Caldeirão da Bolsa

A ilusão da decisão de amanhã sobre taxas de juro

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Re: Pata

por Paionense » 18/9/2007 19:40

joao4702 Escreveu:
Pata-Hari Escreveu:SIM, JOÂO! NÂO PRECISAS DE FICAR SEM UNHAS A TECLAR ISSO TÂO ALTO! A MALTA NÂO SE CHATEIA SE ESCREVERES SEM O CAPS E SOBRETUDO SEM O BOLD! ALIÁS, PROMETO QUE TE LEREMOS COM MAIS ATENÇÂO EM LETRAS NORMAIS!

EU VOU TER CAUTELA: NAS ESCADAS E A ATRAVESSAR A RUA!
nos mercados, parece-me que já está tudo tão cauteloso que já estou a ver o potencial de quedas a esgotar.


Se calhar vai fazer muito sentido ler o post em maisculas e a negrito daqui a uns dias...


Acho que nada justifica esses caps, mas tu lá sabes!
Ou es daquelas pessoas que precisam de gritar para levar a sua opinião avante? Aqui se todos nos respeitarmos todos seremos respeitados.

Um abraço
JP
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 954
Registado: 28/6/2007 16:26
Localização: Figueira da Foz

por algarvio_ » 18/9/2007 19:35

Clinico, a venda de casas novas é divulgada amanha (19/Set), de acordo com o Jornal de NEgócios
 
Mensagens: 169
Registado: 19/6/2006 22:57
Localização: Faro

por vitcosta2 » 18/9/2007 19:33

A verdade é que nunca baixaram muito e hoje mais 2 %, e nós neste marasmo.
Vítor Costa
 
Mensagens: 262
Registado: 29/6/2005 16:56

Pata

por joao4702 » 18/9/2007 19:32

Pata-Hari Escreveu:SIM, JOÂO! NÂO PRECISAS DE FICAR SEM UNHAS A TECLAR ISSO TÂO ALTO! A MALTA NÂO SE CHATEIA SE ESCREVERES SEM O CAPS E SOBRETUDO SEM O BOLD! ALIÁS, PROMETO QUE TE LEREMOS COM MAIS ATENÇÂO EM LETRAS NORMAIS!

EU VOU TER CAUTELA: NAS ESCADAS E A ATRAVESSAR A RUA!
nos mercados, parece-me que já está tudo tão cauteloso que já estou a ver o potencial de quedas a esgotar.


Se calhar vai fazer muito sentido ler o post em maisculas e a negrito daqui a uns dias...
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 574
Registado: 21/9/2006 10:04
Localização: S. João da Madeira

taxas

por Clinico » 18/9/2007 19:13

Hehe...por agora, os 50 pontos são o melhor que nos podia acontecer e subscrevo totalmente o Mechanic. Mas enquanto o pau vai e vem, descansam as costas.

Segundo li no Fogueiro, os números das vendas das casas em Agosto saiem a 25 deste mês, pelo que até lá pode haver baile do jive acelerado.

A maçada é que habitualmente o raio do PSI anda mole comparado com as outras praças e seus entusiasmos são habitualmente nas descidas...Não seria possivel excluir o BCP do PSI durante umas semanitas??? :mrgreen:

Bem segurem-se e agarrem-se aos componentes que habitualmente se soltam com mais facilidade (o chapéu, claro) que amanha há lançamento, nalgumas cotadas em gap up.
A não ser que o PSI continue a precisar do viagra... :mrgreen:

Abraços e bons sonhos :lol:
Clinico
 
Mensagens: 6662
Registado: 1/6/2003 0:13

Fonte: DE

por Cabecorra » 18/9/2007 18:43

Depois de 17 aumentos consecutivos (ACT.) 19:15

Reserva Federal corta taxa de juro para os 4,75%
Depois de 17 aumentos consecutivos dos juros para os 5,25%, a Reserva Federal (Fed) norte-americana decidiu hoje efectuar um corte de 50 pontos percentuais na sua taxa de juro de referência para os 4,75%. Deste modo, o banco central presidido por Ben Bernanke cumpre as previsões dos analistas, com o objectivo de controlar as crescentes pressões inflacionistas.

Tiago Figueiredo Silva


Em comunicado, a Fed adianta que “o crescimento económico manteve-se moderado durante a primeira metade do ano, mas a contínua rigidez das condições do crédito tem potencial para intensificar a correcção do mercado imobiliário e impedir o crescimento económico de uma forma geral”.


“A acção de hoje tem como objectivo abrandar alguns dos efeitos adversos para a economia real, de outra forma poderão surgir de rupturas nos mercados financeiros, e promover o crescimento moderado por muito mais tempo”, sublinha a Reserva Federal.


“As leituras sobre as perspectivas de aumento da inflação core aumentaram de forma modesta este ano. No entanto, o Comité considera que ainda persistem alguns riscos inflacionistas e vai continuar muito atento aos desenvolvimentos nesta questão”, revela o documento.


“Desde a última reunião do Comité que os desenvolvimentos nos mercados financeiros têm aumentado a incerteza sobre as perspectivas económicas. O Comité vai continuar a vigiar estes e outros desenvolvimentos económicos e vai actuar sempre com o objectivo de manter a estabilidade dos preços e promover a sustentabilidade do crescimento económico”, conclui a Fed.


Desde Junho de 2004 a Fed subiu 17 vezes consecutivas a sua taxa de juro de referência com o objectivo de controlar as crescentes pressões inflacionistas através da moderação do crescimento económico, mas desde Junho de 2006, altura em que aumentou a taxa em 0,25 pontos percentuais, que a entidade não mexia no preço do dinheiro.


Assim cumprem-se as previsões dos analistas, com a Fed a colocar um fim a 13 meses de estabilidade nas taxas de juro desde que abandonou a sua política económica acomodatícia em Junho de 2006, altura em que aplicou um aumento de 0,25% para os actuais 5,25%.
Ganhar ou perder é desporto.
Mas é sempre preferível ganhar!! :D
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 168
Registado: 24/8/2006 23:18
Localização: Cá em baixo

por The Mechanic » 18/9/2007 18:40

É bom ou mau !?!?!?

The Mechanic :
Se for de 0,50 , os Mercados irão aplaudir e ir-se-á certamente iniciar um rallie de curto prazo . Criará confiança pra um eventual facilitar do suplantar do problema da crise das hipotecas , que é o que interessa no curto prazo , pois é o que mais preocupa os Mercados . No entanto, tapa a cabeça , mas destapa os pés , uma vez que dá azo a outros riscos tão ou mais sérios que este em termos Macro-Económicos .
Se se der este corte de 0,50 , nem os próximos numeros que estão pra sair ( que o vitor79 fala ) terão muita importancia ...


Podes ver pela reacção dos Mercados Americanos que ... é bom !!!

Vê só o que a CTCM disse há bocado em comunicado aos accionistas :

É visto como uma tomada de posição forte , face ao actual problema , mais premente , que é a Crise hipotecária dos States . A inflacção ( pelos numeros que saíram ) está "controlada" , portanto, acharam que havia que sanar agora o problema das "subprime" ...foi o que fizeram com este corte .


Agora é...


... 8-) RALLY ! 8-) !!!

Boa Quarta-feira , que amanhã cheira-me a gap-up`s em barda !!


Um abraço ,

The Mechanic
" Os que hesitam , são atropelados pela retaguarda" - Stendhal
"É óptimo não se exercer qualquer profissão, pois um homem livre não deve viver para servir outro "
- Aristoteles

http://theflyingmechanic.blogspot.com/
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 4564
Registado: 16/12/2004 15:48
Localização: Sintra

por Nyk » 18/9/2007 18:37

Fed reduz juros em 50 pontos base para afastar cenário de recessão
A Reserva Federal dos EUA optou hoje por reduzir a sua taxa de juro de referência em 50 pontos base quando a maioria dos economistas e investidores esperava um corte de apenas 25 pb. A autoridade monetária teme que a crise do "subprime" conduza a uma recessão económica.

--------------------------------------------------------------------------------

Ana Filipa Rego
arego@mediafin.pt



A Reserva Federal dos EUA optou hoje por reduzir a sua taxa de juro de referência em 50 pontos base quando a maioria dos economistas e investidores esperava um corte de apenas 25 pb. A autoridade monetária quer afastar a possibildiade da crise do "subprime" conduzir a uma recessão económica.

Esta é primeira vez que a autoridade monetária da maior economia do mundo efectua um corte nos juros desde 2003 e é superior ao que o consenso das estimativas do mercado. A maioria dos economistas aguardava uma descida de apenas 25 pontos.

"O crescimento económico foi moderado durante o primeiro semestre do ano, mas o aperto vivido nas condições do crédito tem potencial para intensificar a correcção no mercado imobiliário e restringir o crescimento económico de forma mais generalizada", justificou o Comité que decide as taxas de juro.

A mesma fonte considera mesmo que "os desenvolvimentos nos mercados financeiros desde a última reunião regular do comité aumentaram a incerteza em torno das previsões económicas".

Por isso, o comité "vai continuar a observar os efeitos desses e de outros desenvolvimentos nas perspectivas económicas e vai agir da forma necessária para estabilizar os preços e sustentar o crescimento económico".

Segundo a Bloomberg, esta redução acima do esperado da Fed sugere que os responsáveis da autoridade monetária norte-americana vêem sérios riscos de uma recessão económica devido a esta crise.

A expansão, que seria pelo sexto ano consecutivo, está ameaçada pela perda de postos de trabalho e pelos problemas que enfrenta o mercado habitacional.

Os EUA enfrentam uma crise no mercado hipotecário, o "chamado "subprime", e que tem levado os bancos centrais a intervirem no mercado no sentido de ajudar a minimizá-la. O mercado teme que a crise possa levar a um abrandamento da economia norte-americana. As próprias bolsas têm sido bastante afectadas por esta crise.

O BNP Paribas considera mesmo que existe 45% de probabilidade de a economia norte-americana entrar em recessão, com a actual crise do mercado hipotecário. A instituição prevê que as perdas provocadas pelo "subprime" atinjam os 300 mil milhões de dólares.

Perante estes receios a Fed já tinha efectuada um corte mas na sua taxa interbancária. No dia 17 de Agosto, a Reserva Federal (Fed) reduziu a sua taxa de desconto em 50 pontos base para 5,75% de 6,25%, e não descartou a possibilidade de efectuar novos cortes para acalmar a crise no mercado de crédito de alto risco.

Hoje foi a vez de baixar a taxa de juro de referência, pela primeira vez em quatro anos e mais do que o esperado. Desde Junho de 2006 que a mesma se situava nos 5,25% depois do ciclo de subidas de dois anos.
"A incerteza dos acontecimentos,é sempre mais difícil de suportar do que o próprio acontecimento" Jean-Baptista Massilion.
"Só sabemos com exactidão quando sabemos pouco; à medida que vamos adquirindo conhecimentos, instala-se a dúvida"Johann Goethe
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 12186
Registado: 2/9/2005 12:45

por Ertai » 18/9/2007 18:30

Amanhã já sabemos bem o que vai acontecer ao PSI20...

Será uma questão de realmente saber se isto não é apenas o inicio do fim definitivo do Bull Market de 2003-2007

Subscrevo a opinião do Ulisses relativamente às taxas de juro, mas até podemos adiar a vinda do Bear Market se os cortes não continuarem tão agressivos como foi o de hoje.

Apesar deste movimento, ainda não estou a ver o SP500 fechar muito positivo este mês.
Esperarei por rallies mais sérios em Novembro/Dezembro.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 2140
Registado: 11/5/2003 12:11
Localização: Lisboa

por Pata-Hari » 18/9/2007 18:15

nyk, se o resto dos mercados acharem que é bom, é bom para o psi.

A questão é entender a leitura que o mercado fará deste corte. Se o mercado achar que esta descida significa que o fed está francamente preocupado com a economia, pode cair. No entanto, a teoria diz-nos que um corte de taxas representa um alivio financeiro enorme para as empresas e na teoria isso é positivo para os resultados das empresas (logo, para os mercados).
Avatar do Utilizador
Administrador Fórum
 
Mensagens: 20972
Registado: 25/10/2002 17:02
Localização: Lisboa

4tr

por luislobs » 18/9/2007 18:15

Para recordar 19.23 horas

dow 13596
nasdaq 2621
sp 1501

Veremos agora as reacçoes ate ao final.

.
.

É preciso viver..nao apenas existir.
 
Mensagens: 2449
Registado: 19/2/2007 10:01

por SoEu » 18/9/2007 18:13

Al Escreveu:Fed reduz juros em 50 pontos base para 4,75%

http://www.jornaldenegocios.pt/default. ... tId=302562


Gostva de saber porque eu não vejo esta notícia lá!!!
 
Mensagens: 76
Registado: 14/9/2006 19:54

por Nyk » 18/9/2007 18:13

É BOM OU MAU ESTE CORTE DE 0,5% PARA O NOSSO PSI20?
"A incerteza dos acontecimentos,é sempre mais difícil de suportar do que o próprio acontecimento" Jean-Baptista Massilion.
"Só sabemos com exactidão quando sabemos pouco; à medida que vamos adquirindo conhecimentos, instala-se a dúvida"Johann Goethe
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 12186
Registado: 2/9/2005 12:45

por zecarioca » 18/9/2007 18:12

hum...os mercados vão desconfiar
o que tinham preferido era 0.25 e palavras a dizer que o importante era o crescimento e não a inflação
 
Mensagens: 33
Registado: 30/8/2007 17:04

por MSM » 18/9/2007 18:10

0.5%!!!!!!!

:mrgreen: :mrgreen:
 
Mensagens: 300
Registado: 18/5/2006 9:16

por Alv111 » 18/9/2007 18:10

Fed reduz juros em 50 pontos base para 4,75%
A Reserva Federal dos EUA decidiu reduzir a sua taxa de juro de referência em 50 pontos base (pb) para 4,75%, dos anteriores 5,25%. Esta é primeira vez que a autoridade monetária da maior economia do mundo efectua um corte nos juros desde 2003 e é superior ao que o consenso do mercado estava à espera. A maioria dos economistas aguardava uma descida de apenas 25 pontos.

--------------------------------------------------------------------------------

Jornal de Negócios Online
negocios@mediafin.pt


A Reserva Federal dos EUA decidiu reduzir a sua taxa de juro de referência em 50 pontos base (pb) para 4,75%, dos anteriores 5,25%. Esta é primeira vez que a autoridade monetária da maior economia do mundo efectua um corte nos juros desde 2003 e é superior ao que o consenso do mercado estava à espera. A maioria dos economistas aguardava uma descida de apenas 25 pontos.


http://www.jornaldenegocios.pt/default. ... tId=302562
 
Mensagens: 56
Registado: 18/12/2003 11:44
Localização: Barreiro

por PJBM2 » 18/9/2007 18:07

wow, isso de repente animou!
Paulo Moreira
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1037
Registado: 17/1/2003 19:11
Localização: Porto

por Pata-Hari » 18/9/2007 18:02

SIM, JOÂO! NÂO PRECISAS DE FICAR SEM UNHAS A TECLAR ISSO TÂO ALTO! A MALTA NÂO SE CHATEIA SE ESCREVERES SEM O CAPS E SOBRETUDO SEM O BOLD! ALIÁS, PROMETO QUE TE LEREMOS COM MAIS ATENÇÂO EM LETRAS NORMAIS!

EU VOU TER CAUTELA: NAS ESCADAS E A ATRAVESSAR A RUA!
nos mercados, parece-me que já está tudo tão cauteloso que já estou a ver o potencial de quedas a esgotar.
Avatar do Utilizador
Administrador Fórum
 
Mensagens: 20972
Registado: 25/10/2002 17:02
Localização: Lisboa

Humm...

por joao4702 » 18/9/2007 17:39

A COISA QUE MAIS QUERIA ERA QUE A FED MANTIVESSE OS JUROS NA % ACTUAL.

ISTO PORQUE NA MINHA OPINIÃO A TENDENCIA DESCENDENTE INCICIADA EM JUNHO/JULHO DEVERÁ MANTER-SE POR UNS BONS ANOS CASO OS CORTES DEMOSTREM FRAGILIDADE NO CRESCIMENTO ECONÓMICO DAS EMPRESAS!!! RESSALTOS??!! HOUVE QUEM APANHASSE MUITA PORRADA NESTE ÚLTIMO RESSALTO.

RECOMENDO MUITA CAUTELA AOS MAIS DISTRAIDOS!

A BOLSA NÃO FUNCIONA COMO A ECONOMIA PORQUE A BOLSA PREVÊ A ECONOMIA. HÁ QUEM DIGA QUE A BOLSA ANDA 6 MESES À FRENTE, MAS DEFENDO QUE ANDA MUITO MAIS...

A VER VAMOS...
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 574
Registado: 21/9/2006 10:04
Localização: S. João da Madeira

por Pollito » 18/9/2007 17:29

Não resisti ao corte da frase eheheh

Bom de um modo geral as opiniões divergem quanto ás taxas de juro. Eu defendo que este aumento gradual que foi efectuado ao longo dos anos foi prejudicial às empresas e consumidores e que neste momento reduzir é mais positivo.
A minha atenção vai-se focar na forma como se vai lidar com a regulação à concessão de crédito pois quanto ao que está feito veremos que consequências terá pois nem 'eles' sabem. Daí andarem aos poucos a amansar a fera à medida que ela se evidencia com os instrumentos de que dispõem.
Quanto á estatística, cuidado porque induz muitas vezes em erro. O 'estima-se que...', o 'em média...','estatísticamente...' encaixam como uma luva mas costumam ter gato.

abraço
Human vs Algorithm
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 539
Registado: 3/7/2007 22:28
Localização: ★Al-Gharb★

Re: Re

por JAS » 18/9/2007 16:01

JAS Escreveu:Temos que recordar que a maior parte dos empréstimos terão mais de 5 anos e foram tomados a uma taxa inicial mais elevada.

Pollito Escreveu:[Ah sim? e em 5 anos com o aumento de venda de casas não conta para os numeros? Serão assim tão poucos? Duvido...


A maior parte dos empréstimos são a 25 anos ou mais portanto a estatística dirá que "em média" foram constituídos "há mais de 10 anos".

E seria a média seria só "10 anos" se nos anos mais recentes tivesse havido um aumento significativo na compra de habitação própria o que nem parece ser o caso.

Não me parece que a taxa média quando os empréstimos foram feitos seja inferior à actual.

JAS Escreveu:A variação da taxa de juro não altera significativamente as prestações...

Pollito Escreveu:...FIXAS mas altera (e tem vindo exponencialmente a alterar) as VARIÁVEIS.


Não podes cortar a minha frase ao meio!
As prestações mensais são constituídas por duas parcelas "amortização do capital"+"juros da dívida"
Se fizeres umas continhas verás que "em média" a primeira parcela é bastante maior do que a segunda.
(excepto nos primeiros anos das "prestações fixas" em que estás a pagar apenas juros e quase não amortizas o capital)

A outra coisa que terás que contabilizar é a inflacção.
Pagar 200 euros/mês há 10 anos será menor que pagar 200 euros hoje...

Um abraço,
JAS
Na Bolsa como no Poker há que ter uma boa mão...
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 6499
Registado: 5/11/2002 0:05
Localização: Lisboa

por Pollito » 18/9/2007 15:59

Touro Escreveu:Há uma pergunta que gostaria de partilhar aqui. Será que o petróleo aos níveis que está, e falando-se já que pode chegar aos 95 dólares por barril, prognostica um abrandamento da economia?


OPPPSSSSS!!!
Epáaa tocaste na ferida.
Calma, deixa o Bush&Ca facturar mais algum pelo menos até ás eleições.

PS: muito bem visto, já agora relacionar os movimentos do petróleo com a economia norte-americana e europeia ao longo das DÉCADAS será boa idéia? eheheheh :twisted: :twisted:
Human vs Algorithm
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 539
Registado: 3/7/2007 22:28
Localização: ★Al-Gharb★

Re: as

por Camisa Roxa » 18/9/2007 15:57

macumba Escreveu:estatisticas,infelizmente contrariam o que se têm escrito neste tópico :?

segundo um estudo efectuado esta semana pelo wall street journal,a verdade é que o corte de juros têm um efeito muito especifico e muito claro sobre as bolsas :!:

recuando o estudo até 1954,o que é bem demonstrativo,a verdade é que em 11 vezes em que se começaram a baixar os juros,em 10! destas vezes,ao fim de um ano as bolsas subiram,e apenas uma vez desceram(e foi em 2001,no rebentamento da bolha técnológica)!


macumba, tal como disse no meu post anterior, essas estatísticas que apresentas dão razão à teoria económica tradicional...

agora o que eu disse também é que essas estatísticas deixaram de ter validade nos últimos 15 anos: como tu bem disseste, já em 2001 o corte das taxas de juro não levou a qualquer subida das bolsas, pelo contrário!

ou seja, alteraram-se as circunstâncias que prevaleceram até aos anos 90 em que o corte das taxas de juro provocava subida dos mercados de capitais

e que alterações foram essas?

basicamente passou a haver bolhas insustentáveis em 2000 estourou a das dot.com, agora a do imobiliário, falta ainda a bolha global de crédito)

dessas bolhas decorre tudo o resto: o próprio perfil de risco dos investidores mudou em virtude da abundância de crédito.

Antigamente, quando as taxas de juro subiam o risco dos mercados de capitais não compensava face ao investimento em produtos de menor risco remunerados pela taxa de juro

Contudo, durante a última subida das taxas de juro nos EUA isto já não se verificou. Existe tanta liquidez nos mercados que mesmo com taxas de juro altas o dinheiro continua a afluir aos mercados de capitais e já não foge para os produtos indexados à taxa de juro

Adicionando a isto a democratização do acesso aos mercados de capitais provocada pela internet, não é arriscado dizer que essas estatísticas perderam o sentido... fundamentalmente porque as premissas em que assentava o modelo económico do passado alteraram-se radicalmente desde os anos 90
Editado pela última vez por Camisa Roxa em 18/9/2007 16:13, num total de 1 vez.
Imagem
Free Minds and Free Markets
... forecasting exchange rates has a success rate no better than that of forecasting the outcome of a coin toss - Alan Greenspan (2004)
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 2475
Registado: 5/11/2002 11:27
Localização: Leiria

por vithenri » 18/9/2007 15:55

Para refletir

Paulo Moutinho
paulomoutinho@mediafin.pt


O número de norte-americanos em risco de perder as suas habitações mais do que duplicou em Agosto, em termos homólogos, à medida que os proprietários viram as suas prestações mensais, indexadas a taxas variáveis, disparar.


De acordo com os dados divulgados pela RealtyTrac, citados pela agência Bloomberg, os bancos enviaram notificações de incumprimento a um número recorde de 108.716 proprietários durante o mês de Agosto.

Este número (108.716) compara com as 42.144 notificações enviadas no mesmo mês do ano anterior, ou seja, mais do que duplicaram as intimações emitidas pelas entidades financeiras.

Esta notificação é enviada quando estão passados 90 dias do prazo de pagamento das prestações. Segundo a RealtyTrac, os Estados onde se verificou maior nível de incumprimento, durante o mês de Agosto, foram a Califórnia e a Florida.

O incumprimento no pagamento das prestações mensais dos créditos à habitação deve-se, em grande parte, à elevada taxa de juro de referência dos EUA (utilizada como indicador para as taxas variáveis).

Ben Bernanke, presidente da Reserva Federal dos EUA, irá anunciar ao final da tarde a decisão da autoridade relativamente ao preço do dinheiro. A taxa está nos 5,25% e, segundo os analistas, poderá ser reduzida em 25, ou mesmo, 50 pontos base.
Abraço
Henri
 
Mensagens: 172
Registado: 19/5/2006 14:10
Localização: Massamá

por Auditor » 18/9/2007 15:53

Infelizmente concordo contigo fiódor. Agora imagina o que vai acontecer ao mercado se por acaso não houver corte na taxa de juro.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 746
Registado: 28/6/2007 13:25
Localização: S joao

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: aaugustob69, Ferreiratrade, Google [Bot], Google Adsense [Bot], latbal, malakas, Masterchief, Mavericks7, mjcsreis, OCTAMA, PAULOJOAO, Phil2014, PXYC, Shift72, Shimazaki_2, trilhos2006, VALHALLA, yggy, zulu404 e 85 visitantes