Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

PTC, abertura, g.a.

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por Ulisses Pereira » 3/4/2003 12:12

Mae,

Isto tem muito a ver com a importância que damos a determinados aspectos dos gráficos. Há quem use milhares de indicadores, há quem trace milhares de linhas´e há quem analise minuciosamente cada vela, de forma a tirar ilações sobre a situação técnica dos papéis.

Eu, cada vez mais, vou simplificando as minhas análises. Não uso nenhum indicador e dou relevância ao preço, volume, às linhas de tendência e suportes/resistências horizontais. Uso as candles como complemento a esses elementos, ou seja, elas não devem ser usadas como instrumento principal de análise mas para complementar a observação do resto do gráfico. Pelo menos, para mim, é esse o papel que lhes atribuo. :)

Ulisses
"Acreditar é possuir antes de ter..."

Ulisses Pereira

Clickar para ver o disclaimer completo
Administrador Fórum

Registado: 29/10/2002 4:04

Eu também concordo!

por maeinvestidora » 3/4/2003 11:29

Tenho até sido bem disciplinadinha no que respeita a accionar os tão difíceis stop loss's...

O que me incomoda um pouco na Portugal Telecom é não consigo acompanhar os sinais que ela vai dando, que para mim são muito difusos desde a subida do fim de Fevereiro.

Como não posso rentabilizar as variações intraday na PT, salvo quando são umas valorizações mesmo muito fortes, tenho de ter expectativas num horizonte temporal de algumas semanas... mas um sinal que é positivo num dia tem-se mostrado decepcionante no dia seguinte, tanto sinais de valorização como de queda da PT.

Em boa verdade, o único sinal claro tem sido a linha de tendência de curto prazo ascendente...na minha opinião, claro(!).
Lar, doce lar, ou o gosto amargo das tarefas domésticas!

Registado: 30/1/2003 15:54

por MarcoAntonio » 3/4/2003 11:15

Podes, claro!
:lol:
Imagem

FLOP - Fundamental Laws Of Profit

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Administrador Fórum

Registado: 4/11/2002 22:16

por Pata-Hari » 3/4/2003 11:13

Marco, Concordo TOTALMENTE contigo neste teu ultimo post, acho que é exactamente a atitude a ter. Posso assinar em baixo?
Administrador Fórum

Registado: 25/10/2002 17:02

por MarcoAntonio » 3/4/2003 11:00

Claro, eu tb não tenho certezas nunca (o que não me impede de decidir e de investir).

Considero as certezas muito perigosas no mercado. A função do trader não é ser vidente ou ter certezas quanto ao futuro. É tomar boas decisões perante os cenários que tem pela frente. Parte do sucesso passa precisamente por não ter certezas e dizer para consigo: considero este cenário provável portanto vou fazer isto... MAS... tb pode ocorrer isto ou aquilo e nesse caso terei de fazer isto e aquilo.

Ou seja, à partida temos de estar consciencializados que a nossa análise pode estar errada e aquilo que consideramos mais provável pode não ocorrer. Se não ocorrer deverá merecer da nossa parte uma acção correctiva. A qual será mais difícil de tomar se estivermos convencidos que estamos certos...

Enfim, é uma questão complexa. Simplesmente não acho que seja prejudicial não ter certezas quer seja no ambito da AT quer seja no ambito de outro tipo de abordagem.
Imagem

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Administrador Fórum

errata

por maeinvestidora » 3/4/2003 10:42

onde está bandeira descendente, é bandeira ascendente.

tendências

por maeinvestidora » 3/4/2003 10:37

De facto tendo a descurar o contexto mais largo em que as velas se encontram, pois normalmente só alhava para a vela imediatamente antes.

Já sabia estas formações precisam sempre de confirmação nas sessões seguintes, mas o que é facto é que a pressão vendedora que existia ontem, inverteu em pressão compradora, na abertura de hoje(!)...

E o movimento tem sido errático, consolidando não em bandeira descendente como o fez na recuperação desde os mínimos de Outubro, mas de uma outra forma (lateraliza no topo)...

Enfim, tenho dificuldades em filtrar os sinais dados em AT para tirar conclusões mais claras (também certezas nunca conseguiria).

por MarcoAntonio » 3/4/2003 10:13

«mae», a forma da vela coincide de facto.... MAS... ao analizar as <i>candlesticks</i> é muito importante analizar o contexto em que estão inseridas (o que aliás se aplica não só aos padrões das <i>candles</i> mas tb aos padrões das figuras técnicas como H&S e etc...).

Ora, a forma da vela coincide, mas uma <i>gravestone doji</i> ou uma <i>shooting star</i> deve aparecer no fim de uma tendência de alta, de uma <i>upswing</i> e de preferência com a sombra superior a visitar terreno virgem (novos máximos do <i>upswing</i>). E mesmo assim o sinal não é garantido, obviamente. Aconselha-se mesmo nesses casos a aguardar por uma confirmação na sessão seguinte... Mas pelo menos, é mais fiável nessas circunstâncias, como sinal de inversão...

Ora, aqui não há nada para inverter... portanto sería um sinal sempre muito discutível - no dia de ontem e em termos de curtíssimo-prazo que é o <i>time-frame</i> mais válido para as <i>candles</i> a PT até vinha mais em quedad o q em subida, tinha acabado de quebrar em baixa a consolidação.

Uma situação em que a vela é válida é por exemplo a do dia 23-08-2002. A do dia 03-03-2003 também mas não foi confirmada no dia seguinte.

No caso destas velas é importante observar se nos dias anteriores temos uma clara tendência altista e se a vela surge bem destacada. Se esta acontecer em novos máximos e coincidir com um teste a uma potencial resistência então o sinal sai reforçado e mais credível.

O que não devemos é olhar para a forma da vela isolada do contexto, pois nesse caso os sinais são muito pouco fiáveis.

Espero ter ajudado.
Imagem

Administrador Fórum

gravestone doji...

por maeinvestidora » 3/4/2003 10:00

...de ontem e, já agora, a pseudo shooting star que foi a vela verde do outro dia (sexta-feira quase 13 - por acaso era dia 14)...

por MarcoAntonio » 3/4/2003 9:50

«mae», a que sinal (falso) te referes?
Imagem

Administrador Fórum

As velas verdes e os sinais falsos...

por maeinvestidora » 3/4/2003 9:43

...é incrível, mas já na última vela verde a PT tinha dado sinais bearish falsos. É triste, mas continuo sem perceber nada de AT.

Ainda bem que estou no público a assistir a este filme...

PTC, abertura, g.a.

por Pata-Hari » 3/4/2003 9:08

sfsdgdfg
Anexos
ptc.png
ptc.png (16.07 KiB) Visualizado 1334 vezes
Administrador Fórum

Registado: 25/10/2002 17:02

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Google [Bot], HFCA, Jonas74, Manchini888, OCTAMA, Rafael Abreu, trilhos2006 e 207 visitantes