Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

VIX, VIX e mais VIX...

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Marco...

por Antunes » 17/4/2003 12:34

...concordo contigo que é prematuro tirar quaisquer ilações, neste momento, no VIX. No entanto, se reparares o VIX poderá estar a fazer um duplo fundo e aí sim podes tirar ilações!

PS: quanto a mim é perfeitamente normal esta queda do VIX (VDAX e VXN tb...) até agora porque os mercados precisavam respirar... Agora se não inverter muito brevemente (ontem o VIX já fecho positivo) é que poderá estar a passar-se algo de diferente.

Um abraço Marco!

Registado: 4/12/2002 11:16

por MarcoAntonio » 17/4/2003 12:06

Peço desculpa, Antunes... o lapso foi meu de facto... :oops:

Li contradição... :?

De resto, concordo, que para se iniciar um Bull Market poderemos necessitar de uma longa base (de muitos meses ou anos). Mas repara, eu não tenho estado a dizer que o VIX está a dar sinais <i>bullish</i>. O que tenho estado a dizer que é prematuro retirar leituras <i>bearish</i> e que algumas conclusões que estão a ser retiradas quanto ao seu comportamento não são correctas pois a queda atípica do VIX não está no caso presente relacionada com uma subida desenfreada/ininterrupta da complacência.

De facto, até poderemos vir a tirar uma leitura <i>bullish</i> deste comportamento do VIX... Para já não a estou a retirar, digo apenas que é possível esse cenário e tenho dito que é prematuro retirar as leituras <i>bearish</i> que têm vindo a ser retiradas (e que já vêm a ser retiradas há várias semanas). É necessário levar em linha de conta o comportamento do SPX e ter cautela ao efectuar comparações directas com períodos em que o SPX se comportou de forma diferente, pois esse comportamento afecta o <i>range</i> em que o VIX «navega».
Imagem

FLOP - Fundamental Laws Of Profit

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Administrador Fórum

Registado: 4/11/2002 22:16

Marco...

por Antunes (off-line) » 17/4/2003 11:50

...eu não falei de contradição mas sim de condição. :?

Já agora é uma condição necessária mas não suficiente porque o VIX pode estar nos 10-20 durante anos antes de um bull market começar... É preciso outras condições se verificarem: uma base sólida de alguns meses, para não dizer anos...
Antunes (off-line)

por MarcoAntonio » 17/4/2003 11:18

Obrigado, Candlestick. De facto foi um lapso da minha parte, pois sabia que o VXN era mais recente que o VIX e em dois locais onde acedi (e onde obtinha históricos bem mais antigos do VIX) só consegui obter esse curto histórico do VXN. Fica a rectificação feita, o que agradeço.

Em relação à questão da longa lateralização, estou de acordo e não me espantaria se o mercado lateralizasse ou criasse um fundo arredondado ao longo de anos...

Essa sería uma das hipóteses e como referi antes... esta queda do VIX sería nessa caso o inicio das mesmas e veríamos este indicador visitar níveis bem mais baixos a prazo.

Enfim, é uma mera possibilidade, é claro...
Imagem

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Administrador Fórum

Obviamente....

por Candlestick » 17/4/2003 11:11

...que fui eu que escreveu a mensagem anterior, tendo-me esquecido de fazer o registo. Faltas de hábito cá na casa.
Candlestick

Registado: 2/1/2003 19:15

por Caro Marco » 17/4/2003 11:08

Estando de acordo com a generalidade dos teus comentários, há uma coisa que tenho de rectificar. Tem a ver com o histórico do $VXN. Eu ontem postei um gráfico no CI, retirado do stockcharts, com dados desde 1995. Vou tentar colocá-lo aqui. Nele se vê claramente que estamos num claro momento de inversão e que as probabilidades são grandes no sentido dos NDX tomar o rumo SUL. A única hipótese bull (que me surge assim à primeira) consiste no $VXN não ser capaz de subir convictamente e começar a formar uma base com os mercados a continuarem nesta lateralização ou a subir ligeiramente. Aí sim, se poderá começar a virar as baterias para o outro lado e aproveitar um dip do mercado (acompanhado de um pico de $VXN) para comprar. De qq das formas, penso que é a 1ª vez que se vai chegar ao fim dum bear market a sério (daqui a um mês ou daqui a 5 anos, não sabemos) na posse deste tipo de indicadores, pelo que não deve haver grandes termos de comparação.

Abraço
Anexos
Vxn-LP.GIF
Vxn-LP.GIF (79.64 KiB) Visualizado 1643 vezes
Caro Marco

por MarcoAntonio » 17/4/2003 10:57

Antunes, não existe qualquer contradição... <b>Bem pelo contrário!</b>

Repare, nesse período antes do grande Bull <b>não tínhamos</b> um pesado <i>Bear Market</i> como temos tido actualmente, que tivesse deslocado o VIX para valores elevados. Pelo contrário, tínhamos até uma tendência ligeiramente ascendente e uma volatilidade muito baixa o que fazia o VIX andar numa gama de valores bastante baixa!

Ora, uma parte desse fenómeno está a repetir-se agora com o SPX a negociar ao longo de um período já razoável com uma volatilidade histórica reduzida (sem grandes variações nem tendência). Não se trata de qq contradição, Antunes, mas sim de um dos argumentos do próprio artigo (daí eu dizer, Bem pelo contrário!). É precisamente esse fenómeno ou parte dele (que aconteceu ali antes do Bull se iniciar) que se está a repetir agora e que está a trazer o VIX para baixo...

Não quer isto dizer que estejamos à entrada de um Bull, pelo menos não dou isso como seguro (ou até altamente provável) pois o próprio artigo apresenta possíveis argumentos Bear que tb podem ser utilizados.

Mas se estivermos de facto à entrada de um Bull então o que poderá ocorrer é que o VIX venha a cair e a cair muito mais (sem q haja grandes subidas ou descidas no índice)... para valores que já não eram vistos há muito, muito tempo... Mais uma razão para ter cautelas ao retirar conclusões Bearish do actual comportamento do VIX ou para considerar que este aponta para um excesso de complacência!

Não existe qq contradição... Bem pelo contrário!
Imagem

Administrador Fórum

Cá está outra das condições...

por Antunes (off-line) » 17/4/2003 10:46

...para o início de um bull market: o VIX formar uma base nos 10! Foi o que fez durante vários anos [1990,1995] antes do bull market arrancar em 1995.
Antunes (off-line)

por MarcoAntonio » 17/4/2003 10:22

Viva Candlestick,

começando pela questão do VXN, o histórico do VXN é muito reduzido (não abrange sequer todo o Bear Market e não temos qualquer referência de Bull Market). Por essa razão tenho «ignorado» esse indicador pois parece-me que com um histórico tão curto o indicador é de pouca utilidade. De qq das formas deixo os gráficos do NDX e do VXN nesse período onde se pode constatar o enorme contraste entre o comportamento actual do NDX e o do restante Bear - o contraste é tal que não me espanta nada que o VXN se encontre em mínimos do seu curto-histórico.

Em relação ao perigo de posições curtas ou longas, o que eu refiro no meu artigo é que (e numa perspectiva de investimento de curto-prazo), leituras prematuras de indicadores como o VIX (indicadores contrários) podem ser altamente ineficientes. Ora, penso que as leituras que têm vindo a ser feitas (e nota Candlestick que essas leituras andam a ser feitas já há várias semanas) são prematuras por duas razões, conforme expresso no final do artigo: por um lado temos que o VIX ainda não se encontra (e menos se encontrava na início da «discussão») em valores extremos mesmo num contexto de Bear Market; por outro lado existe outra razão para a queda do VIX além do aumento de optimismo/pessimos como facilmente se pode constatar nos gráficos pelo que a queda é justificada em grande parte por algo que não beneficia necessariamente os Bears (ou seja, não cai pelas razões que eles desejariam). Basta ver por exemplo como o Bulls vs Bears se mantém estável há 4 semanas (com oscilações muito pequenas e apontando para uma «estabilidade» no sentimento de mercado) ao contrário do VIX que vem caindo desastrosamente ao longo dessas semanas (o q alguns poderão interpertrar como uma ininterrupta escalada da complacência... o que não é verdade).

Agora, que as quedas estão cada vez mais próximas, essa é uma verdade à la palisse, no entanto e principalmente para quem investe em curto-prazo e/ou na teoria contrária... o importante é o <i>timing</i>!

Quem, ainda, investe via <i>warrants</i> deverá ter ainda mais cautelas com leituras prematuras. Ao longo destas 4 semanas, muitos investidores que até poderão estar correctos quanto ao rumo futuro do mercado têm vindo a acumular perdas por uma questão de <i>timing</i> e de leituras prematuras. Repare que estas chamadas de atenção não surgem agora (não são chamadas de atenção <i>à posteriori</i>, eu tenho vindo a chamar a atenção para estes pormenores há várias semanas, quer para a questão do <i>timing</i>, quer para as razões da queda dos indicadores de volatilidade que não está associada a um grande crescimento da complacência como poderá parecer).

Ainda em relação à questão colocada pelo Dwer, o comportamento do VIX é similar quer em Bear quer em Bull Mode. O que varia é a tal tendência para se deslocar para cima e para baixo conforme a tendência primária, por um lado, e conforme a volatiliade histórica do mercado por outro, pelo que a noção de <b>extremo</b> vai variando ao sabor dos acontecimentos. Esta variação e dependência da noção de extremo conforme o comportamento do mercado é uma questão essencial na análise do VIX.
Anexos
vxn-2anos.gif
vxn-2anos.gif (13.3 KiB) Visualizado 1673 vezes
ndx-2anos.gif
ndx-2anos.gif (8.45 KiB) Visualizado 1668 vezes
Imagem

Administrador Fórum

Caro Dwer

por Candlestick » 17/4/2003 1:48

Eu não sou expert, nunca li nenhum livro sobre o assunto, apenas tenho acompanhado nos fóruns o que se tem escrito. De qq das formas, embora pelo nome dos´referidos índices fosse natural que as coisas se desenrrolassem dessa forma, não é assim que acontece. Se reparar no gráfico mensal que está no artigo do Marco, conclui que durante todo o bull-market os picos de volatilidade coincidem sempre com descidas nos preços. À medida que o mercado retomava aquela subida interminável, a volatilidade voltava a baixar e a ficar ali na linha de base. Tal e qual como depois se verifica na fase Bear, embora aqui com picos maiores.

Cumprimentos
Candlestick

Desculpem a ingenuidade

por Dwer » 17/4/2003 1:29

e mais que provávelmente a ignorância.

Os índices de volatilidade medem as grandes amplitudes (variações) de preços num determinado período de tempo.

Uma grande variação de amplitude significa normalmente um baixo consenso sobre os preços no mercado. Inversamente uma baixa variação de amplitude significa um nível de conforto e consenso com os níveis actuais.

Questão: esta análise tem sido aplicada neste mercado ursino fazendo coincidir os altos níveis de volatilidade (incómodo e medo)com os picos de preço.

Se o mercado se matamorfosear em taurino não deverá a volatilidade ser interpretada inversamente i.e. desconforto e baixo consenso com preços baixos e complacência com preços altos?

Abraços,
Abraço,
Dwer

There is a difference between knowing the path and walking the path

Registado: 4/11/2002 23:16

Bem...

por Candlestick » 17/4/2003 1:22

... já estou a dar trabalho. Pede-se encarecidamente a um Sr. Administrador(a) que troque ali um longas (antes do ponto final) por curtas, senão o texto fica sem sentido.

Obrigado
Candlestick

Good work Marco

por Candlestick » 17/4/2003 1:18

Gostei do estilo didáctico (norma da casa). De qq das formas duas observações.

1. Usando o $vix como guia de trading penso que, ao contrário das dúvidas que evidencias, se pode tirar uma conclusão: neste momento, o risco de possuir posições longas para médio/longo prazo é maior do que o risco de possuir posições curtas. Basta olhar para as situações em que o indicador esteve nestes valores e para o que aconteceu nos 2-3 meses seguintes

2. A conclusão anterior é fortemente corroborada pela análise do primo $vxn, o qual está em minímos de bear market e, como se pode ver no gráfico de LP, a atingir pela 2ª vez na sua vida de quase 10 anos valores de RSI inferiores a 30 (o mesmo se passa com o RSI 9 semanal).

3. Como parece inevitável que os referidos indicadores comecem a subir dentro em pouco, posições longas apenas se justificarão para:

a)quem for capaz de apanhar os rebounds mesmo até ao fim (muitas vezes corresponde à parte mais lucrativa do trade, o problema é que p. ex. hoje as velas foram muito feias e o fim pode mesmo já ter sido).

b) daqui a uns tempos, quando se concluir que a subida dos referidos indicadores não é acompanhada de descidas substanciais dos índices. Aí sim, poderá concluir-se que o risco de estar short já começa a não ser compensador.

Saudações deste parceiro amador
Candlestick

Muito Obrigado

por electrico » 16/4/2003 22:58

E parabens pelo artigo conseguido.

Abraço
electrico

por fproenca » 16/4/2003 20:24

Grande Marco,

Vale a pena "chatear-te" a cabeça !

E porque falas em VIX, perece que finalment vai aliviar um pouco a pressão e os mercados também, eu já aliviei .-)

Abraço
Anexos
gif.gif
gif.gif (26.49 KiB) Visualizado 1844 vezes
"Os simples conselhos, recomendações ou informações não responsabilizam quem os dá, ainda que haja negligência da sua parte" (Art. 485º do Código Civil)

Registado: 9/11/2002 19:38

por Flying Turtle » 16/4/2003 19:25

Excelente artigo Marco, sobretudo para quem há uns meses nem sabia que bicho era esse! :shock:

Um abraço e obrigado
FT
"Existo, logo penso" - António Damásio, "O Erro de Descartes"

Registado: 25/10/2002 17:26

VIX, VIX e mais VIX...

por MarcoAntonio » 16/4/2003 19:10

(Mais) um artigo sobre o VIX na secção Mercado a Par&Passo:
http://www.caldeiraodebolsa.com/article.php?iId=53
Imagem

Administrador Fórum

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: aaugustobb_69, Ano nimus, Esquinas3, fosgass2020, Google [Bot], Google Adsense [Bot], iniciado1, latbal, lito, m-m, Manchini888, Mr.Warrior, MR32, OCTAMA, PAULOJOAO, pbasto, Phil2014, trilhos2006, ze couves e 284 visitantes