FAQ: Questões de Iniciação (investimento / mercado)
GOE Escreveu:Bem já agora aproveito o tópico para esclarecer uma pequena duvida..
No site da euronext, se escolher-mos uma cotada, podemos ver o seu volume especificamente por cada tranche por exemplo "08:05:50 1.97 5,000" no entanto alguém sabe se este volume é de ov ou de oc? ou será do global de transacções?
Bons negócios
É um negocio realizado. Logo, o "casamento" entre uma ordem de compra e uma de venda. O que não quer dizer que fossem ambas dessa quantidade, nota bem.
Vamos a um exemplo conctreto:
Tu dás uma ordem de compra de 5.000 xxx a 1.97. Eu dou uma ordem de venda de 10.000 ao mesmo valor. Assim, a tua ordem é completamente satisfeita e a minha só parcialmente (o que vai implicar que eu pague mais de comissoes, pois a ordem vai ser realizada em mais do que um negocio) - mas na Euronext o que aparece é um negocio de 5000 a 1.97.
Se não expliquei bem, apita, que tento de outra forma
Abraços
Esta é a vantagem da ambição:
Podes não chegar á Lua
Mas tiraste os pés do chão...
Podes não chegar á Lua
Bem já agora aproveito o tópico para esclarecer uma pequena duvida..
No site da euronext, se escolher-mos uma cotada, podemos ver o seu volume especificamente por cada tranche por exemplo "08:05:50 1.97 5,000" no entanto alguém sabe se este volume é de ov ou de oc? ou será do global de transacções?
Bons negócios
Bons negócios

- Registado: 26/8/2007 23:23
Mais umas respostas
Mais uma vez, nem todas as respostas que vou dar estão completas...
Um produto alavancado é um produto derivado cujo funcionamento assenta na ideia de que nem todo o dinheiro aplicado pertence ao investidor, sendo uma espécie de recurso a crédito.
Além desses produtos, pode-se recorrer à alavancagem para investir em activos, tais como acções. Para tal, há bancos e corretoras que "emprestam dinheiro" para o investidor aplicar na compra, através de contas margem. O investidor paga juro enquanto detiver uma posição aberta e caso esteja a perder mais do que a sua parte do dinheiro é-lhe fechada a posição.
Naturalmente se eu tiver 20 e pedir 80 emprestados, se ganhar 10% no investimento fico com 110 mas na verdade, ao devolver os 80 ao banco, dos 20 iniciais passei a ter 30, ou seja, ganhei 50%. A alavancagem permite a um investidor multiplicar os seus ganhos muito rapidamente. Ou abrir falência à mesma velocidade
Quando o dono da empresa a fundou, teve de investir capital seu. As acções representam esse capital. Se o dono vende parte da empresa a terceiros, está a recuperar parte do dinheiro investido. Para a empresa, é igual ter um ou vários donos.
Esta é a questão que tenho mais dificuldade em responder. Em princípio, para a empresa em si, não há qualquer vantagem. Se a empresa detiver acções próprias e as quiser utilizar como colateral para um financiamento, é vantajoso que estas estejam valorizadas. Mas são situações pontuais, penso eu.
Para o dono é que se as acções tiverem valorizado, este pode alienar mais uma parte das suas acções e recuperar mais capital investido já com um prémio em cima.
Pedia a alguém que saiba explicar isto melhor para me dar aqui uma ajuda, por favor. Cumprimentos,
Manu Escreveu:O que significa produto alavancado?
O que é isto do alavancado?
Um produto alavancado é um produto derivado cujo funcionamento assenta na ideia de que nem todo o dinheiro aplicado pertence ao investidor, sendo uma espécie de recurso a crédito.
Além desses produtos, pode-se recorrer à alavancagem para investir em activos, tais como acções. Para tal, há bancos e corretoras que "emprestam dinheiro" para o investidor aplicar na compra, através de contas margem. O investidor paga juro enquanto detiver uma posição aberta e caso esteja a perder mais do que a sua parte do dinheiro é-lhe fechada a posição.
Naturalmente se eu tiver 20 e pedir 80 emprestados, se ganhar 10% no investimento fico com 110 mas na verdade, ao devolver os 80 ao banco, dos 20 iniciais passei a ter 30, ou seja, ganhei 50%. A alavancagem permite a um investidor multiplicar os seus ganhos muito rapidamente. Ou abrir falência à mesma velocidade

Manu Escreveu:Se eu tivesse uma empresa (100%) e decidisse vender bocadinhos dela (acções), ao resto da minha família, digamos aí uns 40%, a empresa continuava a valer o mesmo, só que agora tinha mais donos.
Qual o ganho de uma empresa ao vender acções?
Quando o dono da empresa a fundou, teve de investir capital seu. As acções representam esse capital. Se o dono vende parte da empresa a terceiros, está a recuperar parte do dinheiro investido. Para a empresa, é igual ter um ou vários donos.
Manu Escreveu:E se depois os familiares continuassem a fazer vendas entre eles, fazendo as acções subirem umas vezes e outras descerem, qual o impacto destes movimentos de subidas e descidas das acções na empresa?
(Já o contrário entendo, o valor da empresa influencia o preço da acção)
Esta é a questão que tenho mais dificuldade em responder. Em princípio, para a empresa em si, não há qualquer vantagem. Se a empresa detiver acções próprias e as quiser utilizar como colateral para um financiamento, é vantajoso que estas estejam valorizadas. Mas são situações pontuais, penso eu.
Para o dono é que se as acções tiverem valorizado, este pode alienar mais uma parte das suas acções e recuperar mais capital investido já com um prémio em cima.
Pedia a alguém que saiba explicar isto melhor para me dar aqui uma ajuda, por favor. Cumprimentos,
HappyFather
http://caprichosdebolsa.blog.pt/ (inactivo)
Manu Escreveu:Finalmente um tópico para maçaricos.
O ideal para as minhas dúvidas.
O que significa produto alavancado?
Outra questão.
Se eu tivesse uma empresa (100%) e decidisse vender bocadinhos dela (acções), ao resto da minha família, digamos aí uns 40%, a empresa continuava a valer o mesmo, só que agora tinha mais donos.
E se depois os familiares continuassem a fazer vendas entre eles, fazendo as acções subirem umas vezes e outras descerem, qual o impacto destes movimentos de subidas e descidas das acções na empresa?
Obrigado
Para perceber o que é alavancado ver:
http://pt.shvoong.com/books/1634159-ala ... -na-bolsa/
- Registado: 4/2/2004 23:35
Che Escreveu:Thanks.
Tratando-se duma empresa segura e um investimento a longo prazo... corrijam-me se estiver errado não me parece muito viavel por um Stop Loss...
Por exemplo a Galp energia chegou a estar a 10,70 e na semana pasada baixou aos 9 e tal e agora voltou a subir, assumindo que acções de empresas seguras tem um ciclo, pois o preço duma acção é um ciclo pode não chegar ao mesmo máximo mas pode chegar lá perto.
Logo não será um risco por um stop loss quando falamos de empresas seguras?
Ps: Sou um leigo nisto... estou a linearizar muito as coisas??
A galp penso que nunca chegou a quebrar a sua linha de tendência de longo prazo mas como já saí dela à um tempo não tenho a certeza (a galp é uma empresa nova que ainda nem um ano tem). Stop loss serve como barreira psicológica de perdas mas podes ter azar e o teu stop ser disparado e no mesmo dia subir logo para o céu. Apesar disso a longo prazo será benéfico em termos em benefícios. Para quê ganhares 10 % numa acção se mais tarde ou mais cedo ficas "agarrado com uma acção" e teres perdas significativas? Ainda posso-te dar o exemplo da pararede, pois passado 5 anos ainda há pessoas agarradas a ela e que compraram a 2 euros (agora só vale 0,2). Mas como te disse cada um traça a sua estratégia e desde tenhas sucesso mantei-na

Finalmente um tópico para maçaricos.
Outra questão.
Se eu tivesse uma empresa (100%) e decidisse vender bocadinhos dela (acções), ao resto da minha família, digamos aí uns 40%, a empresa continuava a valer o mesmo, só que agora tinha mais donos.
E se depois os familiares continuassem a fazer vendas entre eles, fazendo as acções subirem umas vezes e outras descerem, qual o impacto destes movimentos de subidas e descidas das acções na empresa?
Obrigado
Outra questão.
Obrigado
- Registado: 17/1/2006 20:25
Thanks.
Tratando-se duma empresa segura e um investimento a longo prazo... corrijam-me se estiver errado não me parece muito viavel por um Stop Loss...
Por exemplo a Galp energia chegou a estar a 10,70 e na semana pasada baixou aos 9 e tal e agora voltou a subir, assumindo que acções de empresas seguras tem um ciclo, pois o preço duma acção é um ciclo pode não chegar ao mesmo máximo mas pode chegar lá perto.
Hasta la vitoria siempre!!!
- Registado: 29/8/2007 13:51
Deve haver outro tópico dela mas podes ir ao "pesquisar" e encontrá-loChe Escreveu:E onde posso encontrar esse grafico??
Se bem que hoje será dificil... sem imagens!
lol
http://www.caldeiraodebolsa.com/forum/v ... t=portucel
Bem não vou comparar a portucel à PTmultimédia nem à pararede, nem à compta, nem à inapa, etc. Mas se tu vires bem, essas empresas nunca recuperaram das suas quedas. Se estás longo podes sempre analisar o gráfico a longo prazo e meter um stop um pouco abaixo da linha de tendência de longo prazo. Porque na realidade se essa linha for quebrada pode entrar em bearish. No entanto a portucel é uma empresa sólida (basta ver o tópico dela) apesar de por vezes deixar o pessoal com os cabelos em péChe Escreveu:Eu ando a olhar para isto faz algum tempo... o forum descobri o outro dia...![]()
Mas independentemente disso como é um invest. a longo prazo pode cair agora mas depois sobe??? Certo??
Não tenho propriamente pressa em tirar o lucro... 2 e tal % ao ano... devo conseguir mais com as acções a longo prazo!?

P.S. Antes de entrares numa acção deverias ter estudado primeiro a matéria e este exemplo é somente uma estratégia. No entanto cada um é que sabe qual é a sua melhor estratégia dependendo do risco que quer tomar:wink:
Editado pela última vez por Enslaved em 30/8/2007 23:21, num total de 1 vez.
Eu ando a olhar para isto faz algum tempo... o forum descobri o outro dia...
Mas independentemente disso como é um invest. a longo prazo pode cair agora mas depois sobe??? Certo??
Não tenho propriamente pressa em tirar o lucro... 2 e tal % ao ano... devo conseguir mais com as acções a longo prazo!?

Ok... Acabei de dar a minha primeira ordem de compra 500 da PTI...
Acho que não seria má ideia colocares uma ordem stop-loss. Vasculha o Caldeirão porque há montes de tópicos sobre isso.
Estipulas o quanto estás disposto a perder ( perder e ganhar faz parte da vida de investidor ) e se correr mal ficas por aí. Assumes essa menos-valia.
Cumprimentos e bem-vindo,
- Registado: 23/8/2006 18:53
Não quero ser pessimista, mas penso como iniciado deverias ficar um pouco à espera para ver para que lado vai o mercado, uma vez que ele está indefinido. No entanto boa sorteChe Escreveu:Ok... Acabei de dar a minha primeira ordem de compra 500 da PTI...![]()
Obrigado pela ajuda pessoal.![]()
Isto e suposto ser um investimento a longo prazo!
O que acham?![]()
Agora vou ver como me dou com estas antes de arriscar outra vez...
tá aqui bastante tempo a trabalhar neste investimento...
Como diz o anucio duma instituição bancária, não tenho pais ricos, nao ganhei o euromilhões... lol
Abraço.
Ps: Isto é ridiculo, festejar a primeira compra

Ok... Acabei de dar a minha primeira ordem de compra 500 da PTI...
Obrigado pela ajuda pessoal.
O que acham?
Como diz o anucio duma instituição bancária, não tenho pais ricos, nao ganhei o euromilhões... lol
Abraço.

Obrigado pela ajuda pessoal.

O que acham?

Abraço.

Meias respostas
Sem que eu vá conseguir dar respostas completas a todas as perguntas, mas como estas perguntas estavam a ficar esquecidas na página anterior... Aqui vai uma parte da informação.
A paridade é, grosso modo, o número de warrants equivalentes a uma unidade do subjacente. Normalmente as paridades são pequenas para subjacentes de valores reduzidos e elevadas para subjacentes de valores elevados.
Com exemplos... Paridade 1:1 num W sobre a SON significa que adquirir 1 W equivale a adquirir 1 acção. Na Brisa, com paridade 2:1, precisamos de comprar 2 W para equivaler a 1 acção.
Esta questão não depende apenas da paridade. A elasticidade do preço de um W (sua variação % face à variação do subjacente) é calculada pela fórmula
Elasticidade = Delta x (Cotação Subjacente/(Cotação W x Paridade))
O Delta é o coeficiente que mede a sensibilidade do W face a variações do preço do subjacente. Vai variando e não te sei dizer como se calcula.
Posto isto, a resposta à tua pergunta não é possível. A resposta é caso a caso para cada W em cada momento na sua vida e deverá ser calculado com a calculadora do emitente do W em questão.
Existem aplicações e fundos de capital garantido (ou não) com estruturas que permitem a valorização elevada dentro de determinadas linhas e "estoiros" se elas forem excedidas. Não conheço detalhes sobre esses produtos, mas o BiG pelo menos costuma divulgá-los.
Em termos de Warrants, existem os "Inline Warrants". Basicamente, é um W colocado no mercado normalmente a 0,5€ a unidade que tem um limite inferior e um limite superior e uma data de maturidade. É muito semelhante a um Turbo, no sentido em que se a qualquer momento um dos limites for quebrado, o IW passa a valer 0 (estoira, termina). À medida que o tempo passa, o IW vai valorizando, já que a probabilidade de ele terminar dentro dos limites aumenta. Se o IW atingir a maturidade dentro dos limites, valerá 1€ a unidade. Em cerca de 3 meses ou se perde o dinheiro todo ou se duplica o dinheiro todo.
Naturalmente, é possível entrar e sair de IW a qualquer momento, mas convém notar que se o subjacente estiver a subir, o IW comporta-se como um put (desvaloriza com a aproximação ao limite superior). Se o subjacente estiver a cair, comporta-se como um call (desvaloriza com a aproximação ao limite inferior).
O BiG tem um manual em PDF de Inline Warrants neste link. Como de costume, aconselho muita prudência na utilização de W, TW e IW já que são produtos alavancados e é muito fácil perder todo o capital investido.
Espero ter ajudado. Cumprimentos,
JeRoK Escreveu:Penso que muito provavelmente as respostas às perguntas
que irei fazer já foram colocadas, no entanto como ainda tenho
algumas dúvidas coloco-as aqui neste tópico.
1) O que significa a paridade de um Warrant?
A paridade é, grosso modo, o número de warrants equivalentes a uma unidade do subjacente. Normalmente as paridades são pequenas para subjacentes de valores reduzidos e elevadas para subjacentes de valores elevados.
Com exemplos... Paridade 1:1 num W sobre a SON significa que adquirir 1 W equivale a adquirir 1 acção. Na Brisa, com paridade 2:1, precisamos de comprar 2 W para equivaler a 1 acção.
JeRoK Escreveu:a) se um warrant tiver paridade 1:1, qual será o seu valor se o subjacente valorizar um 1%?
E se o subjacente desvalorizar 1%?
b) Como são as contas das perguntas anteriores se a paridade for 10:1?
Esta questão não depende apenas da paridade. A elasticidade do preço de um W (sua variação % face à variação do subjacente) é calculada pela fórmula
Elasticidade = Delta x (Cotação Subjacente/(Cotação W x Paridade))
O Delta é o coeficiente que mede a sensibilidade do W face a variações do preço do subjacente. Vai variando e não te sei dizer como se calcula.
Posto isto, a resposta à tua pergunta não é possível. A resposta é caso a caso para cada W em cada momento na sua vida e deverá ser calculado com a calculadora do emitente do W em questão.
JeRoK Escreveu:2) Quais são os produtos existentes para poder ganhar dinheiro quando
os mercados lateralizam? E como funcionam esses produtos?
Existem aplicações e fundos de capital garantido (ou não) com estruturas que permitem a valorização elevada dentro de determinadas linhas e "estoiros" se elas forem excedidas. Não conheço detalhes sobre esses produtos, mas o BiG pelo menos costuma divulgá-los.
Em termos de Warrants, existem os "Inline Warrants". Basicamente, é um W colocado no mercado normalmente a 0,5€ a unidade que tem um limite inferior e um limite superior e uma data de maturidade. É muito semelhante a um Turbo, no sentido em que se a qualquer momento um dos limites for quebrado, o IW passa a valer 0 (estoira, termina). À medida que o tempo passa, o IW vai valorizando, já que a probabilidade de ele terminar dentro dos limites aumenta. Se o IW atingir a maturidade dentro dos limites, valerá 1€ a unidade. Em cerca de 3 meses ou se perde o dinheiro todo ou se duplica o dinheiro todo.
Naturalmente, é possível entrar e sair de IW a qualquer momento, mas convém notar que se o subjacente estiver a subir, o IW comporta-se como um put (desvaloriza com a aproximação ao limite superior). Se o subjacente estiver a cair, comporta-se como um call (desvaloriza com a aproximação ao limite inferior).
O BiG tem um manual em PDF de Inline Warrants neste link. Como de costume, aconselho muita prudência na utilização de W, TW e IW já que são produtos alavancados e é muito fácil perder todo o capital investido.
Espero ter ajudado. Cumprimentos,
HappyFather
Outro tópico interessante para os novatos
http://www.caldeiraodebolsa.com/forum/v ... 61&start=0
Não encontrei a 1ª parte quem quiser ajudar que o adicione
http://www.caldeiraodebolsa.com/forum/v ... 61&start=0
Não encontrei a 1ª parte quem quiser ajudar que o adicione

Voçês sabem que eu estou sempre pronta a receber de braços abertos novos membros
Masssss
Estava agora a ver a decisão do governo sobre suspender o processo de legalização de imigrantes e lembrei-me que da proxima vez que algum membro do caldeirão vá á TV, talvez seja boa ideia suspender as inscriçoes durante uns dias até o pessoal sossegar os animos...
é que com isto tudo, estou a dever uma beijoca ao Fogueiro, abandonei o Garfield durante a noite e perdi a emoção do FCP / SCP protagonizado pelo PVG e pelo Lutav.
(foi um desabafo, que venha o proximo)
Masssss
Estava agora a ver a decisão do governo sobre suspender o processo de legalização de imigrantes e lembrei-me que da proxima vez que algum membro do caldeirão vá á TV, talvez seja boa ideia suspender as inscriçoes durante uns dias até o pessoal sossegar os animos...
é que com isto tudo, estou a dever uma beijoca ao Fogueiro, abandonei o Garfield durante a noite e perdi a emoção do FCP / SCP protagonizado pelo PVG e pelo Lutav.
(foi um desabafo, que venha o proximo)
Esta é a vantagem da ambição:
Podes não chegar á Lua
Podes não chegar á Lua
Enslaved Escreveu:Che Escreveu:Tou a ver poucas difrenças entre comprar acçoes e ir à bwin![]()
Just kiddin
Enquanto não vires as diferenças é melhor não investires
Estava só a reinar... Já ando a olhar para isto á cerca de um ano... Só descobri o forum recentemente... Ainda não me senti foi seguro a abrir a mão aos tostões.
Estava a pensar investir a médio longo prazo é duma certa forma mais seguro??

nnascimento Escreveu:dominio Escreveu:
+- valias:
bom quando compras por 2 e vendes por 4 ganhas 50% certo? errado, era bom era, tens de dividi-lo com o Teixeira dos Santos no modelo 22 em Maio
Bem vindo
Eu até diria duplamente errado... Se compras 2 e vendes por 4 ganhas 100%

Abraço
- Registado: 25/8/2007 18:55
Che Escreveu:hum... Portanto tendo em conta a noticia dos lucros da empresa que saiu ontem e o grafico trata-se de um possivel bom negocio a médio longo prazo??
Ps: a resposta não implicará compra pois prefiro ficar por fora a ver por mais um pouco!! Só estou a tentar perceber mais um pouco disto!!
Exactamente

hum... Portanto tendo em conta a noticia dos lucros da empresa que saiu ontem e o grafico trata-se de um possivel bom negocio a médio longo prazo??
Ps: a resposta não implicará compra pois prefiro ficar por fora a ver por mais um pouco!! Só estou a tentar perceber mais um pouco disto!!
Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: GamesOver, Luzemburg, Opcard33, PAULOJOAO, PXYC, Rolling_Trader, Shimazaki_2 e 133 visitantes