Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Momento de decisão

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por life as it is » 14/11/2007 0:56

Olá a todos!

Meus amigos, não se esqueçam de que historicamente antes de haver uma grande correção, há sempre uma boa subida antes da grande queda.
Por isso, vamos aguardar pelos próximos dias.

È claro que eu estava a brincar quando escrevi que a grande queda iria acontecer hoje. LOL
Ninguém pode prever isso.
Mas a mim é que ninguém me apanha na bolsa neste momento. :lol:
"Nothing splendid has ever been achieved except by those who dared believe that something inside themselves was superior to circumstance."

Bruce Barton (1886 - 1967) American advertising executive, U.S. congressman

Registado: 25/8/2007 18:35

por artista_ » 13/11/2007 22:31

Já agora...

Nasdaq regista a maior subida em mais de quatro anos
21:20 Os principais índices norte-americanos encerraram a sessão a valorizar, impulsionadas pelos resultados da Wal-Mart e pelo facto da Goldman Sachs ter anunciado que não prevê fazer novas amortizações de activos significativas. O Nasdaq fechou a somar mais de 3%, o que representa o maior ganho diário desde 2003

In http://www.jornaldenegocios.pt/default.html
Sugestões de trading, análises técnicas, estratégias e ideias http://sobe-e-desce.blogspot.com/
http://www.gamesandfun.pt/afiliado&id=28

Registado: 17/3/2003 22:51

por artista_ » 13/11/2007 22:29

artista Escreveu:Ou então acontece um crash ao contrário :mrgreen: :mrgreen:

E não é que ele aconteceu mesmo...

life as it is Escreveu:Calma, que o dia ainda não acabou!
Logo falámos. LOL

Agora já acabou... Devias ter a Bola de cristal virada ao contrário Life, e foi nisso que eu apostei :wink:

Um abraço

PS: quando quiseres podes trasferir os 5 euros :lol: :lol:
Sugestões de trading, análises técnicas, estratégias e ideias http://sobe-e-desce.blogspot.com/

Re: O Caos o terror a tragédia... ou o crash?..

por Prozac » 13/11/2007 19:15

insiderceo Escreveu: Esta quinta feira como o nome indica é momento, momento esse de decisão que pode mudar muita coisa, até historia mundial.

Desculpe , mas está a falar do quê ?

Obrigado

Registado: 28/12/2006 19:02

O Caos o terror a tragédia... ou o crash?..

por insiderceo » 13/11/2007 18:38

Bom discordo de muitas coisas aqui, no entanto de apostas de quedas, o mercado esta instavel.. todos ja notamos.
A tendencia é descendente com a desconfiança dos investidores crescente.
Esta quinta feira como o nome indica é momento, momento esse de decisão que pode mudar muita coisa, até historia mundial.
Na minha opinião esperem para ver e paguem para nao correr riscos, quando falo em pagar é entrar com mais certezas mesmo que percam alguma forte subida.
Cumprimentos.

ps: life as it is, aposta no totoloto que na bolsa ja se viu..:)

Registado: 27/8/2007 1:20

por James Wheat » 13/11/2007 18:32

Rui Aires Escreveu:Eu só estou á espera de uma grande queda historica para entrar. Provavelmente ainda não entrei pq, quer queiramos, quer não, ao lermos tanta profecia de desgraça, ficamos com algum receio. Em Agosto, ia ser o fim do mundo e subiu 20%!!! E agora?

Rui,
Eu até acho que estás a fazer muito bem !!

Agora também deves ter a consciência de que se te fechares mentalmente nessa estratégia tão 'cerrada', enfrentas os seguintes riscos...
1º podes - é uma hipótese - ficar eternamente à espera de algo que jamais irá acontecer;
2º não podes - é uma obrigação - culpar nenhuma opinião 'bearish', pela ausência dessa tal catástrofe por que tanto anseias.

É que ninguém sabe o que vai ser o dia de amanhã e por isso ninguém aqui te garante, com algo mais que do que uma probabilidade e uma opinião pessoal 'não exacta', que os mercados vão arrebentar !
Lembra-te que a tua postura é de baixo risco e infelizmente os mercados não costumam premiar muito 'os mais defensivos'.
Um abraço e votos de boa sorte !

PS: last note - se por acaso amanhã os mercados caissem 10%, duvido muitissimo que entres com força na sessão seguinte. Ao passo que se cair 2%-3%, se calhar até um dia destes lá vais dar uma 'bicada', a tentar apanhar um fundo... Até pode ser que discordes disto de imediato, mas... pensa 2 vezes !
James Wheat
Position Trader

Registado: 24/5/2006 12:33

por Rui Aires » 13/11/2007 17:40

Eu só estou á espera de uma grande queda historica para entrar. Provavelmente ainda não entrei pq, quer queiramos, quer não, ao lermos tanta profecia de desgraça, ficamos com algum receio. Em Agosto, ia ser o fim do mundo e subiu 20%!!! e agora?

Registado: 31/8/2005 14:07

por life as it is » 13/11/2007 16:25

artista Escreveu:
artista Escreveu:
life as it is Escreveu:Bem, eu sei que não se deve fazer isto aqui no fórum do Caldeirão, mas, não resisto e vou lançar uma ideia e uma data de pura especulação. Para deitar fogo aos ânimos. LOL
A próxima Terça-feira dia 13 de Novembro é o dia do juízo final. Não acredito num crash de proporções inimagináveis ou gigantesca, mas, acredito que vai haver uma correção fortíssima. Possivelmente começará mesmo na segunda, continuará na terça e prolongar-se-á até quarta-feira. È o que eu penso.

Ou então acontece um crash ao contrário :mrgreen: :mrgreen:

Enfim as fragilidades dos mercados americanos são evidentes, sobretudo desde que o S&P quebrou os 1490 pontos, mas daí a pensar que se pode adivinhar um crash :roll: :roll:

Não sei se lá fora se fala tanto em crash como cá mas se sim é porque ele realmente não deverá acontecer... o mais certo é aparecer uma notícia qualquer de mais injecções no mercado e vai tudo por ai acima... depois cai outra vez mas na "tua" terça até podemos ter uma das maiores subidas dos últimos tempos!! digo eu, e o mais certo é estar enganado :) eu e tu :wink:

Bom fim de semana

PS: E não bebas mais disso que te faz mal :lol:

Então Life?! parece que afinal hoje estamos a ter o tal "Crash ao contrário" :) :)

Vou mandar-te o meu Nib por MP para depositares os 5 euros da aposta :mrgreen: :mrgreen:

Um abraço e bons negócios

Calma, que o dia ainda não acabou!
Logo falámos. LOL
"Nothing splendid has ever been achieved except by those who dared believe that something inside themselves was superior to circumstance."

por artista_ » 13/11/2007 16:12

artista Escreveu:
life as it is Escreveu:Bem, eu sei que não se deve fazer isto aqui no fórum do Caldeirão, mas, não resisto e vou lançar uma ideia e uma data de pura especulação. Para deitar fogo aos ânimos. LOL
A próxima Terça-feira dia 13 de Novembro é o dia do juízo final. Não acredito num crash de proporções inimagináveis ou gigantesca, mas, acredito que vai haver uma correção fortíssima. Possivelmente começará mesmo na segunda, continuará na terça e prolongar-se-á até quarta-feira. È o que eu penso.

Ou então acontece um crash ao contrário :mrgreen: :mrgreen:

Enfim as fragilidades dos mercados americanos são evidentes, sobretudo desde que o S&P quebrou os 1490 pontos, mas daí a pensar que se pode adivinhar um crash :roll: :roll:

Não sei se lá fora se fala tanto em crash como cá mas se sim é porque ele realmente não deverá acontecer... o mais certo é aparecer uma notícia qualquer de mais injecções no mercado e vai tudo por ai acima... depois cai outra vez mas na "tua" terça até podemos ter uma das maiores subidas dos últimos tempos!! digo eu, e o mais certo é estar enganado :) eu e tu :wink:

Bom fim de semana

PS: E não bebas mais disso que te faz mal :lol:

Então Life?! parece que afinal hoje estamos a ter o tal "Crash ao contrário" :) :)

Vou mandar-te o meu Nib por MP para depositares os 5 euros da aposta :mrgreen: :mrgreen:

Um abraço e bons negócios

por James Wheat » 13/11/2007 15:57

Rui Aires Escreveu:Então a montanha está a parir outro rato?
Tanto medo e está tudo positivo ou quase como se não se passasse nada! Isto só pode ser ultrabull

Ó Rui, wake-up brother and if you don't agree, make your own bet :mrgreen: !

Eu o que não entendo é porque é que estando tu "ultrabull" - ou com leituras / opiniões nesse sentido -, tens o carcanhol todo fora do mercado :wall: !

Eu ao menos estando bastante desconfiado (creio que o bull market poderá - hip - estar próximo do fim), tenho 10% longo e 90% neutro (out) - que é uma posição que à luz desse meu discurso me parece que faz bastante sentido.

Eu por vezes pressinto que há aqui pessoas que acordam todos os dias ansiosas, a pensar que vão assistir a algo de 'histórico' e quando ligam o streaming e vêm que 'no pasa nada'... epá, sentem uma enorme desilusão, como que se lhes tivessem defraudado as expectativas !! Cabe perguntar: de quem será a culpa :oh: ?

Abraço e bons negócios.
James Wheat
Position Trader

por Ulisses Pereira » 13/11/2007 15:11

Rui, mas tu achas que quem está "bearish" acha que os mercados vão cair todos os dias? A verdade é que nos últimos tempos, nos mercados internacionais, os ursos têm estado mais fortes. Isso é inegável. Quanto ao futuro, aí não sabemos. Mas pelo facto de um dia se iniciar positivo já se vir colocar em causa as opiniões dos outros, parece-me errado.

Um abraço,
Ulisses
"Acreditar é possuir antes de ter..."

Ulisses Pereira

Clickar para ver o disclaimer completo
Administrador Fórum

Registado: 29/10/2002 4:04

por Rui Aires » 13/11/2007 15:06

Então a montanha está a parir outro rato?
Tanto medo e está tudo positivo ou quase como se não se passasse nada! Isto só pode ser ultrabull

por James Wheat » 12/11/2007 23:59

Eu acho que para quem está bastante líquido - aí uns 90% :wink: ... - a situação é deveras interessante !
Para quem está bastante exposto no mercado a situação é grave e isto de escalada em escalada irá até... sabe-se lá onde, mas pelo andar da carroagem até todos se lincharem !!

Actualmente em Wall Street perdeu-se o respeito entre pares e já existe muita retaliação e luta pela reputação, pelo orgulho, pelas cadeiras - muito mais do que seria razoável entre concorrentes de sempre !

Entre banca de investimento e agências de rating (e entre si mesmos), entrou-se numa guerra de 'dowgradings', numa espiral de retaliações, onde a única lógica parece ser "fazer sangrar o porco do vizinho mais do que nós, pq nós podemos sofrer mais e por mais tempo e uma vez ultrapassada a tormenta, o caminho vai ficar mais livre para quem sobreviver".
De facto quem resistir a este período vai ficar com um futuro mais desafogado, mas até lá esta lógica conduzirá a uma enorme destruição de valor.
Resultado: a perda de capitalização bolsista entre os principais bancos ultrapassou já os 500 biliões de USD - mais do que se estima que seja toda a perda resultante do 'subprime' e do 'credit crunch' !

O que hoje em dia se escreve em alguns researches entre concorrentes é bastante agressivo e roça mesmo o irresponsável - como o caso do ETrade é hoje bom exemplo. É que mesmo que exista risco de fechar, pq razão quererá o Citigroup promover uma corrida aos resgates no broker on-line ?!?
Entre estes grandes tubarões impera agora a lógica de fazer os minorcas e os medianos 'sangrar', porque essa será a forma mais rápida de eles próprios mais rápidamente se reerguerem 'once the dust settles'... Resta saber o que acontecerá se por um acaso houver um dia uma corrida a um dos grandes :roll: !!

Num paralelismo 'patético' aqui com o nosso burgo, Wall Street transformou-se numa espécie de futebol português, em que o menor denominador comum - ou seja a desunião e o aniquilar entre oponentes - impera :wall: !
Não estranhem esta comparação, porque como bem se pode ver, os pecados são os mesmos: é outro caso em que a ambição pessoal se sobrepõe ao bem das instituições e sobretudo ao bem comum ! Só a dimensão dos montantes em 'carcanhol' em jogo é outra ! A lógica dos intervenientes é a mesma: a luta sem tréguas pelo 'poder', pelo 'sucesso', pelo 'protagonismo', pelo 'dinheiro' ! E não são os fatos Armani e Zegna que os fazem mais 'nobres' - como os CEOs da Merryl e do Citi demonstraram.

Até amanhã ! Over & out.

PS1: para quem está fora - "tá-se bem" 8-) !
PS2: para quem ficou entalado... lembrem-se: "a seguir a um dia de chuva, mais cedo ou mais tarde virá sempre um dia de sol" :clap: !
James Wheat
Position Trader

por maromatics » 12/11/2007 23:22

Olá,

Quanto a fusões e aquisições:

Também o papel comercial para fusões e aquisições está com dificuldades.

Os credit default swaps para obrigações empresariais (corporate bonds - CDX e LCDX no caso em que são Leveraged), seram um salto de um spread de 210 pontos base para 340 pontos base em apenas um mês.

As compras e as fusões alavancadas estão por isso muito mais caras.

Além disso, os bancos terão que gerir os cerca de 300 Biliões de USD de operações destas que estão nos seus balanços e que não conseguiram vender a investidores desde o momento em que passou a ser impossível securitizar todas estas operações.

A época dourada do dinheiro fácil das Leveraged Buy Outs (LBOs) está assim acabada, ou pelo menos em crise, e isto está a ter, e terá, consequências nas valorizações do mercado de equity.

Segue o gráfico abaixo.

A ganância pode cegar.

Boa gestão de risco...
Anexos
lcdx_graph.png
lcdx_graph.png (0 Bytes) Visualizado 4676 vezes

Registado: 25/1/2007 18:53

por Prozac » 12/11/2007 23:21

Uma pequena noticia sem grande importancia... www.bloomberg.com/apps/news?pid=2060110 ... refer=home

por Prozac » 12/11/2007 23:07

por maromatics » 12/11/2007 23:04

Infelizmente não é brincadeira, apesar de ninguém estar a dizer que o mundo está a acabar.

por Prozac » 12/11/2007 23:02

O mundo vai acabar até ao final da semana e no entanto continuam a bom ritmo as fusões e aquisições...só pode ser brincadeira :!: www.bloomberg.com/apps/news?pid=2060108 ... refer=home

por maromatics » 12/11/2007 22:43

Olá,

O que se está a passar tem a ver com as enormes dificuldades de liquidez no mercado de papel comercial.

No dia 15 deste mês os bancos americanos terão que divulgar qual o peso deste tipo de activos nas suas carteiras.

Como era esperado, os bancos estão a fechar muitas dessas posições antes da divulgação dos dados.

Mas, como os bancos estão com perdas significativas em todas essas posições, que ainda por cima eram alavancadas, então os bancos precisam de gerar liquidez noutros mercados (equity, ouro, etc) para poderem fechar as posições.

Essa é a razão das vendas a que estamos a assitir.

Segue abaixo o assustador gráfico de papel comercial, actualizado ao fecho de hoje. Notem que este gráfico só diz respeito ás tranches AAA e A, as restantes estão várias delas quase em default.

Em termos de AT, o SPX tem um último suporte a 1.410 e estamos a menos de 3% de lá chegar. A este ritmo, os 1.410 caem ainda esta semana e se isso acontecer temos um sinal primário de bear market, com projecção para os mínimos de 2006, onde pode haver algum suporte.

O que estamos a assistir não é brincadeira.

Recomendo muito cuidado e desejo-vos boa gestão de risco.
Anexos
abx_12_nov.png
abx_12_nov.png (0 Bytes) Visualizado 3525 vezes

por Adam hedge » 12/11/2007 22:04

boa noite.
depois desta queda na ultima hora,na qual se deveu a E-trade,o que esperar para amanhã na europa?

gostava de ouvir comentários.

o s&p500 fechou quase a niveis de agosto.

abraço J.matias

Registado: 21/2/2007 18:24

por maromatics » 12/11/2007 21:53

Olá,

A segunda notícia do dia é:

http://www.bloomberg.com/apps/news?pid= ... refer=home

Estou a ver na Bloomberg comentar que existem receios de uma corrida ao banco no caso do e-trade...

por maromatics » 12/11/2007 11:37

Olá,

A notícia do dia de hoje é:

http://www.bloomberg.com/apps/news?pid= ... refer=home

por Rui Aires » 12/11/2007 10:09

mais uma vez a montanha pariu um rato. Tanto anuncio de crash que é o que se v~e....
Cumpr

por life as it is » 11/11/2007 23:58

Para se perceber como se chegou e o que é o sub-prime, os SIV, etc...

http://www.youtube.com/watch?v=SJ_qK4g6ntM

por maromatics » 11/11/2007 18:51

Olá,

Mais uma vez obrigado pela vossa simpatia.

Não gostaria de fazer comentários adicionais sobre o Barclays.

Já quanto a ETFs em geral, posso dizer que todos os ETF são, essencialmente, fundos.

Habitualmente as fichas técnicas dos fundos, e também dos ETFs são claras no sentido de permitir à endidade gestora determinar, em certas condições de mercado, a suspensão dos levantamentos, o que aliás não é assim tão exótico e aconteceu em Agosto de este ano em vários fundos no mercado Americano.

No caso dos ETF este risco é real.

Há ainda um dois riscos adicionais no caso dos ETFs:

1- Para conseguirem o resultado desejado, os ETFs investem em produtos estruturados, que podem não ser liquidos, ou podem perder liquidez em certas circunstâncias de mercado;

2- Os valores mobiliários que compõem os ETFs estão depositados numa entidade custodiante, que não sabemos quem é. Ou seja, pode acontecer que os activos que compõem um ETF gerido por uma entidade X estejam depositados noutra entidade, muitas vezes em mercados e países diferentes.

Este é o tipo de complexidade que enfrentamos nos dias que correm.

Num cenário em que há apreensão quanto à solvabilidade de algumas instituições Americanas (e não sou eu que o digo, bastando ler o artigo que citei acima), então provávelmente será sensato reduzir a exposição das carteiras a produtos derivados complexos (por exemplo os ETFs), trocando-os por produtos mais simples e estáveis, tendo em conta os objectivos e o horizonte de investimento da carteira.

Boa gestão de risco...

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: aaugustobb_69, Bing [Bot], Carrancho_, Google [Bot], Phil2014, VALHALLA e 117 visitantes