Sonae Indústria...
Ola a todos,
deixo-vos aqui o graf da SOI ainda sem a sessao de hoje mas para a qual irei tecer um breve comentario para q vejam o trading sobre uma outra abordagem. Toda e qq noticia q saia esta incorporada no preço, i.e. o graf q vêm no final do dia tem todas as noticias q podem imaginar inclusive aquelas q nao sabem (ainda). Quero com isto dizer q entao como havemos de negociar uma vez q estamos em desvantagem com aqueles q sabem mais q nos? facil, olhamos apenas para o graf. A unica coisa q temos de encontrar é zonas de desiquilibrios no preço, i.e. zonas onde houve mais compradores e zonas onde houve mais vendedores. Tudo o resto é ruido. Negoceiem o que vêm e nao o q desejam. Depois disto vamos entao fazer contas: onde entrar? onde sair? precisamente nas zonas onde os mais mal informados compram ou vendem e sacar-lhes a massa! Reparem no graf abaixo; Na zona dos 7.37-7.56 reparamos q existe um claro desiquilibrio entre compradores e vendedores, claramente a favor destes ultimos. Vamos entao procurar uma zona onde existam mais compradores q vendedores e verificamos q a zona de preço entre 6.5-6.69 esta 9% abaixo dos 7.37. Se a nossa preocupaçao é fazer uma entrada de baixo risco vs grande recompensa o que temos de fazer entao? esperar pelo resalto (aconteceu hoje) colocar um stop uns ticks acima da zona de resistencia e vender curto na expectativa q qd o preço cair na zona dos compradores nos possamos comprar de volta o papel.
Qual entao o setup para este trade? entrar curto nesta zona, deixar um stop de protecçao a 7.58 +- 3% de perda e comprar a 6.69 +- 9% de ganho. Isto traduz-se entao num prejuizo se ocorrer de 0,21 para um potencial lucro de 0,68 o que produz um racio de beneficio/perda aproximado de 3,2.
Espero q tenham compreendido esta nova abrodagem de ler um graf sem indicadores.
Um abraço a todos
deixo-vos aqui o graf da SOI ainda sem a sessao de hoje mas para a qual irei tecer um breve comentario para q vejam o trading sobre uma outra abordagem. Toda e qq noticia q saia esta incorporada no preço, i.e. o graf q vêm no final do dia tem todas as noticias q podem imaginar inclusive aquelas q nao sabem (ainda). Quero com isto dizer q entao como havemos de negociar uma vez q estamos em desvantagem com aqueles q sabem mais q nos? facil, olhamos apenas para o graf. A unica coisa q temos de encontrar é zonas de desiquilibrios no preço, i.e. zonas onde houve mais compradores e zonas onde houve mais vendedores. Tudo o resto é ruido. Negoceiem o que vêm e nao o q desejam. Depois disto vamos entao fazer contas: onde entrar? onde sair? precisamente nas zonas onde os mais mal informados compram ou vendem e sacar-lhes a massa! Reparem no graf abaixo; Na zona dos 7.37-7.56 reparamos q existe um claro desiquilibrio entre compradores e vendedores, claramente a favor destes ultimos. Vamos entao procurar uma zona onde existam mais compradores q vendedores e verificamos q a zona de preço entre 6.5-6.69 esta 9% abaixo dos 7.37. Se a nossa preocupaçao é fazer uma entrada de baixo risco vs grande recompensa o que temos de fazer entao? esperar pelo resalto (aconteceu hoje) colocar um stop uns ticks acima da zona de resistencia e vender curto na expectativa q qd o preço cair na zona dos compradores nos possamos comprar de volta o papel.
Qual entao o setup para este trade? entrar curto nesta zona, deixar um stop de protecçao a 7.58 +- 3% de perda e comprar a 6.69 +- 9% de ganho. Isto traduz-se entao num prejuizo se ocorrer de 0,21 para um potencial lucro de 0,68 o que produz um racio de beneficio/perda aproximado de 3,2.
Espero q tenham compreendido esta nova abrodagem de ler um graf sem indicadores.
Um abraço a todos
- Anexos
-
- SOI.PNG (0 Bytes) Visualizado 2772 vezes
Não deixes adormecer os teus sonhos mas,
não te deixes adormecer por eles
Nuno Nascimento
não te deixes adormecer por eles
Nuno Nascimento
mfsr1980 Escreveu:Ontem, andei numa de entrar e sair e da SONI.
Hoje, tou quietinho, os tambores estão a tocar....
Dir-me-ão alguns "ah e tal, o volume é baixo, etc, etc". O volume é apenas o necessário para manter a cotação no nivel 7.30-7.35.
Já há uns tempos saí da SONI a acreditar numa correcção e ela disparou uns 50 cêntimos....nunca mais a vi...ehehe
Um abraço de
Miguel Rodrigues
A verdade é essa o colume é fraco mas o necessário para manter a cotação junto aos 7.30€.
Também é verdade que a acção se tem mexido mais da parte da tarde depois da abertura dos americanos, mas mesmo assim e depois do dia de ontem esperava um pouco mais, mas como esta tambem não é razao para saltar fora.
A ver vamos
- Registado: 27/11/2006 20:22
Ontem, andei numa de entrar e sair e da SONI.
Dir-me-ão alguns "ah e tal, o volume é baixo, etc, etc". O volume é apenas o necessário para manter a cotação no nivel 7.30-7.35.
Já há uns tempos saí da SONI a acreditar numa correcção e ela disparou uns 50 cêntimos....nunca mais a vi...ehehe
Um abraço de
Miguel Rodrigues
Um abraço de
Miguel Rodrigues
- Registado: 3/5/2007 13:55
Deixo aqui mais um sinal técnico positivo que estou a seguir.Desde ontem que no gráfico de 5 minutos o título flutua acima da MM200.
Quanto ao timing de entradas mais fortes também reparei e enquadra-se na táctica de alguns operadores.O facto de também por vezes aparecerem posicionados no fecho parecendo que estavam escondidos é inevitável pois em algum momento são obrigados a saír da toca eheheheh
Quanto ao timing de entradas mais fortes também reparei e enquadra-se na táctica de alguns operadores.O facto de também por vezes aparecerem posicionados no fecho parecendo que estavam escondidos é inevitável pois em algum momento são obrigados a saír da toca eheheheh
Human vs Algorithm
Discordo completamente que haja aqui euforia.Bem como no mercado em relação a este título.
De momento continuo a gostar.Nota-se uma acumulação suave mas progressiva o que lhe pode trazer consistência.O que é natural porque senão disparava o preço e não permitia essa acumulação.Deve haver recuos ao longo da sessão para permitir o trabalho dos operadores.
E quanto ao post estou a gostar bastante pois verifico que muitos dos argumentos aqui apresentados vão de encontro ao que me fez entrar.
Risco tem de haver, estamos no mercado de capitais onde uns acreditam numa coisa e simultaneamente outros noutra.Para isso é que há puts, etc.
De momento continuo a gostar.Nota-se uma acumulação suave mas progressiva o que lhe pode trazer consistência.O que é natural porque senão disparava o preço e não permitia essa acumulação.Deve haver recuos ao longo da sessão para permitir o trabalho dos operadores.
E quanto ao post estou a gostar bastante pois verifico que muitos dos argumentos aqui apresentados vão de encontro ao que me fez entrar.
Risco tem de haver, estamos no mercado de capitais onde uns acreditam numa coisa e simultaneamente outros noutra.Para isso é que há puts, etc.
Human vs Algorithm
cax Escreveu:No dia de hoje o que me está a deixar mais apreensivo é o volume, que está muito fraco.
A altura dos mercados é outra senão a esta hora já tinha dado o salto como nos habituou.
Vamos aguardar e ver no que dá.
Não sei se repararam mas pelo menos nestes dois últimos dias a força compradora só aparece à tarde. Não sei se foi aqui ou noutro forúm mas referi que a quebra dos 7.35 será deveras importante. Porquê? Na 4ª feira fecho a esse valor e ontem atingiu o máximo nesse valor

sol Escreveu:cax, o mais imortante é que digas as tuas razões, o que te leva à acreditar que a tendência é para cima!
só asim podes acrescentar algo a discussão!
um abraço.
sol
Peço desculpa se por vezes não o faço, mas ainda não consegui postar graficos, o que iria ajudar bastante.
O que me leva a acreditar é o seguinte:
1- melhoria do ambiente dos mercados se bem que por alguns dias;
2- fundamentais solidos da empresa e na diversificação dos mercados em que actua, estando menos exposta ao dolar e aos mercados da america do norte;
3- situação do papel em si, correcção forte sem nada que o sustentasse, tocando no suporte dos 7€ que para mim existe;
4- toque na linha descendente de curto prazo, o que origina uma reacção á mesma;
5- indicadores em inversão;
6- aumento de volume;
Isto tudo ficaria muito mais bonito com um gráfico, problema que tenho de resolver.......
- Registado: 27/11/2006 20:22
sonai
Ja olharam bem para o grafico historico que o Ulisses nos deixou , entao olhem bem para a analogia existente no movimento de 97 e do agora, e na subida subsquente que ocorreu ?Esse movimento de subida em 98 foi apos um anuncio de aumeno de capital bastante favoravel aos accionistas , sera que se prepara o anuncio de algum aumento de capital, para a compra do tal terreno na Russia? Nao sei ,mas se quebra os 7.8 em alta ninguem a segura
- Registado: 7/9/2005 19:10
Continuam a desfazer-se delas!!!A pressão vendedora continua e ontem pode ter sido apenas um ressalto e a pressa de alguns pequenos investidores em entrar com medo de perder o comboio. Acredito que ainda não tenham secado as vendas.
Abraço
Abraço
- Registado: 23/1/2006 23:54
SONAE IND.SGPS
[Lisboa Moeda: EUR Nov 23 08:08:58]
Último Dif. Var% Qtd Tot. Abt Min Max Ant
7.29 0.01 0.13% 17,841 7.33 7.28 7.33 7.28
Ofertas Quantidade Compra
4 1,165 7.28
2 4,500 7.27
4 1,675 7.25
1 1,000 7.24
1 225 7.23
Venda Quantidade Ofertas
7.29 2,002 2
7.33 3,043 2
7.35 2,000 1
7.36 1,465 2
7.40 6,300
[Lisboa Moeda: EUR Nov 23 08:08:58]
7.29 0.01 0.13% 17,841 7.33 7.28 7.33 7.28
4 1,165 7.28
2 4,500 7.27
4 1,675 7.25
1 1,000 7.24
1 225 7.23
Venda Quantidade Ofertas
7.29 2,002 2
7.33 3,043 2
7.35 2,000 1
7.36 1,465 2
7.40 6,300
Um abraço e bons negócios.
Artur Cintra
Artur Cintra
- Registado: 17/7/2006 16:09
SONAE IND.SGPS
[Lisboa Moeda: EUR Nov 22 16:35:00]
7.28
2 229 ao Melhor
2 1,050 Abertura
1 700 7.31
1 210 7.30
3 1,384 7.28
Venda Quantidade Ofertas
ao Melhor 15 1
7.34 1,700 2
7.35 2,000 1
7.36 1,465 2
7.40 3,300 1
[Lisboa Moeda: EUR Nov 22 16:35:00]
7.28
2 229 ao Melhor
2 1,050 Abertura
1 700 7.31
1 210 7.30
3 1,384 7.28
Venda Quantidade Ofertas
ao Melhor 15 1
7.34 1,700 2
7.35 2,000 1
7.36 1,465 2
7.40 3,300 1
"Na vida nada é garantido, apenas podemos cotrolar a nossa conduta, não a dos outros."
- Registado: 21/5/2004 9:39
Jaimek: Enquanto economia global, o nosso mercado ou mesmo acções na sua individualidade não estão imunes ao risco de mercado(neste caso mercado mundial) e já se sabe que quando as coisas dão para o torto, todas as pessoas tendem a seguir o que o mercado faz, não vá correr o risco de contrariar o mercado, mesmo que todos saibam que não há razão para isso e que a acção vale bem mais.
É estúpido mas é assim mesmo, todos pensam que não há razões para descer e que a acção vale muito mais, mas como cada pessoa individualmente pensa que os outros têm medo, então nós também ficamos com esse medo.
Só disse isto porque mais vale assistir a uma inversão sólida do que a uma reacção prematura a um suporte. Se calhar anteriormente também diziam que tendo reagido aos 8€ a inversão estava feita, e viu-se o que se viu.
Eu disse inclusive que este pode ser realmente o ponto de viragem, mas que por agora certezas só temos uma: teremos que esperar para ver.
É estúpido mas é assim mesmo, todos pensam que não há razões para descer e que a acção vale muito mais, mas como cada pessoa individualmente pensa que os outros têm medo, então nós também ficamos com esse medo.
Só disse isto porque mais vale assistir a uma inversão sólida do que a uma reacção prematura a um suporte. Se calhar anteriormente também diziam que tendo reagido aos 8€ a inversão estava feita, e viu-se o que se viu.
Eu disse inclusive que este pode ser realmente o ponto de viragem, mas que por agora certezas só temos uma: teremos que esperar para ver.
Vejo que por aqui há já alguma euforia por ter havido apenas um dia positivo no meio de tantos negativos. Calma que a inversão ainda não está feita e podem ver pelos movimentos anteriores em que depois das quedas havia sempre uma forte tendência positiva mas no final lá estava o canal descendente a impor a tendência. Esta vez pode ser realmente diferente pois os 7€ são um suporte forte e a acção já teve uma grande correcção desde os 11€, contudo certezas de inversão só quando deixar o canal descedente, passar os 8€ e as MM ajudarem à festa. Até lá calma e prudência mas para quem gosta de aproveitar esta volatilidade pode ser muito rentável mas o risco também será grande.
Estou de olho nela e preparado para entrar caso a inversão se confirme mas atenção que caso os EUA entrem em recessão o nosso mercado vai sofrer mais um pouco. É uma altura em que a probabilidade de uma decisão certa do ponto de vista fundamental e técnica pode ser facilmente destruída por tudo aquilo que já se sabe... crise->pânico->irracionalidade->china bubble->Dax com queda potencial->de pouco serve os fundamentais. Mas aí é que estão as verdadeiras oportunidades, da irracionalidade dos outros tiramos os nossos proveitos.
Estou de olho nela e preparado para entrar caso a inversão se confirme mas atenção que caso os EUA entrem em recessão o nosso mercado vai sofrer mais um pouco. É uma altura em que a probabilidade de uma decisão certa do ponto de vista fundamental e técnica pode ser facilmente destruída por tudo aquilo que já se sabe... crise->pânico->irracionalidade->china bubble->Dax com queda potencial->de pouco serve os fundamentais. Mas aí é que estão as verdadeiras oportunidades, da irracionalidade dos outros tiramos os nossos proveitos.
ginganababy Escreveu:entrei com os meus 500 euritos (ainda sou noob nisto) a 8.30 e nervoso com as sucessivas quedas pus um stop anteontem a 6.95...
E não é que ela bate memo na trave dos 6.95 e sobe que nem uma louca...
Granda sorte pa primeira experiencia
Ainda por cima tou com um feeling q vai galopar ate aos 8! mas nao tenho "balls" pa la meter mais euros (orçamento curto)
Granda sorte pa primeira experiencia
O problema não foi o STOP, a tua principal falha foi não usar stop no inicio do negócio.
Eu tento sempre reduzir as perdas, para isso o stop nunca é a mais de 5% da entrada. (já com custos incluidos).
Ou seja, normalmente uso os 2,5%, quando o instrumento é mais volatil os 3% ou 4%.
Ser disciplinado é essencial para reduzir as perdas.
O importante não é acertar em todas as entradas, mas sim fazer mais dinheiro naquelas em que se acerta e perder menos nas outras.
Bons negócios.
MAV8
Carteira 69
Carteira 69