Sonae sgps...

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

sonae

por paulo godinho » 22/2/2007 16:28

Hoje tocou os 1.9 mas nao se aguentou apesar de tudo fechou a subir com grande volume acredito que possa vir a negociar nos proximos dias perto dos 2 euros conforme as noticias vao aparecendo ou nao

Registado: 7/9/2005 19:10

por Marcohvm » 22/2/2007 9:59

Bom dia a todos.

Plano da PT é "enganador"e inferior ao preço da OPA
Sonaecom diz que "share buyback" a 11,50 euros é uma "pista falsa"
A Sonaecom divulgou hoje um documento onde reage ao aumento do plano de remuneração aos accionistas da Portugal Telecom. Paulo Azevedo diz que este é "enganador" e "claramente inferior" aos 10,50 euros oferecidos na OPA, considerando que os 11,50 euros da recompra de acções é uma "pista falsa".
Nuno Carregueiro
nc@mediafin.pt

A Sonaecom divulgou hoje um documento onde reage ao aumento do plano de remuneração aos accionistas da Portugal Telecom. Paulo Azevedo diz que este é "enganador" e claramente inferior aos 10,50 euros oferecidos na OPA, considerando que os 11,50 euros da recompra de acções é uma "pista falsa".

Num documento entregue na Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM), a Sonaecom classifica a resposta da PT à OPA de "enganadora" e "claramente inferior" aos 10,50 euros oferecidos actualmente pela Sonaecom.

A PT elevou o programa de remuneração aos accionistas de 3,5 para 6,2 mil milhões de euros, para convencer os accionistas da empresa a não aceitar a OPA da Sonaecom, que a administração liderada por Henrique Granadeiro considera "inadequada".

A Sonaecom faz várias considerações sobre as várias propostas da PT, começando por considerar que a PT decidiu "mudar de um dividendo especial para um "share buyback" a um preço incerto".

A PT propõe-se a gastar 2,1 mil milhões de euros na recompra de até 16,5% do capital em acções próprias, a um preço máximo de 11,50 euros por acção.

A Sonaecom diz que este preço é "uma pista falsa", pois a PT não está comprometida a comprar as acções a este preço.

Acrescentas que os 5,6 euros por acção oferecidos pela PT incluem o dividendo de 0,475 euros já pago em 2006 e que os dividendos totais não aumentam com a subida do valor unitário para 0,575 euros. "O novo dividendo multiplicado por um menor número de acções corresponde a um aumento de apenas 6 milhões de euros", segundo as contas da Sonaecom.

A empresa de paulo Azevedo argumenta ainda que o plano de defesa da PT inclui uma distribuição em dinheiro de 32%, com a entrega de acções "sobrevalorizadas" da PT Multimédia.

A Sonaecom conclui que os accionistas da PT "não devem ficar enganados com o ‘novo’ plano de defesa da PT" e critica ainda a empresa pelo facto de não ter divulgado as perspectivas que assume, não ter incluído o impacto dos remédios impostos pela Autoridade de Concorrência.

"A questão critica é escolher entre o valor isolado da PT e a oferta ‘hoje’ de 10,50 euros por acção", diz a Sonaecom, considerando que o plano da PT "ainda é baseado em promessas futuras e contém riscos significativos em baixa".

As acções da Portugal Telecom estão hoje a corrigir parte das perdas sofridas na véspera, com uma subida de 0,88% para 10,26 euros. A Sonaecom continua em queda, desvalorizando 0,46% para 6,47 euros.
"Saber esperar é uma virtude"

Registado: 19/10/2006 18:28

por Pittel » 22/2/2007 9:30

A queda parece ter acabado ... queria meter um stop loss (caso torne a descer) pensava em 1,80 ... que acham (nao uso stop loss e esta brincadeira ta a ficar cara !!)

Obrigado pelas dicas
Quem nao arrisca .... nao arrisca !

Registado: 9/1/2007 15:18

por Brass River » 21/2/2007 22:39

Amigo Julio, eu comprei a uma média de 2.02 e não estou preocupado (se é que isto o poderá acalmar...).Ou se acredita que a empresa vale ou não (independentemente da OPA como no caso presente). Posso contar-lhe que a situação em que estive mais preocupado - sem no entanto nunca ter desarmado - foi no caso BANIF pós split em que estive a perder cerca de 30% ! É muito bom ver a cotação a subir e as mais valias a avolumar. Mas também é necessário muitas vezes saber ter estofo para as descidas. Existem títulos em que é bom ter um limite admissível para perda (stop loss ou o que quiser), mas existem outros em que não é assim tão simples (acreditamos pelos fundamentais). Existem ainda outros em que não é uma coisa nem outra, mas em que nos "agarramos" ao título por alguma questão que nnão sei bem explicar (sentimental), e aqui sim, poderá ser perigoso ! Enfim, é a bolsa; depende do perfil de cada um. Abraço e calma.

Registado: 26/10/2006 23:12

por algarvio_ » 21/2/2007 21:42

Penso que as quedas de hoje do grupo Sonae podem resultar de algum panic sell, eventualmente exagerado (assim como tb o foram as subidas da passada semana), senão vejamos:
- Depois do anuncio de ontem da PT, poderiamos assumir que a opinião do mercado tinha mudado e afinal a OPA já não tinha condições para ter sucesso, pelo que seria de esperar um sinal, com uma subida da cotação acima de 10,50. Verificou-se o contrário, uma pequena reacção seguida de queda;
- Por outro lado, para as SONAES, a queda representará uma menor confiança no sucesso da OPA, uma vez que foi o factor contrário que suportou a subida.

No entanto, na minha opinião, a proposta que a PT ontem fez, é uma acto de desespero, que a prazo comprometerá o desempenho da empresa, logo acabará por levar à queda de contação. E o facto de a cotação não ter subido hoje, poderá significar que foi uma ultima cartada jogada sem sucesso.

Assim, e porque não podem haver dois perdedores neste processo, uma das cotações (PT ou SONAES) não deveria ter descido como desceu.
É claro que neste momento existe muita informação e contra-informação, com várias casas de investimento e accionistas a acharem o preço baixa e outras a considerarem-no justo.
Penso que será a AG a determinar o futuro da PT. Se os estatutos forem desblindados então estará caminho aberto ao sucesso, caso contrário acaba ali.
Só não sei se os 2/3 para desbloquear os estatutos respeitam ao total de acções ou às acções presentes.

À parte desta dúvida, considero que a SONAE nada perdeu na corrida, antes pelo contrário, a PT tb já jogo todas as cartadas e não inverteu a tendência do jogo, continua tudo em aberto.

Registado: 19/6/2006 22:57

por vitorigus » 21/2/2007 21:14

_julio_ Escreveu:Bem...entrei hoje a 1,83 mas já me arrependi de ter entrado a este nível :oops:

Julio, por 1 cent naõ há lugar a arrependimentos. :wink:
Com todo o respeito e sem conselheirismos, o seu perfil actual vai fazê-lo sofrer a ponto de poder tornar-se insuportavel! Mas também pode vir a suportar diferenciais ainda maiores qd se der conta q neste tipo de investimentos é assim. Eu ultrapassei gr parte dos medos qd comecei a fazer os balanços entre perdas e ganhos à semana, à quinzena ou outro qq periodo à nossa medida. Não se conta o nº de buracos q se apanha na viagem, mais ou menos longa, mas se chegamos ao destino sãos, salvos e mais enriquecidos.
Abraço

Registado: 9/8/2005 11:17

por _julio_ » 21/2/2007 20:44

A Sonae Sierra iniciou, em parceria (50%/50%) com a ING Real Estate, a construção das Torres Colombo que representam um investimento total de cerca de 90 milhões de euros, revelou a empresa em comunicado.

Segundo a mesma fonte, o projecto das duas Torres arrancou com a construção no final da semana passada, estando prevista a conclusão da Torre Oriente em Outubro de 2008 e da Torre Ocidente em Março de 2010.

"A edificar numa área integrante do Centro Colombo e numa zona privilegiada de mercado para o segmento de escritórios, dada a excelência das vias de acesso e da oferta de transportes públicos, as futuras Torres terão, entre o 2º e o 13º pisos, uma Área Construída de cerca de 24.800 m2 cada, disponibilizando áreas em "open space" que poderão ir até aos 1.988 m2 num só piso", sublinha o comunicado.

Serão ainda disponibilizados 1000 lugares de estacionamento automóvel especialmente reservados no parque do Centro Colombo, o qual, recorde-se, já tinha sido planeado tendo em conta esta necessidade.

Registado: 25/10/2006 12:45

por _julio_ » 21/2/2007 20:27

Tenho ordem de venda colocado a 1,84, mas posso desfazer já amanhã, dependendo das condições do mercado.

por Brah » 21/2/2007 20:27

_julio_ Escreveu:Bem...entrei hoje a 1,83 mas já me arrependi de ter entrado a este nível :oops:

mas porquê? porque fechou um cent. mais baixo? :twisted: É que sinceramente, não me parece que desça muito mais baixo que esse valor... acho a cotação da sonae bastante sólida, e o valor da cotação não se refere só ao desfecho da OPA...

PS: E também se se referisse só ao desfecho da OPA não estarias nada mal... :mrgreen: :mrgreen:

abraço

Registado: 2/11/2006 11:31

por Broker_Invest » 21/2/2007 20:25

Calma amigo arrepender!? ainda vais ter alegrias por as deteres a este preço.
Mas gostaria que postassem um grafico para ver se quebrou a LTA.
Esperar na bolsa é uma grande Virtude.

Registado: 3/8/2006 20:39

por _julio_ » 21/2/2007 20:22

Bem...entrei hoje a 1,83 mas já me arrependi de ter entrado a este nível :oops:

por Brah » 21/2/2007 19:55

Penso que neste momento o que mais interessa para o titulo é tentar perceber para que lado vai pendendo o desfecho da OPA, uma vez que é isso que neste momento mais vai fazendo o título mexer...

No meu entender esta descida (e talvez os próximos dias) não representam mais do que uma oportunidade de reforço, porque acredito que a OPA se vá realizar...

:arrow: é uma operação extremamente bem montada e com "argumentos" de peso por trás (Santander, etc.)
:arrow: esta "contra"-oferta da PT mais parece um devaneio desesperado, querem oferecer tudo... dividendos gigantes, subida das acções, comprar as suas próprias acções...com que dinheiro (ou que dinheiro ficará no fim) não sei... :wink:
:arrow: por fim... temos que ter em conta quem está à cabeça...é só o maior empresário nacional e dos mais ricos do mundo, tenho a certeza que não se "meteria" nisto se não tivesse a certeza de início que teria sucesso

Por isso estou confiante, e só não reforço mais porque não tenho capital... os próximos dias poderão de ser acalmia, mas dou como certa a subida do título, pois é preciso também não esquecer que a sgps não vive só da OPA...há muitos outros negócios que dão lucro e valor à empresa!! :) :)

abraço

Registado: 2/11/2006 11:31

O fecho do gap

por O.Próprio » 21/2/2007 18:56

Bem, o gap não ficou totalmente fechado. Ainda por cima o quase fecho foi feito com o preço a partir de baixo para cima, e com este a retornar à base. O inverso seria bem mais normal (e positivo), assim não sei que interpretação retirar deste movimento.
A subida foi exagerada? Talvez. A correcção também, mas o mercado é que sabe.
É preciso deixar assentar um bocado a poeira
Para já parece existir um pequeno suporte nos 1,82.

Cumps

Registado: 19/2/2007 12:15

por jeso » 21/2/2007 18:40

Hoje fechou o "gap up" do dia 16 e abriu um "gap down", portanto, :roll: amanhã só pode subir. :idea:
Divirtam-se e sejam felizes (please) %))

Registado: 24/6/2006 12:52

por Jiboia Cega » 21/2/2007 17:35

A subida aos 2.00€ foi repentina e cheia de euforia, baseada no aumento da oferta da Sonae. A descida ao invés foi pela notícia de ontem da PT que já era de esperar. A administração da PT vai sempre dizer NÃO.
Portanto, com ou sem OPA, a minha opinião é que a Son tem espaço para crescer.

Registado: 21/3/2006 10:46

eu comprei

por vmerck » 21/2/2007 17:30

SON e snc . Acredito em noticias e contra informação q levam as cotações variarem imenso, acredito na OPA o q me faz ter algum sossego.

Registado: 2/12/2002 0:22

por ricardotugas » 21/2/2007 17:29

Pois eu acabo de entalar-me. e assim que tiver liquidez entalo-me ainda mais a estes preços.

BN
passo a passo se constroi o futuro

Registado: 26/5/2006 14:26

por Blue » 21/2/2007 17:21

Sendo unânime que, quer haja quer não haja OPA a SGPS sai a ganhar, não vejo razão para tanto pessimismo, certo?.
E dos 80M entalados... certamente que mts se desentalaram nesta descida....
Os Melhores Cumprimentos,
EndLess NameLess

"Who needs action when you got words"

Registado: 15/6/2005 20:49

por Kik1978 » 21/2/2007 17:15

que Deus não te ouça...
Não é tripeiro quem quer...é tripeiro quem PODE!

Registado: 10/1/2007 15:49

Cuidado com elas

por oráculo de belinho » 21/2/2007 17:03

facas em queda, e tanta recomendação e tanta notícia positiva, dão que pensar.

Para já já temos muitos milhões (80M) de acções entaladas em 10% e mais. Quando a coisa fica neste pé a pressão passa para o lado de quem comprou a contar com o ovo no...

E hoje foi ver casas de investimento a tentar limitar os estragos e mesmo assim o fecho foi horrendo.

Na sonae para cair deste forma depois de também ter subido 10% num dia, todo o cuidado é poudo.

Na Sonae.com a queda ainda pode ser mais violenta (as subidas também foram bombásticas, mas penso que os 6 EUR a seguram concerteza. A casa mão tem um suporte nos 1,80 mas atendendo à forma como fechou o GAP, todo o cuidado é pouco. Isto foi uma mina durante meses a fio e agora pode cair o carmo e a trindade.
The only way is up unless otherwise

Registado: 6/1/2007 16:23

por Kik1978 » 21/2/2007 16:34

Isso será um cenário (espero bem que não) a curto prazo...e a médio longo prazo?

por Ruffios » 21/2/2007 16:33

A AG não é no dia 8 mas sim no dia 2 de Março as 15h na antiga FIL

Registado: 5/10/2006 18:25

reacção as noticias

por vmerck » 21/2/2007 16:30

é na verdade apenas isso, mas traz imensa volatilidade e gap as sonaes. contudo o q estava aberto ja esta tapado.....nova fase.. o fecho perto dos minimos nunca sera um bom indicador, mas o mercado aceitou o preço, qt a possibilidade de se desblindar os estatutos da PTC na proxima AG é q me parece mais dificil pq a estar 30% do papel em particulares(q não irão a AG) faz pensar q com 10% q o BES tem mais algumas de acçções proprias mais as do Berardo e de outros poucos , leva-me a pensar q a Telefonica com 10% será o fiel da balança e esta bem esta neutral, tomando uma posição de abstenção, uma posição muito diplomatica, veremos se na Ag ao serem fundamentais para o sucesso da desblindagem eles deixam de estar neutrais e votam: lembro-me deste parcarem preço para a venda das suas acções da PTC....veremos.
Mas a SON e a SNC vão anadar aqui muito agitadas nestes proximosa tempos!!!
Se a Ag é no dia 8 Março , pergunto qd se darao inicio da OPA?

Registado: 2/12/2002 0:22

por Kik1978 » 21/2/2007 16:15

Quem é que não recomenda vender???

ACORDA GRANADEIRO!!!

"Dresdner e BIG recomendam venda das acções da PT na OPA da Sonaecom
Várias casas de investimento que acompanham a PT, entre elas o Dresdner e o BIG, recomendam aos accionistas da operadora que vendam as suas acções na OPA da Sonaecom, apesar do reforço de remuneração accionista proposto pela administração.

Tiago Silva

"Embora partilhemos do entendimento [da gestão da PT] de que o preço de 10,5 euros transfere valor para a Sonaecom, acreditamos que os accionistas deverão aceitar a oferta, porque não vislumbramos a possibilidade da PT superar o comportamento do sector", refere uma nota do Dresdner hoje divulgada.

O Dresdner, que tem um preço-alvo de 10,5 euros para a PT, mantém a recomendação de 'Manter', apesar de referir que "existem melhores alternativas de aquisição no sector", além da operadora portuguesa, referindo nomeadamente a holandesa KPN e a grega OTE.

O banco BIG é outra das casas que aconselha os accionistas da PT a desfazerem-se dos seus títulos na OPA.

A casa de investimento considera que o preço de 10,5 euros parece incorporar "um prémio de controlo mais visível" (face aos 9,5 euros iniciais), e também parece um valor justo, "tendo em conta as tendências operacionais da PT".

Além destes argumentos, a nota do banco BIG (que tem uma recomendação de 'Reduzir' sobre os títulos da PT) refere ainda o potencial de desvalorização dos títulos da operadora, em caso de insucesso da OPA.

As acções da PT seguem a desvalorizar 0,88% para os 10,19 euros."

por Kik1978 » 21/2/2007 15:19

Mais uma...

"Ibersecurities recomenda vender à SonaecomA casa de investimento voltou a defender a justiça do preço, a 10,5, e recomenda aos accionistas que vendam os títulos à Sonaecom.

Cátia Simões

“Não obstante o dividendo prometido pela PT, o preço oferecido pela Sonaecom é bom”, defendeu o analista Glen Spencer Chapman.

A casa de investimento considera que este contra-ataque da PT já era de esperar. Um dos analistas contactados considera que “não sabíamos exactamente o que a PT ia fazer, mas neste momento uma maior remuneração aos accionistas era a única coisa que eles podiam fazer”."

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Google [Bot], OCTAMA, Opcard33, smog63 e 198 visitantes