FAQ: Questões de Iniciação (investimento / mercado)
Isso não funciona. É irrelevante a quantidade em termos de numeros redondos ou não redondos...
O encontro é feito por ordem de chegada. Se houver 1.000 de um lado e 1.000 do outro, só por pura coincidência é que a transacção vai ser feita exactamente entre os dois 1.000. Basta meia duzia de ordens por dia com valores desacertados para nada mais concidir o dia todo (e são muito mais que meia duzia). Enfim, não se preocupem com isso porque não tem qualquer relevância.
Eu também acho que ninguem se deve preocupar com isso! Eu só estava era a querer dizer que, apesar da probabilidade de encaixares a tua venda de 1000 com uma compra de 1000 ser muito baixa, é ainda mais baixa se tiveres 1001 acções... de certeza que existe muito mais gente a comprar lotes de 1000 acções do que de 1001.
Mas sim, concordo plenamente contigo quando dizes que isto não é algo com que nos devemos preocupar. Porque estamos a falar de probabilidades de ocorrencia muito baixas e porque as consequencias quanto muito será de mais 1 ou 2 euros na transacção...
Abraço
"A intuição dirá ao espírito racional qual será o próximo passo."
- Registado: 25/8/2007 18:55
pek Escreveu:Para todos aqueles que pretendem aprender um pouquinho mais sobre analise técnica, aqui fica um link de um manual de AT...
http://pt.portaldebolsa.com/pt/analysis ... rchive.asp
Proveniente do link:
"Outra questão pertinente no cálculo de um média móvel exponencial é a determinação do número de dias a utilizar no respectivo cálculo. Essa questão prende-se única e exclusivamente com o tipo de análise pretendida. Para isso analise-se a seguinte tabela:
Tendência N dias
Muito curto-prazo 5 a 13 dias
Curto-prazo 14 a 25 dias
Médio-prazo 50 a 100 dias dias
Longo-prazo 100 a 200 dias
Para efectuar análises de médio-prazo geralmente utiliza-se a média móvel de 50 dias enquanto que para análises de longo prazo utiliza-se a média móvel de 200 dias. Tanto o valor 50 como o valor 200 39 semanas) são valores empíricos que resultam da experiência acumulada que prova que produzem melhores resultados."
Obrigado Pek
esclareceu a minha duvida, mas tenho de estudar ainda mais.
abraço e bons negócios
LTd - Linha de Tendência descendente
(LTa - ascendente)
Sobre linhas de tendência, um artigo da minha autoria dos tempos dos primórdios do Caldeirão mas que é intemporal:
As Linhas de Tendência vistas à Lupa.
(LTa - ascendente)
Sobre linhas de tendência, um artigo da minha autoria dos tempos dos primórdios do Caldeirão mas que é intemporal:
As Linhas de Tendência vistas à Lupa.
FLOP - Fundamental Laws Of Profit
1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
será válido num grafico diário utilizar 3 MM (MM [quote]curto prazo 5 dias, MM médio prazo 20 dias e MM longo 50 dias)???
-utilizar o indicador momentum 10 dias???
-um RSI 14 (axo que para já ainda não vi outro)????
Em relação á primeira questão devo-lhe confessar que o metodo das MM é um metodo que não utilizo e que na verdade não gosto muito a meu ver em todo o caso o metodo das MM poderá eventualmente ser aplicavel a negociação de curtissimo prazo embora como uma validade limitada.
O indicador de momentum traduz a velocidade de acelaração ( em termos absolutos de um titulo )poderá ter validade em qualquer cenario temporal mas tem que ser enquadrada no horizonte temporal que se está a negociar e em consequencia disso não vejo particular relevancia no indicador de momentum de 10 dias.
O mesmo tipo de analise para o indicador RSI não vejo particular relevancia especificar em absoluto uma unidade de tempo para o RSI
Em relação á primeira questão devo-lhe confessar que o metodo das MM é um metodo que não utilizo e que na verdade não gosto muito a meu ver em todo o caso o metodo das MM poderá eventualmente ser aplicavel a negociação de curtissimo prazo embora como uma validade limitada.
O indicador de momentum traduz a velocidade de acelaração ( em termos absolutos de um titulo )poderá ter validade em qualquer cenario temporal mas tem que ser enquadrada no horizonte temporal que se está a negociar e em consequencia disso não vejo particular relevancia no indicador de momentum de 10 dias.
O mesmo tipo de analise para o indicador RSI não vejo particular relevancia especificar em absoluto uma unidade de tempo para o RSI
Aqui no Caldeirão no Longo Prazo estamos todos ricos ... no longuissimo prazo os nossos filhos estarão ainda mais ricos ...
Para todos aqueles que pretendem aprender um pouquinho mais sobre analise técnica, aqui fica um link de um manual de AT...
- Registado: 14/4/2007 21:37
Che Escreveu:Não sei se já existe um tópico sobre isto ou não mas aqui vai a questão?
Num investimento a médio longo prazo existe algum tipo de indicadores em que nos possamos fundamentar para dizer ou tomar a decisão de ok tá na altura de abandonar o barco...![]()
É obvio que não podemos dizer... prontos é agora... tá lá...
Existem algum tipo de indicadores que nos permitam tomar uma decisao fundamentada??
A coisa mais simples que se pode fazer é comprar no suporte e vender na resistência

Também podes comprar uns dias antes da divulgação de resultados... No entanto precisas de alguma inside information para saberes se os resultados são ou não bons.
Abraço
- Registado: 9/11/2006 12:54
Não sei se já existe um tópico sobre isto ou não mas aqui vai a questão?
Num investimento a médio longo prazo existe algum tipo de indicadores em que nos possamos fundamentar para dizer ou tomar a decisão de ok tá na altura de abandonar o barco...
Existem algum tipo de indicadores que nos permitam tomar uma decisao fundamentada??
Num investimento a médio longo prazo existe algum tipo de indicadores em que nos possamos fundamentar para dizer ou tomar a decisão de ok tá na altura de abandonar o barco...

Hasta la vitoria siempre!!!
- Registado: 29/8/2007 13:51
Obrigado valves
Mais concretamente a minha dúvida e esta:
(e isto claramente para médio prazo)
-será válido num grafico diário utilizar 3 MM (MM curto prazo 5 dias, MM médio prazo 20 dias e MM longo 50 dias)???
Ás tantas só estou a dizer disparates mas estou a tentar compreender melhor estes indicadores porque penso que será preciso primeiro saber trabalhar com eles para que depois possamos extrair deles os dados que pretendemos correcto??
mais uma vez obrigado
Vesuvio
Mais concretamente a minha dúvida e esta:
(e isto claramente para médio prazo)
-será válido num grafico diário utilizar 3 MM (MM curto prazo 5 dias, MM médio prazo 20 dias e MM longo 50 dias)???
Ás tantas só estou a dizer disparates mas estou a tentar compreender melhor estes indicadores porque penso que será preciso primeiro saber trabalhar com eles para que depois possamos extrair deles os dados que pretendemos correcto??
mais uma vez obrigado
Vesuvio
Quais os períodos mais adequados a utilizar nestes indicadores por ex para um gráfico diário
boa noite repare os indicadores que menciona fazem bastante sentido no medio prazo especialmente nas tendencias secundarias dos mercados. há medida que formos estreitando a nossa analise s o horizonte temporal for mto mais curto tudo se vai passar mais rapidamente é como se vissemos tudo muito mais rapido a acontecer e evidentemente os instrumentos requeridos para o day trade terão que ser forçasamente outros. Pode-se gamhar no day trade embora não seja o melhor horizonte de investimento para um principiante

Aqui no Caldeirão no Longo Prazo estamos todos ricos ... no longuissimo prazo os nossos filhos estarão ainda mais ricos ...
Cumprimentos a todos os Caldeireiros.
Aproveito o tópico para colocar umas duvidas:
Tenho estudado um pouco sobre alguns indicadores técnicos como Momentum, MACD, RSI e MM. A minha principal dúvida é:
-Quais os períodos mais adequados a utilizar nestes indicadores por ex para um gráfico diário?
-E se numa análise de curto prazo um gráfico de 1 hora é válido?
Agradeço desde já a partilha.
Abraço e bom fim de semana.
Aproveito o tópico para colocar umas duvidas:
Tenho estudado um pouco sobre alguns indicadores técnicos como Momentum, MACD, RSI e MM. A minha principal dúvida é:
-Quais os períodos mais adequados a utilizar nestes indicadores por ex para um gráfico diário?
-E se numa análise de curto prazo um gráfico de 1 hora é válido?
Agradeço desde já a partilha.
Abraço e bom fim de semana.
apgcalado Escreveu:So eventualmente nas comissões. Imagina que tens 1001 acções para vender. Partindo do principio que a tendência é comprarmos numeros redondos de acções, pode acontecer que alguém queira comprar 1000 acções e depois vais ter qur vender a acção que sobre noutra transacção pagando assim mais comissões porque vendeste em 2 transacções (situação A).
Isso não funciona. É irrelevante a quantidade em termos de numeros redondos ou não redondos...
O encontro é feito por ordem de chegada. Se houver 1.000 de um lado e 1.000 do outro, só por pura coincidência é que a transacção vai ser feita exactamente entre os dois 1.000. Basta meia duzia de ordens por dia com valores desacertados para nada mais concidir o dia todo (e são muito mais que meia duzia). Enfim, não se preocupem com isso porque não tem qualquer relevância.
1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Mais fácil?? Uma ordem de venda de por exemplo 130 ou mesmo 155 demora mais a ser efectuada??
Não! As ordens são processadas por ordem de chegada.
A questão dos multiplos não me parece muito importante... So eventualmente nas comissões. Imagina que tens 1001 acções para vender. Partindo do principio que a tendência é comprarmos numeros redondos de acções, pode acontecer que alguém queira comprar 1000 acções e depois vais ter qur vender a acção que sobre noutra transacção pagando assim mais comissões porque vendeste em 2 transacções (situação A). Mas também pode acontecer que ao venderes as tuas acções vendas a alguem que queira 2000 e assim vendes todas as tuas acções numa só transacção tendo por isso menores custos (situação B).
Em suma, com numeros redondos reduzes a probabilidade de te acontecer a situação A.
Espero que tenha conseguido exprimir-me

"A intuição dirá ao espírito racional qual será o próximo passo."
- Registado: 25/8/2007 18:55
Che Escreveu:Dialmedia Escreveu:
Em relação ao número de acções que compras, o que aconselho é sempre que possível a comprares múltiplos de 10, 100 ou 1000 acções conforme o preço por acção, pois são mais fáceis de transaccionar em bolsa.
Cumps.
Não percebo a necessidade de serem múltiplos. Pode ser um nr. qualquer de acções. O intermediário financeiro, encarrega-se de executar a ordem, em um ou vários negócios.
Dialmedia Escreveu:
Em relação ao número de acções que compras, o que aconselho é sempre que possível a comprares múltiplos de 10, 100 ou 1000 acções conforme o preço por acção, pois são mais fáceis de transaccionar em bolsa.
Cumps.
Mais fácil?? Uma ordem de venda de por exemplo 130 ou mesmo 155 demora mais a ser efectuada??
Hasta la vitoria siempre!!!
- Registado: 29/8/2007 13:51
GOE Escreveu:Bem já agora aproveito para colocar outra questão..Será que existe uma quantidade minima aconselhável para a entrada num titulo?
Já tinha um post sobre isso neste mesmo tópico...

MarcoAntonio Escreveu:Um conselho para quem se inicia: não tomem posições em acções com valores muito inferiores a 2.000 euros. Isto para o caso da Pararede, por exemplo, significa que não faz grande sentido tomar posições muito inferiores a 10.000 acções (10 mil).
Tomando por referência este valor e considerando comissões na ordem dos 10 euros na compra e outros tantos na venda, estamos a falar de 1% em comissões. Para posições de curto/médio-prazo é um valor comportável (não é particularmente atraente mas é tratável).
Se tomarem posições de por exemplo 100 euros, os custos da transação mantêm-se semelhantes (nalguns casos, dependendo do banco e da tabela de comissões, pode até ser exactamente o mesmo) e portanto passam a representar um custo de 20%. Ou seja, só lucrarão para movimentos superiores a 20% o que é um autêntico suicído a prazo, nunca conseguirão bater o mercado dessa forma...
Para valores inferiores o custo cresce exponencialmente.
Poderá parecer arriscado para quem se inicia com uma carteira modesta colocar 2.000 euros ou mais num activo (para quem ainda está a estudar o mercado e a querer começar). Mas é mera ilusão.
Convém ter consciência que incorrer em perdas no mercado é inevitável, nem os investidores experientes conseguem escapar a isso. Portanto, é preciso estar disponível para perder se querem investir nos mercados e claro, manter sempre em mente a regra de que se só se deve investir capital que possam perder sem que isso vos cause problemas de maior.
Portanto, se o receio é o de perder o que não podem perder, então não investem de todo. Se optam por investir, terão de o fazer de uma forma viável. Tomar posições muito pequenas não é viável: é prejuízo na certa.
1000€ é o mínimo dos mínimos para uma posição "séria" em bolsa e terá que ser uma entrada a longo-prazo pois mesmo com comissões muito baixas é preciso uma grande valorização para as cobrir e para ter um lucro aceitável.
Em relação ao número de acções que compras, isso é indiferente, o que aconselho é sempre que possível a comprares múltiplos de 10, 100 ou 1000 acções conforme o preço por acção, pois são mais fáceis de transaccionar em bolsa.
Cumps.
Em relação ao número de acções que compras, isso é indiferente, o que aconselho é sempre que possível a comprares múltiplos de 10, 100 ou 1000 acções conforme o preço por acção, pois são mais fáceis de transaccionar em bolsa.
Cumps.
- Registado: 26/1/2007 17:07
Agradeço desde já a todos que tiveram disponibilidade de responder às minhas duvidas...
Mas uma das minhas questões ainda não consegui esclarecer...se existe na verdade um valor minimo de acções pelo qual nos devemos reger na entrada de um titulo...
Por exemplo suponhamos que entraria na galp ou na sonae ou noutra cotada qualquer...deveria entrar com um minimo de 1000 acções? 2500? 5000? isso tambem depende da nossa liquidez claro..
Mas podemos supor as 1000 acções como uma base minima aceitável de entrada?..
Bons negócios
Mas uma das minhas questões ainda não consegui esclarecer...se existe na verdade um valor minimo de acções pelo qual nos devemos reger na entrada de um titulo...
Por exemplo suponhamos que entraria na galp ou na sonae ou noutra cotada qualquer...deveria entrar com um minimo de 1000 acções? 2500? 5000? isso tambem depende da nossa liquidez claro..
Mas podemos supor as 1000 acções como uma base minima aceitável de entrada?..
Bons negócios

- Registado: 26/8/2007 23:23
GOE Escreveu:Acho que houve um ponto que não esclareci bem..
O que quis dizer foi que ter 100 Galp's me dá menos lucro em comparação com ter 1000.
Pois a variação em termos percentuais terá de ser maior nas 100 acções para me cobrir comissões e ter algum lucro.. do que nas 1000 acções onde a variação já poderá ser mais reduzida para fazer as mesmas "coberturas" de comissões etc..
1000 acções da GALP dá mais que 100 acções da GALP

Mas isso é obvio. Julgava que estavas a comparar 100 da GALP com 1000 da SONAE por exemplo

Be Galt. Wear the message!
The market does not beat them. They beat themselves, because though they have brains they cannot sit tight. - Jesse Livermore
The market does not beat them. They beat themselves, because though they have brains they cannot sit tight. - Jesse Livermore
Acho que houve um ponto que não esclareci bem..
O que quis dizer foi que ter 100 Galp's me dá menos lucro em comparação com ter 1000.
Pois a variação em termos percentuais terá de ser maior nas 100 acções para me cobrir comissões e ter algum lucro.. do que nas 1000 acções onde a variação já poderá ser mais reduzida para fazer as mesmas "coberturas" de comissões etc..
GOE Escreveu:Bem já agora aproveito para colocar outra questão..Será que existe uma quantidade minima aconselhável para a entrada num titulo?
Por exemplo existem titulos que exigem por parte dos investidores uma capacidade de liquidez maior...como por exemplo a galp que para 1000 acções serão necessários actualmente cerca de 11000€...
Seria um erro comprar apenas 100 galp's? Nesta situaçao apenas com 100 acções seria necessário uma variação muito maior da cotação para ter algum lucro...no entanto com 1000 acções essa variação ja poderá ser mais reduzida....
Agora outro exemplo mas num titulo que apresenta uma cotação bem mais reduzida...por exemplo a Lisgrafica suponhamos que esta estava cotada a 0.10€
Com 1000€ já seria possivel adquirir 100000 acções que basta sofrerem uma pequena oscilação no seu valor para obter um lucro maior...
Bem no fundo a minha questão é: se deveremos definir um minimo base para a entrada num titulo, tanto na possibilidade de ser um titulo como a galp ou como a lisgráfica..
Bons Negocios
O maior problema é o preço das comissões.
Ou seja, se não tivessemos comissões podias comprar uma acção ou 10000000.... Porque a variação da acção era directamente sentida no teu investimento (visto em %, que é o que importa)
Como não existe comissão 0 (que eu saiba) tens de ter em atenção quanto a acção precisa subir para te pagar as comissões e só a partir daí terás lucro !!!
Resumindo, qt mais baixo o investimento maior terá de ser a variação para pagares os custos.
O preço da acção é irrelevante em termos percentuais!
A Lisgrafica custa 0.1€ mas demora de caraças para passar aos 0,11€ (10% a mais!)....
- Registado: 9/11/2006 12:54
Podes comprar 10000 acções da Lisgráfica, Vista Alegre ou Pararede mas até que elas subam um cêntimo para teres lucro tens que esperar muito tempo. E mesmo que subam, tens que ter sorte para que alguém venda o suficiente para que apanhe a tua ordem.
No entanto dizer que ter 100 Galp's dá-te menos lucro é errado. O que interessa é a valorização em percentagem.
O problema a que te referes é que cada cêntimo que a Galp suba valoriza menos a tua carteira que um cêntimo de uma empresa cujo preço por acção seja mais reduzido.
Tudo bem mas empresas como Galp ou Sonae Indústria costumam ter variações de 20, 30 ou até mais cêntimos por dia. 1% de valorização na Galp são logo 10 cêntimos e numa acção que custe 1€ é apenas 1 cêntimo.
Como vês, é praticamente a mesma coisa.
Cumps.
No entanto dizer que ter 100 Galp's dá-te menos lucro é errado. O que interessa é a valorização em percentagem.
O problema a que te referes é que cada cêntimo que a Galp suba valoriza menos a tua carteira que um cêntimo de uma empresa cujo preço por acção seja mais reduzido.
Tudo bem mas empresas como Galp ou Sonae Indústria costumam ter variações de 20, 30 ou até mais cêntimos por dia. 1% de valorização na Galp são logo 10 cêntimos e numa acção que custe 1€ é apenas 1 cêntimo.
Como vês, é praticamente a mesma coisa.
Cumps.
- Registado: 26/1/2007 17:07
100 acções são +/- 1000 Euros, não aconselho porque gastas algum dinheiro com as comissões e a valorização tem que ser considerável para valer a pena.
No entanto não podes olhar para a GALP e para a SONAE e comparar valorizações de um cêntimo e dizer que a da SONAE é melhor. As variações medem-se à percentagem e não ao cêntimo.
O que tens que perguntar é: A GALP tem mais ou menos potencial de valorização que a empresa X ? Vai crescer quanto % em relação a Y?
E a partir daí decides. Claro que tens que estudar bem as empresas a nível fundamental para decidir isso, ou então orientares-te pela análise técnica.
No entanto não podes olhar para a GALP e para a SONAE e comparar valorizações de um cêntimo e dizer que a da SONAE é melhor. As variações medem-se à percentagem e não ao cêntimo.
O que tens que perguntar é: A GALP tem mais ou menos potencial de valorização que a empresa X ? Vai crescer quanto % em relação a Y?
E a partir daí decides. Claro que tens que estudar bem as empresas a nível fundamental para decidir isso, ou então orientares-te pela análise técnica.
Be Galt. Wear the message!
Bem já agora aproveito para colocar outra questão..Será que existe uma quantidade minima aconselhável para a entrada num titulo?
Por exemplo existem titulos que exigem por parte dos investidores uma capacidade de liquidez maior...como por exemplo a galp que para 1000 acções serão necessários actualmente cerca de 11000€...
Seria um erro comprar apenas 100 galp's? Nesta situaçao apenas com 100 acções seria necessário uma variação muito maior da cotação para ter algum lucro...no entanto com 1000 acções essa variação ja poderá ser mais reduzida....
Agora outro exemplo mas num titulo que apresenta uma cotação bem mais reduzida...por exemplo a Lisgrafica suponhamos que esta estava cotada a 0.10€
Com 1000€ já seria possivel adquirir 100000 acções que basta sofrerem uma pequena oscilação no seu valor para obter um lucro maior...
Bem no fundo a minha questão é: se deveremos definir um minimo base para a entrada num titulo, tanto na possibilidade de ser um titulo como a galp ou como a lisgráfica..
Bons Negocios
Bons Negocios

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: breakout_bull, Google [Bot], jprgodinho, PAULOJOAO, Shimazaki_2 e 151 visitantes