Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Ter ou não certezas... Tomar ou não decisões!...

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

só para dizer:

por ABsurdo » 9/4/2003 19:11

eu tambem gostei muito deste bocadinho! :) :roll: :)

Esta sequencia de post's arrisca-se a ser a mais vezes impressa nos ultimos tempos... :lol:

abraço 8-)

p.s.- cesar nao te lesiones que ainda tens umas fraldas para mudar... :wink:

Registado: 14/11/2002 11:49

por MarcoAntonio » 9/4/2003 18:23

Eu tb gostei bastante deste bocado, é uma faceta algo rara nos foruns pois passa-se mais tempo a discutir posicionamentos e opiniões quanto à tendência que estratégias e abordagens ao mercado.

Mas sabe sempre bem qnd surgem estes bocadinhos (e creio que os foruns ganham muito com elas, ainda que a contribuição de cada um possa ser modesta). Principalmente quando as opiniões são defendidas da forma elegante como foram neste caso...

Como eu digo sempre, há espaço para muitas opiniões distintas e para muitas abordagens distintas. O mercado é feito disso mesmo... E não estão ganhadores de um lado e perdedores do outro... Por vezes estão perdedores dos dois lados ou ganhadores dos dois lados!
Imagem

FLOP - Fundamental Laws Of Profit

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Administrador Fórum

Registado: 4/11/2002 22:16

Exacto Ulisses, é com isso que ...

por Magister » 9/4/2003 18:12

... não concordo, mas respeito :)

Como escrevi no início do post:

«Em suma, aquilo com que não concordo, é com o esperar que seja um tick do mercado a decidir por nós, pois a unica informação que temos é o preço. Sendo o trading um jogo de vantagens, e tomando como um dado para todos os traders o preço, só adquires vantagens sobre os outros traders conhecendo e trabalhando mais, descobrindo o que está por trás dos preços actuais, pois isso ajuda a prever os preços futuros. »

Ou seja, assumindo que o preço e o volume estão acessíveis a todos os traders, sem excepção, não vejo qual é a vantagem que um trader que utilize isso exclusivamente tenha.

Como sabes, nos futuros, cerca de 80% dos players perde no longo prazo. Temos de estar constantemente nos 20% de vencedores, para nos aguentarmos e acumularmos riqueza ao longo do tempo. Isso só se consegue tendo vantagens sobre os outros.

Quem me dera que fosse só preços e volumes para atingir o sucesso, daria muito menos trabalho ... enfim, talvez para ti seja suficiente e garanta o sucesso no longo prazo, espero que sim, mas eu desde que ando nos futuros nestes mercados muito líquidos e voláteis deixei-me de purismos na AT ... considero o Trading um jogo muito complexo, com muitas variáveis, e não procuro simplificá-lo para servir os meus interesses, mas antes aceitá-lo em toda a sua complexidade, pois é um organismo vivo.

Mas, desfizeram-se algumas dúvidas, pelos vistos o MA é menos purista da AT do que tu, e eu sou ainda muito menos purista da AT, colocando-a até em pé de igualdade com a Análise do Sentimento de Mercado, por exemplo.

Abraço Ulisses, vou jogar futebol, obrigado a todos por este bocadinho, gostei muito 8-)
Magister

por Ulisses Pereira » 9/4/2003 18:03

César,

Com esta frase disseste tudo:

Por outro lado, sei o que penso e porquê que o penso. É fácil ver quando estou errado e corrigir. Isso acontece quando os motivos apontados na análise deixam de ser válidos ...

Estás a ser crítico com aqueles que dizem que se o mercado for acima daquele ponto que mudam a sua posição... Tu, se os indicadores de sentimento forem àquele ponto e outros indicadores forem a outro ponto qualquer, tal como disseste, também alteras a tua posição.

Qual é a diferença? É que tu na tua análises usas uma panóplia enorme de indicadores e outros usam, por exemplo (como é o meu caso) apenas o preço e o volume. Para ti é necessário que os teus elementos de referência se alterem para tu alterares a tua posição, no caso dos outros é a mesma coisa, só que como usam menos "indicadores" é natural que para alguns (como é o meu caso) lhes baste uma alteração do preço e do volume para alterarem a sua opinião.

A diferença não está na forma como se é ou não determinístico. A diferença está naquilo que está na base das análises. Tu achas que é necessário recorrer a inúmeros indicadores e eu acho que o preço e o volume por si só chegam, por si só, para eu fazer as minhas análises. Por isso é que te faz confusão que, alterando-se o preço, isso me possa fazer mudar de posição.

Um abraço,
Ulisses
"Acreditar é possuir antes de ter..."

Ulisses Pereira

Clickar para ver o disclaimer completo
Administrador Fórum

Registado: 29/10/2002 4:04

por MarcoAntonio » 9/4/2003 17:47

O erro é outra questão que provavelmente levaria a outra sequência de posts. A minha abordagem ao mercado parte essencialmente deste princípio: «A minha opinião é esta, mas posso estar errado».

O facto de aceitar de antemão o erro dá-me flexibilidade e ajuda-me a aceitá-lo se ele se vier a confirmar.

O maior obstáculo do trader é saber aceitar o erro. O erro é inerente ao mercado e ao investimento. É impossível acertar sempre e sucesso passa pela aceitação desse facto.

Já agora, em relação ao erro, o que tento fazer de forma empírica (indo apurando a estratégia) é encontrar um compromisso entre:

:arrow: O número de vezes que erro;

:arrow: O tempo que estou errado.

Tento minimizar o tempo que estou errado mas não ao ponto de aumentar potencialmente (e exponencialmente) o número de vezes que erro (o q tem custos). O que me levou a uma estratégia actualmente relativamente estável que oscila entre o curtíssimo-prazo e o curto/médio-prazo (noutros termos, entre o <i>swing trading</i> e o <i>position trading</i>).

Obviamente que outros poderão estabilizar noutros planos temporais mas é algo que varia de investidor para investidor, por todas as razões já expostas.

Por fim, gostaria ainda de referir que a minha estratégia <b>não</b> se baseia num sistema mecânico apesar de se basear praticamente em exclusivo em indicações de teor técnico. Isto porque as minhas decisões não são «pão/pão queijo/queijo» mas o somatório de uma percepção que vou assimilando à medida que vou acompanhando o mercado. Mais uma vez porque entendo que os indicadores são falíveis e não consituem uma verdade absoluta quanto ao futuro do mercado. Por vezes ocorre-me ter a percepção que se está a passar determinada coisa e vou pesquisar indicadores ou bases técnicas e encontro «contra-parte» neles confirmando a percepção empírica (de outras vezes a percepção pode estar errada e influenciar negativamente a análise... como todos, estou sujeito ao erro).
Imagem

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Administrador Fórum

Agora falando da profissão de analista ...

por Magister » 9/4/2003 17:47

... categoria na qual agora não me incluo, embora tenha feito isso durante cerca de 4 anos do meu passado recente. Agora sou trader profissional, não analista (embora continue a ser analista de forma amadora, como tu).

Existem muitos sites, nos EUA então são às centenas, senão milhares, sobre mercados. E eu vou diariamente ler alguns. Gosto de ler as opiniões dos outros, em especial de conhecer os seus argumentos. Aprende-se bastante com os outros nos mercados, aliás, só se aprende com os outros.

Agora, eu sinceramente, quando vou ler um analista aprecio, sem que se seja cowboy como aquele Damon Vickers (será assim? Mas o tipo é bom, mas é um bocado cawboy hehe), de conhecer uma opinião de forma clara e justificada.

Não vou ler «se for ali fico bull, se for acolá fico bear», enfim, esses pontos de referência eu identifico bastante bem (julgo eu, para quem costuma ler as Mensagens da 1/2 Noite), aquilo que eu pretendo de um analista é uma opinião desavergonhada, convicta com as necessárias ressalvas, e com justificações coerentes e relevantes. Para que me ajude nas minhas próprias análises e decisões ...

Enfim, e passando do Trading para a questão do analista, eu não sei, se calhar as pessoas preferem ter qualquer coisa que apenas contenha pontos de referência (como as Mensagens da 1/2 Noite), mas eu pessoalmente admiro as opiniões, certas ou erradas ...

De futuro vou estar mais atento aqui ao caldeirão e às tuas participações, e se calhar, se tudo correr bem, poderei ocasionalmente comentar de forma construtiva ... foi com os meus maiores críticos que aprendi mais na minha carreira, mesmo que seja por ter de justificar e aprofundar melhor os meus pontos de vista 8-)
Magister

Não me vou alongar ...

por Magister » 9/4/2003 17:30

... tanto :P

Acho que descobri a diferença, ou melhor, foste tu que a descobriste: para ti o mercado não é determinísta. Para mim, reunidas determinadas condições no presente, o futuro só pode ser aquele, e não outro (embora eu possa analisar erradamente o presente).

Tanto na macroeconomia, como nos mercados, reunidas determinadas condições o futuro é previsível. Aliás, julgo que só se pode ganhar prevendo o futuro. É preciso encontrar técnicas para melhor o prever, não fugir delas ...

Mas, e reconheço que infelizmente não tenho acompanhado as tuas análises de forma assídua, aceito outras aproximações, nomeadamente a que tu defendes, pelo menos da forma como a compreendi agora.

Outra questão é confundir a segurança na análise com a ausência de erros: é claro que é impossível reduzir a zero os erros, há sempre pormenores que nos escapam e existe sempre uma probabilidade de erro. Julgo que os analistas devem trabalhar para reduzir essa probabilidade.

Porque dizer que «se estiver errado, utilizo um stop» toda a gente sabe. Todos sabemos que se a análise estiver errada se tem que aplicar um stop, isso não é motivo para não procurarmos diminuir a probabilidade de erro.

Para terminar este post, digo o seguinte: o futuro é feito de surpresas, mas o futuro nos mercados não. A história económica repete-se ciclicamente e a psicologia de massas em termos de medo e ganância é imutável ao longo do tempo (ou varia muito, muito pouco).

Por outro lado, na economia, é o mercado que faz o futuro :) Aliás, se os macroeconomistas tivéssem bastante mais conhecimentos de mercados, acertariam excepcionalmente mais nas suas previsões para as grandes variáveis macroeconómicas. No fundo, resume-se tudo às leis da oferta e da procura e ao potencial de money in e money out ...

Abraço.
Magister

por MarcoAntonio » 9/4/2003 17:23

Magister, a essa questão (do segundo post) já tinha respondido...

Na realidade trata-se de uma má interpretação da tua parte. O facto de não ter certezas não impede que tenha opiniões...

Se fores consultar as minhas análises verificas que estão pejadas de opiniões (curiosamente sou acusado de ser opinioso e de defender afincadamente as minhas opiniões... lol). E mais... vais encontrar, se fizeres uma boa pesquisa, alturas em que fui atacado por estar bull e alturas que fui atacado por estar bear.

Essa é uma falsa questão. Em minha opinião englobas no mesmo conceito:
<b>
- Certezas

- Opiniões

- Decisões
</b>
Ora, são conceitos disitintos: <b>eu não tenho certezas, tenho opiniões e tomo decisões</b> (por vezes, a opinião é estar neutro, logicamente... e nessa alturas tendo a não tomar decisão nenhuma ou a reduzir a exposição se estiver bastante exposto).

Para falar do que eu faria hoje, tenho de falar qual é o meu posicionamente: eu hoje não fiz nada, estou posicionado longo desde a véspera do rallye (é várias pessoas que o podem confirmar) e mantenho actualmente um terço da posição inicial tendo já vendido mais do que investi inicialmente (invisto no DAX via warrants e estes estão a valer mais de 3x mais do que o meu preço médio de compra... já agora, antes disse estava curto e tb ganhei nesse trade), o que aconteceu hoje não fez mexer na carteira. Penso que o mercado ainda não decidiu o movimento seguinte (se já decidiu então fui eu que não me apercebi).

Em relação ao que uso para tomar as minhas decisões (e basicamente é o que uso nas análises tb) é:

1) AT (clássica, onde englobo preço/volume, padroes, indicadores, candles, etc...)

2) Sentimento de Mercado (em momentos ocasionais)

3) Regras Simples de Money Management (essencialmente para protecção do capital)
Imagem

Administrador Fórum

por MarcoAntonio » 9/4/2003 17:12

Exacto, passa em grande parte por uma questão de time-frames. No time-frame em que trabalho sinto inclusivamente a necessidade de flexibilidade, mais do que qq certeza... Pois grandes certezas me fariam perder excelentes oportunidades e/ou incorrer em perdas durante demasiado tempo. Logicamente, trata-se de uma questão que abrange quer a postura e perfil psicológico do investidor, quer produtos financeiros em que investe e time-frame em que investe. Numa palavra, depende da Estratégia.

Em relação à questão de aprofundamento das análises, aí está um ponto interessante. Eu não pretendo aprofundar as análises, não que elas não sejam aprofundáveis, mas simplesmente porque não sinto necessidade. Nem sinto necessidade de certezas (como já referi, previlegio a flexibilidade) nem sinto a necessidade de introduzir mais elementos para ajudar à decisão. Pelo menos, não o sinto em grande medida (é natural que sofra alterações ao longo do tempo, no entanto não sinto essa necessidade). Logicamente, se eu tivesse outro perfil psicológico, podería ver a questão de forma completamente diferente!...

Em relação ao resto do post, não vejo que se aplique ao meu caso, eu disponho-me a analisar os preços, o volume, indicadores (de momentum e de volume), candles e figuras técnicas... Inclusivamente, indicadores de sentimento de mercado: fui das primeiras pessoas a escrever um artigo na net sobre indicadores de sentimento de mercado... Agora toda a gente, fala nisso, mas na altura, poucos falavam (o César falava, justiça seja feita).

Portanto, não entendo que a tua argumentação (com a qual até concordo, pois igualmente para mim a análise não se reduz ao preço) não se aplica à minha análise que é bastante abrangente (embora me fique praticamente pelas questões técnicas, não tenho nem habilitações nem conhecimentos nem experiência para discutir Economia e Fundamentais).

Por outro lado devo ainda dizer que o que referias num outro post tb não vejo que se aplique a mim. Daria a ideia, a quem te lê, que as minhas análises não tomam partido ou não permitem retirar qq conclusão: ora, nada mais errado!... A prova está na forma como tenho sido atacado diversas vezes (em particular, nos <i>rallies</i> mas não só, tb em momentos em que estou <i>bear</i>). Nas minhas análise é possível encontrar <i>targets</i> e opiniões (ora <i>bear</i>, ora <i>bull</i>... e ora neutras, ora essa, porque não... porque estar neutro também faz parte do mercado).

Tudo isto encaixa numa embalagem que é uma visão não-determinística do mercado (que é algo que penso que inclusivamente já discutimos entre os dois), enquanto defendes uma visão mais determinística.

Seja como for e como há espaço para os dois tipos de abordagem e ambos podem singrar no mercado em simultaneo, inclusivamente (uma das belezas do mercado é como estratégias bem distintas podem resultar em simultaneo) o que quero sublinhar e porque a minha experiencia (e creio que a de muitos outros) é para mim uma prova, é que o facto de não se ter convicções absolutas (ou certezas) quanto ao rumo futuro do mercado não (me) impede de tomar decisões (admito que possa impedir alguns, dependendo do seu perfil psicológico).

Mesmo que tenha todos os indicadores a apontar num sentido. Se faço uma análise que tenha todos os indicadores a apontar num sentido, então eu digo isso mesmo e defendo uma posição nesse sentido. No entanto, nem assim terei uma convicção absoluta de que é isso que vai acontecer...

<b>
Quer porque os indicadores são falíveis... quer porque o futuro é feito de surpresas, as quais estão na base da falibilidade dos primeiros!
</b>
Imagem

Administrador Fórum

O que me custa compreender ...

por Magister » 9/4/2003 17:06

... é como é que decides, comprar ou vender, sem ter uma opinião, bull ou bear?

Em suma, compra-se quando se acha que o mercado vai subir. Vende-se quando se acha que o mercado vai descer.

Se não se acha nada ... não percebo !

Se se fizer assim:

«Agora estou neutro, mas se o DAX quebrar o máximo relativo, entro longo»

«Se quebrar o mínimo relativo, entro short»

Ou seja, estás a fazer depender a tua opinião, ou pelo menos a tua acção, dos ticks do mercado ... a título de exemplo, hoje, terias vendido abaixo dos 2.730 do DAX (que era um suporte, quebrado no intraday) e comprado (feito stop and reverse) nos 2.820 do DAX, pois teria sido quebrada a resistência do anterior máximo relativo. Em ambos os trades, as perdas seriam bastante elevadas neste momento ... mas é claro que não decides assim, então, como decides?

Eu decido baseado no seguinte, entre outros:

1) AT
2) Teoria dos Candlesticks
3) Teoria da Opinião Contrária (baseada na análise do Sentimento de Mercado)
4) História Económica
5) Aforismos do Trading, como por exemplo, «buy the rumor, sell the fact»

Entre outros ... julgo que, aprofundando a minha pesquisa e sabendo mais, consigo ganhar vantagens sobre os outros traders, estar constantemente à frente, e assim ganhar no longo prazo ... isto porque, como disse, especialmente nos futuros, o Trading é um jogo de vantagens.

Por outro lado, sei o que penso e porquê que o penso. É fácil ver quando estou errado e corrigir. Isso acontece quando os motivos apontados na análise deixam de ser válidos ...

Abraço.
Magister

por Magister » 9/4/2003 16:47

Essa é também uma questão de time-frames. Mas ultrapassemos isso, pensando que estamos numa de position trading (embora eu faça day trading em futuros, logo obrigatoriamente tenha de ser bastante flexível no intraday).

Imagina que na tua Análise não utilizas somente a AT simples, mas sim mais um conjunto de Teorias, indicadores e técnicas que te dão confirmações ou não.

Em determinados momentos do mercado, se os indicadores estiverem difusos, também tens de ter dúvidas. Mas quando os indicadores e as Teorias concordam todas em uníssono, tens de defender convictamente uma posição, e não andar ao sabor do próximo tick. De qualquer forma o tempo e o mercado dirão se estavas certo ou errado.

Como disse, julgo que à medida que fores aprofundando a tua análise, terás mais segurança e não mais dúvidas nas conclusões.

Em suma, aquilo com que não concordo, é com o esperar que seja um tick do mercado a decidir por nós, pois a unica informação que temos é o preço. Sendo o trading um jogo de vantagens, e tomando como um dado para todos os traders o preço, só adquires vantagens sobre os outros traders conhecendo e trabalhando mais, descobrindo o que está por trás dos preços actuais, pois isso ajuda a prever os preços futuros.

Quanto mais dados, indicadores e teorias concordarem e estiverem na base de uma opinião, maior segurança essa opinião transmite e maior a probabilidade dela estar certa. Infelizmente não há atalhos para o sucesso de longo prazo no trading, é uma evolução constante para estar à frente dos outros traders em termos de conhecimento, ficarmo-nos pela observação dos ticks do preço não funciona no longo prazo, na MHO.

Abraço MA !
Magister

Ter ou não certezas... Tomar ou não decisões!...

por MarcoAntonio » 9/4/2003 16:32

<b>Ter ou não certezas... Tomar ou não decisões!... Duas questões distintas...</b>

Magister,

é curioso que ainda há pouco tempo escrevi um post sobre as «certezas» e sobre o facto de considerar apenas um cenário. Curiosamente tenho uma opinião bem diferente...

O facto de não se ter certezas (eu, por exemplo, nunca tenho certezas qnt ao rumo do mercado) não impede de negociar. Para mim, as análises servem para ir tomando boas decisões face ao «futuro que vai chegando», independentemente de ele ser qual seja.

O facto de não termos certezas (embora nos inclinemos mais para um lado ou para o outro, ocasionalmente) permite-nos ter uma visão mais isenta dos acontecimentos (menos «polarizada», digamos) e permite-nos ainda admitir mais rapidamente qnd tomamos a decisão errada ou efectuamos uma análise errada. Não estamos agarrados a qq dogma ou a qq ideia fixa o que nos dá flexibilidade.

No meu caso, a falta de certezas não evita que seja um trader relativamente activo (e com uma performance que considero muito interessante e que, pelo menos, me deixa feliz). No entanto, compreendo e aceito que outros tenham uma visão e uma abordagem diferente ao mercado. O mais importante é respeitarmo-nos a todos e aceitarmos a forma de estar de uns e outros (desde que haja elevação e respeito na forma de participar e agir).

Como eu dizia nesse tal post, a função do trader, não a vejo como sendo adivinho ou visionário... é apenas a de ir tomando boas decisões que façam crescer o valor da sua carteira. E para isso, há muitos modos diferentes de o fazer...

<i>PS: César, importas-te de colocar aqui a tua resposta para dar continuidade ao tema?

Abraço e antes demais, obrigado
Marco Antonio
</i>
Imagem

Administrador Fórum

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Abade19, Bing [Bot], CORTIÇA, Crissssx, Google [Bot], iniciado1, Pmart 1 e 173 visitantes