Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Olha que bela tentativa pra passar ao andar de cima

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por Pata-Hari » 9/4/2003 16:26

LOL, Ulisses, se bloqueamos os dois, um bloqueia e o outro desbloqueia. Tá lá quieto agora, lol.
Administrador Fórum

Registado: 25/10/2002 17:02

Pois MA ...

por Magister » 9/4/2003 16:25

.... essa é uma discussão filosófica interessante. Em termos de actividade, acho que ninguém ou poucos são mais activos do que eu, fiz uma média de 1 trade por dia nos últimos anos (isto porque faço day trading nos futuros do DAX).

Quanto às certezas e dúvidas ...

Eu também gosto de ter pontos de referência por onde me guiar, com uma opinião neutra como tu. Mas existem momentos no mercado, como por exemplo no início de 2002 (Bear), ou a seguir ao 11 de Setembro (bull), enfim, em muitas alturas do mercado atinge-se um extremo tal em termos de opinião dominante que precisamos de tomar, de forma profunda e convicta, a opinião contrária.

Enfim, eu acho que quanto mais aprofundares as tuas análises mais certezas vais ter e, progressivamente, irás abandonando a dualidade ... por outro lado, psicologicamente, defendendo posições, sabes quando estarás errado ... se não defenderes nada, não podes estar certo, nem errado.

Diariamente trabalho para ter maior segurança nas decisões. Não para ter mais dúvidas.

Olha que podemos ter aqui, como há pouco, uma troca de posts muito frutuosa, tanto para nós próprios como para a Comunidade, por isso, como hoje tenho tempo, se quiseres passá-la para um novo post, agradeço :wink:

Já vi o post Nick, pretty cool, thanks :P

Abraço aos dois !
Magister

por Pata-Hari » 9/4/2003 16:24

Boa ideia, info...
Administrador Fórum

Registado: 25/10/2002 17:02

por Ulisses Pereira » 9/4/2003 16:24

Info,

Completamente de acordo. Já se está a discutir coisas que não são para serem feitas em público. A continuação desta discussão segue em mensagens privadas se algum dos intervenientes o quiser fazer.

Um abraço,
Ulisses
"Acreditar é possuir antes de ter..."

Ulisses Pereira

Clickar para ver o disclaimer completo
Administrador Fórum

Registado: 29/10/2002 4:04

re

por Info » 9/4/2003 16:20

Desculpem lá.. creio que se estão aqui a extremar posições.. e sem benefício para ninguém.

Creio que um respirar fundo e acalmar seria a atitude mais correcta dos intervenientes nestes posts.

Que tal voltar a olhar para os mercados... e cada um com o direito de ter a sua opinião?

Cump.

Administração... que tal fechar esta discussão?
Info

Obviamente ...

por Magister » 9/4/2003 16:16

... não foi banida por causa disso, senão eu próprio teria sido banido há umas semanas atrás 8-) Eu e todos os membros da Comunidade CI que todos já estiveram bull ou bear.

É bom que existam vários Fóruns, como o CI e o Caldeirão, assim cada um é livre de estar onde quiser, e há muitos que estão nos dois, e eu acho que fazem muito bem.

Cumps.
Magister

César

por nick2 » 9/4/2003 16:15

Deixei ai um post com um título sugestivo com uma informação que te deverá interessar...

Abraço.
nick2

por MarcoAntonio » 9/4/2003 16:15

Magister,

é curioso que ainda há pouco tempo escrevi um post sobre as «certezas» e sobre o facto de considerar apenas um cenário. Curiosamente tenho uma opinião bem diferente...

O facto de não se ter certezas (eu, por exemplo, nunca tenho certezas qnt ao rumo do mercado) não impede de negociar. Para mim, as análises servem para ir tomando boas decisões face ao «futuro que vai chegando», independentemente de ele ser qual seja.

O facto de não termos certezas (embora nos inclinemos mais para um lado ou para o outro, ocasionalmente) permite-nos ter uma visão mais isenta dos acontecimentos (menos «polarizada», digamos) e permite-nos ainda admitir mais rapidamente qnd tomamos a decisão errada ou efectuamos uma análise errada. Não estamos agarrados a qq dogma ou a qq ideia fixa o que nos dá flexibilidade.

No meu caso, a falta de certezas não evita que seja um trader relativamente activo (e com uma performance que considero muito interessante e que, pelo menos, me deixa feliz). No entanto, compreendo e aceito que outros tenham uma visão e uma abordagem diferente ao mercado. O mais importante é respeitarmo-nos a todos e aceitarmos a forma de estar de uns e outros (desde que haja elevação e respeito na forma de participar e agir).

Como eu dizia nesse tal post, a função do trader, não a vejo como sendo adivinho ou visionário... é apenas a de ir tomando boas decisões que façam crescer o valor da sua carteira. E para isso, há muitos modos diferentes de o fazer...
Imagem

FLOP - Fundamental Laws Of Profit

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Administrador Fórum

Registado: 4/11/2002 22:16

por Patrícia M. » 9/4/2003 16:11

Não queria voltar ao assunto mas como interpreta erradamente os meus pensamentos não me posso calar e tenho que acrescentar uma coisa. Eu não estou contra si por estar bear e eu estar bull. Porque eu às vezes estou bear outras vezes bull. O que me irrita profundamente é eu dar argumentos bulls e quase me chamarem atrasada mental. Isso não admito a ninguém e quando disse que não admitia baniram-me. Feito o esclarecimento mais não acrescento a uma discussão que reconheço nada dignificar este caldeirão que é actualmente o melhor fórum de bolsa em portugal.

Registado: 25/2/2003 16:43

Para BonVivant e Patrícia M.

por Magister » 9/4/2003 16:05

BonVivant:

Reconheço-lhe razão. Acho que a minha «arrogância» advém das análises e indicadores que vou realizando e acompanhando. Provavelmente algumas das minhas declarações são entendidas como arrogantes, porque defendem inequivocamente uma posição, derivada da conclusão que retiro das minhas análises.

Provavelmente se escrevesse «eu acho mais ou menos isto, ou isto pode acontecer aquilo, mas também aqueleoutro» talvez parecesse mais humilde. No entanto, custa-me transaccionar com dúvidas ... por isso aprofundo bastante as análises, para que exista pouco espaço para a dúvida ... posso estar errado, por vezes estou, mas tenho poucas dúvidas.

Talvez isso seja arrogante ... vou pensar nisso e possivelmente modificar a minha atitude para «talvez isto ou aquilo», um abraço !

Patrícia M. :

Vi logo que o «ataque» vinha de qualquer coisa passada, de uma bull que já não me pode ouvir ... compreendo-o, eu próprio às vezes já não me posso ouvir hehehe. Por mim o assunto morreu também.

Cumps.
Magister

por Patrícia M. » 9/4/2003 15:30

A minha revolta também vem da forma como fui tratada noutro local. Mas realmente acho que este não é o local certo para discutir essas questões. O assunto para mim morre aqui.
Cumprimentos.

por Carocha » 9/4/2003 15:26

Peace and love meus! Be cool : )
Anexos
pato05.gif
olhem eu aqui tã tã linda!
pato05.gif (24.09 KiB) Visualizado 2468 vezes
Se a verdadeira beleza é a interior, aposta na lingerie!

Registado: 25/11/2002 0:04

Para o Visitante Magister ????

por BonVivant » 9/4/2003 15:24

O senhor até poderá perceber bastante de "bolsa", eu pode estar certo não entendo nada disto e reconheço-o, ando a dar os primeiros passos ...neste forum aprende-se algo como no...pena que a sua arrogância seja extrema o que em nada o beneficia...sejamos mais humildes no tratamento de questões que por vezes discordamos !!!

Bem haja

Registado: 10/11/2002 23:04

Cara Patrícia M.

por Magister » 9/4/2003 14:53

Nunca chamei maluquinha à Ana.

Segundo me lembro, também discordámos no início do rally 1 (da elipse 1 num gráfico mais abaixo), eu continuei sempre bull até acima dos 2.600 do DAX, enquanto a ana aconselhou sair nos 2.400 ... eu depois aconselhei shortar em torno dos 2.700, conselho que mantenho, ao que a ana discordou, e pelos vistos continua a discordar.

De qualquer forma não estou em competição com ninguém, sobre questões de rendibilidade, mas se alguém quiser, nomeadamente a cara Patrícia M. ou a ana ou qualquer outro, faça o favor de avançar ...

Já agora, acho que por aquilo que já convivi com a ana ao longo de vários anos, em que lhe apresentei entre muitas outras coisas os próprios futuros do DAX, penso que se for para me criticar ela própria está à vontade para o fazer.

Não se revolte, isso só lhe faz mal ... especialmente quando desconhece os motivos da sua revolta.

Cumps.
Magister

por Patrícia M. » 9/4/2003 14:45

Desde que seja só pelo daytrade? Esta senhora anda a ganhar todos os tostõezinhos da subida do DAX e vi na altura tudo a chamar-lhe tolinha e a dizer que isto era para cair. Só subiu uns 300 pontos. Ela ganhou-os todinhos e quem a criticou perdeu-os todinhos.
Desculpem lá mas revoltou-me ver como quase lhe chamaram maluquinha e agora até para lhe dar os parabens lhe dão conselhos a dizer que deve ser só para o daytrade e mais não sei o quê.
Jinhos,
Tixa

carocha, parabens...

por vm » 9/4/2003 14:45

por esse 6 sentido, ainda parece mais apurado que o faro do perdigueiro do CEM :-). Vamos ver como decorre a tarde, mas parece-me ter sido o ultimo sopro e como diz o magister, buy the rumor sell the news, e penso que hoje ainda iremos dar razao a quem inventou este argumento.

Registado: 5/11/2002 10:56

De qualquer forma ....

por Magister » 9/4/2003 14:36

... assim melhorou bastante o aspecto do gráfico (DAX) para as quedas que virão nos próximos dias, semanas e meses.

Assim com um topo de 3 dias fica mais compostinho do que um só de 1 dia, sem retest de jeito.

Ah, e já agora, parabéns pelo day trade, desde que seja só day trade ... e até daqui a pouco ;-)

Beijinhos !
Magister

Carocha ...

por Magister » 9/4/2003 14:16

... este rally foi uma coisa emocional devido a imagens nas televisões americanas de iraquianos a festejar em Bagdad.

Não sei se a frase «Buy the rumor, sell the fact» te diz alguma coisa, mas ... I would take the money and run !

De qualquer forma, sou parte interessada no assunto, aprecio Whisky em boa companhia :-)
Magister

por MarcoAntonio » 9/4/2003 14:16

Agora reentrou no canal... mas para ficar mesmo interessantezinho tem de realizar novos máximos... Para já ainda não conseguiu.
:)

Vamos a ver se este <i>rallie</i> ainda tem um último folego que leve o índice aos «teus» 3.000pts.
Imagem

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Administrador Fórum

por Carocha » 9/4/2003 14:12

E chegámos ao andar de cima, agora tô aqui soprando... e empurrando lol
Anexos
Z25.jpg
Z25.jpg (322.15 KiB) Visualizado 2629 vezes

U

por MarcoAntonio » 9/4/2003 13:01

Que eu saiba, o buraco da minhoca é uma singularidade no espaço/tempo que permite as viagens no tempo.

Surge nos livros de Stephen Lawhead (série Imperyum)
:mrgreen:
Imagem

Administrador Fórum

Não nick

por Visitante » 9/4/2003 11:46

Deverá fazer um máximo relativo ainda esta semana junto aos 2840 ou mesmo os 2900 mas acho mais difícil este último valor, aí acredito que será uma boa altura para abrir shorts.
Para já temos os 2747 se rompidos vai aos 2810 novamente, deve aí provocar um short covering 8-)
Tesinho
Visitante

Ao contrário do que acontece na subida ...

por Magister » 9/4/2003 11:42

... em que o DAX não se importa de deixar gaps abertos pois a seguir é certo que os irá fechar, na descida a questão já é diferente, o DAX gosta de deixar todos os gaps fechados.

O mínimo de ontem dos futuros foi 2.756. O gap foi fechado (máximo de hoje a 2.759), com a ajuda de uma recuperação dos futuros dos mercados americanos. À tarde a procissão bear continua, com poucas mas necessárias paragens para respirar, até aos 2.000 pontos.

Cumprimentos.
Anexos
20030409_dax1.gif
20030409_dax1.gif (12.86 KiB) Visualizado 2816 vezes
Magister

por Carocha » 9/4/2003 11:42

Claro que pode ser isso tudo mês amigos, calma no brasil! : )

Jinhos!

Ou uma simples...

por enginheiro » 9/4/2003 11:41

tentativa de fecho de gap de abertura, para que depois o caminho fique livre para o fecho de todos os outros que foram ficando abertos pelo caminho que o levou a estes valores....

Assim, não há que olhar para trás com a sensação que ficou alguma coisa por fazer... :wink:

Será?
enginheiro

Ulimwengu mzury ume zaliwa
"A perfect world has been created, it's already in existence" (in swahili)

Registado: 6/11/2002 11:53

Próximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: acintra, Carlos73, iniciado1, Kury Yozo, OCTAMA, peterteam2, Pmart 1 e 188 visitantes