Viver do trading
Pata-Hari Escreveu:Titinho, esse gerente se calhar comprou as acções e ponderou-as relativamente ao seu capital total como sendo uma pequena percentagem. Ou então é um bom exemplo do "faz o que te digo, não faças o que eu faço". Seria curioso ir ver a composição de qualquer carteira que ele aconselhe e calcular a exposição a qualquer um dos activos. Seria muito grave se a carteira sugerida pelo senhor não estivesse minimamente diversificada.
Por ultimo, se é gerente de um balcão, será o primeiro a explicar-te que os balcões não estão vocacionados para a gestão de activos mas sim para operações de gestão diária de contas. As instituições grandes têm pessoal com ocupações infinitamente diferentes. Tal como numa fábrica de sapatos terás as senhoras da limpeza, os designers, os contabilistas, os gestores, os "cozedores" dos ditos, os operadores das máquinas. Acusar um de fazer mal o trabalho do outro não faz grande sentido.
Ouve(lendo) esta com atenção.
Tenho uma loja mesmo junto ao BPI, do qual sou cliente e sempre tive uma óptima relação com os gerentes, mas o actual gerente nunca teve oportunidade de me conhecer já que eu fechei a Sapataria e abri um Cabeleireiro gerido pela minha esposa.
Um dia a minha sobrinha que trabalha no cabeleireiro liga-me dizendo que o gerente do BPI estava interessadíssimo em me conhecer, na altura achei muito estranho e não estava a vêr pq razão o fulano se mostrava tão interessado, até que um dia o tipo encontra a minha sobrinha mesmo junto a minha casa e ela diz-lhe, olhe que é aqui que vive o meu tio, ele já não saiu dali sem falar comigo... apresentações, e diz o tipo, o Srª investe em bolsa, respondi-lhe que era verdade , mas não estava a vêr como ele tinha conhecimento disso, a não ser que o 1º gerente daquela filial lhe tivesse dito, poís temos uma boa relação; responde o tipo que conhecia o 1º gerente mas nunca tinham falado sobre o assunto.
Sabia que eu investia em bolsa e que até tinha um certo jeito, pq já seguiam os meus trades à alguns meses e dizia ele "cada tiro cada melro" e uma vez ou outra ele e mais alguém tinham seguido os meus passos, pq sempre que algum cliente movimenta mais de 5000,OO euros, recebem um sinal de alerta para saber que tipo de transacção foi efectuada e quem a fez.
Eu fiquei de

- Registado: 5/11/2002 11:30
Titinho, esse gerente se calhar comprou as acções e ponderou-as relativamente ao seu capital total como sendo uma pequena percentagem. Ou então é um bom exemplo do "faz o que te digo, não faças o que eu faço". Seria curioso ir ver a composição de qualquer carteira que ele aconselhe e calcular a exposição a qualquer um dos activos. Seria muito grave se a carteira sugerida pelo senhor não estivesse minimamente diversificada.
Por ultimo, se é gerente de um balcão, será o primeiro a explicar-te que os balcões não estão vocacionados para a gestão de activos mas sim para operações de gestão diária de contas. As instituições grandes têm pessoal com ocupações infinitamente diferentes. Tal como numa fábrica de sapatos terás as senhoras da limpeza, os designers, os contabilistas, os gestores, os "cozedores" dos ditos, os operadores das máquinas. Acusar um de fazer mal o trabalho do outro não faz grande sentido.
MarcoAntonio Escreveu:Mas Camisa, de que «grandes traders» estás a falar. Tipo Jesse Livermore?
Só esse tipo de traders é que fez milhões e perdeu tudo e é extremamente discutível considerá-los grandes traders. Para mim, não são...
desde o Jesse, ao Victor Niederhofer, a n gestores de hedge funds bilionários... só para falar dos mais conhecidos
tanto que o jesse livermore a determinado ponto da sua vida constituiu um fundo pessoal onde ele não podia tocar para trading e que lhe permitiu manter o nível de vida faustoso que sempre levou
estás a falar que grandes traders são apenas aqueles que seguem gestão conservadora de risco.
Então pega por exemplo no caso do hedge fund LTCM, que tinha 2 prémios nobel a implementarem modelos matemáticos de negociação e mesmo assim faliram...
É por isso que continuo a dizer, é muito difícil a vida de trader... Até prémios Nobel caem...
Volto a insistir nesta tecla e que é 1 perfeito exemplo do quão difícil é a vida de trader: muitos supostos grandes traders acabaram a ganhar dinheiro a dar palestras e cursos! O próprio Elliot das Elliot Waves consta que fez fortuna foi a vender cursos de ondas Elliot e não propriamente a tradar no mercado!

Free Minds and Free Markets
... forecasting exchange rates has a success rate no better than that of forecasting the outcome of a coin toss - Alan Greenspan (2004)
~Pata-Hari Escreveu:Tito, se tivesses feito a tal pergunta ao tipo acerca de quem tinha pad naquela altura, ele responder-te-ia "mas quem era o idiota que tinha em carteira mais de 5% de qualquer titulo?". Pronto, ok, ok, ele diria isso mas de modo mais polido. Na gestão tradicional, e salvo raras excepções, a diversificação faz parte integrante da estratégia porque nos protege do que não sabemos - que é muito, nos mercados.
Olá Meretíssima

Quando fiz citar tinha lido algo que agora vejo que foi editado, mas o essencial está lá.
Penso que ter estás a referir ao ano 2000 e precisamente aos primeiros meses daquele ano, não será?
Devo dizer-te que conheço um gerente do BPI (logo teu colega de trabalho)

É evidente que numa altura de Bear Marquet já adiantada, tipo 3/4 anos a situação é totalmente diferente
jokas
Tito, se tivesses feito a tal pergunta ao tipo acerca de quem tinha pad naquela altura, ele responder-te-ia "mas quem era o idiota que tinha em carteira mais de 5% de qualquer titulo?". Pronto, ok, ok, ele diria isso mas de modo mais polido. Na gestão tradicional, e salvo raras excepções, a diversificação faz parte integrante da estratégia porque nos protege do que não sabemos - que é muito, nos mercados.
TRSM Escreveu:Cali Escreveu:TRSM Escreveu:Cali Escreveu:TRSM,
as pessoas que vão todos os dias para o seu local de trabalho ganhar os tais 500 ou 1000 euros, não correm os risco de ter que pagar pelo trabalho prestado, ou seja, de perder dinheiro ao fim do dia.
Eu não digo que não seja possivel, mas é muito dificil conseguir ganhar os tais '50 euros' por dia na Bolsa, sem falhar. Eu já tentei. Não resultou. Há dias, ou semanas, em que o risco não compensa estar investido, e se insistirmos em negociar nesses dias apenas porque queremos ganhar os tais 50 euros, o mais certo é perdê-los.
Uns dias ganha-se, outros perde-se. Por vezes perde-se muitas vezes seguidas. Eu tenho mais trades negativos do que positivos, mas ... tenho uma contabilidade mensal. Faço tudo para fechar o mês 'no verde', e assim, já me consigo orientar. Porque sei que ao longo de 22 dias uteis, eu decerto terei pelo menos uma oportunidade de fazer um bom trade que me permita ganhar o mês, e portanto, não tenho pressa (e ás vezes... até não acontece, porque o tal trade aparece, mas depois posso cometer meia duzia de erros menores em trades posteriores e lixar o lucro). Mas sentir-me pressionado para fechar o dia 'no verde' , ou mesmo a semana, é meio caminho para o desastre. O mercado não dá dinheiro todos os dias ás mesmas pessoas. Os meus sinceros parabens a quem conseguir todos os dias (ou mesmo que seja quase todos) embolsar mais algum.
Boas Cali
Realmente tens razão quando dizes que tens alguma dificuldade em conseguir os 50,00 diários. já que afirmas que maioria dos teus trades são negativos, tens que reformular o teu método de trades para conseguir precisamente o contrário,e só assim conseguirás o que afirmo.
Fui dar uma vista de olhos ao meu histórico de 2007 e tenho os seguintes dados (trades do AB7+LJC+BPI)
Janeiro - 29 trades fechados - 6 negativos (114,14)*
Fevereiro - 24 trades fechados - 5 negativos (71,64)*
Março - 14 trades fechados - 3 negativos (42,84)*
Abril - 34 trades fechados - 4 negativos ((32,48)*
Maio - 34 trades fechados - 6 negativos (115,32)*
Junho - 24 trades fechados - 4 negativos (42,48)*
Julho - 23 trades fechados - 10 negativos(82,48)*
Agosto - 19 trades fechados - 4 negativos (92,48)*(&)
Setembro - 32 trades fechados - 8 negativos(96,48)*
Outubro - até este momento - 26 trades fechados - 7 negativos (57,48)*
* - valor mais alto de menos valia nesse mês
(&) - tenho 3000 acções do BCP compradas em Agosto a 3,19
Até este momento tenho 259 trades dos quais 57 são negativos e a maior perca foi em Maio no valor de 115,32 euros
Sei que sou um bom cliente de comissões, no problem![]()
Algumas vezes vejo-me obrigado a fechar trades com alguma perca para entrar em "cavalos" que estão com sinal de arranque... não tenho qq problema em o fazer.
È muito raro ter em carteira mais de 5 titulos 20%~~ da carteira em cada um.
Penso ter uma boa performance, mas nada de excepcional em relação a muitos que por aqui andam.
Ó TRSM, agora tenho que te dizer que me desapontaste um bocadito. Então um homem com a tua reconhecida e comprovada experiencia e ciência de mercados, vem advogar que o facto de alguem (e neste caso, eu) não conseguir ganhar dinheiro todos os dias na bolsa é devido a ter mais trades negativos do que positivos? Apresentaste as tuas estatisticas pessoais. Agradeço-te pela frontalidade e abertura demonstradas, ao o teres feito. Assim, falar-te-ei tambem um pouco de mim, embora sem entrar em valores ou percentagens.
Percebi, portanto, que tens uma média de 80% de trades positivos, ou seja, 8 em cada 10. É uma excelente média, sem duvida. Mas mesmo com a tua média, permite-me que duvide que consigas ganhar dinheiro diáriamente na mesma proporção : 8 em cada 10 dias! E repara que já nem refiro a tal hipotese do 10 em 10, simplesmente porque a julgo tão improvável que roça o impossivel. Enfim, talvez haja uns quantos semi-deuses do trading, no mundo, que o fazem, se quiserem.
Imagina-te a negociar ticks do DAX em Turbo-Warrants, diáriamente, para ganhar os teus 50 € (os derivados serão o melhor exemplo, visto que permitem negociar qualquer situação em que o mercado esteja):
- num dia, a coisa começa bem, ganhas os 50 €, ou deixas correr o trade e até ganhas um pouco mais, e fechas posição. Que fazes a seguir? Tens duas hipoteses: fechas o dia, não fazes mais nada, porque este já está ganho. Ou então, se te correu bem este, e estás com confiança, vais voltar a tentar outro. Bom... se acertas 8 em cada 10, então vais tentar fazer 10 trades por dia, para que a média funcione a teu favor. Vais-te obrigar a coleccionar trades no dia, para que consigas chegar ao final do dia com saldo positivo. Será? E se falhares os 3 primeiros, e já tiveres perdido mais do que 50 euros? A confiança na tua histórica média favorável é cega? Vais continuar a tentar porque sabes que vais acabar por acertar? E quem é que te garante que mesmo que acabes por virar a média a teu favor, conseguirás recuperar o que já tinhas perdido? A psicologia humana pode arruinar qualquer estatistica e estratégia comprovadamente ganhadora. E não é por tu acertares 8 em 10, e eu apenas 4 em 10 que isso faz de mim pior trader do que tu, como sabes, porque eu posso ganhar num unico trade positivo aquilo que perdi numa grande série de negativos. Vou-te dar um exemplo: este ano tive um periodo em que fiz 16 vendas sucessivas a perder. Andava lixado. No primeiro trade ganhador que tive após essa sequencia, anulei integralmente as 16 perdas anteriores e ainda tive lucro. Para algumas pessoas isto parece dificil, ou impossivel. Para ti, sei que não parece, sei que percebes o que pretendo ilustrar.
Resumindo, reafirmo o que disse antes: estar pressionado para fazer uns trocos todos os dias, quase sempre dá barraca. Uma contabilização média do lucro diário, efectuada ao fim de um mês, é uma coisa; uma luta diária para ganhar o montante X ao final do dia, é outra. Esta segunda hipotese não é uma forma inteligente de estar no mercado. Na pior das hipoteses estar-se-ia a limitar os ganhos, utilizando um stop profit a um valor pre-determinado de lucro, em trades com ganhos potenciais muito mais elevados (é assim como comprar TDU a 2,60 e vendê-la no mesmo dia a 2,65 porque já dá os 50€ da praxe, e depois vê-la zarpar até aos 2,80) . Isto faz sentido? Eu acho que não, caro TRSM.
No meu ponto de vista, o objectivo unico e essencial de um trader é acumular lucro da forma mais rápida possivel. Todas as restantes estatisticas são secundárias. Ter uma 'sebenta' exemplar, onde se registam 7, ou 8, ou 9 trades positivos em cada 10, ou em que se consegue saldo positivo em 8 de cada 10 dias é bonito, mas secundário em relação ao que de facto todos queremos: um saldo bancário a crescer depressa, e um resultado percentual muito acima da média do mercado.
PS - obviamente, espero bem que não personalizes em ti o que acabei de dizer. A minhas afirmações são genéricas, não te pretendo atingir, ok? Custou-me apenas entender que associasses a capacidade de gerar lucros com periodicidade diária, á relação de trades ganhos versus perdidos. É que não tem nada a ver. Eu perco muitos trades porque quero (aliás como tu muito bem disseste fazer, quando desistes de um titulo a perder, apenas porque precisas liquidez imediata para embarcar noutro com mais potencial).
Onde é que entra toda esta conversa, no assunto principal deste tópico? É que as grandes oportunidades de fazer dinheiro no mercado não aparecem todos os dias, nem quando nós queremos. Aparecem quando aparecem, e há que saber, e poder, e estar tranquilamente á espera delas, sem pensar "ai Jesus, que há 3 semanas que não ganho um tusto" ! Para isto, é preciso ter capital suficiente para suportar o tempo de espera, que pode ser de 3 semanas, ou 3 meses, ou ...
Ainda bem que só te desapontei um bocadito![]()
Sendo tu um tipo da velha guarda, e pessoa por quem ao longo dos anos me habituei a estimar, sabes que podes estar à vontade para fazeres as criticas/reparos que entenderes, contudo acho que talvez necessite de explicar melhor o seguinte:
Eu quando falei no ganho diário de 50,00 euros, não quis dizer que és obrigado a ganhares os 50,00 diários, nada disso pá, todos sabemos que nem todos os dias isso será possível, o importante é que no final do mês tu consigas a media diária de 50,00, ok?
Repara que no 1º comentário sublinho sem stress e na desportiva, estava bem lixado se tivesse que ganhar todos os dias os tais 50,00 euros, é quem nem sempre tenho disponibilidade para o fazer e nem sempre o mercado o permite.
Sobre o assunto de mais trades negativos que positivos, não quis colocar em causa que consigas mensalmente o teu pecúlio, mas sabes melhor que eu que um conjunto de mais trades positivos que negativos em príncipio deverão dar uma melhor performance e serão uma forte incentivo para o trader, é um pouco como o futebol, "é mais fácil uma equipa ganhar jogando bem do que jogando mal"
Normalmente analiso ao pormenor cada trade negativo que faço, e a maior parte das vezes chego à conclusão que o erro até nem foi meu, mas são as contigências naturais do mercado.
abraço
Passou-me o assunto do exº da TDU
Então se eu puder ganhar 200 ou 300 euros num dia, achas que me vou limitar só aos 50,00 euros?
1º não uso stops loss nem stop profit, mas sou capaz de a meio da sessão saber como determinado título vai fechar, uma vez ou outra até falho, mas é raro.
Repara que a maior parte dos máximos/minimos intra se verificam entre as 9h30/10,00 e que á hora de almoço 12h00/13h00 as estrelas do dia tentam romper/quebrar esses máximos/minimos e que o fecho das estrelas do dia é muito próximo ou superior/inferior dos valores verificados á hora de almoço.
Tb temos os casos excepcionais de abertura em forte alta que NUNCA deves entrar longo, e das aberturas em forte baixa que deves SEMPRE entrar longo
Tb deves saber que estes casos de excepção quase sempre fazem duplo topo ou duplo fundo intra num curto espaço de tempo, caso não consigas entrar na abertura deves estar atento ao 2º toque.
Há mais um conjunto enorme de situações que o mercado repete, e por vezes é caracteristico de determinadas acções, mas isso seria uma conversa muito longa...... os gráficos são muito importantes, o estudo das candles diárias são de extrema importância e é por vezes aqui que decides um determinado trade para o dia seguinte, mas há conhecimento do titulo e o seu comportamento histórico perante determinada situação, a maior parte dos padrões repetem-se.
abraço

Cali Escreveu:TRSM Escreveu:Cali Escreveu:TRSM,
as pessoas que vão todos os dias para o seu local de trabalho ganhar os tais 500 ou 1000 euros, não correm os risco de ter que pagar pelo trabalho prestado, ou seja, de perder dinheiro ao fim do dia.
Eu não digo que não seja possivel, mas é muito dificil conseguir ganhar os tais '50 euros' por dia na Bolsa, sem falhar. Eu já tentei. Não resultou. Há dias, ou semanas, em que o risco não compensa estar investido, e se insistirmos em negociar nesses dias apenas porque queremos ganhar os tais 50 euros, o mais certo é perdê-los.
Uns dias ganha-se, outros perde-se. Por vezes perde-se muitas vezes seguidas. Eu tenho mais trades negativos do que positivos, mas ... tenho uma contabilidade mensal. Faço tudo para fechar o mês 'no verde', e assim, já me consigo orientar. Porque sei que ao longo de 22 dias uteis, eu decerto terei pelo menos uma oportunidade de fazer um bom trade que me permita ganhar o mês, e portanto, não tenho pressa (e ás vezes... até não acontece, porque o tal trade aparece, mas depois posso cometer meia duzia de erros menores em trades posteriores e lixar o lucro). Mas sentir-me pressionado para fechar o dia 'no verde' , ou mesmo a semana, é meio caminho para o desastre. O mercado não dá dinheiro todos os dias ás mesmas pessoas. Os meus sinceros parabens a quem conseguir todos os dias (ou mesmo que seja quase todos) embolsar mais algum.
Boas Cali
Realmente tens razão quando dizes que tens alguma dificuldade em conseguir os 50,00 diários. já que afirmas que maioria dos teus trades são negativos, tens que reformular o teu método de trades para conseguir precisamente o contrário,e só assim conseguirás o que afirmo.
Fui dar uma vista de olhos ao meu histórico de 2007 e tenho os seguintes dados (trades do AB7+LJC+BPI)
Até este momento tenho 259 trades dos quais 57 são negativos e a maior perca foi em Maio no valor de 115,32 euros
Algumas vezes vejo-me obrigado a fechar trades com alguma perca para entrar em "cavalos" que estão com sinal de arranque... não tenho qq problema em o fazer.
Penso ter uma boa performance, mas nada de excepcional em relação a muitos que por aqui andam.
Ó TRSM, agora tenho que te dizer que me desapontaste um bocadito. Então um homem com a tua reconhecida e comprovada experiencia e ciência de mercados, vem advogar que o facto de alguem (e neste caso, eu) não conseguir ganhar dinheiro todos os dias na bolsa é devido a ter mais trades negativos do que positivos? Apresentaste as tuas estatisticas pessoais. Agradeço-te pela frontalidade e abertura demonstradas, ao o teres feito. Assim, falar-te-ei tambem um pouco de mim, embora sem entrar em valores ou percentagens.
Percebi, portanto, que tens uma média de 80% de trades positivos, ou seja, 8 em cada 10. É uma excelente média, sem duvida. Mas mesmo com a tua média, permite-me que duvide que consigas ganhar dinheiro diáriamente na mesma proporção : 8 em cada 10 dias! E repara que já nem refiro a tal hipotese do 10 em 10, simplesmente porque a julgo tão improvável que roça o impossivel. Enfim, talvez haja uns quantos semi-deuses do trading, no mundo, que o fazem, se quiserem.
Imagina-te a negociar ticks do DAX em Turbo-Warrants, diáriamente, para ganhar os teus 50 € (os derivados serão o melhor exemplo, visto que permitem negociar qualquer situação em que o mercado esteja):
- num dia, a coisa começa bem, ganhas os 50 €, ou deixas correr o trade e até ganhas um pouco mais, e fechas posição. Que fazes a seguir? Tens duas hipoteses: fechas o dia, não fazes mais nada, porque este já está ganho. Ou então, se te correu bem este, e estás com confiança, vais voltar a tentar outro. Bom... se acertas 8 em cada 10, então vais tentar fazer 10 trades por dia, para que a média funcione a teu favor. Vais-te obrigar a coleccionar trades no dia, para que consigas chegar ao final do dia com saldo positivo. Será? E se falhares os 3 primeiros, e já tiveres perdido mais do que 50 euros? A confiança na tua histórica média favorável é cega? Vais continuar a tentar porque sabes que vais acabar por acertar? E quem é que te garante que mesmo que acabes por virar a média a teu favor, conseguirás recuperar o que já tinhas perdido? A psicologia humana pode arruinar qualquer estatistica e estratégia comprovadamente ganhadora. E não é por tu acertares 8 em 10, e eu apenas 4 em 10 que isso faz de mim pior trader do que tu, como sabes, porque eu posso ganhar num unico trade positivo aquilo que perdi numa grande série de negativos. Vou-te dar um exemplo: este ano tive um periodo em que fiz 16 vendas sucessivas a perder. Andava lixado. No primeiro trade ganhador que tive após essa sequencia, anulei integralmente as 16 perdas anteriores e ainda tive lucro. Para algumas pessoas isto parece dificil, ou impossivel. Para ti, sei que não parece, sei que percebes o que pretendo ilustrar.
Resumindo, reafirmo o que disse antes: estar pressionado para fazer uns trocos todos os dias, quase sempre dá barraca. Uma contabilização média do lucro diário, efectuada ao fim de um mês, é uma coisa; uma luta diária para ganhar o montante X ao final do dia, é outra. Esta segunda hipotese não é uma forma inteligente de estar no mercado. Na pior das hipoteses estar-se-ia a limitar os ganhos, utilizando um stop profit a um valor pre-determinado de lucro, em trades com ganhos potenciais muito mais elevados (é assim como comprar TDU a 2,60 e vendê-la no mesmo dia a 2,65 porque já dá os 50€ da praxe, e depois vê-la zarpar até aos 2,80) . Isto faz sentido? Eu acho que não, caro TRSM.
No meu ponto de vista, o objectivo unico e essencial de um trader é acumular lucro da forma mais rápida possivel. Todas as restantes estatisticas são secundárias. Ter uma 'sebenta' exemplar, onde se registam 7, ou 8, ou 9 trades positivos em cada 10, ou em que se consegue saldo positivo em 8 de cada 10 dias é bonito, mas secundário em relação ao que de facto todos queremos: um saldo bancário a crescer depressa, e um resultado percentual muito acima da média do mercado.
PS - obviamente, espero bem que não personalizes em ti o que acabei de dizer. A minhas afirmações são genéricas, não te pretendo atingir, ok? Custou-me apenas entender que associasses a capacidade de gerar lucros com periodicidade diária, á relação de trades ganhos versus perdidos. É que não tem nada a ver. Eu perco muitos trades porque quero (aliás como tu muito bem disseste fazer, quando desistes de um titulo a perder, apenas porque precisas liquidez imediata para embarcar noutro com mais potencial).
Onde é que entra toda esta conversa, no assunto principal deste tópico? É que as grandes oportunidades de fazer dinheiro no mercado não aparecem todos os dias, nem quando nós queremos. Aparecem quando aparecem, e há que saber, e poder, e estar tranquilamente á espera delas, sem pensar "ai Jesus, que há 3 semanas que não ganho um tusto" ! Para isto, é preciso ter capital suficiente para suportar o tempo de espera, que pode ser de 3 semanas, ou 3 meses, ou ...
Ainda bem que só te desapontei um bocadito

Sendo tu um tipo da velha guarda, e pessoa por quem ao longo dos anos me habituei a estimar, sabes que podes estar à vontade para fazeres as criticas/reparos que entenderes, contudo acho que talvez necessite de explicar melhor o seguinte:
Eu quando falei no ganho diário de 50,00 euros, não quis dizer que és obrigado a ganhares os 50,00 diários, nada disso pá, todos sabemos que nem todos os dias isso será possível, o importante é que no final do mês tu consigas a media diária de 50,00, ok?
Repara que no 1º comentário sublinho sem stress e na desportiva, estava bem lixado se tivesse que ganhar todos os dias os tais 50,00 euros, é quem nem sempre tenho disponibilidade para o fazer e nem sempre o mercado o permite.
Sobre o assunto de mais trades negativos que positivos, não quis colocar em causa que consigas mensalmente o teu pecúlio, mas sabes melhor que eu que um conjunto de mais trades positivos que negativos em príncipio deverão dar uma melhor performance e serão uma forte incentivo para o trader, é um pouco como o futebol, "é mais fácil uma equipa ganhar jogando bem do que jogando mal"
Normalmente analiso ao pormenor cada trade negativo que faço, e a maior parte das vezes chego à conclusão que o erro até nem foi meu, mas são as contigências naturais do mercado.
abraço

engenheiro Escreveu:No meu caso, comecei a investir em fevereiro de 2003...embora antes já tentava acompanhar os mercados, e essencialmente a psicologia por detrás deles. Comecei por investir 6000€ e hoje passados 4 anos e meio tenho sensivelmente 100.000€ para me divertir neste fabuloso mundo da bolsa. Não me considero nenhum guru, mas apenas alguém que compreendeu que com um pouco de perspicácia e sorte se conseguem fazer fortunas. Pretende continuar a evoluir, por isso o caldeirão é um bom meio de difusão de ideias. Sou licenciado em engenharia pelo ist mas cada vez mais um apaixonado pela economia e investimentos, de tal forma que equaciono tirar um Msc em Investments em Birmingham.
Quanto aos montantes, muito depende do estilo de vida de cada um e no meu caso, embora invista o montante referido anteriormente, acho que ainda estou longe da minha segurança mental para ver isto como único sustento...valores é dificil de definir embora a fórmula do Jas me pareça adequada.
BN a todos
Parabéns pelo sucesso mas não te esqueças que entraste na altura certa e só quando passares por um bear a sério é que consegues perceber realmente o que consegues tirar disto... para já tens a grande vantagem de ter entrado numa boa altura, espero que consigas aproveitar esse facto!
Quanto ao que se tem debatido aqui...
Há pouco mais de um ano, depois de um periodo sabático, iniciei uma nova fase na minha relação com os mercados desenvolvi uma estratégia própria baseada na minha experiência de 10 anos de mercados e em muita coisa que fui lendo, inclusive aqui neste forum...
O meu objectivo é tirar o máximo possível dos mercados numa situação de não exclusividade, ou seja tendo eu outras actividades...
Sinceramente penso que a minha estratégia me pode levar a atingir rentabilidades médias superiores a 30% ao ano, embora não tenha definido um objectivo nestes termos...
De qualquer forma o objectivo é sobretudo conseguir rentabilidades consistentes e para isso precisarei de ter uma amostra de pelo menos 4 ou 5 anos...
O primeiro ano correu muito bem, a rentabilidade rondou os 200%, mas sei que isso para já não significará muito... só quando passar de novo por um bear a sério poderei ter maior segurança e noção daquilo que conseguirei tirar dos mercados!
Bom fim de semana para todos
Sugestões de trading, análises técnicas, estratégias e ideias http://sobe-e-desce.blogspot.com/
http://www.gamesandfun.pt/afiliado&id=28
http://www.gamesandfun.pt/afiliado&id=28
TRSM Escreveu:Cali Escreveu:TRSM,
Boas Cali
------------------------------------------------
* Trilogia de Cali-nadas *
- "Não deixe para amanhã o que pode perder hoje!"
- "Quem tem medo, compra um certificado de aforro."
- "Mais vale ser um trader idiota bem sucedido, do que um investidor genial falido"
* Trilogia de Cali-nadas *
- "Não deixe para amanhã o que pode perder hoje!"
- "Quem tem medo, compra um certificado de aforro."
- "Mais vale ser um trader idiota bem sucedido, do que um investidor genial falido"
- Registado: 9/12/2002 13:40
Por fim!
MarcoAntonio Escreveu:
Mas não foi isso que se discutiu neste tópico e penso que aqui ninguém contrariou o que estás a dizer neste parágrafo.
» Um mau investidor não vive dos mercados nem com 5 milhões.
» A questão é que ter sucesso nos mercados e conseguir viver em exclusivo dos mercados são coisas diferentes. Esse segundo individuo pode ter um melhor desempenho que o primeiro (e mais sucesso), a questão é saber se esses 50.000 são plausivelmente suficientes para ele viver em exclusivo do mercado.
Este raciocínio resume tudo! É necessário explicar mais?
- Registado: 2/5/2005 0:09
Sim, pode-se fazer perfeitamente. Dá-me só um bocadinho...
FLOP - Fundamental Laws Of Profit
1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
votação para saber a distribuição de experiêcnia em anos dos
Marco António,
Não queres abrir uma função de escolha multipla para aferir qual a distribuição da experiência em anos dos membros do caldeirão?
1 ano
2 a 3 anos
4 a 5 anos
6 a 7 anos
7 a 10
10 a 15
15 a 20
mais de 20
etc
Estou curioso para ver a % de traders até aos 5 anos de experiência, 10 , 15, 20 e mais.
O ideal era ser de escolha multipla e além de indicar os anos de experiência, dizer se vivé só do trading, há quantos anos vive só do trading, e qual o intervalo de montante minimo que aconselha para iniciar uma dedicação a 100% onde o risco será aceitável.
as respostas devem dar uns belos gráficos e comprovar que realmente quem já passou por mais anos de experiência vai indicar valores mais elevados como o valor minimo para sequer poder começar a pensar viver somente do trading.
É uma ideia mas não sei se têm a possibilidade de fazer isto no Caldeirão. No entanto, é a altura certa dado que a discussão está ao rubro.
cumpts.
Lican
Não queres abrir uma função de escolha multipla para aferir qual a distribuição da experiência em anos dos membros do caldeirão?
1 ano
2 a 3 anos
4 a 5 anos
6 a 7 anos
7 a 10
10 a 15
15 a 20
mais de 20
etc
Estou curioso para ver a % de traders até aos 5 anos de experiência, 10 , 15, 20 e mais.
O ideal era ser de escolha multipla e além de indicar os anos de experiência, dizer se vivé só do trading, há quantos anos vive só do trading, e qual o intervalo de montante minimo que aconselha para iniciar uma dedicação a 100% onde o risco será aceitável.
as respostas devem dar uns belos gráficos e comprovar que realmente quem já passou por mais anos de experiência vai indicar valores mais elevados como o valor minimo para sequer poder começar a pensar viver somente do trading.
É uma ideia mas não sei se têm a possibilidade de fazer isto no Caldeirão. No entanto, é a altura certa dado que a discussão está ao rubro.
cumpts.
Lican
----------------------------------
nada na manga, tudo na mão.
nada na manga, tudo na mão.
redhot Escreveu:Um "betinho de Cascais" que receba dos papás ricos 500.000 eur. para investir na bolsa, pode ter menos sucesso que um "combatente" de classe média com ambição para ter mais do que aquilo que tem no momento e que comece com 50.000 eur.
Isso é evidente.
Mas não foi isso que se discutiu neste tópico e penso que aqui ninguém contrariou o que estás a dizer neste parágrafo.
» Um mau investidor não vive dos mercados nem com 5 milhões.
» A questão é que ter sucesso nos mercados e conseguir viver em exclusivo dos mercados são coisas diferentes. Esse segundo individuo pode ter um melhor desempenho que o primeiro (e mais sucesso), a questão é saber se esses 50.000 são plausivelmente suficientes para ele viver em exclusivo do mercado.
Agora é óbvio que o segundo pode ter um melhor desempenho com 50.000 que o primeiro com 500.000...
1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
engenheiro Escreveu:No meu caso, comecei a investir em fevereiro de 2003...embora antes já tentava acompanhar os mercados, e essencialmente a psicologia por detrás deles. Comecei por investir 6000€ e hoje passados 4 anos e meio tenho sensivelmente 100.000€ para me divertir neste fabuloso mundo da bolsa. Não me considero nenhum guru, mas apenas alguém que compreendeu que com um pouco de perspicácia e sorte se conseguem fazer fortunas. Pretende continuar a evoluir, por isso o caldeirão é um bom meio de difusão de ideias. Sou licenciado em engenharia pelo ist mas cada vez mais um apaixonado pela economia e investimentos, de tal forma que equaciono tirar um Msc em Investments em Birmingham.
Quanto aos montantes, muito depende do estilo de vida de cada um e no meu caso, embora invista o montante referido anteriormente, acho que ainda estou longe da minha segurança mental para ver isto como único sustento...valores é dificil de definir embora a fórmula do Jas me pareça adequada.
BN a todos
Ora aqui temos um excelente exemplo de sucesso.
É um exemplo de selecção natural tal como Charles Darwin escreveu: Os mais fortes vencem...Os outros ficam pelo caminho...
O sucesso aqui poderá estar relacionado (digo eu...) com a personalidade psicológica misturada com bom nível de conhecimentos académicos. Mas se calhar para outros nada disso interessa e vencem na mesma. Desde que se vença na bolsa tudo bem, seja bom a matemática, nas letras ou na cozinha.
Eu ainda estou a aprender e se me safar no processo de aprendizagem pode ser que um dia atinja este nível. Caso contrário vou-me dedicar à pesca.

Continuo a achar que não podemos desassociar o perfil psicológico do trader ao sucesso. Um "betinho de Cascais" que receba dos papás ricos 500.000 eur. para investir na bolsa, pode ter menos sucesso que um "combatente" de classe média com ambição para ter mais do que aquilo que tem no momento e que comece com 50.000 eur.
Tudo depende da situação, do perfil, da inteligência, experiência de vida, etc....
Penso eu de que....
Monkey Trader
"Mais vale estar mais ou menos certo do que exactamente errado." [Warren Buffett]
"Mais vale estar mais ou menos certo do que exactamente errado." [Warren Buffett]
Um problema que é apontado aos traders e que está na base desse preconceito é o facto de não produzirem (pelo que são vistos assim como uma espécie de parasitas), ao passo que um investidor coloca o seu capital à disposição de outros o que acabará por servir para construir e mover negócios (e por conseguinte, servir para produzir).
É um pouco esta a ideia que está na base desse preconceito.
Contudo, não concordo, pois muito embora os traders entram e saiam dos papéis, eles não estão a investir num negócio... estão a investir em todos e de forma partilhada.
Isto é, o somatório de xis traders acaba por ser identico ao efeito de um investidor.
Hoje é o dinheiro do trader A, amanhã é o dinheiro do trader B. Hoje está no título A, amanhã está no título B. Na massa de traders acaba por ser irrelevante quem está e onde está. O facto é que está lá o $ e da mesma forma serve para manter e mover empresas/negócios, produzir e promover o crescimento...
De qq das formas, há outra face da questão a qual já aflorei aqui neste mesmo tópico: os recursos são limitados, não podem viver todos do trading nem ser todos investidores. Se formarmos agora um mini-mundo e um mini-mercado formado pelos 10 maiores traders do mundo, desses só 2 ou 3 iriam sobreviver nesse mini-mercado e os outros 7 ou 8 estavam condenados a perder e procurar rendimentos alternativos... basicamente teriam de ir produzir alguma coisa nesse mini-mundo.
Não pode ser de outra forma.
Agora, no mundo real, é isto em larga-escala.
É um pouco esta a ideia que está na base desse preconceito.
Contudo, não concordo, pois muito embora os traders entram e saiam dos papéis, eles não estão a investir num negócio... estão a investir em todos e de forma partilhada.
Isto é, o somatório de xis traders acaba por ser identico ao efeito de um investidor.
Hoje é o dinheiro do trader A, amanhã é o dinheiro do trader B. Hoje está no título A, amanhã está no título B. Na massa de traders acaba por ser irrelevante quem está e onde está. O facto é que está lá o $ e da mesma forma serve para manter e mover empresas/negócios, produzir e promover o crescimento...
De qq das formas, há outra face da questão a qual já aflorei aqui neste mesmo tópico: os recursos são limitados, não podem viver todos do trading nem ser todos investidores. Se formarmos agora um mini-mundo e um mini-mercado formado pelos 10 maiores traders do mundo, desses só 2 ou 3 iriam sobreviver nesse mini-mercado e os outros 7 ou 8 estavam condenados a perder e procurar rendimentos alternativos... basicamente teriam de ir produzir alguma coisa nesse mini-mundo.
Não pode ser de outra forma.
Agora, no mundo real, é isto em larga-escala.
eu não queria estar a intervir porque me parece que a discussão descambou um bocado, em todo o caso preciso alertar para o facto de poderem existirem pessoas numa economia que vivam da actividade de "trading", nos estados unidos existe muita gente,que vive do trading na Europa menos mas com tendencia a aumentar o Trading é uma profissão/actividade como outra qualquer embora curiosamente ainda haja alguns preconceitos e desconfianças em relação a esta actividade
Aqui no Caldeirão no Longo Prazo estamos todos ricos ... no longuissimo prazo os nossos filhos estarão ainda mais ricos ...
pvg80713 Escreveu:
portanto qual a conclusão ? dedicarmo-nos à pesca ?
é que assim nem parece haver valores minimos...
eu acredito que o importante é o método utilizado
obviamente é preciso dinheiro...
Outra questão é, e se for a gerir dinheiro de outras pessoas ? (OPM) Aí eu acredito ser preciso bem mais de 500k.
cumprimentos
Olá pvg80713,
- se for a gerir o dinheiro dos outros é outra situação à parte, o profissional vive de uma percentagem do seu sucesso e da quantidade que vai gerir. Mas esse é um assunto completamente diferente deste.
- a conclusão (que eu já referi), muito resumidamente e na minha opinião, é a de que para ganhos de 1000 € a 2000 € mensais são necessários 50 000 a 100 000 € para se viver do trading variando estes valores de profissional para profissional consoante (e como bem referiu o pvg80713) a sua capacidade (com um bom histórico) e a suas necessidades, sendo que cada caso é um caso, claro!
Bejinhos,
Su
Mas Camisa, de que «grandes traders» estás a falar. Tipo Jesse Livermore?
Só esse tipo de traders é que fez milhões e perdeu tudo e é extremamente discutível considerá-los grandes traders. Para mim, não são...
Esses traders, são traders de alto risco (jesse livermore alavancava imenso por exemplo e negociava uma coisa que é muito parecida aos actuais turbo warrants... fez milhões a correr riscos malucos e inevitavelmente faliu diversas vezes). Outros «grandes traders» que também faliram são trader de perfil identico...
Ora, nós temos estado aqui a falar de traders conservadores e com ganhos médios anuais (assumindo que são realmente bons investidores) da ordem dos 10~15% e não estou a ver um trader desses falir.
E não se trata de dizer que é fácil mas sim de dizer que é mais fácil viver dos mercados nessas condições e que é mais praticável/viável/sustentável. São coisas bem diferentes de dizer que é fácil.
Fácil nunca é e está reservado a uma elite. E se um indivíduo tem 500.000 euros isso não significa que é correcto ir viver dos mercados. No caso dele pode ser mais correcto entregar esse capital para ser gerido por alguém especializado, deposita-lo a prazo e tentar viver regradamente, investi-lo em qualquer negócio, etc, etc...
Nada garante que ele seja um bom investidor só porque tem 500.000 euros na mão.
Esses traders, são traders de alto risco (jesse livermore alavancava imenso por exemplo e negociava uma coisa que é muito parecida aos actuais turbo warrants... fez milhões a correr riscos malucos e inevitavelmente faliu diversas vezes). Outros «grandes traders» que também faliram são trader de perfil identico...
Ora, nós temos estado aqui a falar de traders conservadores e com ganhos médios anuais (assumindo que são realmente bons investidores) da ordem dos 10~15% e não estou a ver um trader desses falir.
E não se trata de dizer que é fácil mas sim de dizer que é mais fácil viver dos mercados nessas condições e que é mais praticável/viável/sustentável. São coisas bem diferentes de dizer que é fácil.
Fácil nunca é e está reservado a uma elite. E se um indivíduo tem 500.000 euros isso não significa que é correcto ir viver dos mercados. No caso dele pode ser mais correcto entregar esse capital para ser gerido por alguém especializado, deposita-lo a prazo e tentar viver regradamente, investi-lo em qualquer negócio, etc, etc...
Nada garante que ele seja um bom investidor só porque tem 500.000 euros na mão.
Susana Amado Escreveu:Camisa Roxa Escreveu:
os que pensam que se tivessem 500.000€ era fácil, enganam-se também... esses grandes traders ganharam milhões e mesmo assim não conseguiram evitar perder tudo!
![]()
![]()
![]()
![]()
Mas é que é isso mesmo.
Camisa Roxa,
tenho gostado imenso de ler tudo o que escreveu neste post, e pela pouca mas ainda alguma experiência que tenho gosto muito da sua postura perante os mercados...
Bj,
Su
portanto qual a conclusão ? dedicarmo-nos à pesca ?
é que assim nem parece haver valores minimos...
eu acredito que o importante é o método utilizado
obviamente é preciso dinheiro...
Outra questão é, e se for a gerir dinheiro de outras pessoas ? (OPM) Aí eu acredito ser preciso bem mais de 500k.
cumprimentos
- Registado: 19/4/2005 11:11
Camisa Roxa Escreveu:
os que pensam que se tivessem 500.000€ era fácil, enganam-se também... esses grandes traders ganharam milhões e mesmo assim não conseguiram evitar perder tudo!

Mas é que é isso mesmo.
Camisa Roxa,
tenho gostado imenso de ler tudo o que escreveu neste post, e pela pouca mas ainda alguma experiência que tenho gosto muito da sua postura perante os mercados...
Bj,
Su
Pata-Hari Escreveu:Bem visto, Susana! é uma excelente maneira de colocar a questão.
De qualquer modo, temos que fazer duas ou tês ressalvas.
1. Na população portuguesa haver mesmo assim uma pequena percentagem da população que não ganha 50 000 euros por ano.
2. se ganhasse 50 mil brutos, taxados a uma taxa média de 30 e tal por cento de IRS, ficarias com 35000 liquido. Se tiveres 50 000 de mais valias, pagas 10% e ficas com um rendimento liquido de 45 000 .
3. Assumes uma taxa de rentabilidade e um risk premium que pode ou não ser "razoável" e fazer ou não sentido historicamente.
Olá Patinha,
eu acho que não devias entrar com essas variáveis, acho que só vai aumentar o erro (eu não entrei com elas para simplificar ao máximo a ideia) porque assim não estás por ex: a retirar também aos 50 000 € das mais valias os descontos para a segurança social ou coisa que se pareça, e se continuarmos por aí fora não estás a entrar com outras variáveis e o que interessa realmente é o $$$ que recebes ao fim do ano depois das continhas com o fisco, certo?
Para além de que 5% de 500 000 € são 25 000 € e 20% de 50 000 € são 10 000 €.
Posso contar-te uma coisa que me lembrei agora... Eu (até à data de hoje e espero que durante muito tempo mais) sempre gostei muito de números e de brincar com eles e fui menina para, aqui há uns aninhos atrás, ir falar com o meu director e lhe dizer que ia sair 1 ou 2 horas mais cedo por motivos pessoais, quando o verdadeiro motivo era o de que se eu trabalhasse aquelas 1 ou 2 horas naquele mês ganhava menos 1 ou dois dias de trabalho ao fim do mês

Cada caso é um caso. Cada número é um número.

Enfim este assunto dava pano para mangas... é a beleza dos números.
Beijinhos,
Su
carcanhol Escreveu:Regra geral quando se aborda este tipo de assunto, o comentário facil, e avulso é não "penses que vais ficar rico"
pois eu acho que o comentário fácil é que se consegue viver do trading, isso sim é 1 comentário fácil quando todos sabemos que viver da bolsa nem 5% dos traders consegue...
não passam de ilusões
quase todos os maiores traders de sempre depois de anos e sucesso foram à falência, muitos conseguiram recompor-se e regressar às fortunas, outros não...
reparem que uma carreira seja de trader seja outra qualquer não são 2 nem 3 anos, nem sequer 10, são 40 ou 50...
Aliás muitos dos supostos grandes traders acabaram por deixar o trading e passaram a fazer $ a editar livros e cursos de trading e palestras etc.!
pensar-se sequer que a probabilidade de viver do trading é razoável, um comentário "fácil", é falso, pois a percentagem de traders de sucesso é tão baixa face aos que tentam...

... forecasting exchange rates has a success rate no better than that of forecasting the outcome of a coin toss - Alan Greenspan (2004)
carcanhol Escreveu:Não pensam no 8 é logo no 80. Este tópico é para debater o 8 não o 80!
Eu acho que este tópico é mais para debater o 44...
Na maior parte das actividades as pessoas não necessitam de arriscar o seu capital e também na maior parte dos casos (especialmente aqueles que ponderam largar um emprego para se dedicarem inteiramente aos mercados) têm uma fonte de rendimentos bastante regulares.
Nos mercados um investidor pode passar longos períodos a correr bem (durante os quais tende a pensar que é um dos melhores traders do mundo, com séries fantásticas de trades positivos e etc) e o mesmíssimo investidor pode vir a passar períodos bastante longos onde as coisas correm mal, mesmo mal.
Para aqueles que se baseiam na experiencia de um ano, dois ou três... isso não é nada. Muito provavelmente esses investidores ainda não atravessaram provas de fogo que podem estar aí já ao virar da esquina e que lhes transformam completamente a visão do mercado. O mercado tem muitas caras...
Quando as coisas correm bem, é muito fácil largar uma actividade e dedicar-se aos mercados.
O caminho inverso é bem mais difícil...
Largar uma actividade para obter um rendimento marginalmente melhor simplesmente não me parece sensato tanto mais que no futuro as coisas poderão vir a transformar-se tremendamente.
E muito especialmente quando os investimentos no mercado podem perfeitamente conjugar-se com outra actividade em simultaneo.
Portanto, para um individuo se dedicar em exclusivo aos mercados têm de existir um claro valor acrescentado e uma segurança claramente acrescida. Só assim eu entendo que faça sentido essa opção (claro que cada um pode ter um entendimento diferente em relação a esta questão e sensibilidades diferentes relativamente ao risco e etc).
Existe também um pouco a tendência a julgar que se se acompanha o mercado numa base diária (e nalguns casos até semanal ou coisa parecida) e se se conseguem bons resultados então, se o mesmo individuo se dedica em exclusivo aos mercados acompanhando o mercado a tempo inteiro então os seus resultados vão disparar, vão ser muito melhores...
Mas não é necessariamente assim.
A minha experiência diz-me que não é assim. A experiência de muitos grandes traders diz que não é assim e pelo que tenho visto da experiência de muitos investidores com quem tenho lidado e experiências a que tenho assistido, nestes anos em que acompanho o mercado dizem-me também que não é assim.
É que se me perguntam qual o valor mínimo para se investir nos mercados, a minha resposta é cooompletamente diferente dos 200.000 a 500.000 euros. Conforme o grau de comprometimento, perfil de risco e tipo de activos que se vai negociar, eu posso sugerir valores tão baixos como 10.000 euros...
E depois vai-se estudando.
Praticamente qualquer pessoa pode «tentar a sua sorte» nos mercados sem estar a meter a cabeça no assador. Isso não está reservado a uma elite...
Agora, viver em exclusivo dos mercados está reservado a uma elite e a um pequeno grupo que tem uma tremenda sorte (assim como há pessoas que têm uma tremenda sorte a jogar no Totoloto e no Euromilhões).
Boa tarde!
o que quero dizer é simples e está lá explicado Mas volto a explicar.
Regra geral quando se aborda este tipo de assunto, o comentário facil, e avulso é não "penses que vais ficar rico" ao que eu digo sempre "ninguém falou em ficar rico, eu não quero ser rico" mas gostava de conseguir viver do trading.
Viver do trade é uma coisa, ficar rico com o trade e viver á grande e á fracesa é outra. Mas é nisso que as pessoas pensam logo. Não pensam no 8 é logo no 80. Este tópico é para debater o 8 não o 80!
Percebeste
o que quero dizer é simples e está lá explicado Mas volto a explicar.
Regra geral quando se aborda este tipo de assunto, o comentário facil, e avulso é não "penses que vais ficar rico" ao que eu digo sempre "ninguém falou em ficar rico, eu não quero ser rico" mas gostava de conseguir viver do trading.
Viver do trade é uma coisa, ficar rico com o trade e viver á grande e á fracesa é outra. Mas é nisso que as pessoas pensam logo. Não pensam no 8 é logo no 80. Este tópico é para debater o 8 não o 80!
Percebeste
- Registado: 16/11/2006 12:47
carcanhol Escreveu:Camisa Roxa Escreveu:É constatar que não se fica rico num ano nem em 2 nem em 3.
Viva boa tarde!
A ideia que o comum dos mortais exprime logo á boca cheia, quando se fala de possíveis ganhos em bolsa é "não penses que vais ficar rico ou enriquecer" é logo o que as pessoas vão buscar (estúpidez, ignurância)
não percebi o que quiseste dizer com isto...

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Google [Bot], Google Adsense [Bot], Goya777, latbal, m-m, nunorpsilva, OCTAMA, Opcard33, PAULOJOAO, Pedro1974, peterteam2, Shimazaki_2, silva_39, Top5555, trend=friend, trilhos2006, Zecadiabo e 185 visitantes