Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Momento de decisão

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por James Wheat » 18/10/2007 13:52

Ulisses Pereira Escreveu: A questão dos números do Investors Intelligence apresentados ontem é muito curiosa. O valor ontem apresentado de touros - 62% é o terceiro maior de sempre!
O mais elevado número de touros de sempre, nesta sondagem, foi em Dezembro de 2004, o qual anexo um gráfico para se perceber a evolução do mercado nessa altura. E o segundo maior de sempre foi em Janeiro de 1987, a que se seguiu 25% de subidas nos mercados antes do "crash".
Muito, muito interessante...
Um abraço,
Ulisses

Surfer,
Are you there listening, brother :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen: ?!?!?

Posto isto.... Huuummmm :-k ... Então a repetir-se a história, os mercados irão ainda subir mais 25%.... muitissimo interessante, sem qualquer margem para dúvidas !
Gentlemen, on your marks, get ready, GO !!!

PS: Bem, LOOOOONNNNGGGGG live the bulls....!
James Wheat
Position Trader

Registado: 24/5/2006 12:33

... hoje ainda saiem os resultados...

por alce » 18/10/2007 13:47

.. da GOOG,IBM e AMD.
Alguém sabe se estas empresas baixaram as estimativas ou não ?
É que se fizeram como a YHOO que as baixou (e bastante) era de prever que os resultados viessem bons.

BN

Registado: 5/11/2002 10:37

por Ulisses Pereira » 18/10/2007 13:41

A questão dos números do Investors Intelligence apresentados ontem é muito curiosa. O valor ontem apresentado de touros - 62% é o terceiro maior de sempre!

O mais elevado número de touros de sempre, nesta sondagem, foi em Dezembro de 2004, o qual anexo um gráfico para se perceber a evolução do mercado nessa altura. E o segundo maior de sempre foi em Janeiro de 1987, a que se seguiu 25% de subidas nos mercados antes do "crash".

Muito, muito interessante...

Um abraço,
Ulisses
Anexos
forum-nasdaq.GIF
forum-nasdaq.GIF (0 Bytes) Visualizado 4105 vezes
"Acreditar é possuir antes de ter..."

Ulisses Pereira

Clickar para ver o disclaimer completo
Administrador Fórum

Registado: 29/10/2002 4:04

por vitor79 » 18/10/2007 13:37

Bem, logo na abertura (14:45), 4º dia consecutivo com os nylons acima de 40.

Isto quer dizer que a curto prazo o caminho é de descida, pelo menos costuma.
A Tendência é Nossa Amiga.

Registado: 9/12/2006 20:01

por James Wheat » 18/10/2007 13:36

Começo por fazer notar que estando o vosso colega JW em mode 'bear', o mesmo está em clara minoria - basta ver os posts anteriores.
Atenção, nada de que me orgulhe, mas certamente nada de que me arrependa ou envergonhe - absolutely not, 'no way josé' !
Agora posto isto, sugerir que o pensamento do JW é o dominante - e que isso justifica precisamente uma futura evolução bull - é uma falácia e bem pelo contrário, convém que quem nos lê não se deixe enganar por interpretações inversas.

A terminar deixo aqui uma leitura pedagógica:
"Oct. 18 (Bloomberg) -- Google Inc. shares soared 21 percent in the past month as analysts ratcheted up their earnings estimates. Today investors may learn whether the stock and the predictions have gotten out of hand.
Google, owner of the world's most popular Internet search engine, reports third-quarter results after the close of trading. At least 10 analysts have raised their profit estimates since Sept. 19.
The Mountain View, California-based company must clear this ever-higher hurdle to keep the stock rising, said David Katz, who helps manage $1.7 billion as chief investment officer of Matrix Asset Advisors in New York. ``There's very little room for disappointment,'' he said."

Creio que os resultados saem logo, depois do fecho nos States. Bem, posto isto... :pray: :pray: !!
James Wheat
Position Trader

por Surfer » 18/10/2007 13:06

James Wheat Escreveu:
Surfer Escreveu:Então... Mas se a queda dos grandes torna tudo claro e translucido é natural que o contrário, a subida dos grandes possa também ser interpretada de forma clara e translucida.

Ora é precisamente com isto que não concordo !
Uma coisa é a subida doS grandeS - todos ou em maioria.
A outra é a subida de 1 ou 2 dos grandes.

O outro dia a PT subiu 3,5% e o indice 0,5%; para mim a bolsa nesse dia caiu, não subiu.
Vejamos hoje... A subida do BCP e do BPI está a pôr o psi20 positivo. Ora para mim, numa leitura de tendência do psi20, a bolsa está a cair e não a subir. E está claramente e a preparar-se para descer mais.

Posto isto, não espero que as pessoas tenham que concordar comigo - longe de mim tamanha presunção !
É tudo uma questão de interpretação da mesma realidade: o colega olha para a var% do indice 'crua e nua' e eu para o que está por detrás da mesma - 'quais' e 'quantos' títulos estão a subir.

Over & out.

James, enquanto esse sentimento e opinião que tu revelas (não é critica) prevalecer é positivo para o bullmarket. É positivo para o bullmarket estes momentos de indecisão, hesitação e de "medo" (talvez o termo mais correcto seja "receio").

É bull e muito positivo o facto de os grandes títulos subirem e isso não se reflectir ou traduzir em grandes subidas pois significa ausência de euforia, que como sabemos a prazo leva ao culminar das subidas e seu fim.
Surfer

Registado: 5/11/2002 1:11

por maromatics » 18/10/2007 12:50

Olá de novo,

Gostaria de partilhar mais alguns dados sobre o que se está a passar no papel comercial nos EUA, que na minha modesta opinião me parece ser algo relevante.

Abaixo vão encontrar os seguintes gráficos:

1. ABX HE AA: mostra o preço a que está a ser transaccionado o papel comercial com rating AA garantido por bens imóveis residenciais. Neste momento, este papel está a ser transaccionado a 75% do seu valor nominal.

2. ABX HE BBB -: mostra o preço a que está a ser transaccionado o papel comercial com rating BBB- garantido por bens imóveis residenciais. Neste momento este papel está a ser transaccionado a 25% do seu valor nominal.

3. CMBX NA A: Mostra o spread que está a ser cobrado aos clientes que queiram emitir papel comercial com rating A garantido por bens imóveis comerciais: Neste momento o spread é 275 básicos (2,75%)

Os dados foram colhidos em markit.com.
Anexos
abxAA_18_out_07.png
abxAA_18_out_07.png (0 Bytes) Visualizado 4248 vezes
abxBBB-_18_out_07.png
abxBBB-_18_out_07.png (0 Bytes) Visualizado 4227 vezes
cmbx_2BA_18_out_07.png
cmbx_2BA_18_out_07.png (0 Bytes) Visualizado 4225 vezes

Registado: 25/1/2007 18:53

por Mariachi » 18/10/2007 12:34

Bem visto Ulisses!
Se me permites acrescento, quando todos estao de acordo, entao nenhum esta a pensar correctamente:)

Como referido aqui no topico, eu tambem acho que o indice esta a ser puxado e que se hoje nao surgissem rumores da fusao do BCP e do BPI, o nosso indice estaria em terreno negativo.
Mas, ha sempre um mas:), a bolsa é isto mesmo, não é?
Especulaçao e mais especulaçao...

Um abraço e bons negocios

Registado: 25/6/2007 11:05

por maromatics » 18/10/2007 12:32

Olá,

Ainda quanto à questão do papel comercial, e o seu impacto na questão da (falta de) liquidez dos Bancos, sugiro a leitura do artigo do FT abaixo:

http://news.moneycentral.msn.com/provid ... ID=7642398

Resumindo: Bancos menos liquidos = menos crédito disponível. É a alavancagem, só que ao contrário.

:cry:

por artista_ » 18/10/2007 12:12

James Wheat Escreveu:O outro dia a PT subiu 3,5% e o indice 0,5%; para mim a bolsa nesse dia caiu, não subiu.
Vejamos hoje... A subida do BCP e do BPI está a pôr o psi20 positivo. Ora para mim, numa leitura de tendência do psi20, a bolsa está a cair e não a subir. E está claramente e a preparar-se para descer mais.

Claro James mas isso acontece e acontecerá sempre, o que é que nos interessa se a bolsa sobe e temos um título que está a cair?!

De qualquer forma o índice representa o mercado em geral e é importante perceber para onde é que ele poderá ir... como já disse, concordando contigo, seria melhor que não fosse tão influenciado por apenas um ou dois títulos mas é...

Um abraço
Sugestões de trading, análises técnicas, estratégias e ideias http://sobe-e-desce.blogspot.com/
http://www.gamesandfun.pt/afiliado&id=28

Registado: 17/3/2003 22:51

por Ulisses Pereira » 18/10/2007 12:11

Agora sou eu que vou discordar 8-) Normalmente, os momentos de decisão ocorrem quando quase ninguém discorda dos outros :)

Um abraço,
Ulisses
"Acreditar é possuir antes de ter..."

Ulisses Pereira

Clickar para ver o disclaimer completo
Administrador Fórum

Registado: 29/10/2002 4:04

por maromatics » 18/10/2007 12:03

Olá,

Considero óptimo que neste tópico se estejam a trocar opiniões com fundamento, mesmo que em desacordo.

Para mim isto é mais um sinal de que estamos a viver um "momento de decisão".

Vamos ver o que acontece nos próximos dias...

Bem hajam todos, e votos de bons negócios e boa gestão do risco.

por James Wheat » 18/10/2007 11:42

Surfer Escreveu:Então... Mas se a queda dos grandes torna tudo claro e translucido é natural que o contrário, a subida dos grandes possa também ser interpretada de forma clara e translucida.

Ora é precisamente com isto que não concordo !
Uma coisa é a subida doS grandeS - todos ou em maioria.
A outra é a subida de 1 ou 2 dos grandes.

O outro dia a PT subiu 3,5% e o indice 0,5%; para mim a bolsa nesse dia caiu, não subiu.

Posto isto, não espero que as pessoas tenham que concordar comigo - longe de mim tamanha presunção !
É tudo uma questão de interpretação da mesma realidade: o colega olha para a var% do indice 'crua e nua' e eu para o que está por detrás da mesma - 'quais' e 'quantos' títulos estão a subir.

Over & out.
James Wheat
Position Trader

por artista_ » 18/10/2007 11:30

lemor Escreveu:Artista,

E se isso se confirmar e os Americanos fecharem em baixa ou houver uma correcção forte no fim da sessão dos EUA? Amanhã voltaremos para trás... Novamente...E cheios de medo...

Epah... Essas resistências e suportes que tanto se fala, acho que nesta altura não são tão determinantes assim. Mas espero estar completamente errado.
:wink:

artista Escreveu:O mercado português está numa zona importante, se conseguir quebrar os 12830 pontos (e confirmar depois essa quebra) parece-me que definitivamente o pior ficou para trás... pelo menos até prova em contrário :)

Bons negócios

Esta zona é tecnicamente importante para o mercado português, mas não falo só da sessão de hoje, é importante que se mantenha acima do nivel que referi,independentemente de como vier a evoluir...

É claro que no mercado Português há factores isolados que por si só podem influenciar muito o mercado, como o James disse o BCP tem tido mta influência na evolução do indice, seria melhor que assim não fosse, os sinais técnicos seriam mais fiáveis... mas é o que temos :)

Bons negócios
Sugestões de trading, análises técnicas, estratégias e ideias http://sobe-e-desce.blogspot.com/

por Surfer » 18/10/2007 11:20

James Wheat Escreveu:Subidas de 1-2 titulos peso-pesados e manutenção ou queda dos restantes 18 para mim significa que a bolsa desceu e não que subiu - mesmo que o indice acuse uma subida. Naturalmante que a queda dos grandes traria o indice logo para baixo, mas isso deixa logo tudo bem clarinho, translúcido mesmo.
Dito isto, cada um interpreta os sinais do mercado como quer.
Abraço e boa sorte - a todos !

Então... Mas se a queda dos grandes torna tudo claro e translucido é natural que o contrário, a subida dos grandes possa também ser interpretada de forma clara e translucida.

Não estou a perceber o contraditório da tua argumentação.

Há pouco referi que a queda dos grandes títulos (sobre forma de tendência) enquanto os restantes pequenos "empurram" o índice para cima originando subidas (mas com pouco volume dado a ordem de grandeza dos títulos pequenos) é que seria motivo de ponderação e preocupação.
Até porque este cenário é um comportamento habitual junto dos topos de médio/longo-prazo, que felizmente não corresponde á realidade do mercado actualmente.
Surfer

por James Wheat » 18/10/2007 10:36

Surfer Escreveu:
James Wheat Escreveu:Chamo a atenção para o facto do Psi20 estar a ser puxado diáriamente por 1-2 títulos 'pesados', que têm mascarado a fraca performance da restante generalidades dos títulos.
Começou a Galp no início... depois a Portugal Telecom... ontem a EDP... Hoje o Bcp e o Bpi... subidas de 3% em papeis de grande peso e o indice sempre a subir timidos 0,5%-0,7%... quando o faz !
Veja-se por onde andam a Cimpor, a Portucel, a SonIndustria, a Brisa, mesmo a Sonaecom e a Altri...
Dito isto, que está giro de seguir, ai disso não há dúvidas.
LONG LIVE THE BULLS :mrgreen: :mrgreen: !!

O contrário é que me deixaria preocupado. Os pequenos títulos a serem "puxados" ao passo que os grandes andariam em terreno negativo... Este cenário sim, é que seria preocupante...

Subidas de 1-2 titulos peso-pesados e manutenção ou queda dos restantes 18 para mim significa que a bolsa desceu e não que subiu - mesmo que o indice acuse uma subida. Naturalmante que a queda dos grandes traria o indice logo para baixo, mas isso deixa logo tudo bem clarinho, translúcido mesmo.
Dito isto, cada um interpreta os sinais do mercado como quer.
Abraço e boa sorte - a todos !
James Wheat
Position Trader

por Surfer » 18/10/2007 10:12

James Wheat Escreveu:Chamo a atenção para o facto do Psi20 estar a ser puxado diáriamente por 1-2 títulos 'pesados', que têm mascarado a fraca performance da restante generalidades dos títulos.
Começou a Galp no início... depois a Portugal Telecom... ontem a EDP... Hoje o Bcp e o Bpi... subidas de 3% em papeis de grande peso e o indice sempre a subir timidos 0,5%-0,7%... quando o faz !
Veja-se por onde andam a Cimpor, a Portucel, a SonIndustria, a Brisa, mesmo a Sonaecom e a Altri...

O contrário é que me deixaria preocupado. Os pequenos títulos a serem "puxados" ao passo que os grandes andariam em terreno negativo... Este cenário sim, é que seria preocupante...
Surfer

por vitor79 » 18/10/2007 10:11

James, eu por acaso construo um grafico subidas descidas do PSI20, e posso traça nesse gráfico uma LT descendente, que ontem foi rompida em alta, mas poderá ter sido um falso break se hoje vier novamente para baixo.
Estou com algum receio dos States, pois os Nylons estão acima de 40 nos últimos 3 dias, e se for 4 o meu sistema diz-me para sair.

PS: não possuo posições abertas neste momento, espero uma melhor definição do mercado, estou com receios de uma descida.
A Tendência é Nossa Amiga.

Registado: 9/12/2006 20:01

por novo_nisto » 18/10/2007 9:51

Maromatics,

Confesso não gostar da forma arrogante e incendiária como escreves. Nos mercados não existem certezas e tu sabes bem isso.

Para além disso existe muita gente jovem no caldeirão, sem espírito crítico e experiência de AT, que provavelmente é "levada" pelo teu discurso.

Mas como te reconheço algum conhecimento duvido que tenhas alguma posição curta aberta neste momento.

Registado: 30/8/2005 15:11

por James Wheat » 18/10/2007 9:48

Chamo a atenção para o facto do Psi20 estar a ser puxado diáriamente por 1-2 títulos 'pesados', que têm mascarado a fraca performance da restante generalidades dos títulos.
James Wheat
Position Trader

por lemor » 18/10/2007 9:45

Artista,

E se isso se confirmar e os Americanos fecharem em baixa ou houver uma correcção forte no fim da sessão dos EUA? Amanhã voltaremos para trás... Novamente...E cheios de medo...

Epah... Essas resistências e suportes que tanto se fala, acho que nesta altura não são tão determinantes assim. Mas espero estar completamente errado.
:wink:

artista Escreveu:O mercado português está numa zona importante, se conseguir quebrar os 12830 pontos (e confirmar depois essa quebra) parece-me que definitivamente o pior ficou para trás... pelo menos até prova em contrário :)

Bons negócios

Registado: 8/3/2007 15:37

por cax » 18/10/2007 9:43

Bons negócios

Concordo perfeitamente com esta tua analise, resta aguardar e pode ser que a semana que vem nos traga boas "surpresas".

Registado: 27/11/2006 20:22

por artista_ » 18/10/2007 9:34

O mercado português está numa zona importante, se conseguir quebrar os 12830 pontos (e confirmar depois essa quebra) parece-me que definitivamente o pior ficou para trás... pelo menos até prova em contrário :)

Bons negócios

P/MA

por valves » 17/10/2007 20:13

eu também partilho a possibilidade da correcção enunciada em todo o caso tenho andado a pensar na possibilidade de haver um agravamento do problema do Subprime no primeiro trimestre, que não é nenhum agravamento mas um "resquicio" - visisvel no grafico que postaste - pronunciado de um problema que ao que tudo indica estará mais controlado,mantens o teu optimismo para a primeira parte do ano nos mercados ?

Cumpts e antec. grato
Aqui no Caldeirão no Longo Prazo estamos todos ricos ... no longuissimo prazo os nossos filhos estarão ainda mais ricos ...

Registado: 17/4/2004 15:36

por meu-gôdo » 17/10/2007 20:00

maromatics Escreveu:O canal ascendente de curto prazo foi quebrado, conforme mostra o grafico abaixo.

Não posso concordar com o canal que desenhaste. Nesse mesmo canal, a distância entre a linha superior e inferior toca em 3 velas que simultaneamente tocam na parte superior e inferior do mesmo canal em dias de amplitude normal para o indice. Quando muito poder-se-ia falar em perda de momentum...

Quanto ao MACD, de facto este deu sinal de venda e podemos considerar estar em momento de correcção perfeitamente normal tendo em conta os ganhos do indice. Já fechei a minha posição curta sobre o SPX que tinha adquirido durante a semana como forma de proteger as posições longas. Neste momento, só tenho 2 títulos longos e uma ordem para entrada noutro se quebrar máximos pelo que não se justificava a manutenção do curto para protecção de posições principalmente com a recuperação do indice no final da sessão.

Registado: 4/7/2006 19:54

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Bing [Bot], carlosdsousa, Google [Bot], KAWA, OCTAMA, Opcard33, PXYC e 196 visitantes