diminuições de rentabilidade.

PS: Não esquecer que a maioria dos títulos da nossa praça já desvalorizou bastante, não acham que um bear market de 30/50% para algumas empresas não foi suficiente? Sejamos realistas... vejam nos últimos bear markets quanto é que foram as perdas e em quanto tempo essas perdas se realizaram...

Registado: 11/5/2007 23:19

por gato_vadio » 17/12/2007 3:40

Não percebo muito de analise tecnica, mas acho que podemos analisar a situação com um pouco de senso comum.

Tudo aquilo que sobe acaba por caír.
Os touros têm dominado nos ultimos anos, o crescimento foi bastante sustentado, mas a verdade é que chegou a altura do bear acordar.

É impossivel sustentar o touro por muito mais tempo, e face aos indicadores economicos mundiais, não estou a ver forma de isto crescer por muito mais tempo.

Para existir maior crescimento tem que haver suporte ao nivel das empresas e suporte ao nivel dos indicadores economicos mundiais, não estou a ver nenhum indicador nem nenhum noticia que sustente isto por muito mais tempo.

Registado: 15/10/2007 23:22

Acerca do PSI-20

por WolfTrader » 16/12/2007 19:28

Boa noite,

Apesar de eu ser BULL de nascença :wink: , também sei ver que o PSI já não está bull...aliás os gráficos do MA só podem ser desenhados, porque empresas com a GALP, a JMT e a EDP têm valorizado muito estes ultimos tempos. Mas se olhar-mos com atenção para os fundamentais e previsível evolução dos stocks: EDP, BCP, SONI, SEMAPA, PTI, PT, entre outros, nao preveijo nadinha de bom...Acho que vamos entrar em recessão dentro de alguns meses, ampliada pela crise internacional e empresas que têm os seus negócios apenas firmados em Portugal devem sofrem quedas :!:

Por enquanto fico de fora do PSI

Abraço

WolfTrader

Registado: 9/12/2007 21:07

por Laaz Rockit » 16/12/2007 18:52

Evolução dos títulos do PSI20 e alguns do Geral, desde o dia 01-08-2007 até á passada sexta-feira, dia 14-12-2007.

Um abraço.
Anexos
PSI20.PNG
PSI20.PNG (92.31 KiB) Visualizado 2090 vezes
O cérebro tem uma capacidade tão grande que hoje em dia, praticamente, toda a gente tem um.

Registado: 30/11/2007 21:12

por DOW » 14/12/2007 14:40

artista Escreveu:Acho que não é isto bem o que querias dizer Dow, ou pelo menos não se percebe muito bem o sentido do que transcrevi... o gráfico do psi é mto influenciado por esses 4 títulos mas não se confunde com nenhum deles, sobretudo com o do BCP e Galp o primeiro está muito mais bear o segundo muito mais bull!!!

Um abraço

Sim expressei-me mal, queria dizer que estes titulos sozinhos praticamente fazem o indice (esqueci-me da PT :P ). O BCP parece ter já entrado no clube dos Bears mas a Galp está a segurar a carruagem...

Registado: 29/12/2005 1:10

por curvedair » 14/12/2007 14:38

DOW Escreveu:É preciso não esquecer tambem que o ano passado entrou para o indice a GALP que neste momento é o 2º peso pesado do indice e está com um desempenho extraordinário... seria interessante saber onde poderia estar o indice sem a Galp... :roll:

Por isso é que o PSI20 é constituído pelas vinte empresas que têm o melhor desempenho e não é constituído pelas empresas que não têm tão bom desempenho ou que porventura não existem.

Retirar alguma dessas empresas é alterar o PSI, logo deixa de haver termo de comparação. Comparar sempre maçãs com maçãs.

Registado: 19/4/2007 0:49

por artista_ » 14/12/2007 14:33

DOW Escreveu:O grafico do PSI confunde-se um pouco com os gráficos da EDP, Galp, BCP porque muitos titulos do indice estão com uma tendência claramente Bear...

Acho que não é isto bem o que querias dizer Dow, ou pelo menos não se percebe muito bem o sentido do que transcrevi... o gráfico do psi é mto influenciado por esses 4 títulos mas não se confunde com nenhum deles, sobretudo com o do BCP e Galp o primeiro está muito mais bear o segundo muito mais bull!!!

Um abraço
Sugestões de trading, análises técnicas, estratégias e ideias http://sobe-e-desce.blogspot.com/
http://www.gamesandfun.pt/afiliado&id=28

Registado: 17/3/2003 22:51

por DOW » 14/12/2007 14:29

O grafico do PSI confunde-se um pouco com os gráficos da EDP, Galp, BCP porque muitos titulos do indice estão com uma tendência claramente Bear...

É preciso não esquecer tambem que o ano passado entrou para o indice a GALP que neste momento é o 2º peso pesado do indice e está com um desempenho extraordinário... seria interessante saber onde poderia estar o indice sem a Galp... :roll:

Registado: 29/12/2005 1:10

por AAASecurities » 14/12/2007 14:19

Concordo com a análise do PSI. Acho que os subprimes fizeram o PSI corrigir, mas não perdeu a tendencia bullish. Porém os ursos andam à espreita e algumas acções do PSI estão claramente Bear, como seja o caso da Sonae.com ou da Portucel (se bem que acredite que podem ser no médio prazo excelentes investimentos, sobretudo a última que é uma acção que tem menor risco do que a Sonae.com)

Registado: 6/12/2007 12:52

por Ulisses Pereira » 14/12/2007 14:11

Deixo, de novo, os gráficos actualizados do principal índice da nossa Bolsa, mantendo inalterada a análise já realizada neste tópico.

Um abraço,
Ulisses
Anexos
forum-psi1.GIF
forum-psi1.GIF (22.33 KiB) Visualizado 2280 vezes
forum-psi2.GIF
forum-psi2.GIF (25.13 KiB) Visualizado 2284 vezes
forum-psi3.GIF
forum-psi3.GIF (24.04 KiB) Visualizado 2279 vezes
"Acreditar é possuir antes de ter..."

Ulisses Pereira

Clickar para ver o disclaimer completo
Administrador Fórum

Registado: 29/10/2002 4:04

por Titleist » 11/12/2007 16:31

Machado Escreveu:Penso que só para Março/Abril é que vamos ver para onde vai a carruagem.
Se calhar tenho uma visão muito micro, mas o que vejo todos os dias (Porque trabalho num banco) é o endividamento crescente das famílias. Não sei se as pessoas teem a noção que neste momento muitas famílias vivem de créditos pessoais, contas ordenado, cartões de crédito ... e para juntar a isto possuem créditos habitação com prestações crescentes.

Muitos já estão a "rebentar" mas a maioria ainda se vai aguentar assim mais uns meses, de qualquer maneira a bola de neve não vai parar.

Concordo, mas tb temos que ter a noção de que os bancos nesta corrida desenfreada pelos lucros, com os planos estratégicos a 2/3/4 anos em que prevêm crescimentos na ordem dos 2 digitos, tb não estão, ou pelo menos até à pouco tempo não estavam, a salvaguardar o interesse das famílias e o seu próprio interesse, no que ao endividamento das mms diz respeito e no que este iria, irá, provocar no acréscimo do crédito mal parado, no aumento do incumprimento e no aumento das provisões para cobrir esses incumprimentos.

Tem de haver uma análise mais séria e mais aprofundada do risco de crédito. Desta forma garante-se que o mm só é atribuido a quem tem condições para o pagar (a % de erro nesta análise, penso que será residual).

Os bancos terão menos crédito mas melhores créditos.

Os bancos não são imobiliárias, a sua vertente de negócio não é a de vender casas, carros, etc.

Nos dias de hoje, são raros os bancos que qd procedem à análise de risco de 1 cliente, o façam tomando em conta todos os encargos que o mm tem. Olha-se ás responsabilidades noutras instituições, aos cartões de créditos, mas raramente, apesar de a declaração de rendimento (irs) ser sempre entregue, se olha para os outros encargos, nomeadamente as despesas de educação (que podem ascender a centenas de euros por mês para quem tem filhos no ensino privado).

Tendo em conta que muitas familias estão prestes a "rebentar", tb seria necessário que os bancos fossem mais lestos e estivessem mais atentos, aos casos de maior risco e que apresentam indícios de se tornarem casos "insoluveis".

Para vender não nos "largam", para aconselhar e ajudar, estão ainda muito longe de serem eficientes.
A ninguém interessa créditos em incumprimento, nem ao cliente nem á instituição financeira.

E são os bancos, que têm o queijo e faca na mão, na medida em que dispoem de todos os meios e mais algum para decidir e aconselhar da melhor forma.

Para as famílias não basta querer 1 crédito, tem de provar que o pode pagar e ao banco cabe a responsabilidade de analisar e decidir da melhor forma. Muitas vezes a melhor decisão, tanto para o cliente como para o banco, é dizer não.

(nota: trabalho numa instituição financeira)

Registado: 5/12/2006 16:44

por Ulisses Pereira » 11/12/2007 13:53

Aproveito para deixar um gráfico actualizado do PSI, mas não há praticamente alterações em relação ao início deste tópico e a análise que efectuei mantém-se completamente inalterada.

Um abraço,
Ulisses
Anexos
forum-psi.GIF
forum-psi.GIF (22.13 KiB) Visualizado 2605 vezes

Ulisses Pereira

Administrador Fórum

por Laaz Rockit » 5/12/2007 16:57

Hoje os nossos touros hibernaram! Parecem ursos. :mrgreen:
O cérebro tem uma capacidade tão grande que hoje em dia, praticamente, toda a gente tem um.

por Touro » 5/12/2007 15:18

O PSI Geral tem grosso-modo o mesmo aspecto.
Anexos
psi_geral20071205.PNG
psi_geral20071205.PNG (5.47 KiB) Visualizado 2899 vezes
Cumprimentos,
Touro

Registado: 5/11/2002 14:09

por Ulisses Pereira » 5/12/2007 13:52

Aproveito para actualizar o gráfico do PSI, sem que haja grandes novidades e, por isso, mantenho a minha análise inalterada.

Um abraço,
Ulisses
Anexos
forum-psi.GIF
forum-psi.GIF (21.95 KiB) Visualizado 3028 vezes

Ulisses Pereira

Administrador Fórum

por valves » 3/12/2007 21:24

não sei se estou de acordo consigo, temos visto ao longo destes ultimos 3/4 anos que de uma forma geral a maioria dos titulos do PSI2O tem subido, existem algumas excepções mas são mais para confirmar a regra do que outra coisa ... aliás o mesmo se passa nas restantes praças europeias ... quanto aos titulos do PSI geral tem que se ter algum cuidado a analisar pois normalmente os volumes são muito baixos mas mesmo assim há titulos que têm subido

Cumpts
Aqui no Caldeirão no Longo Prazo estamos todos ricos ... no longuissimo prazo os nossos filhos estarão ainda mais ricos ...

Registado: 17/4/2004 15:36

por Laaz Rockit » 3/12/2007 21:10

Na minha opinião o gráfico tem esse aspecto bull, devido aos "pesos pesados", com excepção do BCP, que têm mantido o índice com esse aspecto. No mais, todos os titulos têm um aspecto um bocadinho mais desbotado, e uma desvalorização muito maior. Pior ainda se incluirmos os títulos do PSI Geral. Portanto não sei, se são os touros, que comandam.
Um abraço.

por nunoand99 » 3/12/2007 20:58

Boas Ulisses,

Os teus gráficos são sempre um espectáculo ;)

Não sei para onde vai o PSI20, aliás, como é muito dificil dizer para onde vão praticamente todos os indices do mundo ocidental neste momento preciso.

Contudo, tenho forte convicção de que, em 2008, o PSI20 vai ter um comportamento PIOR do que os outros indices europeus.

Isto explica-se não só por factores macro, como também pelo facto de os nossos principais titulos estarem demasiado esticados, e com multiplos superiores ao seu histórico.

Registado: 16/5/2005 21:38

por artista_ » 3/12/2007 16:08

Plenamente de acordo, aliás a analise que coloquei no meu blogue este fim de semana é idêntica...

Acho que talvez fosse importante reflectir no facto de a bolsa portuguesa ser mais facilmente influenciada por movimentos de poucos títulos que outras bolsas com maior dimensão, este facto fez com que a correcção do BCP ampliasse o movimento de correcção em Setembro e posterioremente os movimentos de subida da Galp e da Edp contribuiram grandemente para que a bolsa portuguesa apresente neste momento uma tendência de médio prazo de alta algo que não acontece nos ìndices americanos, por exemplo...

Será que a bolsa portuguesa antecipa os movimentos das bolsas Mundiais? :) :)

bons negócios
Sugestões de trading, análises técnicas, estratégias e ideias http://sobe-e-desce.blogspot.com/
http://www.gamesandfun.pt/afiliado&id=28

Registado: 17/3/2003 22:51

por Machado » 3/12/2007 16:01

Penso que só para Março/Abril é que vamos ver para onde vai a carruagem.
Se calhar tenho uma visão muito micro, mas o que vejo todos os dias (Porque trabalho num banco) é o endividamento crescente das famílias. Não sei se as pessoas teem a noção que neste momento muitas famílias vivem de créditos pessoais, contas ordenado, cartões de crédito ... e para juntar a isto possuem créditos habitação com prestações crescentes.

Muitos já estão a "rebentar" mas a maioria ainda se vai aguentar assim mais uns meses, de qualquer maneira a bola de neve não vai parar.

Tenho para mim uma convicção muito forte que até ao fim de 2008 vamos aumentar muito o incumprimento, vamos ter muitas casas à venda, os preços vão baixar, as vendas vão diminuir, o valor das casas vai ser inferior ao valor dos empréstimos.

A questão é:
Será isto relevante numa perspectiva Macro? Eu penso que sim ...

O que vejo diariamente é com toda a certeza o que os Americanos estão a ver já há largos meses, mas eles (ainda) são a maior economia do mundo, se calhar arranjam maneira de dar a volta, pelo menos de forma aparente. E nós o que vamos fazer?

Os Chinocas com o seu super fundo de investimento, se realmente apostarem em força nos states vão dar um balão de oxigénio, mas onde está o nosso balão? Não o vejo ...

Continuo a olhar para o(s) mercado(s) de forma muito pessimista, perdi algumas oportunidades com mais este rally recente, mas não me sinto confortável com posições longas.

Neutro no curto prazo, mas muito BEAR no médio prazo.

Registado: 25/9/2007 12:52

O domínio dos touros no PSI

por Ulisses Pereira » 3/12/2007 15:39

Tanto se tem falado das correcções na Bolsa portuguesa, no impacto da crise do mercado hipotecário na Bolsa nacional e, se formos analisar com frieza o principal índice português constatamos que ele está a menos de 4% do máximo dos últimos anos.

Terá sido uma pequena correcção ou o início de uma inversão? Ninguém pode dar uma resposta a esta questão embora, sempre que haja uma correcção (ao longo dos últimos anos vários foram os casos) há sempre várias pessoas que vêm defender o fim do "Bull Market".

Para mim, adivinhar topos (e fundos) pode ser uma tarefa intelectualmente muito estimulante mas costuma produzir maus resultados em termos de mercado. E, para mim, o objectivo em Bolsa deverá ser ganhar dinheiro. Sempre que há uma inversão, é preferível perder esses primeiros momentos da mesma, mas depois tomar decisões mais seguras.

Nesta altura, julgo ser importante olhar para o gráfico do PSI20, de forma a tentarmos estabelecer valores importantes a observar para a determinação do que poderá acontecer.

Por agora, os touros dominam em todos os horizontes temporais. A tendência é ascendente e, por isso, acredito que a abertura de posições curtas (que "apostem" nas descidas) no nosso mercado para já tem uma relação rentabilidade/risco desfavorável.

Há dois pontos chave no gráfico: O primeiro é naturalmente a zona do máximo dos últimos anos, na casa dos 13700 pontos. Uma ruptura, em alta, dessa zona daria um novo fôlego ao actual "Bull Market" e acredito que teriamos subidas bem violentas.

Mas creio que a zona mais importante para o mercado português situa-se, grosso modo, entre os 12600 e os 12800 pontos. Uma quebra, em baixa, dessa zona poderá ser um dos mais fortes sinais de inversão do mercado, pelo menos no curto/médio prazo. Claro que para falarmos em sinais claros de início de "Bear Market", em termos de longo prazo, já teriamos que estar a referirmo-nos à zona de suporte nos 11400 pontos. Mas isso já são contas de outros rosários :)

Por enquanto, apesar de tantas desgraças anunciadas, os touros continuam a dominar :)

Um abraço,
Ulisses
Anexos
forum-psi1.GIF
forum-psi1.GIF (23.77 KiB) Visualizado 3804 vezes
forum-psi2.GIF
forum-psi2.GIF (25 KiB) Visualizado 3795 vezes
forum-psi3.GIF
forum-psi3.GIF (21.33 KiB) Visualizado 3802 vezes

Ulisses Pereira

Administrador Fórum

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Google [Bot], navaldoc, paulopereira.pp36.pp e 67 visitantes