Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

À atenção do fórum sobre os post da Guerra

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por MarcoAntonio » 3/4/2003 18:16

Caro TM, esse assunto já foi discutido até à exaustão neste espaço. Não é o tema central deste forum e não obstante isso deixamos o tema «dominar» o forum durante um largo período de tempo (a discussão já leva meses e iniciou-se antes mesmo do início das hostilidades).

Resulta evidente que há quem tenha uma opinião (com uns argumentos) e há quem tenha outra (com outros argumentos). Resulta ainda evidente que os argumentos há muito que se esgotaram e que as posições não se vão alterar por recalcamento de argumentos. Resulta ainda evidente que a discussão acusa desgaste enveredando facilmente para o ataque pessoal o que não é benéfico para um espaço com o cariz do Caldeirão.

Assim sendo, resolvemos, em unanimidade e de acordo inclusivamente com várias queixas de participantes de longa data, que sería benéfico para o Caldeirão limitar uma discussão que se encontrava claramente esgotada e que ainda por cima se refere a um tema um tudo ou nada lateral ao tema central (obviamente com ligação aos mercados, mas não é o tema central do forum).

<i>PS: Quando comecei a responder a resposta do Ulisses ainda não estava aqui, portanto perdoem-me alguma redundância...</i>
:mrgreen:
Imagem

FLOP - Fundamental Laws Of Profit

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Administrador Fórum

Registado: 4/11/2002 22:16

por Ulisses Pereira » 3/4/2003 18:10

TM,

Falar da legitimidade da Guerra foi aquilo que aqui se fez durante vários meses. Deixámos sempre a discussão acontecer, pese embora o mal estar que se foi tornando evidente gerar sempre que se entrava nesse género de discussões.

Mas, passados vários meses e um elevado número de incidentes desagradáveis, decidimos lançar este apelo para que o ambiente no caldeirão não se degrade.

Como sempre, decisões deste género não são pacíficas, mas são elas o garante do clima que queremos ver aqui no caldeirão. Uns concordarão, outros não. Mas agradar a gregos e troianos é uma tarefa impossível.

Um abraço,
Ulisses
"Acreditar é possuir antes de ter..."

Ulisses Pereira

Clickar para ver o disclaimer completo
Administrador Fórum

Registado: 29/10/2002 4:04

Não posso deixar de discordar

por TM » 3/4/2003 17:51

Acho muito que limitem o espaço para o tema "mercado".
Como acho muito bem que limitem o espaço a posts sem justificações caidos do céu, tipo aqueles que aparecem a escrever "A PT amanhã cai 10%" ou "A PTM sobe amanhã 15%".
Todos nós sabemos que o que não falta aqui são posts destes.

Mas limitar a discussão da guerra porquê?
Faço esta pergunta, pois no meu caso, QUANDO escrever sobre a guerra não será para discutir sobre estratégias militares, e muito menos para dizer que o Saddam é bonzinho. Isso, meus amigos, parece-me óbvio que ninguém no seu perfeito juízo dirá.
Mas falar da legitimidade desta guerra, parece-me importantissimo e, em traços muito gerais, explico.
Todos negam, mas já repararam no tiro certeiro que atingiu a Europa com as posições antagónicas deste conflito?
Outra razão! Repararam que em 1991 o Irão e outros países Árabes não se manifestaram! Claro que não! A Guerra era legítima! Desta vez não será assim! Que implicações? Que riscos de novos atentados em Inglaterra, na Austrália, nos EUA? Lembram-se do que aconteceu no 11 de Setembro? Será que a razão prende-se com o facto dos Árabes não gostarem de Coca-Cola? Ou será que estes fanáticos, sem nenhum amor à vida, simplesmente não gostam do dominio dos EUA e das suas politicas externas altamente parciais? Será que a iligitimidade desta guerra não agrava esse sentimento? Será que o risco de mexer nesse ninho de vespas não aumenta os riscos de atentados? E assim sendo, não influencia os mercados!

Peço-vos que sejam selectivos nos temas, mas também nas restrições (dado que "censura" é pesado demais, e leva-nos a viajar a um tempo que os EUA tentam combater agora).

Politica é importantissimo para os mercados, principalmente quando elevada ao presente nível. Vejam que Blair já percebeu isso! Já quer (ao contrário dos EUA) a intromissão da ONU no pós-Saddam! É que Blair está com os EUA, mas as migalhas que sobram são escassas. Resta o "resto" da Europa. Nesta mesa, Blair "cuspiu" na sopa...

Por fim, se é unanime que a guerra está a influenciar os mercados, porquê não escrever sobre ela?
Mais! Se alguém se der ao trabalho de enriquecer este forum com algumas opiniões sobre o pós-guerra e suas influências, porque não deixá-las?

Eu por mim, continuarei a ter o trabalho de escrever sobre aquilo que quiser, sempre que achar o assunto pertinente, deixando-vos o onûs de eliminar os posts.
De mim, nunca irão ver "agressões" a posts colocados por outrém. Isso sim, fica mal e concordo a 100% convosco.

Registado: 5/11/2002 0:46

Obrigado, Pata...

por Curioso » 3/4/2003 17:00

Ok, Marco :wink:
Partilhar é ser humano...

Registado: 10/12/2002 20:49

por MarcoAntonio » 3/4/2003 15:29

Bem, peço desculpa ao Curioso se interpretei mal o post dele, mas pareceu-me que ele estava a considerar que esta nossa «censura» (como ele intitulou anteriormente) era defender a ignorância.

Se não era esse o sentido do post, então considere-se deslocada a minha resposta (não pelo conteudo em si da resposta, mas por estar dirigida ao Curioso)...
:mrgreen:
Imagem

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Administrador Fórum

por Pata-Hari » 3/4/2003 15:19

Marco, ele escreveu "Ainda" e não "aqui"....
Administrador Fórum

Registado: 25/10/2002 17:02

por MarcoAntonio » 3/4/2003 15:12

Curioso, aqui não se defende a ignorância, bem pelo contrário. Aqui defende-se o bem estar do forum e a preservação do forum para o tema que foi criado. E esse não foi o de se a Guerra é boa ou má e o de quem é que é bom ou quem é que é mau...

O facto de não se prentender discutir <b>neste</b> espaço não quer dizer que as pessoas não o devam discutir (noutros mais adequados) ou tão pouco quer dizer que temos qualquer opinião oficial em relação a esse tema e que estejamos a previlegiar qq posição.

Simplesmente, este não é o espaço...

E isso nada tem a ver com ignorância!
Imagem

Administrador Fórum

Ah, ah, ah...

por Curioso » 3/4/2003 15:09

Ainda há quem defenda: um povo ignorante é um povo feliz!

por Ventor » 3/4/2003 9:28

A Guerra é uma chaga que corrói tudo dentro e fora. Por isso, acho bem que os responsáveis por este Fórum, não permitam leviandades ideológicas.

Deixem essa hidra ficar bem longe. Infelizmente para uns e outros ela já está e agora ... infelizmente, resta-nos aguardar as suas consequências!

Resguardem o vosso espaço.

Um abraço,
Do thyself no harm,
for we are all here together.
Not you or me, but you and me

Registado: 22/3/2003 16:57

Cuidado LR...

por Joaquim dos Santos » 1/4/2003 13:53

Isso é capaz de ser uma arma de destruição em "massa"... :lol: :lol: :lol:
Joaquim dos Santos

Guerra...

por lr » 1/4/2003 13:25

Acho bem.
Sendo assim deixo aqui as novas bombas utilizadas pelos americas.
Anexos
bomba.jpg
bomba.jpg (34.91 KiB) Visualizado 1895 vezes
A mente que se abre a uma nova ideia jamais voltará ao seu tamanho original – Albert Einstein

Registado: 5/11/2002 10:46

Guerra da bolsa, bolsa na guerra... ou guerra no fórum...

por Jurra » 1/4/2003 12:42

Acho muito bem...
Fartos de guerra já devemos estar nós... liga-se a TV é a mesma noticia 300 mil 729 vezes repetida num só dia... e secalhar é pouco...
Já sabemos que a guerra afecta muito o nosso trabalho/passatempo... quanto mais não seja o nosso humilde tempo...
Por isso... nada melhor que deixa-la de parte ao click no dial-up.
Devo dizer também que estimo muito os investidores frios... que não reagem medrosamente a qualquer noticia de guerra... etc... tudo tem o seu lado bom... infelizmente por nem todos pensarem assim... o lado bom vira lado mau!
Bons Negócios
Israel Oliveira
"Those who put their trust in the Lord are like Mount Zion, that cannot be shaken, that stands for ever."
Psalm 125:1

Registado: 1/4/2003 12:19

por Ulisses Pereira » 1/4/2003 12:37

Caro TM,

Não é brincadeira de 1 de Abril, garanto-lhe. Infelizmente, constatámos que é impossível manter uma discussão civilizada sobre as questões mais "filosóficas" desta Guerra. As pessoas perdem completamente a noção do respeito pelos outros e envolvem-se em autênticas agressões que nunca poderemos permitir aqui no caldeirão.

Esta situação já dura há vários meses. Aliás, tenho dito a alguns amigos meus que se consegue moderar bem o caldeirão, mas quando se começa a falar dos bons e dos maus da Guerra essa tarefa fica impossível. AS pessoas têm posições muito extremas e defendem-nas com uma violência incrível, acabando sempre no ataque pessoal.

Além disso, temos recebido inúmeras queixas de utilizadores a esse respeito.

Aqui no caldeirão, sempre que os posts não se enquadram no espírito do caldeirão são apagados. Já o fizemos centenas de vezes desde o início. Mas quando se fala dos bons e maus da Guerra isso acontece sempre! Por isso, é chegada a hora de cortar o mal pela raíz e prevenir antes de remediar.

Reafirmo aquilo que disse: comentar notícias da Guerra é prefeitamente admissível e plausível. Voltar a entrar na discussão sobre os bons e maus da Guerra, isso não será aceite, pois andamos há meses a discutir isso e só tem contribuído para degradar o ambiente do caldeirão que tanto trabalho nos deu a preservar.

Um abraço,
Ulisses

Ulisses Pereira

Administrador Fórum

Reacção à decisão...

por TM » 1/4/2003 12:11

Não será fruto de hoje ser 1 de Abril?

Peço desculpa pela pergunta!

Registado: 5/11/2002 0:46

por MarcoAntonio » 1/4/2003 12:05

Caro Visitante,

este não é o espaço para a discussão destas temáticas de índole ideológica. O caldeirão não deve ser transformado num campo de batalha político-ideológico, deve antes continuar a ser um espaço de discussão sobre MERCADOS, quer seja informação sobre empresas, quer seja análises, quer seja formas de abordar o mercado (fundamentais, análise técnica, etc), quer seja a própria discussão sobre produtos financeiros como warrants, cfd's e futuros, para citar alguns exemplos. São estes os temas que interessa manter e discutir (civilizadamente) neste espaço. Para temáticas ideológicas (sejam políticas ou religiosas) existem outros espaços mais apropriados para discussão pública.

Note-se ainda que a equipa do Caldeirão não está a tomar qualquer posição oficial no que se refere a esta questão. A «censura», se «censura» se lhe pode chamar, é uma censura aos temas e à forma e nunca, mas nunca às opiniões em si. Penso que nesse sentido, «censura» é um termo infeliz para o que se faz neste espaço a nível de gestão dos conteúdos, porque a meu ver não se trata de censura mas limitar as discussões na forma e nos temas ao que de facto interessa a este espaço. Porque para outros temas existirão outros espaços. E os interessados poderão sempre criar o seu espaço com outro forum onde poderão discutir exaustivamente esses temas se assim o entenderem ou se entenderem que os espaços que já existem (por exemplo, os newsgroups pt onde existem diversos grupos de discussão dentro da classe de sociologia) não são suficientes.

O objectivo destas medidas é como é óbvio preservar o espaço para aquilo que foi criado e volto a sublinhar - os Mercados de Capitais. A par disso, pretende-se ainda manter o bom ambiente e o respeito mútuo entre participantes.
Imagem

Administrador Fórum

Vocês falam

por Visitante » 1/4/2003 11:16

bem de boca cheia, Portugal viveu uma ditadura durante anos, muitos outros Países também e o próprio povo acabou por se libertar. Não percebo como existem tantos admiradores deste governo Americano, belicista, cheio de interesses económicos, até já estão a preparar um governo fantoche, para depois servir as empresas americanas que vão para lá, reconstruir ou não isso não interessa, pois o petróleo dá para tudo, ou será que vão reconstruir o Iraque com $$$ americano?
Ulisses não entendo esta ditadura, este é um problema sério e muito grave para não se discutir em fóruns como este, as bolsas estão interligadas no seu todo e não em notícias especulativas. Se és Pai deverás saber que as guerras como esta não têm razão de ser, e os Americanos com esta forma de actuar vão piorar a situação mundial e não o contrário.
Visitante

Eheheh...

por Curioso » 1/4/2003 9:50

Tenho mais "pupus" animados se quiseres...

No entanto, eu não estava a referir-me a "deixar andar" mas a manter um controlo apertado. Porém, e pensando melhor, isso obrigava a uma pessoa constantemente a "vigiar" os "posts"...

Bolas, é complicado... :roll:

por Pata-Hari » 1/4/2003 9:44

Vou meter a minha colherzeca de pau nesta discussão. O Ulisses que me complete e corrija depois, se assim o achar.

Curioso, é efectivamente de censura :( . É horrivel, mas é a única forma que eu, o Ulisses, e felizmente agora o Marco, achamos que funciona como meio de manutenção de ambiente e de preservação destes espaços de discussão de bolsa. Infelizmente, por constatação, vimos imensos espaços que foram muito especiais degradarem-se e morrerem prematuramente por falta de censura. Achamos que a unica forma de se preservar o tema central do fórum e as relações entre as pessoas que não se conhecem é mesmo e infelizmente através da censura.... é a forma que encontrámos de preservar a liberdade de expressão de alguns : privando outros de alguma liberdade.

Claro que em alguns momentos tomaremos medidas desnecessárias e exageradas, por vezes não serão perfeitas e atempadas nem ultra justas, por vezes nem nós próprios teremos as melhores respostas (culpada, culpada, culpada :oops: :oops: :oops:, esta é para mim.... ), mas achamos que é o preço a pagar para manter o caldeirão com o bom ambiente em que nos sentimos bem.

Ah, e mensagens destabilizadoras da paz maternal também não vale, lol. Ainda ontem tive que re-imprimir os pupus todos e aturei horas de "mas porquê que não posso ter um pupu a sério?", lolol!

Beijinhos
Administrador Fórum

Registado: 25/10/2002 17:02

E que tal deixá-los ficar...

por Curioso » 1/4/2003 9:27

... para todos saberem que alguns defendem a chacina?

Eu compreendo a tua intenção, Ulisses, mas isso não será um "bocadinho" de censura?

por nunofaustino » 1/4/2003 0:24

tiraste-me as palavras das pontas dos dedos... :)
Pluricanal... não obrigado. Serviço péssimo e enganador!!!

Registado: 5/11/2002 5:10

por atomez » 1/4/2003 0:21

Acho bem.

Registado: 4/11/2002 22:48

por Incognitus » 1/4/2003 0:18

Agora a guerra, para os mercados, tem que ser vista pelo "melhor que o esperado" e "pior que o esperado".

O "rally da guerra" acabou instantaneamente quando as pessoas se deram conta de que a guerra n seria resolvida em 4-5 dias. Isto aconteceu Segunda Feira passada ... há uma semana atrás.

Agora, o mercado está a andar para o outro lado, descontando "um novo Vietname". Mais um dia ou dois no máximo, e a transformação estará feita.

Mais ou menos pela mesma altura, Basra torna-se relativamente calma. Lá tem o mercado que descontar que afinal a guerra está "melhor que o esperado" ...

Bem, seja como for, em relação aos outros tópicos da guerra, porque não deleta-los integralmente?

Registado: 6/11/2002 19:27

À atenção do fórum sobre os post da Guerra

por Ulisses Pereira » 1/4/2003 0:12

Há vários meses que andamos aqui a discutir esta Guerra. Compreendo que, face à importância do conflito para o desenrolar dos mercados, as novidades da Guerra e o desenrolar do conflito sejam objecto de discussão aqui no caldeirão.

O que não compreendo é que se continue aqui a discutir se a Guerra é justa ou não é. O problema é que este género de posts ameaça transformar o caldeirão mais num fórum de Guerra do que dos mercados. Além disso, as discussões em torno da legitimidade ou não desta Guerra atingem sempre níveis de agressividade tão grandes que são incompatíveis com o espírito que sempre pretendi para este caldeirão.

Como tal, lanço aqui um apelo para que deixem de discutir aqui se esta Guerra é legítima ou não. Já sabemos que as posições estão demasiado extremadas para que discussões agressivas façam alguém mudar de ideias.

Discutirem notícias da Guerra, acredito que faça sentido dada a sua importância para os mercados. Eternizar esta discussão entre os bons e os maus da fita não faz o menor sentido e se começar a ver o regresso a este tema mais que batido, trancarei ou apagarei os posts.

É que eu quero que isto continue a chamar-se o www.caldeiraodebolsa.com e não o www.ideologiaseguerras.com

Um abraço a todos,
Ulisses
Editado pela última vez por Ulisses Pereira em 9/4/2003 16:19, num total de 2 vezes.

Ulisses Pereira

Administrador Fórum

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: caganixo7, Google [Bot], Google Adsense [Bot], HFCA, Jonas74, Manchini888, OCTAMA, Rafael Abreu, trilhos2006 e 213 visitantes