Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Viver do trading

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por novo_nisto » 12/10/2007 16:40

Paul deAlex Escreveu:Bem, há um caso concreto do nosso José Duarte que me recordo, que em Set/06 tirou licença para se dedicar a 100% ao trading. Gostaria que ele relatasse a experiência dele até agora.

Também já me lembrei disso.

Registado: 30/8/2005 15:11

por pvg80713 » 12/10/2007 16:35

uma forcinha ao mech...
mech... um taxista que se esforce pode tirar 5000 euros mes limpos de impostos....mas tem que trabalhar muito....
mas se te ouvir... pode pensar... que vida tenho eu... estou sempre a trabalhar, e depois pensar... a bolsa é horário de escritório e descanso todos os fds... e de acordo com o meu mecanico (mech para os amigos), com pouco dinheiro de entrada e tal... e depois vende o taxi e dedica-se a isto.... e depois...

isto fica cheio de taxistas !

um ab a todos

Registado: 19/4/2005 11:11

por Paulo_Alex » 12/10/2007 16:28

Bem, há um caso concreto do nosso José Duarte que me recordo, que em Set/06 tirou licença para se dedicar a 100% ao trading. Gostaria que ele relatasse a experiência dele até agora.

Registado: 23/5/2006 11:26

por The Mechanic » 12/10/2007 16:09

O que tu chamas ilusão , é a minha realidade , ainda não entendeste isso !?

Para o ano que vem , posso já não estar a fazer isto . Pode correr mal !! Mas se calhar , daqui a 4 anos , podemos estar a ter esta mesma conversa e tu continuas a dizer que eu vivo numa ilusão , quando eu continuo a viver na realidade .

Só que eu não estou a discutir o futuro , porque esse ninguem o sabe .

Quando a pergunta foi lançada sobre " se alguem vivia do trading " , só aqueles que vivem do trading deveriam poder respondê-la . Porque só esses passam por tudo o que é depender exclusivamente do que fazem do trading .

Eu dei o meu exemplo, feito estupido, que não tinha nada que me expôr , e disse que é possivel fazê-lo com bem menos de 500,000 Euros que o Ulisses apontou .

Tu parece que não aceitas isso. E isso é um contra-senso uma vez que eu te estou a dar um caso concreto . E basta um pra quebrar " a regra" .

Eu digo que não o faço há dois meses , mas há 4 anos ( e podes juntar a isso outros 4 ou 5 em que negociei antes de sair do meu "emprego") . Tu dizes que é sorte .

Tu dizes que quem ande na Bolsa pra fazer menos de 2,000 Euros por mês , nem se devia chatear , porque o "cidadão comum " não o faria. Eu digo-te que é dado adquirido que a maior parte das pessoas em Portugal , não ganha nem metade disso e grande parte delas , nem 1/4 disso .

Depois dou-te um exemplo práctico de que bastam um ou dois trades bem sucedidos por mês com 40,000 Euros pra se fazerem 3,000 Euros e tu dizes que " é um trade isolado " . Não é um caso isolado , mas cada um sabe de si . Eu tenho a minha maneira " sortuda" , e não é " roleta russa" , que eu há 4 anos que não estoiro os miolos .

Volto ao principio para dizer que , não encorajo ninguem a viver da Bolsa ( pra mais que há por aí tantos empregos a pagar mais de 3,000 Euros por mês , pelos vistos ) .
Ironias à parte, não encorajo mesmo. É uma actividade que não oferece segurança nenhuma e que precisa de mais conhecimentos do que dá a entender à primeira vista . Nada como um bom emprego que pague ao fim do mês e a gente não se chateia , pois sabe que o dinheiro para pagar as contas está lá quando elas vierem . A maior parte da população, fá-lo e com bastante sucesso, pelos vistos .

Mais, quem se quiser dedicar a tempo inteiro a isto, quanto mais dinheiro tiver , melhor . Não é preciso ser muito inteligente pra chegar até ai . O valor que o Ulisses deu e comprovou muito bem , poderá ser considerado ( e o Ulisses tem muito mais conhecimentos e pode falar disso muito melhor do que eu )um valor ideal .
Se a pessoa negociar com mais , ainda melhor .

Mas o que eu digo desde o inicio é apenas que, é possivel fazê-lo com muito menos do que isso . Porque eu faço-o .

A partir daí, podes dizer que é " Sorte" , que " é questão de tempo" , que " é uma ilusão "...o que quiseres . Mas tu estás a dizer isso numa perspectiva de que no futuro , gajos como eu não têm hipótese . Mas o futuro " a Deus pertence" .

Eu vim aqui expôr o meu caso . Expôr a minha verdade . E digo-te que estou extremamente arrependido de o fazer , devido às tuas intervenções .

O Ulisses explicou o ponto de vista dele e eu aceitei-o . Até lhe peço desculpa por ter utilizado a expressão "pelo menos 500,000 Euros é uma treta " , porque poderá ser interpretado por ele como uma incorrecção da minha parte . Não é duvidar de ti Ulisses,antes pelo contrário . Era só pra expressar que é possivel fazê-lo com menos , embora não haja a garantia futura que , o facto de ter 500,000 Euros para o trade, pode dar .

É ingrato para mim continuar a falar de casos concretos, se a minha opinião não é respeitada e tudo o que eu faço , são " golpes de sorte " ...

Desencorajante mesmo...

Mais vale continuar numa toada de atordoadas e brincadeiras , que assim ao menos não me chateio .Mas é pena , porque bom ou mau , é com casos concretos que se aprendem coisas . Mas assim não dá vontade de partilhar nada.

Um abraço e bom dim de semana .

The Mechanic
" Os que hesitam , são atropelados pela retaguarda" - Stendhal
"É óptimo não se exercer qualquer profissão, pois um homem livre não deve viver para servir outro "
- Aristoteles

http://theflyingmechanic.blogspot.com/

Registado: 16/12/2004 15:48

por MarcoAntonio » 12/10/2007 16:03

Não tenho paciência para responder a todos os teus pontos, ponto por ponto (sinceramente já acho uma perda de tempo) mas vou só acrescentar mais este:

carrancho Escreveu:Idem, como pode alguem com bom senso lançar um valor minimo para outro se tornar trader profissional sem conhecer a sua realidade?

Eu dei uma gama de valores bastante considerável que abrange um leque muito significativo de situações. Não avancei com um valor concreto e definido mas com uma gama de valores (já entrando em consideração com diferentes realidades).

Era de bom senso ler o que eu realmente escrevo antes de dar essas respostas...

E já não tenho paciência para mais.
Imagem

FLOP - Fundamental Laws Of Profit

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Administrador Fórum

Registado: 4/11/2002 22:16

por MarcoAntonio » 12/10/2007 15:56

carrancho Escreveu:Mas deixa-me finalizar dizendo que a realidade do Mourinho é tão real como a minha ou a tua, mas é diferente!

So what?

O Mourinho se fosse bom investidor e lhe dessem 500 mil contos, ele conseguia viver da bolsa?

Sim, conseguia. Ponto final.

Se dizes que não então o Mourinho não existe...
Imagem

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Administrador Fórum

por Camisa Roxa » 12/10/2007 15:55

Cali Escreveu:Nem imaginas o quanto podes estar errado...

ok, ok, não me pronuncio mais... cada um sabe de si lá isso é verdade...
Imagem
Free Minds and Free Markets
... forecasting exchange rates has a success rate no better than that of forecasting the outcome of a coin toss - Alan Greenspan (2004)

Registado: 5/11/2002 11:27

por carrancho » 12/10/2007 15:50

MarcoAntonio Escreveu:Epá, francamente. Quem vive nessas condições nem sequer nos está a aqui a ler (não tem ligação à net) e nunca pensaria em investir nos mercados quanto mais viver dos mercados...

Claro... mas quem começou a falar em viver de bolsa e lhe atribuiu um certo nivel pre-defenido de vida que leva a pensar num valor suficiente para subsistir não fui eu. Eu sempre defendi nesta questão que o que estava em causa não era conseguir ou não sobreviver com lucros de bolsa mas a manutenção de um nivel de vida que varia e muito de pessoa para pessoa

Haja bom senso!

Idem

Conseguir viver da bolsa para a maior parte das pessoas (como em tudo há excepções) que pondera essa hipótese é conseguir um nível de vida médio, pelo menos.

Pois, mas que nivel é esse? Para mim é um e atrás provei que era muito distinto do exemplo que deu o Nuno Faustino com consequências nesse valor de investimento inicial caso todas as outras variáveis fossem idênticas até ao nivel de % de rendimentos conseguidos em bolsa.

E que dê para manter uma família (que quase toda a gente tem) e que dê para pagar uma casa (que quase toda a gente precisa) e que dê para mudar de carro de xis em xis tempo e que dê para comprar um computador e muda-lo de onde a onde e manter uma ligação à net e um telemóvel e manter os custos da casa (agua, luz, etc) e por aí adiante...

Uns querem manter a possibilidade de ter casa de um valor, outros de metade outros do dobro e por aí fora. Nos carros e todos os outros bens idem ""

E que de preferência sobre e dê para acumular alguma riqueza.

O que é incrível é precisar de estar a explicitar isto. Já não está implícito?

Tens o direito de o considerar incrivel da mesma forma que eu também tenho.

...

100 euros?

250 euros?

400 euros?

Epá, sinceramente, todos temos plenamente consciência que isso não chega e não é suficiente. A própria forma de estar e exigências de ser investidor obrigam a mais que isso...

Já disse que para mim tudo o que fosse abaixo de 30.000/ano era pouco, mas tenho consciência que outros podem pensar em 15000 da mesma forma que muitos necessitariam de 60.000 ou mais. Mais uma vez temos de ter consciência que estes valores não chegam para atingir o objectivo de encontrar o capital inicial, há muito mais variáveis.

E mesmo que fosse suficiente, não faria sentido pois um individuo com essa capacidade faz facilmente bem mais do que isso no mercado de trabalho (fora da bolsa).

Se fosse suficiente, essa pessoa também poderia preferir esse valor em bolsa a qualquer outro superior a trabalhar noutra coisa para a qual conseguisse emprego e tivesse habilitações.

Estar a dar exemplos desses é dar exemplos que simplesmente não são realistas.

Marco, como deves saber a realidade varia de pessoa para pessoa, tu tens uma realidade que certamente nada tem que ver com a realidade de outra pessoa. Para a realidade do Joe Berardo a tua realidade não é suficiente mas se calhar para a minha a tua é para mim irreal da mesma forma que a do Berardo é para ti.

Haja bom senso!

Idem, como pode alguem com bom senso lançar um valor minimo para outro se tornar trader profissional sem conhecer a sua realidade?

Agora, acima (e muito acima disso) já não é viver. É viver à rico ou à mourinho ou à bill gates. Para isso não chegam os 500.000 euros seja eu a querer seja o Mourinho seja lá quem for. Epá, mas para isso abram outro tópico...

Porquê? conheces o tipo de vida que tem o autor do tópico? Eu não conheço e mesmo que alguem o conheça estar a dizer publicamente o que ele necessita pode estar a induzir outros em erro.

É que eu acho extremamente problemático estar a alimentar a ilusão de que o valor não interessa e que um tipo até pode viver da bolsa com 40.000 euros.

Estou à vontade, nunca referi qual o valor minimo necessário. Para mim isso não servia nem de longe nem de perto mas não sou capaz de garantir que não serviria para ninguem.

Alguns (muito poucos) vão conseguir mas a maior parte vai-se esbarrar completamente ao tentar alcançar esse sonho...

Eu nem pretendo tentar tão pouco. Quem o pretender deve ter a resposta não necessitando de conselhos de terceiros.

E tendo dito isto (que inclusivamente já é tudo repetido) não tenho mais nada para dizer. É claro que vem já a seguir alguém (re)alimentar a ilusão e dar exemplos que de realistas têm muito pouco ou nada...

Vim eu Marco, também já é tudo repetido. Mas deixa-me finalizar dizendo que a realidade do Mourinho é tão real como a minha ou a tua, mas é diferente!!! A realidade do autor do tópico só ele poderia dizer.
Abraço,
Carrancho

Registado: 10/8/2006 19:44

por Cali » 12/10/2007 15:50

Camisa Roxa Escreveu:
Cali Escreveu:Epá, ó Camisa, mas estamos a falar chinês? Do que se fala aqui é da ilusão de só ter 50.000 euros de património, e pô-lo a rodar na Bolsa, para sobreviver, e se possivel incrementar património! É claro que se eu tiver 100.000 contos a prazo, e 10.000 contos na Bolsa para 'viver de Bolsa', não terei problemas destes. Mas não me parece que seja esta a duvida da maioria dos que pretendem saber como é que se vive de Bolsa.

incorres numa falácia: pensar sequer em colocar 80% do capital num única posição... quer tenhas 500.000€ ou 10.000€ o resultado a médio prazo é a falência...

Nem imaginas o quanto podes estar errado...
------------------------------------------------
* Trilogia de Cali-nadas *

- "Não deixe para amanhã o que pode perder hoje!"
- "Quem tem medo, compra um certificado de aforro."
- "Mais vale ser um trader idiota bem sucedido, do que um investidor genial falido"

Registado: 9/12/2002 13:40

por Camisa Roxa » 12/10/2007 15:39

Cali Escreveu:Epá, ó Camisa, mas estamos a falar chinês? Do que se fala aqui é da ilusão de só ter 50.000 euros de património, e pô-lo a rodar na Bolsa, para sobreviver, e se possivel incrementar património! É claro que se eu tiver 100.000 contos a prazo, e 10.000 contos na Bolsa para 'viver de Bolsa', não terei problemas destes. Mas não me parece que seja esta a duvida da maioria dos que pretendem saber como é que se vive de Bolsa.

incorres numa falácia: pensar sequer em colocar 80% do capital num única posição... quer tenhas 500.000€ ou 10.000€ o resultado a médio prazo é a falência...
Imagem
... forecasting exchange rates has a success rate no better than that of forecasting the outcome of a coin toss - Alan Greenspan (2004)

por StockGalaxy » 12/10/2007 15:37

Cali Escreveu:Depois, hão-de experimentar negociar um periodo de lateralização em Bolsa. É das piores coisinhas que vocês podem apanhar. Um titulo parece dar sinal de arranque, nós compramos, e logo desata a descer. Metemos o stop loss, ficamos sem elas, e logo volta a subir,e anda ali meses num intervalo apertadinho, com comportamento errático e imprevisivel. quando achamos que já lhe apanhámos o jeito, e que sabemos onde o comprar e vender, ele resolve quebrar o padrão e lixar-nos o esquema. È sabido que os periodos de lateralização são do pior que pode existir para um day trader.

Ora ai está algo que quando me acontecer (que não aconteceu ainda) espero conseguir perceber a tempo que o mercado está sem voltatilidade e devo ficar quieto.

Quem já passou por momentos prolongados de falta de volatilidade?
O que fazer na altura com o capital?
Eu diria procurar outros mercados mais movimentados (se existirem ) ou aplicações a prazo (que ao menos é garantido que não há drawdown na carteira) ou Warants inline para indices (se é que isto é uma boa opção pois nunca usei...).

Lican
----------------------------------
nada na manga, tudo na mão.

Registado: 11/2/2006 21:08

por Cali » 12/10/2007 15:35

Camisa Roxa Escreveu:
Cali Escreveu:Se não tens garantido o teu sustento, e o teu capital é limitado, não tens testiculos para apostar mais do que 20% ou 30% do teu capital num trade, mas o retorno é incomparávelmente menor. Isto é o que mais afecta os resultados: a capacidade de apostar forte naquela que consideras ser a altura certa para o fazer. Porque de facto á momentos em que se deve apostar forte, e outros em que não. Contudo, se vives com o espectro do falhanço, e das consequencias que este pode ter nos teus modestos recursos financeiros, nunca vais aproveitar os grandes momentos convenientemente.

se perder o teu capital de trading afecta a tua vida pessoal então isso não é capital de trading...

Epá, ó Camisa, mas estamos a falar chinês? Do que se fala aqui é da ilusão de só ter 50.000 euros de património, e pô-lo a rodar na Bolsa, para sobreviver, e se possivel incrementar património! É claro que se eu tiver 100.000 contos a prazo, e 10.000 contos na Bolsa para 'viver de Bolsa', não terei problemas destes. Mas não me parece que seja esta a duvida da maioria dos que pretendem saber como é que se vive de Bolsa.

- "Mais vale ser um trader idiota bem sucedido, do que um investidor genial falido"

por MarcoAntonio » 12/10/2007 15:34

Ah, e outra coisa que obviamente não me podia escapar!...

Então se numa só posição metes 40 mil euros então das duas uma:

:arrow: 1

Afinal, o valor que estás a gerir anda na casa dos 200.000-500.000 euros que estamos a discutir (ou pelo menos bastante próximo).

:arrow: 2

Não anda e portanto não estás a cometer um erro mas dois: não diversificas o capital e metes tudo (ou grande parte) numa único posição.

Que há-de dar um lindo resultado... é só dar-lhe tempo.
Editado pela última vez por MarcoAntonio em 12/10/2007 15:35, num total de 1 vez.
Imagem

Administrador Fórum

por Camisa Roxa » 12/10/2007 15:30

Lican Escreveu:Se tens um histórico de ganho consistentes não faz sentido retirar os lucros da mesa.
Até hoje, se não tivesse capitalizado os lucros que tenho feito com a minha carteira, não tinha nem metade da do valor da carteira que tenho hoje.

compreendo, mas nesse caso tens de ter um sistema com um racio win/loose (e/ou profit/stop loss) muito muito bom pois se vais aumentando o volume de trading, 3 ou 4 trades seguidos negativos mandam-te bem para trás...

continuo a achar que investindo sempre o mesmo é a melhor garantia. Basta 1 sistema que nos dê um pequeno edge para já se fazer dinheiro (lucros>perdas)
Imagem

por superbem » 12/10/2007 15:27

Duplicar o capital num ano em forex não é dificil, pelo menos para mim.
Para o equivalente a um ordenado de 1000€ mes, seria necessario então investir com 14.000€.

Dificil é duplicar num mês, mas ja vi quem duplica numa semana.

Mas para inexperientes no forex, é facil perder tudo numa semana...
Compra e venda online grátis
http://www.bpd.uni.cc

Registado: 16/2/2007 15:01

por Camisa Roxa » 12/10/2007 15:27

Cali Escreveu:Se não tens garantido o teu sustento, e o teu capital é limitado, não tens testiculos para apostar mais do que 20% ou 30% do teu capital num trade, mas o retorno é incomparávelmente menor. Isto é o que mais afecta os resultados: a capacidade de apostar forte naquela que consideras ser a altura certa para o fazer. Porque de facto á momentos em que se deve apostar forte, e outros em que não. Contudo, se vives com o espectro do falhanço, e das consequencias que este pode ter nos teus modestos recursos financeiros, nunca vais aproveitar os grandes momentos convenientemente.

se perder o teu capital de trading afecta a tua vida pessoal então isso não é capital de trading...
Imagem

por MarcoAntonio » 12/10/2007 15:24

Meu deus, ao que chegamos!

Ao ponto em que se começam a dar exemplos de trades isolados... É o supra-sumo do «alimentar ilusões».
:roll:

Tão, mas tão típico de Bull Markets. Este tipo de posts viam-se às patacas há 10 anos atrás quando comecei a consultar foruns de bolsas.
Imagem

Administrador Fórum

por StockGalaxy » 12/10/2007 15:20

Camisa Roxa Escreveu:
Enfim, penso que o erro mais comum dos que falham nos mercados é a ganância: piramidam os investimentos (quando ganham reinvestem o capital inicial + lucros aumentando a posição no mercado) o que faz que, quando percam tenham cada vez mais dificuldade em atingir o nível de capital anterior.

A situação ideal, a meu ver, é arranjar um capital inicial que tem de ser relativamente elevado e investir fracções desse capital que minimizem riscos de drawdown e que permitam investir sempre a mesma quantidade de capital.

Os lucros devem-se retirar da mesa. Dessa forma, e com um bom sistema automático, a médio e longo prazo os lucros conseguirão cobrir as perdas e poder-se-se-à falar na recolha consistente de lucros de trading

Camisa Roxa,

Se tens um histórico de ganho consistentes não faz sentido retirar os lucros da mesa.
Até hoje, se não tivesse capitalizado os lucros que tenho feito com a minha carteira, não tinha nem metade da do valor da carteira que tenho hoje.
Aliás os ganhos resultantes dos trades têm sido cada vez maiores o que me permite por algum em aplicaçõpes mais seguras enquando parte dos ganhos capitalizam e aumentam o valor da carteira.

Retirar os lucros da carteira só em casos especiais de alavancagem extrema onde haja uma enorme probabilidade de perder a carteira toda de um dia para o outro.
Ai sim, entendo a necessidade de reduzir o risco e decidir retirar lucros dos ganhos conseguidos com trades alavancados de enorme risco.

cumpts.

Lican
----------------------------------
nada na manga, tudo na mão.

Registado: 11/2/2006 21:08

por Cali » 12/10/2007 15:18

carrancho Escreveu:Cali,

A experiência e conhecimentos adquiridos tem de dar garantias mínimas ao trader que num certo periodo de tempo consegue pelo menos um certo rendimento quase garantido. Claro que não há nada garantido, nem os empregos por conta de outrem o são. Também num emprego podes cometer um erro e ser despedido por justa causa sem direito a indemnização... se não poupaste estás então "lixado com F". O investidor alem do valor mensal para gastar como entender lágicamente também deve criar um "fundo" de maneio para a eventualidade de algo correr mal. Esse fundo deve ser colocado em algo seguro tipo conta a prazo. Mas isso deviam fazer todos qualquer que seja a actividade e tanto maior quanto o risco a ela associado.

Um investidor profissional tem de analisar n variáveis. já aqui se falou em muitas e muitas mais há. Coisas tão simples como o gosto/prazer pela actividade devem ser contabilizados pelo que não devemos excluir a possibilidade de alguem estar disposto a ganhar menos para se tornar um investidor profissional.

Depende de cada um fazer essa análise e encontrar esse montante minimo, por isso acho que não faz sentido atirar valores para o ar. Claro está que quem o tente tem de estar ciente das suas capacidades.

No meu caso particular nunca o tentaria por duas razões. Não tenho o know-how para tal nem o capital :x.
No caso do autor deste post, se o pergunta aqui é suficiente para lhe dizer que não tem condições para o fazer também.

Abraço,

Carrancho

Carrancho, (e todos os outros eternos optimistas):

Metade do sucesso de um trader é feito á custa da sua confiança e estado de espirito. Um trader que tem um capital muito limitado (e 50.000 euros é de facto um capital muito limitado) não tem a dose de bem-estar financeiro necessário para correr riscos que lhe possam potenciar elevados retornos. As pessoas não são super-homens, tás a ver? Mesmo que apoiados por um bom sistema de trading, se souberem que, com um golpe de infelicidade, o seu parco capital pode ser duramente delapidado, não estarão dispostos a arriscar muito, ainda que no seu intimo considerem que determinado trade tem um potencial altamente lucrativo. Isto pode fazer a diferença entre chegar ao final do ano com 20% de valorização, ou com 100%, mesmo que a percentagem de trades acertados seja o mesmo, compreendes?
Se tu tiveres garantido o teu sustento,ou tiveres um background financeiro que te dê tranquilidade, podes colocar 80% do teu capital num determinado trade. Se der certo, tens um retorno fantastico. Se não tens garantido o teu sustento, e o teu capital é limitado, não tens testiculos para apostar mais do que 20% ou 30% do teu capital num trade, mas o retorno é incomparávelmente menor. Isto é o que mais afecta os resultados: a capacidade de apostar forte naquela que consideras ser a altura certa para o fazer. Porque de facto há momentos em que se deve apostar forte, e outros em que não. Contudo, se vives com o espectro do falhanço, e das consequencias que este pode ter nos teus modestos recursos financeiros, nunca vais aproveitar os grandes momentos convenientemente.

Alem disto, as pessoas não são de ferro. Ficam doentes, tem depressões, crises de confiança, disturbios familiares ou outros que os afectam. Nesses periodos, não se pode 'trabalhar' na Bolsa, e se a doença não fôr fisica e evidente, tambem não se pode ir ao seguro de saúde dizer "sinto-me sem confiança, preciso de baixa".

Depois, hão-de experimentar negociar um periodo de lateralização em Bolsa. É das piores coisinhas que vocês podem apanhar. Um titulo parece dar sinal de arranque, nós compramos, e logo desata a descer. Metemos o stop loss, ficamos sem elas, e logo volta a subir,e anda ali meses num intervalo apertadinho, com comportamento errático e imprevisivel. quando achamos que já lhe apanhámos o jeito, e que sabemos onde o comprar e vender, ele resolve quebrar o padrão e lixar-nos o esquema. È sabido que os periodos de lateralização são do pior que pode existir para um day trader.

Pensem nestas coisas todas, antes de se armarem em carapaus de corrida. É que eu tambem já passei por isso que vos vai na cabeça...
Editado pela última vez por Visitante em 12/10/2007 15:53, num total de 1 vez.

por The Mechanic » 12/10/2007 15:18

É que eu acho extremamente problemático estar a alimentar a ilusão de que o valor não interessa e que um tipo até pode viver da bolsa com 40.000 euros.

No inicio do mês coloquei cerca de 40,000 Euros na PT a um preço médio de 9,90 .

40,000 / 9,90 = 4000 Acções
Se vender hoje a 10,30 = 4000 * 0,40 = 1,600 Euros . Mas as acções ainda estariam em meu poder e poderiam subir ainda mais ( partindo do principio que colocaria um stop a 10,30 ).

Se eu tiver outro tanto e fizer mais uma subida de 3 a 4% até ao fim do mês , serão perto de 3,000 Euros .

Só aí já eu ganhei mais que a esmagadora maioria da população Portuguesa e tanto como um Eng. da PT como diz o Carrancho .

Mas ...tambem é verdade que eu tenho uma Sorte do caraças !!! :lol:

É claro que se eu tivesses 500,000 Euros ganharia muito mais . Mas eu até nem tenho ambição de ganhar muito . Sou modeeeeesto !! Humildezinho, mesmo ...

Ah !! ... E posso brincar com o meu filho o dia inteiro . Quanto dinheiro vale isso !?

Um abraço ,

The Mechanic
Editado pela última vez por The Mechanic em 12/10/2007 15:23, num total de 1 vez.
" Os que hesitam , são atropelados pela retaguarda" - Stendhal
"É óptimo não se exercer qualquer profissão, pois um homem livre não deve viver para servir outro "
- Aristoteles

http://theflyingmechanic.blogspot.com/

Registado: 16/12/2004 15:48

por MarcoAntonio » 12/10/2007 15:05

Epá, francamente. Quem vive nessas condições nem sequer nos está a aqui a ler (não tem ligação à net) e nunca pensaria em investir nos mercados quanto mais viver dos mercados...

Haja bom senso!

Conseguir viver da bolsa para a maior parte das pessoas (como em tudo há excepções) que pondera essa hipótese é conseguir um nível de vida médio, pelo menos. E que dê para manter uma família (que quase toda a gente tem) e que dê para pagar uma casa (que quase toda a gente precisa) e que dê para mudar de carro de xis em xis tempo e que dê para comprar um computador e muda-lo de onde a onde e manter uma ligação à net e um telemóvel e manter os custos da casa (agua, luz, etc) e por aí adiante...

E que de preferência sobre e dê para acumular alguma riqueza.

O que é incrível é precisar de estar a explicitar isto. Já não está implícito?

...

100 euros?

250 euros?

400 euros?

Epá, sinceramente, todos temos plenamente consciência que isso não chega e não é suficiente. A própria forma de estar e exigências de ser investidor obrigam a mais que isso...

E mesmo que fosse suficiente, não faria sentido pois um individuo com essa capacidade faz facilmente bem mais do que isso no mercado de trabalho (fora da bolsa).

Estar a dar exemplos desses é dar exemplos que simplesmente não são realistas.

Haja bom senso!

Agora, acima (e muito acima disso) já não é viver. É viver à rico ou à mourinho ou à bill gates. Para isso não chegam os 500.000 euros seja eu a querer seja o Mourinho seja lá quem for. Epá, mas para isso abram outro tópico...

Alguns (muito poucos) vão conseguir mas a maior parte vai-se esbarrar completamente ao tentar alcançar esse sonho...

E tendo dito isto (que inclusivamente já é tudo repetido) não tenho mais nada para dizer. É claro que vem já a seguir alguém (re)alimentar a ilusão e dar exemplos que de realistas têm muito pouco ou nada...
Imagem

Administrador Fórum

por Camisa Roxa » 12/10/2007 15:04

Branc0 Escreveu:Processo:
1) Mandar moeda ao ar
2) Se sair caras compra
3) Se sair coroa vende

Se meterem 1 milhão de traders com esse processo, garanto que ao fim de 10 anos vão ter uma mão cheia de ricos.

ui, a maior falácia do trading!

Falta o aspecto essencial: QUANDO ENTRAR E QUANDO SAIR!

Nos mercados financeiros vale a célebre máxima de que estar certo no momento errado é o mesmo que estar errado! O timing é tudo!

As variáveis num trade são bastantes e complexas:

1. entrar em quê?
2. entrar longo ou curto?
3. entrar quando?
4. sair quando?
4.1 se a perder, sair quando?
4.2 se a ganhar, sair quando?

Enfim, penso que o erro mais comum dos que falham nos mercados é a ganância: piramidam os investimentos (quando ganham reinvestem o capital inicial + lucros aumentando a posição no mercado) o que faz que, quando percam tenham cada vez mais dificuldade em atingir o nível de capital anterior.

A situação ideal, a meu ver, é arranjar um capital inicial que tem de ser relativamente elevado e investir fracções desse capital que minimizem riscos de drawdown e que permitam investir sempre a mesma quantidade de capital.

Os lucros devem-se retirar da mesa. Dessa forma, e com um bom sistema automático, a médio e longo prazo os lucros conseguirão cobrir as perdas e poder-se-se-à falar na recolha consistente de lucros de trading
Imagem

por carrancho » 12/10/2007 14:46

novo_nisto Escreveu:Antes de mais parabéns Marco António pela paciência, capacidade de argumentação e bom senso.

Só queria dizer que não percebo porque é que o número 500.000 faz tanta comichão.

Parece-me pacífico que um trader com a experiência necessária para encarar viver exclusivamente da bolsa já tenha tido tempo para acumular um valor desta grandeza. E se não o acumulou é porque se calhar não é suficientemente bom para ser trader a tempo inteiro.

Parece-me que dos vários requisitos necessários para algúém se dedicar ao trade "full time" ter os €500.000 é mesmo o mais fácil.

Os 500.000 fazem-me a mesma "comichão" que fariam 250 mil, um milhão ou qualquer outro valor. O valor necessário varia de pessoa para pessoa, será assim tão dificil de compreender?

Se estão a falar em subsistência humana então não é necessário nem 100 euros/mês de rendimento basta caçar, pescar e beber agua que ainda há muita população a viver nestas condições e sem um tusto no bolso (nem bolso têm)! Não me parece que fosse este tipo de resposta que o autor do tópico pretendia.

Abraço,

Carrancho
Abraço,
Carrancho

por carrancho » 12/10/2007 14:35

A questão deste tópico é o valor necessário para se conseguir viver em exclusivo da bolsa.

Marco,

Aqui é que está o problema... o que "consideras ser necessário para se conseguir viver"

A resposta varia de pessoa para pessoa e a maioria da população mundial responderia que não conseguia viver da bolsa mas de comida e agua.

Quando me fazem tal pergunta eu deduzo que a resposta pretendida não é satisfatória se o resultado desta forem as necessidades básicas do ser humano. Eu deduzo que é o valor necessário para pelo menos não sair prejudicado em relação aos rendimentos actuais e futuros de forma a manter o nivel de vida actual e previsto no futuro.

Isso varia de pessoa para pessoa que é o que tenho tentado demonstrar à custa de estar, neste momento, a prejudicar a minha actividade profissional e respectivos rendimentos :evil: :lol: :lol: :lol:

Abraço,

Carrancho
Abraço,
Carrancho

por novo_nisto » 12/10/2007 14:32

Antes de mais parabéns Marco António pela paciência, capacidade de argumentação e bom senso.

Só queria dizer que não percebo porque é que o número 500.000 faz tanta comichão.

Parece-me pacífico que um trader com a experiência necessária para encarar viver exclusivamente da bolsa já tenha tido tempo para acumular um valor desta grandeza. E se não o acumulou é porque se calhar não é suficientemente bom para ser trader a tempo inteiro.

Parece-me que dos vários requisitos necessários para algúém se dedicar ao trade "full time" ter os €500.000 é mesmo o mais fácil.

Registado: 30/8/2005 15:11

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: AAA_, Dragon56, Esquinas3, Google [Bot], Google Adsense [Bot], Goya777, karaya75, latbal, Luzemburg, m-m, macau5m, niceboy, nunorpsilva, OCTAMA, Opcard33, PAULOJOAO, peterteam2, Phil2014, Pmart 1 e 171 visitantes