Viver do trading
Camisa Roxa Escreveu:É constatar que não se fica rico num ano nem em 2 nem em 3.
Viva boa tarde!
A ideia que o comum dos mortais exprime logo á boca cheia, quando se fala de possíveis ganhos em bolsa é "não penses que vais ficar rico ou enriquecer" é logo o que as pessoas vão buscar (estúpidez, ignurância)
Atenção "Camisa Roxa" não estou a dizer que é o teu caso, mas essa pequena parte do teu texto tem interesse para esta questão.
O tema do tópico é claro "viver do trading" não "ficar rico" são coisas diferentes.
Falo por mim...não sonho ser rico, ficar rico etc. Passo! se por qualquer acaso da vida ou da sorte acontecer paciência! Agora acredito ser possível viver do trading, tirar um ordenado, mensalmente! A credito.
A minha ideia passa um pouco pelo que disse o TRSM, 50.00€ não é impossível. Eu diria mais entre 50 a 100.00€ (isto com 50.000€ atenção) mas com menos que isso também se consegue!
Uma conta simples com 50.000€ é possível comprar 10.000 títulos de mais de metade das cotadas no PSI20 (10.000 é um numero que já dá para trabalhar) compro 10.000 de BCP, EDP etc. Vendo com 1 cêntimo de lucro dá 100€ descontando as comissões (não me parece complicado). Dias haverá que acabada a compra a coisa sobe 5, 6, 9 cêntimos. Vem á rede é peixe. Um ou outro dia perde-se eventualmente mas podendo comprar 10.000 e apostando no ganho de um cêntimo o risco é mínimo e o ganho não é díficil.
O Mec disse no tópico da REN que se abasteceu a 3,51€ partindo do principio que aplicou 40.000€ comprou umas 11400 acções antes do fim do mês a coisa chega novamente aos 3,68€ e o nosso amigo vai buscar 2000€ de ordenado para este mês...pronto está feito.se ganhar mais que isso tipo 2500€ soma este mês 500€ aos 40.000€ fica com 40.500€ para negociar, e no outro e no seguinte num ano tirou todos os mese ordenado e tem agora 45.000€ para negociar. Se para o mês só precisa de 1500€ mais lhe vai sobrar e acumular.
O gajo que tem 500.000€ vai buscar 10 vezes mais…obvio mas esse é rico continua a enriquecer em suma faz parte da elite. (o debate é viver do trade não enriquecer)
Agora se só posso comprar 1000 títulos (tenho 3000€ 5000€) é complicado e já não resulta pois tenho de comprar, e esperar sentado dias a fio para a acção subir 10 cêntimos se levar 30 dias não me safo.
A única vez que consegui comprar 10.000 acções foi da Vista Alegre!

Num pais em que 99% da população joga no "euro milões" na "lotaria" "no "totoloto" etc. Eu faço parte do 1% que não joga! Confesso!

No "Euro Milhões" é garantido -2€ por semana -(2x52)€ por ano, isto indefinidamente anos a fio, é só perdas!

Volto a dizer não quero ser rico mas gostava de poder ganhar uma média de 50 a 100€ por dia mas não tenho 50.000€
E com 500.000€ muito honestamente não sei se me dedicava ao trading, mas pronto.
- Registado: 16/11/2006 12:47
Cali Escreveu:TRSM,
as pessoas que vão todos os dias para o seu local de trabalho ganhar os tais 500 ou 1000 euros, não correm os risco de ter que pagar pelo trabalho prestado, ou seja, de perder dinheiro ao fim do dia.
Eu não digo que não seja possivel, mas é muito dificil conseguir ganhar os tais '50 euros' por dia na Bolsa, sem falhar. Eu já tentei. Não resultou. Há dias, ou semanas, em que o risco não compensa estar investido, e se insistirmos em negociar nesses dias apenas porque queremos ganhar os tais 50 euros, o mais certo é perdê-los.
Uns dias ganha-se, outros perde-se. Por vezes perde-se muitas vezes seguidas. Eu tenho mais trades negativos do que positivos, mas ... tenho uma contabilidade mensal. Faço tudo para fechar o mês 'no verde', e assim, já me consigo orientar. Porque sei que ao longo de 22 dias uteis, eu decerto terei pelo menos uma oportunidade de fazer um bom trade que me permita ganhar o mês, e portanto, não tenho pressa (e ás vezes... até não acontece, porque o tal trade aparece, mas depois posso cometer meia duzia de erros menores em trades posteriores e lixar o lucro). Mas sentir-me pressionado para fechar o dia 'no verde' , ou mesmo a semana, é meio caminho para o desastre. O mercado não dá dinheiro todos os dias ás mesmas pessoas. Os meus sinceros parabens a quem conseguir todos os dias (ou mesmo que seja quase todos) embolsar mais algum.
Boas Cali
Realmente tens razão quando dizes que tens alguma dificuldade em conseguir os 50,00 diários. já que afirmas que maioria dos teus trades são negativos, tens que reformular o teu método de trades para conseguir precisamente o contrário,e só assim conseguirás o que afirmo.
Fui dar uma vista de olhos ao meu histórico de 2007 e tenho os seguintes dados (trades do AB7+LJC+BPI)
Janeiro - 29 trades fechados - 6 negativos (114,14)*
Fevereiro - 24 trades fechados - 5 negativos (71,64)*
Março - 14 trades fechados - 3 negativos (42,84)*
Abril - 34 trades fechados - 4 negativos ((32,48)*
Maio - 34 trades fechados - 6 negativos (115,32)*
Junho - 24 trades fechados - 4 negativos (42,48)*
Julho - 23 trades fechados - 10 negativos(82,48)*
Agosto - 19 trades fechados - 4 negativos (92,48)*(&)
Setembro - 32 trades fechados - 8 negativos(96,48)*
Outubro - até este momento - 26 trades fechados - 7 negativos (57,48)*
* - valor mais alto de menos valia nesse mês
(&) - tenho 3000 acções do BCP compradas em Agosto a 3,19
Até este momento tenho 259 trades dos quais 57 são negativos e a maior perca foi em Maio no valor de 115,32 euros
Sei que sou um bom cliente de comissões, no problem

Algumas vezes vejo-me obrigado a fechar trades com alguma perca para entrar em "cavalos" que estão com sinal de arranque... não tenho qq problema em o fazer.
È muito raro ter em carteira mais de 5 titulos 20%~~ da carteira em cada um.
Penso ter uma boa performance, mas nada de excepcional em relação a muitos que por aqui andam.
- Registado: 5/11/2002 11:30
bem, acho que se chegou ao ponto do santo graal de todos aqueles que metem os seus trocos por ai espalhados! As suas conviccoes e as suas motivacoes para o fazerem... e aquilo que realmente ganham ou fazem.
O tuga tem sempre a mania que todos os negocios que faz sao os melhores do mundo, nao sendo sincero o suficiente para aprender e constatar que na maior parte das vezes nao so fazem maus negocios como influenciam mal as pessoas a sua volta.
Acho que a ideia ja foi mais do que debatida, tudo e relativo, cada um ve o assunto pelo seu proprio prisma, com os seus objectivos pessoais.
Eu nao sou um trader, nao vivo do trade, sou apenas um pequeno investidor que coloco as minhas tostas em execedente e tento rentabilizar-las mais do que com um deposito a prazo ou outro produto financeiro dito seguro, e ainda me divirto um pouco, apesar de nao poder acompanhar os mercados todos os dias.
Visto investir os meu excedentes, nao vejo qualquer problema em investir a 100% no mesmo titulo, pois o horizonte temporal e sempre muito alargado, tirando portanto a mais valia ( ou nao ) recorrente disso.
Queria deixar um grande voto de admiracao ao sr jas e ao sr Ulisses por tudo aquilo que transmitem, pela forma como expoem o que pensam, e principalmente pela s suas posturas!
Um bem haja a estes senhores
Um abraco
O tuga tem sempre a mania que todos os negocios que faz sao os melhores do mundo, nao sendo sincero o suficiente para aprender e constatar que na maior parte das vezes nao so fazem maus negocios como influenciam mal as pessoas a sua volta.
Acho que a ideia ja foi mais do que debatida, tudo e relativo, cada um ve o assunto pelo seu proprio prisma, com os seus objectivos pessoais.
Eu nao sou um trader, nao vivo do trade, sou apenas um pequeno investidor que coloco as minhas tostas em execedente e tento rentabilizar-las mais do que com um deposito a prazo ou outro produto financeiro dito seguro, e ainda me divirto um pouco, apesar de nao poder acompanhar os mercados todos os dias.
Visto investir os meu excedentes, nao vejo qualquer problema em investir a 100% no mesmo titulo, pois o horizonte temporal e sempre muito alargado, tirando portanto a mais valia ( ou nao ) recorrente disso.
Queria deixar um grande voto de admiracao ao sr jas e ao sr Ulisses por tudo aquilo que transmitem, pela forma como expoem o que pensam, e principalmente pela s suas posturas!
Um bem haja a estes senhores
Um abraco
- Registado: 26/4/2007 7:16
edgar araujo Escreveu:
Ora bem, começei a investir no Psi, quando fiz o meu registo no caldeirão, e perguntam vocês ..com que capital?
Nada de mais , 25 mil € apenas... nete momento estou com um capital um pouco superior a 50 mil.. tive sorte? talvez... posso perder tudo? posso...
neste momento em vez de investir 25 posso investir 50, quem sabe se daqui a um ano poderei investir 75...
Nao faço vida de bolsa, apenas na desportiva, e o viçio ja esta entranhado ...
Edgar, um ano não é nada, não serve de amostra, e o futuro vai-te dizer isso, espero que não to diga da pior forma...
Um abraço e bom fim de semana
PS: Queria deixar aqui um post a explicar o que penso mas isso fica para mais tarde agora vou almoçar que já passa muito da hora...
Sugestões de trading, análises técnicas, estratégias e ideias http://sobe-e-desce.blogspot.com/
http://www.gamesandfun.pt/afiliado&id=28
http://www.gamesandfun.pt/afiliado&id=28
Volto ao tópico para comentar somente 2 coisas que aqui foram ditas.
Primeiro a história dos 50,00€ todos os dias.
OK TRSM, mas daqui a 20 anos esses 50,00€ todos os dias não valem nada (Um Marlboro?). Portanto ganhas sempre o mesmo mas cada vez compras menos.
Segundo, relativamene ao que foi dito pela EMILIA. 3 ou 4 ordenados de dividendos?!? Não será isto o pretendido em vez de tradings diários? Pois...
Primeiro a história dos 50,00€ todos os dias.
OK TRSM, mas daqui a 20 anos esses 50,00€ todos os dias não valem nada (Um Marlboro?). Portanto ganhas sempre o mesmo mas cada vez compras menos.
Segundo, relativamene ao que foi dito pela EMILIA. 3 ou 4 ordenados de dividendos?!? Não será isto o pretendido em vez de tradings diários? Pois...
- Registado: 16/5/2005 21:38
Bem visto, Susana! é uma excelente maneira de colocar a questão.
De qualquer modo, temos que fazer duas ou tês ressalvas.
1. Na população portuguesa haver mesmo assim uma pequena percentagem da população que não ganha 50 000 euros por ano.
2. se ganhasse 50 mil brutos, taxados a uma taxa média de 30 e tal por cento de IRS, ficarias com 35000 liquido. Se tiveres 50 000 de mais valias, pagas 10% e ficas com um rendimento liquido de 45 000 .
3. Assumes uma taxa de rentabilidade e um risk premium que pode ou não ser "razoável" e fazer ou não sentido historicamente.
De qualquer modo, temos que fazer duas ou tês ressalvas.
1. Na população portuguesa haver mesmo assim uma pequena percentagem da população que não ganha 50 000 euros por ano.
2. se ganhasse 50 mil brutos, taxados a uma taxa média de 30 e tal por cento de IRS, ficarias com 35000 liquido. Se tiveres 50 000 de mais valias, pagas 10% e ficas com um rendimento liquido de 45 000 .
3. Assumes uma taxa de rentabilidade e um risk premium que pode ou não ser "razoável" e fazer ou não sentido historicamente.
TRSM Escreveu:... apenas necessitam de ganhar em bolsa 50,00 por dia..... é dificil?....... quanto será preciso de capital disponível(que não faça falta) para se poder ganhar 50,00 por dia???... há quem o faça com 5000,00, não é fácil ganhar consistentemente 50,00 por dia com esse capital, mas já não me parece tão dificil fazê-lo com 25.000 euros embora na minha opinião com 50.000 euros possa ser a verba ideal para poderes ganhar 50,00 por dia...
Olá Tito,
pois eu concordo contigo. Isso, para mim, é que é um bom profissional do trading. Ou então o The Mechanic que já vive da bolsa há 4 anos e eu não tenho motivos nenhuns para não acreditar.
No raciocinio que eu fiz (aumentei o capital um pouco mais por uma questão de aumentar tb a segurança), para cerca de 1000 € a 2000 € mensais:
Um bom investidor/profissional de trading:
Com 50 000 € a 100 000 € (vive do trading)
O que me parece (ou eu interpretei) que muitos colegas aqui disseram foi:
Um bom investidor/profissional do trading (e para viver do trading):
500 000 €
50 000 € (do trabalho) (muitos referiram um valor bem abaixo deste)
E já agora eu digo:
Um outro bom profissional equivalente:
500 000 €
cerca de 5 % capital garantido (ou lá o valor que quiserem que dizem que é pouco mais que a inflação).
50 000 € (do trabalho)
Que vantagem há em viver do trading por no minimo 500 000 €?
Hummm, desculpem a minha humilde opinião mas eu não sei, não concordo.
O bom profissional do trading ou vive do seu trabalho (por até uma determinada quantia) ou então que vá arranjar outra coisinha para fazer...
Mas eu estou a perceber e respeito o vosso ponto de vista e o do CEM, espero que também percebam o meu.

Beijinhos e bfd,
Su
Aqui há uns anos atrás tinha o hábito de jogar um jogo de cartas chamado " Abafa" a dinheiro, é um jogo em que as rodadas são muito rápidas.
Isto pode parecer não ter nada a haver com bolsa, mas a verdade é que ganhava regularmente devido ao facto de ( sou e era um cidadão com um rendimento "português") poder PERDER mais que os outros, o que me permitia correr mais riscos.
Não concordo com opiniões de que quem ganha 500€ mês não possa ter sucesso na bolsa, a questão é se podem "aguentar" 1 ou 2 ou 3 anos a "marinar".
Com a rentabilidade média que tenho ( faço poucos negócios) não precisava certamente de 500.000€, no entanto sei que a altura tem sido boa.
Se calhar tem havido alguma confusão na análise da questão:
Quem disse que para " viver da " bolsa é necessário negociar todos os dias?
As minhas acções da EDP pagam-me neste momento 4 meses de ordenado em dividendos !
Vendê-las ? Nã! Não me interessa o valor delas ? Não quero ser rico, quero viver melhor com a ajuda da bolsa.
No entatnto esta discussão está a parecer " uma pescadinha de rabo na boca"!!
Isto pode parecer não ter nada a haver com bolsa, mas a verdade é que ganhava regularmente devido ao facto de ( sou e era um cidadão com um rendimento "português") poder PERDER mais que os outros, o que me permitia correr mais riscos.
Não concordo com opiniões de que quem ganha 500€ mês não possa ter sucesso na bolsa, a questão é se podem "aguentar" 1 ou 2 ou 3 anos a "marinar".
Com a rentabilidade média que tenho ( faço poucos negócios) não precisava certamente de 500.000€, no entanto sei que a altura tem sido boa.
Se calhar tem havido alguma confusão na análise da questão:
Quem disse que para " viver da " bolsa é necessário negociar todos os dias?
As minhas acções da EDP pagam-me neste momento 4 meses de ordenado em dividendos !
Vendê-las ? Nã! Não me interessa o valor delas ? Não quero ser rico, quero viver melhor com a ajuda da bolsa.
No entatnto esta discussão está a parecer " uma pescadinha de rabo na boca"!!
Não lamentes as perdas
- Registado: 25/10/2005 11:55
TRSM Escreveu:Também vou dar aqui uma "bicada" e tentar desmistificar algumas coisas que aqui já foram escritas.
Também é verdade que 1000,00 mensais tb pode ser pouco, mas qualquer professor, ou enfermeiro que se tenham licenciado agora e que entrem neste momento no mercado de trabalho vão auferir de rendimento liquído mensal inferior a 1000,00
É evidente que muitos destes profissionais para melhorarem o seu rendimento mensal têm que procurar um part time ou efectuar horas complementares no seu local de trabalho, que seria normalíssimo em outros tempos mas que agora já não acontecesse com tanta facilidade, quer pela falta de emprego quer pela contenção/redução de custos salariais praticados na maioria das empresas.
Abriste que nem um livro a minha situação pessoal. Tava a ler as tuas palavras e a rever-me na integra...

Já agora aproveito para te felicitar pelo teu blog e pelo excelente trabalho de análise feito.
Abraço
JP
TRSM,
as pessoas que vão todos os dias para o seu local de trabalho ganhar os tais 500 ou 1000 euros, não correm os risco de ter que pagar pelo trabalho prestado, ou seja, de perder dinheiro ao fim do dia.
Eu não digo que não seja possivel, mas é muito dificil conseguir ganhar os tais '50 euros' por dia na Bolsa, sem falhar. Eu já tentei. Não resultou. Há dias, ou semanas, em que o risco não compensa estar investido, e se insistirmos em negociar nesses dias apenas porque queremos ganhar os tais 50 euros, o mais certo é perdê-los.
Uns dias ganha-se, outros perde-se. Por vezes perde-se muitas vezes seguidas. Eu tenho mais trades negativos do que positivos, mas ... tenho uma contabilidade mensal. Faço tudo para fechar o mês 'no verde', e assim, já me consigo orientar. Porque sei que ao longo de 22 dias uteis, eu decerto terei pelo menos uma oportunidade de fazer um bom trade que me permita ganhar o mês, e portanto, não tenho pressa (e ás vezes... até não acontece, porque o tal trade aparece, mas depois posso cometer meia duzia de erros menores em trades posteriores e lixar o lucro). Mas sentir-me pressionado para fechar o dia 'no verde' , ou mesmo a semana, é meio caminho para o desastre. O mercado não dá dinheiro todos os dias ás mesmas pessoas. Os meus sinceros parabens a quem conseguir todos os dias (ou mesmo que seja quase todos) embolsar mais algum.
------------------------------------------------
* Trilogia de Cali-nadas *
- "Não deixe para amanhã o que pode perder hoje!"
- "Quem tem medo, compra um certificado de aforro."
- "Mais vale ser um trader idiota bem sucedido, do que um investidor genial falido"
* Trilogia de Cali-nadas *
- "Não deixe para amanhã o que pode perder hoje!"
- "Quem tem medo, compra um certificado de aforro."
- "Mais vale ser um trader idiota bem sucedido, do que um investidor genial falido"
- Registado: 9/12/2002 13:40
eu nao percebo nada de bolsa, devo ter muita sorte, nasci com os sinos da Igreja a tocar só pode...
500.000 € possa...casava-me com uma brasileira em Florianopolis e vivia feliz para sempre acompanhado de sol e caipirinhas..
vejam a data do meu registo no Caldeirão, um maçarico, claro, ainda n sei nada e pouco aprendi, mas posso dizer que não é preciso muitos €, para ter uma boa rentabilidade.
Ora bem, começei a investir no Psi, quando fiz o meu registo no caldeirão, e perguntam vocês ..com que capital?
Nada de mais , 25 mil € apenas... nete momento estou com um capital um pouco superior a 50 mil.. tive sorte? talvez... posso perder tudo? posso...
neste momento em vez de investir 25 posso investir 50, quem sabe se daqui a um ano poderei investir 75...
Bem , dei o meu testemunho pessoal e agora vou até a praia tomar um café que o tempo está excelente aqui em Lagos.
BFS
500.000 € possa...casava-me com uma brasileira em Florianopolis e vivia feliz para sempre acompanhado de sol e caipirinhas..
vejam a data do meu registo no Caldeirão, um maçarico, claro, ainda n sei nada e pouco aprendi, mas posso dizer que não é preciso muitos €, para ter uma boa rentabilidade.
Bem , dei o meu testemunho pessoal e agora vou até a praia tomar um café que o tempo está excelente aqui em Lagos.
BFS
" os homens mentiriam muito menos, se as mulheres fizessem menos perguntas "
Bons negócios
EA
Bons negócios
EA
Quico Escreveu:Então, com CFD's, se calhar com 1/5 desse capital tb. se consegue o mesmo efeito, certo?
(... ou acha que os CFD's são tb. uma espécie de credibolsa?)
Boas quico
Por acaso tenho conta na LJC e possibilidade de investir em CFD`s de acções, mas sempre o fiz em índices e essencialmente em DAX, mas nunca consegui grandes rentabilidades, tive até anos de rentabilidade negativa, até que este ano decidi investir através da Gobbuling Pro apenas em acções e do PSI, com custos de comissões de 5 euros por trade, e ainda hoje estive a ver a minha rentabilidade e verifico que vai em 74% este ano, embora não seja na LJC que tenha o maior bolo, pois esse está no AB7 e aí a rentabilidade ronda os 35% este ano, um pouco menos de metade da LJC.
Pq razão imensa diferença????.. enquanto no AB7 faço essencialmente positon trading já na LJC, faço minutetrade, hourtrade, daytrade, o meu longo prazo lá não chega a uma semana, numa contagem efectuada neste momento tenho cerca de 105 trades entre compras e vendas
Acredito que quem tiver pouco capital pode fazê-lo através dos CFD`s de acções, embora os spreads não sejam nada generosos para trades de curto prazo
abraço
já agora deixo aqui um exercício:
peguem em 50.000€, abram uma conta no forex e invistam em cada trade 3 lotes.
Par: gbp/usd (volatilidade média intraday = 120/130 pips
Profit stop diário: 50 pips
Stop Loss diário: 50 pips
cada ganho e cada perda são portanto iguais a 1500usd
se perderem 10 vezes seguidas perdem 15.000usd o que não é 1 drawdown muito mau face ao capital total
peguem num sistema que vos dê basta 60% rácio win/loose, até mesmo um muito simples de calcular a tendência intraday com 1 ou 2 quaisquer indicadores, se está bull, comprem na retracção, se está short shortem 1 topo intraday.
Se tiverem 60% de ganhos, em 22 sessões por mês, ganham 13,2 vezes e perdem 8,8 vezes. Ou seja, ganham em media 19800usd e perdem em média 13200usd. O saldo médio de ganhos ao final do mês é 6600usd = 4.652€ (a isto descontar 10% para IRS)
Isto parece-me perfeitamente alcançável...
Sr. Cem, era a pessoa indicada para quantificar os riscos deste sistema...
EDIT: isto parece fácil, mas todos com quem eu falo dizem que sou maluco: um sistema com 60% win/loose, isso é ridículo! Se eu alavancar mais e arranjar 1 sistema com win/loose 90% fico rico mais depressa...
Enfim! Ainda há pessoas atrás do holy graal! Penso que o principal problema das pessoas é não assumirem que para ganhar têm de perder, que as perdas fazem parte do jogo!
peguem em 50.000€, abram uma conta no forex e invistam em cada trade 3 lotes.
Par: gbp/usd (volatilidade média intraday = 120/130 pips
Profit stop diário: 50 pips
Stop Loss diário: 50 pips
cada ganho e cada perda são portanto iguais a 1500usd
se perderem 10 vezes seguidas perdem 15.000usd o que não é 1 drawdown muito mau face ao capital total
peguem num sistema que vos dê basta 60% rácio win/loose, até mesmo um muito simples de calcular a tendência intraday com 1 ou 2 quaisquer indicadores, se está bull, comprem na retracção, se está short shortem 1 topo intraday.
Se tiverem 60% de ganhos, em 22 sessões por mês, ganham 13,2 vezes e perdem 8,8 vezes. Ou seja, ganham em media 19800usd e perdem em média 13200usd. O saldo médio de ganhos ao final do mês é 6600usd = 4.652€ (a isto descontar 10% para IRS)
Isto parece-me perfeitamente alcançável...
Sr. Cem, era a pessoa indicada para quantificar os riscos deste sistema...
EDIT: isto parece fácil, mas todos com quem eu falo dizem que sou maluco: um sistema com 60% win/loose, isso é ridículo! Se eu alavancar mais e arranjar 1 sistema com win/loose 90% fico rico mais depressa...
Enfim! Ainda há pessoas atrás do holy graal! Penso que o principal problema das pessoas é não assumirem que para ganhar têm de perder, que as perdas fazem parte do jogo!

Free Minds and Free Markets
... forecasting exchange rates has a success rate no better than that of forecasting the outcome of a coin toss - Alan Greenspan (2004)
Também vou dar aqui uma "bicada" e tentar desmistificar algumas coisas que aqui já foram escritas.
É verdade que 500,00 mensais de rentabilidade em bolsa é pouco, mas há milhares de portugueses a trabalhar na construção cívil, calçado, texteis, etc auferem de rendimento líquido mensal muito próximo desse valor ou até mesmo inferior.
Também é verdade que 1000,00 mensais tb pode ser pouco, mas qualquer professor, ou enfermeiro que se tenham licenciado agora e que entrem neste momento no mercado de trabalho vão auferir de rendimento liquído mensal inferior a 1000,00
É evidente que muitos destes profissionais para melhorarem o seu rendimento mensal têm que procurar um part time ou efectuar horas complementares no seu local de trabalho, que seria normalíssimo em outros tempos mas que agora já não acontecesse com tanta facilidade, quer pela falta de emprego quer pela contenção/redução de custos salariais praticados na maioria das empresas.
Penso não errar, que serão alguns milhares(talvez milhões) de portugueses com e sem formação superior que não auferem mensalmente pelo seu trabalho mensal um valor liquido superior a 1000,00 euros, mas que todos os dias se levantam cedo para cumprir horários, que necessitam de se deslocar ao seu local de trabalho, que laboram oito horas diárias no mínimo, que têm de apresentar produtividade, que muitas vezes colocam o seu emprego acima da família, que necessitam de remodelar com alguma assiduidade o seu guarda roupa, calçado, que têm que fazer refeições fora de casa, a que preço?... qual a qualidade?... poderia citar um sem nº de itens que estes profissionais fazem durante dias, meses, anos.. uma vida inteira.
Depois temos (penso que poucos) que apenas precisam de se levantar por volta das 7h00, pequeno almoço em casa, almoço idem, jantar idem, sempre junto da família, com imensos tempos livres, uns vestem-se a rigor como se fossem para um local de trabalho, outros com apenas uma t-shirt e uns calções, outros mesmo até de pijama que apenas necessitam de ganhar em bolsa 50,00 por dia..... é dificil?....... quanto será preciso de capital disponível(que não faça falta) para se poder ganhar 50,00 por dia???... há quem o faça com 5000,00, não é fácil ganhar consistentemente 50,00 por dia com esse capital, mas já não me parece tão dificil fazê-lo com 25.000 euros embora na minha opinião com 50.000 euros possa ser a verba ideal para poderes ganhar 50,00 por dia.. sem grande stress e na desportiva,
Apenas tens que dedicar-te com corpo e alma à Análise Técnica, com muitas horas de análises a gráficos, normalmente este trabalho é feito depois do fecho da sessão para preparares o dia seguinte ...lembra-te que o objectivo não é ficares rico, mas sim ganhares 50,00 por dia.
Eu sei que isso pode levar alguns anos de aprendizagem, mas se um simples sapateiro consegue isso pq não hás-de tu conseguir?... logo tu que até tens formação superior,.. e com dificuldades de emprego.........., quase de certeza que até vais conseguir mais que os 50,00 euros diários com a continuidade, mas o teu primeiro objectivo é esse (se possivel não utilizes credibolsas) .. vai em frente, sem medos
É verdade, não te esqueças que dos 50,00 diários 5,00 são para pagar no IRS, para não seres aplidado de parasita e que até foges aos impostos
boa sorte
MUITO IMPORTANTE: Não invistas em Warrants ou TURBO W, só acções e o PSI chega-te e sobra-te
NOTA: quem comentar que isto é treta e impossivel agradeço que o faça com argumentação capaz, e que não venha cá com "ses ou meios "ses".
É verdade que 500,00 mensais de rentabilidade em bolsa é pouco, mas há milhares de portugueses a trabalhar na construção cívil, calçado, texteis, etc auferem de rendimento líquido mensal muito próximo desse valor ou até mesmo inferior.
Penso não errar, que serão alguns milhares(talvez milhões) de portugueses com e sem formação superior que não auferem mensalmente pelo seu trabalho mensal um valor liquido superior a 1000,00 euros, mas que todos os dias se levantam cedo para cumprir horários, que necessitam de se deslocar ao seu local de trabalho, que laboram oito horas diárias no mínimo, que têm de apresentar produtividade, que muitas vezes colocam o seu emprego acima da família, que necessitam de remodelar com alguma assiduidade o seu guarda roupa, calçado, que têm que fazer refeições fora de casa, a que preço?... qual a qualidade?... poderia citar um sem nº de itens que estes profissionais fazem durante dias, meses, anos.. uma vida inteira.
Depois temos (penso que poucos) que apenas precisam de se levantar por volta das 7h00, pequeno almoço em casa, almoço idem, jantar idem, sempre junto da família, com imensos tempos livres, uns vestem-se a rigor como se fossem para um local de trabalho, outros com apenas uma t-shirt e uns calções, outros mesmo até de pijama que apenas necessitam de ganhar em bolsa 50,00 por dia..... é dificil?....... quanto será preciso de capital disponível(que não faça falta) para se poder ganhar 50,00 por dia???... há quem o faça com 5000,00, não é fácil ganhar consistentemente 50,00 por dia com esse capital, mas já não me parece tão dificil fazê-lo com 25.000 euros embora na minha opinião com 50.000 euros possa ser a verba ideal para poderes ganhar 50,00 por dia.. sem grande stress e na desportiva,
Apenas tens que dedicar-te com corpo e alma à Análise Técnica, com muitas horas de análises a gráficos, normalmente este trabalho é feito depois do fecho da sessão para preparares o dia seguinte ...lembra-te que o objectivo não é ficares rico, mas sim ganhares 50,00 por dia.
Eu sei que isso pode levar alguns anos de aprendizagem, mas se um simples sapateiro consegue isso pq não hás-de tu conseguir?... logo tu que até tens formação superior,.. e com dificuldades de emprego.........., quase de certeza que até vais conseguir mais que os 50,00 euros diários com a continuidade, mas o teu primeiro objectivo é esse (se possivel não utilizes credibolsas) .. vai em frente, sem medos

É verdade, não te esqueças que dos 50,00 diários 5,00 são para pagar no IRS, para não seres aplidado de parasita e que até foges aos impostos
boa sorte
MUITO IMPORTANTE: Não invistas em Warrants ou TURBO W, só acções e o PSI chega-te e sobra-te
NOTA: quem comentar que isto é treta e impossivel agradeço que o faça com argumentação capaz, e que não venha cá com "ses ou meios "ses".
Dodi Escreveu:Boas..
Eu gostava que os "defensores" do viver do trading relatassem as suas experiencias durante os anos 99 a 2002, Já agora os catedraticos tb... Rentabilidades, Resultados, Forma como viam o mercado, e Ensinamentos...
Meu caso,
Não vivo (só) do trading.
Vou usar o valor fictício de 5000 eur.
Com esse valor havia dias em que ganhava 300 eur, às vezes até dois ou três dias seguidos (900 eur), e depois eufórico era um vê-los cair que até doía voltando aos 5000 ou menos.
Desde mais ou menos 1993 que invisto a sério (na altura era mais na curte,(lembro-me da fezada na moda dos "mercados secundários"), começando a bolha das dotcom timidamente a surgir nessa década, e os montantes eram sensivelmente 1000 vezes menores.
A minha estratégia limita o risco, mas assume um acima da média. Invisto grandes (montantes) nas acções, e muito pouco em produtos com alavancagem (incluindo acções shortadas ou alavancadas com crédito).
O que me ensinaram a mim os anos, como se pode ler do de cima, foi além de "sniffar" as acções (principal activo) a escolher, foi, mais importante de tudo, o de saber escolher os dias...
E no entretanto... manter algum guito em fundos bem geridos, bens que valorizem (arte, automóveis clássicos ou futuros clássicos, imóveis, raridades, etc.) e fazer maioritariamente aquilo que gosto, muitíssimo bem pago, ou gratuitamente, se bem que até recentemente o fazia numa empresa privada com emprego estável, fixo, efectivo - mas retirava tempo, e cada vez mais acho tempo = dinheiro.
Como em tudo, há fases... e o meu estilo de vida e maneira de ser adequam-se desde viver debaixo da ponte a curtir tipo sultão num palácio - valorizo mais a experiência que o dinheiro, o tempo (que é dinheiro), mas como já disse antes, sou (ainda) solteiro e mau rapaz).

E o mais importante:
E não se é rico porque se tem muito dinheiro, mas sim, tem-se muito dinheiro porque se é rico.
It's all about genuine mind attitude.
Esses "ricos" (que podem ainda ser pobres), (até) atingem o fundo do poço mtas vezes, sabe-se lá porquê (e mesmo tesos, são "ricos", mentalmente optimistas, auto-fé inabalável na sua capacidade), e voltam sempre à mó de cima estratosférica...
Donald Trump comes to mind... se querem prova de "speed", here's the dude! Se bem que não foi na bolsa...
O anterior homem do "you're fired" prova a tese do risco, como o benefício e malefício de o correr - e correu o risco a dever 10 milhoes aos bancos (ganda lata, yá, é assim mesmo dude! Devias estar mais que falido, dirão alguns...).
E demonstra o perigo de excesso de optimismo e euforia e de seduções colaterais que distraiam demasiado - foi assim que se enterrou até -10 milhões, e ao olhar para um sem abrigo percebeu que o dito valia mais 10 milhões que ele...
Algo não tão perigoso em estratégias tipo Buffet, mas este foi o tipo certo na altura certa, enquanto o Trump, já quase na era da turbulência, criou alturas certas para o seu tipo, como Bill Gates (esperto que nem um rato), Steve Jobs (outro que caíu e se levantou) e afins, Richard Brandson (ganda habilidoso) e afins, nos quais me gosto de rever, dentro do meu contexto, claro - mas, como disse, são negócios diferentes... mas o cheiro é o mesmo.
Abraços,
AMR
http://www.alvaromrocha.com
Boas..
Eu gostava que os "defensores" do viver do trading relatassem as suas experiencias durante os anos 99 a 2002, Já agora os catedraticos tb... Rentabilidades, Resultados, Forma como viam o mercado, e Ensinamentos...
Sem Mourinhos, e desvios... nao se esqueçam que este forum é para QUASE TODOS um espaço de conhecimento, e muitos que aqui tem escrito DESFOCAM-SE constantemente, nao acrescentando nada ao topico...
"Se nada tens a dizer,....."
Abraço,
Dodi
Sem Mourinhos, e desvios... nao se esqueçam que este forum é para QUASE TODOS um espaço de conhecimento, e muitos que aqui tem escrito DESFOCAM-SE constantemente, nao acrescentando nada ao topico...
"Se nada tens a dizer,....."
Abraço,
Dodi
- Registado: 4/9/2007 10:22
re
O Marco António e o Carrancho, com uma discussão estéril, já encheram 5 folhas e já deram cabo do tópico...
Já não há pachorra para ler.
Bom fim de semana, continuem a escrever...
JAS
Já não há pachorra para ler.
Bom fim de semana, continuem a escrever...
JAS
Na Bolsa como no Poker há que ter uma boa mão...
MarcoAntonio Escreveu:Tentando recapitular, neste tópico perguntou-se qual o valor necessário para se conseguir viver dos investimentos (ponto).
Surgiram dois grupos de pessoas (ou três).
Um grupo apontou valores que, conforme diversas estimativas, podemos classificar que estarão entre os 200.000 e os 500.000 como montantes mínimos para um investidor dedicar-se em exclusivo aos mercados (abdicando de quaisquer outros rendimentos e de qualquer outra actividade com rendimentos regulares, era o pressuposto da pergunta).
Esse grupo de pessoas assumiu de uma forma geral que o rendimento tería de ser suficiente para manter um nível de vida médio mas por excesso pois a actividade de investidor não é uma actividade de renda certa.
De uma forma geral e tendo em conta o nível de vida médio, médio/alto bem como o rendimento médio mensal viável a longo-prazo nos mercados, o valor apontado é de 2.000 a 5.000 euros mensais (o que já é uma gama de valores bastante considerável abrangindo um vasto leque de cenários).
Sem sombra de duvida que esta gama de valores permite uma vida desafogada satisfazendo as necessidades de uma vida normal do século XI. Este cálculo é perfeitamente válido e perfeitamente realizável...
Alguns argumentam que não é preciso tanto e que há quem viva com 100 ou 250 euros por mês. Ou até 500 ou 1.000 euros.
A resposta é uma resposta de bom senso. Esses valores não fazem sentido (especialmente os mais baixos) a um individuo que se encontra em condições e tem a capacidade de singrar no difícil mundo dos mercados financeiros.
Se ele arrisca o seu capital para ganhar valores tão banais, para um individuo que tem de ter uma formação e capacidades bem acima da média (sim, só uma elite ganha na bolsa de forma consistente por uma factor que não seja o factor sorte/oportunidade), então consegue com relativa facilidade (e sem arriscar capital seu) singrar no mercado de trabalho. Auferir 1.500, 2.000 ou 2.500 euros está provavelmente ao seu alcance (não cai do céu como não cai do céu o resultado dos investimentos).
Esse individuo vai acumular riqueza fora da bolsa e quando tiver um valor mais considerável volta-se então para os mercados a tempo inteiro.
Ninguém com capacidades para singrar na Bolsa se vai dedicar a ser investidor profissional para ganhar a ridicularia de 250 ou 500 euros.
Outros, consideraram que era muito baixo. Para se conseguir viver, pelo menos aqui em Portugal, não é baixo coisíssima nenhuma. Pode ser baixo para alimentar ambições e manias de grandeza mas não era essa a questão colocada...
Para um bom investidor, este valor (ou gama de valores que cada um ajustará de acordo com o seu perfil) é perfeitamente suficiente para se aguentar e ir até acumulando riqueza, assumindo que é um bom investidor.
Bom, isto foi para tentar resumir/sintetizar que os posts já são tantos e já se colocam outras questões pelo meio... às páginas tantas já estão uns a falar de A e outros de B.
A forma como agora apresentas os valores são perfeitamente compreensiveis e subscrevo na integra embora ache que um bom trader não precisaria de 200k para conseguir no minimo 15000/ano+ss+inflação+ppr+seguro de saude e ap se não tiver obrigações familiares e de habitação podendo pertencer a essa elite de qualquer forma. Só 15% era capaz de ser suficiente (mesmo não investindo nunca a totalidade seria um investidor modesto-acho eu mas acredito poder estar errado)
Abraço,
Carrancho
Abraço,
Carrancho
Carrancho
redhot Escreveu:Quem tiver um exército de 500.000 homens provávelmente terá melhores hipóteses de ganhar a um exército de 50.000 homens.
Os 50000 podem ser gigantes (alavancagem do forex) e derrotarem os 500000 "normais" apesar de estatisticamente apenas 10% desses exércitos de gigantes conseguir vencer!
Depois de tanto ler este tópico já longo a pessoa com quem mais concordo é mesmo o mechanic!
Um grande abraço!

p.s- curioso que só falam de investimentos em bolsa...e porque não no forex onde as quantias são bem menores? Marco, nesse campo (forex) não me bates!

carrancho Escreveu:Tu estás colado à ideia do que para ti é uma vida regrada e não concebes que outros possam ficar satisfeitos com muito menos ou exijam muito mais.
Errado.
Se eu estivesse a responder a essa questão diria que uns 1.000 euros por individuo já permite perfeitamente para ter uma vida regrada.
Mas esta não era a pergunta e daqui não podes deduzir que então 1.000 euros seriam suficientes.
Primeiro, há que considerar o contexto de um individuo com capacidades para singrar na Bolsa e as próprias necessidades de um investidor.
Segundo, há que considerar as características próprias do que é ser investidor: há bears markets e lateralizações no mercado que duram anos, há períodos de desacerto que (até os bons investidores) atravessam, etc. Não é uma actividade de renda certa e pode inclusivamente ser necessário retirar capital para viver...
Ao retirar capital estás a retirar capacidade de gerar capital também. Portanto, está o caldo todo entornado.
E já para não falar que nesses períodos estarás sobre pressão e os erros virão ainda com redobrada facilidade.
Portanto, os valores têm de ser mais altos quer a nível de capital quer a nível de rendimento médio expectável.
Se não seguires estas regras e quanto mais te desviares delas maior será a probabilidade de insucesso.
Haja Bom Senso, parte II
Quanto ao resto, carrancho ninguém vai deixar de responder a questões cuja resposta é válida para praticamente toda a gente porque pode haver um individuo que vive em casa dos pais, não conduz, não tem telemóvel e que vive a pão e água à frente de um computador com uma ligação à net para acompanhar o caldeirão e entrar no homebanking e para esse individuo que vive com 200 euros por mês, os valores que apontamos já não serão assim tão necessários.
Se vamos deixar de responder a questões tão importantes porque esse individuo nos pode estar a ler então mais vale fechar o forum porque com tamanho melindre e preocupação não se pode discutir absolutamente nada. Qualquer coisa que se diga neste ou noutro tópico vai chocar com uma realidade muito particular de um individuo qualquer...
A resposta que estamos a dar é útil para 99% das pessoas e portanto vamos continuar a dá-la.
Como disse a meio do tópico, haja bom senso!
FLOP - Fundamental Laws Of Profit
1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
MarcoAntonio Escreveu:carrancho Escreveu:Estás a dizer que um bom investidor não teria dificuldade em realizar 7 milhões de euros anualmente com um capital de 500 mil?
Estou a dizer que o Mourinho com 30 milhões de euros para investir nos mercados (uma estimativa assim disparada mas que não deve estar muito errada), conseguiria manter (assumindo que é um bom investidor) um nível de vida semelhante ao que actualmente consegue.
Ok, tinha interpretado mal o ultimo post. Acredito muito mais nesse valor
Eu sei que tu queres fazer (também) outras perguntas e como já deves ter percebido eu não vou responder a essas perguntas (aqui). Tu discordaste de nós quando respondemos à pergunta deste tópico e a pergunta deste tópico foi esta:
Olha que não faço a minima ideia do que pensas eu querer perguntar... mas não me importava de saber a resposta![]()
"Viver do trading
...
Que montante de capital é necessario parar viver do seu trading?"
Pois, mas o que considera o autor da pergunta ser para ele necessário para viver do seu trading? sabes? em que condições? pá eu não sei mas como não li nem metade acredito que o tenha referido algures.
Queres abrir um tópico sobre o valor necessário para satisfazer a ambição de cada um?
Ofereço-me já para ir lá responder: para isso, como é óbvio, não há valores que possamos aqui apontar. Mas se quiserem saber o valor necessário para se conseguir viver em exclusivo da bolsa há outro tópico interessante a decorrer aqui no forum (este).
Abraço,
Carrancho
Carrancho
MarcoAntonio Escreveu:longBlackCandle Escreveu:500,000€ num simples depósito a prazo, sem risco portanto, com uma TANB de 5% daria:
500,000€ * 0.05 * 0.8 = 20,000€ liquidos
20,000€ / 14 meses = 1,428€
Não me parece nada mau, para quê arriscar na bolsa?
A taxa de inflacção média ronda os 3%.
Tu praticamente não terias efectivamente rendimentos e ias estar a viver dos 500.000 euros (os quais, dariam sei lá para 10 ou 20 anos).
Mas não estarias a viver dos juros (que mal pagam a inflacção), estarias a viver dos 500.000 euros.
Esta questão já tinha sido abordada...
Marco,
Já não me lembrava se a questão tinha sido abordada, o tópico já vai muito longo

Obviamente tens razão, foi apenas um exercicio que fiz para mim proprio. De qualquer forma, o valor de 1,400 parece-me bastante aceitavel para uma aplicação que não tem qualquer risco mesmo tendo em conta a inflação.
cumprimentos
Tentando recapitular, neste tópico perguntou-se qual o valor necessário para se conseguir viver dos investimentos (ponto).
Um grupo apontou valores que, conforme diversas estimativas, podemos classificar que estarão entre os 200.000 e os 500.000 como montantes mínimos para um investidor dedicar-se em exclusivo aos mercados (abdicando de quaisquer outros rendimentos e de qualquer outra actividade com rendimentos regulares, era o pressuposto da pergunta).
Esse grupo de pessoas assumiu de uma forma geral que o rendimento tería de ser suficiente para manter um nível de vida médio mas por excesso pois a actividade de investidor não é uma actividade de renda certa.
De uma forma geral e tendo em conta o nível de vida médio, médio/alto bem como o rendimento médio mensal viável a longo-prazo nos mercados, o valor apontado é de 2.000 a 5.000 euros mensais (o que já é uma gama de valores bastante considerável abrangindo um vasto leque de cenários).
Sem sombra de duvida que esta gama de valores permite uma vida desafogada satisfazendo as necessidades de uma vida normal do século XI. Este cálculo é perfeitamente válido e perfeitamente realizável...
Alguns argumentam que não é preciso tanto e que há quem viva com 100 ou 250 euros por mês. Ou até 500 ou 1.000 euros.
A resposta é uma resposta de bom senso. Esses valores não fazem sentido (especialmente os mais baixos) a um individuo que se encontra em condições e tem a capacidade de singrar no difícil mundo dos mercados financeiros.
Se ele arrisca o seu capital para ganhar valores tão banais, para um individuo que tem de ter uma formação e capacidades bem acima da média (sim, só uma elite ganha na bolsa de forma consistente por uma factor que não seja o factor sorte/oportunidade), então consegue com relativa facilidade (e sem arriscar capital seu) singrar no mercado de trabalho. Auferir 1.500, 2.000 ou 2.500 euros está provavelmente ao seu alcance (não cai do céu como não cai do céu o resultado dos investimentos).
Esse individuo vai acumular riqueza fora da bolsa e quando tiver um valor mais considerável volta-se então para os mercados a tempo inteiro.
Ninguém com capacidades para singrar na Bolsa se vai dedicar a ser investidor profissional para ganhar a ridicularia de 250 ou 500 euros.
Outros, consideraram que era muito baixo. Para se conseguir viver, pelo menos aqui em Portugal, não é baixo coisíssima nenhuma. Pode ser baixo para alimentar ambições e manias de grandeza mas não era essa a questão colocada...
Para um bom investidor, este valor (ou gama de valores que cada um ajustará de acordo com o seu perfil) é perfeitamente suficiente para se aguentar e ir até acumulando riqueza, assumindo que é um bom investidor.
Bom, isto foi para tentar resumir/sintetizar que os posts já são tantos e já se colocam outras questões pelo meio... às páginas tantas já estão uns a falar de A e outros de B.
Editado pela última vez por MarcoAntonio em 13/10/2007 1:02, num total de 1 vez.
FLOP - Fundamental Laws Of Profit
1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Ferreiratrade, Google [Bot], Google Adsense [Bot], Goya777, latbal, m-m, nunorpsilva, OCTAMA, Opcard33, PAULOJOAO, Pedro1974, peterteam2, Shimazaki_2, silva_39, Top5555, trilhos2006, Zecadiabo e 203 visitantes