Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

O meu pior negócio

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por goncalonr » 11/3/2008 18:47

Esta até é fácil... consegui dar cabo do ano passado inteiro à conta de um trade perfeitamente idiota e altamente especulativo: Cofaco. Mas como aprendi, saí antes do título ser retirado de cotação (OPA a 0,02, vendi a 0,06), não voltei a fazer a asneira de comprar aquilo que não conheço só porque se houvem uns rumores e o preço psicologicamente é baixo (não é por cotar a poucos cêntimos que um título está atractivo).
Como já levo uns anos disto e o inteligente é aprender com os erros, este ano já levo tudo recuperado e os prejuízos de 2006 já foram mais que dobrados em lucros.
Mas que de vez em quando se conseguem fazer coisas idiotas, isso consegue-se!
Invista na família! Ela é o melhor que a vida lhe pode dar.

www.outofthebox.com.pt

Registado: 29/11/2007 3:39

por TP1 » 11/3/2008 15:50

Eneias Escreveu:Acabo de "despertar" este tópico que julgo ser altamente pedagógico, além de humorístico! :lol:

Para começar, dada minha falta de conhecimentos e de "cultura dos mercados" nunca investi nada fora da nossa "bolsinha", nem me atrevo a mexer em derivados (futuros, warrants, o que seja). :oops:

Quanto a piores negócios, refiro dois:

No já distante ano de 2000 também fui dos "tramados" na PT Multimédia! Já tinha entrado e saido várias vezes no papel (sempre com ganhos interessantes) até que decidi "colocar todos os ovos no mesmo cesto" (incluindo os meus lucros). :shock:
Estive algum tempo ausente do país e longe da Bolsa e quando cheguei a bolha tinha estourado! Perdi muito dinheiro (à minha escala, entenda-se). Tanto que estive afastado da bolsa por vários anos. :evil:

O outro negócio ruinoso foi o Benfica! Depois de toda aquela especulação, compra por chineses e tal, o título começou a cair e eu aproveitei para entrar um pouco abaixo dos 4 e deixei-me ficar "agarrado" ao título mesmo quando o "Fak iu" do Berardo ofereceu 3,5 eu não quis (já o título estava abaixo dos 3). :shock:
No final acabei por vender a pouco mais de 2 e perdi bastante dinheiro! :cry:

Em ambos os casos aprendi muito com os meus erros! Neste momento estou com um pé dentro e outro fora e assim vou continuar, mas não fora a perda ser grande saía por completo e só entrava quando estivesse mesmo com os touros a dar luta. :twisted:

Para terminar, agradeço a todos o que por aqui vou aprendendo. Não vou citar nomes. Digo apenas que tem sido uma experiência muito interessante e que dará os seus frutos. :mrgreen:

Desculpa lá, mas pensei, que só se comprava acções da bola por paixão. Ainda por cima estava na cara, que era o vieirinha que tinha convencido o coutinho a lançar o boato dos chineses, tal como convenceu o berardo a lançar a opa. Só não o convenceu no preço.
Deixa-lá, boa sorte para a próxima.

Registado: 30/11/2007 21:13

por eneias » 11/3/2008 15:46

Acabo de "despertar" este tópico que julgo ser altamente pedagógico, além de humorístico! :lol:

Para começar, dada minha falta de conhecimentos e de "cultura dos mercados" nunca investi nada fora da nossa "bolsinha", nem me atrevo a mexer em derivados (futuros, warrants, o que seja). :oops:

Quanto a piores negócios, refiro dois:

No já distante ano de 2000 também fui dos "tramados" na PT Multimédia! Já tinha entrado e saido várias vezes no papel (sempre com ganhos interessantes) até que decidi "colocar todos os ovos no mesmo cesto" (incluindo os meus lucros). :shock:
Estive algum tempo ausente do país e longe da Bolsa e quando cheguei a bolha tinha estourado! Perdi muito dinheiro (à minha escala, entenda-se). Tanto que estive afastado da bolsa por vários anos. :evil:

O outro negócio ruinoso foi o Benfica! Depois de toda aquela especulação, compra por chineses e tal, o título começou a cair e eu aproveitei para entrar um pouco abaixo dos 4 e deixei-me ficar "agarrado" ao título mesmo quando o "Fak iu" do Berardo ofereceu 3,5 eu não quis (já o título estava abaixo dos 3). :shock:
No final acabei por vender a pouco mais de 2 e perdi bastante dinheiro! :cry:

Em ambos os casos aprendi muito com os meus erros! Neste momento estou com um pé dentro e outro fora e assim vou continuar, mas não fora a perda ser grande saía por completo e só entrava quando estivesse mesmo com os touros a dar luta. :twisted:

Para terminar, agradeço a todos o que por aqui vou aprendendo. Não vou citar nomes. Digo apenas que tem sido uma experiência muito interessante e que dará os seus frutos. :mrgreen:
"Os ciclos bolsistas antecipam os ciclos económicos"

Registado: 22/1/2008 16:07

por manicospic » 21/1/2008 14:27

V. Escreveu:O meu pior negócio foi o meu primeiro investimento, em que ganhei muito dinheiro. Depois pensei que era tudo facil.

Subscrevo inteiramente, sem perceber minimamente de mercados lá me mandei de cabeça e ainda com uma boa soma de dinheiro, entrei em meados de setembro de 2007, tive logo sorte e apanhei algumas acções que ainda estavam em subida, mas também foi sol de pouca dura.

Agora é o que se vê, poderei dizer que entrei num período de fortes correcções, o que me está a dar grandes lições.

Fez-me perder muito capital e parar para pensar e impor-me disciplina e saber avaliar melhor os negócios em que me iria meter.

Neste momento estou fora (tenho apenas 1 posição que devo de fechar ainda esta semana), e o que tenho feito é ocasionalmente uns shorts que até tenho conseguido tirar proveito.

Registado: 16/10/2006 18:03

por cest » 21/1/2008 13:54

Entrada com turbo call sobre o nasdaq com a conjectura bem favorável, noticias frescas que faziam prever uma subida brutal, seria o negócio da minha vida. Como aprendiz de feiticeiro fiz aquilo que nunca se deve fazer, nesse dia ia fazer o favor de ser testemunha em tribunal de trabalho de um velhote que era amigalhaço, pois é, foi isso mesmo, não fechei a posição e o nasdaq como toda a gente sabe é imprevisível e quando cheguei a casa... enfim, mas agora muito sinceramente, creio ter sido o meu MELHOR negócio, na medida em que não voltei a repetir a façanha, estou sempre com o dedo no gatilho, afinal não é com os erros que aprendemos?

Abraço a todos.

Registado: 29/11/2007 2:36

por V. » 21/1/2008 13:33

O meu pior negócio foi o meu primeiro investimento, em que ganhei muito dinheiro. Depois pensei que era tudo facil.
Cordiais cumprimentos,

V.

Add Augusta Per Angusta

Registado: 3/12/2007 11:13

por pedrom » 21/1/2008 13:30

Apenas para que alguns colegas novos façam uma leitura atenta, pois muitas das respostas às questões que se tem colocado aqui, estão neste tópico!!!
De que vale a pena correr quando estamos na estrada errada?

Registado: 29/7/2004 19:55

por Jiboia Cega » 5/7/2007 20:01

nnascimento,

conheces algum sítio para comprar boas rolhas de cortiça a um bom preço?

Registado: 21/3/2006 10:46

por nnascimento » 5/7/2007 19:57

Eh eh
Conheço, ainda andou cá por baixo a negociar alguns anos, fiz alguns negocios com ele. Tinha um estaleiro na Nacional antes de se chegar a Messines. Depois enviava cortiça em contentores para Itália e percebeu que nao rendia a massa. Penso que comprou umas fabriquetas para Stª Maria da Feira. Mas o Algarve ficou-lhe no sangue e penso que casou com uma rapariga estrangeira que por cá conheceu e na altura viviam em Vilamoura. Depois comprou o clube de bola e nunca mais o vi por cá. Já lá vão mais de 12 anos que negociei com ele.

Tipo impecável. Deixou de andar por cá.
Não deixes adormecer os teus sonhos mas,
não te deixes adormecer por eles

Nuno Nascimento

Registado: 27/2/2006 19:01

por R_Martins » 5/7/2007 19:47

nnascimento Escreveu:Boas a todos,

entao aqui vai a minha.

Numa posição altamente especulativa (posição contraria à minha natureza humana) faz +- 1 ano que abri longos no ETF uso qd o petroil cotava perto de 80$. Pensava no Katrina e na catastrofe q tinha sido o ano anterior, pensava na tensao no Iraque e no Irao, pensava que as ferias dos yankees estavam à porta, pensava que a refinação estava no limite, pensava pensava e pensava....
Abri uma posição bastante grande, maior que o usual no meu trading plan relativamente ás minhas regras de money managment.
Acontece, todavia que é precisamente no Verao que tenho mais trabalho naquilo que realmente é a minha profissao. Compro e vendo cortiça e, para quem nao sabe, a cortiça tira-se no Verão. Escusado será dizer que as minhas ferias nesta altura nao existem pois ando muito no meio do mato e herdades um pouco por todo o país.

Não coloquei STOPS. Chegava à noite a casa tao cansado que so queria era tomar banho, jantar e cama porque no dia seguinte o disco repetia.

Conclusao para abreviar, nada daquilo que eu previ aconteceu. Nao assumi logo as perdas e fui vendo a minha posição ser fulminada. O petroil baixou, a minha conta também. +- 100.000,00€. Estao recuperados e superados. Mas os erros cometidos foram bastantes.

Regras de MM sao do mais importante que pode haver. Cumprir o plano que temos e stops tambem

Por falares de cortiça,como comerciante, conheces o Corrado Corregi?...
Rmartins
Quem não conhece o «CALDEIRÃO» não conhece este mundo

Registado: 5/11/2002 9:23

por nnascimento » 5/7/2007 19:34

Boas a todos,

entao aqui vai a minha.

Numa posição altamente especulativa (posição contraria à minha natureza humana) faz +- 1 ano que abri longos no ETF uso qd o petroil cotava perto de 80$. Pensava no Katrina e na catastrofe q tinha sido o ano anterior, pensava na tensao no Iraque e no Irao, pensava que as ferias dos yankees estavam à porta, pensava que a refinação estava no limite, pensava pensava e pensava....
Abri uma posição bastante grande, maior que o usual no meu trading plan relativamente ás minhas regras de money managment.
Acontece, todavia que é precisamente no Verao que tenho mais trabalho naquilo que realmente é a minha profissao. Compro e vendo cortiça e, para quem nao sabe, a cortiça tira-se no Verão. Escusado será dizer que as minhas ferias nesta altura nao existem pois ando muito no meio do mato e herdades um pouco por todo o país.

Não coloquei STOPS. Chegava à noite a casa tao cansado que so queria era tomar banho, jantar e cama porque no dia seguinte o disco repetia.

Conclusao para abreviar, nada daquilo que eu previ aconteceu. Nao assumi logo as perdas e fui vendo a minha posição ser fulminada. O petroil baixou, a minha conta também. +- 100.000,00€. Estao recuperados e superados. Mas os erros cometidos foram bastantes.

Regras de MM sao do mais importante que pode haver. Cumprir o plano que temos e stops tambem
Não deixes adormecer os teus sonhos mas,
não te deixes adormecer por eles

Nuno Nascimento

Registado: 27/2/2006 19:01

o meu foi hoje. com Turbo warrants... é para aprender.

por StockGalaxy » 5/7/2007 19:00

China fecha no vermelho nos -5.25%.
Comprei uns bons TW put do NASDAQ.
Como achei que eram poucos.. comprei ainda mais. (aqui era a ganância a sussurar no ouvido).

A Europa foi atrás e andou tudo no vermelho (tudo controlado).
Durante a parte da tarde reparei que o NASDAQ abriu perto do fecho de ontem e não me ralei muito por ter que me ausentar do PC para trabalhar a sério.

Tives uns atrasos e cheguei já depois das 17:30h.
Grande bronca! o TW NASDAQ put tinha barreira de knock out nos 1750 e já tinham sido ultrapassados.

Conclusão: um rombo de 6.5% no valor global da carteira.
Engraçado como por vezes ganhamos confiança a mais e acabamos por fazer disto um jogo... e perder.

Lican.
----------------------------------
nada na manga, tudo na mão.

Registado: 11/2/2006 21:08

por afonsinho » 27/6/2007 22:48

É a matemática à portuguesa ;)

Registado: 3/9/2006 1:50

Re: W... ou melhor.. TW.. ou seja... pior

por Dada » 26/6/2007 23:59

[quote="Espanador"]
o prejuiso não tem direito a constar no IRS.
[/quote]

No campo das mais valias relativas a derivados podem inserir-se valores negativos carregando na tecla - (menos) DEPOIS de escrever o valor.

Só telefonando para lá é que descobri que resolveram fazer ao contrário de todo o software que conheço ...
(o menos depois do valor e não antes como em todo o lado)

Registado: 23/12/2004 1:36

por Espanador » 26/6/2007 21:44

michael Escreveu:Eu até me envergonho. Às 10.55 sai uma dica da LJCarregosa a dizer para comprar o Euro e vou eu todo feliz e compro logo 160.000! Às 11:00 sai noticias na Alemanha nada favoráveis, às 11:50 estou a perder 480€. À tarde era reunião do FED e os EUA sobem taxas de juro, chego a perder 900 e qualquer coisa €s. Perguntei aos corretores da Carregosa "Então a análise prevê-se? Como foi feito a análise?" Fibonacci. Num dia tão agitado vão-me usar Fibonacci. Aguentei um pouco mais depois da tempestade veio a calmaria cheguei aos 560€ de perda mas depois voltou a cair o par e aos 730€ de perda fechei a posição. Nos 2 dias seguintes se continuasse longo teria perdido tudo. E bem sei que a culpa é inteiramente minha, seguir dicas por seguir nunca mais!

Não tens que te envergonhar. Todos nós (falo por mim) temos momentos estupidos na vida e nos negocios. É preciso é aprender e corrigir no futuro esses erros. Como diz o gordo do blommberg, 1 dia bom, uma semana má... um mes bom, um ano mau... temos de lutar contra isso e evitar de ser a gente a ficar com os titulos que mais ninguem quer.

Estou decicido a fazer por uns tempos como o Quico, Simular trades e sentir as valias virtuais e aprender com os erros. Eu estava decidido a testar os W e deixar-me deles, mas no 2º trade ficou ditado uma derrota para mim e onde estou a absorver o desgosto e logo que termine este sentimento, e como a vingança serve-se fria. Já com os estudos em cima daqueles TW que me lixaram, vai nascer um monstro no dia que me sentir preparado, estou cá para a curvas para recuperar o que era meu e mais algum só para aprenderem a não se meterem comigo. :lol: :lol:

Até lá, sem liquidez, brincamos...

Hoje em simulacro fiz 15 trades com um valor simbolico de 2000 euros com mais valias na ordem dos 1100 euros. Errei 1 em cada 5.

Para quem brinca com Tw, 3 dicas...
1- comprar puts e vender call, vender call e comprar puts.
2- Intervalo de negociações --- > +/-15 minutos.
3- Evitar ficar com Tw para o dia seguinte, exepto se confiar no mercado e prever o fechos e dos mercados seguintes.(quase impossivel)

Se apanhar todos os topos, dá uma média de 4 negocios/hora excepto a primeira e ultima hora.

Espero a medio prazo agradecer o money que perdi e obrigar-me a vencer aprendendo com o erro cometido.

Qualquer semelhança desta mensagem a um auto conforto, é uma pura necessidade. :mrgreen:

Registado: 28/12/2006 1:36

por michael » 26/6/2007 9:09

Eu até me envergonho. Às 10.55 sai uma dica da LJCarregosa a dizer para comprar o Euro e vou eu todo feliz e compro logo 160.000! Às 11:00 sai noticias na Alemanha nada favoráveis, às 11:50 estou a perder 480€. À tarde era reunião do FED e os EUA sobem taxas de juro, chego a perder 900 e qualquer coisa €s. Perguntei aos corretores da Carregosa "Então a análise prevê-se? Como foi feito a análise?" Fibonacci. Num dia tão agitado vão-me usar Fibonacci. Aguentei um pouco mais depois da tempestade veio a calmaria cheguei aos 560€ de perda mas depois voltou a cair o par e aos 730€ de perda fechei a posição. Nos 2 dias seguintes se continuasse longo teria perdido tudo. E bem sei que a culpa é inteiramente minha, seguir dicas por seguir nunca mais!

Registado: 28/12/2006 1:38

os TW são instrumentos financeiros derivados

por Gilfonseca » 25/6/2007 22:02

e estes estão previstos no CIRS. A citação anterior é do art. 9º cirs.

Registado: 7/11/2006 14:58

por Espanador » 25/6/2007 21:39

Gilfonseca Escreveu:o prejuiso não tem direito a constar no IRS.
No meio desse "azar" uma boa noticia;
Os TW concorrem para o saldo das +- valias em sede de irs.Pode e deve deduzir os prejuízos.

1 - Constituem mais-valias os ganhos obtidos que, não sendo considerados rendimentos empresariais e profissionais, de capitais ou prediais, resultem de:
e) Operações relativas a instrumentos financeiros derivados, com excepção dos ganhos previstos na alínea q) do n.º 2 do artigo 5.º.

Hoje questionei o operador do BCP e ele disse-me que não consta para irs. Estava a referir-me precisamente as mais valias.. se o prejuiso anular as mais valias era bom.
Tem a certeza do que referiu?

por Gilfonseca » 25/6/2007 21:26

o prejuiso não tem direito a constar no IRS.
No meio desse "azar" uma boa noticia;
Os TW concorrem para o saldo das +- valias em sede de irs.Pode e deve deduzir os prejuízos.

1 - Constituem mais-valias os ganhos obtidos que, não sendo considerados rendimentos empresariais e profissionais, de capitais ou prediais, resultem de:
e) Operações relativas a instrumentos financeiros derivados, com excepção dos ganhos previstos na alínea q) do n.º 2 do artigo 5.º.

Registado: 7/11/2006 14:58

por Pata-Hari » 25/6/2007 20:52

LOL! acho que te podemos poupar ao diploma... já tiveste castigo que chegue, sobretudo depois da confissão pública. Considera isso o preço da educação, pensa que fizeste um mini-curso em opções. E espaneja isso...
Administrador Fórum

Registado: 25/10/2002 17:02

W... ou melhor.. TW.. ou seja... pior

por Espanador » 25/6/2007 20:47

Esperei eu meses a estudar a coisa, e apesar da tentação nunca me meti em W, até que... Mais valias do SLB (compra a 3 Venda a >4) e outras valias de outros titulos que acumulei desde janeiro estavam depositados numa conta aparte.. o recente aumendo devido ao slb levou-me a experimentar uns w visto o streamer do BCP já seguir isso..
Que comprei eu.. sexta feira passada.. tao depresa comprei como vendi logo com mais valia de 10%, achei piada e voltei a comprar.. era BC TW Call DAX 7925... A coisa começou a cair e eu sempre a comprar cada vez mais sem sequer estar a seguir o grafico do DAX. Os States fecharam feio e prontos.. lá fiquei eu com 1500 w para o fim de semana a um preço medio de 1 euro.
Segunda-feira.. (hoje) a coisa prometia valorizar e o W andava a negociar os 65.. compro... 55... compro.. 25 compro... e ... catrapum.. desapareceu do mapa!! TW = Turbo Warrant
Fiquei sem 2100 euros em questão de horas. Mais valia ter comprado foguetes para o s.joão ao menos fazia espetaculo.

Resumindo, aguardei eu tanto tempo para uma estreia em W e pimba.. não me dei ao trabalho de seguir o titulo com condições nem de tentar saber se era um Turbo ou um W normal, ainda por cima com strike muito proximo. BCP está mais rico uns euritos, e para mal dos meus pecados, o prejuiso não tem direito a constar no IRS.

É possivel fazer pasta em w deste genero mas com mais cautelas do que as que eu tive.

Alguem me passa um certificado de estupidez sff?

por mozart » 12/6/2007 16:11

Pior do que este deve ser dificil. Talvez o que aconteceu hoje na Média Capital

Fat finger costs Japanese broker US$225m
(Guardian/Agencies)
Updated: 2005-12-10 06:34

It is known as fat finger syndrome the occasional tendency of stressed traders working in fast-moving electronic financial markets to press the wrong button on their keyboard and, in the process, lose their employer a mint.

On Thursday it hit the Tokyo stock exchange, and in spectacular fashion.

An unnamed and, presumably, shortly to be unemployed broker, managed to sell 610,000 shares at 1 yen (less than a penny) apiece in a job recruiting firm called J-Com Co, which was having its public debut on the exchange. It had actually intended to sell 1 share at 610,000 yen (US$5,041).

Mizuho Securities President Makoto Fukuda (foreground) bows in apology at a news conference on Thursday, after the brokerage made a huge errant order in newly listed shares of small recruitment firm J-Com Co. [Reuters]

Worse still, the number of shares in Mizuho Securities Co's order was 41 times that J-Com's true outstanding amount, but the Tokyo Stock Exchange processed the order anyway.

The error caused Mizuho to lose at least 27 billion yen (US$225 million) on a stock trade, which could prove to be the most expensive trading error in history.

The glitch roiled the Japanese market, and jitters over the reliability of the exchange's trading system, contributing to a 1.95 per cent drop in the benchmark Nikkei 225 index on Thursday.

The index, up 33 per cent this year on optimism about the nation's recovery, was trading mostly flat on Friday.

For a few hours on Thursday, amid frenzied dealings, the identity of the brokerage firm concerned remained a mystery. Only after trading had closed did Mizuho Securities, the broking arm of the Mizuho Financial Group, own up.

"We deeply regret having caused such a big problem," Mizuho said in a statement. "We are investigating what happened, and discussing with the exchange how to handle the issue." What might happen next was the subject of widespread debate.

So-called fat finger errors, while rare in electronic financial markets, are accepted as an inevitable risk when humans come into contact with computers in frenetic trading conditions. But such mistakes are usually spotted quickly, with the resultant "rogue" trades being unwound between the affected parties.

In the Mizuho case, however, no immediate action seems to have been taken, leaving scores, if not hundreds, of investors across the Tokyo market to carry on trading stock that had been sold in error.

Mizuho says it tried to cancel the order three times, but the exchange said it does not cancel transactions even if they are executed on erroneous orders.

It was not clear what action, if any, would be taken against the broker responsible, but the mistake will have caused ample embarrassment for Mizuho, Japan's second-biggest bank.

Japan's financial sector, meanwhile, was waiting to gauge the scale of the damage to its reputation.

The Tokyo Stock Exchange suspended trading of J-Com on Friday, but declined to specify how it will sort out a mess created by the botched order. Mizuho Financial Group said it would fully back its security arm's losses from erroneous trades on J-Com.

Fat finger trades are by no means purely an Asian phenomenon.

In October 2002, a trader at the US bank Bear Stearns was blamed for a 100-point drop in the Dow Jones after he entered a US$4 billion sell order instead of the intended US$4 million order.

Registado: 15/5/2007 14:33

PAD

por Joao A » 12/6/2007 8:05

Pararede perda de 4800 euros... compradas entre 2001 e 2006, em Novem. 2006 vendi para ir à OPV da portucel...já foi recuperada a perda... Aprendi uma boa lição, cara mas boa :wink:
JA

Registado: 16/5/2006 15:59

apesar de muito tempo afastado...

por mjaguiar » 12/6/2007 0:07

Tenho que confessar que sou mt "amador" nestas andanças mas ja ando nestas coisas desde 88/89 (altura que la consegui ter "uns cobres para brincar")

bom mas para o que interessa, o meu pior trade foi na DT que comprei por sabia indicação dos "meus amigos do BCP" na privatização a 62.5€!

Bom mas como sou persistente voltei a reforçar em agosto de 2006 e agora já so esta a cerca de 31.5€! (acho que vão ficar de herança para as minhas filhas)

bom mas os trades do BCP em 2000 também foram interessantes! (so consegui despachar o 1º lote de 1000 acções a pouco e so não perdi porque reforçei com 7.000 a 2.54 em Dezembro ultimo)
..bom a onda e a mesma mas agora ja não deve dar confusão!

Registado: 16/8/2006 22:59

por CALBESO » 11/6/2007 23:07

Eu ando assim na inapa, e não sei onde isto vai parar. :?

Ainda por cima vem aí o aumento de capital.

Registado: 27/5/2007 23:05

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Google [Bot], OCTAMA, Phil2014, trilhos2006, Àlvaro e 79 visitantes