Caldeirão da Bolsa

A ilusão da decisão de amanhã sobre taxas de juro

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por Branc0 » 20/9/2007 21:29

maromatics Escreveu:Pois bem, começa a parecer que o Ulisses tinha razão.

Quem sabe, sabe.

Porquê? Querias que fosse sempre a subir não? :P

Pode ter ou não razão, mas não é por um dia de queda a seguri a um rally daqueles que se vai tirar conclusões. Dar tempo ao tempo é importante.
Be Galt. Wear the message!

The market does not beat them. They beat themselves, because though they have brains they cannot sit tight. - Jesse Livermore

Registado: 8/8/2007 14:38

por maromatics » 20/9/2007 20:41

Pois bem, começa a parecer que o Ulisses tinha razão.

Quem sabe, sabe.

Registado: 25/1/2007 18:53

por Pollito » 19/9/2007 13:12

maromatics Escreveu:Olá a todos,

Antes de mais gostaria de vos cumprimentar a todos e dizer que estive ausente das lides por razões pessoais, regressando agora gradualmente.

Acredito que o Ulisses tem razão (não tenho que fundamentar porque o tópico é dele :P ).

Se me é permitido lançar uma acha para a fogueira, vou juntar uma "teoria da conspiração" (Ulisses, sei bem que não aprova, mas desde já peço desculpa por ser só desta vez):

Como sabe, a actividade de uma suposta "plunge protection team" está largamente comentada em muitas fontes na Internet.

Nâo sei se a PPT existe ou se não, mas para os que acreditem que ela existe, então os mercados vão descer nos próximos dias porque a PPT terá que ter uma pausa na sua actividade, agora que "parece" que tudo está bem.

Ou seja, quem acredite que há uma PPT, então acredita também que ela estava a suportar o mercado até agora, e que agora vai parar de o fazer para poder ter o pulso à coisa e ver se o mercado se aguenta.

Ulisses, desculpe ter vindo com este argumento para o seu tópico, prometo que não volto a especular com coisas sérias.

Um dia destes recomeço com a AT, quando isto acalmar.

Abr.

Não foi preciso actuar!Quem comanda a task-force financeira é o presidente e optaram por mandar o FED baixar as taxas eheheh
Human vs Algorithm

Registado: 3/7/2007 22:28

por maromatics » 19/9/2007 12:40

Olá a todos,

Antes de mais gostaria de vos cumprimentar a todos e dizer que estive ausente das lides por razões pessoais, regressando agora gradualmente.

Acredito que o Ulisses tem razão (não tenho que fundamentar porque o tópico é dele :P ).

Se me é permitido lançar uma acha para a fogueira, vou juntar uma "teoria da conspiração" (Ulisses, sei bem que não aprova, mas desde já peço desculpa por ser só desta vez):

Como sabe, a actividade de uma suposta "plunge protection team" está largamente comentada em muitas fontes na Internet.

Nâo sei se a PPT existe ou se não, mas para os que acreditem que ela existe, então os mercados vão descer nos próximos dias porque a PPT terá que ter uma pausa na sua actividade, agora que "parece" que tudo está bem.

Ou seja, quem acredite que há uma PPT, então acredita também que ela estava a suportar o mercado até agora, e que agora vai parar de o fazer para poder ter o pulso à coisa e ver se o mercado se aguenta.

Ulisses, desculpe ter vindo com este argumento para o seu tópico, prometo que não volto a especular com coisas sérias.

Um dia destes recomeço com a AT, quando isto acalmar.

Abr.

Registado: 25/1/2007 18:53

trends

por Razao_Pura » 19/9/2007 11:50

Olá!

A mim parece-me que a volatilidade tem sido grande nos ultimos tempo e acho que o cenário é mais para rallies do que para maratonas.
A tendência de mlp é claramente bull o que não impede que o pessoal apanhe uns sustos valentes de vez em quando.
Eu pessoalmente prefiro um pouco de adrenalina de vez em quando do que o marasmo das lateralizações que se verificaram em 2005 por exemplo.
Bons trades.

R.P.
Anexos
S&P500.png
S&P500.png (0 Bytes) Visualizado 2571 vezes
Trade the trend.

Registado: 5/11/2002 19:00

por tiopatinhas » 19/9/2007 7:50

Ontem bem profetizaste abertura com alcapões :lol: :lol: :lol: Será que alguns já não vêem ao de cima :?:
Impressionante como, perante uma intervenção destas os problemas pura e simplesmente desapareceram :lol: :lol:
Bom pessoal, vamos todos comprar casas e pronto, a coisa foi-se :roll: :lol:

Ps.Hoje tivemos oportunidade de verificar que afinal estamos perante bolsas cheias de engraxadores e ... mais não digo :idea: Até fiquei sem folgo...

Registado: 17/3/2005 14:58

por Jiboia Cega » 19/9/2007 7:45

Como eu disse no tópico da SON, passada a tesão do mijo, vamos lá então ver se ainda sobra alguma coisa a preços decentes :mrgreen:

Abraço e BN
Jibóia

Registado: 21/3/2006 10:46

por The Mechanic » 19/9/2007 7:30

:lol: :lol: :lol:

Parecia que iam tirar o pai da forca !!!!!!

Que abertura tão mexida...

A ver se agora vem pra baixo as gapadas , pra não deixaram gapões abertos , a ver se um gajo consegue comprar alguma coisa que esta gente não deixou por a mão em nada desde as 8h00 .

Parece o Mercado que acaba às 8h30 . Tenhem calma, minhas senhoooooras !!! Dá pra todos e ainda devem sobrar acções ...

Um abraço e um bom dia pra todos ,

The Mechanic
" Os que hesitam , são atropelados pela retaguarda" - Stendhal
"É óptimo não se exercer qualquer profissão, pois um homem livre não deve viver para servir outro "
- Aristoteles

http://theflyingmechanic.blogspot.com/

Registado: 16/12/2004 15:48

por atomez » 19/9/2007 3:25

A teoria vigente era que para conter a inflação os bancos centrais deviam controlar a emissão de dinheiro de modo a que o crescimento da massa monetária em circulação crescesse de acordo com o crescimento da economia (PIB).

Isso é feito regulando a taxa de juro que define o preço do dinheiro de modo a estabilizar a procura de crédito ao nível pretendido.

Lendo o livro do Greenspan apercebi-me de uma coisa curiosa.

Esse tio usou uma teoria inovadora - a taxa de juro deve ser definida de modo a que a massa monetária cresça de acordo com a produtividade.

Tenho a impressão que é por isso que a economia americana tem crescido a uma taxa quase o dobro da europeia desde a era Greenspan.
As pessoas são tão ingénuas e tão agarradas aos seus interesses imediatos que um vigarista hábil consegue sempre que um grande número delas se deixe enganar.
Niccolò Machiavelli
http://www.facebook.com/atomez

Registado: 4/11/2002 22:48

por Garfield » 19/9/2007 0:18

e já falam em mais reduções de 1%!!! agora o mercado vai querer manipular a FED?!?

Bloomberg Escreveu:Pimco's Gross Says Fed to Cut Rates to at Least 3.75% (Update1)

By Michael McKee and Deborah Finestone

Sept. 18 (Bloomberg)

-- Bill Gross, manager of the world's biggest bond fund at Pacific Investment Management Co., said <b><u>the Federal Reserve may cut interest rates another 1 percentage point to ease stress on the economy driven by a housing slump</b></u>.

Fed policy makers lowered their target for the overnight lending rate between banks a half-percentage point to 4.75 percent at a scheduled meeting in Washington today, the first reduction since June 2003.

``Housing will provide the impetus to lower and lower fed fund yields,'' Gross said in an interview from Newport Beach, California.

Confidence among U.S. homebuilders tied a record low in September as more lending restrictions and higher borrowing costs concerned buyers, a private report showed today.

<b>To keep economic growth near 2.5 percent or 3 percent, that implies ``ultimately at least a <u>3.75</u> percent destination for fed funds</b>,'' Gross said.

<u>Only twice in the last 20 years has the Fed started a rate cutting cycle with a half-point reduction</u>, Gross said. Both times, the economy fell into recession, he said.

``I'm not suggesting we do that here,'' Gross said. ``I'm suggesting the Fed has their eye on housing.''

Gross, who manages the $104.4 billion Pimco Total Return Fund, has been predicting for a year that the Fed will lower rates in 2007.

``Today's action is intended to help forestall some of the adverse effects on the broader economy that might otherwise arise from the disruptions in financial markets,'' the Federal Open Market Committee said in a statement after meeting in Washington. The central bank will ``act as needed to foster price stability and sustainable economic growth.''

Slowing Economy

Pimco now expects the U.S. economy to slow even more in the next 12 months than earlier this year, according to Paul McCulley, a managing director at the firm.

U.S. gross domestic product will grow 1.25 percent to 1.75 percent in the next 12 months, compared with a forecast in March that the economy would grow 2 percent to 2.5 percent, McCulley wrote in comments posted on the firm's Web site today.

``If that is the case, the Fed has to start now and start significantly in their downward trek,'' Gross said.

U.S. gross domestic product rose at a 4 percent annual rate in the second quarter, the Commerce Department said last month.

The yield on two-year notes fell 9 basis points, or 0.09 percentage point, to 3.98 percent at 7:30 p.m. in New York, according to bond broker Cantor Fitzgerald LP. The price of the 4 percent security maturing in August 2009 rose 5/32 or $1.56 per $1,000 face value, to 100 1/32.

Flagship Fund

The Total Return Fund has earned 4.17 percent this year through yesterday, outperforming the average intermediate bond fund by 0.42 percentage point, according to data from Morningstar, the Chicago-based research firm.

Gross said the firm has been buying mortgage-backed debt guaranteed by government-chartered Fannie Mae and Freddie Mac, the largest sources of money for U.S. home loans.

``There is nothing toxic about those mortgages,'' Gross said ``They have very high yields.''

The difference in yields on 10-year Treasury notes and Fannie Mae's current-coupon 30-year fixed-rate mortgage bonds shrank to 130 basis points, from 150 basis points in mid-August.

Pimco, a unit of Munich-based insurer Allianz SE, managed $692.7 billion as of June 30.

Registado: 9/2/2005 4:29

por Vodka7 » 18/9/2007 23:30

Nada que já não tenha acontecido, assim visto de relance, caiu +- de 1997 a 1998 e depois foi só subir até 2000.

Registado: 10/11/2005 21:53

por Branc0 » 18/9/2007 23:06

Quedas durante um ano e meio e depois continuação do actual Bull Market :?:

Oh Ulisses... tanto tempo a cair morreu o touro. Isto da Bolsa não é o Campo Pequeno, isto é Barrancos :twisted: :mrgreen:
Be Galt. Wear the message!

The market does not beat them. They beat themselves, because though they have brains they cannot sit tight. - Jesse Livermore

Registado: 8/8/2007 14:38

Ulisses

por mcarvalho » 18/9/2007 23:02

Este tipo de bitaites não fundamentados não podem ser aceites aqui no Caldeirão se queremos continuar a manter o mesmo nível.. por isso peço-te que na próxima evites este tipo de comentários ou seremos obrigados a convidar-te a escolher outro fórum.

mcarvalho

Ps :) :) um grande abraço
mcarvalho

Registado: 17/2/2004 1:38

por Ulisses Pereira » 18/9/2007 22:53

Mais a frio, com os mercados fechados, pouco tenho a acrescentar. Para já está tudo a correr sem surpresas em relação ao cenário que considerava mais provável: corte de taxas (restava saber de quanto), seguido de um ressalto que pode durar um dia, uma semana ou até um mês. Veremos se o resto do cenário se concretiza, ou seja, as quedas para o médio prazo.

Ontem dizia à Marta que se pudesse arriscar um "bitaite" sem ter queo fundamentar, diria que teriamos umas subidas de semanas, depois quedas ligeiras durante um ano e meio (quase em jeito de consolidação) e depois continuação do actual "Bull Market". E agora peço a um moderador que me dê na cabeça por eu não conseguir justificar isto.

Um abraço,
Ulisses
"Acreditar é possuir antes de ter..."

Ulisses Pereira

Clickar para ver o disclaimer completo
Administrador Fórum

Registado: 29/10/2002 4:04

Re: curto prazo é bull...cuidado com o long

por nunoand99 » 18/9/2007 22:27

Green October Escreveu:subidas na 4a e 5a...na 6a feira subida residual ou fecho neutro...

prox. semana...hmmm...ou neutro ou quedas

concordo com cenario pouco animador mas no curto prazo (max. 1 mês) ainda vai haver subidas mas muita volatilidade

Red October? 10 de Outubro outra vez?
(sob o nick Nostradamus fiz uma vez uma previsao notavel...fim do bear market a 10/10/2002...nesse dia o mercado inverteu...sou um visionário LOL)
quem sabe...vou usar de novo as cartas do meu baralho mágico :mrgreen:

Concordo a 100% se bem que desconfio que a volatilidade maior já passou.

Talvez a fase de graça ainde dure mais uns meses (resultados do 1º trimestre do ano que vem???), mas a confirmar-se este corte nas taxas acompanhado com redução nos lucros (e já começou com o Lehman em que -3% de repente parece óptimo) e as descidas vão estar aí com grande probabilidade.

Relativamente ao estudo desde 1954, não pode ser comparado o periodo pré 1984-1986 com o posterior pois ambos tem leituras distintas pela alteração de politica monetária que ocorreu por todo o Mundo Ocidental ao longo desses anos até ao dia de hoje.

Registado: 16/5/2005 21:38

curto prazo é bull...cuidado com o long

por Green October » 18/9/2007 21:03

subidas na 4a e 5a...na 6a feira subida residual ou fecho neutro...

prox. semana...hmmm...ou neutro ou quedas

concordo com cenario pouco animador mas no curto prazo (max. 1 mês) ainda vai haver subidas mas muita volatilidade

Red October? 10 de Outubro outra vez?
(sob o nick Nostradamus fiz uma vez uma previsao notavel...fim do bear market a 10/10/2002...nesse dia o mercado inverteu...sou um visionário LOL)
quem sabe...vou usar de novo as cartas do meu baralho mágico :mrgreen:
Green but not span

Registado: 12/11/2002 2:58

por cax » 18/9/2007 20:45

Pata-Hari obrigado pelo comentário.

Mas relativamente ao enfraquecimento do dolar deixa-me algumas duvidas, pois todos esses investimentos obrigam a muita deslocalização de recursos sejam eles humanos ou outros, da Europa para Africa. É verdade de parte do investimento vai sair mais barato mas tambem existe outro que vai sair mais caro.

Sendo os contratos em dolares o investimento pode ser inferior mas o retorno tambem o será.

Até que ponto a balança será positiva?

Obrigado.

Registado: 27/11/2006 20:22

por Mr. Scalper » 18/9/2007 20:43

a bolsa é um jogo psicologico!! como tal pensar o que vai na cabeça de cada um é fundamental... e o que irá acontecer nos proximos dias é facil de perceber!! amnha vai tudo as compras, aproveitando a euforia e os saldos... e depois? depois voltaram aparecer as noticias que ninguem gosta, um resultado menos bom e sabem o que vai aconteçer? pois é, ao minino sinal dos futuros no vermelho e aqueles que compraram iram disparar vendendo de imediato aproveitando alguns mais valias rapidas, voltando tudo ao mm... o resultado do terceiro trimestre será fundamental para determinar se continuamos em bull e se teremos bear

Registado: 2/8/2007 18:38

por Pata-Hari » 18/9/2007 20:38

cax Escreveu:Pessoalmente acredito, que a ideia que fica da redução da taxa de juro mostra que o crescimento económico é uma das principais preocupações do FED que estão atentos aos possiveis efeitos da crise. Parece também que os mercados gostaram da referida redução, basta olhar para a valorização de hoje dos indices americanos.

Mas a mim preocupa-me mais o longo prazo, e é por isso que gostaria de saber a vossa opinião.

1- Sabendo que a referida redução vai implicar um enfraquecimento do dolar, ate que ponto poderá prejudicar o desempenho das empresas portuguesas? Nomeadamente das construtoras,pois a grande aposta passa por Africa e a moeda forte continua a ser o dolar.

2- A nivel da economia europeia, até que ponto poderá ser afectada? O desenvolvimento económico tem sido feito tambem as custas de taxas de juro bastante baixas e não há sinais do BCE seguir o exemplo do FED, bem pelo contrário.

Gostaria comentários.

Cax, se o dolar continuar a enfraquecer, mais barato sai às empresas portuguesas investimentos a serem feitos em dolares.

Os mercados europeus vão acompanhar os americanos, por arrasto... o que for bom para as américas, será bom para nós por essa via. Naturalmente, podes podes tentar medir é o impacto do aumento do custo das importações por parte dos americanos e até que ponto é que isso vai ter impacto nas empresas europeias exportadoras. Sabendo isso, se calhar fará sentido procurar empresas para investir menos dependentes do mercado americano para os seus resultados ou o exacto oposto: procurar empresas americanas cujos resultados melhores com aumento de exportação para a europa (isto implica também uma aposta cambial em como a prazo o dolar não manterá este trend de valorização, algo que pode não ser verdade no curto-prazo).
Administrador Fórum

Registado: 25/10/2002 17:02

por cax » 18/9/2007 20:34

Pessoalmente acredito, que a ideia que fica da redução da taxa de juro mostra que o crescimento económico é uma das principais preocupações do FED que estão atentos aos possiveis efeitos da crise. Parece também que os mercados gostaram da referida redução, basta olhar para a valorização de hoje dos indices americanos.

Mas a mim preocupa-me mais o longo prazo, e é por isso que gostaria de saber a vossa opinião.

1- Sabendo que a referida redução vai implicar um enfraquecimento do dolar, ate que ponto poderá prejudicar o desempenho das empresas portuguesas? Nomeadamente das construtoras,pois a grande aposta passa por Africa e a moeda forte continua a ser o dolar.

2- A nivel da economia europeia, até que ponto poderá ser afectada? O desenvolvimento económico tem sido feito tambem as custas de taxas de juro bastante baixas e não há sinais do BCE seguir o exemplo do FED, bem pelo contrário.

Gostaria comentários.

Registado: 27/11/2006 20:22

por valves » 18/9/2007 20:27

já agora e para acabar este raciocinio o actual bull Market iniciado em 2003 é filho de uma politica de taxas de juro muito baixas - aliás historicamente baixas - começada muito antes de 2003 sendo que só em 2003 foi visivel nos mercados ...
Aqui no Caldeirão no Longo Prazo estamos todos ricos ... no longuissimo prazo os nossos filhos estarão ainda mais ricos ...

Registado: 17/4/2004 15:36

por AMR » 18/9/2007 20:17

Hmm,

Dois dias de euforia, mas depois cai tudo, ou então com mais algumas notícias bem colocadas começa o "scalp" trading, prologando a agonia mas diminuindo a dor.

Há muito em jogo, desde obrigações de estado a liquidez de bancos centrais, muita contabilidade engenhosa, e o risco de deflação, que tendo em conta o pior cenário, se calhar seria, dos piores, o melhor cenário (deflacionar; e depenar os produtos derivados sem controle).

Descer tanto apenas o assume (o problema), não resolve, prolonga, e pode ser que "se resolva"... uma guerra aqui, um embargo ali, uns despedimentos colectivos acolá e nunca se sabe.

Se entre todos, ninguém tem crédito de ninguém para pagar as dívidas a todos (e é ESTE o problema), qual é a solução?

Sendo que apenas apologistas do apocalípto acreditam no colapso do mercado, algo que nunca irá acontecer por motivos óbvios (impedem-no os mesmo que levam ao dito, ergo, apologistas passivos/activos/discretos/nao existentes de corrupção, alavancagem fingida e branqueamento), eu diria que a não haver mudança de paradigma, continuaremos com números a fingir e safe-se quem puder, até à próxima guerra... e parece-me que o Irão se está a colocar muito a jeito... e com as tropas no Iraque ali tão perto. :mrgreen:

Abraços,
AMR
http://www.alvaromrocha.com

PS - Sei que os USA estão totalmente tesos, mas a França parece acreditar numa simbiose sinergética... (e no entretanto aumenta o défice à China, que deveríamos aproveitar enquanto exploram desumanamente os trabalhadores e a moeda está sub-valorizada, antes que venha outra crise, com o reconhecimento merecido dos direitos laborais e quality control na China)

PPS - O derradeiro ataque terrorista seria económico

PPPS - Tá na hora de (eu) ir (mesmo, com cana e tudo) pescar, pois a contar com a euforia de amanhã, devo tar fora com break even, com ordens de hoje, e no dia depois de amanhã, se não houver neve (para quem viu o filme), começam os "puts", shorts, e migração maciça para debaixo do colchão...
Editado pela última vez por AMR em 18/9/2007 20:29, num total de 3 vezes.

Registado: 5/9/2007 8:28

por Paionense » 18/9/2007 19:47

Tb concordo com a visão do The Mechanic, apenas com uma nuance. Por certo que o mercado já está à espera que o numero não seja muito grande, mas se o numero vier muito para baixo das estimativas acredito que isso venha a ter algum impacto nos mercados uma vez que pode afectar o futuro das empresas.

Abraço
JP

Registado: 28/6/2007 16:26

por valves » 18/9/2007 19:46

a questão que aqui que se coloca é a de perceber em que conjuntura se fazem estas quedas das taxas de juro, por exemplo num mercado bear poderá levar muito tempo a fazer sentir-se os efeitos em todo o caso a leitura que faço do mercado não é bear pelo que a descida das taxas mostra apenas a determinação do FED em acabar com este problema - em Portugal se repararmos bem as taxas de crescimento economico têm sido muito baixas na verdade podemos estar ainda numa frase um pouco mais atrasada do ciclo no outro dia alguem referiu que precisamos da construção para termos taxas de crescimento interessantes - eu concordo - ora ainda estamos numa fase de arranque das grandes obras publicas pelo que as expectativas são favoraveis para a economia ...

Cumpts
Editado pela última vez por valves em 18/9/2007 20:17, num total de 3 vezes.
Aqui no Caldeirão no Longo Prazo estamos todos ricos ... no longuissimo prazo os nossos filhos estarão ainda mais ricos ...

Registado: 17/4/2004 15:36

por The Mechanic » 18/9/2007 19:43

joao4702
Se calhar vai fazer muito sentido ler o post em maisculas e a negrito daqui a uns dias...

... e se calhar , não.

algarvio , os numeros das casas , agora é semi-quase-irrelevante.
É claro que ninguem está à espera que tenham sido vendidas muitas casas .Se a crise estava instalada ! O que interessa agora é o futuro . E as perspectivas, de repente, melhoraram !!
Aliás, em Bolsa o que interessa sempre é o futuro . Ninguem negoceia sobre o passado ! Olha-se para o passado pra adivinhar o futuro , porque o que se negoceia, é o futuro das cotações e não o seu presente ou passado .

Um abraço ,

The Mechanic
" Os que hesitam , são atropelados pela retaguarda" - Stendhal
"É óptimo não se exercer qualquer profissão, pois um homem livre não deve viver para servir outro "
- Aristoteles

http://theflyingmechanic.blogspot.com/

Registado: 16/12/2004 15:48

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: aaugustob69, Ferreiratrade, Google Adsense [Bot], latbal, malakas, Masterchief, Mavericks7, mjcsreis, OCTAMA, PAULOJOAO, Phil2014, PXYC, Shift72, Shimazaki_2, trilhos2006, VALHALLA, yggy, zulu404 e 80 visitantes