Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Momento de decisão

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por life as it is » 21/10/2007 14:04

AMR Escreveu:
Em suma, provavelmente o pior e melhor que já se viu nos últimos tempos, em termos de contraste e velocidade.

Mas se todos pensarem como eu, ou pior, os mercados páram... e se não pararam meus caros, é porque a coisa não está assim tão má, e muita gente se vai encher (e enchendo) à custa da "crise".

Concordo em absoluto. Esta semana que vem vai ser muitíssimo interessante.
Eu, neste momento, estou como os abutres do velho faroeste que sobrevoam os pobres coitados que se aventuram num deserto sem àgua à vista durante quilómetros a fio, com temperaturas acima dos 45ºc durante o dia e -10º à noite, sem viv'alma, sem sombras, só cactos que mais parecem àrvores e onde a única coisa que mexe são as tempestades de areia. LOL
Só estou à espera que fiquem sem comida, sem forças e desidratados. LOL. Nesse momento, é a altura de me ir alimentar. :lol:
"Nothing splendid has ever been achieved except by those who dared believe that something inside themselves was superior to circumstance."

Bruce Barton (1886 - 1967) American advertising executive, U.S. congressman

Registado: 25/8/2007 18:35

por AMR » 21/10/2007 13:43

maromatics Escreveu:Olá,
Agora vamos é trocar opiniões fundamentadas sobre o que acreditamos que vai acontecer no mercado para a semana, e perceber sobretudo porquê.

Vai provavelmente ser a "pior" semana do ano (mercados):

a) é tradição cíclica, tipo loop de montanha russa
b) petróleo nos pícaros, dólar na fossa, Euro estratosférico
c) maus resultados, com boas desculpas
d) bons resultados, com má engenharia
e) passa o tsunami (falências e tal)
f) toca a perceber de urgência como inverter a coisa (injecção de capital, descida de juros, drunfos para a economia se transcender)

Acho que, apesar de mau, vai ser rápido, a economia tem músculo para se transcender, mesmo à custa de musculação forçada à base de esteróides diuréticos.

Portanto, antevejo um cenário pedagógico: uns precípícios (vulgo gapões), umas baratas tontas (vulgo "dumping"), um curtíssimo período de reflexão, reajuste, a estrutura não rui.

Em suma, provavelmente o pior e melhor que já se viu nos últimos tempos, em termos de contraste e velocidade.

Obs.: Atente-se que não é muito normal nem saudável acções (pânico) e obrigações (controlo do pânico) descerem ao mesmo tempo...

Existem, de facto, condições para um "worst case scenario", i.e., colapso, ainda a tempo de se "remendarem" o suficiente para aguentar até chegar a super-cola 3, ou a outra que cola economistas ao tecto.

Estamos no "momento" da "corda bamba", a 'turbulência' é apenas reflexo dos que não se equilibram ou tentam fazê-lo, e abanam tudo. É óptima altura para puts e para comprar, quando estiver mesmo tudo no tapete... mas tendo dito isto, acho pessoalmente que é muito má altura para arriscar seja o que for.

Mas se todos pensarem como eu, ou pior, os mercados páram... e se não pararam meus caros, é porque a coisa não está assim tão má, e muita gente se vai encher (e enchendo) à custa da "crise".

Abraços,
AMR
http://www.alvaromrocha.com

Registado: 5/9/2007 8:28

por dakshinamurti » 21/10/2007 12:52

desculpem ser chato, mas, maromatics fui a essa página e não me consigo orientar, procurei na combo box, data and pricing e em indices e não encontro nada que diga commercial paper.

És capaz de me simplificar a vida e a todos os leitores deste tópico e dizer claramente onde ir nesse site? Aqueles índices marados, estou como um "boi" a olhar para um palácio hehehe.

CDX ABX CMBX? Fónix! E abre-se cada um e multiplicam-se em tickers cada vez mais indecifráveis.

Fiquei mesmo à nora nesse site, que deve dar informações bem relevantes; eu é que não sei interpretá-las e duvido que 90% dos visitantes do fórum saibam hehe

Empresta aí uma mão :)
A goal without an action plan is a daydream.

Dakshinamurti Report http://youtube.com/dakshinamurti

Registado: 4/7/2007 17:13

por maromatics » 21/10/2007 10:25

Olá,

Pronto vá, acabem lá com isso que ainda me estragam o tópico, por favor.

Já se percebeu o vosso ponto de vista. Agora vamos é trocar opiniões fundamentadas sobre o que acreditamos que vai acontecer no mercado para a semana, e perceber sobretudo porquê.

Respota a quem perguntou: os dados sobre papel comercial estão em www.markit.com

Registado: 25/1/2007 18:53

por life as it is » 21/10/2007 1:51

silva_lopes Escreveu:Viva,

Eu que sou quase um leigo em bolsa.

Onde poderei ver os gráficos do preço do papel comercial?

Desde já obrigado.

Nas págs anteriores deste post.
"Nothing splendid has ever been achieved except by those who dared believe that something inside themselves was superior to circumstance."

por silva_lopes » 21/10/2007 0:57

Viva,

Eu que sou quase um leigo em bolsa.

Onde poderei ver os gráficos do preço do papel comercial?

Desde já obrigado.
"Never will a man penetrate deeper into error than when he is continuing on a road that has led him to great success." F. Hayek

Registado: 28/4/2007 0:41

Re: ...

por James Wheat » 21/10/2007 0:27

MAV8 Escreveu:Pensei que este forum era para discutir estratégias de investimento :!:
Mas afinal é para discutir o sexo dos anjos. Não será pior ir ouvir a conversa das vizinhas ali abaixo ao café da esquina.
Meus Srs. acreditando ou não nas opiniões dos outros custa assim tanto respeitá-las :?:
Um baseia-se nos fundamentais para investir o outro na análise técnica. Porque é que sentem necessidade de se criticar mutuamente :?:
Bom fim de semana e bons negocios.

MAV8,

Entendo o seu desabafo e compreendo-o e até por isso mesmo se me permite explico-me - a si e a outros que incomodei:
1º não me dirigi pessoalmente a ninguém, com criticas violentas e raivosas - ao contrário do grande Artista.
2º não andei a dizer que ando "a bater na cabeça" de ninguém, como se fosse o 'chefe da banda'.
fui criticado directa e publicamente e defendi-me no mesmo espaço - como corresponde.
nem sequer escrevi a pensar no Artista, muito longe disso ! Fui totalmente surpreendido com o seu post, que aliás só o entendendo... no contexto da queda que ele não esperava na 6ª feira e no facto de ele estar todo investido !
5º Eu não invisto só com base em AF e não deito fora a AT - longe disso, como os meus inúmeros posts neste tópico o referem. E jamais critiquei pessoalmente quem quer que fosse, mesmo que só aposte em AT !

Sobretudo depois de ele ter errado no juizo em questão, acho o post do Artista um ataque pessoal e directo inexplicável e de claro mal gosto. E como ele não mete medo a ninguém - embora talvez ache que sim... tufa !

Espero que entenda a minha posição.
Abraço.
James Wheat
Position Trader

Registado: 24/5/2006 12:33

Re: AT

por James Wheat » 21/10/2007 0:04

Clinico Escreveu:... conheço muito boa gente que diz que "não acredita na AT", mas tal como exposto, é uma forma que nos ajuda a tomar decisões, mais nada... Abraços
Clinico

Clínico,

Ninguém aqui disse neste tópico que a AT é para deitar ao lixo ou que não vale nada.
O que eu disse é que usada de forma única e isolada, desprovida do input da AF, é uma forma de investir perigosa, pq susceptível de produzir grandes erros de avaliação !
O que eu tb defendi é que a AT não incorpora a AF, ao contrário do que muitos fanáticos da AT defendem.

Eu invisto com base em AF e AT - como o escrevi várias vezes ! -, uso as duas, se possível em partes iguais. E foram mesmo as leituras no Caldeirão na área da AT que me trouxeram para aqui - veja-se bem a ironia !
Dito isto, a celeuma levantou-se no actual contexto de mercado, em que a AT aponta para cima e a AF para baixo; e eu achei que chegado o momento de decisão... para mim a AF tem 50% do capital mais 1 acção ! E não o contrário. Por isso emiti então a minha opinião, a aconselhar a sairem.

Estava tudo bem / calmo - pensava eu... Puro engano !
Saltaram logo os 'AT-obcessivo-dependentes', quais virgens ofendidas, a dizer que os gráficos apontavam para norte e que como tal eles é que estavam certinhos !

Eu nunca aqui disse que a AT é inútil, isto começou quando critiquei frases do género "os gráficos dizem tudo" porque... não dizem - como a história aliás está fartinha de o provar !

Abraço.
James Wheat
Position Trader

...

por MAV8 » 20/10/2007 23:46

Pensei que este forum era para discutir estratégias de investimento :!:

Mas afinal é para discutir o sexo dos anjos. Não será pior ir ouvir a conversa das vizinhas ali abaixo ao café da esquina.

Meus Srs. acreditando ou não nas opiniões dos outros custa assim tanto respeitá-las :?:

Um baseia-se nos fundamentais para investir o outro na análise técnica. Porque é que sentem necessidade de se criticar mutuamente :?:

Eu quando não concordo com a opinião dos outros, levo-as em consideração é mais um dado do mercado que se junta a tantos outros. Fico a conhecer outras opiniões para além da minha que justificam as vendas dos outros intervinientes quando compro e vice-versa.

Logo ao conhecer os dois lados partimos com uma vantagem.

As opiniões são como as ... cada um tem a sua.

Bom fim de semana e bons negocios.

Registado: 10/11/2006 10:43

por James Wheat » 20/10/2007 23:33

artista Escreveu:
James Wheat Escreveu:Aos devotos 'obcessivos' da AT,
Um pouco de humildade intelectual sobre a validade e fiabilidade 'da ferramena' não faria mal a ninguém. Tantos conselhos dados em prol "dos pequenos investidores" e afinal... pode-lhes custar caro !

Lá vais tu levar outra vez na cabeça, até parece que gostas :mrgreen: ...
Eu já te disse isto algumas vezes, o teu problema é que percebes pouco (ou nada) de AT mas gostas de criticar quem a usa... e eu tenho de te votar a dizer isto...
7 - Para concluir, eu não estou preocupado com o que se está a passar e tenho todo o dinheiro disponivel no mercado neste momento... e sabes porque é que não estou preocupado? porque tenho uma estratégia definida, tenho stops definidos que vou usar se o tiver que fazer, sei que posso perder um pouco neste trade mas a minha experiência diz que se usar esta estratégia vou ganhar mais vezes que perder e, sobretudo, ganho muito mais quando ganho do que aquilo que perco quando perco... a minha estratégia apoia-se na AT mas podia até apoiar-se noutra coisa qualquer...
um abraço e bom fim de semana

Artista,

Epá... Ui, ui, ui... vai lá com calma, caramba ! Isso dói imenso, muito mesmo, és descendente dos tâliba ou quê :mrgreen: :mrgreen: !

Olha lá, já viste o que te aconteceu, não já ? Enfiaste a carapuça :wink: ! Percebeu-se pelo teu texto porquê: é q embora não fosse essa a minha intenção, vê-se que de facto a critica encaixa-te na perfeição.

Eu gostei da resposta num ponto (só, desculpa lá): fiquei a saber que temos entre nós um sábio :shock: , sobretudo na AT - és o maior aí do bairro !
Tu só apostas-te foi mal na evolução do gráfico REAL (pq na tua cabeça era certinho para cima) na 6ª feira :wall: ... Tá bem, pronto, foi só no sentido contrário do que previas e esse é só um muito pequeno pormenor, pq sábio em AT eras e és e serás sempre - o resto percebe pouco ou nada :oh: .

Cabe aqui fazer uma pausa: "presunção e água benta cada um toma a que quer" !

Olha lá, pensa bem... Medita bem ! Atenta na tua reacção e lê bem o que escreveste (e eu transcrevi)... É tipica de quem está muito zangado consigo mesmo ! Repara:
1º reages violenta e pessoalmente contra quem nem sequer a ti se dirigiu;
2º afirmas-te totalmente seguro da tua sapiência (tens uma estratégia ganhadora) e nem pareces sequer considerar fazer um mea-culpa depois de uma má opção;
3º finalmente vais ao 'baú-das-recordações' do passado (falar dos ganhos) tentar justificar uma opção actual errada !
Isto é típido de quem está a tentar negar a realidade e a tentar preservar a sua auto-estima.

Eu já vi que aconselhar-te humildade é uma perda de tempo, por isso... deixo-te tão sómente a sugestão.
E desejo-te muito boa sorte :pray: :pray: . Acredita que espero que ganhes muito, mas muito dinheiro !

Abraço - sempre !

PS: "vais levar mais"... és muito, muito mau :cry: ! Epá, não sejas tão violento, shame on you !
James Wheat
Position Trader

já agora a historia da coisa ...

por valves » 20/10/2007 20:12

The stock market's electrifying response to the dramatic 50 basis point reduction in the Fed Funds rate engineered by Ben Bernanke at the September 18 FOMC meeting amply demonstrates the power of modern central banks.

And the Fed is not the only central bank taking action. The European Central Bank (ECB) was the first to intervene in the market last August when the sub-prime crisis caused the cost of European bank reserves to soar.

More recently the Bank of England (BOE) has de facto guaranteed the deposits of Northern Rock, a British mortgage lending bank and has reportedly lent the bank over 3 billion pounds. Central banks are stopping financial panics dead in their tracks, stabilizing credit costs, and mitigating the impact of this crisis on the real economy.

Don't get me wrong. I am not saying that central banks can completely prevent the boom and bust cycles that have plagued market economies from time immemorial.

There was very little that the Fed could do to prevent the 1990 recession caused by the real estate bust and soaring oil prices triggered by Saddam Hussein's invasion of Kuwait. Nor could the central bank prevent the 2000 recession caused by the popping of the technology bubble and 9/11. But central banks have reduced the severity of recessions by preventing a financial panic from developing into a full-blown economic collapse.

What's the Magic?

Why can central banks stop financial crises? Because they have a monopoly on the supply of the ultimate source of liquidity: the currency that forms the base of our monetary systems. "Liquidity" refers to an asset that can easily be transformed into purchasing power. And no asset that is better suited to that function than central bank money.

This is how central banks calmed the crisis. The first signs of disrupted markets appeared in August when the European Central Bank saw the interest rate at which banks were borrowing reserves from each other on the overnight market soar far above the rate that they had targeted in their monetary operations. This meant that the banks' demand for reserves had jumped beyond the supply that was available. The ECB then immediately bought securities, paying for them by crediting reserves to the banks. This increase in the supply of reserves pushed the rate back down to the ECB's target.

Where do the central banks get such reserves? They create them "at will" by either buying bonds, paying with newly-created reserves or loaning banks reserves against the banks' assets. Modern central banks do not require gold or silver to back the money they create; government securities, or just collateral from banks are all that is required.

The day after the ECB acted, the Federal Reserve performed the same actions in the Fed funds market, the U.S. market for bank reserves. In fact, the Fed decided to create more reserves than were needed to keep the rate at the then-targeted 5.25% level. The Fed's actions pushed the rate below the target and offset some of the increased risk premiums that were being demanded by the lending banks.

The Bank of England confronted a different problem. Lacking the same comprehensive deposit insurance scheme that prevails in the U.S., depositors in Northern Rock, a large saving bank that lent in the sub-prime market, feared for the safety of their deposits and rushed to convert their deposits into hard currency.

Unfortunately, banks have only so much currency on hand and to raise more they would have had to sell assets, or worse yet, call in their loans. This is what starts a financial panic, as those borrowers who have their loans called in turn try to raise cash by selling assets or borrowing from some other institution. This cascading effect can start a panic if more liquidity is not provided.

Fortunately, the Bank of England announced that it would back Northern Rock's deposits by lending against the institution's assets. This is called exercising the "Lender of Last Resort" function of the central bank. The BOE effectively provided Northern Rock all the currency it needed to satisfy depositors' withdrawals. Once depositors saw that the money was there, the panic subsided and the rush towards liquidity eased.

Avoiding a 1930s Disaster

It is very important to understand how significant this Lender of Last Resort function is. In 1929 a stock market crash turned into a liquidity crisis when depositors worried about the loans banks made against the stock market. But the Federal Reserve and other central banks did not lend money to the banks that were besieged by depositors. The Fed had claimed at that time that the banks that made bad loans should fail and should not be bailed out.

We hear the same objections today. Critics claim that the Fed is "bailing out" the sub-prime lenders and encouraging risky lending. But these fears are misguided. In no way do the central bank's actions "bail out" the sub-prime lenders. Those that bought these securities through the capital markets will suffer the full impact of their imprudent actions, as central banks offered no reserves to lenders outside the banking system. And those banks who made bad loans will also suffer impairment of their capital base.

The Fed made the right move at the right time and Bernanke's ability to secure a unanimous policy directive from the Federal Open Market Committee is impressive. The Fed stanched a contagion that threatened to turn a problem isolated to the real estate sector into a full blown liquidity crisis and recession.

The world's other central banks have also acted accordingly by supplying all the liquidity needed to keep credit costs under control and assure the stability of their banking systems. Thanks to their concerted actions, the sub-prime crisis should not turn into a recession.
Aqui no Caldeirão no Longo Prazo estamos todos ricos ... no longuissimo prazo os nossos filhos estarão ainda mais ricos ...

Registado: 17/4/2004 15:36

por valves » 20/10/2007 18:56

100 % de acordo contigo ... epocas de contracção do credito e eliminação da divida não são tempos para se estar longo nos mercados ...

Cumpts e obrigado pela paciencia de colocares tão importantes graficos ...

Valves
Aqui no Caldeirão no Longo Prazo estamos todos ricos ... no longuissimo prazo os nossos filhos estarão ainda mais ricos ...

por maromatics » 20/10/2007 18:45

Valves,

De acordo: os ciclos de crédito são assim mesmo.

Mas é certo que vamos ter um ciclo de contracção do crédito.

Já agora: já pensaste que as acções são títulos de crédito?

O accionista é credor de uma parte do capital da empresa... ou dito de outra forma: ao comprar acções estás a "emprestar" dinheiro à empresa na expectativa de que esta crie valor e te devolva o teu dinheiro com lucro, por via do activo (reflectido no preço da acção), ou por via do dividendo.

Também este ciclo de crédito chegou ao topo.

por valves » 20/10/2007 18:41

já começaram a deixar de pagar as mensalidades dos carros e dos cartões de crédito...A guilhotina está afiada e preparadinha.

este é de facto o grande problema e curiosamente poderá estar concentrado em extractos mais elevados da população pois não são os extractos mais baixos que têm carro ou cartão de credito.... em todo o caso para quê por na guilhotina um mecanismo ( expansão do credito ) que é responsavel pela retoma mundial das economias e por muito da expansão do emprego e rendimento criado durante o periodo de expansão economico iniciado ? o processo de criação e expansão de credito há de retroceder e há de voltar a aparecer para criar mais um ciclo economico de crescimento pois sem ele não há expansão da economia

Cumpts

Cumpts

por valves » 20/10/2007 18:40

já começaram a deixar de pagar as mensalidades dos carros e dos cartões de crédito...A guilhotina está afiada e preparadinha.

este é de facto o grande problema e curiosamente poderá estar concentrado em extractos mais elevados da população pois não são os extractos mais baixos que têm carro ou cartão de credito.... em todo o caso para quê por na guilhotina um mecanismo ( expansão do credito ) que é responsavel pela retoma mundial das economias e por muito da expansão do emprego e rendimento criado durante o periodo de expansão economico iniciado ? o processo de criação e expansão de credito há de retroceder e há de voltar a aparecer para criar mais um ciclo economico de crescimento

Cumpts

Cumpts

por life as it is » 20/10/2007 18:30

Já não bastava as pessoas terem deixado de ter dinheiro para pagar as hipotecas das casas, agora tb já começaram a deixar de pagar as mensalidades dos carros e dos cartões de crédito...A guilhotina está afiada e preparadinha.

"Banks face one-two credit punch"
Sat Oct 20, 2007 12:42pm EDT

NEW YORK (Reuters)

" Wall Street and big U.S. banks should be wary of cash-strapped consumers. And they should not relax after writing down the value of leveraged loans and other assets by billions of dollars.

Some analysts say more whopper write-downs are coming.

Hit hard by an evaporating market for the corporate debt that fueled a globe-girdling buyout boom, U.S. banks now look forward with trepidation at escalating problems, such as consumers missing payments on their automobiles and credit cards. The consumer safety cushion, raising cash by refinancing their mortgages, is losing air as banks restrict lending more and more while adjustable-rate loans reset at higher interest rates."[/b]

por maromatics » 20/10/2007 18:15

Olá,

Edição de fim-de-semana

Para percebermos onde estamos, então como chegámos até aqui?

Passou apenas um mês desde que a FED foi muito elogiada por baixar as taxas, e supostamente ter sossegado os mercados, mas somos "surpreendidos" por estarmos a enfrentar os mesmos problemas que estavamos a enfrentar antes do verão: investidores alavancados a terem que desfazer posições, e problemas sérios no mercado de papel comercial.

Para quem só chegou aqui agora, fica aqui uma breve descrição do problema do papel comercial e porque é que ele é importante:

Existe papel comercial porque alguém o compra. A procura por este papel tem origem em entidades que querem comprar activos mas não dispõem de dinheiro para o fazer. Então, essas entidades vão recorrer a crédito, e querem fazê-lo ao preço mais baixo possível, para maximizar o spread entre o preço do dinheiro e a rentabilidade da coisa comprada.

Estas entidades são os SIVs (veículos de investimento estruturado). Os SIVs são entidades que estão "na órbita" dos bancos, mas que não aparecem nos seus balanços, e são estas entidades que os bancos usam para se endividar emitindo papel comercial para comprar as tais "mortgage backed securities".

Até aqui tudo fino.

O papel comercial permite que os SIVs comprem activos, tais como as famosas "mortgage backed securities", para tal recorrendo a crédito por via de papel comercial de curto prazo (1 a 60 dias), dando como garantia essas tais "mortgage backed securities".

Quem pedia emprestado conseguia uma taxa muito baixa porque teóricamente, estas "mortgage backed securities" tinham um risco muito baixo de incumprimento.

Como o risco era considerado baixo, era geralmente aceite no mercado que este papel comercial era alavancado a 10:1, ou seja, a garantia oferecida pelas "mortgage backed securities" cobria apenas 10% do empréstimo obtido.

O problema surgiu quando estas "mortgage backed securities", começaram a ter problemas face ao incumprimento que começou a aparecer no crédito habitação nos EUA.

Se os problemas das "mortgage backed securities" fosse passageiro, não havia razão para alarme. O mau é que o problema é estrutural e tem a ver com a forma como foram vendidas as hipotecas ás pessoas.

Ora, se assim é, o valor destas "mortgage backed securities" tem que ser revisto em baixa, o que gera "margin calls", ou seja necessidades de liquidez em que o credor básicamente pede um reforço da garantia ou parte do empréstimo de volta.

O problema é que nem os SIVs nem os Bancos que são seus detentores têm disponíveis os recursos necessários para o fazer. Não há cash para necessidades desta enormidade.

É então que, face a necessidades to tipo "cash já", que os Bancos e os seus SIVs vendem acções no mercado indiscriminadamente, para gerar a liquidez que necessitam para fazer face às margin calls.

Por isso é que seguir os gráficos do preço do papel comercial é tão importante. Quanto mais descer o preço de mercado desses títulos, mais dinheiro é necessário para reforçar as garantias ou pagar os empréstimos, ou seja, para reduzir a alavancagem.

Isto é que está a gerar a falta de liquidez dos Bancos, a fazer abrandar a economia, e a fazer cair o mercado de acções.

Soluções? Baixar as taxas, como já vimos, não é solução, embora possa acontecer que volte a suceder para dar tempo aos bancos para "respirar".

Claro que chegámos aqui precisamente por causa do nível históricamente baixo a que se encontravam as taxas, que criou uma bolha no imobiliário nos EUA,

O corte de Agosto não resolveu em nada o problema de base: os bancos e os seus SIVs continuam com problemas, o papel comercial está em mínimos, a liquidez é menor do que em Agosto, e a única solução que se vislumbra é um novo corte de taxas de curto prazo, com consequências muito negativas para o USD e para a economia Americana, e que apenas atrasará artificialmente a solução que finalmente terá que se verificar: falências, e deflação a umam escala como só foi vista nos anos 30.

E o que é que isto significa para nós que investimnos na Bolsa?

Que nestas condições de mercado, que são excepcionais, a AT é menos fiável do que habitualmente porque existem forças no sistema que não estão relacionadas com o habitual jogo da oferta e da procura dos activos.

Dito de outra forma: há compras e vendas que estão a ocorrer por razões de especulação / necessidades de cash, que não têm qualquer relação com o valor real dos activos que estão a ser transaccionados.

Por isso é que o mercado subiu especulativamente de Agosto para cá, e por isso é que agora está a cair, quando a AT apontaria para o BULL estar em grande força.

Então o que vao aocntecer?

No curto prazo, enquanto o preço do papel comercial continuar a cair, o mercado de acções vai acelerar perdas por causa das vendas indiscriminadas geradas pelas necessidades de financiamento.

Se o papel comercial começar a ser transaccionado mais caro, ou se a FED baixar as taxas, então vamos ter uma EXPLOSÂO BULL, causada pela inflação.

Para nós traders, as coisas são simples: enquanto o papel comercial continuar assim, mantemos um bearish bias, e assim que houver boas notícias no mercado do papel comercial, estamos MEGA BULL.

Boa gestão de risco!

AT

por Clinico » 20/10/2007 18:07

Apesar de tudo, é bom rever os princípios enunciados pelo Artista sobre a AT.
Realmente, conheço muito boa gente que diz que "não acredita na AT", mas tal como exposto, é uma forma que nos ajuda a tomar decisões, mais nada.
Eu neste momento tambem tenho grande parte do capital investido na PT e apesar de alerta, não estou ainda muito preocupado. Se segunda isto começar a cair, com aquelas aberturas em grandes gaps downs próprias do pânico, talvez saia.
Mas com o aproximar do spin off, talvez se safe mais...
Abraços
Clinico

Registado: 1/6/2003 0:13

por artista_ » 20/10/2007 17:24

maromatics Escreveu:Caros,

Vá lá, deixem-se de brincadeiras...

:P

Divirtam-se um bocado.

Bom fim de semana!

Pela parte que me toca, estou extremamente divertido e o fim de semana até me está a correr bem :wink: :wink:

Uma braço... e bom fim de semana para todos!
Sugestões de trading, análises técnicas, estratégias e ideias http://sobe-e-desce.blogspot.com/
http://www.gamesandfun.pt/afiliado&id=28

Registado: 17/3/2003 22:51

por maromatics » 20/10/2007 17:03

Caros,

Vá lá, deixem-se de brincadeiras...

:P

Divirtam-se um bocado.

Bom fim de semana!

por artista_ » 20/10/2007 16:38

James Wheat Escreveu:Aos devotos 'obcessivos' da AT,
Um pouco de humildade intelectual sobre a validade e fiabilidade 'da ferramena' não faria mal a ninguém. Tantos conselhos dados em prol "dos pequenos investidores" e afinal... pode-lhes custar caro !

Lá vais tu levar outra vez na cabeça, até parece que gostas :mrgreen:

A AT é uma ferramenta, como tal não diz nada, é a mesma coisa que dizer que um campo de futebol e uma bola ganham jogos?! Ganham as equipas que jogam melhor...

Eu já te disse isto algumas vezes, o teu problema é que percebes pouco (ou nada) de AT mas gostas de criticar quem a usa... e eu tenho de te votar a dizer isto:

1- A AT é uma ferramenta que é utilizada das formas mais variadas para os mais variados efeitos, permitindo diversas análises e opiniões...

2- A AT poderá não dizer a mesma coisa para duas pessoas com abordagens diferentes da mesma, ainda assim há coisas que são concenssuais, por exemplo, se as cotações sobem ao longo de um determinado periodo a tendência será com toda a certeza de alta...

3- O facto de existir um suporte ou uma resistência não nos garante nada, apenas que se devem observar essas zonas para possíveis decisões de entrada ou saída...

4- A forma como cada um usa a AT não é de todo idêntica e quem não conseguir resultados com a mesma não a deve usar... ou, pelo menos, deve verificar o que está mal na sua estratégia e reformulá-la...

5- Quando eu disse (e houve mais quem dissesse) que a tendência continua a ser de alta a médio e longo prazo é um dado, não é uma opinião mas, como já disse atrás, isso não garante nada é apenas uma informação de apoio ao investimento que, quem usa a AT, pode ter ou não em consideração...

6- De uma vez por todas tirem da cabeça que a AT diz que isto vai subir ou descer porque não diz... nós sabemos é que quando a tendência é de alta as probabilidades de subir são maiores e o inverso também é verdade... e tudo o resto, suportes, resistências etc servem para definir a estratégia para um determinado trade...

7- Para concluir, eu não estou preocupado com o que se está a passar e tenho todo o dinheiro disponivel no mercado neste momento... e sabes porque é que não estou preocupado? porque tenho uma estratégia definida, tenho stops definidos que vou usar se o tiver que fazer, sei que posso perder um pouco neste trade mas a minha experiência diz que se usar esta estratégia vou ganhar mais vezes que perder e, sobretudo, ganho muito mais quando ganho do que aquilo que perco quando perco... a minha estratégia apoia-se na AT mas podia até apoiar-se noutra coisa qualquer...

um abraço e bom fim de semana
Sugestões de trading, análises técnicas, estratégias e ideias http://sobe-e-desce.blogspot.com/
http://www.gamesandfun.pt/afiliado&id=28

Registado: 17/3/2003 22:51

por silva_lopes » 20/10/2007 13:19

Por ETF's consegue-se, FTSE/Xinhua China 25 Index ou "FXI" para ver os gráficos no Yahoo.

O BancoBest tem este ETF.

Cumprimentos.
"Never will a man penetrate deeper into error than when he is continuing on a road that has led him to great success." F. Hayek

Registado: 28/4/2007 0:41

por MAV8 » 20/10/2007 12:48

life as it is Escreveu:A minha intuição diz-me que está toda a gente a olhar para o mercado americano que, na feliz expressão do maromatics "está preso por arames" e ninguém está a olhar para a outra ponta da corda - a bolsa chinesa.
O medo e o pânico estão bem presentes e este pode bem ser o 'triger' que vai ser como um rastilho de pólvora para todos os mercados. :oh: :-k

Qual o nome do indice chinês, há alguma ferramenta em portugal para negociar esse indice :?:

A possibilidade de apanhar o inicio de uma tendencia de baixa num mercado tão esticado como o chinês motiva qualquer investidor.

Fundos não, obrigado :!:

Registado: 10/11/2006 10:43

por maromatics » 20/10/2007 8:52

Olá,

Uma nota, um comentário, e uma sugestão:

1. Nota sobre papel comercial nos EUA: junto gráficos que mostram o que se continua a passar no mercado de papel comercial, e que modestamente acredito que é preocupante:

- O papel comercial AA garantido por bens está a ser transaccionado a 70% do seu valor nominal. Atenção que este é o valor mínimo desde que esta crise começou (o mínimo em Agosto foi 75%).

- O papel comercial A garantido por bens está a ser transaccionado a 42,5% do seu valor nominal. Este também é o valor mais baixo desde que a crise começou (o mínimo em Agosto foi 55%).

- O papel comercial BBB garantido por bens está aser transaccionado a 25% do seu valor nominal. Este também é o valor mais baixo desde que a crise começou (o mínimo em Agosto foi 37,5%).

- O spread que está a ser cobrado a quem quiser vender papel comercial AA garantido por imóveis comerciais está no incível valor de 350 básicos (3,5%), também já excedendo o máximo de Agosto, que foi 300.

Recordo que os bancos Americanos transaccionam estes produtos tipicamente com uma alavancacem de 10:1.

Acredito que esta é uma das verdadeiras causas do que se está a passar: vendas para resolver problemas de liquidez do tipo "cash já".

2. Comentário sobre Bancos Portugueses:

Não devem estar alarmados em relação aos Bancos em Portugal. Os Bancos Portugueses não terão comprado grandes quantidades deste papel comercial, uma vez que o mercado hipotecário Português não funciona exactamente da mesma maneira que o Americano.

Isto deve-se ao facto de em Portugal não existir com grande relevância a separação entre Banca comercial / banca de investimento / banca hipotecária. Houve em tempos (lembra-se do Crédito Predial Português?), mas os três tipos de banco foram incorporados em grupos únicos de serviço global

Essa separação existe nos EUA por via de uma Lei que só recentemente foi abolida.

Ora, em Portugal os grupos bancários abrangem todos estes negócios, e por isso não tiveram necessidade de se envolver nesta indústria do papel comercial relacionado com o mercado imobiliário.

A maioria do crédito hipotecário escrito nos balanços dos Bancos POrtugueses não foi securitizado, ou seja, vendido a terceiros, pelo que estes problemas de liquidez em geral não se colocarão.

O problema de liquidez dos Bancos coloca-se nos EUA, não se colocando pois em Portugal da mesma forma.

Entendo por conseguinte que quem tem dinheiro nos bancos Portugueses tem todas as razões para estar descansado.

3. Sugestão para quem é novo nisto:

Talvez seja boa ideia ficar de fora nos próximos dias, que isto pode acelerar.

Mesmo que haja um ressalto para cima (subidas) na 2ª fª em reacção ao fecho colado aos 1.500 no SPX, não acredito que esse ressalto dure até que se comecem a ver sinais de alívio no mercado de papel comercial.

O mercado pode ser muito agressivo em momentos de falta de liquidez.
Anexos
abxAA_19_out_07.png
abxAA_19_out_07.png (0 Bytes) Visualizado 4246 vezes
abxBBB-_19_out_07.png
abxBBB-_19_out_07.png (0 Bytes) Visualizado 4252 vezes
cmbx_2BA_19_out_07.png
cmbx_2BA_19_out_07.png (0 Bytes) Visualizado 4248 vezes

por masterpro » 20/10/2007 7:15

Pollito Escreveu:Hoje fechei todas as minhas posições. Não percebi porque é que tanta gente comprava no PSI já perto do fecho com os índices em queda forte e todos os sinais de alerta vermelho. Enfim, nem me vou preocupar com isso pois cada um sabe do seu capital. Vamos ver agora o que se passa. Também acho que a correcção será forte, curta e lancinante à boa moda do séc.XXI.

Pois eu também já tinha fechado as minhas posições mais cedo no dia, e também reparei que no fecho houve muitas compras mesmo com os US já muito no RED, eu que até me preparava para no final da sessão abrir uma pequena posição ao ver tanta compra e ver que já não chegava ao valor a que eu queria comprar, limitei-me a assistir.

8-) 8-) 8-) 8-) 8-) 8-)

Registado: 13/3/2007 14:42

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Bing [Bot], Ferreiratrade, Google [Bot], Phil2014, PMP69 e 165 visitantes