Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Viver do trading

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por marcolopes » 10/10/2007 15:03

Ulisses Pereira Escreveu:Tudo o que for menos de 500 000 euros é insuficiente para alguém viver do "trading". Claro que durante uns tempos, com um capital bem menor, muitos podem viver nessa ilusão mas na minha opinião, só para montantes próximos daqueles, se pode pensar em ter como "trading" a única ocupação.

Um abraço,
Ulisses

Caramba Ulisses... 500 mil? Com estes "montantes" nem pensaria sequer em trading. Investimento garantido daria TODOS os frutos de que precisaria para substituir um BOM ordenado. Falo por mim.
Crise? Qual crise?

Registado: 20/11/2006 23:11

por Branc0 » 10/10/2007 14:21

Isso era obviamente de risco, tal como lhes expliquei que o meu dinheiro que lá estava era coisa que não me fazia falta.

Mas realmente, nestas coisas é melhor estar quieto e de boca calada. É por causa da probabilidade de perca que também não gosto de lhes dar palpites que depois podem dizer que a culpa é minha se o palpite corre mal.
Be Galt. Wear the message!

The market does not beat them. They beat themselves, because though they have brains they cannot sit tight. - Jesse Livermore

Registado: 8/8/2007 14:38

Re: Viver do trading

por AMR » 10/10/2007 14:20

velum Escreveu:[...] quais os membros deste forum que fazem do trading um "trabalho" a tempo completo sem qualquer outro tipo de rendimento.

Não sei, mas sei que pode não exigir "tempo completo" (tipo das 9 às 6, ou de sol a sol, embora acredite que possa haver malta entusiasmadamente acordada 24h, desde que toca a campaínha na bolsa do país do sol nascente até soar o final da sessão no velho oeste em direcção ao pôr do sol).

O Trading bem feito, muito bem feito, pode dar para viver. Com 10 000 eur, em dias bons, se se ganhar 1%, são 100 eur... 3% são 300... 300 por dia, são 6000 por mês, sendo que capitalizando, no mês seguinte, seriam 16000 para investir...

...mas...

...infelizmente...

10000 eur num dia, tb podem ser -10%, ou seja, vão 1000 à viola e só ficam 9000 para conseguir recuperar.

O que leva à seguinte questão...

velum Escreveu:Que montante de capital é necessario parar viver do seu trading?

Dependendo da disciplina: muito, ou mesmo muito. :wink:

É essa a quantidade certa, os 10 000 do exemplo anterior, são um exemplo que não contempla comissões, impostos de mais valias, as ferramentas adequadas (ex.: MetaStock Pro), o custo de ligação à Net, jornais da especialidade, livros da especialidade, o tempo de espera/pesquisa para se apostar todos os ovos no mesmo cesto (que teria que ser a solução com 10 000 - o que em termos de cálculo de risco rebenta com a escala, mas ainda há heróis - não?).

Se bem que sou dos que acho que trading pode ser uma actividade perfeitamente paralela e inobtrusiva (esta palavra existe?), aplicando o guito ganho (também) em outras actividades (rentáveis)... Mas isto vem de um tipo que é ainda solteiro, vive sozinho e é muito mau rapaz... :mrgreen:

Abraços,
AMR
http://www.alvaromrocha.com

Registado: 5/9/2007 8:28

por lutav » 10/10/2007 13:57

Jaimek Escreveu:
Branc0 Escreveu:A segunda opção é obviamente a mais simples. Eles dão-me o que querem investir, eu giro como se fosse a minha carteira, quando chegar o final do ano pago eu o IRS sobre as mais valias (a existirem) e dou-lhes o que sobra ou volta-se a investir. Não vendo razão para isto ser ilegal (trata-se no fundo de transferências de dinheiro entre pessoas individuais) não sei também até que ponto é que isto afectará o meu escalão de IRS.

Não te metas nisso. Não "brinques" com dinheiro que não é teu. Vai ficar com uma vida bastante stressante.

e passe a piada facil, perde saude, dinheiro.. e amigos!

:roll:

Registado: 22/9/2006 22:36

por rosario » 10/10/2007 13:51

Branc0,

e se tiveres um azar e perderes o teu dinheiro e o dos teus amigos?!

Ou numa versão mais suave, se chegares ao final do ano e não conseguires ganhar nada, como fazias? Tinhas que combinar um juro ou algo do género em que os teus amigos ficassem com o capital assegurado ou era um investimento de risco da parte deles?!

Registado: 27/9/2007 14:33

por Jaimek » 10/10/2007 13:51

Branc0 Escreveu:A segunda opção é obviamente a mais simples. Eles dão-me o que querem investir, eu giro como se fosse a minha carteira, quando chegar o final do ano pago eu o IRS sobre as mais valias (a existirem) e dou-lhes o que sobra ou volta-se a investir. Não vendo razão para isto ser ilegal (trata-se no fundo de transferências de dinheiro entre pessoas individuais) não sei também até que ponto é que isto afectará o meu escalão de IRS.

Não te metas nisso. Não "brinques" com dinheiro que não é teu. Vai ficar com uma vida bastante stressante.

Registado: 21/9/2007 16:30

por Branc0 » 10/10/2007 13:44

Não está de todo relacionado com o tema mas não me pareceu importante abrir um novo tópico. Se um dos administradores achar melhor fazê-lo por favor apague o post que eu volto a colocar a mensagem original num novo tópico.

Tenho alguns amigos (com ainda menos capital que eu, só me dou com malta pobre) que ficaram entusiasmados com a minha aventura na bolsa. Perguntaram-me este fim de semana se eu lhes dava umas dicas (recusei-me, pela simples razão de que as trading ideas que agora são boas podem revelar-se más num curto espaço de tempo, e eles não terão a disponibilidade/flexibilidade que eu tenho para trocar a carteira ou refugirar-me em liquidez com rapidez) ou se me importava de gerir uma carteira deles, disse na brincadeira só cobrando comissão mas nem me levaram a mal e até concordaram. A minha questão é se isto é legal.

Estive a olhar para o site da ATM e a ler sobre os clubes de investidores (pareceu-me o mais normal começar por aí) mas ao que me parece, além de ter que ter uma trabalheira para escrever estatutos e registar a associação, deu-me a entender que mesmo sendo gestor do fundo do clube ou presidente do clube não poderia ser remunerado. Portanto, tanta trabalheira para nada não me parece que esteja interessado.

A segunda opção é obviamente a mais simples. Eles dão-me o que querem investir, eu giro como se fosse a minha carteira, quando chegar o final do ano pago eu o IRS sobre as mais valias (a existirem) e dou-lhes o que sobra ou volta-se a investir. Não vendo razão para isto ser ilegal (trata-se no fundo de transferências de dinheiro entre pessoas individuais) não sei também até que ponto é que isto afectará o meu escalão de IRS.

As vantagens do segundo método seriam obvias, processo nada burocrático e aumento de capital para investir (que permite entre outras coisas uma maior diversificação do portfolio em que beneficiamos todos). Obviamente requer um nível de confiança muito elevado, presumindo que só poderei fazer isto realmente com os amigos e não com os "conhecidos".

Algum advogado/inspector das finanças por aqui? :)
Be Galt. Wear the message!

The market does not beat them. They beat themselves, because though they have brains they cannot sit tight. - Jesse Livermore

Registado: 8/8/2007 14:38

não

por macumba » 10/10/2007 11:59

podia estar mais de acordo com o que diz o Ulisses!

o montante inicial(para alÊm de todos os outros requisitos)é extremamente importante,até porque assim o trader é menos pressionado a ter mais valias bastante elevadas(em %),e óbviamente comete menos erros!

um ganho anual efectivo e continuado na ordem dos 15/20% é muito bom,de modo que com esse montante já se consegue um bom rendimento mensal(médio)

Registado: 7/2/2006 1:25

por Ulisses Pereira » 10/10/2007 11:19

Tudo o que for menos de 500 000 euros é insuficiente para alguém viver do "trading". Claro que durante uns tempos, com um capital bem menor, muitos podem viver nessa ilusão mas na minha opinião, só para montantes próximos daqueles, se pode pensar em ter como "trading" a única ocupação.

Um abraço,
Ulisses
"Acreditar é possuir antes de ter..."

Ulisses Pereira

Clickar para ver o disclaimer completo
Administrador Fórum

Registado: 29/10/2002 4:04

por StockGalaxy » 10/10/2007 11:15

De vez em quando aparecia por aí o castelbranco que segundo sei já vivia há uns anos apenas de trading.
Quanto ao capital que tinha disponível para o fazer ou do valor anual objectivo minimo que precisava para sustentar as suas despesas, não faço ideia.

Ultimamente não tenho visto posts dele no Caldeirão.

cumpts.

Lican
----------------------------------
nada na manga, tudo na mão.

Registado: 11/2/2006 21:08

por lutav » 10/10/2007 10:58

scpnuno explicitou tudo o que eu só deixei nas entrelinhas...

nada mais ha a acrescentar...

mas capital inicial suficiente para viver de bolsa (e algum traquejo de perfil e experiencia de bolsa), só sendo reformado! :lol:

beijos e abraços

por One » 10/10/2007 10:38

velum Escreveu:Boa noite a todos,

Gostaria de saber quais os membros deste forum que fazem do trading um "trabalho" a tempo completo sem qualquer outro tipo de rendimento.

Que montante de capital é necessario parar viver do seu trading?

Cpts,
TBF

O grande CEM há uns anos deixou por aí um post com todos esses cálculos,

aliás acho que o fez até mais que uma vez.

Portanto, tendo o incentivo de ter a "papinha toda feita" só resta fazer a pesquisa aqui no fórum.

Boa sorte.
"~Nothing new under the sun ~"

Registado: 7/11/2002 20:20

por scpnuno » 10/10/2007 10:09

O "viver de" seja lá o que for, trading incluído, tem muito a ver com o que se precisa para viver - só com esse parametro estabelecido, se pode ver o que se precisa para "viver de"

Se fores um moçinho solteiro e bom rapaz, a viver com os pais e sem encargos, podes viver do trading. Nos meses em que corre bem há borga, copos e incursões suicidas nos shoppings. Nos meses em que corre mal, vês o AXN em casa e pronto. A comida, a agua, a luz estão garantidos, portanto, não há stress.

Se fores um respeitavél senhor casado e pai de familia, com encargos de casa, carro, filhos, etc, aí a "porca já torçe o rabo". Porque infalivelmente, nas datas dos costume as contas aparecem (algumas até aparecem sem data) e não se compadecem do facto de "para a semana é que vai subir" ou "maldita crise do subprime".

Se foresum homem que já cumpriu o "dever civico" de contribuir para a sociedade, estás reformado (com uma reforma confortavél) e com os filhos "despachados" então, viver do trading não só é possivel como é saudavel, manter a mente em funcionamento, alerta, manter o interesse no mundo, nos acontecimentos - maravilha.

Mas estes parametros que mencionei (entre muitoooos outros) só podem ser estabelecidos pelo próprio. É muito dificil que alguém te diga "podes" ou "não podes". O melhor que posso dizer (e que aqui tem sido dito tantas vezes) é que não é boa ideia contar com a bolsa para as despesas do dia a dia. Vais acabar por ter que vender coisas fora de tempo para fazer face a encargos, etc.

Abraço
Editado pela última vez por scpnuno em 10/10/2007 10:15, num total de 1 vez.
Esta é a vantagem da ambição:
Podes não chegar á Lua
Mas tiraste os pés do chão...

Registado: 6/11/2004 17:26

por superbem » 10/10/2007 9:58

Só com muitos testes e paper-trading se poderá chegar a uma conclusão, para saber qual o capital necessário, qual a estrategia, etc.

Muito estudo.

cumps
Compra e venda online grátis
http://www.bpd.uni.cc

Registado: 16/2/2007 15:01

por rosario » 10/10/2007 9:53

Lutav Escreveu:
velum Escreveu:Stop.
Isto é so uma pergunta motivada por curiosidade.
Nada mais.

"Qual o montante que é necessario para viver do seu trading?"

foi por cauda desta frase, que respondi como respondi ;)

beijos e abraços

Se tiveres algo como 100.000€ penso que já podes "brincar" no trading, podes e deves investir em várias acções e traçar metas bem definidas, mas na actual conjectura de mercados, ou ganhas muuito ou perdes bastante...

O trading tem que ser visto com olhos bem apurados e a maior parte das vezes o que ganhas é uma grande dor de cabeça :roll:

Penso que essa idéia já passou pela cabeça de muitos por cá, mas sem ter um grande investimento e um fundo de reserva penso que é bem arriscado estar a fazer só trading sem ter outra fonte de rendimento.

:wink:

Registado: 27/9/2007 14:33

por lutav » 10/10/2007 8:41

velum Escreveu:Stop.
Nada mais.

"Qual o montante que é necessario para viver do seu trading?"

foi por cauda desta frase, que respondi como respondi ;)

beijos e abraços

por velum » 10/10/2007 8:29

Stop.
Nada mais.
" I don't hate fools, I pity them! "

Registado: 3/9/2007 23:23

por lutav » 10/10/2007 8:02

velum Escreveu:Boa noite a todos,

Gostaria de saber quais os membros deste forum que fazem do trading um "trabalho" a tempo completo sem qualquer outro tipo de rendimento.

Cpts,
TBF

nao vás por aí.. mesmo :wink:

o facto de fazeres essa pergunta, é mto mau sinal...

se estás a pensar em viver do trading (agora ou mais tarde), e nem sequer sabes qto achas que precisavas, ja tens um problema grave...

e depois, duvido que (posso estar enganado), quem viva só do trading (sem estar reformado :roll:) e sem ser profissional, venha aqui dizer-to (até porque devem haver mesmo poucas pessoas...)

beijos e abraços :)

Viver do trading

por velum » 9/10/2007 22:30

Boa noite a todos,

Cpts,
TBF
" I don't hate fools, I pity them! "

Registado: 3/9/2007 23:23

Anterior

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: CORTIÇA, PAULOJOAO, Shimazaki_2, VALHALLA e 119 visitantes