Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Sonae sgps...

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

sonae

por paulo godinho » 27/2/2007 13:29

Para quando a resposta com caracter de urgencia que a pt fez a cmvm sobre se a sonae poderia ou nao subir a contrapartida directa ou indirectamente? Quando e que o mercado sabe qual e afinal a participaçao da sonae com na pt?Quando e que se sabe ao certo qual a percentagem de accionistas que vai participar na assembleia geral? Tudo isto para sexta feira e fruta a mais

Registado: 7/9/2005 19:10

por srosa » 27/2/2007 12:10

nao havia um suporte nos 1,66? não me parece lá com muito bom aspecto... ta em queda livre :roll:

Registado: 19/10/2005 15:48

sonae

por paulo godinho » 27/2/2007 12:06

Nao se percebe muito bem porque cai tanto a sonae sgps e a sonae com esta quieta quando a opa e da sonae com mas a verdade e que a sonae sgps e soma das partes

por algarvio_ » 27/2/2007 11:49

Infelizmente já estive mais otimista com td isto (tb eu levo 20 ctms em cada acção e tenho lá quase 40% da carteira)... nao está bonito

Penso que o unico cenário em que as 2 descem (SON e PT) é mesmo se os estatutos nao forem desblindados... será que é nessa situação que o mercado acredita?

Já agora... porque é que de há 3 dias para cá a SON apanha spr mais pancada que a SNC? Afinal a primeira é, supostamento, menos especulativa, e com uma estrutura de resultados mais sólida.

Registado: 19/6/2006 22:57

por Broker_Invest » 27/2/2007 11:48

Aqui está o caminho que Portugal poderá seguir ou não relativamente aos outros pais da europa sobre as OPAs, a nossa é sobre a PT.

Bruxelas pondera rever directiva das OPA
A Comissão Europeia está a ponderar a possibilidade de avançar com uma proposta de revisão da recente directiva europeia que regula as Operações Públicas de Aquisição (OPA), por considerar que a actual legislação continua a dar amplo espaço de manobra aos Estados.

--------------------------------------------------------------------------------

Eva Gaspar
egaspar@mediafin.pt

A Comissão Europeia está a ponderar a possibilidade de avançar com uma proposta de revisão da recente directiva europeia que regula as Ofertas Públicas de Aquisição (OPA), por considerar que a actual legislação continua a dar amplo espaço de manobra, em especial aos Estados quando estes são accionistas ou detêm direitos especiais, para travar operações consideradas hostis, designadamente quando estas são lançadas por empresas estrangeiras.

De acordo com a edição de hoje do "Financial Times", Bruxelas ultimou um relatório de balanço da legislação em que conclui que "um grande número de Estados-membros continua a mostrar grande relutância em levantar barreiras às OPA" e que a larga maioria das capitais europeias está a tirar o máximo proveito dos "buracos" da actual legislação para, na prática, se defender, como no passado, de ofertas de aquisição.

"O número de Estados-membros que está a implementar a directiva de forma aparentemente proteccionista é inesperadamente elevado", lê-se no relatório de Bruxelas, que conclui ainda que os Governos europeus não parecem convencidos de que as regras de mercado aplicadas às OPA garantem "benefícios para as empresas, para os investidores e, em última análise, para a economia europeia como um todo", como argumenta Bruxelas.

Após 14 anos de negociações, a directiva das OPA acabou por ser aprovada em 2004 – no caso português, foi transposta para a legislação nacional apenas no Verão do ano passado. Por pressão da Alemanha e da Suécia – à época especialmente preocupadas com a possibilidade de a BMW e da Volvo, respectivamente, caírem em mãos estrangeiras – a versão final da legislação europeia acabou por ser extremamente suavizada, tendo deixado aos Estados-membros a opção de transporem, ou não, para a legislação nacional duas cláusulas fundamentais da directiva, designadamente a que impedia os conselhos de administração das empresas visadas por uma OPA considerada hostil de tomarem medidas defensivas sem consultar os pequenos accionistas.

Nos últimos meses, têm-se acumulado inúmeros exemplos de fusões transeuropeias abortadas pelos Governos. Paris travou a oferta da Enel sobre a Suez, patrocinando uma complexa fusão de última hora entre a Suez e a Gaz de France. Madrid pôs "paus nas rodas" à oferta da alemã E.On sobre a Endesa, lançando-se num emaranhado jurídico que ainda perdura. Já Roma impediu a compra do BNL pelos espanhóis do BVBA e a oferta da também espanhola Abertis sobre a Autostrade.

Em Portugal, a OPA da Sonae sobre a PT tem decorrido dentro dos limites da lei, mas permanece suspensa, entre outros, pelo imponderável que representa (pelo menos em teoria) a orientação de voto do accionista Estado, que detém uma "golden-share" na empresa que lhe permite, na prática, vetar qualquer operação – situação que deverá, aliás, ser em breve remetida pela Comissão Europeia para o Tribunal Europeu de Justiça.

A directiva das OPA previa ser revista em 2011, mas "à luz da avaliação" do seu impacto no mercado, este relatório sugere que esse prazo seja antecipado.
Esperar na bolsa é uma grande Virtude.

Registado: 3/8/2006 20:39

sonae

por paulo godinho » 27/2/2007 11:35

O mercado esta a começar uma correçao quanto a sonae ja a começou a fazer a alguns dias de uma forma brutal, para quem esta dentro como eu so tem uma esperança e que os estatutos sejam desblindados para poder sair , esta tudo por um fio mas acredito na desblindagem pois sera a forma de todos ficarem a ganhar

por Broker_Invest » 27/2/2007 11:08

Para os senhores: jotabil e _julio_

Relamente gostava de manipulador de mercado (tipo Pedro Caldeira), metia o pessoal amigo todo Rico "LOL", estou ainda dentro da Sonae-SGPS, detenho a preço 1.19€/Share, tenho nervos de aço e um óptimo coração, mas na realidade, o mercado está a corrigir e o mês de Março está a Porta e o BCE vai aumentar a taxa de juro 0.25%, isto é dado como certo, e a OPA da Sonae a PT está por um fio(no meu ver), se o estado não se pronunciar a favor ou contra a desblindagem dos estatutos, está o caldo entornado.(esperemos que não).

por Orca » 27/2/2007 10:36

Bom dia caríssimo clínico

"ou se sai agora com perdas consideráveis ou se aguenta estoicamente e na segunda marca-se consulta de urgencia para o cardiologista! se os estatutos forem desblindados mando a conta (enorme) do meu cardiologista ao dono do BES (para ver se fica com uma cara mais feliz)... "
:mrgreen: :mrgreen: :mrgreen:

Só o dr para dar boa uma grande dose de coragem e boa disposição.

Investi 60% e estou a perder 0.20 cent por acção. Julgo que não devo sair e não o vou fazer. Já se ouve dizer que a sonae está sub-avaliada. Portanto há que manter o jogo e esperar com serenidade.

Um grande abraço para si
Bom trabalho e eu irei fazer o mesmo

Registado: 29/5/2006 23:51

comentário

por jotabil » 27/2/2007 10:31

O broker transformou-se num manipulador de mercados

"até aos 1.5€ é quase certo, esperar até 6 feira.
Não esquecer que o sentimento do mercado está aq espera de novo aumento da Euribor "

Ele há cada um.

cumps
Se naufragares no meio do mar,toma desde logo, duas resoluções:- Uma primeira é manteres-te à tona; - Uma segunda é nadar para terra;
Sun Tzu

Registado: 7/11/2002 0:00

por BruSantos » 27/2/2007 10:30

Claramente o mercado está a dar indicações de não desblidagem dos estatutos.

A minha pergunta é:
Será que mesmo sem a desblidagem a Sonae não tem interesse em que a OPA vá para a frente?

Se ficarem com 51 % e 10 % de direito de voto, e se a deblidagem falhar por menos de 9% (10% futuros menos 1% que a Sonae.Com tem actualmente), não poderam invocar nova assembleia para desblindar os estatutos?

Nem sempre nas eleições se ganha à primeira...

Registado: 7/2/2006 15:50

soane

por Clinico » 27/2/2007 10:18

Bom dia Ilustres
Realmente as coisas não estão muito boas e o dia mal começou! No entanto, parece-me ter lido em algum lado que o Estado se ía pronunciar amanha sobre o seu sentido de voto, que espero seja a favor da desblindagem ou não tem qualquer vergonha na cara! Se a sua opinião vier a público e for a favor da desblindagem, a cotação pode começar a corrigir já amanha pois começa a equilibrar as forças conhecidas. Aí eu começaria a acreditar com mais força na desblindagem pois dá-me a ideia ( a mim e á maioria dos analistas) que a "arraia miúda" que pode ter os tais 40% e que bloquearam as accções vota no sim.

Mas o mercado não dá sinais... :evil:

Até lá há 2 hipóteses: ou se sai agora com perdas consideráveis ou se aguenta estoicamente e na segunda marca-se consulta de urgencia para o cardiologista! se os estatutos forem desblindados mando a conta (enorme) do meu cardiologista ao dono do BES (para ver se fica com uma cara mais feliz)...

Bem, vou trabalhar que o dia é longo. Esta é uma altura em que vou trabalhar para o meu dinheiro mas o meu dinheiro NÃO quer trabalhar por mim :mrgreen:
Abraços e coragem...lembrem-se de Aljubarrota (e não do Alamo ou do Gerónimo ou do dono do BES)
Clinico

Registado: 1/6/2003 0:13

por _julio_ » 27/2/2007 10:17

Broker_Invest Escreveu:Até aos 1.5€ é quase certo, esperar até 6 feira.
Não esquecer que o sentimento do mercado está aq espera de novo aumento da Euribor .

Para quem estava dentro e sempre com preocupação quando a cotação descia, está agora à viva força que a cotação desça para reentrar novamente. Realmente.

Registado: 25/10/2006 12:45

por Pittel » 27/2/2007 10:15

Para ja parece conseguir a aguentar apesar do mercado
Quem nao arrisca .... nao arrisca !

Registado: 9/1/2007 15:18

e ja agora

por wuzzu » 27/2/2007 10:11

O padrao tem sido de ir vendendo durante o dia, com subidas de vez em quando para nao baixar demasiado a cotacao. No final da sessao ha puxadas para baixo, com medo do dia seguinte.

Registado: 31/8/2005 10:51

por Broker_Invest » 27/2/2007 10:09

Até aos 1.5€ é quase certo, esperar até 6 feira.
Não esquecer que o sentimento do mercado está aq espera de novo aumento da Euribor .

eu que estou fora...

por wuzzu » 27/2/2007 10:01

Vejo uma paragem na sexta.
Até lá bye bye.

Porque nao sair agora e voltar a entrar amanha?

Registado: 31/8/2005 10:51

por Pittel » 27/2/2007 9:39

ta preocupante ..... :?

Sonae

por paulo godinho » 27/2/2007 9:28

Bem começo a achar que o caminho vai ser mesmo para baixo pois se quebrar a mm50 dias so para mesmo nos 1.5

BLUFF

por Pittel » 27/2/2007 9:06

Portugal Telecom lidera lista de acções com maior potencial de valorização do Millennium bcp
A Portugal Telecom passou a liderar a lista de cinco acções com maior potencial de subida para o Millennium bcp investimento. A novidade desta semana é a saída do BES do "ranking", que foi substituído pela Jerónimo Martins.
Paulo Moutinho
paulomoutinho@mediafin.pt

A Portugal Telecom passou a liderar a lista de cinco acções com maior potencial de subida para o Millennium bcp investimento. A novidade desta semana é a saída do BES do "ranking", que foi substituído pela Jerónimo Martins.

Na "newsletter" desta semana do ActivoBank7, a PT [Cot] surge destacada com um potencial de subida de 13% face ao preço-alvo de 11,50 euros atribuído pelo banco de investimento, tendo em conta o fecho dos títulos na sessão de sexta-feira.

A operadora liderada por Henrique Granadeiro destronou assim a Ibersol [Cot] que caiu para a segunda posição da lista. A empresa detentora de marcas como a Pizza Hut apresenta agora um potencial de valorização de 10% face ao "target" 12,05 euros, tendo em conta que na semana passada os títulos ganharam mais de 3%.

A Sonae Indústria [Cot] recuperou uma posição e ocupa agora o terceiro posto da lista do Millennium com uma subida potencial de 6%, seguida da Cimpor [Cot], com um ganho potencial de 4%.

Na última posição surge uma novidade. A Jerónimo Martins [Cot], que na semana passada perdeu 2,32%, passou a integrar o "ranking" do Millennium, substituindo o BES [Cot]. A retalhista nacional apresenta um potencial de subida de 3% face ao preço-alvo de 20 euros definido pelo banco de investimento.

:lol: :lol: Ja nao savem o que fazer !!!!!!

por Brah » 27/2/2007 1:06

Há pouco esqueci-me de referir, mas apesar do que disse, tenho a convicção de que a desblindagem vai ser aprovada... O Belmiro já estava à espera desta reacção (óbvia) da administração PT, e teve já muito tempo, tanto antes do lançamento da OPA como depois, e um negócio destes não se faz no "ar" ou "em cima do joelho", os Azevedos estão seguros e têm o trabalho de casa feito, decerto!! :wink:

abraço

Registado: 2/11/2006 11:31

Re: Decisões...

por Brah » 27/2/2007 1:00

portucel Escreveu:Se houver desblindagem (cenário mais provável)

- PT sobe para perto de 10,5
- SONAE sobe muito à espera do sucesso na OPA

Caso contrário (todos ficam a perder, menos o CA)

- PT desce abaixo de 10
- SONAE sobe porque este cenário já está descontado na cotação

Isso também eu queria (porque estou muito investido neste), mas sinceramente acho que se a desblindagem não for aprovada a reacção imediata do mercado é uma descida... mas de qualquer forma, seguramente que no médio prazo tem tudo para "crescer"

abraço

Registado: 2/11/2006 11:31

por F.VIEIRA » 27/2/2007 0:26

Caro Clinico, lá isso é verdade mais ninguem a quis, mas...ao fim de um ano a Son pode fazer outra OPA e aí... tem que ser por um valor superior.
Bons Negocios

Registado: 1/6/2005 20:27

Dúvidas

por portucel » 26/2/2007 23:59

De uma forma ou de outra, este papel vai continuar a ter um carácter especulativo, carago!

Registado: 10/11/2006 16:05

por Garfield » 26/2/2007 23:57

Não percebi e talvez seja melhor não querer perceber :(

Registado: 9/2/2005 4:29

Grande profundidade...

por portucel » 26/2/2007 23:55

... achas que o Comendador e os outros Trutas vão mesmo nisso?

Registado: 10/11/2006 16:05

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: aaugustobb_69, Google [Bot], IX Hispana, PAULOJOAO e 245 visitantes