Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Momento de decisão

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

bom como é aqui que há debates entre bears e bulls cai vai

por valves » 27/11/2007 20:48

boas noites, esta é uma discussão muito interessante vou aqui expor uma reflexão que acabei de fazer no ******

quem está positivo no comercio internacional sabe que tem muito a perder com uma eventual recessão ou crise nos mercados devedores , eles sabem que só vão vender o petroleo ou os podutos industriais - o caso da china - se as economias não quebrarem e para isso não vão hesitar em utilizar os seus excedentes comerciais pois se não os usarem podem provocar recessão á escala mundial que não deixaria ninguem de lado ...no caso da china que devido ás contradições politicas que tornariam muitissimo vulneravel o regime comunista de pequim ou uma quebra de receitas no petroleo que também não é desejavel ... com uma recessão o crude cai ou seja discordo que tenhamos entrado em bear market ... o seu a seu tempo

Cumprimenos
Aqui no Caldeirão no Longo Prazo estamos todos ricos ... no longuissimo prazo os nossos filhos estarão ainda mais ricos ...

Registado: 17/4/2004 15:36

por maromatics » 27/11/2007 20:42

Olá,

Atenção ao fecho de hoje e aos 1.410 de SPX.

Quanto mais vezes um suporte é testado, maior é a probabilidade de se romper.

Um fecho com convicção abaixo de 1.410 é bastante preocupante.

Registado: 25/1/2007 18:53

por Specialx » 27/11/2007 19:24

Aguem me sabe dizer algum site que tenha uma base de dados da evolução dos diversos indicadores macroeconomicos ?

Obrigado
Abraço

Registado: 11/5/2007 22:56

Dax

por leal » 27/11/2007 14:09

Não foi o suficiente para segurar os 7500 pontos no Dax, vamos ver como termina ...

Registado: 19/6/2007 14:29

por MSM » 27/11/2007 11:42

Clima de negócios na Alemanha sobe acima das previsões dos economistas em Novembro
O índice Ifo de confiança empresarial na Alemanha subiu para os 104,5 pontos em Novembro, contra os 103,9 pontos verificados em Outubro e os 103,4 esperados pelos economistas, noticia o site 'Invertia'.

Mafalda Aguilar

A avaliação por parte dos empresários da conjuntura actual subiu de 109,6 pontos para 110,4 pontos em Novembro, um valor que compara com a descida de 106,1 pontos registada em Outubro.

As expectativas dos empresários num prazo de seis meses baixou de 98,6 unidades para 98,3 unidades em Novembro, tendo saído acima das 98 unidades antecipadas pelos economistas.

Registado: 18/5/2006 9:16

por lutav » 27/11/2007 11:09

Ou seja, basicamente, estes jovens deste topico, é que decidem quem vai perder ou nao mto dinheiro?

( http://www.caldeiraodebolsa.com/forum/v ... hp?t=59046 )

ja estou mais sossegado.... FED, soa mesmo a organismo estatal nao soa? pois...

(bom dia Mundo, felizes sao os ignorantes)

Registado: 22/9/2006 22:36

Re: re:

por James Wheat » 27/11/2007 10:11

James Wheat Escreveu:
shimazaki Escreveu:James não achas k dá alguma forma todas estas conversas bearish não estão já descontadas nas cotações :?:
caso não acha uma ecatombe real para além das palavras, não poderá ser aqui um fundo??
cumps

Não, eu não acho. Embora possa ser, claro, ninguém tem bola de cristal !
Os grandes bancos e casas de investimento nos States estão cheios de cotações "Sell", em revisões muitissimo recentes e que por isso ainda não produziram o seu efeito, não houve tempo de se repercurtir nas cotações em toda a sua extensão.
Esta espiral de downgradings em Wall Street 'para se ficar na fotografia ao mesmo nível dos outros' deixa-os expostos a isso mesmo: ao 'sell' dos investidores.

O ultimo momento-chave vai ser a decisão do Fed a 11 Dezembro, que para mim só pode dar para o neutro ou pior - para o torto:
1º se baixar 25p, pouco efeito/impacto positivo vai ter. Isso traduzir-se-á numa lateralização instável, com bastante volatilidade (altos e baixos mais ou menos pronunciados);
2º se não baixar nada, vai afundar os mercados - será sinal da impotência do Fed para lidar com a crise de liquidez e a inflação ao mesmo tempo.

Para mim o Fed em Dez vai inflectir na sua postura e vai voltar a baixar as taxas em 25p; agora só 50p fariam inverter a tendência de baixa no equity e isso está fora de questão.

Abraço + bons negócios.

Tudo igual, para mim nada se alterou. Puxo o texto acima só para recordar a data de 'encontro com o destino' para os bulls: dia 11 Dezembro. Over.
James Wheat
Position Trader

Registado: 24/5/2006 12:33

por maromatics » 27/11/2007 8:34

Olá,

Bem, "no longo prazo estamos todos mortos"...

:P

O que é verdade é que os preços continuam a descer, como se viu ontem.

Não gostei nada do fecho de ontem, que colocou o SPX abaixo do fecho dos mínimos de Agosto. O SPX está à beirinha de dar um trambolhão (mais uns 10% para baixo).

Durante a noite lá fizeram "spin", e os futuros estão positivos. É mais uma oportunidade de venda esta manhã.

Acredito que até 11 de Dezembro vamos andar assim (é a data da nova reunião da FED, em que eles vão ter que voltar a cotar taxas, a questão é saber em quanto).

Boa gestão de risco, seja qual for o horizonte temporal dos vossos investimentos....

:mrgreen:

por Ulisses Pereira » 26/11/2007 19:17

Jaimek, é chato ter que repetir a mesma coisa quando respondi a um argumento semelhante, mas se tem que ser...

Colocada: 26/11/2007 18:26 Assunto:

--------------------------------------------------------------------------------

Se considerares o longo prazo a 30 ou 50 anos tens razão. Mas só nesse caso. E não te esqueças que o Japão viveu um "bear market" de 20 anos. E quem assumiu a estartégia de "buy and hold" comprando no topo, talvez precise mesmo de uns 50 anos para recuperar o dinheiro que perdeu.

Um abraço,
Ulisses
"Acreditar é possuir antes de ter..."

Ulisses Pereira

Clickar para ver o disclaimer completo
Administrador Fórum

Registado: 29/10/2002 4:04

por Jaimek » 26/11/2007 19:02

Ulisses Pereira Escreveu:O que querias ter escrito era: "A longo prazo a tendência é bull" e não teres acrescentado "e será sempre bull".

Ulisses, qual a tendência natural do mercado ?
É a valorização.
Portanto, qual a tendência do mercado a longo prazo ?
A tendência bull.

Fico-me por aqui.

Registado: 21/9/2007 16:30

por lutav » 26/11/2007 19:00

va va, nao desconversem!! :twisted:

para mim, sempre pensei em algo deste genero:

CP :arrow: < 1 ano
MP :arrow: 1 ano < 5 anos
LP :arrow: > 5 anos

para esta analise de bolsa, vamos esquecer portanto o LP (e o Ulisses concordará, que exemplo do LP Bear do Japao é uma excepcao, em relacao ao tempo que durou), e vamos aplicar às opinioes despoletadas pelo topico do Maromatics...

assim sendo, será "facil" dizer, que em MP (ainda!) estamos Bull e a CP, estamos ja Bear...

ou será exactamente o contrario? :mrgreen:

por Ulisses Pereira » 26/11/2007 18:57

Ah.. isso é diferente, é uma convicção tua.

O que querias ter escrito era: "A longo prazo a tendência é bull" e não teres acrescentado "e será sempre bull".

As palavras têm um peso muit opróprio e é por isso que é importante ponderar bem quais a utilizar. E de que forma.

Um abraço,
Ulisses

Ulisses Pereira

Administrador Fórum

por peter o grande » 26/11/2007 18:39

Ulisses Pereira Escreveu:
A tendência a longo prazo é de bull e sempre será bull.

Quando te respondi foi a propósito desta frase. Eñtão posso deduzir que tu afirmas que a tendência a 1 ano é SEMPRE Bull? :shock:

Um abraço,
Ulisses

Não. Não foi isso que quiz dizer. Estamos já desde Agosto num periódo de correcção, num periodo instável e dentro de sensivelmente 1 anos já isto tudo está recuperado e estaremos a níveis bastante superiores.

Registado: 19/10/2007 13:01

por Ulisses Pereira » 26/11/2007 18:37

A tendência a longo prazo é de bull e sempre será bull.

Quando te respondi foi a propósito desta frase. Eñtão posso deduzir que tu afirmas que a tendência a 1 ano é SEMPRE Bull? :shock:

Um abraço,
Ulisses

Ulisses Pereira

Administrador Fórum

por peter o grande » 26/11/2007 18:33

Ulisses Pereira Escreveu:Se considerares o longo prazo a 30 ou 50 anos tens razão. Mas só nesse caso. E não te esqueças que o Japão viveu um "bear market" de 20 anos. E quem assumiu a estartégia de "buy and hold" comprando no topo, talvez precise mesmo de uns 50 anos para recuperar o dinheiro que perdeu.

Um abraço,
Ulisses

Eu não estou a referir-me a 30 ou 50 ou 100 anos. Estou a referir-me a 1 ano.

por scpnuno » 26/11/2007 18:32

Lutav Escreveu:digam-me usando numeros, o que é CP, MP e LP.

Bem, já que ninguém responde, cá vou eu:

CP - Caminhos de ferro Portugueses
ou, usando nºs, curto prazo = proximas 24 horas;

MP - Ministerio Publico
ou, usano nºs, medio prazo = até ao fim da semana

LP - (esta não sei, mas penso que é a linha organica do governo - LP = Lixar o Povo
Usando nºs, deve ser para aí até ao fim do ano

(aqueles 50 anos de que o Ulisses fala é prazo à Buzzlighter - até ao infinito e mais além)

Abraços
(não te mando beijos que ganhaste ao meu Setubal)
Esta é a vantagem da ambição:
Podes não chegar á Lua
Mas tiraste os pés do chão...

Registado: 6/11/2004 17:26

por Ulisses Pereira » 26/11/2007 18:26

Se considerares o longo prazo a 30 ou 50 anos tens razão. Mas só nesse caso. E não te esqueças que o Japão viveu um "bear market" de 20 anos. E quem assumiu a estartégia de "buy and hold" comprando no topo, talvez precise mesmo de uns 50 anos para recuperar o dinheiro que perdeu.

Um abraço,
Ulisses

Ulisses Pereira

Administrador Fórum

por peter o grande » 26/11/2007 18:23

maromatics Escreveu: Mas não se iludam, a tendência de fundo já não é bull.

A tendência a longo prazo é de bull e sempre será bull. A tendência natural do mercado é a valorização. E mesmo a médio prazo continuamos bull.

por lutav » 26/11/2007 18:20

leio sempre, pergunto pouco, mas tendo em conta a dialéctica aqui presente (e nao vou rotular ninguem de urso ou touro), é importante que me tirem uma duvida:

digam-me usando numeros, o que é CP, MP e LP.

é que, face aos ultimos comentarios sobre tendencias, em que ha divergencia entre o que é a tendencia de fundo e a imediata.... temo que ainda alguem se magoe...

beijos e abraços

PS - maromatics.... nice :wink:

por nunoand99 » 26/11/2007 16:58

Maromatics,

Não me lembro de algum post que tenha visto aqui no Caldeirão com a qualidade do teu ultimo.

Capacidade de sintese impressionante.

Nem vou escrever nada para não criar "ruido", que embora de valor acrescentado poderia "baralhar" os mais incautos

Tá lá tudo

Registado: 16/5/2005 21:38

por artista_ » 26/11/2007 9:32

maromatics Escreveu: Mas não se iludam, a tendência de fundo já não é bull.

Se te referes à tendência de longo prazo essa continua Bull, é claro que a de médio e curto a tendência é já de queda e devemos ter muito cuidado, sobretudo com posições longas...

Boa semana para todos
Sugestões de trading, análises técnicas, estratégias e ideias http://sobe-e-desce.blogspot.com/
http://www.gamesandfun.pt/afiliado&id=28

Registado: 17/3/2003 22:51

por maromatics » 25/11/2007 22:12

*********** EDIÇÂO DE FIM DE SEMANA ************

Olá,

As ideias que me parecem interessantes este fim-de-semana são as seguintes:

1. Para quem diria que a Ásia salvaria o mercado, convém recordar o que aconteceu desde Outubro:

- O Nikkei caiu 14,8%

- Shanghai caiu 16,2%

- O Hang Seng caiu 16,4%

2. "consciência das perdas"

Muitos dos investidores não estão consciente das perdas que estão a ter nas carteiras, simplesmente porque os seus investimentos estão em fundos de investimento ou fundos de pensões, e as pessoas, em geral, não reparam nas valorizações dos fundos.

E,

Os media estão pouco interessados em mostrar muito do que se estará a passar.

3. Subidas da passada 6ª fª.

Há aqui no fórum quem faça melhor AT do que eu. Digo apenas que é uma "bull trap" e foi uma oportunidade de venda. Se continuarmos a ter subidas na 2ª fª, é ainda uma melhor oportunidade de venda.

4. Pensamento do dia

"o que paga o pão são os preços a que conseguirmos vender o que está nas nossas carteiras, não o que nós pensamos que os preços deveriam ser".

E os preços estão a descer.

5. Artigos de leitura interessante:

http://www.reportonbusiness.com/servlet ... umnsBlogs/

http://biz.yahoo.com/ap/071124/apfn_doo ... .html?.v=1

http://www.marketwatch.com/news/story/w ... story.aspx?

6. Consumidir Americano

A passada 6ª fª foi o dia do ano conhecido como "black friday". O nome vem por ser tradicionalmente o dia em que os retalhistas Americanos passam "do vermelho" ao "preto", ou seja começam a ter lucro.

Eu vi imagens ns 6ª fª de manhã de gente a fazer fila e a amontoar-se nas lojas para comprar. Será que afinal não há crise e que o consumidor Americano continua a gastar em grande?

Bull-SH***

É fundamental que se veja este video da Bloomberg:

http://tinyurl.com/yosbv6

Se tiverem tempo, vejam o gráfico abaixo e lembrem-se que o que conta são os preços, e não as notícias:

http://stockcharts.com/h-sc/ui?c=$gspms

7. EUR / USD

Efeitos na Europa?

Num discurso em Hamburgo, o CEO da AIRBUS, num momento em que a empresa tem o maior livro de encomendas de sempre, afirmou: que a empresa está neste momento a enfrentar uma "life-threatening crisis".

Como estarão os restantes exportadores Europeus (e Portugueses)?

8. Obrigações

As taxas de juro das obrigações nos EUA e UK estão a cair, o que significa que os mercados de obrigações estão a descontar a quase certa recessão.

A taxa de juro das US Treasurys a 10 anos desceu este mês de 4,34% para 4%, e a taxa das US Treasurys a 2 anos ficou nos 3%.

9. Encomendas da indústria na Europa

Cairam 1,6% em Setembro.

10. Crise das hipotecas nos EUA

Evolução dos preços esta semana:

- Countrywide Financial: -21%, no ano -77%
- Fannie Mae: -25%, no ano - 46%
- Freddie Mac: -37%, no ano -61%

11. Papel comercial

Está aqui:

http://www.markit.com/information/produ ... raphs.html

12. Bear Market bounce para quando?

Pode ser a qualquer momento, e até pode durar algumas semanas.

Mas não se iludam, a tendência de fundo já não é bull.

13. Liquidez

Na semana passada o BCE injectou mais 60 Bi, mas os bancos pediram 147 Bi.

O sistema financeiro na Europa está com dificuldades: o European Covered Bond Council decidiu suspender a negociação enquanto market maker a todas as emissões de obrigações hipotecárias na Europa. Em causa estão 1,7 triliões de EUR que deixaram de ter liquidez, que maioritáriamente estão nas carteiras dos bancs Alemães.

14. Comentário

Há cada vez menos liquidez.

Atenção ao carry trade, monitorando a cotação do USD /YEN e EUR / YEN. Se o YEN continuar a subir, são más notícias.

Boa gestão de risco!

por Thunder » 23/11/2007 13:59

maromatics Escreveu:Olá!

Não percebo muito de FOREX, mas parece-me exagerados os movimentos nos cross USD / JPY e EUR / USD esta manhã.

- EUR / USD acima de 1,4920 (!) :shock:

Para um leigo em forex como eu, isto parece LIQUIDAÇÂO de activos / Carry Trade.

Alguém pode (e sabe) comentar o impacto disto?

Abr e boa gestão de risco.

Olá 8-)

Como já tinha dito no post que coloquei na quarta-feira:

USDJPY nos 108,60 um valor que é mais baixo do que os mínimos de maio de 2006. É certo que uma parte da culpa do valor estar inferior ao de 05/2006 é da queda do USD, mas acho que uma cota parte também pode ser atribuída ao "desmontar" de carry-trade, logo os investidores mostram uma certa aversão ao risco.

US t-bonds (30 years) continuam a subir indicando também fuga de capital para activos de menor "risco"

Fim de citação

Hoje durante a madrugada fomos aos 107,55 e de momento andamos em cima dos 108.

Eu não sou nenhum expert em forex mas penso que a quebra generalizada na maioria dos pares de carry-trade, principalmente nos pares em que o JPY está presente terá certamente relação com um aumento na aversão ao risco e realocação de capital em activos de menor risco.

Temos esta notícia no Bloomberg:

http://www.bloomberg.com/apps/news?pid= ... r=currency

Um abraço a todos e BN 8-)
"A grandeza de um homem não está em nunca cair, mas sim em levantar-se sempre após todas as quedas." --- Confucius

"Pague a bondade com bondade, mas o mal com a justiça" --- Confucius

"Experiência e humildade são excelentes veículos para percorrer a via em direcção ao sucesso" --- Thunder o filósofo de meia-tigela

Registado: 3/3/2007 16:57

por Shimazaki » 23/11/2007 10:08

Um verdadeiro pau de 2 bicos:

James:
O ultimo momento-chave vai ser a decisão do Fed a 11 Dezembro, que para mim só pode dar para o neutro ou pior - para o torto:
1º se baixar 25p pouco efeito/impacto positivo vai ter. Isso traduzir-se-á numa lateralização instável, com bastante volatilidade (altos e baixos mais ou menos pronunciados);
2º se não baixar nada, vai afundar os mercados - será sinal da impotência do Fed para lidar com a crise de liquidez e a inflação ao mesmo tempo.

entretanto se baixar a taxa de referência, lá vai o euro por aí a cima!!
Ride the winds of change

Registado: 30/12/2005 15:59

Re: re:

por James Wheat » 23/11/2007 10:00

shimazaki Escreveu:James não achas k dá alguma forma todas estas conversas bearish não estão já descontadas nas cotações :?:
caso não acha uma ecatombe real para além das palavras, não poderá ser aqui um fundo??
cumps

Não, eu não acho. Embora possa ser, claro, ninguém tem bola de cristal !
Os grandes bancos e casas de investimento nos States estão cheios de cotações "Sell", em revisões muitissimo recentes e que por isso ainda não produziram o seu efeito, não houve tempo de se repercurtir nas cotações em toda a sua extensão.
Esta espiral de downgradings em Wall Street 'para se ficar na fotografia ao mesmo nível dos outros' deixa-os expostos a isso mesmo: ao 'sell' dos investidores.

1º se baixar 25p pouco efeito/impacto positivo vai ter. Isso traduzir-se-á numa lateralização instável, com bastante volatilidade (altos e baixos mais ou menos pronunciados);

Para mim o Fed em Dez vai inflectir na sua postura e vai voltar a baixar as taxas em 25p; agora só 50p fariam inverter a tendência de baixa no equity e isso está fora de questão.

Abraço + bons negócios.
James Wheat
Position Trader

Registado: 24/5/2006 12:33

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Bing [Bot], Ferreiratrade, Jonas74, OCTAMA, paul_invest, rg7803 e 172 visitantes