Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Warrants explicação básica

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por Navete » 1/11/2008 10:24

Grande Carcanhol!!!

Tão cedinho fora da cama!? Vais á missa!!!

Reza lá pela JM! :wink:

Pois, volatilidade joga a favor do Emitente, ele é que decide se a cotação do subjacente está aos saltos, ou se está flat... Tretas... Se nos Cof´s estiverem estacionados grandes volumes a um centimo de serem realizados... ele manipula essa volatilidade! :twisted:

Variavel temporal, o Emitente nem necessita de se chatear... é dinheiro em caixa para ele, supondo que o subjacente é daqueles molengas que não ata nem desata... sobe 0,5 no dia a seguir perde 0,5 Estás lixado só ai o teu W já perde por dia 2% na melhor das hipoteses.

É duro, actualmente tenho JM 5,2 DEC só pelo strike necessito 25% + Valor temporal outros 10% até 12DEC a JM tem de galgar 35% para vender ao preço que paguei...
Como diz o cego, a ver vamos...

Registado: 29/10/2007 16:09

por carcanhol » 1/11/2008 10:03

minos Escreveu: Se ficarmos dentro de um W algumas horas, ou poucos dias, até pode ser bastante lucrativo, mas prolongar no tempo à espera que atinja os tais 70% (ou até mais) é, quase sempre, fantasia!!

Cumprimentos
Minos

Exactamente aquilo é para ficar algumas horas ou dias nunca meses, salvo raras excepções!

Por vezes acontece a fantasia virar realidade mas é um em um milhão, estou-me a lembrar de um put sobre o BCP strike a 2,80 maturidade Março de 2008. Em Outubro de 2007 comprava-se por 10 cêntimos...sei lá algo parecido 5 cêntimos perto da maturidade, e com o BCP a 1,90€ o put valia 1€.

Mas em Outubro de 2007 quem éra o lúnático que comprava aquilo a fundo perdido acreditando que o BCP cotava abaixo dos 2€ em março de 2008?

Se alguém apostou nisso só pode ser lunático ou um visionário!

Mas neste caso a fantasia virou realidade, o mesmo se deve ter passado alguns put do DAX o 6000 por exemplo em Maio com o Dax nos 7000pts era um suicídio se alguem o comprou nessa altura está milionário!

Em Maio se a memória não me falha experimentei um call da Jerónimo. Entrei com a JM a 4,75 apanheio a 09 cêntimos nos dois dias segintes a JM caui e veio testar os 4,60...mas reagiu e subiu aos 4.80 e aos 4.90 e o preço mantinha-se inalterado foi preciso a JM pasar os 5€ se não me engano para eu conseguir despachar a 10 e safar as comissões!

Recentemente um amigo meu andou a transacionar Google, com maturidade em Dez com a cotação uns 100 a 150 USD abaixo do strike. O MM carregando na variável da volatilidade estabelecia um preço de 4 cêntimos po um produto que devia estar a 1 ou 2 cêntimos. De um dia para o outro Reduziram bastante a volatilidade (a seu belo prazer) e zás o preço caiu para 2. Depois de andar uns três ou quatro dias a 4 cêntimos a ver se alguém lhe pegava.

Desde que me foi feito esse relato, warrants com muitas variáveis e Out of money só depois de muitas contas e muitos minutos a olhar para gráficos!
"I love the semel of Dax in the morning,...semel´s like victory" frase famosa da autoria de um militar americano no Vietenam :mrgreen:

Registado: 16/11/2006 12:47

por minos » 1/11/2008 3:04

Curioso ver este post trazido cá para cima. Todas aquelas perguntas e respostas agora, uma ano depois, parecem absurdas. Mas o facto é que na altura foram muito importantes. Volto a agradecer a todos pela disponibilidade.

Já várias vezes se discutiu este assunto dos W's, um ano volvido e a experiência que tive foi muito má (também comecei no início deste bear). São produtos muito tentadores, mas muito enganadores. A ideia do lucro fácil com um investimento relativamente pequeno é errada. Por vezes acontece, mas são mais as vezes que não. Um dos maiores problemas é, como dizia muito assertivamente, o Charles, o valor temporal que reduz o valor do warrant enquanto o "diabo esfrega um olho". Hoje SEI (este tom de "voz" é mesmo para mim...calhau!) que mais vale entrar no subjacente e ir buscar 5%, ou pelo menos garantir uma perda limitada. Do que olhar para aqueles hipotéticos 70% (a visão cor-de-rosa de quem está de fora e pensa: humm... se tivesse comprado este W a 0,12€ e o tivesse vendido a 0,20€. Como se soubesse antecipadamente o fundo e o topo da vida daquele...desgraçado!!) e sonhar que aquela valorização poderia estar na minha carteira, arriscando muitas vezes de mais e acabando, também muitas vezes por perder de mais.

O factor maturidade também me enganou várias vezes. Olhava para aquele horizonte temporal e pensava: "ah, daqui a 9 meses o subjacente já atingiu o strike...na boa! Afinal são nove meses!". ERRADO! Até pode atingir o strike mas se ao valor do warrant na compra descontarmos todo o valor temporal até à maturidade, para ir buscar algum (nem que seja o break even) a cotação do subjacente tem de estar MUITO acima do strike. Mas naquele momento a GANÂNCIA a troco de uns tostões é tentadora.

Como podem adivinhar já perdi muito em W's e TW's, mas também já ganhei. Se ficarmos dentro de um W algumas horas, ou poucos dias, até pode ser bastante lucrativo, mas prolongar no tempo à espera que atinja os tais 70% (ou até mais) é, quase sempre, fantasia!!

Cumprimentos
Minos

Registado: 12/9/2007 14:14

por EuroVerde » 1/11/2008 2:36

Ao rever este post, esclareci as primeiras impressões. :oops:

Registado: 29/11/2007 11:19

por minos » 1/10/2007 22:41

Muito obrigado a todos pelo esclarecimento.

Cumprimentos

por Dialmedia » 1/10/2007 20:28

minos Escreveu:Este por exemplo seria um bom warrant para investir na realidade??

CZ Call Galp 9,5 Dez07

Ou seja possibilidade de comprar galp a 9,5€ na data de maturidade. Mas neste momento a cotação está a 10,83€. Muito provavelmente nunca chegará aos 9,5€.

No caso da acção chegar a dezembro nos 11€ este warrant possibilita comprar a 9,5€ ??? Isto não faz qualquer sentido, pois não? (para mim ainda não!!) Seria um negócio da china??

Os Warrants actuais são de liquidez financeira e não física. Isto significa que na data de maturidade recebes a diferença entre o valor a que cota a acção e o strike do warrant.

Tomando como exemplo a Galp, se na data de maturidade ela estiver a cotar a 11€, tu recebes 11€ - 9,5€ = 1,5€. A paridade desse warrant é 2 para 1, logo vais receber 0,75 cêntimos por cada warrant que tenhas. (1,5€/2)

Agora, porque é que não é um negócio da China? Porque para teres o direito de comprar Galp a 9,5€, tens que comprar warrants, e por esses warrants tens que pagar o que eles valham se tiverem in-the-money e ainda o valor temporal. O valor temporal é, a modos, o que estraga o negócio. Isto porque se não existisse valor temporal, só o valor teórico, se tu comprasses agora warrants e guardasses até à maturidade, e a galp mantivesse a mesma cotação, o teu lucro era 0. No entanto, como existe valor temporal, tens que esperar que a Galp suba para compensar a perda do valor do warrant à medida que este se aproxima do seu fim.

Neste momento esse warrant está a cotar a 0,88 cêntimos na venda. Se comprares a este preço e se quiseres ter lucro, tens que esperar que a Galp esteja acima dos 11,26€ na data de maturidade. (0,88x2 + 9,5€)

O teu raciocínio (errado) é muito frequente nas pessoas que querem entrar nos warrants, o que leva a que por vezes entrem de cabeça sem pensar "isto assim é fácil demais", e depois acontecem algumas desgraças a nível financeiro. As dúvidas que colocam aqui, apesar de simples, podem esclarecer muita gente e evitar esses maus negócios :D

Cumps.

Registado: 26/1/2007 17:07

Ainda há uma coisa que...

por StockGalaxy » 1/10/2007 20:01

Ainda há uma coisa que não percebo nos warrants.
Se o valor do warrants varia de acordo com a veriação do subjacente, como é que é possível os variar o valor do warrant após o fecho da Euronext Lisbon?

É legal fazer variar o valor de um warrant após ter fechado o mercado onde o subjacente transacciona?

Por exemplo hoje os warrants da SonaeCom continuaram a valorizar até às 21:00h (fecho EUA e limite de negociação dos mesmos) quando a Bolsa de Lisboa fechou às 16:30h e o títilo subjacente parou de ser transaccionado.

Lican
----------------------------------
nada na manga, tudo na mão.

Registado: 11/2/2006 21:08

por charles » 30/9/2007 22:42

minos Escreveu:Este por exemplo seria um bom warrant para investir na realidade??

CZ Call Galp 9,5 Dez07

Ou seja possibilidade de comprar galp a 9,5€ na data de maturidade. Mas neste momento a cotação está a 10,83€. Muito provavelmente nunca chegará aos 9,5€.

No caso da acção chegar a dezembro nos 11€ este warrant possibilita comprar a 9,5€ ??? Isto não faz qualquer sentido, pois não? (para mim ainda não!!) Seria um negócio da china??

heheheh não penses dessa forma pois tudo pode acontecer, é que se o subjacente neste caso a cotação do titulo GALP recua 2% num dia e outro tanto em mais 2 ou 3 sessoes facilmente ficas com o warrant out off money e passa a valer zero, e depois mesmo que o subjacente começe a recuperar, entretanto a variavel tempo impede o warrant de subir, eu percebo o teu raciocinio como o crude nao para de subir apostas que o warrant ambem suba mas tambem não te esqueças que os titulos por vezes corrigem muito e o PSI 20 está em maximos o mesmo aocntece com as bolsas mundiais ao minimo panico que haja isto recua em meia duzia de sessoes o suficiente para perderes muito ou mesmo tudo, pensa nisso.

cumpt
Cumpt

só existe um lado do mercado, nem é o da subida nem o da descida, é o lado certo

Registado: 9/6/2005 12:24

por velum » 30/9/2007 22:36

Sempre que vejo falar de warrants em foruns quase todos tratam do tema numa perspectiva de exercicio do W.

Sera que nimguem aqui vende o warrant, sem exerce-lo, antes da data de maturidade?
Não é este procedimento suposto ser mais frequente do que o proprio exercicio de um CW ou um PW?
Editado pela última vez por velum em 30/9/2007 22:46, num total de 1 vez.

Registado: 3/9/2007 23:23

por redhot » 30/9/2007 22:33

De uma forma muito simplista poderá se dizer que para esse call tens:

strike: 3.60
prémio: 0.62

Enquanto o subjacente estiver abaixo do strike o warrant está out-of-the-money. Significa que se venderes vais vender zero (perdes o prémio, não ganhas nada).

Para ganhares o subjacente terá de estar acima do strike deduzido do prémio que pagaste por ele. Se o BCP estiver a 4 e venderes os warrants então ganhas-te: 4-3.60-0.62 . Ou seja perdeste na mesma...

Depois existem variáveis "mágicas" que terás de ver antes de entrares no warrant: paridades, as gregas (theta, gamma, etc.) que medem a volatilidades, elasticidade, etc. e deverão ser estudadas.

Isto para os vanilla, depois tens os turbo e os inline que são diferentes.

Informação:

http://www.bigonline.pt/pdf/warrants/guiadewarrants.pdf

http://www.bigonline.pt/pdf/warrants/TURBOWARRANTS.pdf

http://www.bigonline.pt/pdf/warrants/Gu ... RRANTS.pdf

http://www.millenniumbcp.pt/site/conteu ... ndex.jhtml
Editado pela última vez por redhot em 30/9/2007 22:36, num total de 1 vez.
Monkey Trader

"Mais vale estar mais ou menos certo do que exactamente errado." [Warren Buffett]

Registado: 20/3/2007 18:26

por charles » 30/9/2007 22:30

minos Escreveu:Código?

Na lista de cotações de warrants do millennium aparece lá este:

CT Call DAX 8000 Out07

CT Call DAX 8000 Out07
Último Preço Quantidade Var.% Data / Hora
0,66 280650 8,19 2007-09-28 17:29:36
Compra 0,62 Venda 0,64
Abertura 0,56 Fecho 0,61
Mínimo 0,45 Máximo 0,68
Preço Médio 0,5893 Lote Mínimo
Quantidade Compra 15000 Quantidade Venda 15000
Características
Activo Subjacente DAX 30 Tipo de Exercício Americano
Tipo de Warrant Call Tipo de Liquidação Financeira
Preço de Exercício Moeda Subjacente EUR
Maturidade 2007-10-17 Emitente Citibank
Paridade 0,01 Data de Emissão 2007-07-31

já vi é o 7331c , há muitas variaveis que podem influenciar a cotação é melhor estudares primeiro no simulador, eu estou mais á vontade com os TW , mas analisa melhor no site do emitente.

cumpt
Cumpt

só existe um lado do mercado, nem é o da subida nem o da descida, é o lado certo

por minos » 30/9/2007 22:25

Código?

Na lista de cotações de warrants do millennium aparece lá este:

CT Call DAX 8000 Out07

CT Call DAX 8000 Out07
Último Preço Quantidade Var.% Data / Hora
0,66 280650 8,19 2007-09-28 17:29:36
Compra 0,62 Venda 0,64
Abertura 0,56 Fecho 0,61
Mínimo 0,45 Máximo 0,68
Preço Médio 0,5893 Lote Mínimo
Quantidade Compra 15000 Quantidade Venda 15000
Características
Activo Subjacente DAX 30 Tipo de Exercício Americano
Tipo de Warrant Call Tipo de Liquidação Financeira
Preço de Exercício Moeda Subjacente EUR
Maturidade 2007-10-17 Emitente Citibank
Paridade 0,01 Data de Emissão 2007-07-31

por charles » 30/9/2007 22:18

charles Escreveu:
minos Escreveu:Obrigado Charles, mas de facto o que me falta é a interpretação directa de um exemplo real.

Por exemplo este:
CZ Call BCP 3,6 Dez07

1 - significa que terei a opção de compra de acções do bcp na data de maturidade a 3,60€?

2- Até lá se a cotação se for aproximando desse strike o warrant valoriza? Possibilitando-me vende-lo antes da data com alguma mais-valia?

Obrigado

Não te esqueças que os warrants perdem valor temporal á medida que se aproxiam o strike, no teu primeiro exemplo a valorização não é assim tão linear e directa, tenta perceber atraves da calculadora ...

https://citibankinternational.co.uk/por ... 74&intab=3

cumpt
Cumpt

por minos » 30/9/2007 22:16

Este por exemplo seria um bom warrant para investir na realidade??

CZ Call Galp 9,5 Dez07

por charles » 30/9/2007 22:13

minos Escreveu:Obrigado Charles, mas de facto o que me falta é a interpretação directa de um exemplo real.

Por exemplo este:
CZ Call BCP 3,6 Dez07

1 - significa que terei a opção de compra de acções do bcp na data de maturidade a 3,60€?

2- Até lá se a cotação se for aproximando desse strike o warrant valoriza? Possibilitando-me vende-lo antes da data com alguma mais-valia?

Obrigado
Cumpt

por minos » 30/9/2007 22:11

Obrigado Charles, mas de facto o que me falta é a interpretação directa de um exemplo real.

Por exemplo este:
CZ Call BCP 3,6 Dez07

Obrigado

por charles » 30/9/2007 22:04

Warrants Autónomos
Os warrants autónomos são valores mobiliários que dão ao seu titular o direito, mas não a obrigação, de comprar – Call Warrant – ou vender – Put Warrants – um determinado activo a um preço pré-determinado e até ou em uma data pré-estabelecida. Em termos prácticos um warrant é uma opção que é negociada em Bolsa sob a forma de um título. Esta característica, entre outras, oferece vantagens significativas face a outros instrumentos: facilidade de negociação, diversidade (activos subjacentes, maturidades, preços de exercício, etc), possibilidade de investir montantes reduzidos, flexibilidade, transparência, liquidez e perda de capital limitada ao preço pago pelo warrant.

Atendendo ao tipo de direito inerente ao Warrants existem dois tipos de warrants:

Call Warrant
Um Call Warrant dá ao seu titular o direito, mas não a obrigação, de comprar o activo subjacente em condições pré-definidas. Na maioria dos casos, os warrants autónomos dão direito ao seu titular o direito de receber a diferença, se positiva, entre o preço do activo subjacente numa determinada e o preço pré-definido (preço de exercício).

Put Warrant
Um Put Warrant dá ao seu titular o direito, mas não a obrigação, de vender o activo subjacente em condições pré-definidas: a um preço pré-determinado e até ou numa data pré-definida. Na maioria dos casos, os warrants autónomos dão direito ao seu titular o direito de receber a diferença, se positiva, entre o preço pré-definido (preço de exercício) e o preço do activo subjacente numa determinada.

Um investidor que tenha uma expectativa de subida do preço de um determinado activo, pode concretizar essa expectativa através de um Call Warrant sobre esse activo.

Um investidor que tenha uma expectativa de descida do preço de um determinado activo, pode concretizar essa expectativa através de um Put Warrant sobre esse activo.

Elementos Essenciais dos Warrants:
Activo Subjacente
O titular do warrant tem o direito de comprar, vender ou receber a diferença entre dois valores de um determinado activo: designado por activo subjacente.

Os activos subjacentes aos warrants autónomos podem ser: acções, índices, taxas de câmbio, taxas de juro, cabazes de acções, etc.

Antes da decisão de comprar um warrant o investidor deve fazer uma análise do activo subjacente. Com base nessa análise e na formação de uma expectativa sobre a evolução do mesmo e em que horizonte temporal poderá reunir os elementos essenciais para seleccionar o warrant mais adequado e que permitirá obter melhores resultados se a expectativa se concretizar.

Preço de Exercício
As condições em que o titular tem direito a comprar ou vender o activo subjacente são determinadas no momento da emissão. O preço ao qual poderá exercer o seu direito é designado por preço de exercício. Nos casos em que o titular tem o direito a receber a diferença, se positiva, entre o valor do activo subjacente calculado em momentos distintos, o valor de reembolso é:

Call Warrant: o titular tem o direito a receber a diferença, se positiva, entre o valor do activo subjacente na data de exercício e o valor do preço de exercício;

Put Warrant: o titular tem o direito a receber a diferença, se positiva, entre o valor do preço de exercício e o preço do activo subjacente na data de exercício;

O preço de exercício é determinado no momento de emissão e não se altera durante a vida do warrant, excepto se, por exemplo para warrants emitidos sobre as acções de uma determinada empresa, se verificarem determinadas alterações no capital dessa mesma empresa (aumento de capital, stock-split, etc). Este tipo de ajustamentos são descritos nos prospectos de emissão ou admissão à negociação.

Data de Maturidade
A data de maturidade é a data até ou na qual o titular tem o direito de exercer os direitos inerentes aos warrants. A partir desta data os warrants caducam e extinguem-se todos os direitos inerentes (de comprar ou vender) os direitos inerentes aos warrants.

Paridade ou rácio
A paridade ou rácio determina a relação entre o número de warrants equivalente a uma unidade do activo subjacente. Por exemplo, uma paridade de 0,01 (1/100) significa que um warrant corresponde a 0,01 de uma unidade do subjacente, ou de outra forma, para ter o direito de comprar ou vender uma unidade do activo subjacente são necessários 100 warrants.

Estilo
Se o titular do warrant é detentor de um direito, tem de estar estabelecido em que momento é que pode exercer esse direito:

Nos casos em que o investidor pode exercer o direito em qualquer momento até à data de maturidade, trata-se de warrants estilo Americano.
Nos casos em que o investidor pode exercer o direito inerente ao warrant exclusivamente na data de maturidade, trata-se de warrants estilo Europeu.
Tipo de Exercício
Quando exerce o direito inerente aos warrants (de compra ou de venda), o titular do warrant pode:

Receber/entregar o activo subjacente contra pagamento/recebimento do preço de exercício. Neste caso diz-se que existe entrega física do activo subjacente.
Receber em dinheiro a diferença, se positiva:
para os Call Warrants: entre o preço de mercado do activo subjacente e o preço de exercício;
para os Put Warrants: entre o preço de exercício e o preço de mercado do activo subjacente;
Neste caso diz-se que existe liquidação financeira do exercício do warrant.

O tipo de entrega no momento do exercício é definido no momento da emissão e não se altera ao longo do prazo de vida do warrant.

Nos warrants autónomos a maioria inclui o exercício através de liquidação financeira. Na data de maturidade existe ainda a possibilidade de os warrants serem exercidos automaticamente ou não. Tal como as outras condições de cada emissão em concreto de warrants, deve consultar o respectivo prospecto de emissão ou admissão à negociação.
Cumpt

por minos » 30/9/2007 22:03

Obrigado Velum, de facto entendo que seja um warrant bastante arriscado, serviu só a titulo de exemplo.

Quem quiser esclarecer mais qualquer coisa, agradeço.

Cumprimentos a todos

por velum » 30/9/2007 21:45

Ola minos,

Ja tenho andado aqui a discutir warrants e a ler um bom livro.
Se não me engano acho que se pode responder SIM aos dois pontos que relevaste, mas tambem acho que esse warrant é demasiado arriscado por causa da data de maturidade ser excessivamente proxima da data actual.

No entanto, se a tua AT ao DAX te mostrar que ele conseguira ultrapassar os 8000 dentro de 2 semanas então força e sobretudo coragem :)

PS: Tu não podes comprar titulos de indices, caso queiras exercer o teu W, ficaras com o saldo correspondante a diferença entre o valor da compra do W e o valor do W chegado a maturidade.

Os outros confrades do forum que me corrijem se estiver enganado!

Boa noite.

Registado: 3/9/2007 23:23

por minos » 30/9/2007 21:39

Será isto?

Warrants explicação básica

por minos » 30/9/2007 20:52

Boa noite, desculpem-me a newbisse mas será que esta minha interpretação está correcta?

O bcp tem entre muitos o seguinte warrant:

CT Call DAX 8000 Out07

Neste momento o DAX está em 7861.51.

O preço do warrant é de 0,62 €
a data de maturidade é 17.10.07

1 - Isto significa que o warrant valoriza com a aproximação aos 8000 pontos? Porque é um call, certo?

2- Inclusive se à data de maturação, ou até lá, o indice DAX ultrapassar os 8000, a sua valorização é ainda maior, pois dá-me a opção de "comprar" (call) o índice (caso fosse possivel) a 8000 estando ele, neste caso mais elevado?

Parece-me confuso, mas de facto embora já tenha lido tanto ainda falta-me o aspecto prático básico para compreender a mecânica.
Mais uma vez desculpem lá qq coisinha.

Boa noite.

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Google Adsense [Bot], Jonas74, latbal, luislobs, nbms2012, PAULOJOAO, Pmart 1, Shimazaki_2 e 72 visitantes