Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Momento de decisão

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por James Wheat » 14/11/2007 23:45

Aviso já, para deixar isto em pratos limpos: 'I am a bear' - not a hard one, but... with moderation :mrgreen: :mrgreen: !

A sessão de hoje sinceramente... há ali muita medo instalado e deu-se tudo na ultima meia-hora. Onde eu quero ir: amanhã pode dar-se o contrário. Para mim entre as ultimas sessões não mudou nada: "markets can react on oversold" + "dead cat bounces" = usual stuff :roll: !

Eu continuo a ver isto a ir para baixo, mas sem pânico. Agora para me complicar a vida e deixar 'sem mãos no teclado', tb vejo a possibilidade de ir para cima forte, se... os bancos se unirem para criar o tal super-fundo que ampare as potenciais vendas forçadas de activos a preços de saldo.
Este fundo é aliás uma perspectiva cada vez mais em cima da mesa, porque a banca nos States já viu que o Fed sozinho não vai lá nas canetas, porque tem a inflação e a queda do dolár à perna - não tem mais força para promover desvalorizações por baixa das txs, estando debaixo de criticas de tudo e todos (Europa, China, Japão) !

Conclusão: neutral stance, 'out' of the market is ideal.

Até amanhã a todos.
James Wheat
Position Trader

Registado: 24/5/2006 12:33

por maromatics » 14/11/2007 23:42

Olá,

2,2 Biliões de USD de dívida comprada pelo Estado da Flórida foram "downgraded" para junk.

A notícia está aqui:

http://www.bloomberg.com/apps/news?pid= ... refer=home

Vejam é que o video que é mais interessante ainda, no qual quem fala é um ex presidente da SEC, e actual administrador da Bloomberg, e que diz que isto é muito sério:

http://www.bloomberg.com/avp/avp.htm?cl ... abvi14.asf
Editado pela última vez por maromatics em 14/11/2007 23:47, num total de 1 vez.

Registado: 25/1/2007 18:53

por nunoand99 » 14/11/2007 23:26

Boas maromatics,

Parece que a parte de te cnvencer a continuar por cá está feita, portanto em diante.

O que me trás hoje a este tópico é o seguinte:

Não vos parece que, dada a rejeição de hoje aos 1490 (e com fecho violento), seria de adoptar já uma postura de maior ponderação curta do que longa na quebra do anterior minimo (1439)?

Desde os minimos de Agosto (1375) sempre tinha dito a mim mesmo que entre aquele minimo e os anteriores máximos (excepção ao "false break" que o levou a máximos anuais) teria ponderação de curtos muito semelhante a longos, mas com o andar da carruagem parece-me que posso apertar esses limites.

Registado: 16/5/2005 21:38

por James Wheat » 14/11/2007 23:24

'maromatics',
Não se deixe perturbar, 'no pasa nada' :wall: ! Sinceramente não me leve a mal, mas... tb não lhe vi aqui nenhum ataque pessoal... Às suas ideias e visão do mercado talvez tenha lido pontos de vista bastante opostos, mas este é um espaço aberto e isso parece-me normal. Sempre que mencionaram o seu nome foi para lhe agradecer - não defraude quem o fez.

Quanto aos mercado,
Bem, aqui seguimos na habitual volatilidade própria de quem não sabe bem para que lado isto vai pender... É como diz o outro: "tell me something new" :mrgreen: :mrgreen: !

Siga a marinha - amanhã há mais ! Está um fim-de-ano bastante intenso. Isso é bom, o contrário é que seria mau :clap: !
James Wheat
Position Trader

Registado: 24/5/2006 12:33

por Adam hedge » 14/11/2007 23:19

boa noite.

bem eu ia escrever,para lhe pedir que não deixa-se de escrever aqui.mas vi a sua contribuição por isso...

eu nunca escrevi neste post,aliás ia escrever o quê...se o senhor o faz da maneira que faz,eu possivelmente só ia atrapalhar devido á minha ignorância total,sobre certos assuntos,tais como:" papel comercial",aliás amanhã é dia 15, é dia de os bancos americanos apresentarem as "contas"que tem referido.

continue com o exelente trabalho que tem realizado

abraço

j.matias

Registado: 21/2/2007 18:24

por Jaimek » 14/11/2007 23:16

maromatics Escreveu: A mensagem é clara: não tentem apanhar facas que caem nem acreditem que podem acertar no fundo.

Eu cá continuo e continuarei a apanhar facas que caem, pois a minha estratégia é comprar no negativismo para depois vender no positivismo. Mas cada um tem a sua estratégia e cá estamos.

Registado: 21/9/2007 16:30

por etcetras » 14/11/2007 23:15

maromatics,

Nem pense em deixar de escrever aqui! Mau, mau, mau... icon_lol.gif
Sabe como é que se costuma dizer: "Os cães ladram e a caravana passa."

Hoje é quarta.. :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen:

Abraço!

PS:...se calhar é no próximo dia 13... :)
Editado pela última vez por etcetras em 14/11/2007 23:16, num total de 1 vez.

Registado: 3/4/2007 14:21

por life as it is » 14/11/2007 23:13

maromatics,

Nem pense em deixar de escrever aqui! Mau, mau, mau... :lol:
Sabe como é que se costuma dizer: "Os cães ladram e a caravana passa."

Cmps a todos.
"Nothing splendid has ever been achieved except by those who dared believe that something inside themselves was superior to circumstance."

Bruce Barton (1886 - 1967) American advertising executive, U.S. congressman

Registado: 25/8/2007 18:35

por etcetras » 14/11/2007 23:12

não tentem apanhar facas que caem nem acreditem que podem acertar no fundo.

:clap: :clap: :clap: :clap: :clap: :clap:

Excelente decisão em continuares a escrever aqui! :idea: :roll: :wink:

por maromatics » 14/11/2007 23:10

Olá,

Bom, desculpem o desabafo: há dias assim.

Vamos em frente, sem pessoalizar e focando objectivamente no mercado que é o que nos interessa.

O mercado fechou hoje (América, claro) nos mínimos da sessão.

Depois de ter havido distribuição com pouco volume durante todo o dia, a pressão vendedora foi-se acumulando, e tivemos vendas a sério e com volume da última meia hora.

Do ponto de vista técnico estamos a verificar um conjunto claro de lower highs, seguidos de lower lows (vejam quer os gráficos diário e intradiario para o índice que quiserem).

Agora, o mercado tenderá, pelo menos, a testar os mínimos desta semana, e provávelmente fará um lower low.

A mensagem é clara: não tentem apanhar facas que caem nem acreditem que podem acertar no fundo.

Um fundo é um processo e não um evento.

Para quem ainda assim queira estar dentro, então do lado longo só se for em "day-trading" e com postura agressiva.

Deixem que sejam as instituições a fazer o trabalho sujo e encontrem elas o fundo.

E quando estiverem com o dedo no gatilho para comprar "porque não pode descer mais", perguntem-se a vós mesmos:

- Será que o fundo é mesmo aqui?

- Quanto tempo posso ficar entalado neste trade sem que me faça diferença?

Abr. e boa gestão de risco.

por Carlosmgm » 14/11/2007 23:05

Subcrevo o texto de Etcetras.
Fica por cá Maromatics.
Abraço e bom trabalho.

Registado: 15/2/2006 22:41

por etcetras » 14/11/2007 23:01

Boas,

O Macromatics é e sempre será uma mais valia neste espaço.

Eu acho que nesta altura, o tópico mais interessante e onde se desenvolve mais o aspecto crítico é este. Mas sinceramente, há comentários aqui de pessoas que pensam que o mercado tem que subir todos os dias.

Eu adorava que o macromatics continuasse a escrever aqui :roll:

por iurp » 14/11/2007 22:44

Caro Maromatics,

O Caldeirão tornou-se um "mundo" e é preciso saber estar nele, principalmente quando se mostra ma "sabedoria" acima da média, o que não é o meu caso mas que parece ser o seu. A exposição do saber ou de opiniões fundamentadas sempre encontrou contrapontos que justificam uma maior e melhor procura dos fundamentos que justificam as nossas posições.

A argumentação fácil é o "pão nosso de cada dia" por aqui e em muitos lados, mas para o grau de exposição que tem demonstrado torna-se necessário um "backgound" que aguente a variabilidade e a
(in)sustentabilidade de algumas opiniões. Quanto a mim, as suas opiniões são mais valias irrefutáveis para o "forum" e seria menos bom perdê-las face a pequenos desajustes de comunicação.

Um pequeno reparo: às vezes sas suas opiniões surgem como certezas, o que nos mercados não é possível.

Um abraço e o meu agradecimento por aquilo que me tem permitido perceber melhor dos mercados.

Espero que continue...mesmo que o mercado não lhe dê razão.

Registado: 23/1/2006 23:54

Não desanime

por btmoreira » 14/11/2007 22:35

Boa noite,

Não é hábito participar activamente no forum embora, o visite mais do que uma vez ao dia, desde a OPV da GALP.

Mas dado o tom do seu último post, devo exprimir-me.

Parece-me que todas as opiniões são extremamente importantes para principiantes como eu, sobretudo as bem fundamentadas e que não são apenas "hoje sobe", "amanhã desce" (de facto eu ignoro estas últimas).

E devo dizer-lhe que é uma mais valia, ter acesso aos seus comentários e à sua fundamentação. Muito a prezo tal como a de outros participantes.

Como é óbvio por vezes discordo do que diz, no entanto, venho sempre espreitar este tópico antes de submeter os meus negócios.

Em suma, bem-haja e não desanime!

Cumps,

Registado: 11/10/2006 22:14

por RRikota » 14/11/2007 22:31

:shock: :shock: :shock:

Ó "maro"...ma friend...cool down, man, chill out.

Toda a contribuição do calibre a que nos tens habituado,
enriquece sem duvida o forum e toda a sua comunidade...
falo por mim, mas acho que o resto do pessoal deve estar de acordo :wink:

A forma como se gere a informação que aqui dispensas a cada um caberá,
assumindo a postura que acharem correcta perante o conjunto de dados
que lhes é posto ao dispor.

E como até agora ainda ninguém tinha abordado o assunto pelas vertentes que apresentas,
acho que a tua contribuição é uma mais-valia que se devia preservar no forum.

Como interpreto essa tua informação ???
Não interessa agora, o que interessa é que está aqui ao dispor e como sugestão de consulta e aprofundamento.

Keep on
you're makin'a good job, man!

CUMPS

Registado: 11/7/2007 11:18

por xallamec » 14/11/2007 22:31

maromatics Escreveu:Caros,

Estou me nas tintas que concordem ou não com o que digo, mas não tenho paciencia para que pessoalizem o debate, e não tenho idade nem pachorra para aturar comentários "permabull" sem fundamento.

Boa gestão de risco.

Calma maromatics...uns dias uns dão os parabens noutros outros criticam...é a democracia.

Eu dou-te os parabens. Não estou nem bull nem bear, estou 40% investido no mercado e a perder dinheiro desde a crise de agosto. Os teus argumentos são bem fundamentados e é bom aprender contigo, por isso espero que continues. Quem não gosta de lêr que não entre neste post. Nada mais fácil. 8-)

Registado: 12/5/2007 9:52

por lutav » 14/11/2007 22:29

:clap:

(eu nao tenho participado aqui, porque, nao sei para participar aqui... mas qto ao maromatics, o meu smile diz tudo... para bom entendedor...)

(obrigado Maromatics, nao só pela opiniao e informacao, mas pela dialéctica criada :wink:)

8-)

Registado: 22/9/2006 22:36

Continue com as análises

por Meta-Barão » 14/11/2007 22:25

Caro maromatics,

Embora nunca tivesse escrito nada neste tópico, já que julgo que o meu conhecimento nestes assuntos é muito baixo para trazer alguma mais valia, continue com as suas análises que acho que são muito bem vindas - como eu haverá muitos outros caldeireiros -.

Não comungo de algumas das suas opiniões e tenho entrado no mercado quer do lado da compra (em grandes empresas portuguesas, que também não são assim tantas) como da venda (venda curta de BCP em algumas sessões - uma brincadeira que me custou algum $$ sobretudo quando tentei apostar contra o mercado), mas é sempre com muito agrado que venho a este tópico ler os comentários que cá deixa e a discussão que isso gera - tem-me permitido aprender muito.

Bons negócios,

MB
O nome Meta-Barão tem origem na série de banda desenhada “As aventuras de John Difool” (também conhecidas como “A saga do Incal”)

Registado: 23/8/2007 19:01

por maromatics » 14/11/2007 22:06

Caros,

Não sou pessmista, nem sou bear, e não continuarei a escrever aqui se me considerarem como tal.

Entendo que tenho criado valor aqui ao trazer informação que mais ninguém foi capaz de colocar aqui, e que até agora ninguém contestou.

É simples: até esta informação aqui estar, ninguém a tinha colocado. Isso é, na minha terra, criar valor para quem não teria acesso a ela. Ponto final.

A informação não é boa nem é má. É informação. E cada um faz dela o que quer. Quem quiser ignorá-la, ignora. Quem quiser tomá-la em consideração, toma. Ponto parágrafo.

Acredito que criei valor desde o início do tópico ao mostrar que não era nada evidente que o SPX fizesse um breakout de máximos, o que como é evidente não fez.

Acredito também que estou a criar valor quando vos digo que a realidade é o que é, e as notícias são o que são.

Acredito que estou a contribuír para que tenham uma visão não apenas "unilateral" ou "permabull". A realidade é muito mais complexa e difícil do que pensam aqueles que acham que "é sempre para cima".

Viram o fecho de hoje?

Pois é...os fundos não são eventos, são processos, e não estmos perto de estar a fazer um fundo para já.

SInceramente já por várias vezes considerei parar de escrever aqui.

Estou me nas tintas que concordem ou não com o que digo, mas não tenho paciencia para que pessoalizem o debate, e não tenho idade nem pachorra para aturar comentários "permabull" sem fundamento.

Boa gestão de risco.

por nunoand99 » 14/11/2007 15:29

Pouco depois da abertura o SPX está nos 1490.

Vamos ver se o anterior suporte será agora resistência.

Quebra hoje, em fecho, acima dos 1490 fará com que comece à procura de oportunidades do lado longo (procura->estudar).

O facto de quebrarmos os 1490 em sí não quer dizer que tenhamos voltado ao "bull", mas também estará longe de ser uma vitória "bear"

Registado: 16/5/2005 21:38

por paulodias796 » 14/11/2007 15:17

vá excelentissimo maromatics tambem pode postar umas noticias positivas?

deixo o link:

http://biz.yahoo.com/ap/071114/wall_street.html

costuma-se dizer aqui que hà gente completamente bull nos mercados que nao quer ver que o caminho é para baixo pois eu acho que é o contrário aqueles que estao completamente "ursos" e a apostar contra a subida dos mercados nao podem nem ouvir falar em boas noticias e até lhes passam ao lado propositadamente. fica o comentário

bons negocios para todos

Registado: 6/1/2007 15:05

por maromatics » 14/11/2007 14:07

por maromatics » 14/11/2007 8:50

Ola,

Na minha opinião o dia de ontem não mudou nada: acredito que o que temos hoje é uma oportunidade de venda para quem esteve entalado.

Por outro lado, parece-me excessiva a posição de quem anda a sugerir que vai haver crash.

Acredito que neste momento estamos em correcção, que não há sinais consistentes de que esta tenha acabado, mas que não estamos em bear market ainda, e estamos ainda mais longe de um crash, a não ser que aconteça um grande incidente imprevisível.

Não gostaria que os bears fossem mal tratados neste tópico, porque não concordo que o mensageiro deva ser punido pelo teor da mensagem. Mas também não gostaria que este tópico fosse visto como "a casa dos ursos", porque não é.

Recordo apenas o que já comentei acima:

1. Os fundos não são eventos, mas sim processos. Um dia de subidas, por mais fortes que sejam, não faz um fundo.

Aliás, as subidas de ontem foram feitas com pouco volume e foram suportadas muito por "short squeeze", o que é um sinal bearish.

Para quem invista do lado longo, ainda não é tempo de entrar: as médias móveis de 5, 10 e 50 dias estão negativas, o RSI 14 continua ainda não deu sinal de compra nos gráficos diário e semanal, o MACD ainda não deu sinal de compra, o histograma continua negativo, e o full stochastics ainda não deu sinal de compra.

Falta consolidação para haver um fundo.

Pessalmente gostaria que essa consolidação viesse, mas não acredito que venha.

Na minha opinião, o mercado (Americano) hoje ainda tem espaço para subir (mas menos do que ontem) e no final da semana voltaremos ás quedas.

2. Os problemas de liquidez persistem.

Esta pois é uma excelente oportunidade de venda.

Boa gestão de risco.

Re: O Caos o terror a tragédia... ou o crash?..

por charles » 14/11/2007 1:17

insiderceo Escreveu:
Esta quinta feira como o nome indica é momento, momento esse de decisão que pode mudar muita coisa, até historia mundial.

ps: life as it is, aposta no totoloto que na bolsa ja se viu..:)

:oh: , segundo percebi estás a prever um cataclismo, porquê?
e porque escolhes um dia de subida de 4% do nas para o dizeres?

a propósito os japonas seguem os amigos americanos

http://new.quote.com/stocks/adv_chart.a ... &x=27&y=11
Cumpt

só existe um lado do mercado, nem é o da subida nem o da descida, é o lado certo

Registado: 9/6/2005 12:24

Re: O Caos o terror a tragédia... ou o crash?..

por life as it is » 14/11/2007 0:58

insiderceo Escreveu:
ps: life as it is, aposta no totoloto que na bolsa ja se viu..:)

LOL. Aceito a critica. Mas, modéstia à parte, a coisa não me tem corrido mal.
"Nothing splendid has ever been achieved except by those who dared believe that something inside themselves was superior to circumstance."

Bruce Barton (1886 - 1967) American advertising executive, U.S. congressman

Registado: 25/8/2007 18:35

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: aaugustobb_69, Google [Bot], Opcard33, Phil2014 e 193 visitantes