Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Viver do trading

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por lutav » 12/10/2007 20:05

almoço, almoço, almoço, almoço!!!

oh jovens Admins, nao precisam ser voces a tratar do repasto! Falem com o Mech, que ele tem tempo para marcar e tratar da logistica!!! :mrgreen:

(com a ajuda do JAS, e do Jose Duarte!)

se me esqueci de alguem, acrescentem! !

beijos e abraços

(sim, é spam puro e duro; mas alguem tem de vos lembrar, que JA FOI TUDO DITO! ja podem parar, e marcar o raio do tasco!)

:)

Registado: 22/9/2006 22:36

por AMR » 12/10/2007 20:03

:mrgreen:

Mais um bocado e começamos todos a comparar o tamanho do... Anexo... E.

Abraços,
AMR
http://www.alvaromrocha.com

Registado: 5/9/2007 8:28

por marijon2 » 12/10/2007 20:00

Mais uma acha para a fogueira

Eu também gostaria imenso de viver de Bolsa...

Mas eu acho que o problema tem que ser visto de várias maneiras:

1º É possível obter um rendimento fixo por mês, do tipo 3000 euros ( partindo por exemplo de 150000 )?
Claro que é possivel; mas esse rendimento apenas nos cobre as despesas fixas...

2º Quando tivermos 70 anos e o discernimento começar a piorar e as doenças a aparecer, o que acontecerá?
Deixamos inevitavelmente de ter tempo para estarmos em full time na Bolsa...

3º E aí, das duas uma: ou ao longo do tempo conseguimos ganhar muito, muito, muito mais
do que os 3000 euros e fomos poupando, ou então não temos reforma :( :(

E para mim o aspecto mais importante não é esse...
Estamos em BULL MARKET, aí todos ganham :lol:
E quando virarmos para BEAR, será que todos saberão
gerir as carteiras e continuar a ganhar :?:

Por isso viver de Bolsa será mesmo para grandes campeões :!: :!: Tipo :-$ Ulisses; Jas; Mech

Mas, para quem começando com 100000 ou 200000 euros
consegue fazer disto a sua profissão os meus sinceros

:clap: :clap: :clap: :clap: :clap: :clap:

Bjs e boa noite

Maria João

Registado: 14/2/2007 22:16

por carrancho » 12/10/2007 19:53

MarcoAntonio Escreveu:
carrancho Escreveu:Mesmo esse valor (em contos) por mais expert que o Mourinho fosse na bolsa, mesmo assim duvido que fosse suficiente para ele trocar de emprego não perdendo regalias. É que mesmo que ele conseguisse 30% de rendimento anual equivalia a 150K contos anuais que ele ganha praticamente por mês.

Carrancho, porque é que insistes nisto?

O Mourinho não precisa do salário do chelsea para viver.

Ele (Mourinho) há 10 anos atrás tinha um salário muito mais modesto. E vivia, não vivia? Não precisou de de se divorciar nem nada!

E mais... o nível de vida dele era tal que permitiu-lhe progredir e avançar na vida (como os 500.000 euros lhe permitiriam se a carreira dele fosse de investidor).

E se fosse bom investidor, daqui a 10 anos talvez estivesse com uns milhões na carteira e até já podia viver ainda melhor.

Agora estar a sugerir uma e outra vez que o Mourinho precisa de um salário magnífico para viver além de um contra-senso, é falso como ele próprio prova ao existir neste momento e ao ter atingido este status apesar de em anos passados ter vivido com rendimentos mais modestos.

O Mourinho quer ao existir quer através do seu percurso prova-te portanto que não precisa de salários magníficos para viver.

Também te prova que é uma pessoa capaz de auferir salários magníficos (eventualmente na bolsa seria capaz de realizar a mesma proeza). Desde que começasse com um montante razoável para quem vai viver só dos mercados...

Enfim, qualquer coisa entre os 200.000 e os 500.000 euros.

Isso permitir-lhe-ia viver normalmente e até progredir e ir acumulando alguma riqueza. E tudo o que vier daí para cima, melhor...

Com 50 mil euros ou tinha muita sorte ou não fazia farinha.

Marco, eu sei que estás farto de me ouvir (ler) e acho que vou mesmo desistir mas vamos ver se ficas esclarecido pelo menos em relação ao Mourinho que até já deve ter sido alertado e nos está a ler. Não tarda nada intervem e vai dar-me razão :twisted:

Se alguem pensa em se tornar profissional à partida já deve ter conhecimentos suficientes e deve actualmente ter outra profissão que lhe permitiu amealhar a quantia que acha necessária para começar.

O exemplo do Mourinho, vinha com a suposição que só trocaria de profissão para trader se mantivesse no minimo o nivel de vida que a actual lhe permite ter. Assim, os rendimentos em bolsa teriam de ser no minimo iguais aos que tem como treinador.
Esse exemplo apenas serve para demonstrar que o que é um valor razoável para uns para outros pode ser insuficiente e para outros exageerado.

Por muito bom trader que o mourinho fosse, não conseguiria ter os rendimentos em bolsa que tem actualmente como treinador com apenas 500.000 euros iniciais, teria de ser muitissimo mais.

Coclusão deste exemplo:

1-O Mourinho com know-how podia sustentar a familia com um capital inicial de 500.000 euros?

R:Com certeza!!!!

2-O Mourinho trocaria os rendimentos actuais que tem com a sua profissão para investir 500.000 euros em bolsa por muito bom rendimento que esperasse realizar com esse dinheiro em bolsa?

R: claro que não... para ele esses 500.000 euros eram insuficientes para o levar a deixar a sua profissão de treinador nem que conseguisse realizar 200% de rendimento ao ano... isso ganha ele actualmente em apenas 1 mês ou menos

para que serve esse exemplo?

para demonstrar que o capital inicial necessário para se tornar profissional varia de pessoa para pessoa, realidade para realidade. Por isso acho que não é correcto falar em valores pois eles serão bons para uns mas desnecessários por exagero para outros e insuficientes para outros.

Abraço,

Carrancho
Abraço,
Carrancho

Registado: 10/8/2006 19:44

por MarcoAntonio » 12/10/2007 19:51

Formas mais atrevidas é perfil de risco mais elevado. Perfil de risco mais elevado corresponde a probabilidade de insucesso mais elevada, dês lá as voltas que dês...

A expectativa de maiores ganhos dá-se à custa de maiores riscos.

Enfim, num excercício cor-de-rosa podemos imaginar os azares como coisas longínquas mas a realidade é bastante diferente.

Estes exercícios cor-de-rosa consistem em dizer faz-se isto e faz-se aquilo e precavê-se isto e precavê-se aquilo e fica muito fácil: o mercado fica tipo o fontanário ali em baixo que é só água a sair.

E se esses exercícios fossem realistas, nem estavamos aqui todos a ter esta discussão porque este forum estava pejado de «investidores profissionais» que viviam à grande e à francesa e que corriam riscos elevados e facilmente ganhavam dinheiro.

Eu sinceramente já não via um tópico aqui no forum a alimentar tantas ilusões quanto este. Mas é um sinal que o Bull já está bem incrustrado nas mentes de muita gente (que ou ainda não viram tudo ou já não se lembram do que viram há tempos atrás).

Mas porque é que há tanto desemprego? E porque é que há tanta gente a queixar-se de salários baixos?

E porque é que há tanta gente a aparecer a toda a hora e passado uns tempos já não os vemos aqui neste meio?

Mas então é fácil... e bastam 20 ou 30 ou 40 mil euros. E é só fazer assim e assado (neste tópico já surgiram duas ou três formulas milagrosas).

Com um diabo... há aqui algo que não bate certo.
Imagem

FLOP - Fundamental Laws Of Profit

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Administrador Fórum

Registado: 4/11/2002 22:16

por Cali » 12/10/2007 19:40

Custa-me a compreender a aversão que os puristas tem a formas mais 'atrevidas' de negociar o mercado, nomeadamente acções. Acho que a celebre regra de 'não pôr os ovos todos no mesmo cesto' claramente não é aplicável a daytraders. É perfeitamente lógico que um 'momentum trader', (que procura negociar 'explosões', ou picos de momentum, como é o caso recente da TDU) possa alocar elevadas percentagens de capital a um determinado titulo, se o fizer para encerrar o negocio no proprio dia, ou no dia seguinte (correndo o risco de levar com um 11 de Setembro durante a noite, sim senhor, o que não seria bonito, mas tambem não é expectável. O risco é mais elevado, mas de muito curta duração e com um potencial de retorno enorme.
Portanto, tudo depende da forma como se está no mercado, e se dá resultados visiveis ou não.
------------------------------------------------
* Trilogia de Cali-nadas *

- "Não deixe para amanhã o que pode perder hoje!"
- "Quem tem medo, compra um certificado de aforro."
- "Mais vale ser um trader idiota bem sucedido, do que um investidor genial falido"

Registado: 9/12/2002 13:40

por MarcoAntonio » 12/10/2007 19:33

Desculpa, era euros, obviamente. Que é o que está escrito por todo o lado. Se alguma vez disse contos foi lapso...
Imagem

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Administrador Fórum

por carrancho » 12/10/2007 19:32

MarcoAntonio Escreveu:
carrancho Escreveu:Olha, eu conseguia viver o resto da vida só com esse valor a render a prazo

Não, tu ias viver do capital e não dos rendimentos do capital.

A prazo, o capital rendia-te pouco mais que o valor da inflacção. Na verdade, efectivamente, praticamente não terias quaisquer rendimentos...

Agora, o que podias era ir gastando dos 500.000 euros e com uma vida regrada dava para uns tempões.

Mesmo a viver avantajadamente dava pelo menos para uns 10 anitos...

Agora... se falas de rendimentos via investimento falas do que nós estamos a falar e portanto estás a concluir o mesmo que nós: 500.000 euros dá para um bom investidor viver dos rendimentos deles.

Falaste em 500.000 contos, com esse valor conseguia viver só dos juros à ordem o resto da vida e ainda cá ficava algum para os filhos. :wink:
Abraço,
Carrancho

por Marcof » 12/10/2007 19:29

Lutav Escreveu:desculpem lá, mas voces ja deixaram isto avançar mto, e ando a discutir frase a frase, e o provérbio certo é:

"quem casa onde nao ha pão, todos ralham e ninguem tem razao"

ou seja:

em termos ESTATISTICOS, é dificil alguem juntar ao MESMO tempo, capital suficiente, experiencia ANTERIOR de alguns anos em BOLSA, perfil psicologico (ou capacidade de adaptado desse perfil à bolsa), por forma a que se viva só da bolsa!

Usando TIMEFRAME mto alongado, e permitindo um nivel desafogado, talvez sejam 500k, ou 100k, ou 200k!

NAda contra, sao mais 100k menos 100k (eu sei bem que estou a desdramatizar os 100k, mas voces vejam isto com latitude!).

POR OUTRO LADO, temos o Mech! Um jovem habilidisoo e sagaz, ali das barracas de Sintra, e que com menos de 100k, vive da bolsa à x tempo!

Ora, o exemplo do Mech é mto bom: ele tem de saber (e melhor, CONVEM QUE TODOS OS OUTROS SAIBAM!), que ele é uma excepcao! Muito boa excepcao por sinal! Porque ali o senhor, até pode investir 100% no titulo! Nao porque é o mech e todos lhe fazem vénias, mas porque ele (apesar do espalhafato que faz!), é severamente disciplinado nos stops, criterioso nas entradas, NAO faz questao de estar investido TODOS os santos dias do ano, e pasmem-se, o gajo TAMBEM faz AF!

Portanto meus senhores, toca a ver isto com latitude, e esta conversa, para mim, agora, só com pés debaixo da mesa, com vinho maduro á frente e um bom bacalhau! (que era o que me apetecia agora!)

beijos e abraços!!

Não se trata de estatistica, na minha opinião se não possuir os factores que referi não vale a pena ir pelo caminho de viver com os rendimentos que a bolsda proporciona. E saliento, o factor mais importante é a experiencia, sem isso nem vale xegar a questão de ter ou não ter capital suficiente.

Quanto ao Mech, não sei o capital com o qual ele investe em bolsa, mas se vive só da bolsa é porque tem a experiência e o capita necessário para o permitir viver a vida que pretende.

Vamos lá ao bacalhau, dispenso o maduro, acompanho-te com Coca Cola :lol:

Abraço

Marco

Registado: 29/5/2007 19:16

por MarcoAntonio » 12/10/2007 19:29

carrancho Escreveu:Mesmo esse valor (em contos) por mais expert que o Mourinho fosse na bolsa, mesmo assim duvido que fosse suficiente para ele trocar de emprego não perdendo regalias. É que mesmo que ele conseguisse 30% de rendimento anual equivalia a 150K contos anuais que ele ganha praticamente por mês.

Carrancho, porque é que insistes nisto?

O Mourinho não precisa do salário do chelsea para viver.

Ele (Mourinho) há 10 anos atrás tinha um salário muito mais modesto. E vivia, não vivia? Não precisou de de se divorciar nem nada!

E mais... o nível de vida dele era tal que permitiu-lhe progredir e avançar na vida (como os 500.000 euros lhe permitiriam se a carreira dele fosse de investidor).

E se fosse bom investidor, daqui a 10 anos talvez estivesse com uns milhões na carteira e até já podia viver ainda melhor.

Agora estar a sugerir uma e outra vez que o Mourinho precisa de um salário magnífico para viver além de um contra-senso, é falso como ele próprio prova ao existir neste momento e ao ter atingido este status apesar de em anos passados ter vivido com rendimentos mais modestos.

O Mourinho quer ao existir quer através do seu percurso prova-te portanto que não precisa de salários magníficos para viver.

Também te prova que é uma pessoa capaz de auferir salários magníficos (eventualmente na bolsa seria capaz de realizar a mesma proeza). Desde que começasse com um montante razoável para quem vai viver só dos mercados...

Enfim, qualquer coisa entre os 200.000 e os 500.000 euros.

Isso permitir-lhe-ia viver normalmente e até progredir e ir acumulando alguma riqueza. E tudo o que vier daí para cima, melhor...

Com 50 mil euros ou tinha muita sorte ou não fazia farinha.
Editado pela última vez por MarcoAntonio em 12/10/2007 19:30, num total de 1 vez.
Imagem

Administrador Fórum

por nunofaustino » 12/10/2007 19:24

Lutav Escreveu:
Portanto meus senhores, toca a ver isto com latitude, e esta conversa, para mim, agora, só com pés debaixo da mesa, com vinho maduro á frente e um bom bacalhau! (que era o que me apetecia agora!)

Foi das coisas mais sensatas que ouvi esta semana :). Sugiro um Vila Santa 2005...

Um abr
Nuno
Pluricanal... não obrigado. Serviço péssimo e enganador!!!

Registado: 5/11/2002 5:10

por MarcoAntonio » 12/10/2007 19:17

carrancho Escreveu:Olha, eu conseguia viver o resto da vida só com esse valor a render a prazo

Não, tu ias viver do capital e não dos rendimentos do capital.

A prazo, o capital rendia-te pouco mais que o valor da inflacção. Na verdade, efectivamente, praticamente não terias quaisquer rendimentos...

Agora, o que podias era ir gastando dos 500.000 euros e com uma vida regrada dava para uns tempões.

Mesmo a viver avantajadamente dava pelo menos para uns 10 anitos...

Agora... se falas de rendimentos via investimento falas do que nós estamos a falar e portanto estás a concluir o mesmo que nós: 500.000 euros dá para um bom investidor viver dos rendimentos deles.
Imagem

Administrador Fórum

por carrancho » 12/10/2007 19:14

MarcoAntonio Escreveu:
carrancho Escreveu:OH Marco esta mensagem é para mim?

Não, é para o Mechanic que diz que nos últimos 3 anos vive da bolsa, diz que não tem nem perto dos valores que falamos/sugerimos e depois descreve um trade dele na PTC com 40 mil euros.

Das duas uma, ou está a seguir regras básicas de money management e tem (pelo menos) 4 ou 5 vezes no total da carteira o investido num título individual ou anda a meter os ovos todos no mesmo cesto e portanto, não anda a cometer um erro mas dois.

Se em cada posição mete 40 mil euros, ou não tem tão pouco quanto dá a entender... ou acaba de descrever um segundo erro em cima do primeiro.

Claro, é como tudo, pode correr bem... pelo menos durante algum tempo.

OK, aqui tenho de concordar com o Marco Mech... o que não me custa nada :lol: !!!
Abraço,
Carrancho

por carrancho » 12/10/2007 19:11

MarcoAntonio Escreveu:
carrancho Escreveu:Mas deixa-me finalizar dizendo que a realidade do Mourinho é tão real como a minha ou a tua, mas é diferente!

So what?

O Mourinho se fosse bom investidor e lhe dessem 500 mil contos, ele conseguia viver da bolsa?

Sim, conseguia. Ponto final.

Se dizes que não então o Mourinho não existe...

Olha, eu conseguia viver o resto da vida só com esse valor a render a prazo e a maioria da população Portuguesa nem uma vida inteira a trabalhar vai ganhar tal quantia e mesmo assim não vai morrer de fome.

Mesmo esse valor (em contos) por mais expert que o Mourinho fosse na bolsa, mesmo assim duvido que fosse suficiente para ele trocar de emprego não perdendo regalias. É que mesmo que ele conseguisse 30% de rendimento anual equivalia a 150K contos anuais que ele ganha praticamente por mês.

Neste caso (pelo meu exemplo) ele não estaria disposto a abandonar a carreira actual para se dedicar profissionalmente ao trade e o valor de investimento inicial era 5X superior aos 500K Euros que referes como valor minimo para investir profissionalmente.
Abraço,
Carrancho

por MarcoAntonio » 12/10/2007 19:11

carrancho Escreveu:OH Marco esta mensagem é para mim?

Não, é para o Mechanic que diz que nos últimos 3 anos vive da bolsa, diz que não tem nem perto dos valores que falamos/sugerimos e depois descreve um trade dele na PTC com 40 mil euros.

Das duas uma, ou está a seguir regras básicas de money management e tem (pelo menos) 4 ou 5 vezes no total da carteira o investido num título individual ou anda a meter os ovos todos no mesmo cesto e portanto, não anda a cometer um erro mas dois.

Se em cada posição mete 40 mil euros, ou não tem tão pouco quanto dá a entender... ou acaba de descrever um segundo erro em cima do primeiro.

Claro, é como tudo, pode correr bem... pelo menos durante algum tempo.
Imagem

Administrador Fórum

por lutav » 12/10/2007 19:06

desculpem lá, mas voces ja deixaram isto avançar mto, e ando a discutir frase a frase, e o provérbio certo é:

"quem casa onde nao ha pão, todos ralham e ninguem tem razao"

ou seja:

em termos ESTATISTICOS, é dificil alguem juntar ao MESMO tempo, capital suficiente, experiencia ANTERIOR de alguns anos em BOLSA, perfil psicologico (ou capacidade de adaptado desse perfil à bolsa), por forma a que se viva só da bolsa!

Usando TIMEFRAME mto alongado, e permitindo um nivel desafogado, talvez sejam 500k, ou 100k, ou 200k!

NAda contra, sao mais 100k menos 100k (eu sei bem que estou a desdramatizar os 100k, mas voces vejam isto com latitude!).

POR OUTRO LADO, temos o Mech! Um jovem habilidisoo e sagaz, ali das barracas de Sintra, e que com menos de 100k, vive da bolsa à x tempo!

Ora, o exemplo do Mech é mto bom: ele tem de saber (e melhor, CONVEM QUE TODOS OS OUTROS SAIBAM!), que ele é uma excepcao! Muito boa excepcao por sinal! Porque ali o senhor, até pode investir 100% no titulo! Nao porque é o mech e todos lhe fazem vénias, mas porque ele (apesar do espalhafato que faz!), é severamente disciplinado nos stops, criterioso nas entradas, NAO faz questao de estar investido TODOS os santos dias do ano, e pasmem-se, o gajo TAMBEM faz AF!

beijos e abraços!!

::::::::::::::EDIT::::::::::::::::::
editei um bold e underline, porque me parece que voces agora se estao a armar em espertos: O Mech NAO podia ter sido mais claro, qto ao exemplo dele os 40k! Foi tao claro, que mais para a frente, até disse que "ja me arrependi de me expor assim"...

dass é como digo, esta conversa, só com pés debaixo da mesa![/b]
Editado pela última vez por lutav em 12/10/2007 19:31, num total de 1 vez.

Registado: 22/9/2006 22:36

por carrancho » 12/10/2007 19:00

Camisa Roxa Escreveu:
Cali Escreveu:Epá, ó Camisa, mas estamos a falar chinês? Do que se fala aqui é da ilusão de só ter 50.000 euros de património, e pô-lo a rodar na Bolsa, para sobreviver, e se possivel incrementar património! É claro que se eu tiver 100.000 contos a prazo, e 10.000 contos na Bolsa para 'viver de Bolsa', não terei problemas destes. Mas não me parece que seja esta a duvida da maioria dos que pretendem saber como é que se vive de Bolsa.

incorres numa falácia: pensar sequer em colocar 80% do capital num única posição... quer tenhas 500.000€ ou 10.000€ o resultado a médio prazo é a falência...

Exactamente!!!

Isso é tão verdade com X como com 100X, sendo X o capital inicial.

Aqui o que interessa saber é que uns com X podem tirar um rendimento de Y e ficar satisfeitos, outros precisam de 100Y para ficarem satisfeitos pelo que, imaginando que tiram a mesma percentagem de rendimento do capital investido ao longo dos anos, têm de ter um capital inicial de 100X.

Até posso acreditar que para a maioria dos traders profissionais 500K seja um valor razoável, mas nunca podemos afirmar aqui que para um trader do qual desconhecemos o perfil esses mesmos 500k sejam razoáveis. Podemos estar a exagerar ou a ficar aquem do que ele necessitaria.
Abraço,
Carrancho

por carrancho » 12/10/2007 18:49

MarcoAntonio Escreveu:Ah, e outra coisa que obviamente não me podia escapar!...

Então se numa só posição metes 40 mil euros então das duas uma:

:arrow: 1

Afinal, o valor que estás a gerir anda na casa dos 200.000-500.000 euros que estamos a discutir (ou pelo menos bastante próximo).

:arrow: 2

Não anda e portanto não estás a cometer um erro mas dois: não diversificas o capital e metes tudo (ou grande parte) numa único posição.

Que há-de dar um lindo resultado... é só dar-lhe tempo.

OH Marco esta mensagem é para mim? É que realmente cheguei a falar em 40.000 usando as contas do Nuno Faustino e para um suposto investidor que ficava satisfeito com 200€ de rendimento mensal minimo já que ele fez contas para um que necessitava de 1000€/mês o que se bem me lembro, pelas contas dele, necessitava de um capital inicial de 200.000. Usei esses 40.000 para explicar o meu argumento de que esse capital inicial variava consuante o perfil de cada investidor.

EU... não pretendo ser trader profissional o valor que invisto não tem nada a ver com esse e defendo a diversificação para diluir risco, seja com 40.000 ou com 500.000.

Apenas pretendo que não refiram valores pois pode induzir em erro os mais incautos, e esses valores podem ser os correctos para a vossa realidade mas podem não ter nada que ver com a realidade d`outrem. E isso não quer dizer que um está certo e outro está errado, podem ter valores iniciais muito distintos e no entanto ambos serem razoáveis.

Abraço,

Carrancho
Abraço,
Carrancho

por Marcof » 12/10/2007 18:38

Viva!

Na minha modesta opinião o mais importante neste tema não é ter 500000€ ou 100000€, ou 20000€, mas sim ter uma experiência de largos anos a negociar em bolsa para assim aprender com os erros e entender que este mundo dos mercados tem mais do que se lhe diga á partida.

Só depois de muito aprender e de uma consistência de ganhos apreciável é que se deve peonderar ou talvez pensar em viver disto.

E é neste momento a seguinte questão se coloca:

Quanto capital eu necessito para obter os ganhos que me permitam manter o meu nivel de vida actual? 50000€? 100000€? 200000€? Este valor vai deve ser ponderado tendo em conta a percentagem de ganhos anuais que eu venho obtendo nos ultimos anos e o nivel de vida que eu tenho.

E aqui os valores vão ser muito diferentes de pessoa para pessoa, não existindo na minha opinião um valor base necessário para se viver exclusivamente da bolsa, dependendo esse valor da experiência, nivel de vida e perfil de risco de cada um.

Eu não ponderei nem pondero fazer disto a minha vida, caso tivesse um capital substancial (tipo ganhar o euromilhões hoje) talvez colocasse 30% desse mesmo capital na bolsa (mais para poder aparecer nas Assembleias Gerais do BCP e mandar uns bitaites tipo Berardo :P )

Respeito a opinião do Mechanic sobretudo pelo contributo que deu expondo a sua situação e tenho a certeza que quando tomou a decisão de viver apenas com os rendimentos que a bolsa lhe dá ponderou todos estes aspectos que referi.

Esta discussão chegou a tal ponto que ele mesmo teve que dar um exemplo dos seus trades para comprovar o que diz,embora o compreenda tb acho que não deve ser feito e tenho a certeza que ele tb pensa da mesma forma, foi tipo ultimo recurso. Mas o pior não foi o exemplo que ele teve que dar mas sim tirarem conclusões superficiais tendo por base a ideia de que investir todo o capital num titulo é um comportamento, eu não li em nenhum lado que o Mechanic só tinha 40000€ para investir em bolsa e que os colocou na PT, apenas deu um exemplo, haja bom senso meus caros e não tentemos refutar as opiniões dos outros só porque não concordam com a minha.

Abraço

Marco

Registado: 29/5/2007 19:16

por MarcoAntonio » 12/10/2007 18:31

carrancho Escreveu:Agora que já não estou a pôr em risco o meu sustento derivado da minha profissão que nada tem que ver com bolsa, vou tentar pôr a escrita em dia... (neste momento está o Marco a pensar "porra este gajo sem tempo escreveu aquilo tudo, então agora tá tudo lixado com F..." :twisted:

lol
:lol:
Imagem

Administrador Fórum

por carrancho » 12/10/2007 18:24

Cali Escreveu:
carrancho Escreveu:Cali,

A experiência e conhecimentos adquiridos tem de dar garantias mínimas ao trader que num certo periodo de tempo consegue pelo menos um certo rendimento quase garantido. Claro que não há nada garantido, nem os empregos por conta de outrem o são. Também num emprego podes cometer um erro e ser despedido por justa causa sem direito a indemnização... se não poupaste estás então "lixado com F". O investidor alem do valor mensal para gastar como entender lágicamente também deve criar um "fundo" de maneio para a eventualidade de algo correr mal. Esse fundo deve ser colocado em algo seguro tipo conta a prazo. Mas isso deviam fazer todos qualquer que seja a actividade e tanto maior quanto o risco a ela associado.

Um investidor profissional tem de analisar n variáveis. já aqui se falou em muitas e muitas mais há. Coisas tão simples como o gosto/prazer pela actividade devem ser contabilizados pelo que não devemos excluir a possibilidade de alguem estar disposto a ganhar menos para se tornar um investidor profissional.

Depende de cada um fazer essa análise e encontrar esse montante minimo, por isso acho que não faz sentido atirar valores para o ar. Claro está que quem o tente tem de estar ciente das suas capacidades.

No meu caso particular nunca o tentaria por duas razões. Não tenho o know-how para tal nem o capital :x.
No caso do autor deste post, se o pergunta aqui é suficiente para lhe dizer que não tem condições para o fazer também.

Abraço,

Carrancho

Carrancho, (e todos os outros eternos optimistas):

Metade do sucesso de um trader é feito á custa da sua confiança e estado de espirito. Um trader que tem um capital muito limitado (e 50.000 euros é de facto um capital muito limitado) não tem a dose de bem-estar financeiro necessário para correr riscos que lhe possam potenciar elevados retornos. As pessoas não são super-homens, tás a ver? Mesmo que apoiados por um bom sistema de trading, se souberem que, com um golpe de infelicidade, o seu parco capital pode ser duramente delapidado, não estarão dispostos a arriscar muito, ainda que no seu intimo considerem que determinado trade tem um potencial altamente lucrativo. Isto pode fazer a diferença entre chegar ao final do ano com 20% de valorização, ou com 100%, mesmo que a percentagem de trades acertados seja o mesmo, compreendes?
Se tu tiveres garantido o teu sustento,ou tiveres um background financeiro que te dê tranquilidade, podes colocar 80% do teu capital num determinado trade. Se der certo, tens um retorno fantastico. Se não tens garantido o teu sustento, e o teu capital é limitado, não tens testiculos para apostar mais do que 20% ou 30% do teu capital num trade, mas o retorno é incomparávelmente menor. Isto é o que mais afecta os resultados: a capacidade de apostar forte naquela que consideras ser a altura certa para o fazer. Porque de facto há momentos em que se deve apostar forte, e outros em que não. Contudo, se vives com o espectro do falhanço, e das consequencias que este pode ter nos teus modestos recursos financeiros, nunca vais aproveitar os grandes momentos convenientemente.

Alem disto, as pessoas não são de ferro. Ficam doentes, tem depressões, crises de confiança, disturbios familiares ou outros que os afectam. Nesses periodos, não se pode 'trabalhar' na Bolsa, e se a doença não fôr fisica e evidente, tambem não se pode ir ao seguro de saúde dizer "sinto-me sem confiança, preciso de baixa".

Depois, hão-de experimentar negociar um periodo de lateralização em Bolsa. É das piores coisinhas que vocês podem apanhar. Um titulo parece dar sinal de arranque, nós compramos, e logo desata a descer. Metemos o stop loss, ficamos sem elas, e logo volta a subir,e anda ali meses num intervalo apertadinho, com comportamento errático e imprevisivel. quando achamos que já lhe apanhámos o jeito, e que sabemos onde o comprar e vender, ele resolve quebrar o padrão e lixar-nos o esquema. È sabido que os periodos de lateralização são do pior que pode existir para um day trader.

Pensem nestas coisas todas, antes de se armarem em carapaus de corrida. É que eu tambem já passei por isso que vos vai na cabeça...

Agora que já não estou a pôr em risco o meu sustento derivado da minha profissão que nada tem que ver com bolsa, vou tentar pôr a escrita em dia... (neste momento está o Marco a pensar "porra este gajo sem tempo escreveu aquilo tudo, então agora tá tudo lixado com F..." :twisted:

Cali,

Primeiro eu nem me considero optimista nem péssimista, posso numa ou outra situação tender para um lado mas no geral sou comedido e racional.

Todo o trader tem um capital limitado, esse limite é que varia de pessoa para pessoa. Também defendo a diversificação para diluir o risco e essa diversificação pode ser feita com 500.000 ou 100.000, o que interessa neste caso é a percentagem que se arrisca num trade e se o que pode ganhar com tais investimentos compensa à pessoa em causa dedicar 100% do seu tempo a esta actividade.
O Mourinho teria um capital limitado e eu também, os limites é que seriam diferentes e as prespectivas de ganho minimo também.

Super homens, doenças, falta de confiança... acontece a um trader com 100.000 como a um com 1.000.000. se esses valores equivalerem à mesma % de riqueza de cada um os riscos são idênticos e não é por ter mais 10X que o outro que esse risco é menor, é igual.

Nota que a mim não me vai nada na cabeça nem penso em me "armar em carapau de corrida". Eu apenas defendo que quem tem essa ideia não pode pedir opinião a outro sobre o capital com que deve começar, nem ninguem o pode quantificar pois cada caso é um caso e assim não concordo que se estejam a atirar valores para o ar.

De nada vale vir falar dó Português médio pois mesmo aí as diferenças são muito significativas e a váriáveis muito distintas.

Abraço,

Carrancho
Abraço,
Carrancho

por charles » 12/10/2007 18:04

A melhor solução para se viver da bolsa é investir o dinheiro dos outros.

cumpt
Cumpt

só existe um lado do mercado, nem é o da subida nem o da descida, é o lado certo

Registado: 9/6/2005 12:24

Re

por JAS » 12/10/2007 17:25

Camisa Roxa Escreveu:A situação ideal, a meu ver, é arranjar um capital inicial que tem de ser relativamente elevado e investir fracções desse capital que minimizem riscos de drawdown e que permitam investir sempre a mesma quantidade de capital.

Os lucros devem-se retirar da mesa. Dessa forma, e com um bom sistema automático, a médio e longo prazo os lucros conseguirão cobrir as perdas e poder-se-se-à falar na recolha consistente de lucros de trading

Ora aqui está um que pensa como eu...

Não é necessário retirar a totalidade dos lucros, devemos atender a 2 pontos:

- Haverá que ir aumentando o capital de acordo com a inflacção.
- Haverá que aumentar o "nível de vida" (tal e qualmente como num emprego vamos subindo e sendo aumentados) o que implica ir aumentando o capital no pressuposto de que mantemos a rentabilidade média.

Um abraço,

JAS

------------------------------

Ulisses, apesar de podermos considerar que os membros do Caldeirão pertencem a uma comunidade muito esclarecida, o certo é que ao fim destes 5 anos já encontramos muito poucos com o mesmo nick.

O que faria se não fossem dos mais esclarecidos.

Isso leva-nos à conclusão que poucos sobrevivem nos mercados e que continua a manter-se a velha regra de que "80% perdem na bolsa".

Também é verdade que a maior parte desapareceu não no Bear Market, não no Bull Market mas no período de transição.
É exactamente aí que se perde mais...

Um abraço,
JAS

-------------------
Ao ler este longo thread o que mais me espanta é haver tanta gente que ainda acredita em milagres.

Porque será sempre um "milagre" não ter na vida 2 ou 3 anos em que se perde ou, na melhor das hipóteses, não se ganha nada de jeito.

Nesses anos é preciso conseguir mesmo o "milagre" de não comer.

Bom fim de semana,
JAS
Na Bolsa como no Poker há que ter uma boa mão...

Registado: 5/11/2002 0:05

por MarcoAntonio » 12/10/2007 16:51

Mais longos posts escritos por quem julga que no mercado há uma torneira a jorrar dinheiro...

E fala-se do cidadão como se o cidadão comum que venha para os mercados, no longo-prazo e se vem para viver da Bolsa não tenda a ser esmagado pelo mercado. Quanto mais não seja porque a torneira não existe.

Ilusões e mais ilusões.

No fundo não diz mais do que demonstrar que essas pessoas ainda nem entendaram o que é o mercado.
:roll:

PS: Tentar todos têm o direito de tentar. Agora, os que tentam com 50 mil euros viver do mercado e enfiam o capital todo num título de cada vez, em 90 e tal % dos casos vai-se esbarrar bem esbarrado, é uma questão de tempo. São erros básicos (e por sinal bem típicos e comuns em Bull Market).

E é só para isso que alertamos, para mais nada!
Imagem

Administrador Fórum

por novo_nisto » 12/10/2007 16:48

carrancho Escreveu:Os 500.000 fazem-me a mesma "comichão" que fariam 250 mil, um milhão ou qualquer outro valor. O valor necessário varia de pessoa para pessoa, será assim tão dificil de compreender?

Se estão a falar em subsistência humana então não é necessário nem 100 euros/mês de rendimento basta caçar, pescar e beber agua que ainda há muita população a viver nestas condições e sem um tusto no bolso (nem bolso têm)! Não me parece que fosse este tipo de resposta que o autor do tópico pretendia.

Abraço,

Carrancho

Naturalmente.

500.000 são uma fortuna no Bangladesh e peanuts em Wall street. Tudo é relativo evidentemente.

Mas a questão foi posta por um português num fórum português.

E nesta realidade não parece descabido a mais do que uma pessoa que €500.000 é uma boa base de começo de uma vida de trader a tempo inteiro.

Claro que há portugueses que ganham €500/mês. Claro que também existe o Mourinho. Mas é possível traçar um perfil tipo do investidor português. E dentro dessa realidade várias pessoas chegaram ao valor de €500.000.

Registado: 30/8/2005 15:11

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: acintra, Bing [Bot], Google [Bot], Google Adsense [Bot], Goya777, karaya75, latbal, Luzemburg, m-m, macau5m, nunorpsilva, OCTAMA, PAULOJOAO, peterteam2, Phil2014, Pmart 1 e 189 visitantes