Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

FX: Como estoirei a minha conta

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por Paionense » 1/12/2007 18:51

cien1 Escreveu:De uma pessoa q anda á muitos anos nisto vou repetir, a bolsa é 90% emoçao e irracional e 10 % real.

quando falam de graficos e previsoes sigo o metodo do meu professor de economia nos states as previsoes sao sem pre subir, descer ou flat dizer em varios tempos porque daqui a um mes ninguem se vai lembrar.

estar atento ao mercado e como voçes dizem previsoes so de ontem amanha nao sei.

O erro começa quando agarramos um metodo que pareçe infalivel e pensamos que obtivemos o degredo da verdade absoluta
BN

O teu professor de economia pode ter sido americano, mas o teu professor de português deve ter sido chinês :)

Desculpa a brincadeira, mas se tentares ler o que escreveste vais ter alguma dificuldade.

Segue o exemplo de quem já anda muitos anos nisto!

Abraço
JP

Registado: 28/6/2007 16:26

por cien1 » 1/12/2007 17:24

De uma pessoa q anda á muitos anos nisto vou repetir, a bolsa é 90% emoçao e irracional e 10 % real.

quando falam de graficos e previsoes sigo o metodo do meu professor de economia nos states as previsoes sao sem pre subir, descer ou flat dizer em varios tempos porque daqui a um mes ninguem se vai lembrar.

estar atento ao mercado e como voçes dizem previsoes so de ontem amanha nao sei.

O erro começa quando agarramos um metodo que pareçe infalivel e pensamos que obtivemos o degredo da verdade absoluta
BN

Registado: 29/11/2007 2:38

por bernas_CALD » 1/12/2007 13:17

Boas

Vou escrever umas linhas , em primeiro lugar para levantar o post que deve andar lá por baixo, e tanto "gozo" me deu a ler. Um gajo que se expos desta maneira e como o fez , mereçe ser ainda mais castigado? mereçe é palavras de conforto e dizer-lhe q a bolsa é um jogo e o JOGO é patológico, os receptores dos consumidores de drogas sao os mesmos do jo, funcionam de maneira diferente, mas a doença está lá. Podiamos entrar por aqui, mas este nao é o sitio indicado .

Branco quero dizer-te q espero q tenhas aprendido com os erros e nao faças outro erro para emnedar o teu erro, como se costuma de dizer " nao desculpes a tua ***** com a ***** dos outros".

Um grande abraço

Registado: 9/7/2007 19:32

por Cubriclas » 25/11/2007 16:56

superbem Escreveu:Para novatos no forex é sempre bom usar uma micro account de dinheiro real, para negociar micro-lotes.

Há correctoras que dá para depositar 150€ e fazer experiências com 0.01 lotes por trade.

Na Oanda não precisas de 150€ iniciais...basta 1€ :wink:

Registado: 23/7/2007 20:55

por Dunadan » 25/11/2007 16:52

Caro Branc0, bem hajas por partilhares as tuas experiências e desventuras no Forex connosco! :wink:
Dunadan: Aposta Desportiva de Valor
http://dunadan.apostaganha.pt

Registado: 2/6/2007 23:23

por Roooy » 24/11/2007 7:01

Credo! A tua história dá arrepios na espinha. Obrigado, caro BrancO pelo extraordinário exemplo que acabou de dar e que os caldeireiros tão bem souberam aplaudir.

Tudo está consumado, como dizia o outro. Não se crucifique mais, está na hora de ressuscitar :mrgreen:

Da minha parte, apenas dizer-lhe que se a sua caa metade lero seu post certamente ir
acompreender... e Peniche n é asim tão mau... Eheheheh

Branc0 Escreveu:E esperar que a esposa não se importe de ir de férias ali para Peniche este ano... México is overrated :)

Registado: 15/2/2007 14:47

por Mariachi » 24/11/2007 3:20

Boas!

Venho por este meio mostras a minha solidariedade contigo, pois acho que todos nós tomamos decisoes menos boas na vida, mas o fundamental está em aprender com isso e não voltar a errar.
Quando se trata de dinheiro, amor e outras coisas que envolvam sentimentos, o ser humano tem tendencia a fazer o mesmo erro... Ninguem é perfeito:)
Aqui o "je" entrou em bolsa a pouco tempo, por volta da entrada em bolsa da Martifer, quando a Mota andava nos 8euros e qq coisa. Posso dizer que entrei a 8.15 e ia lendo por ai que com a entrada da Martifer esta Mota ia ser uma coisa louca e ia ate aos 9 euros, 10 euros... Só sei que eu desde que entrei nela so a vi cair, mas convencido que amanha é que era, nao sai e caiu, caiu, caiu, ate que la as vendi por volta dos 6,50, mais coisa menos coisa. Para primeiro negocio em bolsa, acho que correu perfeito (ironia), ao menos foi uma liçao que tao cedo nao vou esquecer.
Assim, a partir dai começei a perceber o que era a AT, a definir uma estrategia e a segui-la e sobretudo a pensar pela minha cabeça e seguir os meus instintos apoiado em bases de AT. Há e mais uma coisa, uma coisa com pouco significado(ironia novamente) stop loss, fazem muito bem a saúde mental e á carteira:)

Um abraço, bom fim de semana e não leves isto demasiado a sério senão das em doido, considera isto como um investimento na tua "formaçao", pois tao cedo nao vais fazer o mesmo erro!

Registado: 25/6/2007 11:05

por superbem » 24/11/2007 1:41

Para novatos no forex é sempre bom usar uma micro account de dinheiro real, para negociar micro-lotes.

Há correctoras que dá para depositar 150€ e fazer experiências com 0.01 lotes por trade.

A nível psicológico funciona melhor que a demo-trade, e se se perder tudo com a experiência não se perde muito.

my 3 cents...
Compra e venda online grátis
http://www.bpd.uni.cc

Registado: 16/2/2007 15:01

por artista_ » 24/11/2007 1:26

São relatos destes que fazem com que muitos aqui percebam o que verdadeiramente está em jogo... a tua coragem em os relatares e partilhares é assinalável, mas estou longe de ser o primeiro a referir isso, e ainda bem!!!

Ainda hoje coloquei um post, salvo erro no tópico do Banif, que falava sobre o facto de não perceber como é que investidores com muito pouco tempo de mercados se metem em warrants?!! Eu saber sei o que me custa mais é constatar que há mesmo muitos...

Mas por mais que surjam relatos destes vão continuar a aparecer mais e mais, e a razão principal é porque experimentam um dia e ganham...

Tenho uma amigo meu que já caiu na real (felizmente foi inteligente para sair sem perdas) que começou com turbo warrants, hoje já me disse "quando investi as primeiras vezes ganhei bastante de uma forma muito fácil, pensava para mim vou ficar rico! mas ao mesmo tempo tinha aquela sensação de que não podia ser assim tão fácil de que haveria qualquer coisa que eu não estava a ver bem"

Penso que a frase a bold explica porque é que ainda assim ele consegui sair sem perdas...

Bom fim de semana para todos
Sugestões de trading, análises técnicas, estratégias e ideias http://sobe-e-desce.blogspot.com/
http://www.gamesandfun.pt/afiliado&id=28

Registado: 17/3/2003 22:51

por Ana Sofia » 24/11/2007 1:08

Boa Noite,
Grande post Branco.

Homem levaste um murro do mercado.
Respire fundo, tire uns dias dos mercados.Apanhe ar.
Depois volte outra vez.
Se já sabe onde estiveram os erros ataca-os.
E volte aqui, daqui a uns meses e diga há comunidade o que todos queremos ler.
Que deu a volta por cima.
Que não desistiu.
Que agora a conversa é outra e que até foi bom passar por aquela situação.
Que evoluiu.
Que tinha sido apenas um murro.
Bem sabe que os grandes sabem sempre dar a volta por cima e nas alturas dificeis poucos conseguem sequer entrar de novo e levantar a cabeça.

Mas o Branco só com essa atitude de publicar a sua história já dei um grande salto.
Neste mundo há muitas histórias guardadas assim, mas vc já dei bem sinal que é casta boa.
Um Pugilista(trader) é poderoso não pela força como dá os murros mas na resposta que consegue dar quando apanha alguns que o levam a pensar que já não sequer se vai conseguir mexer mais.

Força aí. Força

Eu na sua situação começava devagar, calmamente e depois ía aumentando a exposição de acordo sempre com o aumento do capital.

BFS que o cansaço já é muito.

Registado: 8/8/2007 10:59

por Vesuvio » 24/11/2007 0:51

Caro Branco

Parabéns e obrigado pelo post, pela coragem e pela lição.

Também há dias me saltou a tampa com um post do Ulisses no tópico da PTI e nessa altura o Ulisses respondeu assim...

"Ainda bem que agitei alguem..."

Penso que tu neste tópico deste um grande abanão a muita gente (eu incluido :oops: ), e como também foi referido nesse post do Ulisses sobre o intuito pedagógico do caldeirão, este teu post é de grande importância para todos os caldeireiros.

Mais uma vez Parabéns e Obrigado.[/b]
Abraço a todos e Bons Negócios
Vesuvio

Registado: 13/8/2007 15:27

por rnbc » 24/11/2007 0:24

Vejo 2 falhas principais na tua actuação (as outras resultam dessas):

- Não usaste o mesmo método que nas simulações. As simulações servem para isso mesmo: testar métodos e análises. Para mim isto é um bocado como a fisica quântica, não tem que ser óbvio nem intuitivo, basta funcionar.

- Pouca diversificação. Claro que a carteira pequena não ajuda, mas a piada de fazer várias apostas é que basta acertar em média e os falhanços/acertos não capitalizam, só o grau de acerto global. Meter 50% num negócio (um par de forex, uma acção...) leva ao desastre.

A minha performance este ano também não é brilhante... uns míseros 8.5% desde o inicio do ano com estas últimas quedas :roll:
However elegant the method we should occasionally look at the results.

Registado: 8/3/2006 23:54

por Carlos B » 23/11/2007 23:21

Um abraço. Só quero que saibas que não estás sozinho.
If anything can go wrong, it will.

Registado: 17/7/2007 18:17

por Thunder » 23/11/2007 23:19

Branco:

Como já tinha dito admiro muito a coragem de te expores assim e espero que muitos recolham ensinamentos da tua experiência.

Como pudeste constatar muitas opiniões válidas foram dadas neste tópico e espero sinceramente que consigas dar "a volta por cima".

Na minha humilde opinião deves dar um intervalo (que tu aches necessário) para interiorizares tudo aquilo que aconteceu contigo mais a frio (embora por aquilo que disseste acho que já conseguiste identificar os pontos mais importantes). Acho é que quando voltares, não deves voltar pelo Forex (nas condições que mencionaste) e passo a explicar. Na maioria dos pares e para que não pagues comissões tens que negociar lotes de dimensões consideráveis (ex: 50000 euros no EURUSD ou 50000 USD no USDJPY) para os tais 3000€ que tinhas referido..... Ou seja vais negociar sempre com alavancagens muito fortes o que vai colocar-te sobre muita "pressão" e como já pudeste ver este é o primeiro passo para perdemos a racionalidade e voltarmos aos "velhos" erros.

Apenas tento ajudar e desculpa se por qualquer motivo esteja a ser "chato".... São apenas opiniões simples de quem quer ajudar.... :P

Branco, um grande abraço e um bom fim-de-semana :wink:
"A grandeza de um homem não está em nunca cair, mas sim em levantar-se sempre após todas as quedas." --- Confucius

"Pague a bondade com bondade, mas o mal com a justiça" --- Confucius

"Experiência e humildade são excelentes veículos para percorrer a via em direcção ao sucesso" --- Thunder o filósofo de meia-tigela

Registado: 3/3/2007 16:57

por Woodhare » 23/11/2007 23:01

Belo post.Eu fico-me pelas acções por isso não percebi grande parte do que está aí escrito. Também já meti o pé na poça várias vezes, mas isso ajudou-me a definir o estilo de investimento que quero fazer. Uma coisa é certa também aprendi que andar à ganancia atrás de resultados não resulta. Pelo contrário concentrar-me na qualidade do investimento tem resultado melhor para mim.
"There are three faithful friends - an old wife, an old dog, and ready money." - Benjamin Franklin

Registado: 16/6/2007 12:05

por Pata-Hari » 23/11/2007 22:30

Eu venho só dizer que este teu post é um excelente manual para quem se quer aventurar. E acho que sim, que comprovas ser extremamente inteligente ao ser capaz de compilar e enumerar certamente muitos dos erros cometidos. A partir daqui, evoluir para melhor é certamente tarefa mais simples do que se não conseguisses identificar o que fizeste mal (ou parte do que fizeste mal). Simplesmente fantástico (apesar de triste... :( )
Administrador Fórum

Registado: 25/10/2002 17:02

por JS » 23/11/2007 21:14

Sinceramente muito obrigado! Não ando nisto a muito tempo e neste momento estou a estudar a posibilidade de entrar em alavancagem... tudo mto parecido mm... mais uma vez obrigado, aprendi bastante neste post.

Bons negócios e um abraço

p.s. será que pode passar a inamovivel, em acções ou derivados ou o que quer que seja é uma grande lição

Registado: 13/10/2007 13:17

por carrancho » 23/11/2007 21:13

Branco,

Embora ande nisto há alguns anitos acho que tive logo uma excelente lição visto ter-me iniciado mesmo antes do 11/09. Talvez por isso nunca me dediquei a produtos alavancados seguindo sempre um padrão de investimentos com o menor risco possivel. Não só não conheço como nunca tentei obter informação sobre esse tipo de produtos pois receio ser tentado a os usar. Vou andando por aqui nos Bull e quando o Urso sai da toca hiberno eu!!!

Fica mais um abraço de incentivo e gratidão pela partilha dessa experiencia,

MUITO OBRIGADO

Carrancho

PS- não foi pela lição que obtive no inicio que deixei de tropeçar e certamente vou continuar a dar trambolhões, só que hoje tenho capacidade para os perceber a tempo de evitar esbarrar de cara no chão.
Editado pela última vez por carrancho em 23/11/2007 21:21, num total de 1 vez.
Abraço,
Carrancho

Registado: 10/8/2006 19:44

por Pintodoiro » 23/11/2007 20:45

Branco

Infelizmente essa situação já se atravessou na minha vida de investidor que quase me levou ao abismo,mas com valores muito mas muito mais elevados e foi com muita coragem e devoção que não me deixei cair.

Um grande abraço e coragem que o futuro será risonho.

Pinto D'oiro

Registado: 28/7/2006 0:00

por SMarq » 23/11/2007 20:40

Bravo Branc0, escreveste um excelente post e porque na minha opinião tocaste na ferida, onde nos dói mais. :roll:

O que escreves-te não te diz respeito só a ti, mas também a todos nós.

Como já foi referido, a inteligência é importante, mas na Bolsa a inteligência emocional é tão ou mais importante.

O problema não é controlar os Mercados mas controlar-nos a nós mesmos, nós muitas vezes somos o perigo. :roll:

Por vezes quando tenho que fazer trabalhos xatos de análises técnicas ou outros menos interessantes, dou por mim a navegar na net, em páginas que nada tem haver com a Bolsa... :) e mesmo sabendo disto quando chego a esses trabalhos que cada um de nós menos gosta de fazer e tenho a consciência que vou fazer algo que não gosto, tenho que estar de olho em mim mesmo, para estar atento aquilo que estou ou não a fazer.

Faço um registo dos erros efectuados em Bolsa e quase sempre são os mesmos,...enfim a Bolsa põe a nú as nossas deficiências.

abraço,
SMarq
Comprar ao som dos canhões vender ao som dos violões.

Registado: 5/2/2005 13:36

por O.Próprio » 23/11/2007 20:13

Caro Branc0,

O tempo disponível que tenho para intervir aqui é muito escasso, pelo que raramente o faço. Porém, depois de ler este post não posso deixar de vir aqui expressar toda a minha admiração pela forma soberba como o mesmo está escrito e estruturado, mas sobretudo pela verdadeira lição que o mesmo encerra.
Parabéns portanto pela coragem e clarividência em o ter feito.

Quanto à situação em si, em especial a parte do "e agora?", poderiam ser dados milhares de conselhos mas considero que a resposta tem de ser encontrada por ti mesmo, com frieza e com tempo.

Cumps

Registado: 19/2/2007 12:15

por Al_Trader » 23/11/2007 19:31

Viva BrancO
Eu pouco sei sobre os mercados mas acabei de aprender um pouco mais .
Uma coisa é certa, ajudaste-me muito precavendo-me para uma serie de situações (porque será que não há mais caldeireiros a contar os seus desfortunios :?: ).
Olha vê a coisa assim: fizeste um investimento no teu futuro e o retorno será certamente alto :lol: .
Confiança no futuro.
Devagar se vai ao longe

Registado: 9/11/2007 9:42

por Cali » 23/11/2007 18:58

ó Branco,

antes de mais deixa dizer-te que o teu post é fantástico, e que sei compreendê-lo perfeitamente, e identificar-me com ele, pois a minha 'linha editorial' nos foruns sempre foi exactamente assim: se faço trampa, queixo-me de mim no forum (não este, habitualmente), e aproveito para escalpelizar publicamente as asneiras que fiz, com fins pedagógicos para mim e para outros, e com uma especie de catarse para mim proprio. Alem disso, o facto de me 'envergonhar' publicamente obriga-me a disciplinar-me o suficiente para não voltar a cair no mesmo, porque sei que se isso voltar a acontecer, eu serei 'obrigado' a autoinflingir-me o castigo de me envergonhar publicamente pela segunda vez, pelo mesmo motivo, o que é muuuito mais vergonhoso. :roll:

Relativamente á tua experiencia (eu já passei por ela no mercado de Futuros, há 8 anos atrás), deixa-me transcrever-te uma passagem da entrevista com o Braga de Matos, que ainda está na homepage do Caldeirão :

UP: Cada vez mais, os pequenos investidores têm acesso a produtos altamente alavancados. Entre o potencial de retorno e o risco de utilização abusiva, aconselha o seu uso?

FBM: Um dos meus mentores intelectuais, o extraordinário Peter Lynch , dizia: - "Os derivados são para quem odeie ficar rico lentamente e prefira ficar pobre rapidamente".

Isso é para profissionais e semi-profissionais, ou alguém julga que um amador part-time tem qualquer hipótese de ganhar consistentemente?

A alavancagem que eu defendo passa pelo efeito multiplicador do reinvestimento de dividendos e mais-valias e pelo o uso de conta-margem nos primórdios do Bull Market. E esta última sugestão é com muita cautela, com sistemas protectivos a funcionar, seja "stop loss", seja alguma forma de "hedging".
"

Resumindo, caro amigo, larga a porra dos Forex, dos derivados, e de tantas outras patranhas criadas para poucos ganharem, e muitos perderem.
Acredita que com paciencia, timing, e coragem para agir na hora certa, é possivel tirar de um Bull market em acções exactamente aquilo que procuras (desde que não procures ficar rico de um mês para o outro, porque como já leste acima, ficarás pobre muito mais rápidamente).

Boa sorte! :)
------------------------------------------------
* Trilogia de Cali-nadas *

- "Não deixe para amanhã o que pode perder hoje!"
- "Quem tem medo, compra um certificado de aforro."
- "Mais vale ser um trader idiota bem sucedido, do que um investidor genial falido"

Registado: 9/12/2002 13:40

por Branc0 » 23/11/2007 18:28

Confesso que a vontade é de voltar mas não o devo fazer tão depressa porque preciso de interiorizar o que aconteceu.

De qualquer das formas recuperar o que perdi, mesmo voltando não será facil se usar regras decentes de money management. Se por um lado me vai amortecer as perdas certamente também me vai limitar os lucros... nisto não há milagres.

E a voltar terá que ser com regras de money management como é obvio. Se estoirar novamente será por razões diferentes... se forem as mesmas era estupidez a mais :shock:

Em relação às acções versus FX não tem a ver com os lucros rapidos mas sim com duas razões:
1) Horarios (tenho um emprego e o FX ainda esta aberto quando chego a casa)
2) Volatilidade que me deixa fazer trades de algumas horas em vez de alguns dias o que vai mais de encontro à minha personalidade.

Mas vamos dar tempo ao tempo, fazer um backtest jeitoso, fazer um real-time test como deve de ser e se as coisas correrem bem nessas duas frentes esperar que volte a coragem.

E esperar que a esposa não se importe de ir de férias ali para Peniche este ano... México is overrated :)
Be Galt. Wear the message!

The market does not beat them. They beat themselves, because though they have brains they cannot sit tight. - Jesse Livermore

Registado: 8/8/2007 14:38

por MarcoAntonio » 23/11/2007 18:27

Eu estava para fazer também uma referência sobre esse ponto. Na minha opinião (e isto é uma opinião que poderá ser algo discutível mas é a minha convicção) o terceiro ponto não é uma opção, não deveria estar aí, dada a tua experiência passada.

Não quer isto dizer que não possas/devas voltar ao Forex nunca mais. Mas não o faças nessas condições e não os faças com «os outros 3K»...

O meu conselho vai para optares por uma duas primeiras e um dia mais tarde, se a tua carteira voltar a compor-se e se te sentires confortável quanto a isso, voltar a tentar com uma parcela da carteira (e entretanto com outra experiência de mercados).
Editado pela última vez por MarcoAntonio em 23/11/2007 18:29, num total de 1 vez.
Imagem

FLOP - Fundamental Laws Of Profit

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Administrador Fórum

Registado: 4/11/2002 22:16

Próximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: icemetal, latbal, PAULOJOAO, Purificaçao, SalvaFP, Shimazaki_2, zulu404 e 53 visitantes