Caldeirão da Bolsa

BCP...

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

RT

por luislobs » 28/6/2007 11:41

Ainda o dia está a meio e ja se movimentaram 66 milhoes :shock: :shock:

Gostava de saber se alguem deste pais vai querer saber o que se passa :?: :?: ~Como accionista do Bcp era justo os devidos Administradores sairem a publico defenir as suas posiçoes, já é publico que o Constancio
convocou o jardineiro e o Ptp, será que nós nao somos ninguem para nos ilucidarem.

Para mim o Bcp vai ficar tao dividido que se tornará obvio que alguem lançará uma operaçao amigavel no sentido de tomar posiçao sobre os cacos da jarra do jardineiro.

8% de capital em 2 dias...vai la vai
.

É preciso viver..nao apenas existir.

Registado: 19/2/2007 10:01

por El Chocolatero » 28/6/2007 11:16

Está tudo muito esquisito para o meu gosto. Por isso não reentrei de manhã. Como já fiz ontem as minhas mais-valias, de que não me arrependo,estou a assistir com entusiasmo e atenção ao desenrolar desta calorosa guerra de comadres. Aqui vai mais uma notícia que completa as existentes ao momento com um pormenor interessante (onde é que está o wally?)

PÚBLICO - EDIÇÃO IMPRESSA -

Director: José Manuel Fernandes
Directores-adjuntos: Nuno Pacheco e Manuel Carvalho
POL nº | Quinta, 28 de Junho de 2007

Acccionistas convocam assembleia para clarificar relações de poder no BCP
Anabela Campos e Cristina Ferreira

Grupo de sete accionistas quer alterar modelo de governação do banco, retirando poderes ao Conselho de Supervisão liderado por Jardim Gonçalves e mantendo Teixeira Pinto como CEO

a Uma coligação de sete accionistas do BCP com interesses muito dispersos e posições distintas juntou-se para convocar uma assembleia geral destinada a propor a substituição do actual modelo societário, dualista, por um novo, só com Conselho de Administração. O presidente do banco tem sido informado das intenções deste grupo de investidores, que entende que o BCP necessita de uma mudança profunda na sua governação, propondo-se, ainda, contribuir para a clarificação da sua liderança.
Joe Berardo, Vasco Pessanha, Manuel Fino, Filipe Botton, Moniz da Maia, Pereira Coutinho e Diogo Vaz Guedes chegaram ontem a um entendimento no sentido de convocarem uma assembleia para propor a adopção de um novo sistema estatutário e a eleição de novos órgãos sociais.
Os investidores constituem a vanguarda de um movimento mais vasto, mas alguns dos seus membros, como João Rendeiro e a Sonangol, não estão disponíveis para aparecer neste momento. Rendeiro conta com a assessoria de António de Sousa, ex-presidente da CGD.
No comunicado publicado ao início da noite de ontem, o grupo alega deter mais de cinco por cento do BCP, o patamar mínimo para convocar uma AG. Os nomes que assinam a convocatória têm características muitos distintas. E dois, Pessanha (ex-Inapa) e Fino (Soares da Costa), têm integrado o Conselho Superior, por convite de Jardim Gonçalves, a quem agora se opõem.
A proposta de revisão prevê um Conselho de Administração - com membros executivos e não executivos, integrando independentes e alguns accionistas -, um Conselho de Accionistas (com funções semelhantes às do Conselho Superior) e um Conselho Fiscal. Esta solução, para ser aprovada, necessita de dois terços dos votos presentes na reunião. Se passar, terá uma consequência imediata: extingue o "feudo" de Jardim Gonçalves, o Conselho Geral e de Supervisão, que se tem oposto a Teixeira Pinto.
De acordo com os investidores que convocam a AG, o actual sistema societário, desenhado e adoptado por Teixeira Pinto, falhou, pois o CGS "extravasou as suas competências".
Joe Berardo disse ontem ao PÚBLICO que esta associação de accionistas não é um movimento de apoio a Paulo Teixeira nem a Jardim Gonçalves. Este distanciamento face a Teixeira Pinto vem, no entanto, ao arrepio da sua posição anterior, já que o investidor foi durante a última AG um dos principais rostos de contestação a Jardim Gonçalves e um dos grandes defensores do presidente do banco. "Temos a liberdade de nos associar. E não temos que estar a associados a ninguém", afirmou Joe Berardo.
Fonte ligada ao investidor admite que o objectivo é ter Teixeira Pinto à frente do Conselho de Administração do BCP, um lugar ocupado no passado por Jardim Gonçalves.
Ontem, o BCP transaccionou em bolsa 134 milhões de acções, o valor mais elevado de sempre e que envolve a movimentação de 545 milhões de euros. É um montante cinco vezes superior ao transaccionado em média diariamente e que eleva para 15.300 milhões de euros a capitalização bolsista. Apesar da grande movimentação, as acções caíram 4,74 por cento, para 4,02 euros.
Joe Berardo já é o quinto maior accionista do BCP. Ontem, o banco liderado por Teixeira Pinto comunicou ao mercado que a Metalgest, dominada pelo empresário madeirense, reforçou a posição detida no Comercial Português para 2,12 por cento, através da compra de quase sete milhões de acções, no passado dia 21. No final de 2006, através da Fundação Joe Berardo, o empresário detinha 2,33 por cento do capital do banco, o que somado à participação da Metalgest dá quase 4,5 por cento das acções. A CMVM está a estudar a possibilidade de imputar as acções da Fundação ao investidor.
El Chocolatero

por Elias » 28/6/2007 11:06

Amigo Fincas,

Aqui vai a minha opinião:

fincas Escreveu:neste contexto considera esta situação normalissima?

Esta situação não é de todo "normal" em termos do volume e da volatilidade a que temos assisitido. Muito menos "normalíssima". Claro que não é.
Mas o facto de ser uma situação menos normal não significa que a AT deixe de ter validade.
A AT, tal como eu a entendo, é um barómetro que permite ler a intensidade das forças compradora e vendedora. No momento actual essas forças adquiriram dimensões como há muito não se viam. É o mesmo mercado, porventura com mais intervenientes, o que pode causar uma sensação de estranheza. Mas eu acredito na validade da analise técnica. Aliás, até vou mais longe: quanto maior o volume, mais útil é a análise técnica (excepto quando há "passagens").

fincas Escreveu:Acha que esta cotação tem consistência, ou é meramente especulativa?

Eu não sei o que é uma cotação com consistência (isso pode ter diversas interpretações).
Quanto a ser especulativa... em minha opinião não há cotações em bolsa que não sejam especulativas.
Quando alguém compra uma acção (qualquer que ela seja) é porque acredita que ela se vai valorizar - logo há aqui uma componente de especulação, independentemente do horizonte temporal de que estejamos a falar. Mesmo que alguém compre numa perspectiva de buy and hold só para receber os dividendos, é porque acredita que esses dividendos vão existir no futuro, logo também aqui há especulação.
A cotação de uma acção não representa aquilo que a empresa vale, mas aquilo que o mercado acha que ela vale.

1 abraço,
Elias

Registado: 5/11/2002 12:21

por Ed » 28/6/2007 10:01

Bom dia,

Amigos Caldeireiros (permitam-me que os tratem assim pois desde há muito que acompanho regularmente este forum e embora nada intervenha parece que já vos conheço bem), gostaria de agradecer-vos as vossas opiniões que me têm ajudado a perceber um pouco melhor os mercados.

Tenho uma posição pré-histórica no BCP, que para mim, é elevada, e embora esteja ainda a perder, terei de vender entretanto para pagar o popó novo (sim, eu sei que é um investimento péssimo, isto dos automóveis).
O que eu gostaria de saber é qual é a vossa percepção desta "guerra" entre PTP e JG. Irá continuar e após a correção de ontem o titulo recuperará bem e vale a pena eu aguardar mais 1 semanita ou duas, ou devo vender entretanto. (depois vem o carrito e não dá para aguentar mais).

Abraço a todos

PS-Aproveitava para agradecer ao The Mechanic os seus posts, pois para além de gostar da sua visão dos problemas, quando os leio é sempre um momento "alto" do meu dia pelo bom humor.

Registado: 21/3/2003 18:01

por fitas » 28/6/2007 9:52

Então caro Elias, neste contexto considera esta situação normalissima? Acha que esta cotação tem consistência, ou é meramente especulativa? Agradeço comentários.

Fincas

Registado: 9/6/2005 17:48

por Elias » 28/6/2007 9:44

blade Escreveu:Olá, há situações em que a análise tecnica não tem
muita relevancia, nem mesmo a análise de fundamentais. BCP em véspera de reunião e com este
volume de negócios é sem dúvida uma dessas situações.

Viva,

Não me parece que seja o caso. A análise técnica funciona perfeitamente no BCP, mesmo com este volume fortíssimo. Independentemente das motivações que levaram certos tubarões a comprar, a verdade é que quando o preço sobe para valores muito elevados, a pressão vendedora instala-se.

Para mim só há dois casos em que a AT não se aplica:
1 - títulos com baixa liquidez, porque não há interesse do mercado nesse título
2 - títulos sobre os quais pende uma OPA, porque há um factor a impedir o livre funcionamento do mercado.

1 abraço,
Elias

Re: RT

por luislobs » 28/6/2007 9:38

luislobs Escreveu:Desta vez nao foi o City ... :lol: :lol:

Penso que amanha com estes comunicados do Berardo e companhia anula esta vela.

nao deixa de ser estranho o volume, analisando bem..o grande caudal de volume nao foi feito na descida :lol:
sobretudo esteve em grande acumulaçao ate grande parte da manha entre os 4.23-4.26,
descendo apenas perto da hora de almoço, altura que se transaccionaram varios lotes.

Vamos la ver se amanha recuera os 4.15 pelo menos. 8-)

bueno.. :lol:

Gostava de dizer alguns colegas que os enormes lotes sao meras passagens ...onde existe um comprador e um vendedor(por vezes o mesmo) com preço combinado, nunca tem relevancia na cotaçao, por vezes meros acertos de carteiras.
:wink:
.

por masterpro » 28/6/2007 9:16

srosa Escreveu:de onde é que apareceram aqueles 30.000.000 de repente?? :shock:

Tb estava atento ao streamer quando isso apareceu, se eles tivessem sido dados ao melhor preço heheheh acho que não existiam compradores suficientes ;)

Mas quem faz isto sabe o que faz ontem foi o mesmo e os lotes passaram a um valor bem mais elevado.

8-) 8-) 8-) 8-)

Registado: 13/3/2007 14:42

por The Mechanic » 28/6/2007 8:23

srosa
de onde é que apareceram aqueles 30.000.000 de repente??

Havia uns dinheirinhos extras das vendas de ontem , sabes ...

É como eu disse ontem : isto move-se ao sabor da notícia : se ontem ela era boa para o JG , desceu . Hoje é boa para o PTP , sobe . Porque é que é assim , não sêi . Nem preciso saber . Preciso é saber que é assim ...
Aliás , até sêi . O BCP funcionou muito bem com o anterior modelo até 2006 e isto de agora ter este Conselho dos Idosos" como se fosse uma Tribo de Indios, não lembra a ninguem a não ser ao Jardim Gonçalves . De maneiras que , quando surgem indicios que isto pode voltar ao que era ( e funcionava bem ) os investidores aplaudem e compram . Quando o velho dos Marretas fica em melhor posição , desce...

Um abraço ,

The Mechanic

ps - ...Exmo.Sr. Jardim Gonçalves , se o Senhor está a ler isto, queira saber que eu não me referia a sí como "velho dos Marretas " , mas a...hhmm...bom, referia-me a sí...mas de modo carinhoso ...como se trata alguem da familia...um avô ! por ex. ... ok !..?
" Os que hesitam , são atropelados pela retaguarda" - Stendhal
"É óptimo não se exercer qualquer profissão, pois um homem livre não deve viver para servir outro "
- Aristoteles

http://theflyingmechanic.blogspot.com/

Registado: 16/12/2004 15:48

alguém anda às compras

por JUKIMSUNG » 28/6/2007 8:20

41 M mais as 41 M ontem desde os mínimos...

segurem-se que o Joe tá maluco e compra mais 5% só hoje...

Registado: 7/3/2007 19:42

por srosa » 28/6/2007 8:11

de onde é que apareceram aqueles 30.000.000 de repente?? :shock:

Registado: 19/10/2005 15:48

por blade » 28/6/2007 8:10

Olá, há situações em que a análise tecnica não tem
muita relevancia, nem mesmo a análise de fundamentais. BCP em véspera de reunião e com este
volume de negócios é sem dúvida uma dessas situações.

Abraços

Elias Escreveu:
Mariachi Escreveu:Boas!
Sei que este pedido é um bocado chato, mas podes dar umas dicas sobre este gráfico?
Sou novo aqui e gostava de poder aprender com todos voz que ja ha muito aqui andam!

Obrigado

Olá,

Peço desculpa por não ter respondido logo mas só agora vi a tua mensagem.

O bearish engulfing acontece quando tens uma vela negra que envolve completamente a vela branca do dia anterior. Isto significa que a força compradora se esgotou e os vendedores tomaram conta da situação.

1 abr
Elias

Registado: 7/3/2006 20:16

rt

por luislobs » 28/6/2007 7:15

Para já está com sinal comprador mas o vendedor ainda lá está.

Ontem ainda ficaram 5 milhoes na venda a 4.05, será que
se esgota ai o vendedor de ontem?ja veremos

.
.

gg

por luislobs » 28/6/2007 6:25

Hoje no Jornal de Negócios
Aliados de Teixeira Pinto têm trunfos contra veto de Jardim
O grupo de accionistas do BCP que apoia o actual presidente, Paulo Teixeira Pinto, ainda não jogou todos os trunfos. Sete accionistas pediram ontem ao presidente da mesa da assembleia geral (AG) a convocação de uma reunião para alterar o modelo de governação do banco e a aligeirar a blindagem de estatutos.
Maria João Gago
mjgago@mediafin.pt

O grupo de accionistas do BCP que apoia o actual presidente, Paulo Teixeira Pinto, ainda não jogou todos os trunfos. Sete accionistas pediram ontem ao presidente da mesa da assembleia geral (AG) a convocação de uma reunião para alterar o modelo de governação do banco e a aligeirar a blindagem de estatutos.

Em breve, outros investidores poderão fazer novas propostas, para contornar a possibilidade de Jardim Gonçalves reunir uma minoria de bloqueio que vete a proposta inicial.

Foi devido à necessidade de guardar trunfos que possam neutralizar o peso dos apoiantes do fundador que nem todos os aliados de Teixeira Pinto subscreveram o pedido de convocação da AG. Os accionistas que, para já, ficaram de fora - como a Sonangol (2%), João Rendeiro (2,5%), EDP (4,35%) - poderão solicitar a inclusão de novos pontos na agenda da reunião.
.

por Elias » 28/6/2007 6:16

Mariachi Escreveu:Boas!
Sei que este pedido é um bocado chato, mas podes dar umas dicas sobre este gráfico?
Sou novo aqui e gostava de poder aprender com todos voz que ja ha muito aqui andam!

Obrigado

Olá,

Peço desculpa por não ter respondido logo mas só agora vi a tua mensagem.

O bearish engulfing acontece quando tens uma vela negra que envolve completamente a vela branca do dia anterior. Isto significa que a força compradora se esgotou e os vendedores tomaram conta da situação.

1 abr
Elias

por Midas » 28/6/2007 0:26

Fez o maior volume desde há 7 anos a esta parte. Veremos se os 4 euros a aguentam. A luta pelo poder continua.
Anexos
bcp.png
bcp.png (0 Bytes) Visualizado 2827 vezes
Fundos à la carte:

Imagem Finanças e investmentos
Imagem Finance and Investments
Imagem Finances et investissements
Imagem Finanzas y inversiones
Imagem Finanza e investimenti
Imagem 财务及投资作出

Portugal, Brasil, Angola, Moçambique, United Kingdom, Ireland (Éire), USA, France, Belgique, Monaco, España, Italia, Deutschland, Österreich, Luxemburg, Schweiz, 中国

Asset Allocation, Risk Management, Portfolio Management, Wealth Management, Money Management

Registado: 31/8/2005 15:06

por iurp » 27/6/2007 22:46

Sem haver um dia preciso, aquilo que hoje se passou no BCP era previsível. Vejam quanto subiu este mês e o que estava a acontecer era a tomada de posições estratégicas por parte de alguns investidores. Mas há uma coisa que se estão a esquecer. É que comprar títulos tem custos e não pode ser a qualquer preço. Ao mesmo tempo que aqueles foram tomando posições, havia fundos com interesses puramente financeiros que se aperceberam da situação e foram entrando também. E acharam agora que o a este preço os "estratégicos" não estariam mais interessados em comprar, assim como também poderiam estar definidas as relações de força.E...vai de fazer mais valias que eles estão nos mercados para isso.Vamos agora ver até onde, porque não me parece que tenha ficado por aqui. O preço ainda é bom para vender...e poderão ter quase acabado os interessados em comprar.
Amanhã se verá se tenho razão.

Abraço e BN

Registado: 23/1/2006 23:54

por JUKIMSUNG » 27/6/2007 22:18

enologo Escreveu:Pois bem... saí do BCP a 4,21, momentos antes de quebrar a casa dos 4,2 pela segunda vez...
Depois fiz umas continhas e achei que o BCP não iria cair 5% (enganei-me), mas em todo o caso só numa de tentar a sorte, coloquei ordem de compra a 4,01... e não é que fiquei com eles (CFD's)... Amanhã se verá se foi boa aposta ter reentrado... ou se mais valia ter dado uma martelada nos dedos na altura da colocação da ordem de compra! :mrgreen:

deves ter feito um negócio da china, agora é aproveitar que amanhã isto pega fogo logo pela manhã...

por enologo » 27/6/2007 21:07

Pois bem... saí do BCP a 4,21, momentos antes de quebrar a casa dos 4,2 pela segunda vez...
Depois fiz umas continhas e achei que o BCP não iria cair 5% (enganei-me), mas em todo o caso só numa de tentar a sorte, coloquei ordem de compra a 4,01... e não é que fiquei com eles (CFD's)... Amanhã se verá se foi boa aposta ter reentrado... ou se mais valia ter dado uma martelada nos dedos na altura da colocação da ordem de compra! :mrgreen:
Um copo de vinho por dia, nem sabe o bem que lhe fazia!!

Registado: 1/11/2006 11:28

por Nyk » 27/6/2007 20:56

Manuel Fino: BCP tem de mudar e impasse destrói valor

O empresário Manuel Fino, que controla a construtora Soares da Costa e é um dos accionistas históricos do BCP, afirmou hoje à Lusa que o banco precisa de mudar e que as situações de impasse destroem valor.

Manuel Fino foi um dos sete accionistas do Banco Comercial Português (BCP) que entregaram hoje ao presidente da mesa da assembleia geral do banco um pedido para convocar uma assembleia geral, no qual propõem um novo modelo societário para a instituição financeira.

Em declarações à agência Lusa, o empresário defendeu que, «no Millennium bcp é preciso mudar».

«Não tive dúvidas em apoiar este pedido de convocatória», afirmou Manuel Fino.

«Sei bem que as situações de impasse penalizam as empresas e destroem valor», acrescentou.

A Lusa apurou que o pedido de convocatória da assembleia geral foi subscrito também por Bernardo Moniz da Maia, Vasco Pessanha, Joe Berardo, João Pereira Coutinho, Filipe de Botton e Diogo Vaz Guedes.

Diário Digital / Lusa

27-06-2007 18:26:00
"A incerteza dos acontecimentos,é sempre mais difícil de suportar do que o próprio acontecimento" Jean-Baptista Massilion.
"Só sabemos com exactidão quando sabemos pouco; à medida que vamos adquirindo conhecimentos, instala-se a dúvida"Johann Goethe

Registado: 2/9/2005 12:45

Á 1ª vista

por JUKIMSUNG » 27/6/2007 20:52

à 1ª vista não era preço de saldo era tudo com generosas mais valias e os mercados caiam há 4 dias, e os states apresentavam futuros negativos.

Juntaram-se factores vários e houve nitidamente um abanar do barco. Amanhã é capaz de haver panic buying e muita gente deve estar de dedo no gatilho mas até 4,30 já não vão aparecer 140 M de ceteza.

Agora com o JOE a 5% e os seus compinchas com pelo menos 10% o caso mudou e muito de figura. Basta encostar a TDU À parede e cheira-me que ou mudam para este lado do barco ou ainda se arriscam a levar eles um rombo no casco.

É engraçado que já só eles estão com o velho gágá que pensava que o banco ainda era dele ou que alguém lhe ía continuar a dar chorudos prémios para sempre.

E é claro que esta tomada de posição do Berardo e companhia pode vir a ser negociada com um BANCO ESTRANGEIRO e é capaz de passar por aí the big picture. Os pequeninos vão a reboque e estão prestes a ganhar a lotaria.

Re: Hoje pareceu-me

por AgeOfDawn » 27/6/2007 20:41

MOHAMED Escreveu:Aliás a forma como recuperou de 3,98 para 4,06 com mais de 30 M de transacções nessa fase foi de desconfiar...

Sim, os compradores dessas 30M não devem ter entrado a pensar que o movimento seguinte é de queda :-P

Anda velha raposa na costa.... estava a ver a coisa a subir muito, tinha que fazer algo..... viu-se mt accionista assustado a vende-las a preço de saldo...
O que custa é o primeiro milhão....

Registado: 24/10/2006 13:08

Hoje pareceu-me

por JUKIMSUNG » 27/6/2007 20:38

que houve um feroz ataque aos pequenos accionistas, quer e amanhã deve voltar a máximos.

Tudo quanto eram stops deve ter sido engulido, e mesmo no final para não deixarem que subisse de 4,02 colocaram 5M nos 2 cêntimos acima. Qual foi o plano???

Provavelmente porvocar mais valias à força, e depois comprar mais abaixo.

Aliás a forma como recuperou de 3,98 para 4,06 com mais de 30 M de transacções nessa fase foi de desconfiar...

Alguém se encheu no fim e num dia normal esses mais de 30 M seriam já sinal de dia a abrir.

Nas cenas dos próximos capítulos, começo a acreditar que com esta assembleia geral o Jardim Gonçalves vai mesmo enfiar a viola no saco. A TDU deve ter sido uma das vendedoras do dia (que devem ter apanhado um cagaço do caraças, mas isto é só um feeling a confirmar mais à frente)

Berardo, assim é que é. Quem pode pode!

Re: RT

por AgeOfDawn » 27/6/2007 20:35

luislobs Escreveu:Desta vez nao foi o City ... :lol: :lol:

Penso que amanha com estes comunicados do Berardo e companhia anula esta vela.

nao deixa de ser estranho o volume, analisando bem..o grande caudal de volume nao foi feito na descida :lol:
sobretudo esteve em grande acumulaçao ate grande parte da manha entre os 4.23-4.26,
descendo apenas perto da hora de almoço, altura que se transaccionaram varios lotes.

Vamos la ver se amanha recuera os 4.15 pelo menos. 8-)

Por acaso chamas a atenção para uma questão interessante. Dá a sensação que a queda foi provocada por um um conjunto reduzido de pessoas, e depois foi um bocado o medo geral que fez outras venderem à maluca. Ainda bem que no final da sessão houve um pouco mais de calma nas hostes!
O que custa é o primeiro milhão....

Registado: 24/10/2006 13:08

Rabo de fora

por domhenri » 27/6/2007 20:06

Repararam que o Berardo fez as aquisiçoes até dia 21 de Junho, ou seja abaixo de 3,9?? Pode bem ter sido ele a descarregar hoje, fazendo umas boas mais-valias e recuando face ao tio Jardim que deve estar inexpugável.Amanhã se vê se as descargas continuam a este ritmo- significa que a oposição ao tio Jardim decidiu recuar e sacar as mais-valias. Ou então vão à luta e a coisa tem de subir.
Há sempre um rabo de fora em cada gato que se quer escondido!

Registado: 29/8/2005 17:07

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: farami, Google [Bot], Google Adsense [Bot], macau5m, Phil2014, Pmart 1, SalvaFP e 80 visitantes