Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Sonae regressa aos lucros no primeiro trimestre com extraord

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

son

por jarcorreia » 1/5/2003 15:11

Os números não constituiram o mínimo de surpresa. O futuro da Sonae passa muito mais pela relação com a banca (agora mais facilitada após a venda da participação no BPI) e pelo desfecho da Portucel. Até lá deve continuar na pasmaceira e entrar para já parece-me precipitado. Acho perfeitamente possível entrar a 0.38.
jarcorreia

re

por Info » 30/4/2003 23:11

Eu só tenho um comentário, e é em seco:

"glup"

Cump.
Info

por Gil » 30/4/2003 20:49

É de mim ou estas notícias são péssimas?

Um agravamento nos prejuízos operacionais de mais de 400%, redução do volume de negócios, a dívida na mesma (contando com a sazonalidade...)
Que raio de noticia mais enganosa!

Se não fosse o cambio!!???? Que raio de desculpa é esta?
Mas foi!
Só há um movimento que consigo prever todos os dias nos gráficos da bolsa... prá frente!

Registado: 4/12/2002 2:26

Eheheheh...

por Visitante » 30/4/2003 20:34

O Belmiro e a contabilidade criativa...
Quando a Sonae estiver ao preço da Pararede eu talvez compre...talvez...
Visitante

Sendo assim

por Visitante » 30/4/2003 20:29

retirando a venda do Vasco, os prejuízos seriam ainda maiores que no periodo anterior?????. E agora como vão fazer para o próximo?
Visitante

Sonae regressa aos lucros no primeiro trimestre com extraord

por TRSM » 30/4/2003 19:52

Sonae regressa aos lucros no primeiro trimestre com extraordinários (act)

Quarta, 30 Abr 2003 17:33

A Sonae SGPS anunciou hoje que registou lucros de 15 milhões de euros no primeiro trimestre deste ano, contra prejuízos de 12,7 milhões de euros no período homólogo, beneficiando de resultados extraordinários com a venda de 50% do Vasco da Gama.

A venda de 50% da sociedade proprietária do Centro Comercial Vasco da Gama à ING resultou numa mais valia de 78,8 milhões de euros, o que elevou os resultados extraordinários aos 89,6 milhões de euros.

Graças aos extraordinários, a empresa liderada por Belmiro de Azevedo conseguiu voltar aos resultados positivos. Por outro lado, o grupo conseguiu diminuir o endividamento líquido para 3,6 mil milhões de euros, uma redução de 300 milhões face ao período homólogo do ano anterior. Isto tendo já em conta que no primeiro trimestre a sazonalidade dos negócios da Sonae SGPS implicou um aumento da dívida em 306 milhões de euros.

No campo das operações, a Sonae SGPS [Cot, Not, P.Target] teve uma redução no volume de negócios de 7,6% para 1,423 mil milhões de euros, que compara com os 1,540 mil milhões um ano antes. No entanto, sem os desvios cambiais o volume de negócios teria aumentado para 1,610 mil milhões de euros. Os sectores da distribuição, derivados de madeira e centros comerciais foram os mais afectados pelos efeitos cambiais.

A distribuição continua, por outro lado, a ser o negócio mais expressivo em termos de volume de negócios com 747 milhões de euros, seguindo-se os derivados de madeira com 376 milhões e as telecomunicações com 189 milhões. Os centros comerciais foram responsáveis por um volume de 62 milhões de euros.

O «cash flow» operacional (EBTIDA, resultados operacionais mais amortizações e provisões) gerado foi de 123 milhões de euros, menos 9% que os 135 milhões de igual período do ano anterior. A taxas cambiais constantes, o EBITDA teria alcançado os 131 milhões de euros.

A margem de EBITDA manteve-se praticamente inalterada nos 8,7%, o que ficou a dever-se, segundo a empresa, ao reforço «dos contributos dos negócios centros comerciais e telecomunicações que praticamente compensou o menor contributo dos restantes negócios».

Dada a conjuntura económica, a Sonae SGPS adverte para a pressão que pende sob o desempenho dos negócios. Por isso, garante que a sua prioridade estratégia para 2003 «continuará a ser a melhoria operacional dos negócios existentes, optimizando as estruturas de custos e melhorando os processos de negócio, num quadro de contenção do investimento».

As acções da Sonae SGPS fecharam inalteradas nos 0,39 euros.

por Alexandra Machado

Registado: 5/11/2002 11:30

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: aaugustobb_69, caldeirum, carlosdsousa, Ferreiratrade, Google [Bot], Google Adsense [Bot], Phil2014, PXYC e 198 visitantes