Off Topic - Onda de assaltos!
Pode ser que agora com a liberalização do aborto deixemos de ter menos casos destes.
Claro que sito leva tempo...
É que está provado que nos EUA houve uma descida dramática dos crimes violentos quando passou a ser permitido fazer aborto.
Filhos indesejados tinham grande probalidade de se tornarem nos criminosso do futuro...
Claro que sito leva tempo...
É que está provado que nos EUA houve uma descida dramática dos crimes violentos quando passou a ser permitido fazer aborto.
Filhos indesejados tinham grande probalidade de se tornarem nos criminosso do futuro...
- Registado: 16/5/2005 21:38
Marco
Hehehe... já sêi que és acérrimamente contra a Pena de Morte e que tal já aqui foi discutido muitas vezes e que não tarda muito , tás em brasa
. Mas é que este assunto "puxa mesmo" o debate...
Ineficaz!? Nada disso ! O que há de mais eficaz do que tirar a vida daqueles que tiraram a vida dos outros . A eficácia é tanta, que eles não voltam a matar !
Eu não quero dissuadir os outros futuros assassinos ! Eu quero punir os que assassinaram !
Mas aí é que está ! Pra isso é que existem Juizes que aplicam penas ! Se não há qualquer duvida que o individuo matou ( e estou a falar de casos como um Faustino Cavaco ou do Serial Killer que matou as miudas ), então ele deve pagar com a vida as vidas que tirou .
Se existem duvidas , não pode haver pena de morte , obviamente .
Ou mesmo em casos de , por ex. , certas mortes por negligência em que um individuo adormece ao volante e mata um desgraçado qualquer que ía a passar , tambem não acho correcto uma pena de morte ou uma de prisão perpétua .
A pena de morte que eu defendo é para esses individuos que o fazem de propósito .
Quem mata porque nãotem o menor respeito ou não não o minimo valor à vida dos outros , merece morrer .
Mas se é a unica forma de lidar-mos com "eles" , tornemo-nos um "deles " , até que acabemos com "eles" . Porque é que "eles" podem matar e nós não !? O que interessa, é que eles não matem mais ! Os direitos perderam-nos ao matar os outros .
O meu senso de Humanidade deve ser para com aqueles que foram vitimas, não para com aqueles que foram Assassinos .
E aí , há que lidar com "eles" da maneira mais eficaz .
Eu quando quero voar , meto-me num avião ; não me atiro de um prédio de 15 andares a bater os braços e a dizer " PIU ...!!".
Um abraço ,
The Mechanic
já para não estar (re)elaborar em diversos assuntos que abordas (pois já foi aqui debatido diversas vezes)
Hehehe... já sêi que és acérrimamente contra a Pena de Morte e que tal já aqui foi discutido muitas vezes e que não tarda muito , tás em brasa

a pena de morte é francamente ineficaz como é bem evidente nos países onde ela é praticada com notável destaque para os Estados Unidos.
Ineficaz!? Nada disso ! O que há de mais eficaz do que tirar a vida daqueles que tiraram a vida dos outros . A eficácia é tanta, que eles não voltam a matar !
Eu não quero dissuadir os outros futuros assassinos ! Eu quero punir os que assassinaram !
Uma medida ineficaz, inumana e com o risco de matar inocentes (coisa que acontece de facto e com uma frequência mais elevada do que a maior parte das pessoas julgam conforme já diversos estudos realizados nos Estados Unidos)
Mas aí é que está ! Pra isso é que existem Juizes que aplicam penas ! Se não há qualquer duvida que o individuo matou ( e estou a falar de casos como um Faustino Cavaco ou do Serial Killer que matou as miudas ), então ele deve pagar com a vida as vidas que tirou .
Se existem duvidas , não pode haver pena de morte , obviamente .
Ou mesmo em casos de , por ex. , certas mortes por negligência em que um individuo adormece ao volante e mata um desgraçado qualquer que ía a passar , tambem não acho correcto uma pena de morte ou uma de prisão perpétua .
A pena de morte que eu defendo é para esses individuos que o fazem de propósito .
Quem mata porque nãotem o menor respeito ou não não o minimo valor à vida dos outros , merece morrer .
Sim, a pena de morte transforma-nos num deles e o resto são tretas.
Mas se é a unica forma de lidar-mos com "eles" , tornemo-nos um "deles " , até que acabemos com "eles" . Porque é que "eles" podem matar e nós não !? O que interessa, é que eles não matem mais ! Os direitos perderam-nos ao matar os outros .
O meu senso de Humanidade deve ser para com aqueles que foram vitimas, não para com aqueles que foram Assassinos .
E aí , há que lidar com "eles" da maneira mais eficaz .
Eu quando quero voar , meto-me num avião ; não me atiro de um prédio de 15 andares a bater os braços e a dizer " PIU ...!!".
Um abraço ,
The Mechanic
" Os que hesitam , são atropelados pela retaguarda" - Stendhal
"É óptimo não se exercer qualquer profissão, pois um homem livre não deve viver para servir outro "
- Aristoteles
http://theflyingmechanic.blogspot.com/
"É óptimo não se exercer qualquer profissão, pois um homem livre não deve viver para servir outro "
- Aristoteles
afonsinho Escreveu: Mas criemos uma situação hipotética. Tens uma esposa, um filho 8 e uma filha 6. Sais numa viagem de negócios. Ao voltar a casa sabes que a tua esposa e filha de 6 anos foram violadas por um (...) e depois foram todos executados com um tiro na cabeça e apanharam o gajo. Ao fim de 12, 15, 20 ou até 40 anos o rapazinho sai da cadeia como se nada fosse?
Se fosse a minha família ele ao fim de 12, 15, 20 anos levava era um tiro nos "cornos".
Já que estamos nas hipóteses, imagina que o teu filho é condenado à morte. E que depois da execução dele é provado que afinal ele não tinha cometido o crime... o que é que sentias?
E o que é que sentias se em vez de ser o pai do "assassino" fosses o pai/marido/filho da pessoa que tinha sido assassinada?
A verdade é que há muitos casos em que a pena de morte foi mal aplicada...
Um abr
Nuno
Pluricanal... não obrigado. Serviço péssimo e enganador!!!
Keyser Soze Escreveu:Oeiras Escreveu:Keyser Soze Escreveu:Dialmedia Escreveu:Gostava de saber que medidas propõem para que os assaltos a bancos/ourivesarias sejam menos eficazes.
em geral:
intoduzir pena de prisão perpétua, sem liberdade condicional para os crimes mais graves
Keiser, segundo as tuas maravilhosas estatísticas, quanto custa ao contribuinte manter por dia um tipo preso ?
porquê ?
preferes a pena de morte ?
....eu não
Eu não prefiro nada, aliás o ideal era que se portassem todos bem, mas a pergunta ,coloquei apenas por simples curiosidade e não rejeitando a ideia que colocaste, como me pareceu que entendeste pela forma como me respondeste.
Um abraço
- Registado: 4/11/2002 22:29
afonsinho Escreveu: Mas criemos uma situação hipotética. Tens uma esposa, um filho 8 e uma filha 6. Sais numa viagem de negócios. Ao voltar a casa sabes que a tua esposa e filha de 6 anos foram violadas por um (...) e depois foram todos executados com um tiro na cabeça e apanharam o gajo. Ao fim de 12, 15, 20 ou até 40 anos o rapazinho sai da cadeia como se nada fosse?
Se fosse a minha família ele ao fim de 12, 15, 20 anos levava era um tiro nos "cornos".
Já respondi a questões parecidas a essas no passado, aqui no Forum. Não vou responder de novo...
Para começar, são perguntas incorrectas (e falaciosas) por várias ordens de razões. Tenho muitos posts sobre o assunto no forum por isso peço-te que faças uma pesquisa se estiveres interessado (e para leres as minhas respostas a perguntas muito parecidas à tua).
FLOP - Fundamental Laws Of Profit
1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
sim
tb sou contra a pena de morte!
há formas tão mais eficazes,duras e justas para punir os criminosos!
e baratas!(muito trabalho,nenhuma mordomia)
e dissuasoras!(cumulo juridico,prisão perpétua,indemnizações gigantes ,etc)
afinal se o estado(melhor,o governo)é o representante da sociedade civil,dos seus anseios e preocupações,porque não os OBRIGAMOS a fazerem o que a grande maioria deseja?
são de facto representantes do povo,ou uns malabaristas?a justiça é de facto aplicada como ansiamos?
aliás,alguma coisa é feita de acordo com os justos desejos da maioria da sociedade?
ps:resposta a todas as perguntas:eles(os governantes )não nos ligam a ponata de um cauda!
há formas tão mais eficazes,duras e justas para punir os criminosos!
e baratas!(muito trabalho,nenhuma mordomia)
e dissuasoras!(cumulo juridico,prisão perpétua,indemnizações gigantes ,etc)
afinal se o estado(melhor,o governo)é o representante da sociedade civil,dos seus anseios e preocupações,porque não os OBRIGAMOS a fazerem o que a grande maioria deseja?
são de facto representantes do povo,ou uns malabaristas?a justiça é de facto aplicada como ansiamos?
aliás,alguma coisa é feita de acordo com os justos desejos da maioria da sociedade?
ps:resposta a todas as perguntas:eles(os governantes )não nos ligam a ponata de um cauda!
- Registado: 7/2/2006 1:25
Já agora, mais este:
http://www.ncadp.org/index.cfm?content=20
Não esquecer que o sistema é imperfeito. A justiça não funciona eficazmente e comete erros. A própria polícia (muitas vezes para mostrar serviço ou simplesmente para encontrar um bode espiatório) trata a investigação de forma incorrecta e mesmo nalguns casos de forma intencional.
Já em 1987 um estudo apontava para 23 condenados durante o século passado que com toda a probabilidade estavam na realidade inocentes e muitos mais com casos duvidosos.
Mais de 100 pessoas que estavam no corredor da morte conseguiram reverter o caso (casos portanto em que o sistema admite que tinha condenado à morte um inocente).
Para lá de todas as questões morais, os dois grandes problemas com a pena de morte é o facto de matar inocentes e de não funcionar. Portanto, para que serve ao certo?
http://www.ncadp.org/index.cfm?content=20
Não esquecer que o sistema é imperfeito. A justiça não funciona eficazmente e comete erros. A própria polícia (muitas vezes para mostrar serviço ou simplesmente para encontrar um bode espiatório) trata a investigação de forma incorrecta e mesmo nalguns casos de forma intencional.
Já em 1987 um estudo apontava para 23 condenados durante o século passado que com toda a probabilidade estavam na realidade inocentes e muitos mais com casos duvidosos.
Mais de 100 pessoas que estavam no corredor da morte conseguiram reverter o caso (casos portanto em que o sistema admite que tinha condenado à morte um inocente).
Para lá de todas as questões morais, os dois grandes problemas com a pena de morte é o facto de matar inocentes e de não funcionar. Portanto, para que serve ao certo?
1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
MarcoAntonio Escreveu:Página sobre a pena de morte no site da Amnistia Internacional. Vale a pena ver que «tipo de países» pratica ainda a pena de morte...
http://web.amnesty.org/pages/deathpenalty-facts-engScientific studies have consistently failed to find convincing evidence that the death penalty deters crime more effectively than other punishments.
Esses estudos são "biased" e provam pouco. Cada um puxa a brasa à sua sardinha.
Mas criemos uma situação hipotética. Tens uma esposa, um filho 8 e uma filha 6. Sais numa viagem de negócios. Ao voltar a casa sabes que a tua esposa e filha de 6 anos foram violadas por um (...) e depois foram todos executados com um tiro na cabeça e apanharam o gajo. Ao fim de 12, 15, 20 ou até 40 anos o rapazinho sai da cadeia como se nada fosse?
- Registado: 3/9/2006 1:50
Página sobre a pena de morte no site da Amnistia Internacional. Vale a pena ver que «tipo de países» pratica ainda a pena de morte...
http://web.amnesty.org/pages/deathpenalty-facts-eng
http://web.amnesty.org/pages/deathpenalty-facts-eng
Scientific studies have consistently failed to find convincing evidence that the death penalty deters crime more effectively than other punishments.
Eu acho que a pena de morte é uma saida muito digna para certos criminosos. É fácil de mais..
Para mim bastavam 4 pequenas coisas:
1 - Cúmulo Juridico, penas sempre a acumular... sem limites. Assim o tipo que matou as 3 jovens ficava lá 75 anos...
2 - aumento da pena em reeincidências (fosse qual fosse o crime)
3 - Cortar a liberdade condicional para certos crimes.
4 - Vida de trabalho dentro das prisões.
Temos de ser duros com os verdadeiros criminosos.
Para mim bastavam 4 pequenas coisas:
1 - Cúmulo Juridico, penas sempre a acumular... sem limites. Assim o tipo que matou as 3 jovens ficava lá 75 anos...
2 - aumento da pena em reeincidências (fosse qual fosse o crime)
3 - Cortar a liberdade condicional para certos crimes.
4 - Vida de trabalho dentro das prisões.
Temos de ser duros com os verdadeiros criminosos.
- Registado: 24/8/2004 10:42
The Mechanic, já para não estar (re)elaborar em diversos assuntos que abordas (pois já foi aqui debatido diversas vezes), a pena de morte é francamente ineficaz como é bem evidente nos países onde ela é praticada com notável destaque para os Estados Unidos.
Uma medida ineficaz, inumana e com o risco de matar inocentes (coisa que acontece de facto e com uma frequência mais elevada do que a maior parte das pessoas julgam conforme já diversos estudos realizados nos Estados Unidos)

Eu sou a favor da pena de morte , pena perpétua e penas mais duras...
Há por aí gente que não merece viver pelas vidas que tiram , que destroem e deixam irremediavelmente comprometidas . Antes de morrer , deveriam passar uns anos em trabalhos forçados ou solitária . Sería uma espécie de limbo para expiarem os "pecados terrestres" .
Um Faustino Cavaco, que tira 6 vidas e leva uma vida a arruinar a vida dos outros , não deveria estar fora da prisão ao fim de 12 anos !! Deveria ser feito prisioneiro ao cuidado da familia das suas vitimas durante 12 anos e abatido como gado no fim desse tempo ...
Eu não tenho dó nem piedade desse tipo de gente : anda um gajo aqui uma vida inteira a trabalhar,a criar filhos e a conseguir algo , pra um dia vir um gajo desses e matar-nos a familia e levar-nos o fruto de anos e anos de trabalho pra poder ir comprar droga ou algo que não quis fazer por merecer...
A Justiça não funciona , porque a Lei não é eficiente .
Eu ponho-me no lugar da familia das vitimas desses animais : só descansava quando lhes limpásse o sebo !
E ponho-me no lugar dos policias que arriscam a vida e á vezes anos de trabalho , pra 2 ou 3 anos depois essa gente estar cá fora como se nada tivesse acontecido . Eu não me arriscava ! Pra quê !? Levar um tiro e morrer por uma Justiça que protege os infractores !?
Por mim , não tenho problemas morais nenhuns com essa gente : "coitadinhos, tiveram uma infancia dificil ", " todos merecem uma segunda oportunidade" , " não temos o direito de tirar uma vida ou tornamo-nos iguais a eles " ... isso são tretas !
Pena de morte , Sim !
Pena Perpétua , Sim !
Olho por olho , dente por dente ...
Um abraço ,
The Mechanic
Há por aí gente que não merece viver pelas vidas que tiram , que destroem e deixam irremediavelmente comprometidas . Antes de morrer , deveriam passar uns anos em trabalhos forçados ou solitária . Sería uma espécie de limbo para expiarem os "pecados terrestres" .
Um Faustino Cavaco, que tira 6 vidas e leva uma vida a arruinar a vida dos outros , não deveria estar fora da prisão ao fim de 12 anos !! Deveria ser feito prisioneiro ao cuidado da familia das suas vitimas durante 12 anos e abatido como gado no fim desse tempo ...
Eu não tenho dó nem piedade desse tipo de gente : anda um gajo aqui uma vida inteira a trabalhar,a criar filhos e a conseguir algo , pra um dia vir um gajo desses e matar-nos a familia e levar-nos o fruto de anos e anos de trabalho pra poder ir comprar droga ou algo que não quis fazer por merecer...
A Justiça não funciona , porque a Lei não é eficiente .
Eu ponho-me no lugar da familia das vitimas desses animais : só descansava quando lhes limpásse o sebo !
E ponho-me no lugar dos policias que arriscam a vida e á vezes anos de trabalho , pra 2 ou 3 anos depois essa gente estar cá fora como se nada tivesse acontecido . Eu não me arriscava ! Pra quê !? Levar um tiro e morrer por uma Justiça que protege os infractores !?
Por mim , não tenho problemas morais nenhuns com essa gente : "coitadinhos, tiveram uma infancia dificil ", " todos merecem uma segunda oportunidade" , " não temos o direito de tirar uma vida ou tornamo-nos iguais a eles " ... isso são tretas !
Pena de morte , Sim !
Pena Perpétua , Sim !
Olho por olho , dente por dente ...
Um abraço ,
The Mechanic
" Os que hesitam , são atropelados pela retaguarda" - Stendhal
- Aristoteles
- Aristoteles
"Évora, 06 Set (Lusa) - Um toxicodependente de 28 anos furtou três viaturas no Alentejo, no espaço de 24 horas, mas o Ministério Público decidiu, por duas vezes, mantê-lo em liberdade com Termo de Identidade e Residência (TIR), revelou hoje fonte da BT."
Fonte : Lusa
O exemplo também é dado pela justiça. Por exemplo este sr. esteve envolvido em acidentes e agora quem paga os prejuizos? e se houvesse mortos? alguem punha um processo ao ministério publico, eles eram indirectamente culpados.
Fonte : Lusa
O exemplo também é dado pela justiça. Por exemplo este sr. esteve envolvido em acidentes e agora quem paga os prejuizos? e se houvesse mortos? alguem punha um processo ao ministério publico, eles eram indirectamente culpados.
" Richard's prowess and courage in battle earned him the nickname Coeur De Lion ("heart of the lion")"
Lion_Heart
Lion_Heart
acintra Escreveu:Caso pudesse voltava ao "alcatrão e penas"...
...acho é que podiam fazer trabalho comunitário vigiado em vez de nos custarem dinheiro como por exemplo:
-trabalhar nas lixeiras;
-trabalhos mais pesados da construção;
-cantoneiros...
Exacto. Eu sou totalmente contra a pena de morte mas a favor de uma prisão (ou cadeia) a sério!
Não tem porque dar prejuízo (ou pelo menos grande prejuízo). As cadeias não têm porque ser 'hóteis' (onde presumo que alguns até estejam melhor lá dentro do que cá fora quando a vida deles cá fora é miserável).
Actualmente sem dúvida que somos demasiado benevolentes em especial relativamente aos crimes mais graves.
Ainda bem que o assalto de hoje está a acabar mal, pelo menos é um desincentivo a outros «potenciais interessados».
Dou o exemplo da praça do peixa (local de bares) em aveiro.
Raramente se vê polícias a fazerem a ronda naquele local durante a noite. E na maior parte do tempo os "mitras" estão à vontade para se meterem com as pessoas e criar mau ambiente. Mas um bocado mais à frente, lá estão eles na rotunda na caça à multa.
O problema é a polícia em Portugal só servir para policiar as rotundas.
Raramente se vê polícias a fazerem a ronda naquele local durante a noite. E na maior parte do tempo os "mitras" estão à vontade para se meterem com as pessoas e criar mau ambiente. Mas um bocado mais à frente, lá estão eles na rotunda na caça à multa.
O problema é a polícia em Portugal só servir para policiar as rotundas.
Editado pela última vez por afonsinho em 6/9/2007 16:22, num total de 1 vez.
- Registado: 3/9/2006 1:50
concordo
com o Acintra!
porque é que a prisão desses gatunos nos há-de custar algo?
facilmente ele ganham para o que gastam:basta que as autoridades queiram!
nós tb trabalhamos todos para o que gastamos,porque não hão-de os malfeitores fazer o mesmo?
acho até que isso seria muitissimo lógico e justo!
se ganhassem mais do que o gasto,entregava-se a quem eles indicassem,se não chegassee ficavam a dever
porque é que a prisão desses gatunos nos há-de custar algo?
facilmente ele ganham para o que gastam:basta que as autoridades queiram!
nós tb trabalhamos todos para o que gastamos,porque não hão-de os malfeitores fazer o mesmo?
acho até que isso seria muitissimo lógico e justo!
se ganhassem mais do que o gasto,entregava-se a quem eles indicassem,se não chegassee ficavam a dever

- Registado: 7/2/2006 1:25
....parece que os larapios andaram aos tiros entre eles, isto é como dizia o outro eram mais de 10 bandidos.....
"
Crimes: Um assaltante morto e seis feridos incluindo dois polícias em assalto a ourivesarias - SÍNTESE
6 de Setembro de 2007, 16:51
Porto, 06 Set (Lusa) - Um assaltante morto a tiro e outro em "estado muito grave", dois polícias feridos, um deles com uma bala na coluna, e três transeuntes feridos é o mais recente balanço de um assalto hoje a duas ourivesarias de Viana do Castelo.
O morto e os seis feridos já confirmados resultaram de um assalto perpetrado hoje de manhã por quatro homens em duas ourivesarias no centro de Viana do Castelo.
A troca de tiros com a polícia que ocorreu no próprio local provocou logo quatro cinco feridos, dois agentes da PSP e três transeuntes.
Destes três, dois foram tratados a "ferimentos ligeiros" no Centro Hospitalar do Alto Minho (CHAM), tendo um deles recebido alta, e outro foi transferido para Braga "em estado grave", disse à Lusa Elisabete Moura, porta-voz daquela unidade.
Este civil tem ferimentos de bala junto à coluna.
Quanto ao segundo agente da PSP, em estado mais grave, foi imediatamente transportado para o Hospital de São João, no Porto, onde entrou às 14:48 e se encontra internado também com uma bala alojada perto da coluna.
Na fuga, e perseguidos pela polícia, um dos assaltantes foi morto e outro ficou ferido "em estado muito grave" com ferimentos no tórax, disse à Lusa uma fonte da Polícia Judiciária.
Desconhece-se por enquanto se os outros dois assaltantes, que segundo a PJ estão detidos, também ficaram feridos.
O grupo - do qual um elemento ficou dentro do carro - assaltou primeiro a Ourivesaria Freitas e depois o estabelecimento Museu da Ourivesaria Tradicional, tendo levado uma grande quantidade de objectos em ouro e relógios.
A PSP foi avisada por cidadãos que se aperceberam do ocorrido e pelos próprios sistemas de alarme.
Depois de tentarem barrar a saída dos assaltantes, houve uma troca de tiros com os polícias, que resultou em ferimentos num agente da polícia e em três civis que passavam no local.
A PSP montou uma barreira, mas os homens bateram contra a estrutura e seguiram em contra-mão, tendo passado para a margem esquerda do rio Lima, através da ponte.
Em Darque incendiaram o carro em que seguiam e roubaram outra viatura.
Durante a fuga, os assaltantes deixaram cair vários artigos roubados, que foram recolhidos pela PSP.
Um outro agente da PSP deu também entrada no CHAM, com ferimentos ligeiros, devendo "ter alta ainda hoje", disse Elisabete Moura.
À mesma hora em que os feridos no tiroteio de Viana de Castelo estavam a dar entrada em várias unidades hospitalares, registou-se um outro incidente que envolveu tiros em Santo Tirso.
A fonte da PJ disse à Lusa que não há qualquer relação entre este tiroteio de Santo Tirso e o assalto às ourivesarias de Viana do Castelo.
"Foi mera coincidência", frisou.
Uma fonte do comando distrital da PSP do Porto disse à Lusa que o indivíduo baleado em Santo Tirso encontra-se internado numa unidade hospitalar daquela cidade.
Segundo disse à Lusa a mesma fonte, o tiroteio resultou de uma discussão de negócios entre três homens.
JAM/JGJ/LM/NVI.
Lusa/fim
"
Crimes: Um assaltante morto e seis feridos incluindo dois polícias em assalto a ourivesarias - SÍNTESE
6 de Setembro de 2007, 16:51
Porto, 06 Set (Lusa) - Um assaltante morto a tiro e outro em "estado muito grave", dois polícias feridos, um deles com uma bala na coluna, e três transeuntes feridos é o mais recente balanço de um assalto hoje a duas ourivesarias de Viana do Castelo.
O morto e os seis feridos já confirmados resultaram de um assalto perpetrado hoje de manhã por quatro homens em duas ourivesarias no centro de Viana do Castelo.
A troca de tiros com a polícia que ocorreu no próprio local provocou logo quatro cinco feridos, dois agentes da PSP e três transeuntes.
Destes três, dois foram tratados a "ferimentos ligeiros" no Centro Hospitalar do Alto Minho (CHAM), tendo um deles recebido alta, e outro foi transferido para Braga "em estado grave", disse à Lusa Elisabete Moura, porta-voz daquela unidade.
Este civil tem ferimentos de bala junto à coluna.
Quanto ao segundo agente da PSP, em estado mais grave, foi imediatamente transportado para o Hospital de São João, no Porto, onde entrou às 14:48 e se encontra internado também com uma bala alojada perto da coluna.
Na fuga, e perseguidos pela polícia, um dos assaltantes foi morto e outro ficou ferido "em estado muito grave" com ferimentos no tórax, disse à Lusa uma fonte da Polícia Judiciária.
Desconhece-se por enquanto se os outros dois assaltantes, que segundo a PJ estão detidos, também ficaram feridos.
O grupo - do qual um elemento ficou dentro do carro - assaltou primeiro a Ourivesaria Freitas e depois o estabelecimento Museu da Ourivesaria Tradicional, tendo levado uma grande quantidade de objectos em ouro e relógios.
A PSP foi avisada por cidadãos que se aperceberam do ocorrido e pelos próprios sistemas de alarme.
Depois de tentarem barrar a saída dos assaltantes, houve uma troca de tiros com os polícias, que resultou em ferimentos num agente da polícia e em três civis que passavam no local.
A PSP montou uma barreira, mas os homens bateram contra a estrutura e seguiram em contra-mão, tendo passado para a margem esquerda do rio Lima, através da ponte.
Em Darque incendiaram o carro em que seguiam e roubaram outra viatura.
Durante a fuga, os assaltantes deixaram cair vários artigos roubados, que foram recolhidos pela PSP.
Um outro agente da PSP deu também entrada no CHAM, com ferimentos ligeiros, devendo "ter alta ainda hoje", disse Elisabete Moura.
À mesma hora em que os feridos no tiroteio de Viana de Castelo estavam a dar entrada em várias unidades hospitalares, registou-se um outro incidente que envolveu tiros em Santo Tirso.
A fonte da PJ disse à Lusa que não há qualquer relação entre este tiroteio de Santo Tirso e o assalto às ourivesarias de Viana do Castelo.
"Foi mera coincidência", frisou.
Uma fonte do comando distrital da PSP do Porto disse à Lusa que o indivíduo baleado em Santo Tirso encontra-se internado numa unidade hospitalar daquela cidade.
Segundo disse à Lusa a mesma fonte, o tiroteio resultou de uma discussão de negócios entre três homens.
JAM/JGJ/LM/NVI.
Lusa/fim
Cumpt
só existe um lado do mercado, nem é o da subida nem o da descida, é o lado certo
só existe um lado do mercado, nem é o da subida nem o da descida, é o lado certo
Presa35 Escreveu:Keyser Soze Escreveu:Três dos assaltantes foram detidos e um quarto morreu
Três dos assaltantes da ourivesaria e museu em Viana do Castelo foram detidos e um quarto morreu, disse hoje uma fonte da PJ
Quando é preciso, também se dá os parabens aos polícias, como é o caso.
Presa35

Espero é que agora a Policia não abra um inquérito interno.
A culpa tb é dos tribunais e advogados que se baseiam em leis ridiculas como a dos ininputaveis.
- Registado: 17/7/2006 16:09
Keyser Soze Escreveu:Oeiras Escreveu:Keyser Soze Escreveu:Dialmedia Escreveu:Gostava de saber que medidas propõem para que os assaltos a bancos/ourivesarias sejam menos eficazes.
em geral:
intoduzir pena de prisão perpétua, sem liberdade condicional para os crimes mais graves
Keiser, segundo as tuas maravilhosas estatísticas, quanto custa ao contribuinte manter por dia um tipo preso ?
porquê ?
....eu não
Caso pudesse voltava ao "alcatrão e penas"...
...acho é que podiam fazer trabalho comunitário vigiado em vez de nos custarem dinheiro como por exemplo:
-trabalhar nas lixeiras;
-trabalhos mais pesados da construção;
-cantoneiros...
Este é a Justiça em Portugal nos tempos que correm:
Absolvido luso-americano acusado de encomendar a morte da esposa
09.07.2007 - 16h41 Lusa
O Tribunal de S. João Novo, no Porto, deu hoje como provado que um luso-americano encomendou o assassinato da esposa. No entanto absolveu-o por não encontrar enquadramento legal que permitisse a sua punição.
"É com um sabor muito estranho que digo que o senhor vai absolvido", referiu o juiz-presidente da 4ª Vara Criminal de S. João Novo, João Grilo, dirigindo-se a Manuel Albert Soares.
O magistrado reconheceu que a absolvição é "socialmente incompreensível", tanto mais que se provou a maioria dos factos da acusação, explicando que a instigação de um homicídio só é punida, no ordenamento jurídico português, "desde que haja execução ou começo de execução" por parte dos instigados.
Neste caso, ficou provado que, por razões não determinadas, o engenheiro Manuel Albert Soares instigou um grupo de cidadãos russos a matar a sua esposa, empresária em Braga.
Mas também ficou claro que os imigrantes não executaram o plano e, ao invés, participaram o caso à Polícia Judiciária.
Uma proposta de alteração no Código Penal, feita em 1964 pelo especialista Eduardo Correia, previa a penalização de actos como os que se provou terem sido praticados pelo luso-americano, mas essa proposta não vingou.
Apesar de ilibar o arguido, o juiz João Grilo criticou duramente o seu comportamento, classificando-o de "moralmente censurável", "eticamente deplorável" e "manifestamente perigoso".
Abordado pelos jornalistas, no final da sessão, o arguido declarou-se "aliviado" com o acórdão, acrescentando que correspondia ao que estava à espera.
O seu advogado, Luís Vaz Teixeira, concordou com o teor do veredicto judicial por entender que não havia enquadramento legal para punir o seu cliente, tal como defendera nas alegações finais do caso, a 21 de Junho.
O advogado concordou também com a "censura moral" feita ao seu cliente pelo presidente do colectivo de juízes, considerando que os tribunais devem ser entendidos não só como os locais onde se faz justiça, mas também como "escolas de vida".
Manuel Albert Soares era acusado de ter delineado em 2006 um plano criminoso para matar a mulher", envolvendo cidadãos russos, comerciantes no Porto.
Segundo a acusação, o luso-americano, que esteve sujeito à medida de coacção de vigilância electrónica, chegou a entregar cinco mil euros a um dos cidadãos russos - metade dos 10 mil acordados pelo "serviço" - para que este matasse ou mandasse matar a mulher.
Manuel Albert Soares forneceu inclusivamente aos imigrantes russos um mapa da cidade de Braga, bem como o número da matrícula e a cor do carro que a mulher utilizava.
Os intentos do luso-americano foram gorados porque, conforme ficou provado em tribunal, um dos cidadãos russos a ser contratado se recusou a executar o crime, tendo avisado a Polícia Judiciária do Porto.
Manuel Albert Soares veio a ser preso pela PJ em Viana do Castelo, dado que os investigadores temeram que viesse a fugir para o estrangeiro, nomeadamente para os Estados Unidos.
'Serial killer' pode cumprir apenas 12,5 anos
Novo Código Penal mais benevolente para crimes graves
Condenado a 25 anos de prisão pelo Tribunal da Figueira da Foz, o assassino em série de Santa Comba Dão poderá sair em liberdade condicional depois de cumprida metade da pena. António Costa, a quem foi imputado o assassínio de três jovens, vai beneficiar do regime mais favorável previsto na alteração ao Código Penal (CP), que entra em vigor a 15 de Setembro. O novo diploma, que Cavaco Silva ainda tem em mãos para promulgar, vai permitir que os autores de crimes mais graves possam ter a pena revista a meio do período de condenação.
"O senhor não vai cumprir os 25 anos, com o sistema que está instalado, mas aproveite esse tempo para um dia, ao menos, dizer o que fez e porque fez, para que assim se entenda porque isto aconteceu", disse, ontem à tarde, o presidente do colectivo, o juiz Jorge Loureiro, olhando para António Costa. Retiradas as algemas, o arguido ouviu, sempre de pé, a longa intervenção do magistrado que julgou o primeiro caso de assassino em série em tribunais portugueses. "Assassino", ouviu-se na sala de audiência.
O ex-cabo da GNR foi condenado por nove dos dez crimes de que estava acusado. Ficou provada a autoria da morte de três jovens, (Isabel Cristina, Mariana Lourenço e Joana Oliveira), vizinhas dele. Só não ficou provada a ocultação de cadáver de Isabel, por que a jovem foi atirada ao mar ainda viva. O ex-militar foi, ainda, condenado a pagar 370 mil euros de indemnização: 115 mil euros à família de Isabel, 155 mil à de Joana e 100 mil à de Mariana. Pena máxima, por três mortes, três crimes de ocultação de cadáver e um de profanação de cadáver, dois de coacção sexual na forma tentada e um de denúncia caluniosa.
Elogiando o trabalho de investigadores, advogados, funcionários judiciais e jornalistas, bem como o comportamento dos "representantes do povo", o juiz-presidente confessou não entender este caso "chocante" após 20 anos de carreira.
"Já fiz julgamentos de natureza idêntica, entre eles um de pedofilia, que vitimou um artista de Coimbra; um homem que violou a mãe e a seguir a matou e, ainda, outro indivíduo que se mutilava, deitava o sangue numa frigideira e dava-o a comer à mulher e ao filho (Alvaiázere), mas, neste caso, queria conseguir compreender", mas Costa "não exterioriza qualquer sentimento de culpa".
Para o tribunal, o ex-cabo é culpado de homicídio simples, no caso de Isabel Cristina. Matou-a por ela o ameaçar de denúncia à GNR, após terem tido relações sexuais, para pagar uma dívida de 25 euros. No caso das outras jovens, ficaram provados os homicídios qualificados, já que lhes tirou a vida por "motivos fúteis". Entre "perder a imagem social e matar, preferiu matar", aludiu o juiz.
Decisivas para o tribunal, entre outras provas, foram as escutas telefónicas e a reconstituição dos crimes.
A defesa do serial killer já anunciou que vai recorrer da sentença.
'Serial killer' pode cumprir apenas 12,5 anos
Mais de 17 300 docentes ficam sem vaga de titular
Dez pastas de dentes com substância tóxica
Genéricos abrem cisão na indústria farmacêutica
Um charro é equivalente ao fumo de cinco cigarros
Governo garante solução para carros já na sucata
http://dn.sapo.pt/2007/08/01/sociedade/ ... as_12.html
A 1 de Março de 1987, Vítor Jorge, saiu de casa para um aniversário, na Praia de Osso da Baleia, Pombal, e matou cinco pessoas antes de regressar e assassinar mulher e filha à facada.
(...)
Durante o julgamento, no Tribunal da Marinha Grande, Vítor Jorge confessou os crimes, pediu para ser internado para o resto da vida e alertou para o perigo de um dia matar mais gente. Os juízes não o ouviram. Nem sequer ligaram à opinião de uma equipa de três médicos liderada pelo professor Eduardo Luís Cortesão, um sábio da psiquiatria – que o considerou de “alto risco para a comunidade”. Condenaram-no como um vulgar criminoso.
(...)
Os reclusos apenas cumprem cinco sextos da pena. Vítor Jorge apanhou 20 anos: devia ter cumprido 16 anos e oito meses. Como beneficiou de várias amnistias, cumpriu 14 anos
Foi libertado em 5 de Outubro de 2001.
Julgamento: Faustino Cavaco foi julgado, no Tribunal de Grândola, em 1987. Entre os 45 crimes dados como provados destacam-se: oito homicídios (seis consumados e dois tentados), 24 roubos (15 com violência), associação criminosa, rapto, evasão.
Pena: A soma das penas por cada um dos 45 crimes totalizava um recorde na Justiça portuguesa: 340 anos e nove meses de cadeia. Foi condenado, em **mulo jurídico, na pena única de 24 anos e seis meses. A amnistia de 1991 perdoou-lhe três anos.
Liberdade: Cumpriu a pena em Coimbra. Revelou-se um preso exemplar: era respeitado pelos reclusos e travou motins. Saiu em liberdade condicional em Julho de 1999. Explora um bar no Algarve.
Cumpriu 12 anos, 2/3 da pena.
Oeiras Escreveu:Keyser Soze Escreveu:Dialmedia Escreveu:Gostava de saber que medidas propõem para que os assaltos a bancos/ourivesarias sejam menos eficazes.
em geral:
porquê ?
....eu não
Keyser Soze Escreveu:Dialmedia Escreveu:Gostava de saber que medidas propõem para que os assaltos a bancos/ourivesarias sejam menos eficazes.
em geral:
- Registado: 4/11/2002 22:29
Parece-me que neste momento Portugal tornou-se no paraiso para os ladrões internacionais. A violência dos assaltos é muito superior e o modus operandi bastante diferente.
Sejam para finaciar grupos separatistas/terroristas ou mafias, a facilidade em atirar a matar é preocupante.
Sejam para finaciar grupos separatistas/terroristas ou mafias, a facilidade em atirar a matar é preocupante.
Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Artur Jorge, CarlosAP, Carrancho_, Google [Bot], Google Adsense [Bot], iniciado1, latbal, m-m, malakas, MR32, nickforum, nunorpsilva, PAULOJOAO, PMP69, Shimazaki_2, slbnnbobadela, TheKuby, TTM62 e 306 visitantes