Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Momento de decisão

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Para maromatics.

por life as it is » 13/10/2007 18:44

Caro maromatics,

Obrigado pela òptima explicação acima dada.
Mas e quanto ao mercado europeu e português.
Eu sei que não segue muito o mercado português mas se pudesse dizer
qulquer coisa gostava de saber a sua opinião.
Obrigado.
"Nothing splendid has ever been achieved except by those who dared believe that something inside themselves was superior to circumstance."

Bruce Barton (1886 - 1967) American advertising executive, U.S. congressman

Registado: 25/8/2007 18:35

por Prozac » 13/10/2007 18:30

maromatics Escreveu:Olá,

Viram a rapidez das quedas desta tarde?

Esperem pelos gap down...

É isto que acontece em mercados puxadissimos como este.

Pois bem, está a acontecer o que comentámos: não houve breakout, e começaram as vendas a grande velocidade.

Os mínimos a testar são os de Agosto.

Como se podem proteger:

- Cobrir posições entrando curto em warrants, CFDs ou futuros.

- Rezando aos anjinhos.

:pray:

Registado: 28/12/2006 19:02

por maromatics » 13/10/2007 18:16

Segue o gráfico
Anexos
ABCP.jpg
ABCP.jpg (0 Bytes) Visualizado 4193 vezes

Registado: 25/1/2007 18:53

por maromatics » 13/10/2007 18:11

Olá,

O trading de 6ª fª não muda nada.

Continuamos a ter o mercado a ser puxado por três ou quatro títulos do nasdaq (AAPL, GOOG, RIMM, AMZN), que estão a níveis absurdos de preço.

Ainda com o "pumping" que foi feito na 6ª fª, o mercado fechou abaixo dos máximos da semana, e mais ou menos encostado à resistência de máximos do SPX.

Aos permabulls, peço que mantenham o espírito crítico a funcionar, e usem a cabeça em vez de comerem com a manipulação dos media, sobretudo dos media norte-americanos.

Para ajudar, junto abaixo um gráfico que mostra que o volume de Asset Backed Commercial Paper (ABCP) em circulação nos EUA continua a cair a pique.

Quem não goste de gráficos, ou não acredite no que junto, então segue link de mais um artigo da bloomberg, que básicamente diz o mesmo:

http://www.bloomberg.com/apps/news?pid= ... refer=home

E porque é que o declínio do volume de papel comercial em circulação é importante?

De uma forma simples:

- Papel comercial é o pão com manteiga da banca. São letras, livranças, facturas, e outros títulos de crédito de curto prazo que podem circular.

- A ENORME redução do papel comercial em circulação mostra que o liquidity crunch continua: há cada vez menos gente disposta a emprestar no curto prazo, mesmo que o papel seja garantido por activos, como imobiliário.

Então e o que é que isso tem a ver com o equity?

- Tem tudo a ver. As instituições que não conseguem renovar o seu papel comercial vão ter que ir buscar recursos a qualquer lado para continuar a funcionar, e estas são necessidades do tipo: para hoje, já.

Se assim é, onde é que se consegue dinheiro já?

Pois, é a vender equity ao melhor.

A qualquer momento pode haver uma instituição (pode até ser um banco, ou vários) que se encontrem numa situação dessa natureza, e ser essa a gota de água que faz cair o mercado, que está pendurado por arames.

Apesar dos comentários menos agradáveis que tenho recebido de alguns participantes no fórum, lamento, mas acredito que em breve o bear substituirá o bull.

Cada um deverá perguntar-se a si próprio: qual é VERDADEIRAMENTE o meu apetite pelo risco?

Termino com uma imagem:

Pensem que se sentaram no carrinho da frente de uma montanha russa. Pensem na excitação que sentem quando o carrinho começa a andar, e o gozo que dá a subida lenta e segura até ao topo. Que bela vista que se tem daqui de cima!! Isto é lindo!!

Chegado o topo, sente-se uma calma fantástica. Tudo é óptimo aqui, não é?

Depois, lentamente, começam a sentir a gravidade a puxar o vosso carrinho, e começam a gritar, porque começam a ver a queda à frente.

Mas, estranhamente, há silêncio e gargalhadas atrás de vós. Estão a gozar convosco, não percebem porque vocês estão a gritar!

Mas vocês gritam cada vez mais alto! Mas os outros continuam a desfrutar da vista, do prazer de estar no topo.

Quando finalmente todos os carros ultrapassam o topo, todos os passageiros começam a gritar em pânico ao mesmo tempo.

E vocês pensam: porque é que me meti nisto????

por AMR » 13/10/2007 5:38

Bem,

Com base na história, teoria de ciclos e ressalvando que não sou profeta e posso estar redondamente enganado:

Crash (de pânico) em meios-finais de Outubro.

Recuperação tímida a partir de Novembro (volto a entrar, continuará volátil mas em mínimos).

Injecção maciça de capital no final do ano.
Recuperação descomunal no primeiro trimestre de 2008.

Abraços,
AMR
http://www.alvaromrocha.com

PS - "Cenário" do qual me vou rir ou não quando (re)ler isto no próximo ano, ou melhor, o texto acima. :mrgreen:

E como já disse num outro post, com base nisto:

3rd Worst Stock Market Crash: 1906-1907
Key events: The "Panic of 1907" due to a credit crunch in New York, as well as gloom due to President Roosevelt's antitrust drive

Date Started: 1/19/1906
Date Ended: 11/15/1907

Total Days: 665
Starting DJIA: 75.45
Ending DJIA: 38.83
Total Loss: -48.5%

... E no padrão descrito nisto: http://en.wikipedia.org/wiki/Panic_of_1907

Soa familiar? :P
Editado pela última vez por AMR em 13/10/2007 19:27, num total de 1 vez.

Registado: 5/9/2007 8:28

por life as it is » 13/10/2007 2:13

meu-gôdo Escreveu:

Pois bem, está a acontecer o que comentámos: não houve breakout, e começaram as vendas a grande velocidade.

Como se podem proteger:

- Rezando aos anjinhos.

Olá a todos!
Usando as palavras do velho Greenspan esta é mesmo a
era da turbulência!
A bolsa parece "cataventos".

Maromatics seria possivel comentar o que se passou e o que acha que poderá suceder durante a próxima semana?
Gostava muito de saber a sua opinião.

Abraço a todos
"Nothing splendid has ever been achieved except by those who dared believe that something inside themselves was superior to circumstance."

Bruce Barton (1886 - 1967) American advertising executive, U.S. congressman

Registado: 25/8/2007 18:35

por Zorro » 12/10/2007 8:44

Esse senhor devia era levar com uma espada num certo sitio e depois punha cimento da minha TDU por cima...bem assim isto caia mesmo e o dólar ficava tão fraco que nem se fala...o Sarkozy manda bocas e mais bocas a pedir uma baixa dos juros e este vem dizer que quer que subam.Sempre que os mercados parecem acalmar vem sempre alguém que destabiliza...logo agora que o Trichet parecia que ia mudar de ideias e baixar...
Z

Registado: 31/3/2006 10:10

por iurp » 12/10/2007 8:35

Axel Weber diz
BCE pode ter de subir juros para um nível que restringe o crescimento económico
O governador do Banco Central Europeu (BCE), Axel Weber, diz que a autoridade monetária para a Zona Euro pode precisar de subir as taxas de juro para um nível que restrinja o crescimento económico para manter a inflação sob controlo.

--------------------------------------------------------------------------------

Sara Antunes
saraantunes@mediafin.pt

O governador do Banco Central Europeu (BCE), Axel Weber, diz que a autoridade monetária para a Zona Euro pode precisar de subir as taxas de juro para um nível que restrinja o crescimento económico para manter a inflação sob controlo.

"Se os riscos para a estabilidade de preços ameaçarem materializar-se, a política monetária não pode perder de vista o seu principal mandato – mesmo que isso signifique deixar de suportar uma economia robusta ou tornar-se restritiva", afirmou Axel Weber num documento citado pela Bloomberg.

O governador adianta que pode haver "a necessidade adicional" para aumentar as taxas de juro, dado a "esperada aceleração da inflação na Zona Euro nos próximos meses".

O BCE optou por manter a taxa de juro nos 4% em Outubro, com o presidente da autoridade monetária, Jean-Claude Trichet, a defender que são necessários mais dados para decidir sobre a evolução da taxa de juro de referência para a Zona Euro.

Em causa está o impacto da crise hipotecária norte-americana no crescimento económico, isto depois desta crise ter provocado fortes perdas nos mercados financeiros e uma carência de liquidez que obrigou os bancos centrais a injectarem capital no mercado.

Registado: 23/1/2006 23:54

por vitor79 » 11/10/2007 23:13

Era só para dizer que com isto tudo continuo com todos os indicadores positivos, incluindos os Nylons que também uso no meu sistema.

PS: nós estavamos claramente sobrecomprados e agora esta correção vem dizer que afinal o med ainda é muito, enquanto for assim estamos bem.
O problema ser´aquando isto acontecer e todos disserem, não é nada amanhã o caminho é de subida, só pode ser de subida.

Por isso vou aproveitar possiveis saldos para entrar ou reforçar.
A Tendência é Nossa Amiga.

Registado: 9/12/2006 20:01

por Enslaved » 11/10/2007 22:28

Só posso concordar com o meu-gôdo. È como saber sumar 2+2 :lol: . Poderá ser só uma mera correcção ou poderá ser algum mais. No presente momento ninguém sabe e acho que se poderá estar a fazer uma tempestade num copo de água :roll: . Com tanta ansiedade acredito que amanhã os mercados possam entrar em gap down mas com o passar do tempo esse nervosismo passe e até possam ficar neutros. Como estou liquido se calhar vou aproveitar possíveis saldos para comprar logo de manhã :lol:. Se tivesse posições abertas não venderia logo na abertura, mas cada um sabe de si :roll: .

Registado: 28/2/2007 18:24

por maromatics » 11/10/2007 22:20

Gôdo,

8-)

A ver vamos... :P

por meu-gôdo » 11/10/2007 22:13

maromatics, ninguém diz que não tens razão. O que me parece é que é precoce tirar tantas conclusões e ter tantas certezas com base no que aconteceu hoje. Para mim, foi um dia de trading normal e aquilo que aconteceu não me causou nenhuma preocupação nem permite tirar, do meu ponto de vista, qualquer tipo de conclusão, quando visto isoladamente. A realidade é esta. Alguns indices fizeram máximos que não foram acompanhados de aumento de volume. Ontem e hoje houve uma pequena retracção, mas continuam acima de suportes importantes de curto prazo. Enquanto assim for, os bulls têm a força do lado deles. Quando os suportes forem quebrados mandarão os bears. Para mim isto é simples. Hoje mandam os bulls. Amanhã logo se verá :wink:

Registado: 4/7/2006 19:54

por Prozac » 11/10/2007 21:03

Este verão realizou-se mais uma vez , uma prova do circuito mundial de surf em ribeira d'ilhas.
O mar estava muito fraco , mas deu gosto ver alguns profissionais da modalidade , conseguirem surfar com ondas que nem chegavam a 1 metro...

por maromatics » 11/10/2007 20:33

Meus caros,

Quem tiver acesso a uma bloomberg por favor tire o gráfico com a entrada OPIXNDXC, que mostra o volume de opções call abertas em cada momento.

O volume total de opções call abertas há 48 horas era de cerca de 45.000.

Esta manhã, foram fechadas cerca de 38.000, restando cerca de 7.195 em aberto.

Com a entrada OPIXNDXC poderão ver o volume de opções PUT em aberto, esta manhã eram cerca de 6.321, o que é um valor que se pode considerar baixo.

Os próximos dias mostrarão se as minhas palavras são exageradas.

por meu-gôdo » 11/10/2007 20:08

Quanto aos volumes o SPX fez volume ligeiramente inferior ao de ontem. O dia de maior volume esta semana foi na 3ª feira, curiosamente um dia em que o indice subiu...

por Prozac » 11/10/2007 20:01

Tenho impressão que os curtos se vão entalar forte e feio , depois deste fecho do spx...amanhã vão correr a fechar posições :roll:
Editado pela última vez por Prozac em 11/10/2007 20:12, num total de 1 vez.

por meu-gôdo » 11/10/2007 20:01

Como se podem proteger:

- Rezando aos anjinhos.

maromatics, parecem-me palavras exageradas. Dito isto até parece que invertemos a tendência. O SPX está positivo enquanto cotar acima dos 1540 pontos. Abaixo disto, a correcção é possível, mas referir que atingiremos os minimos de Agosto parece-me que ainda é muito precoce. Aguardemos pelas próximas sessões serenamente sem levantar ondas e com os stops colocados. A tendência ainda é ascendente...

por nunoand99 » 11/10/2007 19:35

A opcção 5 do maromatics é muito semelhante ao que tenho.

Longo em "CREDIT AGRICOLE" numa perspectiva de longo prazo. Curto em "BCP" para o curto prazo (1 ou 2 meses) e cerca de 40% liquidez.

Registado: 16/5/2005 21:38

por valves » 11/10/2007 19:25

o delay ocorre nas subidas, mas nao nas descidas, logo, qdo vier o "big dark day", ele virá, sem que tenhamos obrigatoriamente tenhamos ultrapassado maximos de 2000 (PRINCIPALMENTE, se as outras praças internacionais o tenham feito...)

desculpe mas não tinha reparado nesse seu comentario a verdade é que apesar de não termos ainda ido a maximos também não corrigimos tanto como corrigiram as outras praças (excepto o DAX )algumas vieram dos maximos aos minimos de Fevereiro :roll: nós (ainda) não fomos a maximos mas também não viemos aos minimos de fevereiro ... em tudo o caso está tudo em aberto ...
Aqui no Caldeirão no Longo Prazo estamos todos ricos ... no longuissimo prazo os nossos filhos estarão ainda mais ricos ...

Registado: 17/4/2004 15:36

por etcetras » 11/10/2007 19:17

Olá,

Como se podem proteger:

- Rezando aos anjinhos.

Boas macromatics. Temos então que aproveitar o facto de isto ainda estar a cair pouco e fazer um sell off, e tomando os lucros que se fizeram nas semanas passadas.

Esta queda está a ser feita com muito volume.

É melhor fechar posições perigosas....

Cuidado com os próximos minutos e com a abertura amanhã na Europa.

Abraço e BN

Registado: 3/4/2007 14:21

por valves » 11/10/2007 19:14

caro maromatics, deverá ler com atenção o que o barra escreveu porque sinceramente e com todo o respeito penso que é ele que está certo :wink:

Cumpts
Aqui no Caldeirão no Longo Prazo estamos todos ricos ... no longuissimo prazo os nossos filhos estarão ainda mais ricos ...

Registado: 17/4/2004 15:36

por maromatics » 11/10/2007 18:36

Olá,

Como se podem proteger:

- Rezando aos anjinhos.

por Enslaved » 8/10/2007 23:42

maromatics Escreveu:Rui,

O que o artigo da bloomberg quer dizer de uma forma simples é mais ou menos o seguinte:

Há uma quantidade enorme de opções CALL abertas (apostas que o mercado vai subir), e uma quantidade muito baixa de opções PUT (apostas que o mercado vai descer) abertas.

Até aqui tudo bem, significa apenas que o mercado está bull até hoje.

O problema, é que o que se está a passar é que os market makers estão a cobrar 8% mais caro para te vender uma PUT do que para te vender a CALL equivalente (inversa para o mesmo activo subjacente com o mesmo strike).

E isso não é nada normal: se há pouca procura para opções PUT, então é aparentemente muito estranho que as PUT estejam muito mais caras do que as calls, e o facto de assim ser só se explica num cenário em que o market maker, que sabe mais que nós e é muito batido nisto, estar a antecipar uma grande procura de PUTs em breve, tomando pois já esta decisão de pricing para limitar as suas perdas com as puts que vai emitir em breve.

Traduzido por miudos, isto quer dizer que:

- Apesar de haver hoje muito pouca procura para opções PUT , o preço destas está caríssimo, aliás, está a preços que só se viram antes do crash, o que faz supor que o market maker se está a preparar para limitar as suas perdas caso haja uma explosão na procura de PUTs.

- Hà muitas call abertas, e basta que estas se comecem a fechar por mero profit taking, que o mercado começa a cair, ainda antes de começarem a entrar os curtos (a comprar as PUT).

- Como as PUT estão caras, para cobrir posições vão ser precisas mais PUT, o que fará com que as quedas do mercado sejam ainda mais rápidas.

Ou seja, o mercado está históricamente complacente (muitas opções CALL, poucas PUT), e quando começar a regressar à normalidade, e fecharem parte das CALL, e forem abertas mais PUT, as quedas são inevitáveis caso não sejam absorvidas por grande procura compradora.

Seria uma espécie de "long squeeze" (a expressão não existe, inventei-a eu para descrever o inverso do short squeeze que faz dizparar os mercados em alta), e que poderá levar o mercado a cair à bruta.

Acredito que esta semana será esclarecedora.

Para quem é novo nisto: não há mal nenhum em ficar de fora na última dança...

Mais uma excelente explicação :clap: :clap: Obrigado :mrgreen:

Registado: 28/2/2007 18:24

por DC » 8/10/2007 22:09

Subscrevo :mrgreen:
Não só na bolsa mas tambem na vida não arrisques o necessário na esperança do superfluo.

Registado: 28/8/2007 23:49

por Rui Aires » 8/10/2007 22:02

Muito obrigado caro maromatics

Registado: 31/8/2005 14:07

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: aaugustobb_69, Dragon56, Google [Bot], jprgodinho, Opcard33, Phil2014 e 173 visitantes