Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Viver do trading

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por carrancho » 13/10/2007 0:36

Sabes qual é o problema Marco? Tu estás colado à ideia do que para ti é uma vida regrada e não concebes que outros possam ficar satisfeitos com muito menos ou exijam muito mais. A ideia de ter casa, familia, carro etc pode não ser a de um outro investidor bem mais modesto e com outras condições. Se este tiver os conhecimentos necessários pode manter um nivel de vida com menos que isso se for bom trader.

Se imaginares que és solteiro, vives com os pais que te dão comida e roupa lavada, não tens grandes obrigações financeiras e nenhumas familiares e até gostas de viajar e curtir a vida. Não gostas de conduzir ou não tens carta nem te faz falta, até és poupado e tens estudos mas não estás para aturar mais patrões e de alguma forma tens um capital disponivel (trabalho, herança...), enfim... 12k/ano eram suficientes. Sendo bom trader não seria necessário um capital bem inferior a 200k?

Para mim, alem dos conhecimentos para ser bom trader acredito que necessitasse de uns 200k ou mais, mas não posso excluir que outro precise de menos.

Concluo por isso que dizer num forum a desconhecidos que um minimo rondaria os 500k ou 200k(que já é bem diferente de 500) é errado.

Mas não estou a dizer que o valor não pode ser calculado, pode e deve, mas como também tem de ser bom trader obrigatóriamente deve saber ele próprio calcula-lo. Também pode pedir opinião a terceiros mas terá de lhe facultar todos os dados variáveis.

Os casos que apresentei não são surrealistas, são bem reais.

Abraço,

Carrancho
Abraço,
Carrancho

Registado: 10/8/2006 19:44

por MarcoAntonio » 13/10/2007 0:36

longBlackCandle Escreveu:500,000€ num simples depósito a prazo, sem risco portanto, com uma TANB de 5% daria:

500,000€ * 0.05 * 0.8 = 20,000€ liquidos

20,000€ / 14 meses = 1,428€

Não me parece nada mau, para quê arriscar na bolsa? ;)

A taxa de inflacção média ronda os 3%.

Tu praticamente não terias efectivamente rendimentos e ias estar a viver dos 500.000 euros (os quais, dariam sei lá para 10 ou 20 anos).

Mas não estarias a viver dos juros (que mal pagam a inflacção), estarias a viver dos 500.000 euros.

Esta questão já tinha sido abordada...
Imagem

FLOP - Fundamental Laws Of Profit

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Administrador Fórum

Registado: 4/11/2002 22:16

por TheMayan » 13/10/2007 0:32

A meu ver o montante ideal para o trading, depende sempre dos dos objectivo (Valor que se precisa ou se quer atingir) e depois das estratégias que se pretenda usar (E claro que estas funcionem).

TEmos X valor.

Se usássemos uma estratégia de altissimo risco para 7-8% ao dia até podederíamos bem por exemplo ter como mínimo 2500 euros.

Se estratégias de risco moderado até 1% ao dia então 25.000 poderia estar bem!

Se estratégias normais de investimento que se baseiam em investir e aguardar e ter 20% ao ano então 200.000 estaria bem.

Já se é só para ter 10% ao ano, então 500.000 estaria bem.

Sendo certo que estratégias de alto risco se por um lado permitem estoirar a carteira num dia também permitem reforçar no dia seguinte.

Ou seja, a meu ver, não há um valor certo para investir. Há valores que dependem do objectivo e da estratégia usada (com o risco inerente, possíveis reforços e rentabilidade).
Cumprimentos,
TheMayan

"A Verdade é Brevissima o resto é explicação".

"Qualquer comentário que faça nunca poderá ser visto como uma recomendação para alienar ou adquirir um determinado título. Deverá ser visto como uma mera opinião pessoal."

Registado: 28/11/2005 1:09

por longBlackCandle » 13/10/2007 0:28

500,000€ num simples depósito a prazo, sem risco portanto, com uma TANB de 5% daria:

500,000€ * 0.05 * 0.8 = 20,000€ liquidos

20,000€ / 14 meses = 1,428€

Não me parece nada mau, para quê arriscar na bolsa? ;)

Registado: 2/6/2005 13:54

por MarcoAntonio » 13/10/2007 0:11

carrancho Escreveu:Estás a dizer que um bom investidor não teria dificuldade em realizar 7 milhões de euros anualmente com um capital de 500 mil?

Estou a dizer que o Mourinho com 30 milhões de euros para investir nos mercados (uma estimativa assim disparada mas que não deve estar muito errada), conseguiria manter (assumindo que é um bom investidor) um nível de vida semelhante ao que actualmente consegue.

Eu sei que tu queres fazer (também) outras perguntas e como já deves ter percebido eu não vou responder a essas perguntas (aqui). Tu discordaste de nós quando respondemos à pergunta deste tópico e a pergunta deste tópico foi esta:

Viver do trading

...

Que montante de capital é necessario parar viver do seu trading?

Queres abrir um tópico sobre o valor necessário para satisfazer a ambição de cada um?

Ofereço-me já para ir lá responder: para isso, como é óbvio, não há valores que possamos aqui apontar. Mas se quiserem saber o valor necessário para se conseguir viver em exclusivo da bolsa há outro tópico interessante a decorrer aqui no forum (este).
Imagem

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Administrador Fórum

por carrancho » 13/10/2007 0:04

TheMayan,

Concordo com tudo A questão é qual o minimo para se tornar profissional e alem de ser necessário um certo capital é claro que a experiência e conhecimento é essencial pelo que iniciantes estão excluidos automáticamente.
Abraço,
Carrancho

por Garfield » 13/10/2007 0:00

O Marco quis dizer que o Mourinho com os milhões que têm no banco se os investisse todos na bolsa conseguiria concerteza obter um rendimento igual ao que obtinha recentemente como treinador.

Registado: 9/2/2005 4:29

por MarcoAntonio » 13/10/2007 0:00

carrancho Escreveu:quem fala em 500k como valor necessário para o objectivo pretendido não sou eu, és tu!

O valor que eu defendo é, como valor mínimo, algo na casa dos 200 a 500 mil euros para um bom trader conseguir viver em exclusivo dos mercados.

Esta gama de valores já contempla um largo leque de realidades (diferentes dimensões de famílias e encargos, etc).

Vir dizer que não se pode apontar um valor ou gama de valores, como tens vindo a defender, é tão somente falta de bom senso. Nada mais...

Pode-se e uma data de pessoas já o fez. E por mais que te esforces a arranjar exemplos mais ou menos surrealistas a verdade é que esse valor permite a um bom trader viver dos mercados e ter uma vida normal na sociedade actual (contemplando família e outras necessidades elementares como comprar uma casa, manter um automóvel, etc, etc, etc).

carrancho Escreveu:Um gajo pode ficar satisfeito se conseguir 1000, outro 3000 e outro 10.000.

Não estamos aqui a discutir ambições. Estamos aqui a discutir quais são os mínimos necessários para um investidor viver em exclusivo dos mercados...

Tu podes querer 100 milhões de euros por mês mas não precisas de 100 milhões de euros por mês para viver e ter uma vida perfeitamente normal, com família, compromissos, necessidades gerais satisfeitas, etc...

Para ambições não há formulas, para necessidades e estimar a probabilidade de sucesso, há fórmulas. E há valores determináveis...

Porquê?

Porque os custos de vida são conhecidos (há relatórios anuais sobre isso e tu vens dizer que isso não pode ser calculado? francamente) e porque as rendibilidades viáveis a longo-prazo para um bom investidor também são conhecidas.

Mas tu queres há viva força que não possamos fazer esses cálculos.

Não sei se é o teu caso, mas na maior parte dos casos sei qual é a razão: querer alimentar o sonho de que com qualquer valor é viável.

Nem que para isso seja preciso começar a argumentar que um tipo pode viver com 250 euros por mês...
Imagem

Administrador Fórum

por carrancho » 12/10/2007 23:55

MarcoAntonio Escreveu:
carrancho Escreveu:Claro que conseguia, mas valeria a pena abandonar o salário actual pelo rendimento que conseguiria com essa quantia, por melhor trader que fosse?

Com os milhões que tem, devia conseguir um rendimento não muito diferente, se fosse bom investidor.

.

Estás a dizer que um bom investidor não teria dificuldade em realizar 7 milhões de euros anualmente com um capital de 500 mil?

Hummmm duvido muito, isso era quanto por cento de valorização da carteira?
Abraço,
Carrancho

por TheMayan » 12/10/2007 23:53

Bem os argumentos de cuidado são de tomar em conta!

A verdade é que quem se inicia na bolsa, se tiver algum sucesso, julga-se logo muito bom, deixa de ter cuidado e aí é apanhado em posições de alto risco, ( por exemplo, Warrants etc, ou mesmo em stocks em stocks voláteis e sem fundamentais que fornecem algum apoio) entretanto não executa o stop e simplesmente vê arder as poupanças de uma vida em meia dúzia de dias ou meses.

Por outro lado o size é relevante!
Sendo certo que um certo size facilita o investimento, a partir de um certo tamanho as posições são de tal modo pesadas que anulam uma série de estratégias que conseguiriam mais que 30% ao ano. Na verdade quando um fundo consegue algo deste tipo (30%) já conseguiu rentabilizações excepcionais.

Ou seja pouco capital até que pode ser vantajoso! Embora também tenha tem as suas desvantagens.

500.000 euros num único stock do psi já é traceable e pode conduzir pequenos sharks que estão normalmente à espera,ou outros profissionais, a fazer os seu movimentos.
Cumprimentos,
TheMayan

"Qualquer comentário que faça nunca poderá ser visto como uma recomendação para alienar ou adquirir um determinado título. Deverá ser visto como uma mera opinião pessoal."

por MarcoAntonio » 12/10/2007 23:42

carrancho Escreveu:Claro que conseguia, mas valeria a pena abandonar o salário actual pelo rendimento que conseguiria com essa quantia, por melhor trader que fosse?

Com os milhões que tem, devia conseguir um rendimento não muito diferente, se fosse bom investidor.

.
Imagem

Administrador Fórum

por carrancho » 12/10/2007 23:37

MarcoAntonio Escreveu:E se não entendes a falácia que propões (aparentemente não) eu viro ao contrário:

Porque carga de água um Mourinho que só dispõe de 500.000 euros para investir numa carteira nos mercados há-de esperar ter o nível de vida que tem outro Mourinho que ganhava 600 ou 700 mil euros todos os meses no Chelsea e veio embora com uma indemnização de milhões de euros?

Porque carga de água há-de o primeiro querer ter a vida actual do segundo?

Obviamente não são o mesmo porque o segundo tem muuuito mais de 500.000 euros (e só por os ter é que pode manter o (suposto) nível de vida que sugeres). Se lhe retiras a fortuna, então já é outro Mourinho com outras expectativas...

Para responder à pergunta do tópico: conseguiria o Mourinho viver dos mercados se fosse bom investidor com uma carteira da ordem dos 500.000 euros. Sim, caso contrário provavelmente não era um bom investidor.

Claro que conseguia, mas valeria a pena abandonar o salário actual pelo rendimento que conseguiria com essa quantia, por melhor trader que fosse? A resposta é claramente não.

As respostas ao resto estão em cima :roll:
Abraço,
Carrancho

por carrancho » 12/10/2007 23:14

Marco, já parti o coco a rir. Já estava a achar que eras um casmurro do caraças que de forma alguma dava o braço a torcer... afinal estou farto de escrever e não percebeste mesmo népias do que disse.

MarcoAntonio Escreveu:
carrancho Escreveu:Se alguem pensa em se tornar profissional à partida já deve ter conhecimentos suficientes e deve actualmente ter outra profissão que lhe permitiu amealhar a quantia que acha necessária para começar.

Exactamente. E é essa quantia que estamos a definir/discutir neste tópico...

Já ñão está mal concordar neste aspecto :wink:

carrancho Escreveu:O exemplo do Mourinho, vinha com a suposição que só trocaria de profissão para trader se mantivesse no minimo o nivel de vida que a actual lhe permite ter.

E é aqui que fazes batota e essa batota nunca esteve tão evidente.

xiii, alem de falacioso sou batoteiro 8-) :lol:

O Mourinho tem uma profissão que lhe permitiu amealhar muito mais que 500.000 euros (mais do que isso estava ele a auferir todos os meses no Chelsea).

Foi exactamente por ganhar muito (ser um extremo) que dei o exemplo dele e o de outro que vivia com os pais não tinha despesas pelo que já ficava satisfeito com 200 mensais.

Para os outros dizes isto, no momento em que ponderam virar-se para os mercados:

carrancho Escreveu:... e deve actualmente ter outra profissão que lhe permitiu amealhar a quantia que acha necessária para começar.

O Mourinho actual e que vive como sugeres tem muito mais de 500.000 euros se quiser viver só dos mercados.

pois, muitooooo mais!

Mas tu crias um Mourinho especial que resolve mudar de emprego, actualmente tem uma vida milionária mas bizarramente só tem 500.000 para investir nos mercados (o resto esfumou-se?).

Cá estamos, chegámos :) quem fala em 500k como valor necessário para o objectivo pretendido não sou eu, és tu!
Eu digo que 500k era o valor certo para alguns não para o geral. O Mourinho precisava de muito mais, não para ter o nivel de vida de à 10 anos ou o teu... para manter o que actualmente tem como treinador.
Eu nunca disse que ele não tinha isso para investir, o que disse é que com esse valor ele não conseguiria manter o nivel de rendimentos que tem, ou seja, ele tinha de ter um valor muiiiiitoooooooo superior investido para, profissionalmente e já sem auferir o salário de treinador, conseguir no minimo os rendimentos actuais que tem como treinador.

Curiosamente, para os outros, assinalas que têm uma profissão e amealharam um determinado valor e têm um determinado nível de vida. Ao coitado do Mourinho trocas-lhe as voltas todas...

Como é claro em cima nunca disse isso, mas que cada qual tem de se coser com as linhas que tem, é precisamente por isso que entram esses dois exemplos extremos... justificar que cada qual tem de fazer a sua própia análise de quanto precisaria. É por isto que digo não fazer sentido estar aqui a referir um valor, nem certo nem quantia aproximada. Cada cabeça sua sentença fogooooo :!: :!: :!:

Enfim, eu já tinha desmontado esta falácia. Mas tu insistes, insistes, insistes...

E olha que vou continuar a insistir enquanto insistires que as minhas afirmações são falácias.

Responde-me a isto por favor...

O Mourinho, que todos conhecemos, chegava ao pé de ti e dizia...

"Marco, tenho os conhecimentos necessários para ter sucesso como trader. Como estou envolvido na minha actividade actual, não posso fazer uma auto-análise de quanto precisaria investir para não perder um cêntimo se deixar de ser treinador. Quero ser trader profissional desde de que consiga alcançar no minimo os ganhos actuais. Estou disposto a pagar bem o teu trabalho e forneço todos os dados necessários." (era bom, não era :wink: )^

Agora diz-me... sabendo o que ele ganha e tem, achas que alguma vez o resultado da tua análise daria €500K?

Caramba pá, não sou capaz de ser mais claro, não está mais que visto que para a realidade do Mourinho esse valor é complectamente absurdo!?!?

Um gajo pode ficar satisfeito se conseguir 1000, outro 3000 e outro 10.000. Todas as outras variáveis e capacidades são idênticas entre eles. O valor minimo necessário para cada um é diferente. Claro que quanto mais tiver melhor. Nota que nem tento dizer qual o valor que cada um precisaria mas garanto que o de 10.000 necessitava de 10 X mais que o de 1000!!!!

Abraço,

Carrancho
Abraço,
Carrancho

por Garfield » 12/10/2007 23:06

Resumindo :

- é obvio que quanto maiores os meios maiores as probabilidades de "vitória", tal como no arranque de um negócio, convém de facto ter uma "almofada" para o periodo de arranque e/ou futuros periodos de carencia e na bolsa há muitos desses;

- boas rentabilidades não se obtêm com uma "sombra" de pressão sobre os ombros a exigir que se realizem mais valias para se cobrirem custos fixos de curto prazo;

- tal como nos mercados se deve diversificar porquê não o fazer nas formas de obter rendimentos? porquê abandonar empregos e/ou dedicarmo-nos de forma exclusiva aos mercados? ( este argumento serve para fazer este tópico render outras 10 páginas LOL );

- já outros referiram aqui que não há nada certo na vida ( excepto a morte ), nem os empregos nem a rentabilidade necessaria para vivermos apenas dos mercados.

a minha perspectiva aqui mencionada, era meramente de curto prazo quiça mesmo médio prazo e nada mais do que isso.

discutia-se no mero campo das possibilidades e continuo ( e irei manter a minha posição , afinal tambem tenho o direito de ser irredutivel nela ) a afirmar que é possivel obter um rendimento mensal que permita uma vida "aceitavel" com uma carteira de valores bem inferiores aos referidos pelo Marco mas se lerem o primeiro ponto deste "post" verão que do ponto de vista estrategico e acima de tudo para longo prazo concordo com os valores por ele mencionados.

ao fim de muitas páginas entendi finalmente que por detrás da "surdez" do Marco estava uma preocupação pedagógica que me apraz imenso saber que existe neste fórum por parte dos administradores, é algo extremamente positivo e com a qual concordo.

infelizmente as sensibilidades falam mais alto e a pedagogia perde na qualidade dando lugar a imensos mal entendidos mas isso é algo normal em fórums. há quem aprenda a contornar isso, há quem não o consiga fazer.

de qualquer forma este "thread" é dos melhores nos ultimos tempos pois incentivou a participação de mais colegas e a discussao de vertentes muitas vezes esquecidas e isso é que tem de ser aproveitado pois é uma enorme valia para todos, os que já andam nisto há muitos anos e os que agora começam.

BN

Garfield

PS: peço desde já desculpa por vir para aqui escrever textos muito longos mas se tal se tornar cronicamente incomodo poderei sempre optar por uma solução multimedia como a do arnie :)

Registado: 9/2/2005 4:29

por redhot » 12/10/2007 22:41

Eu ainda não tenho um ano de bolsa. Sou um aprendiz.

Mas acho que:

Quem tiver um exército de 500.000 homens provávelmente terá melhores hipóteses de ganhar a um exército de 50.000 homens.

Mas se esses 50.000 homens usarem tácticas de guerrilha (tropas especiais). E o exército de 500.000 usar guerra convencional...Enfim...Na história temos vários exemplos do desfecho...

Se comparármos a eficiência de um gordo BCP com uma capitalização astronómica quando comparado com um BIG por exemplo. Qual o mais eficiente? Provávelmente o BIG que usa "tácticas de guerrilha".: canal web com os clientes, poucos gastos correntes com pessoal, imóveis para agências, etc.

Enfim cada um de nós tem a sua personalidade. Uns são mais combativos que outros, mais corajosos ou menos. Isso é normal.

A forma de cada um fazer trading alem da experiência de cada um, pelo que me tenho apercebido é um reflexo da nossa personalidade. E é talvez difícil de generalizar.

Penso que cada caso é um caso.
Monkey Trader

"Mais vale estar mais ou menos certo do que exactamente errado." [Warren Buffett]

Registado: 20/3/2007 18:26

por tonirai » 12/10/2007 22:31

£izard Escreveu:
engenheiro Escreveu:No meu caso, comecei a investir em fevereiro de 2003... Comecei por investir 6000€ e hoje passados 4 anos e meio tenho sensivelmente 100.000€... ainda estou longe da minha segurança mental para ver isto como único sustento...BN a todos

Fiz umas contas, ao estilo mais ou menos certo, e parece que isso dá :arrow: 370% ao ano.

Muito muito bem.

Pra mim és um GURU!! E dos bons. A sério.

Mais 4,5 anos como esse e fazes concorrência ao Jim Simmons.

Essas contas estão mal feitas...

Partindo do princípio de que ele re-investe 100% dos lucros (já que não vê isto como único sustento), e supondo que as despesas do dia-a-dia são suportadas pela outra ocupação (supostamente o emprego), isto dará...

...sensivelmente 85% ao ano. :wink:

Mas isto é somando os lucros só ao fim de um ano... se ele os for somando trade a trade, durante o ano, pode ser maior ou menor.

Ainda assim... muito bom! :P

Registado: 19/4/2007 18:26

por nunoand99 » 12/10/2007 22:08

Este tópico dura...dura...dura...

Mas ao menos está animado, e é sobre o titulo do nosso forum, o que se revela uma mais valia.

Quero deixar a minha marca na discussão com o meu ponto de vista sobre diversificação.

Eu se tenho MAIS que umas 5 aplicações diferentes em mercados fico preocupado, e normalmente só tenho 2 ou 3 de longo prazo.

Não vejo qualquer problema nisso e olho com desconfiança quem me diz o contrário.

Não quero pessoalizar a discussão, e concordo com o MarcoAntónio na generalidade do que vi escrito por ele neste tópico, mas Marco, para mim "VIVER DO TRADING" e diversificação da forma que aqui falam, acabam por ser ambas falácias da sociedade em que vivemos, ambas bastante bem promovidas por quem ganha com tudo isso->OS BANCOS.

Se por exemplo, no caso dos 40.000€, estivessem 40.000€ em dois activos de longo prazo positivamente correlaciodos (Accções?), e os restantes 20.000€ num derivado qualquer (baixa alavancagem) que proteja os outros e que vás pondo e retirando conforme a racionalidade defenida, dava um investmento total de 100,000€ e parece-me óptimo.

Claro que não para viver dele...

Registado: 16/5/2005 21:38

Re: Bem!

por Cali » 12/10/2007 22:07

TheMayan Escreveu:Quem disse que money management passa necessariamente por por os ovos em vários cestos?
Há varias estratégias. Vários métodos e se bem que esse seja um que aumenta a segurança, podemos conseguir o mesmo efeito com outros métodos.

Tudo depende das estratégias, e por exemplo na nossa bolsa, que é menos complexa, o ratio de sucesso na entrada pode facilmente ultrapassar os 70%-80%.

Claro que isto é para trades de 1-3 dias. Com lucros de 1-3%

E um stop colocado por exemplo num nível, semelhante ao preço menos a range do dia anterior, precave os azares principais.

Claro que numa estratégia deste tipo, o capital investido naquele unico stock, tem de ser relevante para a percentagem de ganhos ser relevante. ex: 50.000 Euros.

Alguém com filtros bastante bons, consegue fazer isso sem muitas chatices.

A contrapartida da segurança por separar o investimento por vários cestos, leva a que tal como as perdas são menorizadas, também os lucros são menorizados. Na pratica quantas vezes têm um sinal excelente para um stock, e porque querem distribuir escolhem outros 4 ou 5 stocks que não sendo o sinal tão bom andam vários dias sem saber por onde ir!

Claro que isto em stocks! Stocks seguros. Tipo não aconselharia ninguém a usar uma estratégias destas para stocks para alem do PSI-15.

Quedas (azares) de 10% num stock! Cá em pt são bastante raros.

Na pratica o azar com um estratégia deste tipo estaria coberta pelos lucros anteriores e pelo stop.

Claro essencial mesmo são as regras da escolha dos stocks! :)

Mas sim é verdade estratégias deste tipo não são para o investidor médio com os dados médios e com os meios médios, ou para seguidores de bitaites!...

Aaaaaaaaaaaaaah! Que bom! Alguem que me compreende. 8-)

Deixo uma singela pergunta, para meditarem, e se quiserem, responderem :

Quem corre mais riscos? Quem mantém com caracter permanente, 365 dias por ano, uma posição de 20% da sua carteira em Sonae.Sgps (por exemplo), ou quem está investido no mesmo titulo apenas 30 ou 40 dias por ano, com 60% ou 70% de alocação de capital, em momentos-chave, e obtem o mesmo retorno financeiro?

Ou, de outro modo: quem corre mais riscos? Quem tem uma carteira permanente 365 dias por ano, ou quem está investido intermitentemente ao longo do ano, em momentos-chave, ficando em liquidez metade do ano, ou até mais?

(E não estou a defender formas de investir/especular, mas apenas a teorizar acerca da tal questão de risco acrescido e suicidário, ao estar no mercado com alocações momentaneas de capital do genero 'todos os ovos no mesmo cesto'. Se entenderem que estou a fugir ao tema do tópico, optem por me ignorar, mas ... meditem na mesma.)
Editado pela última vez por Visitante em 12/10/2007 22:37, num total de 1 vez.
------------------------------------------------
* Trilogia de Cali-nadas *

- "Não deixe para amanhã o que pode perder hoje!"
- "Quem tem medo, compra um certificado de aforro."
- "Mais vale ser um trader idiota bem sucedido, do que um investidor genial falido"

Registado: 9/12/2002 13:40

por TheMayan » 12/10/2007 21:35

:) Lizard isso era para mim?
De facto!

Mas os fins de semana não contam! E há trades que são fechados a 0%. E há os trades fechados pelo stop!
Cumprimentos,
TheMayan

por £izard » 12/10/2007 21:27

engenheiro Escreveu:No meu caso, comecei a investir em fevereiro de 2003...embora antes já tentava acompanhar os mercados, e essencialmente a psicologia por detrás deles. Comecei por investir 6000€ e hoje passados 4 anos e meio tenho sensivelmente 100.000€ para me divertir neste fabuloso mundo da bolsa. Não me considero nenhum guru, mas apenas alguém que compreendeu que com um pouco de perspicácia e sorte se conseguem fazer fortunas. Pretende continuar a evoluir, por isso o caldeirão é um bom meio de difusão de ideias. Sou licenciado em engenharia pelo ist mas cada vez mais um apaixonado pela economia e investimentos, de tal forma que equaciono tirar um Msc em Investments em Birmingham.
Quanto aos montantes, muito depende do estilo de vida de cada um e no meu caso, embora invista o montante referido anteriormente, acho que ainda estou longe da minha segurança mental para ver isto como único sustento...valores é dificil de definir embora a fórmula do Jas me pareça adequada.

BN a todos

Fiz umas contas, ao estilo mais ou menos certo, e parece que isso dá :arrow: 370% ao ano.

Muito muito bem.

Pra mim és um GURU!! E dos bons. A sério.

Mais 4,5 anos como esse e fazes concorrência ao Jim Simmons.
"Don't try to buy at the bottom and sell at the top. It can't be done except by liars." - Bernard Baruch

Registado: 29/2/2004 13:25

por £izard » 12/10/2007 21:02

TheMayan Escreveu:...na nossa bolsa, que é menos complexa, o ratio de sucesso na entrada pode facilmente ultrapassar os 70%-80%.

E um stop colocado por exemplo num nível, semelhante ao preço menos a range do dia anterior, precave os azares principais.

Claro que numa estratégia deste tipo, o capital investido naquele unico stock, tem de ser relevante para a percentagem de ganhos ser relevante. ex: 50.000 Euros.

Isso que acabou de descrever é uma estratégia testada ou é 1 "bitaite"?

É que eu quando vejo taxas de acerto a esse nível fico sempre assustado.

Especialmente se essa taxa for conseguida sem muitas chatices. :?
"Don't try to buy at the bottom and sell at the top. It can't be done except by liars." - Bernard Baruch

Registado: 29/2/2004 13:25

por Camisa Roxa » 12/10/2007 20:58

TheMayan Escreveu:Tudo depende das estratégias, e por exemplo na nossa bolsa, que é menos complexa, o ratio de sucesso na entrada pode facilmente ultrapassar os 70%-80%.

e que filtros serão esses, que sistema concreto? E o stop loss? Se for tão apertado provocará por certo montes de whipsaws! Se for mais largo 1 única perda absorverá vários trades positivos!

repara Mayan que é tudo muito no ar: alguém com 1 sistema bom (70%/80% acertos!) com stops bons consegue resultados bons...

o problema mesmo é saber como! Tem-se sempre a sensação que é possível, que é relativamente fácil, mas depois no concreto as coisas são diferentes... nada é o que parece...

eu para me dedicar 100% ao trading teria de ter entre 5 a 10 anos de salários de parte, assim se algo corresse mal, teria esses anos de salários garantidos e teria que ter adicionalmente um capital só para o trading... por isso se calhar não foge muito dos 500.000€ de que falam...

e concordo também, alguém com menos de 10 anos de experiência de mercados financeiros não vale a pena pensar em aventurar-se mais além

e quando falo em experiência, não e a comprar acções tugas num bull market...

é ter tradado acções, futuros, forex, warrants, é ter a bagagem de ter assistido a muitos momentos diferentes nos mercados, a euforias de subida e descida, às modorras da pouca volatilidade, é já ter perdido e ganho muito, é saber quais os seus limites, é ter-se sentido no topo do mundo e no fundo do poço.

É ter-se desapaixonado pelos mercados de forma a poder simplesmente pegar num sistema e tradá-lo sem hesitações.

É constatar que não se fica rico num ano nem em 2 nem em 3. É constatar que devagar se vai ao longe. É saber que não é preciso ter pressas porque o mercado está lá todos os dias. É não lamentar as oportunidades perdidas, ficando simplesmente satisfeito por nesse dia não se ter perdido dinheiro...

etc. etc.
Imagem
Free Minds and Free Markets
... forecasting exchange rates has a success rate no better than that of forecasting the outcome of a coin toss - Alan Greenspan (2004)

Registado: 5/11/2002 11:27

Bem!

por TheMayan » 12/10/2007 20:29

Quem disse que money management passa necessariamente por por os ovos em vários cestos?
Há varias estratégias. Vários métodos e se bem que esse seja um que aumenta a segurança, podemos conseguir o mesmo efeito com outros métodos.

Tudo depende das estratégias, e por exemplo na nossa bolsa, que é menos complexa, o ratio de sucesso na entrada pode facilmente ultrapassar os 70%-80%.

A contrapartida da segurança por separar o investimento por vários cestos, leva a que tal como as perdas são menorizadas, também os lucros são menorizados. Na pratica quantas vezes têm um sinal excelente para um stock, e porque querem distribuir escolhem outros 4 ou 5 stocks que não sendo o sinal tão bom andam vários dias sem saber por onde ir!

Claro que isto em stocks! Stocks seguros. Tipo não aconselharia ninguém a usar uma estratégias destas para stocks para alem do PSI-15.

Quedas (azares) de 10% num stock! Cá em pt são bastante raros.

Na pratica o azar com um estratégia deste tipo estaria coberta pelos lucros anteriores e pelo stop.

Claro essencial mesmo são as regras da escolha dos stocks! :)

Mas sim é verdade estratégias deste tipo não são para o investidor médio com os dados médios e com os meios médios, ou para seguidores de bitaites!...
Cumprimentos,
TheMayan

por MarcoAntonio » 12/10/2007 20:16

E se não entendes a falácia que propões (aparentemente não) eu viro ao contrário:

Porque carga de água um Mourinho que só dispõe de 500.000 euros para investir numa carteira nos mercados há-de esperar ter o nível de vida que tem outro Mourinho que ganhava 600 ou 700 mil euros todos os meses no Chelsea e veio embora com uma indemnização de milhões de euros?

Porque carga de água há-de o primeiro querer ter a vida actual do segundo?

Obviamente não são o mesmo porque o segundo tem muuuito mais de 500.000 euros (e só por os ter é que pode manter o (suposto) nível de vida que sugeres). Se lhe retiras a fortuna, então já é outro Mourinho com outras expectativas...

Para responder à pergunta do tópico: conseguiria o Mourinho viver dos mercados se fosse bom investidor com uma carteira da ordem dos 500.000 euros. Sim, caso contrário provavelmente não era um bom investidor.
Imagem

Administrador Fórum

por MarcoAntonio » 12/10/2007 20:08

carrancho Escreveu:Se alguem pensa em se tornar profissional à partida já deve ter conhecimentos suficientes e deve actualmente ter outra profissão que lhe permitiu amealhar a quantia que acha necessária para começar.

Exactamente. E é essa quantia que estamos a definir/discutir neste tópico...

carrancho Escreveu:O exemplo do Mourinho, vinha com a suposição que só trocaria de profissão para trader se mantivesse no minimo o nivel de vida que a actual lhe permite ter.

E é aqui que fazes batota e essa batota nunca esteve tão evidente.

O Mourinho tem uma profissão que lhe permitiu amealhar muito mais que 500.000 euros (mais do que isso estava ele a auferir todos os meses no Chelsea).

Para os outros dizes isto, no momento em que ponderam virar-se para os mercados:

carrancho Escreveu:... e deve actualmente ter outra profissão que lhe permitiu amealhar a quantia que acha necessária para começar.

O Mourinho actual e que vive como sugeres tem muito mais de 500.000 euros se quiser viver só dos mercados.

Mas tu crias um Mourinho especial que resolve mudar de emprego, actualmente tem uma vida milionária mas bizarramente só tem 500.000 para investir nos mercados (o resto esfumou-se?).

Curiosamente, para os outros, assinalas que têm uma profissão e amealharam um determinado valor e têm um determinado nível de vida. Ao coitado do Mourinho trocas-lhe as voltas todas...

Enfim, eu já tinha desmontado esta falácia. Mas tu insistes, insistes, insistes...
Imagem

Administrador Fórum

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: brunoktm, Google [Bot], Google Adsense [Bot], Goya777, latbal, m-m, Majestic-12 [Bot], nunorpsilva, OCTAMA, Opcard33, PAULOJOAO, peterteam2, Shimazaki_2, silva_39, Top5555, trend=friend, trilhos2006, yggy, Zecadiabo e 200 visitantes