Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Gaffes de Bolsa na Comunicação Social

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por Elias » 12/11/2007 15:40

Hoje de manhã na SIC notícias apareceu um indivíduo da Reuters que anunciou que os mercados nos states estavam fechados devido ao dia dos veteranos. Cerca de meia hora mais tarde disseram a mesma coisa na TSF.

Afinal a Bolsa de NY está a funcionar normalmente. :roll:

Registado: 5/11/2002 12:21

por Elias » 6/11/2007 10:54

Hoje na SIC Notícias por volta das 8h50.

"A bolsa portuguesa está positiva. No resto da Europa as bolsas também estão positivas, com excepção de Londres que está negativa".

Acontece que a bolsa de Londres abriu no verde e assim se manteve desde a abertura. Quando a SIC Notícias referiu as alegadas perdas, a bolsa de Londres era só uma das que mais subia na Europa (+0,7%).

Não deixa de ser preocupante a facilidade e a frequência com que se se transmite informação incorrecta em matéria de bolsa. Às vezes mais parece que estão a falar do tempo na Europa: "por cá o céu está limpo; no resto da Europa também está bom tempo excepto em Londres que está a chover" :roll:

Registado: 5/11/2002 12:21

PRÓS E CONTRAS

por Gilfonseca » 29/10/2007 21:02

HOJE o Prós e Contras é sobre a fusão millenium bpi.
Editado pela última vez por Gilfonseca em 6/11/2007 15:09, num total de 1 vez.

Registado: 7/11/2006 14:58

por rosario » 29/10/2007 14:24

Vodka7 Escreveu:Mais uma para juntar a festa.

Jornal gratuito Metro, refere que na passada sexta-feira dia 26 de Outubro o BCP atingiu máximo histórico...

Seria ao máximo histórico desse dia a que se referiam?!

:lol:

Registado: 27/9/2007 14:33

por Vodka7 » 29/10/2007 10:26

Mais uma para juntar a festa.

Jornal gratuito Metro, refere que na passada sexta-feira dia 26 de Outubro o BCP atingiu máximo histórico...

Registado: 10/11/2005 21:53

por MarcoAntonio » 27/10/2007 19:59

O que é engraçado para uns é chato para outros e vice-versa...
Imagem

FLOP - Fundamental Laws Of Profit

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Administrador Fórum

Registado: 4/11/2002 22:16

por scpnuno » 27/10/2007 19:14

Carlos B

Era "tremor de terra", pá! já corrigi (embora deva ser um terror para quem o vive - eu lembro-me muito vagamente de um em Lisboa (não foi o de 1755), mas era pequena demais para ter medo.

Quico, deixa lá que eu conheço uma Sra Dra., pomposamente sentada em cima do seu canudo, que garante que o teramoto e consequente tsunami foi causado pela explosão de um submarino nuclear secreto que secretamente se tinha afundado naquele sitio, carregadinho de armas secretas e foi feito explodir secretamente...
Para tanto segredo, não se pode dizer que não tenham acabado por dar nas vistas. Acho que a teoria dela garante que é americano ou foi por culpa dos americanos. Graças a Deus, é doutoura mas não é jornalista
Esta é a vantagem da ambição:
Podes não chegar á Lua
Mas tiraste os pés do chão...

Registado: 6/11/2004 17:26

por Carlos B » 27/10/2007 19:01

"terror de terra"???? :lol:

Registado: 17/7/2007 18:17

por Quico » 27/10/2007 18:56

Se me vens com exemplos fora da Bolsa, eu não resisto em contar o mais aberrante que já alguma vez ouvi: o de dizer que o tsunami que varreu a Ásia há uns anos atrás teve a ver com o "aquecimento global". É verdade, eu ouvi o Fernando Alves na TSF a falar do assunto numa base de causa/efeito*, e com o tom mais sério deste mundo (que pra malhar na América e no Bush, até isto serve...).
Até posso dar de barato que fenómenos climáticos como o Katrina pudesse ter remotamente a ver com o "aquecimento global" (como se furacões demolidores fosse uma novidade só vista nesta última década), mas agora dizer ou sequer insinuar que os abalos sísmicos têm a ver com o "aquecimento global"**... só posso qualificar de RI-DÍ-CU-LO! Mas há quem não se importe de cobrir de ridículo para defender as sua fé ou crença...

* - Por sinal, o humorista Bruno Nogueira fez, no outro dia, a mesma associação e não era por piada. Assim nascem os mitos... :roll:

** - Eu nem quero imaginar o que destas brilhantes cabeças iria brotar se o terramoto de Lisboa de 1755 fosse nos dias de hoje! (...e o subsequente tsunami que arrasou o Algarve, e de que hoje pouco se fala e se sabe)
"People want to be told what to do so badly that they'll listen to anyone." - Don Draper, Mad Men

Registado: 12/5/2004 19:52

por scpnuno » 27/10/2007 17:15

Aii, Quico, eu tenho ouvido cada uma

O topico é sofre gaffes de bolsa, mas aqui deixo o registo de dois momentos historicos, um da SIC e outro da TSF.

Quando houve o tremor de terra em Moçambique a SIC afirmou que tinha sido perto da cidade da Beira, a quase 500 km de Maputo. Por acaso, são cerca de 1000, mas o que é isso comparado com o raio da terra em cms?

Outra vez a TSF, a proposito da conferencia Europa / Africa, o jornalista afirmou que um dos liders africanos a favor da presença de Robert Mugabe era, nem mais nem menos, que Samora Machel!! Dado que o homem está morta há mais de 20 anos, ou deu a opinião com muita antecedencia, ou a TSF além de ter uma abertura de bolsa privativa para estações de radio ainda tem contactos priveligiados com o outro mundo.

Eu sei que anda por aqui um jornalista...oh moço, tu puxa as orelhas aos teus colegas
Editado pela última vez por scpnuno em 27/10/2007 19:08, num total de 2 vezes.
Esta é a vantagem da ambição:
Podes não chegar á Lua
Mas tiraste os pés do chão...

Registado: 6/11/2004 17:26

por Quico » 27/10/2007 15:16

Como eu costumo dizer...

Se nestes assuntos que dominamos assistimos a N bacoradas e "pontapés na atmosfera", imaginem o que será noutros assuntos, como a ciência, política, ou geo-política, assuntos bem mais "expostos" ao preconceito, à ideia feita e ao cliché!

Pensem nisso! :wink:
"People want to be told what to do so badly that they'll listen to anyone." - Don Draper, Mad Men

Registado: 12/5/2004 19:52

por pvg80713 » 27/10/2007 14:17

carissimos,
eu já não me referia à questão do bilião se é um milhar de milhões ou um milhão de milhões...

na economia portuguesa penas falamos de milhares de milhão....

mas mesmo assim os senhores jornalistas quando toca ao milhar de milhao ( bilião para os americanos ), muitas vezes enganam-se e só se referem a milhão...

a mim custa-me..........

Registado: 19/4/2005 11:11

por GOE » 27/10/2007 12:00

Bem eu não sei se é da maneira "ezquezita" que o homem tem de falar, mas o que é certo é que o Joe Berardo não consegue dizer CMVM :lol:, ontem na entrevista referiu-se sempre a esta pelo nome de CVM! (é parecido e tal...:lol:)

Bons negócios :wink:

Registado: 26/8/2007 23:23

por Pata-Hari » 27/10/2007 8:38

Desculpem a franqueza.. mas este tópico estava tão engraçado até aparecer esta discussão chata comá potassa... :evil:
Administrador Fórum

Registado: 25/10/2002 17:02

por MarcoAntonio » 26/10/2007 22:15

tmnol Escreveu:Já agora a primeira vez que eu ouvi e tomei conhecimento desta diferença (não em relação ao Brasil mas sim aos países de língua inglesa) foi na minha 4ª classe.

Eu li o livro do Carl Sagan quando andava na terceira classe...
:mrgreen:

tmnol Escreveu:P.S.: Caro MarcoAntonio você deve ser "expert" em rebuscar frases erroneamente atribuidas a personagens famosas... :lol:

Exacto.
Imagem

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Administrador Fórum

por tmnol » 26/10/2007 22:10

MarcoAntonio Escreveu:A primeira vez que ouvi falar desta diferença foi precisamente no livro de Carl Sagan "Biliões e Biliões" (uma coisa que na verdade ele nunca disse por sinal, mas que lhe é atribuído, uma pseudo-citação ao estilo do "Elementar, meu caro watson" que o Sherlock Holmes também nunca disse).

Na altura ele escrevia como sendo uma idiossincrasia dos americanos. Isto já há uns anitos atrás...

Mas a influência dos americanos é enorme e provavelmente esta notação tem-se propagado. Por exemplo, creio que no Brazil têm adoptado a notação à americana também...

Por cá ainda usamos o "mil milhões", que ouvimos quase todos os dias nas notícias (eu ouço mesmo diariamente, quando o meu gestor financeiro fala da minha fortuna).

Exacto. Eu também me esqueci de referir, no meu post anterior, que pelo menos no Brasil eu tinha a certeza que utilizavam essa terminologia...

Já agora a primeira vez que eu ouvi e tomei conhecimento desta diferença (não em relação ao Brasil mas sim aos países de língua inglesa) foi na minha 4ª classe.

P.S.: Caro MarcoAntonio você deve ser "expert" em rebuscar frases erroneamente atribuidas a personagens famosas... :lol:

Registado: 3/10/2006 13:01

por Touro » 26/10/2007 21:56

Para acrescentar, os franceses têm um termo específico para o 10^9, que é milliard.
Cumprimentos,
Touro

Registado: 5/11/2002 14:09

por MarcoAntonio » 26/10/2007 21:55

A primeira vez que ouvi falar desta diferença foi precisamente no livro de Carl Sagan "Biliões e Biliões" (uma coisa que na verdade ele nunca disse por sinal, mas que lhe é atribuído, uma pseudo-citação ao estilo do "Elementar, meu caro watson" que o Sherlock Holmes também nunca disse).

Na altura ele escrevia como sendo uma idiossincrasia dos americanos. Isto já há uns anitos atrás...

Mas a influência dos americanos é enorme e provavelmente esta notação tem-se propagado. Por exemplo, creio que no Brazil têm adoptado a notação à americana também...

Por cá ainda usamos o "mil milhões", que ouvimos quase todos os dias nas notícias (eu ouço mesmo diariamente, quando o meu gestor financeiro fala da minha fortuna).
Imagem

Administrador Fórum

por tmnol » 26/10/2007 21:50

MarcoAntonio Escreveu:Bilião pode significar duas coisas, pelo que está na origem de muitas confusões deste género.

Nos países de lingua inglesa e em particular (isto é, principalmente) nos Estados Unidos, um bilião (one billion) é utilizado para representar mil milhões (1.000.000.000).

Nos restantes países, nomeadamente Portugal e outros países europeus, um bilião é utilizado para representar um milhão de milhões (1.000.000.000.000).

Acontece o mesmo para o Trilião, já agora.

Sim, mas também tenho a ideia de que não é só nos países de língua inglesa.

Tenho a ideia que em muitos países do continente Americano (se não forem mesmo todos), e em outros países de outros continentes, também é utilizado essa "regra"...

Mas não vou teimar...

Tiago

por MarcoAntonio » 26/10/2007 21:42

Bilião pode significar duas coisas, pelo que está na origem de muitas confusões deste género.

Nos países de lingua inglesa e em particular (isto é, principalmente) nos Estados Unidos, um bilião (one billion) é utilizado para representar mil milhões (1.000.000.000).

Nos restantes países, nomeadamente Portugal e outros países europeus, um bilião é utilizado para representar um milhão de milhões (1.000.000.000.000).

Acontece o mesmo para o Trilião, já agora.

Aquilo a que os americanos chamam "One Billion", nós usamos correntemente o termo "Mil Milhões"...

.
Imagem

Administrador Fórum

por tmnol » 26/10/2007 21:35

PTlusitano Escreveu:Isso está errado. 1 bilião é igual a mil milhões , pelo menos nos estados unidos. Logo eles traduziram mal. Eles disseram half a bilion o que deveria ter sido traduzido por 500 milhões e não 500 mil milhões.

Exactamente, pelos vistos você não disse tudo... :lol:

Tiago

Re: Afinal quem é o estupido?

por tmnol » 26/10/2007 21:33

alunes Escreveu:Na verdade 0,5 biliões são efectivamente 500 mil milhões.Já muitas vezes aqui foi dito que as pessoas deveriam ser mais humildes naquilo que criticam.Afinal o estupido não foi aquele que traduziu.opinar só por opinar é um pouco deselegante.

Cuidado, nem tudo o que parece o é...

O PTlusitano pode não ter dito tudo...

Não sei se é o caso mas se ele se referia a números referentes aos Estados Unidos (ou ao continente Americano, em geral) pode na realidade estar mal traduzido pois seriam em números Europeus 500 milhões e não 500 mil milhões...

Pode ter havido aqui uma falta de informação o que pode ter causado uma intervenção um pouco infeliz da sua parte...

Devemos, por vezes, ter cuidado com o que dizemos para não perdermos a razão.

Mesmo você tendo razão pode não ter sido feliz a maneira como reagiu. (estou-me a referir ao título do seu post...)

Um abraço

Tiago

por PTlusitano » 26/10/2007 21:32

Isso está errado. 1 bilião é igual a mil milhões , pelo menos nos estados unidos. Logo eles traduziram mal. Eles disseram half a bilion o que deveria ter sido traduzido por 500 milhões e não 500 mil milhões.

Registado: 8/11/2006 18:46

Afinal quem é o estupido?

por alunes » 26/10/2007 21:08

Na verdade 0,5 biliões são efectivamente 500 mil milhões.Já muitas vezes aqui foi dito que as pessoas deveriam ser mais humildes naquilo que criticam.Afinal o estupido não foi aquele que traduziu.opinar só por opinar é um pouco deselegante.

Registado: 15/1/2004 11:27

por PTlusitano » 26/10/2007 15:59

pvg80713 Escreveu:confundirem milhoes com milhares de milhoes, é todos os dias em todos os meios....

Isso é muito irritante mesmo.
Há uns dois dias estava a ouvir uma noticia em que falavam em 0.5 biliões e eles traduziram para 500 mil milhões, ou seja mil vezes mais.
O mais estúpido e que nem fazia sentido nenhum falar numa quantia tão gigantesca, mais de 2x o pib português, era só pensar um bocadinho.

Registado: 8/11/2006 18:46

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Aqui_Vale, Bing [Bot], cali010201, Google [Bot], icemetal, niceboy, OCTAMA, PAULOJOAO e 225 visitantes