Caldeirão da Bolsa

Galp...

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por Vodka7 » 12/11/2007 19:47

Enquanto houver aquele Gap enorme aberto as subidas não terão muito apoio. A seguir aos resultados e se mais nada de relevante acontecer e com o estado dos mercados e a força das mais-valias, penso que deva vir fechar o Gap nos próximos tempos, depois disso a GALP está pronta para novos máximos... talvez (17€)!

Registado: 10/11/2005 21:53

por lutav » 12/11/2007 19:38

artista Escreveu:Um dia fora e isto cai a sério!! Enfim pelo menos o volume foi bastante baixo, considerando os registados na subida...

Bons negócios

PS: Mantenho a minha posição na Galp

tou um pouco como o artista... eu tambem pensei em fazer mais valias a 15,40, dedo no gatilho e tal...

e depois pensei: isto até pode cair 4 ou 5%, mas, depois de sair, como percebo que devo entrar? :roll:

e vou ter coragem de entrar? e se entrar a meio de uma correccao (ou mais valias ou o que for), e passar a ter o streamer a vermelho, como vou reagir a seguir? nao vou cometer erros atras de erros por sentir que vou atras do prejuizo?

assim tou dentro, tou bem.... :)

cumprimentos :)

Registado: 22/9/2006 22:36

por artista_ » 12/11/2007 19:34

Um dia fora e isto cai a sério!! Enfim pelo menos o volume foi bastante baixo, considerando os registados na subida...

Bons negócios

PS: Mantenho a minha posição na Galp
Sugestões de trading, análises técnicas, estratégias e ideias http://sobe-e-desce.blogspot.com/
http://www.gamesandfun.pt/afiliado&id=28

Registado: 17/3/2003 22:51

por habanero04 » 12/11/2007 19:18

Por isso mesmo é que eu saltei fora, este pelo menos já cá canta. Acho que no curto prazo ainda deve corrigir + alguma coisa à semelhança de hoje e haverá mais pessoal a desfazer-se delas para realizar + valias. Subiu demasiado em 2 dias e penso que é natural que caia. Para o longo prazo também acho que será uma boa aposta por essas mesmas razões.

Registado: 8/11/2007 17:14

por Resina » 12/11/2007 19:09

habanero04 Escreveu:Boas! Este é o meu primeiro post e quero agradecer desde já os votos de boas-vindas que me foram endereçados.

Tenho sido frequentador +/- assíduo deste forum de há uns tempos para cá e vou lendo as vossas opiniões e comentários, procurando sempre aprender alguma coisa acerca deste mundo da bolsa que me permita alcançar aquilo que todos nós que investimos em acções queremos.

Na passada 5ª feira ainda consegui comprar galp a 12.01 dando uma ordem ao melhor, e vendi-as na 6ª a 14.80. Tinha lido aqui no forum algumas opiniões de que seria arriscado mas mesmo assim e com tanta força compradora resolvi correr o risco. Não vendi no máximo, mas como achei que já não iam voltar ao máximo como aconteceu no fim da sessão e com medo que caissem + despachei-as e acho que fiz bem. Acho que tive sorte e o risco foi compensado pelo encaixe, só tenho pena de não ter tido mais cash disponível mas nestas coisas da bolsa não nos podemos andar a lamentar do que não foi feito.

Depois do fecho de hoje alguém pode colocar aqui um gráfico e comentário actualizado?

Acham que a cotação vem cá abaixo fechar o gap?

Boas,
Vir fechar o gap é bom para o longo prazo, agora para quem está curto não é nada agradavel...
Apesar de tudo, acho que será dificil, mas deve corrigir mais alguns centimos... Acho que tambem vai depender muito do tipo de noticias que possam surgir...
A escalada foi muito repentina, mas o pt's que foram lançados estão acima do valor de fecho de hoje.
Acho que é um titulo a manter em carteira, não só pelos concursos a que a Galp concorre, mas tambem nunca se sabe o que a nossa costa poderá ter...
Lembro-me de ver na tv, e de ouvir que a probabilidade de encontrar reservas com possibilidade de exploração era superior a 50%, não é um não, mas um talvez, o que deixa sempre suspeitas... E se isso alguma vez acontecer, os 2 dias anteriores vão parecer uns dias para "meninos"... lol
Abraço
Se não podes vencê-los, o melhor mesmo é juntares-te a eles!
Porquê ir contra o mercado? Perdemos sempre!
És fraco, junta-te aos fortes!

Registado: 9/11/2005 17:56

por habanero04 » 12/11/2007 18:51

Boas! Este é o meu primeiro post e quero agradecer desde já os votos de boas-vindas que me foram endereçados.

Tenho sido frequentador +/- assíduo deste forum de há uns tempos para cá e vou lendo as vossas opiniões e comentários, procurando sempre aprender alguma coisa acerca deste mundo da bolsa que me permita alcançar aquilo que todos nós que investimos em acções queremos.

Na passada 5ª feira ainda consegui comprar galp a 12.01 dando uma ordem ao melhor, e vendi-as na 6ª a 14.80. Tinha lido aqui no forum algumas opiniões de que seria arriscado mas mesmo assim e com tanta força compradora resolvi correr o risco. Não vendi no máximo, mas como achei que já não iam voltar ao máximo como aconteceu no fim da sessão e com medo que caissem + despachei-as e acho que fiz bem. Acho que tive sorte e o risco foi compensado pelo encaixe, só tenho pena de não ter tido mais cash disponível mas nestas coisas da bolsa não nos podemos andar a lamentar do que não foi feito.

Depois do fecho de hoje alguém pode colocar aqui um gráfico e comentário actualizado?

Acham que a cotação vem cá abaixo fechar o gap?

Registado: 8/11/2007 17:14

por Resina » 12/11/2007 15:12

majomo Escreveu:Por acaso, hoje também estava decidido a realizar mais valias...

Como já falaram, inicialmente começou a descer e rapidamente subiu, entretanto, fui trabalhar às 8h15m e agora quando volto já há uma descida significativa...

Enfim...
É o que faz querer muito, agora é aguardar... :oops:

Acho que foram os factores externos que levaram em grande parte à abertura em queda, porque eu até pensava que ela ia abrir em altas e ia inverter ao longo do dia... Esta queda já era esperada..
Só por isso, realizei metade delas, nunca se sabe se isto dá a volta e ainda fecha a perder 1 ou 2%... De qualquer maneira, se continuar a cair, aproveito e reforço...
Abraço

por majomo » 12/11/2007 15:00

Por acaso, hoje também estava decidido a realizar mais valias...

Como já falaram, inicialmente começou a descer e rapidamente subiu, entretanto, fui trabalhar às 8h15m e agora quando volto já há uma descida significativa...

Enfim...
É o que faz querer muito, agora é aguardar... :oops:

Registado: 25/7/2007 15:52

por Resina » 12/11/2007 14:04

Incêndio na refinaria da Petrogal já se encontra extinto
A Galp Energia inforou hoje que o incêndio que deflagrou esta manhã às 10h48 na Estação de Tratamento de Águas Residuais (ETAR) da refinaria do Porto, em Leça da Palmeira, foi dado como extinto às 11h55, não havendo a assinalar danos em pessoas ou nas unidades de processamento da unidade.

Diário Económico Online

Segundo um comunicado hoje emitido pela Galp Energia, após se ter dado o sinistro, "o plano de emergência interno e externo foi imediatamente activado, tendo sido accionados todos os meios de segurança necessários para o combate ao incêndio".

O documento adianta que este "foi dado como extindo" às 11h55, "não havendo a registar danos pessoais nem nas unidades processais da refinaria, que mantém até ao momento a sua normal operação".

A refinaria do Porto, construída em 1969, é uma refinaria do tipo Hydroskimming, e inclui ainda no seu complexo uma fábrica de aromáticos, uma fábrica de óleos base e uma fábrica de lubrificantes, tendo uma capacidade de destilação de 90 000 barris por dia.

A SIC Notícias adianta que o incêndio na ETAR teria sido provocado pelo embate de um camião cisterna contra a estrutura, tendo o motorista sido levado para o hospital de Aveiro, não sofrendo de ferimentos graves.

por joafonso » 12/11/2007 13:59

Boas

Estive a ver no site da autoridade nacional de protecção civil eo incendio ja esta dado como extinto.

agora só falta irmos para norte

Registado: 13/2/2006 2:15

Problemas em Leça

por Duvid » 12/11/2007 12:16

Notícia a confirmar, problemas com incêndio em Leça traz sempre prejuízos e pode assustar os investidores de curto prazo.

Registado: 6/9/2007 13:12

por masterpro » 12/11/2007 12:02

Lutav Escreveu:
Luisribas Escreveu:Agora está a levar um bocado mais no pelo... estavam-se todos a poupar, mas decidiram realizar as mais valias.

Tive tentado a vendê-las quando chegaram aos 15,40, mas pensei que o caminho fosse para cima.

Vamos ver como se comporta o resto do dia...

mas as pessoas estao mesmo a realizar mais valias? ou tambem ha aí stops a disparar? :wink: vamos a ver

beijos e abraços

(sim, nao vendi, e nao pus stops)

Same here ;)

8-) 8-) 8-) 8-) 8-) 8-) 8-)

Registado: 13/3/2007 14:42

por lutav » 12/11/2007 11:29

Luisribas Escreveu:Agora está a levar um bocado mais no pelo... estavam-se todos a poupar, mas decidiram realizar as mais valias.

Tive tentado a vendê-las quando chegaram aos 15,40, mas pensei que o caminho fosse para cima.

mas as pessoas estao mesmo a realizar mais valias? ou tambem ha aí stops a disparar? :wink: vamos a ver

beijos e abraços

(sim, nao vendi, e nao pus stops)

Registado: 22/9/2006 22:36

por luisribas » 12/11/2007 11:13

Agora está a levar um bocado mais no pelo... estavam-se todos a poupar, mas decidiram realizar as mais valias.

Onde é que anda o touro????

Registado: 8/5/2003 14:49

por pedrocalvin » 12/11/2007 10:50

peter o grande Escreveu:
pedrocalvin Escreveu:também estou bastante surpreendido com a performance da galp, em particular hoje.

como é saudável em qualquer papel, depois de uma grande subida segue-se a correcção. o que me agrada é que a correcção não está a ser tão forte como previ.

Supreendido ? É o título que mais cai !

é perfeitamente aceitável que um título que sobe mais de 40% em 2 dias seja mais massacrado que os títulos cuja variação foi menor.

além do mais o último preço de fecho foi um pouco surreal, porque o preço escalou nos últimos 15 minutos da sessão de 15€ para 15,40€...

Registado: 26/10/2007 9:33

por luisribas » 12/11/2007 10:49

Ó caro peter o grande, não deixa de ser verdade o que dizes, que é o titulo que mais cai.

Mas dos restantes, quantos subiram 40% em dois dias?? Asim de repente... deixa-me ver... Hummm.... Pois, foi só a GALP!!

:)

A correcção que até agora a GALP está a ter é muito pouco significativa, tendo em conta o que se passou nos últimos dois dias de negociação.

Hoje levantei-me para acompanhar a abertura, começou a cair, bateu novamente no valor de fecho de 6ª (15, 40), e agora tem oscilado entre os 14, 80 - 14, 95... vamos ver como se aguenta!!

Abraço!!
Onde é que anda o touro????

Registado: 8/5/2003 14:49

por peter o grande » 12/11/2007 10:44

pedrocalvin Escreveu:também estou bastante surpreendido com a performance da galp, em particular hoje.

como é saudável em qualquer papel, depois de uma grande subida segue-se a correcção. o que me agrada é que a correcção não está a ser tão forte como previ.

Supreendido ? É o título que mais cai !

Registado: 19/10/2007 13:01

por pedrocalvin » 12/11/2007 10:41

também estou bastante surpreendido com a performance da galp, em particular hoje.

Registado: 26/10/2007 9:33

por Resina » 12/11/2007 9:25

Estou bastante surpreendido com a Galp, num dia em que a Asia ficou no negativo e o aspecto geral era pessimo, a Galp recuperou muito bem na primeira meia hora... Será que continuará com força para o resto do dia!?

por masterpro » 12/11/2007 9:05

Resina Escreveu:É impressão minha ou a Galp está a ganhar balanço?
É de loucos, era para vender, mas sendo assim vou aguardar...

Sim eu também estava a aguardar a ver pelo rumo mas já está ao valor de fecho na sexta feira.

Embora com pouco volume, quem as rtem parece que não quer vender por agora, e vou-me juntar a esse grupo por enquanto ;)

8-) 8-) 8-) 8-)

Registado: 13/3/2007 14:42

por Resina » 12/11/2007 9:03

É impressão minha ou a Galp está a ganhar balanço?
É de loucos, era para vender, mas sendo assim vou aguardar...

por Resina » 12/11/2007 8:58

Galp ataca novos poços de petróleo no Brasil e Angola
Depois da descoberta em Tupi, a petrolífera vai concorrer a mais 268 blocos este ano.

Ana Maria Gonçalves

O apetite da Galp está insaciável. Sobretudo depois da sua primeira grande vitória na área da pesquisa e exploração de petróleo, com as revelações sobre o potencial do poço em águas ultra-profundas de Tupi-Sul, na Bacia de Santos, Brasil, com reservas calculadas entre cinco e oito mil milhões de barris. Trata-se da “maior descoberta dos últimos oito anos”, afirmou o presidente da Galp, Ferreira de Oliveira, em declarações ao Diário Económico. Um maná que representará, para a petrolífera portuguesa (que detém 10% do bloco), cerca de 600 milhões de barris. Qualquer coisa como a satisfação de um terço das necessidades portuguesas de crude durante década e meia, tendo em conta que o consumo diário actual é de 300 mil barris.

Apesar de já estar presente em mais de 70 blocos petrolíferos espalhados por Angola, Brasil, Timor, Moçambique e Portugal – a que poderá vir a juntar-se a Venezuela, como resultado da recente parceria com a petrolífera controlada por Hugo Chávez –, a Galp promete não baixar os braços. E o seu novo alvo já está definido: o leilão de 268 blocos, que terá lugar a 27 e 28 deste mês, no Brasil. A Petrobras está referenciada como parceiro de excelência da Galp, mas não estão descartados outros actores, afirmou o gestor da Galp. Uma das hipóteses em aberto é a Sonangol, um dos seus accionistas de referência, que Ferreira de Oliveira não quis confirmar mas cujo interesse foi recentemente manifestado ao Diário Económico pelo presidente da petrolífera angolana, Manuel Vicente.

Ferreira de Oliveira justifica a constituição de alianças com uma fórmula simples: reduzir riscos, mas também cortar nos custos, que se revelam particularmente elevados em águas profundas. Isso mesmo confirma o gestor, que não quis revelar a parte do esforço financeiro que caberá à Galp, em Tupi. “O operador do consórcio [Petrobras] preferiu não revelar o valor, porque estamos numa fase inicial”, afirma Ferreira de Oliveira, realçando, ainda assim, que “não estamos a falar de petróleo barato”. No entanto, “o nível de investimentos e custos operacionais, com o preço do petróleo acima dos 40 dólares, é rentável”.

E nem o facto de o Executivo de Lula da Silva ter mandado retirar 41 blocos petrolíferos situados em águas profundas e ultra-profundas – devido à sua proximidade com a recente mega-reserva da bacia de Santos – do pacote inicial de 312 blocos faz esmorecer o entusiasmo de Ferreira de Oliveira. “Esta decisão não tira interesse à nova rodada de licitação. O Governo brasileiro fez o que qualquer Governo sensato faria. Está a procurar valorizar os activos do país”, disse o CEO da Galp.

Ultrapassada esta etapa, as baterias da Galp voltar--se-ão para Angola. “Vamos participar num leilão em Luanda, em Março do próximo ano. Em jogo estarão três blocos ‘on shore’ – Cabinda Centro e os Blocos 11 e 12 –, mais sete ‘off shore’, incluindo águas pouco, muito e ultra-profundas”, destaca Ferreira de Oliveira. Também aqui a proximidade com a Sonangol será decisiva. É, aliás, em Angola que se situa o único activo petrolífero da Galp que se encontra em fase de produção: o bloco 14.

Em 2008, a Galp espera produzir diariamente 18 mil barris de petróleo. Meta que se eleva para 34 mil, em 2012. O objectivo da empresa é alcançar os 150 mil barris por dia, a longo prazo. Meta que, graças às novas descobertas no Brasil, poderá vir a ser antecipada e para cujo cumprimento não é de excluir uma eventual contribuição das opções sobre áreas petrolíferas na Venezuela.
O trabalho como paixão
Para Ferreira de Oliveira, a energia é mais do que uma ocupação, é uma paixão. Em entrevista ao Diário Económico, em Agosto, o presidente da Galp confessou que não lhe custa passar, no mínimo, 12 horas por dia, no escritório que ocupa nas Torres de Lisboa, concentrado entre planos de investimento e crescimento, sínteses e relatórios que lhe compete avaliar.

Irão mais próximo
A Galp e o Irão, segundo maior produtor de petróleo do mundo, iniciaram conversações para estabelecer uma relação mais próxima em termos de comércio de petróleo e produtos refinados. Mohammad Mehdi Mokhtari, representante da república islâmica em Portugal, confirmou ao DE que “houve uma primeira conversa que esperemos dê frutos”. Para além do Irão, a Galp tem vindo a contactar outros países para diversificar o seu grupo de parceiros estratégicos. É o caso do Brasil, Venezuela, Rússia e Guiné Equatorial. Em Março de 2008, o Irão inicia a privatização do sector petrolífero com a venda faseada (a nacionais e estrangeiros) de 105 das suas 144 petrolíferas. Um negócio que, no mínimo, valerá mais de 50 mil milhões de euros, pela estimativa do Governo de Teerão.

Brasil
A confirmar-se o potencial das reservas do Tupi, o Brasil entrará para o ‘top ten’ dos maiores produtores mundiais de petróleo – hoje ocupa o 24.º lugar na lista.

Reservas
Com a contribuição dos novos blocos, as reservas provadas da Petrobras – em cujo consórcio de exploração a Galp detém uma posição de 10% – passam de 14,4 mil milhões de barris de petróleo para 70 a 100 mil milhões.

Os maiores
Pelos critérios da SPE, as maiores reservas estão nas mãos dos russos, representando 379 mil milhões de barris de petróleo.

por Nyk » 12/11/2007 8:38

Galp esgota potencial das novas avaliações
A nova descoberta de petróleo do consórcio liderado pela Petrobras, no qual a Galp Energia detém uma participação de 10%, levou várias casas de investimento a rever em alta as avaliações para os títulos da petrolífera nacional. Os preços-alvo para a empresa liderada por Ferreira de Oliveira subiram, em média, 30%. No entanto, as fortes subidas levaram a Galp a esgotar o potencial de valorização, com a cotação a fechar na sexta-feira 1,9% acima das novas avaliações.

--------------------------------------------------------------------------------

Paulo Moutinho
paulomoutinho@mediafin.pt

A nova descoberta de petróleo do consórcio liderado pela Petrobras, no qual a Galp Energia detém uma participação de 10%, levou várias casas de investimento a rever em alta as avaliações para os títulos da petrolífera nacional. Os preços-alvo para a empresa liderada por Ferreira de Oliveira subiram, em média, 30%. No entanto, as fortes subidas levaram a Galp a esgotar o potencial de valorização, com a cotação a fechar na sexta-feira 1,9% acima das novas avaliações.

Foram seis os bancos de investimento que se apressaram a atribuir novos preços-alvo para os títulos da Galp. O Caixa BI inaugurou a "chuva" de "research" para a petrolífera, atribuindo à cotada um "target" de 14,60 euros, de forma a reflectir a descoberta no poço Tupi Sul, no Brasil. O Millennium bcpi, que reiniciou a cobertura das acções da Galp com um preço-alvo de 11,00 euros antes de ser conhecida a descoberta, rapidamente actualizou a sua avaliação para os 14,50 euros.

Entre as casas nacionais, o Banif também subiu o "target", neste caso, para 15,70 euros "considerando o enorme potencial de 'upside' que pode surgir da descoberta de Tupi, mas também o grande impulso no total das reservas da Galp Energia".

Os bancos estrangeiros aplaudiram a descoberta, com a Morgan Stanley, a Merrill Lynch e a UBS a emitirem revisões em alta de avaliação para os títulos. A casa suíça protagonizou uma das maiores subidas de "target" (37,3%), no entanto, o preço-alvo definido foi o mais baixo entre as novas avaliações (12,70 euros).

Já a Morgan Stanley mostrou ser a casa mais optimista quanto ao potencial da Galp, definindo uma avaliação de 17,10 euros na expectativa de que "a avaliação da empresa beneficie de mais descobertas, do fluxo de notícias e do crescimento das operações de gás e retalho na Península Ibérica".

A Merrill Lynch apresentou um "target" de 16,00 euros e afirmou prever "duas novas descobertas nos próximos seis meses no bloco BM-S-11", acrescentando que a "Galp Energia, devido à sua capitalização bolsista, é a empresa que mais pode beneficiar de novas descobertas no poço Tupi".

A perspectiva da Merrill Lynch ficou patente em bolsa, com a Galp a valorizar mais de 41% no acumulado das duas últimas sessões da semana passada, um ganho que não foi igualado pelas duas principais empresas do consórcio. A Petrobras somou 16,9%, enquanto a britânica BG Group avançou 11,5% nas mesmas duas sessões.

Em média, as novas avaliações das casas de investimento para a Galp sofreram um aumento de 30%, para um "target" médio de 15,10 euros, valor já superado pelas acções da empresa em bolsa. Os títulos da petrolífera fecharam a última sessão a cotar nos 15,40 euros, depois de atingirem o valor recorde de 15,43 euros. As acções apresentam, ao preço actual, um potencial de descida de 1,9% face a estes novos "targets".
"A incerteza dos acontecimentos,é sempre mais difícil de suportar do que o próprio acontecimento" Jean-Baptista Massilion.
"Só sabemos com exactidão quando sabemos pouco; à medida que vamos adquirindo conhecimentos, instala-se a dúvida"Johann Goethe

Registado: 2/9/2005 12:45

Re: Pergunta...

por Garfield » 12/11/2007 3:11

cbslbstr Escreveu:... para quem tem acções da Galp desde a privatização (24 Out 06), se as vender agora, as mais valias são sujeitas a IRS ou não?

se as venderes em Novembro estão isentas.

cbslbstr Escreveu:o fisco considera 12+1=13 meses como o prazo a partir do qual as mais valias não são tributáveis!

é uma "aberração" do sistema informatico, pela lei os 365 dias seria suficientes, mas como está por um lado escrito "mais do que 12 meses" e na aplicação apenas aceita meses de venda e nao uma data especifica constata-se que são na realidade 13 meses.

pelo menos desta forma é garantida a isenção, outros poderão optar por outros caminhos. eu pessoalmente levo sempre em consideração a regra do "mês seguinte" para ponderar vendas às quais quero aplicar um critério fiscal.

Registado: 9/2/2005 4:29

Re: Galp

por artista_ » 12/11/2007 2:53

Clinico Escreveu:Meu Caro Artista, eu não tenho Galp, mas parece-me que se detivesse uma acção que tivesse subido NO NOSSO MERCADO quase 5 euros em 2 ou 3 dias, queria pôr as mais valias ao bolso!!!

A ganância é um dos piores inimigos dos investidores... mas é quando não se consegue controlar porque ela é importante desde que seja bem utilizada!!! Não concordo contigo se achas que só pelo facto de se ter uma boa mais-valia se deve vender... por exemplo, há mtos casos de investidores que compraram Altri a 2 venderam a 2.50 depois compraram a 4 venderam a 4.6 e por ai fora... enfim parece-me que é preciso sempre ter uma estratégia, e eu para a Galp tinha uma a longo prazo para as acções que ainda tenho, mas claro que agora a tentação para realizar mais-valias é grande!!!

um abraço e bons negócios
Sugestões de trading, análises técnicas, estratégias e ideias http://sobe-e-desce.blogspot.com/
http://www.gamesandfun.pt/afiliado&id=28

Registado: 17/3/2003 22:51

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Google [Bot] e 22 visitantes