Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

BCP...

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Re: 40 milhões de ilusões!

por luislobs » 22/4/2007 11:10

«Concluindo, na sexta-feira aproveitando o nervoso miudinho dos investidores, e com algumas jogadas de bastidores de grandes player´s a puxar a cotação até onde puderam, os títulos rodaram muitas vezes de mãos a bons preços ora, os tubarões aproveitam e fazem render o seu peixe. Se eu estou a gerir uma carteira de fundos e posso comprar grandes volumes vou aproveitar que o BCP está a mexer compro 500000 acções por 2,91 e no final da sessão vendo por 2,93 o que dá 10000€ com este dinheiro posso garantir a rentabilidade de 15% ou de 20% de alguns clientes,de 5 0 10 não sei ou posso por exemplo assegurar 10 vencimentos de funcionários da correctora a 1000€ ou 5 vencimentos de gestores a 2000€. »

Nesse caso amigo, quem compraria no final a 2.93??
Isto nao anda tao facil assim amigo, e nao e qualquer um que comnpra 5 milhoes. :lol:

Se nao me engano o bcp vai enganar alguns patinhos na abertura... :lol:
.

É preciso viver..nao apenas existir.

Registado: 19/2/2007 10:01

40 milhões de ilusões!

por carcanhol » 22/4/2007 10:33

Bom dia a todos!

Já era para ter escrito umas linhas sobre esta matéria na sexta-feira, mas só agora se proporcionou, espero não estar atrasado pois ontem a troca de ideias passava também pelo que vou dizer.

Falou-se por alto nos volumes transaccionados na semana passada, um dia chegou aos 53 milhões, na sexta foi aos 40 milhões de títulos (vendidos e comprados sucessivamente).

Numa primeira análise olha-se para os 40 milhões associados a cotações que andaram perto de máximos , e pode pensar-se que de facto há um voto de confiança na cotação futura do BCP, acontece que esta ideia pode estar completamente errada, e que os 40 milhões é puro oportunismo resultante de noticias ou rumores contraditórios.

Vejamos o seguinte, todos nós concordamos que 40 milhões de títulos transaccionados não é sinónimo de 40 milhões de títulos realmente vendidos por uns e adquiridos por outros. Eu arriscava um palpite do tipo 5 milhões (ou até menos 4 ou 3 milhões) isso mesmo, na sexta-feira todos nós sabemos que não trocaram de mãos 40 milhões de acções, mas o que realmente aconteceu foi uns simples 5 milhões que durante todo o dia rodaram de mãos n vezes totalizando 40 milhões de transacções.

Até podia ter acontecido se um único titulo a ser vendido e comprado por 40 milhões de compradores, durante toda a sessão o que seria utópico e ridículo, mas isto para dizer que não se pode olhar para os 40 milhões como um numero confortável porque o nº real e efectivo no meu ver está compreendido entre os 5 e os 10 milhões de acções efectivamente vendidas na sexta-feira, muito longe do numero de 40 milhões de “transacções”.

Concluindo, na sexta-feira aproveitando o nervoso miudinho dos investidores, e com algumas jogadas de bastidores de grandes player´s a puxar a cotação até onde puderam, os títulos rodaram muitas vezes de mãos a bons preços ora, os tubarões aproveitam e fazem render o seu peixe. Se eu estou a gerir uma carteira de fundos e posso comprar grandes volumes vou aproveitar que o BCP está a mexer compro 500000 acções por 2,91 e no final da sessão vendo por 2,93 o que dá 10000€ com este dinheiro posso garantir a rentabilidade de 15% ou de 20% de alguns clientes, de 5 0 10 não sei ou posso por exemplo assegurar 10 vencimentos de funcionários da correctora a 1000€ ou 5 vencimentos de gestores a 2000€.

É muito diferente de ser um voto de confiança e credibilidade no futuro da cotação do BCP, pois na segunda o Paulo T. P. sobe o preço e quem é que vai querer o BCP a 2,93. Mesmo que a oferta ao BPI fique pelos 6,65 não me parece que a cotação do BCP fique nos 2,93.

Após o dia 4 de Maio pode ser que lá volte e ultrapasse mas esta semana só uma boa surpresa a poderá manter ou subir.

Segunda e terça vão ser dois dias para chorar ou para rir, vamos aguardar uma surpresa.
Bom fim de semana!

Registado: 16/11/2006 12:47

Re: rty

por pedras11 » 21/4/2007 21:47

luislobs Escreveu:Realmente somos muito ferteis em filmes..nunca ganhamos é muitos óscares :lol: :lol:
Comparar a PT ao Bpi é comparar Portugal com os States.

Luis, aqui ninguém comparou nada com ninguém! :mrgreen:

Apenas fiz referência ao facto que por vezes a especulação torna-se díficil quando parece fácil. E relembrei que havia uma proposta de compra da PT a 10,5eur e ela nunca transacionou a esse preço.

Portanto...
"O desprezo pelo dinheiro é frequente, sobretudo naqueles que não o possuem"

Fonte: "La Philosophie de G. C."
Autor: Courteline , Georges

Site porreiro para jogar (carregar em Arcade) : www.gamespt.net

Registado: 31/10/2004 1:09

rty

por luislobs » 21/4/2007 21:40

Realmente somos muito ferteis em filmes..nunca ganhamos é muitos óscares :lol: :lol:
Comparar a PT ao Bpi é comparar Portugal com os States.

A Snc englobava um gigante que a fazia crescer, o Bcp engloba um pintinho unicamente para se proteger de ser Opado.

O Bcp ganha em todos os sentidos nesta Opa, ganhe ou perca decerto que os accionistas do Bpi terao de entrar no novo Bcp, logo nao ganham nem perdem apenas entram no player de maior dimensao.

Aposto que o Bcp nao oferece mais que 6.7, reparem que foi a 6.75 e voltou atras.

Convinha que o Bcp desmentisse ou mandasse o bitaque antes da abertura, senao podem prejudicar a sua propria cotaçao.Mas pelo acumular destes dias uma ligeira queda vai dar para os tubaroes acumularem mais uns milhoes, porque sabem algo mais que nós.

.
.

por pedras11 » 21/4/2007 21:06

Na bolsa acontecem muitas surpresas! Basta ver que a PT nunca transacionou ao preço oferecido pela sonae, de 10,5eur.
"O desprezo pelo dinheiro é frequente, sobretudo naqueles que não o possuem"

Fonte: "La Philosophie de G. C."
Autor: Courteline , Georges

Site porreiro para jogar (carregar em Arcade) : www.gamespt.net

Registado: 31/10/2004 1:09

por Nyk » 21/4/2007 21:00

Paulo Teixeira Pinto tem até 24 de Abril para mudar o preço da OPA
2007-04-12 22:15

Ontem, o mercado admitia que a única coisa que falta saber na OPA do BCP ao BPI é o preço que Paulo Teixeira Pinto vai dar pelas acções para assegurar o sucesso da OPA. Tudo indica que há valores de referência que já estarão adquiridos entre os grandes accionistas, pelo que o mercado tem estado a penalizar as acções do BCP e a valorizar as do BPI. Caso a OPA não se fizesse, as acções do BCP poderiam subir imediatamente para mais de 3,30 euros por acção e uma eventual estratégia de recompra, por exemplo de 10 a 15 % das suas acções por parte do BCP, poderia fazer chegar o preço das acções do BCP aos 4,5 a 5 euros. Já no caso do BPI, o fracasso da OPA empurraria as acções do BPI para menos de 3,80 euros por acção.

É neste contexto que o SEMANÁRIO arrisca que o preço da OPA se fará acima dos 7,40 euros por acção, um valor suficientemente atraente para levar os accionistas a correrem a vender as acções. A este preço a La Caixa fica com uma posição confortável no BCP mas não ameaçará o controlo, para o qual as autoridades monetárias nacionais não deixam margem. Estes valores obrigam o BCP a ir buscar dinheiro ao mercado de capitais, pois o Banco de Portugal (BdP) não permite o endividamento. E como não há poupança nacional para um aumento de capital de 4,5 mil milhões de euros, a administração do BCP terá que procurar investidores estrangeiros, que certamente reforçarão a sua presença no conselho-geral do maior banco privado nacional. É provável que a CGD e o BES subscrevam também para as suas carteiras capital do BCP.
A CMVM registou na passada semana, como o SEMANÁRIO noticiou, a OPA do BCP sobre o Banco BPI. A oferta arrancou na terça-feira e termina a 4 de Maio. No registo da operação, o BCP reiterou a contrapartida de 5,70 euros. O Conselho Directivo da CMVM deliberou, por seu lado, registar a OPA do BCP sobre o BPI, conforme a lei.
A contrapartida da oferta não foi alterada e manteve-se nos 5,70 euros por cada acção, segundo um comunicado da CMVM e a oferta decorrerá até 4 de Maio de 2007. O resultado da oferta será apurado em sessão especial a ter lugar na Euronext Lisbon a 7 de Maio.
Por seu turno, num comunicado enviado pelo BCP à CMVM, a instituição bancária diz que o prazo da oferta, destinado à recolha de ordens, que se iniciou na terça-feira, decorrerá durante 25 dias (corridos), "excepto no caso de, até às 17 horas do 13.º dia posterior ao do início do prazo da oferta, ser publicado o último anúncio convocatório de assembleia geral" do BPI. Esta assembleia teria de ser realizada "até ao 44.º dia posterior ao do início do prazo da oferta", e terá de ter em agenda a discussão sobre a desblindagem dos estatutos. No caso dos accionistas levantaram o limite à contagem dos votos, o BCP compromete-se a apresentar à CMVM um pedido de prorrogação do prazo da OPA, "de modo a que o termo da oferta passe a ser não antes das 15 horas do sexto dia nem depois da mesma hora do 12.º dia posterior àquele para o qual tiver sido convocada a assembleia geral".
Neste contexto, o BCP só poderá mudar o preço até dez dias antes do fim da OPA, o que significa que Paulo Teixeira Pinto terá que rever a sua posição até dia 24 de Abril, data em que se ficará praticamente a saber o destino da OPA.

BCP não irá pagar "demasiado" pelo BPI

Ao contrário do SEMANÁRIO, que considera que o BCP poderá vir a dar um preço acima dos 7,40 euros, não caindo assim o BCP no erro da Sonae, a Lisbon Brokers acredita que o BCP tem margem de manobra para subir o preço, mas está confiante de que o BCP não irá pagar "demasiado" pelo BPI.
O analista John dos Santos refere, na nota de investimento, emitida esta semana, que "só agora deverão iniciar-se as negociações entre o BCP e os principais accionistas de referência do BPI", o La Caixa, o Itaú e a Allianz.
"Contudo, consideramos que o BCP não irá pagar 'demasiado' pelo BPI, tendo ainda alguma margem de manobra para utilizar o preço de modo a convencer o mercado e os accionistas do BPI a vender as suas acções."
A Lisbon Brokers considera que os títulos do BCP apresentam "um potencial de valorização interessante, em qualquer dos cenários, face à nossa avalização de 3,30 euros por acção", face à cotação de mercado. É por esta razão que John dos Santos reforça a sua "recomendação de 'forte compra' nos títulos do BCP, aconselhando os investidores a começarem a "acumular uma posição no banco nesta altura de maior incerteza, aguardando um acumular mais agressivo para o ajuste derivado do aumento de capital se a operação tiver sucesso".
Para o BPI, "e apesar de acreditarmos numa melhoria da oferta por parte do BCP, com os títulos do BPI a transaccionarem perto do nosso valor justo de 6,90 euros", a casa de investimento reitera a recomendação de "manter" para os títulos do banco liderado por Fernando Ulrich.

BPI recomenda aos accionistas a não vender

Por seu lado, o conselho de administração do BPI, em reacção ao registo da OPA, deliberou reafirmar a rejeição da oferta e veio recomendar os seus accionistas que também a rejeitem, não vendendo as suas acções. O banco alerta que se os objectivos da oferta falharem, o BCP não poderá ficar com mais de 10% do seu capital, garantia dada pelo Banco de Portugal.
Num comunicado enviado à CMVM, o BPI diz que analisou o prospecto, tendo verificado que do mesmo "não decorre qualquer alteração significativa", face ao que tinha sido anunciado em Março de 2006, aquando do anúncio preliminar. Neste sentido, a administração liderada por Fernando Ulrich diz que deliberou "por unanimidade reafirmar a rejeição da oferta e a recomendação aos accionistas do Banco BPI de que também a rejeitem, não vendendo as suas acções".
O banco alerta ainda para um ponto do projecto de prospecto que diz que "foi expressa pelo Banco de Portugal oposição a que o Millennium bcp, juntamente com as entidades cujos direitos de voto se imputam ao Millennium bcp, detenha acções do Banco BPI que representem 10% ou mais do respectivo capital social ou dos direitos de voto, caso o BCP não consiga, nos termos e no âmbito da oferta pública de aquisição, atingir o domínio do Banco BPI".
O comunicado acrescenta ainda que o BdP enviou uma carta ao conselho de administração do BPI onde o supervisor transmitiu que a deliberação de oposição "pressupõe que o domínio do BPI só será atingido se o BCP obtiver a maioria dos votos contáveis em assembleia-geral de accionistas do Banco BPI".

BPI compromete-se a distribuir 40% dos lucros

A administração do BPI vai propor, no âmbito das medidas anti-OPA, aos seus accionistas, que aprovem na assembleia geral (AG) de 19 de Abril, onde Paulo Teixeira Pinto não deverá estar presente, uma política de dividendos a longo prazo que passará por distribuir mais de 40% dos lucros nos próximos anos. Na recta final da OPA do BCP, Fernando Ulrich sobe o "target" das remunerações. Na AG de 20 Abril de 2006, os accionistas do BPI aprovaram uma alteração dos estatutos que determina que os accionistas passem a deliberar sobre uma política de dividendos a longo prazo, a ser proposta pelo conselho de administração.
A primeira proposta, já com a alteração estatutária em vigor, vai ser apresentada pela administração liderada por Fernando Ulrich na AG que se vai realizar a 19 de Abril. A administração vai propor que o banco adopte uma nova política de dividendos a longo prazo.

BCP prescinde do direito de convocar
a AG para desblindar estatutos

Ao fixar o prazo da OPA em 25 dias, o BCP prescindiu do direito de poder convocar a AG de accionistas do BPI para propor a desblindagem dos estatutos, já que esta teria de ser convocada com uma antecedência de 30 dias. A CMVM só admite prorrogar o prazo da OPA se a AG for convocada por terceiros. A desblindagem dos estatutos era uma condição essencial para o sucesso da OPA. Com os estatutos blindados, o BCP só admite comprar o BPI se ficar com 82,5% do capital. No prospecto, o BCP diz que a "CMVM manifestou já, relativamente à iniciativa de convocação por terceiros, disponibilidade para apreciar um pedido de prorrogação com este fundamento".
De acordo com a lei, o prazo da oferta pode ser prorrogado por decisão da CMVM, "por sua iniciativa ou a requerimento dos oferentes, em caso de revisão da contrapartida, de lançamento de oferta concorrente ou quando a protecção dos interesses dos destinatários o justifique", lê-se no prospecto.
"A incerteza dos acontecimentos,é sempre mais difícil de suportar do que o próprio acontecimento" Jean-Baptista Massilion.
"Só sabemos com exactidão quando sabemos pouco; à medida que vamos adquirindo conhecimentos, instala-se a dúvida"Johann Goethe

Registado: 2/9/2005 12:45

por Nyk » 21/4/2007 19:06

O que levará Berardo ultrapassa 4% do BCP e não está vendedor, será que o homem está dentro para perder dinheiro? Quem andou na ultima semana a comprar aos milhões acções do bcp? Acho que ainda vai haver alguma supresa nesta opa.
"A incerteza dos acontecimentos,é sempre mais difícil de suportar do que o próprio acontecimento" Jean-Baptista Massilion.
"Só sabemos com exactidão quando sabemos pouco; à medida que vamos adquirindo conhecimentos, instala-se a dúvida"Johann Goethe

por artista_ » 21/4/2007 16:21

AA Escreveu:Ou seja, acredito que se o BCP subir o valor da OPA até aos valores de mercado, o que me parece ser até muito razoável, não terá nada a perder, quaaisquer que sejam os desenvolvimentos subsequentes.

Mas deve haver mto quem acredite (ou saiba) que o BCP vai oferecer bastante mais pelo BPI caso contrário as cotações deste não teriam subido tanto ontem...

AA Escreveu:Mantenho a minha opinião de que a actual situação de valorização do BCP contrasta com as fortes subidas nos dias subsequentes ao anúncio da OPA, por ser bem mais consistente, até mesmo em termos técnicos.

Parcialmente concordo contigo mas duvido que isso seja garantia de nada...

um abraço e bom fim de semana

Registado: 17/3/2003 22:51

por aa » 21/4/2007 12:16

artista Escreveu:
AA Escreveu:Se reparares bem, tratam-se de situações completamente diferentes. Em 2006, houve uma notícia
supreendente que fez com que o mercado reagisse a quente e agora o que há é especulação sobre algo em que alguns estão melhor informados do que outros.

Não me parecem tão diferentes quanto isso, claro que não quero dizer que o BCP vai cair outra vez, apenas estou a dizer que o mercado está a apostar em algo que pode ou não concretizar-se... acho que no caso do BCP está a apostar no fracasso da OPA, por outro lado há quem aposte na subida forte do preço das acções do BPI...

Eu acho que o BCP vai subir bastante o preço da OPA, depois de ver o Belmiro jurar a pés juntos que não mexia no preço que oferecia pela PT já percebi que neste mundo a palavra vale de pouco (ou muito consoante a perspectiva), faltará saber até onde subirá, e como reagirá o mercado...

Mas lá está, isto é o que eu acho que vai acontecer mas posso muito bem estar enganado...

Pois olha, ao contrário do que possas pensar, também acredito numa subida do preço da OPA do BCP ao BPI. Não acredito é que ultrapasse muito o preço de fecho de 6ª feira.

Por outro, exactamente porque o BCP está barato em relação ao sector pelas razões que já foram mencionadas neste tópico, também não me parece que o BCP tenha muita margem de manobra para desvalorizar em caso de um improvável sucesso na OPA, antes pelo contrário.

Ou seja, acredito que se o BCP subir o valor da OPA até aos valores de mercado, o que me parece ser até muito razoável, não terá nada a perder, quaaisquer que sejam os desenvolvimentos subsequentes.

Mantenho a minha opinião de que a actual situação de valorização do BCP contrasta com as fortes subidas nos dias subsequentes ao anúncio da OPA, por ser bem mais consistente, até mesmo em termos técnicos.

Bom fim de semana,

AA

Registado: 6/11/2002 0:37

bcp

por paulo godinho » 21/4/2007 11:04

Concordo em absoluto contigo Artista , o bcp ja sabe duas coisas ou opa ou e opado e so leva a opa por diante se o preço for deveras atrativo por isso vamos ver o que acontece mas 9 euros era um preço fulminante

Registado: 7/9/2005 19:10

por artista_ » 21/4/2007 10:18

AA Escreveu:Se reparares bem, tratam-se de situações completamente diferentes. Em 2006, houve uma notícia
supreendente que fez com que o mercado reagisse a quente e agora o que há é especulação sobre algo em que alguns estão melhor informados do que outros.

Não me parecem tão diferentes quanto isso, claro que não quero dizer que o BCP vai cair outra vez, apenas estou a dizer que o mercado está a apostar em algo que pode ou não concretizar-se... acho que no caso do BCP está a apostar no fracasso da OPA, por outro lado há quem aposte na subida forte do preço das acções do BPI...

Eu acho que o BCP vai subir bastante o preço da OPA, depois de ver o Belmiro jurar a pés juntos que não mexia no preço que oferecia pela PT já percebi que neste mundo a palavra vale de pouco (ou muito consoante a perspectiva), faltará saber até onde subirá, e como reagirá o mercado...

Mas lá está, isto é o que eu acho que vai acontecer mas posso muito bem estar enganado...

Acredito numa subida da OPA a 8,70€ ou então 2ª hipótese

por MITROLAS » 21/4/2007 7:01

A minha leitura é a seguinte.

O BCP terá 2 hipóteses:
- ou sobe o valor da BPI para um valor mto elevado (diria 8,7€ que daria um PER de 20)
- ou então nem sobe o valor da OPA e já terá um 2º alvo em vista. Nesta situação poderia ser o espanhol Bankinter.

Dado que se a OPA falhar, a administração sairia fragilizada, penso que o 1º cenário será o mais provável.

Vamos ver na segunda feira.

Cumprimentos,
MITROLAS

Registado: 18/11/2002 21:10

por aa » 21/4/2007 4:33

artista Escreveu:O mercado nem sempre é tão racional como o estão querer fazer, senão vejamos:

Quando o BCP lançou a OPA sobre o BPI primeiro caiu bastante e depois teve dois dias de subidas fortissimas, num negociou 54 milhões de acções no outro 72 milhões, atingiu um máximo de 2.80 no dia 15 de Março de 2006, depois disso caiu consistentemente durante dois meses até à zona dos 2.15/2.30... pergunto eu, aqueles que compraram tantos milhões de acções estavam enganados???

Situações destas, à partida pouco racionais, abundam nos mercados e não será, quanto a mim, com raciocínios deste género que conseguimos tirar grandes conclusões... embora também não se perda nada em discuti-las :)

Bom fim de semana

Artista

Se reparares bem, tratam-se de situações completamente diferentes. Em 2006, houve uma notícia

cps,

AA

por artista_ » 20/4/2007 23:24

O mercado nem sempre é tão racional como o estão querer fazer, senão vejamos:

Quando o BCP lançou a OPA sobre o BPI primeiro caiu bastante e depois teve dois dias de subidas fortissimas, num negociou 54 milhões de acções no outro 72 milhões, atingiu um máximo de 2.80 no dia 15 de Março de 2006, depois disso caiu consistentemente durante dois meses até à zona dos 2.15/2.30... pergunto eu, aqueles que compraram tantos milhões de acções estavam enganados???

Situações destas, à partida pouco racionais, abundam nos mercados e não será, quanto a mim, com raciocínios deste género que conseguimos tirar grandes conclusões... embora também não se perda nada em discuti-las :)

Bom fim de semana

por aa » 20/4/2007 23:04

Anacart Escreveu:A minha posição no BCP é ainda mais longa... estou a ver se vendo a ganhar 100% :)"basta" que atinja os 3qq coisa!

Mas vamos ao que interessa. O problema é que se o BCP quer ter sucesso nesta opa tem de atirar a casa pela janela, mesmo uma subida na oferta de 20% pode não garantir o sucesso da opa. Então o que vai acontecer na 2a? Pelas subidas recentes do BCP o mercado aposta numa subida da oferta mas sem loucuras. Quanto a mim é o mesmo que dizer que a opa morreu mas então como explicar a subida do BPI hoje....

O BPI subiu 2.76%, mas o BCP subiu 2.09% transaccionado mais de 40 milhões com um montante que superou o do BPI em mais do triplo...no qual acreditas mais? :mrgreen:

cps,

AA

por Anacart » 20/4/2007 22:59

A minha posição no BCP é ainda mais longa... estou a ver se vendo a ganhar 100% :)"basta" que atinja os 3qq coisa!

Mas vamos ao que interessa. O problema é que se o BCP quer ter sucesso nesta opa tem de atirar a casa pela janela, mesmo uma subida na oferta de 20% pode não garantir o sucesso da opa. Então o que vai acontecer na 2a? Pelas subidas recentes do BCP o mercado aposta numa subida da oferta mas sem loucuras. Quanto a mim é o mesmo que dizer que a opa morreu mas então como explicar a subida do BPI hoje....

Registado: 15/10/2005 9:36

por aa » 20/4/2007 22:42

Garfield Escreveu:é nestas alturas que se valoriza a felicidade de se ter uma posição longa num titulo.

com um ganho potencial acima dos 34% sem contar com dividendos pode-se ter uma paz de espirito excelente para acompanhar estas permanentes duvidas sobre o desfecho da OPA.

mesmo que o BCP caia nao acredito que chegue ao ponto de o trade entrar em terreno negativo, até poderia servir para um aumento da posição na perspectiva de que no longo prazo o potencial de subida permanece´sendo potenciado pela questão fiscal.

naturalmente para o curto prazo seria bombastico a falha da OPA porque a especulação levaria o BCP a valores acima dos 3€ mas se o BCP perder a cabeça e avançar com uma oferta irrecusavel naturalmente que devido ao obvio aumento de capital a cotação irá entrar em queda no minimo na proporção do aumento de capital.

alguem imagina o BCP a rever a oferta em mais de 30%? Nah! 20%? Nunca se sabe. 10%? No minimo! :)

Mesmo que o BCP aumente o preço da OPA sobre o BPI, não me parece que vá sequer acompanhar o preço a que este último está a cotar no mercado. Há quem acredite mas sinceramente tenho sérias reservas quanto a esse desfecho:

1) O BCP já tinha oferecido um prémio muito acima da cotação aquando do lançamento da OPA, restando-lhe agora muito pouca margem de manobra para subir o preço (neste momento, o BPI está a cotar só 17% acima do valor oferecido pelo BCP). A verdade é que 3 meses antes antes do lançamento da OPA, em Dezembro de 2005, o BPI cotava pouco acima dos 3 €;

2) Após o lançamento da OPA, enquanto o sector bancário foi subindo de uma forma bastante expressiva, o BCP foi-se mantendo bastante pressionado, se calhar até exageradamente, devido à especulação sobre as consequências de uma eventual vitória na OPA sobre o BPI;

3) O comportamento das acções do BCP nos últimos tempos com volumes absolutamnte excepcionais (são muitos e graúdos a comprar) parece-me que está a ser conseguido à custa daqueles que não acreditam mesmo nada no sucesso da OPA, mas posso estar enganado e ser por outra razão qualquer....:wink:

cps,

AA

por Garfield » 20/4/2007 20:13

é nestas alturas que se valoriza a felicidade de se ter uma posição longa num titulo.

com um ganho potencial acima dos 34% sem contar com dividendos pode-se ter uma paz de espirito excelente para acompanhar estas permanentes duvidas sobre o desfecho da OPA.

mesmo que o BCP caia nao acredito que chegue ao ponto de o trade entrar em terreno negativo, até poderia servir para um aumento da posição na perspectiva de que no longo prazo o potencial de subida permanece´sendo potenciado pela questão fiscal.

naturalmente para o curto prazo seria bombastico a falha da OPA porque a especulação levaria o BCP a valores acima dos 3€ mas se o BCP perder a cabeça e avançar com uma oferta irrecusavel naturalmente que devido ao obvio aumento de capital a cotação irá entrar em queda no minimo na proporção do aumento de capital.

alguem imagina o BCP a rever a oferta em mais de 30%? Nah! 20%? Nunca se sabe. 10%? No minimo! :)

Registado: 9/2/2005 4:29

por Nyk » 20/4/2007 20:04

Segundo a noticia do jornal de negocios o BCP prepara aumento de preço na OPA, como irá reagir o mercado na segunda feira? O BPI vai subir concerteza, quanto ao BCP deve decer ou não? Até onde poderá ir a queda?

por Nyk » 20/4/2007 18:55

BCP prepara aumento de preço na OPA
O BCP prepara-se para aprovar o aumento do preço na OPA sobre o BPI já na próxima segunda-feira, um dia antes da data-limite, apurou o Jornal de Negócios. O anúncio poderá ser feito após uma reunião do Conselho Geral e de Supervisão, agendada para esse dia.

--------------------------------------------------------------------------------

Pedro S. Guerreiro
psg@mediafin.pt

Luísa Bessa
lbessa@mediafin.pt

O BCP prepara-se para aprovar o aumento do preço na OPA sobre o BPI já na próxima segunda-feira, um dia antes da data-limite, apurou o Jornal de Negócios. O anúncio poderá ser feito após uma reunião do Conselho Geral e de Supervisão, agendada para esse dia.

Segundo várias fontes cruzadas pelo Jornal de Negócios, a decisão já estará tomada, dando razão aliás à expectativa criada no mercado ao longo dos últimos dias.

A oferta de 5,7 euros por cada acção do Banco Português de Investimento é considerada insuficiente para viabilizar a operação, que é dada como "morta" nas actuais condições. Cada título do BPI está a transaccionar um euro acima dessa oferta, tendo encerrado hoje nos 6,7 euros, uma subida de 2,76%.

Para ter sucesso, o novo preço da OPA terá de ser suficiente para demover a indisponibilidade de venda dos três maiores accionistas do BPI – o espanhol La Caixa, o brasileiro Itaú e a alemã Allianz – que em conjunto dominam mais de 50% do capital do banco presidido por Fernando Ulrich.

Fonte oficial do BCP esteve indisponível ao longa de toda a tarde para comentar esta informação do Jornal de Negócios.

por Nyk » 20/4/2007 15:51

Bom fecho do bcp, com mais de 40 milhões de titulos transacionados, vamos ver como esta opa vai acabar, no meio desta incerteza toda quanto á opa, é de admirar como o bcp sobe e se tem transacionado tantos titulo.

por James Wheat » 20/4/2007 10:18

Luis,
1. se houve pessoa pela qual ganhei apreço nesta questão do Bcp foi pelo meu amigo - razões bem conhecidas.
2. O Bpi está a subir 13% no que vai do ano.
3. O Bcp está a subir pouco mais de 4%.
4. Não me importo nada que o Bcp desista, pq não quero ver a desgraça de ninguém - e muito menos a sua, que está muito longo em Bcp !

Eu conto fazer o meu lucrozito com Bpi, mesmo que a coisa me corra mal. É mais uma questão de quanto ganho, pq quedas de 10%-15% no Bpi... nãããaa, sinceramente não creio !!

Quem anda a comprar o quê vamos ficar a saber na 3ª feira, 24 Abril (atenção à liquidez do Bpi hoje)...

Bons negócios - sempre !
James Wheat
Position Trader

Registado: 24/5/2006 12:33

gg

por luislobs » 20/4/2007 10:09

James..quem comprou Bpi dias antes da opa??

E quem anda a comprar Bcp aos camioes?

Nao serao os profetas que teem uma visao mais alongada do mercado.

Confesso q ate a mim me surpreendeu o Bcp, esperava uma reacçao de medo com a cotaçao a cair á medida que se chegava a dia 24, como mostra força ..deixa andar.
Deve ser o meu ultimo trade longo antes do verao..ou vai ou racha.

.
.

por Nyk » 20/4/2007 10:01

Lucros do Bank Millennium crescem 20,8% para 21,5 milhões
O Bank Millennium, o banco polaco controlado em 65,5% pelo Banco Comercial Português (BCP), anunciou hoje que os seus lucros do primeiro trimestre cresceram 20,8%, beneficiando do aumento das receitas, que suportaram os custos do o programa de expansão da rede de sucursais.

--------------------------------------------------------------------------------

Paulo Moutinho
paulomoutinho@mediafin.pt

O Bank Millennium, o banco polaco controlado em 65,5% pelo Banco Comercial Português (BCP), anunciou hoje que os seus lucros do primeiro trimestre cresceram 20,8%, beneficiando do aumento das receitas, que suportaram os custos do o programa de expansão da rede de sucursais.

Em comunicado enviado à CMVM, o BCP revela que os lucros do Bank Millennium ascenderam a 84,2 milhões de zlotys (21,5 milhões de euros), representando um crescimento de 20,8% face aos 69,7 milhões de zlotys (17,8 milhões de euros) registados no período homólogo de 2006.

Este resultado líquido, apesar do crescimento de mais de 20% em termos homólogos, ficou abaixo das estimativas dos analistas consultados pela agência Bloomberg que apontavam para lucros de 90 milhões de zlotys.

A margem financeira do Bank Millennium registou um crescimento anual de 13,1% para 180,5 milhões de zlotys (47,5 milhões de euros), já as receitas de comissões líquidas cresceram em 47,3% para 114 milhões de zlotys (30 milhões de euros).

De salientar, neste primeiro trimestre do ano, o crescimento de 58% na concessão de crédito para o nível mais elevado de sempre. O banco mais do que duplicou os montantes concedidos para aquisição de habitação própria, e registou um aumento de 101% no número de cartões de crédito.

O crescimento das receitas do Bank Millennium suportou, assim, o aumento dos custos, na ordem dos 19% para 230,9 milhões de zlotys (60,8 milhões de euros). Parte deste montante corresponde ao programa de expansão da rede de sucursais

O BCP afirma, no comunicado enviado ao regulador do mercado nacional, que durante o primeiro trimestre deste ano procedeu á abertura de 74 sucursais, tendo sido recrutados 902 novos colaboradores.

por James Wheat » 20/4/2007 9:59

luislobs Escreveu:
James Wheat Escreveu:Eu vou mais no intervalo entre €7 e €7,50.
3ª feira ficaremos a saber.
Ab+Bn.

Por mim começo a acreditar q o Bcp nem se vai dar ao trabalho de mexer no preço :lol: ja ganhou tempo para se proteger de alguma investida menos esperada.

James num cenario desses nao acredito que o Bcp andasse a subir constantemente, no minimo mantia-se perto dos 2.65.Alguns iluminados terao aqui uma chance de ganhar uns pozitos :idea:
Compro uns milhoes... nao se efectua a Opa..Bcp explode pk nao tem ac..pronto, individualmente alguem pode ter aqui o jackpot, as tentaçoes sao muitas.
.

Luis,

A minha tese: o Bcp vê aqui a sua ultima grande - e decisiva - oportunidade de crescimento e o discurso da Grécia, Polónia e Roménia, para mim, não passa de 'treta' !
E pior ainda: quem paga a Opa, não é quem decide (a oferta final) a Opa e embora a coisa esteja de facto muito, muito preta (dada a resistência dos 3 grandes do Bpi), não estou seguro o Jardim, PTP & Cie resistam à tentação de 'novo-riquismo' que caracteriza uma Administração que tem um ego 10 vezes maior do que o do Mourinho !!

Dito isto não me interprete mal: o mercado de momento está consigo, não está a ver a coisa como eu ! Aqui o weirdo sou eu !

Abraço e boa sorte.
James Wheat
Position Trader

Registado: 24/5/2006 12:33

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: bruno8526, Google [Bot], niceboy, OCTAMA, paulosantinhoamado, PMP69 e 139 visitantes