Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Novo Artigo: DAX... Rei e Senhor...

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

DAX

por Antunes » 16/4/2003 13:34

Felizmente (para mim) não me baseio só numa bonita figura para reconsiderar a hipótese de termos iniciado um bull market. Assim, tenho outros factores que me levam a crer que isso não está a acontecer:

- Não houve ainda um clima de total pessimismo por parte dos média...

- Não houve um forte volume neste arranque, houve e está a haver sim uma forte distribuição nos papeis chave para o ínicio de um bull market (PTC em Portugal). Por curiosidade a GM caiu ontem com forte volume...

- Os bancos e corretoras acham (e aconselham mais uma vez os peq. investidores a comprarem...) que é desta porque a guerra foi curta, o petróleo vai baixar, etc... O paleio do costume...

PS: confesso que ando nervoso com o DAX... Já a PTC estou mais à vontade...

Registado: 4/12/2002 11:16

por MarcoAntonio » 16/4/2003 13:03

Bem, em termos de médio-prazo creio que o DAX só fica interessante se romper a barreira dos 3.000pts

Mas já que estendemos a discussão para o médio/longo-prazo aproveito para deixar a minha opinião: creio que o Antunes não devia ficar obcecado com as «figuras».

As figuras são uma das ferramentas da AT e a AT não fica por aí... Em relação às inversões, por exemplo, há inversões de muito modo e feitio (desde inversões em V - sim, porq tb existem - a inversões em VV e passando ainda por inversões em rounded bottom ou com um longo fundo de lateralização/consolidação - o que se costuma referir como estando a formar «um fundo»).

Os mais vulgares são esses tais fundos (longos) e os duplos-fundos, segundo creio saber.

No entanto existem outras formas para avaliarmos as inversões, por meio de retracções por exemplo, pelo comportamento do volume e de indicadores de momentum, divergências, etc, etc...

Agora imagine o que era o mercado subir, subir, subir... e o Antunes eternamente à espera de uma figura que lhe inspirasse confiança... ignorando todos os outros sinais que o mercado lhe estava a dar. Fiz-me entender?

De nada serve estarmos à espera que o mercado faça o desenho bonito que gostavamos de ver porque muitas vezes ele não faz nada do que esperamos nem do que gostavamos que ele fizesse. Aliás, não temos de gostar de nada, só temos de interpretar o que ele está a fazer, quer gostemos quer não, quer seja o que esperavamos ou esperaríamos, quer não. E nisso, as figuras técnicas (de inversão) são apenas um dos parâmetros.

Voltando à questão do DAX, especificamente, continuo a avaliar a situação como bullish para o curto/curtíssimo-prazo. Acima dos 3000pts e se o DAX fizer um rompimento credível e manter-se acima deles por algumas sessões, começarei a ver o caso muito bullish tb para o médio-prazo.
Imagem

FLOP - Fundamental Laws Of Profit

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Administrador Fórum

Registado: 4/11/2002 22:16

Pois depende...

por Antunes » 16/4/2003 12:42

...do "time frame". E o meu é o médio prazo: semanas, meses... :wink:

por MarcoAntonio » 16/4/2003 11:37

Antunes, isso depende obviamente do time-frame de que estivermos a falar... Eu não sei ao certo a que time-frame o Antunes se está a referir, as minhas análises, como é sabido, referem-se sempre ao curtíssimo e curto-prazo salvo quando indico o contrário.
Imagem

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Administrador Fórum

MarcoAntonio...

por Antunes » 16/4/2003 11:07

...será muito mais bullish quando o DAX fizer uma verdadeira figura técnica de inversão, o que ainda não aconteceu... :(

Não acha?

por MarcoAntonio » 16/4/2003 10:30

Já agora, uma pequena observação: o DAX encontra-se neste momentem «em casa» no que já decorreu do ano.

Ou seja, está sensivelmente no mesmo valor com que fechou o ano de 2002.

O PSI20 ainda está a perder 5%!
Imagem

Administrador Fórum

por MarcoAntonio » 16/4/2003 10:15

O DAX prossegue para já o seu <i>upswing</i> e os 3.000pts mantêm-se como <i>target</i> bastante provável.

Entretanto está a completar-se um padrão que tinha sido aqui sugerido no final da semana passada, muito <i>bullish</i> e muito agressivo, de uma bandeira de alta no DAX:
http://www.caldeiraodebolsa.com/forum/v ... deira+alta
Imagem

Administrador Fórum

Novo Artigo: DAX... Rei e Senhor...

por MarcoAntonio » 16/4/2003 0:15

O update aos índices surge a partir de hoje igualmente na secção Mercado a Par&Passo:

http://www.caldeiraodebolsa.com/article.php?iId=50
Imagem

Administrador Fórum

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Akinfiev, Bing [Bot], Gold Stock, iniciado1, MP65, navaldoc, Nuno V, OCTAMA, PAULOJOAO, Phil2014, PMP69, trilhos2006 e 167 visitantes