Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Sonae sgps...

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por fcc » 26/2/2007 11:41

Deve vir ai outranoticia positiva porque os cof's da compra estão a encher.

Registado: 16/10/2006 20:26

por Pittel » 26/2/2007 11:34

De acordo
Quem nao arrisca .... nao arrisca !

Registado: 9/1/2007 15:18

por Broker_Invest » 26/2/2007 11:12

Há muita boa gente acumluar grandes lotes a 1.7€, acho que é um suporte importante.
Esperar na bolsa é uma grande Virtude.

Registado: 3/8/2006 20:39

por Pittel » 26/2/2007 10:24

Para quem esta dentro esta complicado :roll:

Mas é assim que vejo a bolsa ... certezas nenhumas e probabilidades ... muitas !!

Estou para ja a perder muito ... mas se a OPA for para frente ficarei a ganhar muintiissiimoooo ! Por isso penso que vale ariscar ... de qualquer modo a SGPS nao vive da OPA e vira o tempo dos resultados (sonae sierra nao para de investir ...)

verremos :mrgreen:
Quem nao arrisca .... nao arrisca !

Registado: 9/1/2007 15:18

por sol » 26/2/2007 8:59

A sonae perdeu o momentum, e como tal cai, quando aconteceu o inverso subia desalmadamente, se a OPA morrer pela via da não desbelindagem é péssimo para a Sonae, até onde poderá ir está correcção ninguém sabe, mas não me admirava nada que viesse até 1,50.

Estou fora e muito contente, por isso e assim vou continuar. Se o cenário de insucesso da OPA se verificar, penso que a Sonae não se vai dar por vencida, e logo que possivel, vai voltar a carga, mas isso demorará certamente muito tempo.

Se a OPA não morrer, pela questão dos estatutos, penso que Sonae, ainda tem trunfos, em relação a OPA em termos de preço, e mais cartadas para desmontar as propostas da PT, a coisa neste momento está preta para o lado da Sonae, mas tudo pode mudar ainda!

sol

Registado: 17/12/2002 10:41

ponto X

por vmerck » 26/2/2007 8:47

deixa-as fazer maximo do dia.....esse é o MOMENTO!

Registado: 2/12/2002 0:22

sonae

por Clinico » 26/2/2007 8:34

Não começou muito bem, ainda lá estão uns quantos pessimistas. Mas a bem da AT, era bom que hoje fizesse uma vela branca
Abraço
Clinico

Registado: 1/6/2003 0:13

Re: sonae

por paulo godinho » 26/2/2007 8:03

paulo godinho Escreveu:Mesmo em termos tecnicos a sonae nesta altura da opa nao tem espaço para ir aos 1.5 ,em meu entender podera quanto muito vir tocar a mm50 dias que se encontra nos 1.68 onde devera reagir em força ,pois ja começa a ter os indicadores todos ca em baixo, e acredito num rebound ate a zona dos 1.8 onde se encontra a mm14 dias, isto ate ao dia 2 ,a partir dai sera a blindagem ou a desblindagem a indicar o caminho ,se houver desblindagem entao deve ir a maximos, se nao houver desblindagem entao ai so para nos 1.5 ,onde se encontra a mm200 dias
Pois e e la foi ela tocar a mm50 e para ja reagiu em alta acredito numa recuperacao esta semana

Registado: 7/9/2005 19:10

ATM diz que accionistas da PT devem aprovar desblindagem dos

por felinodelamego » 25/2/2007 23:50

desblindagem dos estatutos 26-02-2007 00:12

A Associação de Investidores e Analistas Técnicos do Mercado de Capitais (ATM), numa exposição em que analisa os contornos da OPA à PT e a que o Jornal de Negócios teve acesso, considera que a desblindagem dos estatutos da maior operadora nacional, factor essencial para que a OPA chegue ao mercado, será aprovada pelos accionistas da Portugal Telecom na assembleia geral (AG).

A associação considera a nova contrapartida da Sonaecom, de 10,50 euros, "aceitável e justa", alertando para a tentativa de manipulação do mercado por parte de Henrique Granadeiro ao anunciar um "share buyback" a 11,50 euros, na defesa à OPA.

Preço da OPA justo e reparte sinergias No documento a que o Jornal de Negócios teve acesso e que foi submetido a apreciação do regulador, a CMVM, a ATM debruçou-se sobre o novo valor da oferta de Paulo Azevedo afirmando que "a oferta respeita, por excesso, a vontade dos accionistas aferida ao nível do mercado e o prémio evidencia um claro sinal de respeito do oferentes pelos accionistas".

Para a associação "o valor da contrapartida oferecida [10,50 euros] reflecte correcta e aceitavelmente o principio de partilha de sinergias" e que "reclamar a falta de justeza do preço da OPA é estar a tentar passar um atestado de menoridade à maioria dos accionistas e investidores".

Accionistas da PT devem desblindar estatutos Os accionistas minoritários são "soberanos na decisão de viabilizar ou não a oferta", afirma a ATM, já que estes investidores são "detentores de 49,28% (excluindo a participação de 1% detida pela entidade oferente, a Sonaecom) do capital e dos direitos de voto" da Portugal Telecom.

"Acreditamos que os accionistas da PT devem votar a favor da desblindagem dos estatutos na próxima assembleia geral da operadora", afirma a ATM, defendendo que sem o actual limite nos estatutos, que impede os accionistas de, independentemente da posição no capital, terem mais de 10% dos direitos de voto, será possível "acomodar um maior número de variáveis e cenários de investimento que aumentam o 'upside' da empresa", pelo que "o accionista da PT terá sempre a ganhar com a desblindagem".

Sem desblindagem dos estatutos "acaba imediatamente a OPA" e, perante tal cenário, a ATM afirma "não vemos margem para uma subida da empresa do mercado acima do preço da OPA no curto-prazo". Defesa da PT pode manipular mercado A associação analisou igualmente o plano de defesa à OPA apresentado pela administração da operadora liderada por Henrique Granadeiro, activado caso a oferta da Sonaecom não tenha sucesso.

Além das propostas já anteriormente mencionadas, a PT anunciou uma revisão em alta do valor do dividendo a distribuir aos accionistas, bem como a realização de uma operação de recompra de acções ao mercado até um valor de 11,50 euros. Para a ATM, esta medida "pode constituir uma tentativa de manipulação da percepção do mercado e gerar confusão para os accionistas menos esclarecidos, pelo que esta proposta deverá ser profundamente analisada pelo regulador", a CMVM.

Registado: 24/9/2006 13:50

por Tentemos » 25/2/2007 23:50

no JNonline:

ATM diz que accionistas da PT devem aprovar desblindagem dos estatutos
A Associação de Investidores e Analistas Técnicos do Mercado de Capitais (ATM), numa exposição em que analisa os contornos da OPA à PT e a que o Jornal de Negócios teve acesso, considera que a desblindagem dos estatutos da maior operadora nacional, factor essencial para que a OPA chegue ao mercado, será aprovada pelos accionistas da Portugal Telecom na assembleia geral (AG).

--------------------------------------------------------------------------------

Paulo Moutinho
paulomoutinho@mediafin.pt

A associação considera a nova contrapartida da Sonaecom, de 10,50 euros, "aceitável e justa", alertando para a tentativa de manipulação do mercado por parte de Henrique Granadeiro ao anunciar um "share buyback" a 11,50 euros, na defesa à OPA.

Preço da OPA justo e reparte sinergias

No documento a que o Jornal de Negócios teve acesso e que foi submetido a apreciação do regulador, a CMVM, a ATM debruçou-se sobre o novo valor da oferta de Paulo Azevedo afirmando que "a oferta respeita, por excesso, a vontade dos accionistas aferida ao nível do mercado e o prémio evidencia um claro sinal de respeito do oferentes pelos accionistas".

Para a associação "o valor da contrapartida oferecida [10,50 euros] reflecte correcta e aceitavelmente o principio de partilha de sinergias" e que "reclamar a falta de justeza do preço da OPA é estar a tentar passar um atestado de menoridade à maioria dos accionistas e investidores".

Accionistas da PT devem desblindar estatutos

Os accionistas minoritários são "soberanos na decisão de viabilizar ou não a oferta", afirma a ATM, já que estes investidores são "detentores de 49,28% (excluindo a participação de 1% detida pela entidade oferente, a Sonaecom) do capital e dos direitos de voto" da Portugal Telecom.

"Acreditamos que os accionistas da PT devem votar a favor da desblindagem dos estatutos na próxima assembleia geral da operadora", afirma a ATM, defendendo que sem o actual limite nos estatutos, que impede os accionistas de, independentemente da posição no capital, terem mais de 10% dos direitos de voto, será possível "acomodar um maior número de variáveis e cenários de investimento que aumentam o 'upside' da empresa", pelo que "o accionista da PT terá sempre a ganhar com a desblindagem".

Sem desblindagem dos estatutos "acaba imediatamente a OPA" e, perante tal cenário, a ATM afirma "não vemos margem para uma subida da empresa do mercado acima do preço da OPA no curto-prazo".

Defesa da PT pode manipular mercado

A associação analisou igualmente o plano de defesa à OPA apresentado pela administração da operadora liderada por Henrique Granadeiro, activado caso a oferta da Sonaecom não tenha sucesso.

Além das propostas já anteriormente mencionadas, a PT anunciou uma revisão em alta do valor do dividendo a distribuir aos accionistas, bem como a realização de uma operação de recompra de acções ao mercado até um valor de 11,50 euros.

Para a ATM, esta medida "pode constituir uma tentativa de manipulação da percepção do mercado e gerar confusão para os accionistas menos esclarecidos, pelo que esta proposta deverá ser profundamente analisada pelo regulador", a CMVM.

Boas notícias para a Sonae.

Vamos ver a reacção,amanhã.

Registado: 7/9/2006 17:09

por jeso » 25/2/2007 18:18

Utilizando o princípio de comprar nas descidas (bem no fundo) e vender nas subidas (lá no topo), na sexta-feira dia 23 reforcei o meu património SONAE-sgps.
Os próximos dias dirão do acerto, ou não, da minha estratégia.
BN e cordiais saudações. :wink:

Registado: 24/6/2006 12:52

Valor de partida...

por portucel » 25/2/2007 14:34

... reparem que o John calculou as percentagens considerando a cotação da SONAE a 1,7...

... de facto é o 1º suporte dela!

Registado: 10/11/2006 16:05

sonae

por paulo godinho » 25/2/2007 14:34

Mesmo em termos tecnicos a sonae nesta altura da opa nao tem espaço para ir aos 1.5 ,em meu entender podera quanto muito vir tocar a mm50 dias que se encontra nos 1.68 onde devera reagir em força ,pois ja começa a ter os indicadores todos ca em baixo, e acredito num rebound ate a zona dos 1.8 onde se encontra a mm14 dias, isto ate ao dia 2 ,a partir dai sera a blindagem ou a desblindagem a indicar o caminho ,se houver desblindagem entao deve ir a maximos, se nao houver desblindagem entao ai so para nos 1.5 ,onde se encontra a mm200 dias

Registado: 7/9/2005 19:10

por _julio_ » 25/2/2007 14:25

Já no que respeita à Sonae SGPS, a Lisbon Brokers considera que a "holding" de Belmiro de Azevedo tem a ganhar mesmo que a OPA sobre a PT falhe.

"Mesmo em caso de fracasso [da OPA], avaliamos a Sonae SGPS em 2,20 euros por acção, já que existe imenso valor intrínseco para libertar na empresa e tendo em conta que o mercado está, na nossa opinião, a subvalorizar os activos imobiliários da empresa, nomeadamente a Sonae Sierra", diz John dos Santos.

A avaliação da Sonae considerando o fracasso da OPA representa um potencial de valorização de 29,4% face ao preço actual das acções da empresa, já considerando o sucesso da operação a Lisbon Brokers concede um potencial de subida às acções superior a 64,7%, já que o "target" é de 2,80 euros.

"Se consideramos o caso de vitória por parte da Sonae, a nossa avaliação da Soma-das-Partes (SoP) implica um valor justo de uns conservadores 2,80 euros por acção".

"Deste modo, consideramos a melhor forma de participar nesta batalha pelo controlo do Grupo Portugal Telecom é acumular posições na Sonae, SGPS, título este que classificamos como ‘strong buy’ e como ‘Top Pick’ para 2007 em Portugal", remata o analista na mesma nota de "research".

Registado: 25/10/2006 12:45

sonae

por Clinico » 25/2/2007 13:53

É engraçado, meu caro Ifvc1 que todos estes argumentos são válidos e podem parecer lógicos e claros.
Mas eu gostava que neste forum tambem o tópico da PT estivesse actualizado com os seus forenses a trocarem impressões. Ajudava muito.
O facto é que me parece que os argumentos e contra-argumentos já foram expostos, tanto aqui, como na imprensa de fim de semana e que tudo continua na mesma: ninguem sabe para que lado é que isto vai. Até na análise da AT da sonae se vêm opiniões tão dispares como "isto vai por aqui abaixo até aos 1,50" ou "amanha há reversão do trend" por terem já saido todos os "negacionistas".
Portanto, lá vamos fazendo "psicologia de grupo" ao fim de semana e melhorando as ansiedades.

E sinceramente, não sei que mais pode a sonae fazer...
Só espero, muito sinceramente, que dêm uma oportunidade ao mercado. É só isso que eu peço! Isso para mim, só indicaria a maturidade do nosso mercado, mais agora que temos o mundo posto em nós e mais tarde ou mais cedo estaremos unidos aos mercados americanos. Se depois um compra o outro ou vice-versa é matéria para outra conversa...
Abraço
Clinico

soane

por Clinico » 25/2/2007 13:38

Sim, meu caro Rui, tem toda a razão e já corrigi o erro no outro tópico. Efectivamente são precisos 66% dos votos presentes.
Abraço
Clinico

A Sonae sai sempre a ganhar

por lfvc1 » 25/2/2007 13:31

É verdade que a Sonae pode cair pois nestas coisas a reacção do mercado é muitas vezes exagerada, mas não se esqueçam que mesmo em caso de derrota, a Sonae continua a ganhar e muito. Aliás, excepto num cenário de aumento do preço para 12.5 ou mais (no qual Belmiro não vai embarcar) a Sonae é sempre quem mais ganha com a operação qualquer que seja o resultado.

Repararem que na ânsia de lutar contra a OPA, a administração da PT prometeu o possível e o impossível: aumentar brutalmente os dividendos, separar a PT multimédia e comprar acções próprias a preços estúpidos. Com tudo isto vai-se colocar de joelhos pois fica muito mais fraca concorrencialmente (sem PT multimédia) e sem capacidade de investir. Quem é que vai lucrar com a situação? A Sonaecom. Há alguém que discorde?

Registado: 16/7/2006 17:40

Re: sonae

por Rui A » 25/2/2007 13:27

Clinico Escreveu:Que fica?
-Pequenos subscritores da PT - 1%
- Free float de 48,qualquer coisa, que não faço a mínima ideia em que mãos está, nem se vão estar presentes na AG. Esta é que é a grande (enorme) questão pois os 75% necessários para a desblindagem são dos presentes na AG.

Ilustre Clínico,

Antes de mais, obrigado pelo estudo :wink: .
Só uma nota: não sei se percebi bem os 75% de que fala, porque a proporção de votos que é necessária para a desblindagem é de 2/3 dos presentes... e não de 3/4. (Daí, segundo o DE, serem necessários cerca de 20% para acabar com a OPA, tendo em conta que estará presente perto de 60% do capital, i.e. (1-66,(6)%)*60%=20%). Ou não percebi bem a sua afirmação?
BN

Registado: 10/3/2004 17:35

por _julio_ » 25/2/2007 12:49

iurp Escreveu:Bom dia,

Embora a AT assuma uma importãncia menor neste título, eu apontaria um teste à lta de médio prazo começada em Junho de 2006 e que aponta para a zona de 1,60/65 que é que eu pressuponho que a empresa vale sem opa. O título estava na zona dos 1,20 aquando do lançamento da opa e passado um ano um crescimento de 35% será aquilo que pressuponho sem saber os resultados.

O desempenho da Sonae.sgps (tal como BCP e Soares da Costa) está limitado à OPA. Caso não estivesse no processo da OPA, a valorização seria bastante superior (SCOE por exemplo).

Registado: 25/10/2006 12:45

por iurp » 25/2/2007 11:28

Bom dia,

Embora a AT assuma uma importãncia menor neste título, eu apontaria um teste à lta de médio prazo começada em Junho de 2006 e que aponta para a zona de 1,60/65 que é que eu pressuponho que a empresa vale sem opa. O título estava na zona dos 1,20 aquando do lançamento da opa e passado um ano um crescimento de 35% será aquilo que pressuponho sem saber os resultados. É preciso ter em atenção os milhões gastos com a opa que alguém os vai ter que pagar e que vai influenciar as contas da sonae com e por tabela a sonae sgps.

Abraço e BN

Registado: 23/1/2006 23:54

soanes

por Clinico » 24/2/2007 23:45

Sim Peter, com certeza, mas os PTs vão ter que por stops ainda mais apertados, e ainda temos a semana que vem para ver o caminho da sonae. Este marubozu vai ser útil na segunda: se a vela for negra é sair porque o trend para baixo vai continuar. Se for vela branca é possivel que o trend reverta pois esta baixa pode ser considerada uma oportunidade de reantrada.
Abraço
Clinico

sonae

por Clinico » 24/2/2007 23:41

Ah! Caro Manilha, ainda bem que está cá!
Não, não me esqueci. Apenas não sei em que mãos é que estão, e esse é que é o problema!
Realmente os "nãos" absolutos são poucos e isto torna-se realmente uma altura em que não estamos a investir em bolsa mas a jogar na bolsa! apenas com um risco calculado.

Rever este tópico depois da AG dia 2 vai ter piada.
Abraço
Clinico

por Peter_Borgas » 24/2/2007 23:40

deixo aqui uma dica , ponham stop loss na sonae, minimiza as perdas.

Não estou dentro , muito arriscado, bn

Registado: 3/11/2006 12:56

sonae

por Clinico » 24/2/2007 23:36

E para alem do mais, hoje fiquei sózinho neste tópico! Tá bem! com a minha idade começar a falar sózinho faz parte da vida :mrgreen:

Lá fui "estudar" o Marubozu ! Aprendi mais qualquer coisa hoje MAS um marubozu negra não é só sinal de reversão de trend. Pode ser sinal de continuação de queda. Apesar de ter uma fiabilidade baixa, a vela do dia seguinte é importante para se interpretar correctamente a vela negra sem rabichos para cima ou baixo.

Bem vou-me deitar! já não está cá ninguem...

Abraços
Clinico

por manilha3 » 24/2/2007 23:30

Clinico:
O Diário Económico também referiu que já se encontra bloqueado mais(quanto?) de 60% do capital social.
Nas tuas contas faltam pois , pelo menos 8 % de accionistas que irão estar presentes na votação.
Se reparares, o que de certeza já o fizeste,segundo essas contas o voto Não somará 19.9%e o Sim tão só 32.26%, o que manifestamente não chega para a desblindagem.Com os tais 8% favoráveis tudo se modifica.
Será que segunda-feira já se saberá em definitivo qual a percentagem que irá fazer-se representar na A.G.??

Registado: 11/1/2007 5:59

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: aaugustobb_69, Bing [Bot], Google [Bot], Opcard33, Phil2014 e 165 visitantes