Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Novo artigo: Os touros continuam a dominar

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por Joaquim dos Santos » 17/4/2003 16:00

...quando nos apercebemos a meio já não é nada mau... :lol: :lol: :lol:

Um abraço
Joaquim dos Santos
Joaquim dos Santos

por Ulisses Pereira » 17/4/2003 15:33

Era uma hipótese, Elias. Mas, realmente, estas definições rígidas são muito complicadas. E o mais fantástico disto tudo é geralmente só nos apercebermos que estamos num "bear" ou "bull market" quando ele já vai a meio... :)

Um abraço,
Ulisses
"Acreditar é possuir antes de ter..."

Ulisses Pereira

Clickar para ver o disclaimer completo
Administrador Fórum

Registado: 29/10/2002 4:04

por Elias » 17/4/2003 15:12

Já tinha ouvido a definição dos 20% para o Bear Market, mas não sabia se também se aplicava para o Bull. De facto, com essa definição, o DAX já está em pleno Bull Market, pois em menos dum mês subiu mais de 30%

Será que a a quebra em alta duma MM (por exemplo a de 200 dias) seria razoável? Desse ponto de vista, o IBEX já a furou, os outros índices ainda não...

1 abraço,
Elias

Registado: 5/11/2002 12:21

por Ulisses Pereira » 17/4/2003 14:29

A definição técnica para o início de um bull/bear market parece-me meio patética pois consiste numa subida/queda de 20% dos índices. Ora, segundo esta definição, desde março de 2000 já tivemos alguns bull markets em alguns ressaltos poderosos.

Penso que esta definição terá que ser revista, dado o elevado grau de volatilidade dos mercados nos dias de hoje. Mas, sinceramente, não estou bem a ver como defini-lo.

Um abraço,
Ulisses

Ulisses Pereira

Administrador Fórum

por Elias » 17/4/2003 14:22

Ulisses escreveu:

No dia em que esse valor (965) for quebrado, muita coisa pode star em jogo. Nesse dia, entrarei na discussão se estamos, ou não, num novo "bull market". Até lá, não me meto nisso.

Ulisses,

Desculpa retomar esta discussão só agora, mas poderias dizer-me se existe alguma definição (técnica) para o início de um bullmarket?

1 abraço,
Elias

por Ulisses Pereira » 15/4/2003 23:57

FT,

Sabes porque não? Porque estive tão embrenhado nesta mudança no caldeirão que muita coisa me passou ao lado em tempo real e depois, fora do ritmo habitual, acabei por optar por ficar de fora para não fazer asneira.

O caldeirão deve-me um grande trade perdido! lol

Um abraço,
Ulisses

Ulisses Pereira

Administrador Fórum

por Flying Turtle » 15/4/2003 23:44

Ulisses, mantendo-te fiel ao teu disclaimer, quer então dizer que, ao contrário do que tinhas estabelecido como estratégia, não entraste longo nesta evidente quebra dos 875 pontos do S&P500?

Claro que o meu curto foi stopado, ainda tive uma leve esperança ao ver os futuros a sucumbir antes da abertura, mas foi sol de pouca dura!

Levei tareia no DAX e no S&P500 e, com isso, atingi um ponto em que acho que devo parar para pensar. caso contrário corro o risco de entrar no espírito do jogador e isso não quero de forma alguma. Portanto por enquanto vou estar de fora a reanalisar e reapreciar as opções, até me sentir de novo mais seguro...

Um abraço
FT
"Existo, logo penso" - António Damásio, "O Erro de Descartes"

Registado: 25/10/2002 17:26

por Patdav » 15/4/2003 23:39

8-) :lol: :P :)

OK! Ok!

Não tenho problema em repetir....mas agora com Avatar

Gostei muito
Já tinha Saudades destas Poções

Aprovo a penitencia que o Amigo Nunofaustino aplicou.

Abraços
Patdav
..........................

Registado: 25/11/2002 22:19

por Ulisses Pereira » 15/4/2003 23:36

Elias,

Essa história do VIX em euros foi mais uma maravilhosa gaffe do meu artigo de hoje. :oops: Já tinha perdido o ritmo dos artigos e aquilo ficou cheio de gralhas desse género. Já fui corrigir, obrigado pelo aviso.

Quanto aos tais 965 pontos... Eu não afirmei que se eles forem ultrapassados que termina o "bear market". O que digo é que esse valor é uma resistência tão forte que, enquanto não for ultrapassada, nem vale a pena estar a discutir se estamos num novo "bull market".

No dia em que esse valor for quebrado, muita coisa pode star em jogo. Nesse dia, entrarei na discussão se estamos, ou não, num novo "bull market". Até lá, não me meto nisso. ;)

Um abraço,
Ulisses
Anexos
forum-sp.gif
forum-sp.gif (18.98 KiB) Visualizado 2017 vezes

Ulisses Pereira

Administrador Fórum

por Visitante » 15/4/2003 23:35

8-) :lol: :P :)

Gostei muito
Já tinha Saudades destas Poções :wink:

Aprovo a penitencia que o Amigo Nunofaustino aplicou.

Abraços
Patdav
Visitante

por Elias » 15/4/2003 23:22

Olá,

Só para esclarecer que o post anterior era mesmo meu, mas agora o login falha sempre e eu não reparei.

1 abraço,
Elias

por Visitante » 15/4/2003 23:17

Ulisses,

Duas pequenas questões a propósito do teu interessante artigo:

"Isto não significa que se possa dizer que o “bear market” acabou, mas apenas que o curto prazo continua a ser dominado pelos touros. O debate dessa questão só fará sentido se o S&P quebrar os 965 pontos. Até lá, essa ideia não passa de uma miragem."

Poderias explicar-me por que motivo é que os 965 marcariam o fim do bear market?

"Hoje ocorreu outro acontecimento técnico muito positivo para os touros. O índice de volatilidade (VIX) quebrou o seu suporte nos 26,5. Neste momento, o próximo suporte encontra-se apenas na zona dos 20 euros."

O VIX mede-se mesmo em euros? Ou será que pretendias escrever 20 pontos?

1 abraço,
Elias
Visitante

por Carocha » 15/4/2003 22:57

Olá!

Embora estando neste momento com pouco tempo prós foruns não posso deixar de vos felicitar plo novo aspecto do site,tá lindoooooo :), e dizer-te que adorei o teu artigo! (claro né? : ) )

O VIX até a mim, que dizia ter metido na cabeça que ele ía aos 30 e quiça aos 20 lol, me espanta...

Jinhos e inté! :)
Se a verdadeira beleza é a interior, aposta na lingerie!

Registado: 25/11/2002 0:04

por nunofaustino » 15/4/2003 22:50

lol.. nao ha problema nenhum... mas ja vi que estas mesmo enferrujado... ate voltaste a trocar touro e urso na resposta que me deste e tudo... lol...
Bem o melhor e durante um mes escreveres estes artigos todos os dias ate voltares a ter practica... :)
um abraco
Nunofaustino
Pluricanal... não obrigado. Serviço péssimo e enganador!!!

Registado: 5/11/2002 5:10

por Ulisses Pereira » 15/4/2003 22:43

Obrigado pela observação Nuno. A quebra foi positiva para os touros e no meu artigo tinha duas vezes escrito urso quando queria ter escrito touro, daí que estivesse ali uma contradição em duas frases consecutivas. Já o fui corrigir. ;)

Acho que isto são efeitos de estar enferrujado de escrever este género de artigos. Vamos a ver se começam a sair mais fluentemente. :)

Um abraço e obrigado pela correcção,
Ulisses

Ulisses Pereira

Administrador Fórum

por nunofaustino » 15/4/2003 22:38

:) estava a ver que nunca mais havia um novo artigo :mrgreen: ...
No entanto tenho uma pergunta para ti... disseste:
"Hoje ocorreu outro acontecimento técnico muito positivo para os touros. O índice de volatilidade (VIX) quebrou o seu suporte nos 26,5. Neste momento, o próximo suporte encontra-se apenas na zona dos 20 euros. Se levarmos em conta que um dos grandes argumentos dos touros é que o VIX estaria numa zona propícia à sua subida e, consequentemente, à queda do mercado, podemos considerar que um dos grandes argumentos dos touros foi hoje fortemente posto em causa."
nao percebi se a quebra do suporte do VIX foi positiva para os bulls ou nem por isso...

Um abraço
Nunofaustino
Pluricanal... não obrigado. Serviço péssimo e enganador!!!

Registado: 5/11/2002 5:10

por R_Martins » 15/4/2003 22:37

Os índices americanos começam a subir devagar, o que me agrada.
Eu diria que existe sobretudo um volume a subir, indicador de algo em transformação.
Onde é que se viu EDP.s, (coitadas) com um saco de milhões, al final de la tarde?
Pode ser...
Um abraço
R. Martins
Quem não conhece o «CALDEIRÃO» não conhece este mundo

Registado: 5/11/2002 9:23

Novo artigo: Os touros continuam a dominar

por Ulisses Pereira » 15/4/2003 22:27

Acabei de publicar nas "Poções do druida" um novo artigo com o título "Os touros continuam a dominar".
Pode ser consultado em:

http://www.caldeiraodebolsa.com/article.php?iId=48

Um abraço,
Ulisses

Ulisses Pereira

Administrador Fórum

Quem está ligado: