A Crise Financeira, o Crash e os Baby Boomers.
Nota: a carta acima vai actualizando automaticamente.
Se a Depressão Tropical Quatro chegar às proximidades do GOM sem se extinguir, encontra águas mais quentes e deve passar a Tempestade Tropical (17 m/s ou 34 nós ou 39 mph) e recebe um nome.
Se continuar e atingir o GOM, a temperatura maior da água deve passá-la a Furacão (mais de 33 m/s ou 64 nós ou 74 mph) que só se extinguirá quando atingir a costa.
Quando desaparecer esta situação, peço a quem tenha capacidade para isso (eu não tenho) para apagar estes 2 posts.
Se a Depressão Tropical Quatro chegar às proximidades do GOM sem se extinguir, encontra águas mais quentes e deve passar a Tempestade Tropical (17 m/s ou 34 nós ou 39 mph) e recebe um nome.
Se continuar e atingir o GOM, a temperatura maior da água deve passá-la a Furacão (mais de 33 m/s ou 64 nós ou 74 mph) que só se extinguirá quando atingir a costa.
Quando desaparecer esta situação, peço a quem tenha capacidade para isso (eu não tenho) para apagar estes 2 posts.
Caro rmachado,
Os grandes investidores são quem conta, e estes, como referi, já começaram a entrar nas pechinchas.
Estão a sair, minimizando desesperadamente as perdas, dos Hedge Funds, dos Carry Trades, e das CDO (Collateralized Debt Obligations, que costumam rebentar de 10 em 10 anos) – e a voltar aos fundamentais das acções sólidas que, no meio deste imbróglio, ficaram baratas, e os que pânicaram vendem a qualquer preço.
Espero, não só para esta semana como para as próximas – talvez até ao Labor Day, que é quando se dá a verdadeira rentrée e termina a driving season, – dips e rebounds característicos de Agosto, possivelmente consolidando um fundo, ao sabor das más notícias e de outras que lhes dêem alivio. Quem enjoar que tome Enjomin (os supositórios actuam mais depressa) para aguentar este Mar Almirante…
Estamos num período neutro entre a divulgação dos resultados do 2º trimestre e as previsões para o 3º – e, com as empresas a hibernar a informação, são as notícias macroeconómicas e geopolíticas que influenciam os mercados.
Tem sido assim desde que o Mar Morto ainda era vivo…
Os grandes investidores são quem conta, e estes, como referi, já começaram a entrar nas pechinchas.
Estão a sair, minimizando desesperadamente as perdas, dos Hedge Funds, dos Carry Trades, e das CDO (Collateralized Debt Obligations, que costumam rebentar de 10 em 10 anos) – e a voltar aos fundamentais das acções sólidas que, no meio deste imbróglio, ficaram baratas, e os que pânicaram vendem a qualquer preço.
Espero, não só para esta semana como para as próximas – talvez até ao Labor Day, que é quando se dá a verdadeira rentrée e termina a driving season, – dips e rebounds característicos de Agosto, possivelmente consolidando um fundo, ao sabor das más notícias e de outras que lhes dêem alivio. Quem enjoar que tome Enjomin (os supositórios actuam mais depressa) para aguentar este Mar Almirante…
Estamos num período neutro entre a divulgação dos resultados do 2º trimestre e as previsões para o 3º – e, com as empresas a hibernar a informação, são as notícias macroeconómicas e geopolíticas que influenciam os mercados.
Tem sido assim desde que o Mar Morto ainda era vivo…
Caro Fogueiro
Mas que rico conteúdo que colocou aqui, contudo o seu último post deixou-me baralhado...
A sua aposta na defesa parece-me muito acertada, pois se pensarmos bem, já se travaram várias guerras para alimentar a dita.. parece uma idiotice o que escrevi, mas não é.
As guerras dão muito dinheiro a alguns..
Agora o que me baralhou foi a parte das taxas de juro. É sua intuição (não sei se será o termo correcto) que elas vão baixar, ou seja positivo para os mercados accionistas, mas eles (FED) são teimosos logo talvez não o façam pois parece que muita gente perdeu muito $$$ e não quer perder mais..
ora sendo assim em que ficamos?
Não será o impacto da crise dos subprimes mais relevante que a teimosia? Ou é uma purga para os lucros chorudos da banca e o FED até agradece?
Enfim, a mim está-me a preocupar o curto prazo (entenda-se 1 semana) e sendo assim o que anteve para esta semana.
Obrigado
Mas que rico conteúdo que colocou aqui, contudo o seu último post deixou-me baralhado...
A sua aposta na defesa parece-me muito acertada, pois se pensarmos bem, já se travaram várias guerras para alimentar a dita.. parece uma idiotice o que escrevi, mas não é.
As guerras dão muito dinheiro a alguns..
Agora o que me baralhou foi a parte das taxas de juro. É sua intuição (não sei se será o termo correcto) que elas vão baixar, ou seja positivo para os mercados accionistas, mas eles (FED) são teimosos logo talvez não o façam pois parece que muita gente perdeu muito $$$ e não quer perder mais..

Não será o impacto da crise dos subprimes mais relevante que a teimosia? Ou é uma purga para os lucros chorudos da banca e o FED até agradece?
Enfim, a mim está-me a preocupar o curto prazo (entenda-se 1 semana) e sendo assim o que anteve para esta semana.
Obrigado
- Registado: 24/8/2004 10:42
Comentário à semana passada
Bem, talvez fiquem chocados, mas estou feliz com o mercado e com a reconversão para o Sector Defesa que estou a fazer.
Os lucros do 2º trimestre já confirmam o tal crescimento em torno dos 8% que previ há mais de 2 meses e, o que é melhor, foram muitas as empresas que reviram em alta as suas previsões.
Nada (fora do Imobiliário e do Financeiro) está mal nos fundamentais e os buybaks continuam: a DirectTV (DTV) anunciou outro de $1.000 milhões depois ter completado o anterior de igual valor.
Quem veja muito TV pensará de outra forma. Na 6ª feira o Donald Trump foi à Televisão exigir que o Fed corte 1% nas taxas.
Não encontrei a sua intervenção no YouTube mas recebi um e-mail de um ex-funcionário do Fed, comentando-a:
“Trump said if you’re behind on your mortgage payments, don’t evacuate your home, don’t let the bank foreclose on you; fight ‘em—the Fed doesn’t want to take your home.
Now, either Donald Trump was calling for a mass social revolution whereby everyone stops making mortgage payments, or he’s sweating because the real estate market’s killing him.
That’s not our problem—that’s his problem. If anything, Trump’s call for the Fed to cut rates, Cramer’s call a week ago for the Fed to cut rates, all of this is just going to make the Fed more stubborn.
Now, I want to make this very, very clear for you: I used to work for the Fed. I know these guys inside-out. And they might have thought about cutting rates until Cramer and Trump opened their mouths.
They can’t let these guys tell them what to do. “
Na próxima semana sai o Consumer Price Index (CPI) que deve ser muito favorável devido à queda nos preços da energia, que devem cair ainda mais depois do Labor Day, salvo algum ciclone “à séria” no GOM.
É por isso que acho que o corte nas taxas vem aí, e provavelmente já em Setembro, na próxima reunião do Federal Open Market Committee.
Quando vier, o mercado agradece subindo.
Esta semana já houve algumas acções de qualidade que subiram bem e não foi short covering – foram entradas de investidores institucionais. Os investidores institucionais também se enganam muitas vezes, mas é sempre reconfortante, no meio de tanto pessimismo, assistir a esta corrida às pechinchas.
O que vejo nestas compras é um regresso aos fundamentais dos que, até há bem pouco tempo, estavam obcecados pelos Hedge Funds e pelo Carry Trade.
O dinheiro sobrante desses descalabros virá, mais tarde ou mais cedo, para as acções de melhor qualidade – Per baixo e crescimento consistente.
As grandes casas financeiras vão ter um ano mau, pois além do crédito mal parado não vão ter as receitas importantes a que estavam habituadas: os chorudos performance-fees dos Hedge Funds & Cia.
Mas isso é um problema deles e dos seus accionistas.
Pedi a um amigo, que é Managing Director de Project Funding no HSBC em Londres, para escrever a sua opinião sobre o que se está a passar:
Em Marco deste ano o HSBC, maior Banco Europeu, anunciou que iria
provisionar USD11bn para cobrir percas crescentes nos mercados
Norte-Americanos, em particular com o subprime nos EUA. Esta provisão foi
equivalente a 1/3 do resultados anuais do HSBC.
Numa estratégia que chocou o mercado o HSBC admitiu que tinha seriamente
subestimado o numero de pessoas nos USA que estavam a entrar em falta no
cumprimento do serviço da divida no mercado de segunda casa ou no mercado do
subprime. Pior ainda e que alguns destes empréstimos tinham sido contraídos
apenas seis meses antes.
Na altura as medidas tomadas pelo HSBC surpreenderam o mercado, não pelo
principio mas sim pelo montante. Nenhum outro Banco Europeu ou outro dos
³tier1² do US anunciaram percas neste mercado aquela data.
Foi mais tarde e a meio do ano que problemas semelhantes se começaram a
fazer sentir em outras instituições financeiras. Por exemplo em Junho um
hedge fundo com 10 meses, sobre a gestão do Bear Stearns (³High Grade
Structured Credit Strategies Enhanced Leverage Fund) perde 23% do valor e
todas as vendas de participacoes foram então suspensas. A UBS também
procedeu ao encerramento de um dos seus fundos (³Dillion Read Capital
Management Hedge Fund) após incorrer numa perca de USD123m.
Mais recentemente temos o caso do BNP.
Sendo o HSBC um dos bancos mais conservadores no mercado o anuncio por este
Banco feito em Marco poderia ter facilmente alertado o mercado para algo de
errado com os subprime. No entanto, à data, a reacção teve apenas reflexos
directos no valor das acções do HSBC.
Pensou-se inicialmente que este problema das subprime nos EUA apenas iria
afectar em maior o mercado imobiliário, da mesma forma que já se tinha visto
um ajuste no Japão e Austrália.
Penso que muitos outros analistas também acharam que o efeito da
globalização, China e Índia, iria ajudar a minimizar os efeitos deste ciclo
negativo na economia Americana da mesma forma como já tinham feito em
choques anteriores.
O mais preocupante e inesperado tem sido o efeito dos subprime na redução de
liquidez do mercado interbancário que levou recentemente as taxas neste
mercado a registar os valores mais altos dos ultimo tempos e a intervenção
dos Bancos centrais, nomeadamente o ECB, injectando liquidez neste mercado
por forma a minimizar os danos. A próxima semana será crucial para os
resultados destas recentes medidas.
Uma outra parte da equação são as ³monoline insurers². As duas maiores
monolines soa a MBIA e a AMBAC. Em anos recentes grande parte do seu
crescimento verificou-se na sob a forma de ³asset-backed bonds² e CDOs. Em
2006 o total de papel emitido pelas monolines atingiu um total de
USD3.3trillion.
As monolines estão altamente alavancadas mas da mesma forma e como protecção
são bastante conservadoras na analise de risco e sensibilidade sobre os
produtos para os quais fornecem o seu credito. Para alem disso as monoline
no caso dos CDO e outros asset back securities encontram-se em ultimo lugar
quando for para tomar as percas dos CDOs.
Calcula-se que a exposição das monolines ao subprime ronde os 3% o que não
será por si só suficiente para retirar ou reduzir o tão necessário AAA
rating.
O problema poderá surgir se por ventura esta perda de liquidez nos mercados
interbancários se vier a reflectir de outras formas na qualidade do rating
das monolines. Caso o rating destas desça, então poderemos assistir a um
problemas de confiança generalizado, e em alguns pontos semelhantes aos
problemas finais com que a Enron se debateu quando viu os seus ratings a
serem revistos em baixa.
Que forum é este, podias-me dar o endereço.
Obrigado a todos.
Podes entrar no forum no site do Jornal de negócios forum o endereço é:http://www.jornaldenegocios.pt/default.asp?Session=&SqlPage=Forum
" Não vale a pena chorar sobre o leite derramado" provérbio popular.
- Registado: 17/7/2007 18:34
Governo prossegue com privatizações apesar de turbulência nos mercados
O Governo português considera que as intervenções do Banco Central Europeu, foram atempadas e preventivas e, por isso, não espera que a actual turbulência no mercado de crédito venha a ter uma impacto negativo sobre a economia portuguesa. Também por isso, o Executivo não encontra também razões para interromper os planos de novas privatizações previstos até ao final deste ano.
--------------------------------------------------------------------------------
Susana Domingos
sdomingos@mediafin.pt
O Governo português considera que as intervenções do Banco Central Europeu, foram atempadas e preventivas e, por isso, não espera que a actual turbulência no mercado de crédito venha a ter uma impacto negativo sobre a economia portuguesa. Também por isso, o Executivo não encontra também razões para interromper os planos de novas privatizações previstos até ao final deste ano.
"A intervenção do BCE nos mercados monetários é preventiva e visa acautelar problemas de liquidez com origem nos mercados americanos. Não é, por isso, sintomática de problemas económicos na economia europeia que continua a dar sinais de robustez", afirmou Fernando Teixeira dos Santos, ministro das Finanças, ao Jornal de Negócios. "Não há, portanto, razões que justifiquem quaisquer consequências sobre a economia portuguesa e o seu ritmo de crescimento", acrescenta.
PintoD'oiro
--------------------------------------------------------------------------------
Susana Domingos
sdomingos@mediafin.pt
"A intervenção do BCE nos mercados monetários é preventiva e visa acautelar problemas de liquidez com origem nos mercados americanos. Não é, por isso, sintomática de problemas económicos na economia europeia que continua a dar sinais de robustez", afirmou Fernando Teixeira dos Santos, ministro das Finanças, ao Jornal de Negócios. "Não há, portanto, razões que justifiquem quaisquer consequências sobre a economia portuguesa e o seu ritmo de crescimento", acrescenta.
PintoD'oiro
Só mais uma coisinha...
Não sei se foi neste tópico que estava o link para este artigo (pois li muita coisa hoje e começo a confundir os tópicos
) mas ponho o link na mesma pois achei o artigo super interessante, muito lógico e bem estruturado.
Por favor leiam o artigo pois mesmo que não concordem é muito interessante e faz-nos pensar um bocado nas irracionalidades que vemos no nosso dia-a-dia nesta sociedade de dinheiro extrememente fácil... como já dizia o outro... não há almoços grátis.....
Parabéns ao autor!
Link:
http://www.******.com/content/view/246/34/
Um abraço a todos e BN
Não sei se foi neste tópico que estava o link para este artigo (pois li muita coisa hoje e começo a confundir os tópicos

Por favor leiam o artigo pois mesmo que não concordem é muito interessante e faz-nos pensar um bocado nas irracionalidades que vemos no nosso dia-a-dia nesta sociedade de dinheiro extrememente fácil... como já dizia o outro... não há almoços grátis.....
Parabéns ao autor!
Link:
http://www.******.com/content/view/246/34/
Um abraço a todos e BN

"A grandeza de um homem não está em nunca cair, mas sim em levantar-se sempre após todas as quedas." --- Confucius
"Pague a bondade com bondade, mas o mal com a justiça" --- Confucius
"Experiência e humildade são excelentes veículos para percorrer a via em direcção ao sucesso" --- Thunder o filósofo de meia-tigela
"Experiência e humildade são excelentes veículos para percorrer a via em direcção ao sucesso" --- Thunder o filósofo de meia-tigela
Olá a todos
Só hoje pude ler o tópico na totalidade. Só posso dizer que gostei muito do mesmo e acho que foram discutidos assuntos muito interessantes, como qual o possível efeito duma descida das taxas de juros no mercado de acções.
Espero durante a próxima semana contribuir também com umas colheradas
Um abraço a todos

Só hoje pude ler o tópico na totalidade. Só posso dizer que gostei muito do mesmo e acho que foram discutidos assuntos muito interessantes, como qual o possível efeito duma descida das taxas de juros no mercado de acções.
Espero durante a próxima semana contribuir também com umas colheradas

Um abraço a todos

"A grandeza de um homem não está em nunca cair, mas sim em levantar-se sempre após todas as quedas." --- Confucius
Não sei quanto é agora a assinatura, é algo irrelevante que cai na cc e nem reparo; quando comecei eram $15 por mês salvo erro, mas foi há muitos anos.
Podes ver aqui:
http://www.zackselite.com
São aç cotadas em NY (americanas e ADRs de estrangeiras).
Podes ver aqui:
http://www.zackselite.com
São aç cotadas em NY (americanas e ADRs de estrangeiras).
Caro Fogueiro,
Antes demais agradeço o seu contributo no fórum.
Para acedermos aos screeners de zack, temos de nos registar e pagar uma determinada quantia, certo ???
Acha que vale mesmo a pena ? A lista dele é fiável até que ponto ???
As tais 4400 empresas dizem respeito apenas a empresas americanas??
Ando na bolsa há uns anos mas apenas nas empresas portuguesas. Neste momento não me estou a dar muito bem, especialmente devido a teimosia em não ter vendido nem Teixeira Duarte ( compradas a 3,40€ ) nem na REN ( compradas a 3,81€ ). Desde já também o questiono se o mercado ainda baixará muito mais ???
Muito obrigado.
Antes demais agradeço o seu contributo no fórum.
Para acedermos aos screeners de zack, temos de nos registar e pagar uma determinada quantia, certo ???
Acha que vale mesmo a pena ? A lista dele é fiável até que ponto ???
As tais 4400 empresas dizem respeito apenas a empresas americanas??
Ando na bolsa há uns anos mas apenas nas empresas portuguesas. Neste momento não me estou a dar muito bem, especialmente devido a teimosia em não ter vendido nem Teixeira Duarte ( compradas a 3,40€ ) nem na REN ( compradas a 3,81€ ). Desde já também o questiono se o mercado ainda baixará muito mais ???
Muito obrigado.
Abraço
Sergio
Sergio
- Registado: 16/7/2007 16:07
Vitor, não te metas no forum dos negocios - aquilo é pior que estar no meio das claques do FCP e do Benfica em dia de decisão do titulo... vale tudo, até mesmo tirar olhos...
Fogueiro, só peço que Deus (para os crentes) e/ou a tua força de vontade te mantenham com espirito e disposição para continuares por cá. Julgo que estamos todos um pouco mais "ricos" (de sabedoria) e um pouco mais maduros para o mercado, depois de lermos o que escreves. Eu estou.
Obrigada pela partilha, pela disponibilidade, pela boa vontade (e por seres uma pessoa com sentido de humor - eu continuo a achar que um sorriso é sempre um bom remedio)
Beijoca amiga
P.S. Tenho ido ao Golden Eagle, em trabalho, de vez em quando. Afinal, não andamos longe...
Fogueiro, só peço que Deus (para os crentes) e/ou a tua força de vontade te mantenham com espirito e disposição para continuares por cá. Julgo que estamos todos um pouco mais "ricos" (de sabedoria) e um pouco mais maduros para o mercado, depois de lermos o que escreves. Eu estou.
Obrigada pela partilha, pela disponibilidade, pela boa vontade (e por seres uma pessoa com sentido de humor - eu continuo a achar que um sorriso é sempre um bom remedio)
Beijoca amiga
P.S. Tenho ido ao Golden Eagle, em trabalho, de vez em quando. Afinal, não andamos longe...
Esta é a vantagem da ambição:
Podes não chegar á Lua
Mas tiraste os pés do chão...
Podes não chegar á Lua
Mas tiraste os pés do chão...
Fogueiro, foste a melor aquisição do forum desde que aqui participo.
Só é pena não investires no nosso psizito que é onde me sinto em casa. para chegar as americas ainda vai demorar um pouco.
Aprendizdefeiticeiro
Obrigado a todos.
Só é pena não investires no nosso psizito que é onde me sinto em casa. para chegar as americas ainda vai demorar um pouco.
Aprendizdefeiticeiro
tenho recomendado vivamente no forum do JN
Obrigado a todos.
A Tendência é Nossa Amiga.
- Registado: 9/12/2006 20:01
Dialmedia Escreveu:Fogueiro Escreveu:Dialmedia, uma coisa é a Economia e outra o Mercado de Capitais.
A correlação entre Economia e Mercado de Capitais é zero.
Boas Fogueiro,
Creio que afirmar que a economia e o mercado de capitais não possuem qualquer tipo de relação é algo ambíguo.
Gostava de ouvir a sua fundamentação nesse assunto e/ou, se possível, em que cenários é que considera que os analistas se "auto-enganam", influenciando os investidores que os seguem.
Cumps.
Hi! Dialmedia,
Escrevi Correlação (Desvios padrão, Curvas de Gauss, etc) e não Relação.
Se o alemão te lesse dava uma volta no caixão… eheheh
O que escrevi é uma constatação histórica, não é uma opinião.
Sobre analistas sell side:
Existe um enviezamento dos analistas sell side que recomendam muito mais buys que sells (creio que a pp é de 5 para 1).
A razão é simples: a sua função é vender (daí o nome) negócio para os corretores que os empregam, ou seja mais trades e contas maiores, levando os clientes a ser mais activos, a entusiasmarem-se com as suas recomendações e a aumentar as suas contas.
Para um corretor é muito melhor ter ordens de compra pois isso conduz a reforço das carteiras com liquidez que o cliente vai buscar a outro lado.
As ordens de venda, embora a corretagem possa ser a mesma, correm o risco de conduzir a uma redução das contas, se os clientes decidirem levantar o dinheiro que passa a estar disponível, para o aplicar noutros activos ou simplesmente gastá-lo.
Por isso digo que uma acção com 6 Hold e 1 Buy significa uma opinião negativa por parte de Wall Street.
Utilizo muito a opinião dos analistas sell side pois, além do que as empresas publicam, têm reuniões periódicas com as gestões onde fazem imensas perguntas.
Depois das administrações são, de facto, quem melhor pode projectar resultados.
Os analistas independentes (os das newsletters, dos media) raramente são recebidos e utilizam a informação que os primeiros divulgam, alem de análise própria.
Mas, pelas razões que expliquei, os analistas sell side são forçados a uma percentagem de buys exagerada.
A forma de eliminar isso e tornar realistas esses ratings foi “inventada” pelo Ben Zacks: pega no universo das +- 4.400 empresas seguidas por analistas, consolida as opiniões e ordena-as por ordem decrescente.
Depois classifica de Zacks #1 (Strong Buy) apenas as 5% com ratings mais altos e de Zaxks #5 (Strong Sell) as 5% de ratings mais baixos. Pelo meio ficam as Zacks #2 (Moderate Buy), #3 (Hold) e #4 (Moderate Sell).
Ao longo dos anos foi afinando os seus ratings, introduzido alguma ponderação das surpresas positivas/negativas dos EPS, trends dos sectores em que se inserem, etc.
Nunca tomo uma decisão de compra ou venda sem consultar a classificação do Zacks.
Tenho screeners que me dão as acções que melhoraram/pioraram o Zacks rank de ontem para hoje e outros que me dão as acções que passaram, no último mês, de #5 para #1 (casos raros, nem todos os meses aparecem) e de #4 para #1 ou de #5 para #2 (ou seja 3 pontos Zacks: há sempre uma meia dúzia, ou mais).
É aqui que vou “pescar” ineficiências do Mercado. Poupa-me imenso trabalho e limito a muito poucas a subsequente AF.
Penso ter respondido às tuas perguntas, mas não hesites em perguntar mais: se eu souber, terei gosto em responder aqui, pois outros poderão aproveitar da nossa troca de opiniões.
Não é para isso que os Fóruns servem?
...
Caro aprendizdefeiticeiro,
O Indicador de 2 segundos foi validado, ao longo dos anos, no universo das mais de 3.400 acções do NYSE.
O limite crítico de 40 novos mínimos, representa 1,2% do universo.
Não teria expressão na nossa bolsa, com tão poucas acções.
A AT tem uma influencia marginal nas minhas decisões; apenas para optimizar pontos de entrada e saída.
O Indicador de 2 segundos foi validado, ao longo dos anos, no universo das mais de 3.400 acções do NYSE.
O limite crítico de 40 novos mínimos, representa 1,2% do universo.
Não teria expressão na nossa bolsa, com tão poucas acções.
A AT tem uma influencia marginal nas minhas decisões; apenas para optimizar pontos de entrada e saída.
Fogueiro Escreveu:Dialmedia, uma coisa é a Economia e outra o Mercado de Capitais.
A correlação entre Economia e Mercado de Capitais é zero.
Boas Fogueiro,
Creio que afirmar que a economia e o mercado de capitais não possuem qualquer tipo de relação é algo ambíguo.
Gostava de ouvir a sua fundamentação nesse assunto e/ou, se possível, em que cenários é que considera que os analistas se "auto-enganam", influenciando os investidores que os seguem.
Cumps.
- Registado: 26/1/2007 17:07
Caro Fogueiro
Este é a minha primeira mensagem neste forum e serve justamente para lhe dizer que tenho acompanhado os seus comentários e os tenho recomendado vivamente no forum do JN. Sou um pequeno investidor, novato nestas coisas e somente, pelo menos para já, na bolsa portuguesa. Ainda que, por alerta de um forense amigo, a bolsa francesa pareça apetecível neste momento. Estou convencido que pessoas como eu ganharão em bolsa se seguirem as tendências de médio longo prazo num ambiente Bull. Respeitando isso penso que na bolsa portuguesa acabará por prevalecer a tendência sobre a acção ainda que nessa matéria a opção deva recair sobre títulos de várias áreas com bons fundamentos.Daí que os seus ensinamentos em relação às regras que segue para identificar a inversão de tendências são de facto entusiasmantes. Acompanho a bolsa há pouco tempo mas acredito que no médio longo prazo a AT prevê com uma probabilidade muito elevada a inversão de tendência. Gostaria de lhe colocar duas questões. 1º É evidente que o mercado portuguÊs reage em função do americano pelo menos no comportamento dos indices, basta olhar para os gráficos, admito que pontualmente uma ou outra acção tenha um comportamento independente, face ao exposto considera que a sua análise baseada nos 2" e nos indicadores dos 5 indices podem servir de referência para a bolsa portuguesa?
Procurei com base no seu trabalho olhar para a bolsa portuguesa, mesmo tendo consciência da fragilidade desta análise em virtude dos seguintes factores: 1º Índice constituído somente por 20 títulos. 2º Peso de alguns títulos excessivo. 3º Forte dependência do exterio, e formulei o seguinte cenário:
"Consideremos então o gráfico do nosso índice, por exemplo podem utilizar: http://www.dem.estg.ipleiria.pt/docente ... php?market Seleccionar em índices PSI 20. Utilizem o ícone no canto inferior direito para reduzir até verem o gráfico de 2002 até 2007. Agora entrem no canto inferior esquerdo em paramètres e seleccionem o seguinte: style – cloture por baixo activem MA e coloquem 50 20 e 175. por baixo activem a exponencial mas somente no terceiro quadrado referente aos 175. Fechar paramètres. Para concluir vamos ao 2º ícone do canto superior esquerdo, onde aparece a recta inclinada e vamos colocar sobre o gráfico por forma a definir o canal ascendente dos últimos 2 anos. Uma recta ascendente que passa no máximo de Julho de 2007 e no máximo de Abril de 2006. Em seguida e utilizando a mesma ferramenta tracem uma paralela à anterior que passe nos dois mínimos de Julho 2006 e Abril de 2007. Agora vamos começar a analisar o gráfico. Verifiquem, apesar do histórico ser curto, como a MME de 175 tem servido de suporte ao índice reparem nas seguintes datas: Agosto de 2003, Junho e Agosto de 2005 Junho de 2006. Analisemos agora o que ocorreu em Junho de 2006 (utilizem o 1º ícone no canto superior esquerdo para ampliarem essa zona): Em Abril atingimos o ponto de viragem. O ponto de inversão quando a MM20 em quebra cruza a MM50 só ocorre em 16 17 de Maio já com uma ligeira queda. A correcção continua, após ligeira correcção, até meados de Junho onde toca MME 175 e inverte tendência. Quando se aproxima da MM50 volta a inverter e vem formar o segundo fundo ligeiramente acima do primeiro e descrevendo o típico W. Em seguida arranca definitivamente. Centremo-nos agora no verão de 2007, atinge o máximo em Julho e inverte tendência o indicador de intersecção MM20 e MM50 ainda não ocorreu ou seja a AT ainda não indica a venda, sexta-feira ocorre a queda mais acentuada. Agora começa a feitiçaria. Na minha opinião, extrapolando o comportamento habitual, será previsível que o índice encete agora uma primeira oscilação para em seguida dentro de 15 dias testar o mínimo e aproximar-se da MME 175 algures nos 12280 o que seria saudável para o índice, corrigiria então 10,4. Em seguida deverá subir até se aproximar da MM50 que deverá estar já acima da MM20 tal deverá ocorrer por volta dos 13200 recuará então para formar segundo fundo ligeiramente acima do primeiro e arrancará para novos máximos acima dos 14000. Dúvidas, é imprevisível até que ponto o comportamento da banca portuguesa nomeadamente BCP terá segurado a cotação durante esta semana podendo viciar a análise. Ou seja nesse caso o valor de sexta-feira pode ter sido já o primeiro fundo, o futuro o dirá. Como é óbvio isto não passa de um cenário. QUal a sua opinião?
Este é a minha primeira mensagem neste forum e serve justamente para lhe dizer que tenho acompanhado os seus comentários e os tenho recomendado vivamente no forum do JN. Sou um pequeno investidor, novato nestas coisas e somente, pelo menos para já, na bolsa portuguesa. Ainda que, por alerta de um forense amigo, a bolsa francesa pareça apetecível neste momento. Estou convencido que pessoas como eu ganharão em bolsa se seguirem as tendências de médio longo prazo num ambiente Bull. Respeitando isso penso que na bolsa portuguesa acabará por prevalecer a tendência sobre a acção ainda que nessa matéria a opção deva recair sobre títulos de várias áreas com bons fundamentos.Daí que os seus ensinamentos em relação às regras que segue para identificar a inversão de tendências são de facto entusiasmantes. Acompanho a bolsa há pouco tempo mas acredito que no médio longo prazo a AT prevê com uma probabilidade muito elevada a inversão de tendência. Gostaria de lhe colocar duas questões. 1º É evidente que o mercado portuguÊs reage em função do americano pelo menos no comportamento dos indices, basta olhar para os gráficos, admito que pontualmente uma ou outra acção tenha um comportamento independente, face ao exposto considera que a sua análise baseada nos 2" e nos indicadores dos 5 indices podem servir de referência para a bolsa portuguesa?
Procurei com base no seu trabalho olhar para a bolsa portuguesa, mesmo tendo consciência da fragilidade desta análise em virtude dos seguintes factores: 1º Índice constituído somente por 20 títulos. 2º Peso de alguns títulos excessivo. 3º Forte dependência do exterio, e formulei o seguinte cenário:
"Consideremos então o gráfico do nosso índice, por exemplo podem utilizar: http://www.dem.estg.ipleiria.pt/docente ... php?market Seleccionar em índices PSI 20. Utilizem o ícone no canto inferior direito para reduzir até verem o gráfico de 2002 até 2007. Agora entrem no canto inferior esquerdo em paramètres e seleccionem o seguinte: style – cloture por baixo activem MA e coloquem 50 20 e 175. por baixo activem a exponencial mas somente no terceiro quadrado referente aos 175. Fechar paramètres. Para concluir vamos ao 2º ícone do canto superior esquerdo, onde aparece a recta inclinada e vamos colocar sobre o gráfico por forma a definir o canal ascendente dos últimos 2 anos. Uma recta ascendente que passa no máximo de Julho de 2007 e no máximo de Abril de 2006. Em seguida e utilizando a mesma ferramenta tracem uma paralela à anterior que passe nos dois mínimos de Julho 2006 e Abril de 2007. Agora vamos começar a analisar o gráfico. Verifiquem, apesar do histórico ser curto, como a MME de 175 tem servido de suporte ao índice reparem nas seguintes datas: Agosto de 2003, Junho e Agosto de 2005 Junho de 2006. Analisemos agora o que ocorreu em Junho de 2006 (utilizem o 1º ícone no canto superior esquerdo para ampliarem essa zona): Em Abril atingimos o ponto de viragem. O ponto de inversão quando a MM20 em quebra cruza a MM50 só ocorre em 16 17 de Maio já com uma ligeira queda. A correcção continua, após ligeira correcção, até meados de Junho onde toca MME 175 e inverte tendência. Quando se aproxima da MM50 volta a inverter e vem formar o segundo fundo ligeiramente acima do primeiro e descrevendo o típico W. Em seguida arranca definitivamente. Centremo-nos agora no verão de 2007, atinge o máximo em Julho e inverte tendência o indicador de intersecção MM20 e MM50 ainda não ocorreu ou seja a AT ainda não indica a venda, sexta-feira ocorre a queda mais acentuada. Agora começa a feitiçaria. Na minha opinião, extrapolando o comportamento habitual, será previsível que o índice encete agora uma primeira oscilação para em seguida dentro de 15 dias testar o mínimo e aproximar-se da MME 175 algures nos 12280 o que seria saudável para o índice, corrigiria então 10,4. Em seguida deverá subir até se aproximar da MM50 que deverá estar já acima da MM20 tal deverá ocorrer por volta dos 13200 recuará então para formar segundo fundo ligeiramente acima do primeiro e arrancará para novos máximos acima dos 14000. Dúvidas, é imprevisível até que ponto o comportamento da banca portuguesa nomeadamente BCP terá segurado a cotação durante esta semana podendo viciar a análise. Ou seja nesse caso o valor de sexta-feira pode ter sido já o primeiro fundo, o futuro o dirá. Como é óbvio isto não passa de um cenário. QUal a sua opinião?
- Registado: 17/7/2007 18:34
Fogueiro Escreveu:Psicologia e TODOS os ramos do conhecimento, incluindo a ficção cientifica (li tudo o que escreveram Isaac Asimov, Arthur C. Clarke e Robert Heinelen).
Boa.
"Não existe sorte nem azar, mas sim uma boa ou má preparação para enfrentar um universo estatístico"
R. Heinlein
As pessoas são tão ingénuas e tão agarradas aos seus interesses imediatos que um vigarista hábil consegue sempre que um grande número delas se deixe enganar.
Niccolò Machiavelli
http://www.facebook.com/atomez
Niccolò Machiavelli
http://www.facebook.com/atomez
goncafaria Escreveu:Parabéns Fogueiro!!! Obrigado! Estes quentinhos na alma sabem sempre bem.
Estou impressionada com os teus conhecimentos e disponibilidade para "ensinar".
Fiquei curiosa. O que fazes na vida e onde aprendeste isso tudo? 1ª p – gestão de activos, só para manter o musculo, que é o cérebro, em forma, mas do que mais gosto é do serviço social que presto; 2ª p – fui trader de uma multinacional, em commodities, e cheguei a CEO de uma sua sucursal europeia. Há alguns anos voltei para Portugal. Comprei uma quinta em Óbidos onde crio cavalos Lusitanos, e, em colaboração com a Câmara Municipal, proporcionamos o ensino de equitação, na disciplina de Desporto, aos 700 alunos das escolas do Concelho, através de uma associação sem fins lucrativos.
Já agora, qual achas ser a melhor forma de "aprender" os mercados? Não repetindo os mesmos erros. É muito mais divertido fazer erros novos.
O livro "Ganhar em Bolsa" vale mesmo a pena? Não li, mas diz-me, quem leu, que vale a pena.
Obrigado por tudo!
G
Parabéns Fogueiro!!!
Fiquei curios. O que fazes na vida e onde aprendeste isso tudo?
Já agora, qual achas ser a melhor forma de "aprender" os mercados?
O livro "Ganhar em Bolsa" vale mesmo a pena?
Obrigado por tudo!
G
Fiquei curios. O que fazes na vida e onde aprendeste isso tudo?
Já agora, qual achas ser a melhor forma de "aprender" os mercados?
O livro "Ganhar em Bolsa" vale mesmo a pena?
Obrigado por tudo!
G
- Registado: 26/5/2007 21:34
vitor79 Escreveu:Fogueiro, pensas que os mercados de capitais é apenas um "jogo" psicologico?
Psicologia e TODOS os ramos do conhecimento, incluindo a ficção cientifica (li tudo o que escreveram Isaac Asimov, Arthur C. Clarke e Robert Heinlen).
Trata-se de antever o que as pessoas/empresas/governos vão pensar que têm de comprar daqui a 6 meses, 1 ano, 5 anos.
Muito provavelmente, metade daquilo que compraremos dentro de 5 anos (excluindo as batatas, a carne, a gasolina, o milho e as outras commodities) ainda não foi inventado.
Fui um grande admirador do Warren Buffett e lia todas as suas cartas aos accionistas, quando da reunião anual da Berkshire Hathaway.
Deixei de o ser quando passou ao lado das emergentes canadianas (Microsoft em 1975, Oracle em 1977, Cisco em 1984, etc) porque só investia em coisas que entendesse, e os electrões não eram o seu forte.
Por isso digo que um bom investidor no Mercado de Capitais tem de ser um especialista em… generalidades (é um contra-senso, uma “boutade”, mas penso que ilustra bem onde quero chegar).
Como dizem (não conheço histórico fiável) que 80-85% dos investidores perdem para 15-20% de ganhadores, então há que divergir do que a maioria pensa e faz.
As últimas três linhas do famoso poema de Robert Frost, “The Road Not Taken”:
Two roads diverged in a wood, and I -
I took the one less travelled by,
And that has made all the difference.
resumem a minha forma de gerir carteiras.
Há quem lhe chame a opinião contrária.
...
Editado pela última vez por Fogueiro em 3/9/2007 14:21, num total de 1 vez.
Garfield, somos dois, por isso a minha pergnta acima.
É que quando começa a existir o verbo injectar nos mercados financeiros, é porque algo não está mesmo nada bem.
Agora penso que ainda existiram algumas subidas antes da mudança para Bear, pois estas medidas dos bancos centrais vão não resolver os problemas, mas esconde-los.
De modo que quando reapareceram serão com muito mais força.
É que quando começa a existir o verbo injectar nos mercados financeiros, é porque algo não está mesmo nada bem.
Agora penso que ainda existiram algumas subidas antes da mudança para Bear, pois estas medidas dos bancos centrais vão não resolver os problemas, mas esconde-los.
De modo que quando reapareceram serão com muito mais força.
A Tendência é Nossa Amiga.
- Registado: 9/12/2006 20:01
Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: AlfaTrader, Andre.pt, Burbano, HFCA, latbal, m-m, macau5m, malakas, Mr.Warrior, MR32, niceboy, nunorpsilva, nuuuuno, OCTAMA, PAULOJOAO, Shimazaki_2, Sulumbra, trilhos2006 e 177 visitantes