Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Para Ulisses

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por MarcoAntonio » 2/4/2003 18:26

Estou plenamente de acordo com essa interpretação, Ulisses. Deixo um excerto em que já tinha apresentado uma opinião muito similar acerca do VIX e como deve ser lido:

MarcoAntonio Escreveu:...o VIX é muitas vezes mal interpretado, trata-se de um indicador contrario por excelência e como quase tudo o que diz respeito à teoria contrária, passa grande parte do tempo errada... No entanto está correcta em momentos fulcrais...

...A leitura mais importante do VIX surge quando este atinge valores extremos e aí sim a Teoria Contrário funciona (e no caso do VIX, que o indicador dá um sinal relevante). Tal funciona quer para valores de panico/pessimismo_exagerado (acima dos 45, grosso modo) quer para valores de complacência/optimismo_exagerado (entre os 20 - 25)...
Imagem

FLOP - Fundamental Laws Of Profit

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Administrador Fórum

Registado: 4/11/2002 22:16

por Ulisses Pereira » 2/4/2003 18:02

O Marco deu a explicação técnica da forma como o VIX desceu enquanto os mercados também caíram. Vou tentar dar a minha interpretação de tão polémico indicador. Polémico porque é possível fazer diversas leituras do mesmo e aqui estou eu para fazer o mesmo.

O VIX, na minha opinião, é importante para medir o medo. Um VIX alto corresponde a bastante medo no mercado e um VIX baixo corresponde a muita complacência no mercado. Poderia deduzir-se disto que quando o VIX descesse era bom para os ursos e quando subisse era bom para os touros, mas julgo que não é correcto fazê-lo. Os indicadores de sentimento são importantes, na minha opinião, em valores extremos. Aí sim, produzem sinais importantes, pois enquanto estão a valores moderados, se tentarmos utilizar a opinião contrário, somos bem capazes de sermos esmagados pela maioria.

O que eu deduzo desta recente queda do VIX é que o medo diminuiu. Mas penso que pode diminuir muito mais e fazer com que apareçam mais touros e puxem o mercado mais para cima. Se repares no gráfico que aqui te deixo , durante este “bear market”, o VIX só esteve acima dos 40 em situações esporádicas, como foi o 11 de Setembro e em algumas ocasiões da segunda metade de 2002. O VIX acima de 40 é um valor tão extremo como abaixo de 20 e, nestas circunstâncias, é perfeitamente possível usá-lo para detectar níveis extremos.

Desde Fevereiro, o VIX tem andado muito perto dos 40, um valor extremo, pelo que era natural que ele tivesse que caminhar para valores mais “normais”. Penso que o caminho dele poderá ser para algures no intervalo entre os 27 e os 30, o que dará espaço para que o mercado possa ainda subir mais com a diminuição do medo.

Um abraço,
Ulisses
Anexos
forum-vix.gif
forum-vix.gif (18.31 KiB) Visualizado 1210 vezes
"Acreditar é possuir antes de ter..."

Ulisses Pereira

Clickar para ver o disclaimer completo
Administrador Fórum

Registado: 29/10/2002 4:04

por MarcoAntonio » 2/4/2003 17:26

A queda do VIX deve-se à queda lenta e subida rápida. Esta disparidade trouxe o VIX para valores mais baixos. Note-se que o VIX depende essencialmente de dois aspectos:

:arrow: Tendência do mercado (tende a subir com a queda do mercado e a descer com a subida do mercado);

:arrow: Da volatilidade histórica (tende a subir com mercados voláteis e a descer com mercados poucos voláteis, como em situações de consolidação por exemplo).

Assim, dado que tivemos uma queda lenta, o VIX em vez de subir acabou mesmo por ir descaindo, ora se a queda tivesse sido violenta (volátil) certamente tería subido (e agora não existiria a disparidade)...

Por essa razão entendo que aquele facto de o VIX vir a cair a par com o índice não devería ser visto como um sinal <i>bearish</i>. Era uma consequência da queda lenta que provavelmente dizia respeito a uma consolidação da anterior subida. Note-se que este comportamento não é propriamente novidade, pode-se verificar que já ocorreu o mesmo com o VIX umas duas vezes nos últimos tempos (cair a par de quedas lentas do índice) ao que se seguiram novas subidas violentas que em poucas sessões anularam as quedas de muitas sessões.
Imagem

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Administrador Fórum

por Elias » 2/4/2003 17:16

Ulisses,

Olhando para os gráficos dos states em velas diárias verificamos que:

- os 3 principais índices estão praticamente aos níveis que tinham há duas semanas atrás
- o VIX está um bom bocado mais abaixo (há duas semanas, com os mercados a estes níveis, estava a 35-36 e agora está a 31).

Como se deve interpretar esta descida do VIX para um mesmo nível de valores dos índices?

1 abraço,
Elias

Registado: 5/11/2002 12:21

por Old Trader » 2/4/2003 14:22

Parece que a guerra vai ser mais curta do que o esperado e isso já trouxe compradores ao mercado. Por este andar o vix também vai cair bem hoje e esperemos que como diz o Marco António que se consiga manter a estes níveis durante algum tempo.
Abraços
Quem se lembra do crash de 87? E da 1ª OPV da PT? E da Marconi?

Registado: 27/2/2003 15:03

por MarcoAntonio » 1/4/2003 20:18

Essa perspectiva sobre o VIX é interessante, Ulisses. Penso que o VIX é muitas vezes mal interpretado, trata-se de um indicador contrario por excelência e como quase tudo o que diz respeito à teoria contrária, passa grande parte do tempo errada... No entanto está correcta em momentos fulcrais.

Resumindo, o que quero dizer com isto é que apesar dos valores relativamente baixos do VIX (que podem dar origem a leituras <i>bearish</i>) tal não significa que os mercados não subam ou tenha especial dificuldade em subir, com o VIX nestes valores - pelo contrário!... Temos assistido a fortes subidas mesmo com o VIX em valores até mais baixos.

A leitura mais importante do VIX surge quando este atinge valores extremos e aí sim a Teoria Contrário funciona (e no caso do VIX, que o indicador dá um sinal relevante). Tal funciona quer para valores de panico/pessimismo_exagerado (acima dos 45, grosso modo) quer para valores de complacência/optimismo_exagerado (entre os 20 - 25).

Ou seja, o último <i>rallye</i> trouxe o VIX para valores moderadamente optimistas mas não esgotou o potencial de subida. Provavelmente se tivessemos uma nova arrancada viríamos então sim a encontrar o VIX em níveis algo alarmantes (que representariam um clima de forte optimismo).

O facto de o VIX dar sinais interessantes quando se encontra em valores muito altos (ou seja, quando sobe melhoram as condições para uma subida no índice) tal não quer dizer que vindo ele em queda tal seja <i>bearish</i>. Não é <i>bearish</i>, é quase inevitável: tivemos um forte rallye e temos estado a consolidar esse <i>rallye</i> aparentemente, era inevitável esta descida do VIX, o facto de estar a cair mesmo na altura em q o índice cai deve-se ao facto de essas quedas serem lentas e corresponderem provavelmente a uma consolidação, como escrevi aqui num post durante o fim de semana...

Por essa mesma razão referi na altura que não vejo razões para retirar um sinal <i>bearish</i> do VIX neste momento (nestas condições do S&P).
Imagem

Administrador Fórum

Obrigado Ulisses...

por Montaigne » 1/4/2003 20:14

...não ficou nada confusa a explicação,antes pelo contrário,deu para compreender as razões da tua (actual) posição neutral em relação aos mercados ;-)

um abraço !

Registado: 7/11/2002 22:45

por Ulisses Pereira » 1/4/2003 20:07

Atenção que o gráfico do VIX não está ainda actualizado com a sessão de hoje, na qual está sensivelmente nos 32.

Ulisses Pereira

Administrador Fórum

por Ulisses Pereira » 1/4/2003 20:01

Há 3 argumentos "bulls" que considero importantes nesta altura:

:arrow: O facto da maioria das pessoas estarem a contar com uma Guerra longa, ou seja, esse facto provocou as quedas das últimas sessões. Se, porventura, a Guerra terminar mais cedo do que se pensa, a surpresa vai trazer compradores ao mercado;

:arrow: Se a Guerra for longa, como a maioria espera, ao contrário da percepção generalizada (que também era a minha) há que ter em atenção que, durante as últimas 3 Guerras longas (2ª Guerra Mundial, Vietname e Coreia), os mercados subiram bastante bem durante esses eventos (embora tenham caido depois);

:arrow: O índice de volatilidade (VIX) quebrou, há uns dias atrás, a consolidação que estava a fazer entre os 34 e os 40 pontos. Apesar de, quanto mais baixo for o VIX mais "bearish" ser para as acções, esta ruptura abre espaço para que o VIX venha testar o seu suporte dos 30 euros o que, a confirmar-se, seria muito "bullish" para as acções.

Estes são, nesta altura, os argumentos "bulls" a que dou mais importância. Não sei se ficou muito confusa a explicação... :shock:

Um abraço,
Ulisses
Anexos
forum-vix1.gif
forum-vix1.gif (14.64 KiB) Visualizado 1400 vezes
forum-vix2.gif
forum-vix2.gif (13.24 KiB) Visualizado 1394 vezes

Ulisses Pereira

Administrador Fórum

Ulisses...

por Montaigne » 1/4/2003 19:40

...os argumentos bear são por demais conhecidos.
Quais os argumentos bull, neste momento, para ti mais importantes ?

Obrigado desde já :-)

Registado: 7/11/2002 22:45

por MarcoAntonio » 1/4/2003 19:38

Já agora, se me for permitido opinar, o S&P não tenho estado a seguir muito, mas quanto ao DAX e ao Nasdaq, têm andado a batalhar ambos na zona de suporte que tinha indicado, respectivamente, em torno dos 2430 e dos 1350. A quebra clara destes valores em baixa deixam os índices com mau aspecto. Para já têm-se aguentado...

Ora acima, ora abaixo destes valores mas ainda não tiveram uma quebra clara...

Esta é uma perspectiva de curtíssimo-prazo. Deixo os links para as últimas análises aos índices. Na altura estava moderadamente optimista, agora estou um pouco menos porque os índices estão no ponto «crítico», mas como ainda não quebraram claramente, mantenho a análise...

Aqui fica o link:
http://www.caldeiraodebolsa.com/forum/v ... highlight=
(logicamente os gráficos estão ligeiramente desactualizados faltando duas sessões, os índices estão agora em torno da linha de suporte seguinte traçada em cada um deles)
Imagem

Administrador Fórum

por Ulisses Pereira » 1/4/2003 19:16

Caro AVK,

Desculpe a minha resposta um pouco seca, mas honestamente, nesta altura, não tenho nenhuma opinião relevante sobre qualquer um desses índices. Estou neutro em ambos, pois vejo argumentos interessantes quer do lado dos ursos quer do lado dos touros.

Quando surgirem alterações que me façam ter uma opinião mais concreta, eu virei aqui dar conta disso. Nesta altura, dizer qualquer coisa seria mesmo inventar.

Um abraço,
Ulisses

Ulisses Pereira

Administrador Fórum

Para Ulisses

por AVK » 1/4/2003 19:12

Qual a sua opinião actual sobre o dax? e S&P?. O Dax irá testar o mínimo 2200?

Um abraço e cumprimentos
AVK

Registado: 5/11/2002 17:58

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Bing [Bot], Jonas74, Manchini888, OCTAMA, Pmart 1, trilhos2006 e 222 visitantes