Sonae sgps...
o mercado está bastante eufórico:
Henrique Granadeiro, presidente da Portugal Telecom (PT), revelou hoje em conferência de imprensa que o estudo encomendado pela PT estima em 2,6 a 2,9 mil milhões de euros as sinergias que a Sonaecom vai ter a com a oferta pública de aquisição (OPA).
Este estudo, encomendado a uma consultora independente, a Booz Allen Hamilton, partiu do modelo definido pela Autoridade da Concorrência (AdC) para o futuro das telecomunicações com a OPA.
Henrique Granadeiro adiantou que a PT vai divulgar o estudo ainda hoje e desafiou a Sonaecom a revelar também as suas contas, que recorde-se apontavam inicialmente para 2 mil milhões de sinergias que com os remédios foram revistas em baixa para 1,3 mil milhões.
A Sonaecom decidiu hoje subir o preço da OPA sobre a Portugal Telecom para 10,50 euros por acção, valor que compara com os 9,50 euros oferecidos inicialmente. A revisão em alta de 10,5% representa um esforço adicional de 1,128 milhões de euros. A Sonaecom diz que este é o preço definitivo e já o único detalhe para convencer os accionistas da PT a venderem as suas acções.
as sinergias
criadas podem gerar imenso retorno desse investimento a curto prazo. Todavia em mercados euforicos este comportamento é normal, depois com os aumentos de capital para pagar a divida com taxas de juro em subida o mercado tb ira responder(Por vezes sucede q essas sinergias afinal não são tão grandes, a montanha pare um rato e então a cotação desce.
lembro-me disso qd a PT foi para o Brasil em aquisições ....inicialmente foi uma euforia depois qd a cabeça começou a pensar foi um grande trambolhão...
Veremos se aqui não se aplica a mesma situação
lembro-me disso qd a PT foi para o Brasil em aquisições ....inicialmente foi uma euforia depois qd a cabeça começou a pensar foi um grande trambolhão...
Veremos se aqui não se aplica a mesma situação
- Registado: 2/12/2002 0:22
Mas essas mais valias já estavam ponderadas desde há 1 ano, tb concordo , o potencial sinergista criado pela OPA já existe há 1 ano e as acções da SONAE desde isso valorizaram-se imenso, quando a unica coisa que mudou foi o aumento da OPA . A logica inverte-se ...mas o mercado é que manda e eu vendi sonae sgps inicio semana a 1.68..
Vítor Costa
- Registado: 29/6/2005 16:56
Bem alguém me poderia explixar isto com lógica por favor.
Se uma empresa tem uma oferta de 9.50€ por acção e com 80% de concretizar o negócio se passa a oferta para 10.50€, aumentando cerca de 10% (mais individamento) como é que é possivel que suba 10,11%
Desculpem a ignorância mas não me parece que tenha algo a ver com expectativas. De facto o mercado tem coisas...
Se uma empresa tem uma oferta de 9.50€ por acção e com 80% de concretizar o negócio se passa a oferta para 10.50€, aumentando cerca de 10% (mais individamento) como é que é possivel que suba 10,11%

Desculpem a ignorância mas não me parece que tenha algo a ver com expectativas. De facto o mercado tem coisas...
- Registado: 18/5/2006 9:16
sou teimoso continuarei dentro
como o meu amigo Crash tambem fiz o que nao se deve fazer: coloquei todos os ovos no mesmo cesto. mas, agora, aguardando a abertura do mercado, continuo confiante e nao venderei às primeiras subidas. sou teimoso como diria a minha maezinha ao que eu costumo contrapor que sou determinado. nao me tenho dado mal e desta tambem nao me arrependerei, estou certo. BN
- Registado: 6/9/2006 10:10
Acho que nunca estive nesta situação
Acho que nunca estive nesta situação!
Desde a minha primeira observação sobre o estado que considerei "bullish" de SON (em 13-02)
http://www.caldeiraodebolsa.com/forum/viewtopic.php?t=45356&postdays=0&postorder=asc&start=1775
acreditei tanto nos sinais da sessão de tal forma que vendi tudo o que tinha, algumas com menos-valias, (excepto as SON que possuia...óbvio
), comprei SON a 1.69 e agora só tenho SON em carteira e 10% de liquidez, contrariando a regra mais básica, num processo correcto de investimento, de
"não pôr todos os ovos no mesmo cesto"!
É um risco enorme que assumi e espero não me vir a arrepender... pelo menos até agora não me arrependi nada
!
Amanhã vai ser importante e interessante verificar como reagirá o mercado ao aumento do prémio na OPA!
Admito que esta minha atitude radical me causa "algum stress"
(isto é um eufemismo...
,
)
Mas estarei muito atento e com "stop losses" muito dinâmicos o que implicará mais um stress inerente de ter que seguir constantemente o comportamento do mercado!
Sinceramente, desejo boa "sorte" aos que estão "dentro"
Crash
Desde a minha primeira observação sobre o estado que considerei "bullish" de SON (em 13-02)
http://www.caldeiraodebolsa.com/forum/viewtopic.php?t=45356&postdays=0&postorder=asc&start=1775
acreditei tanto nos sinais da sessão de tal forma que vendi tudo o que tinha, algumas com menos-valias, (excepto as SON que possuia...óbvio

"não pôr todos os ovos no mesmo cesto"!
É um risco enorme que assumi e espero não me vir a arrepender... pelo menos até agora não me arrependi nada

Amanhã vai ser importante e interessante verificar como reagirá o mercado ao aumento do prémio na OPA!
Admito que esta minha atitude radical me causa "algum stress"
(isto é um eufemismo...

Mas estarei muito atento e com "stop losses" muito dinâmicos o que implicará mais um stress inerente de ter que seguir constantemente o comportamento do mercado!
Sinceramente, desejo boa "sorte" aos que estão "dentro"

Crash
- Registado: 5/1/2006 13:34
Não sou bruxo, mas palpita-me que amanhã é mais um esticão daqueles nas Sonae e Sonae.com
O mercado aguardava esta notícia, sem dúvida para garantir pelo menos a dúvida. Para colocar accionistas a fazer contas. Até agora andavam descansados sobre as reais intenções do Sr. Engº. Hoje ficaram a saber que têm de decidir e decidir rápido.
10,44 foi o máximo durante este ano de OPA
Com oferta a 10,50 o Tio Belmiro coloca a pressão para cima dos accionistas. Relembro que se a OPA não tiver sucesso (duvido), a cotação da PT cairá a pique.
O mercado aguardava esta notícia, sem dúvida para garantir pelo menos a dúvida. Para colocar accionistas a fazer contas. Até agora andavam descansados sobre as reais intenções do Sr. Engº. Hoje ficaram a saber que têm de decidir e decidir rápido.
10,44 foi o máximo durante este ano de OPA
Com oferta a 10,50 o Tio Belmiro coloca a pressão para cima dos accionistas. Relembro que se a OPA não tiver sucesso (duvido), a cotação da PT cairá a pique.
- Registado: 19/10/2004 19:26
E esta heim|||
Em condições normais, depois de se rever o preço em alta, normalmente as acções baixam...
Mas aqui não sei porquê mas parece-me diferente, será que as acções da SON vão reagir em baixa, depois do aumento da oferta, ou será que vão reagir em alta, com a maior probabilidade de a SON sair vitoriosa desta batalha??
Cumprimentos
Em condições normais, depois de se rever o preço em alta, normalmente as acções baixam...
Mas aqui não sei porquê mas parece-me diferente, será que as acções da SON vão reagir em baixa, depois do aumento da oferta, ou será que vão reagir em alta, com a maior probabilidade de a SON sair vitoriosa desta batalha??
Cumprimentos
- Registado: 6/7/2006 0:36
Para quem tem duvidas que a telefonica vende a posição aqui vai o artigo.
OPA à PT (act.) 2007-01-18 13:47
Telefónica vende posição na PT à Sonae se esta aumentar preço da oferta em 12%
A Telefónica aceita vender a sua posição na Portugal Telecom se a Sonae aumentar o preço da OPA em 12%, ou seja, mais um euro que os 9,5 oferecidos actualmente por cada acção, avança hoje o jornal espanhol "La Razón".
Rita Paz
Esta subida representa um esforço adicional de 1,1 mil milhões de euros para a Sonaecom para um total de 12,8 mil milhões.
Fontes de mercado lembram que a empresa presidida por César Alierta, votou favoravelmente à rejeição da OPA da Sonaecom no Conselho de Administração da PT, e que só mudará de postura se a Sonae aumentar em pelo menos 12% a proposta de compra sobre a participada da operadora espanhola.
Esta condição, de momento, é posta de lado pelo grupo de Belmiro de Azevedo, que nos últimos dias assegurou em repetidas ocasiões que não elevará o preço da OPA porque este é "justo" e não se baseia em "caprichos" mas sim em estudos e "considerações de natureza económica e financeira".
http://diarioeconomico.sapo.pt/edicion/ ... 29683.html
OPA à PT (act.) 2007-01-18 13:47
Telefónica vende posição na PT à Sonae se esta aumentar preço da oferta em 12%
A Telefónica aceita vender a sua posição na Portugal Telecom se a Sonae aumentar o preço da OPA em 12%, ou seja, mais um euro que os 9,5 oferecidos actualmente por cada acção, avança hoje o jornal espanhol "La Razón".
Rita Paz
Esta subida representa um esforço adicional de 1,1 mil milhões de euros para a Sonaecom para um total de 12,8 mil milhões.
Fontes de mercado lembram que a empresa presidida por César Alierta, votou favoravelmente à rejeição da OPA da Sonaecom no Conselho de Administração da PT, e que só mudará de postura se a Sonae aumentar em pelo menos 12% a proposta de compra sobre a participada da operadora espanhola.
Esta condição, de momento, é posta de lado pelo grupo de Belmiro de Azevedo, que nos últimos dias assegurou em repetidas ocasiões que não elevará o preço da OPA porque este é "justo" e não se baseia em "caprichos" mas sim em estudos e "considerações de natureza económica e financeira".
http://diarioeconomico.sapo.pt/edicion/ ... 29683.html
Esperar na bolsa é uma grande Virtude.
nisto o mercado tem sempre razão
A PTC estava a cotar acima dos 9.5 sinal q a OPA nunca poderia ter sucesso, o Belmiro tentou fazer o negocio mas o mercado tinha razão, o preço é ridiculo hoje com a subida do preço para valores ACIMA da cotação de hoje o Belmiro mostra qual é a sua estratégia...INVESTIR FORTE no ramos das telecomunicações. O mercado nestes ultimos 2 dias previu que algo se iria passar e fez subir as cotações de forma algo anormal diria. Desta forma amanha o mercado ira valorizar ainda mais a SON e não desvalorizar e isto pq no anterior anuncio o mercado na sua abertura leu mal o sinal....desvalorizando a SON contudo depois de poucas horas de negociação os titulos SONAE´S ja valorizavam e continuaram a valorizar, alias como o mercado .
Pena eu não ter nem SON, nem SNC nem mesmo PTC ou PTM.
Amanha vou tirar o bilhete e ver o filme....é de borla
Pena eu não ter nem SON, nem SNC nem mesmo PTC ou PTM.
Amanha vou tirar o bilhete e ver o filme....é de borla

- Registado: 2/12/2002 0:22
Broker_Invest Escreveu:O Joe e o Ongoing não Vendem isto é 4,07% do capital da PT, isto não é relativo para SONAE, mas agora a Telefonica já disse que vendia se fosse a este preço (na altura disse se aumenta-se a proposta em 12% que vendia logo, as contas davam naquela altura face a ctação os tais 10,50€), a CGD não deve Isitar em vender porque comprou bastante abaixo deste valor, realiza mais valias, o BES diz que não vende agora, mas se vender vai encaixar um boa mais-valia para o Banco BES o proprio quer crescer em portugal e , os restantes vendem de certeza, porque vão realizar uma optima valia (Isto meu ver)acho que a PT já passou de mãos.
Enquanto ao factor Vivo a Sonae já tinha pensado em comprar, caso a telefonica obrigue a Sonae a isso, logo o Governo vê isto com bons olhos, porque não quer sair do Brasil, logo não vai vetar contra a OPA lancada.
Isto é minha opinião e se tiver errado facam o favor de corrigir.
Estou perfeitamente de acordo. Agora sim começo a acreditar que efectivamente a PTC vai mudar de mãos.
2% ( Joe Berardo ) + 2% ( OnGoing ) + 8% ( BES ) = 12%
Querem chamar a isto "nucleo duro"? Não me façam rir!
Desses 12% a parte do Berardo pode a qualquer momento fazer como na TDU. As palavras desse especulador a partir de hoje valem ainda menos no nosso mercado. Pelo menos para mim a partir de hoje fica "marcado".
para broker-invest
completamente de acordo com o raciocinio. embora eu seja suspeito, porque sou parte muito interessada, não há dúvida que tem toda a logica. em qualquer das maneiras, amanhã cá estaremos para saber qual é a verdade efectiva que o mercado nos vai fornecer. estou 200% optimista, está tudo a correr como inicialmente tinha pensado. até amanhã e bom acordar com as sonaes a brilhar.
- Registado: 6/9/2006 10:10
Repara a questão é que estamos a falar de uma empresa onde os Hedge Funds têm uma fatia muito grande e vão ser decisivos para o sucesso da operação curiosamente estes fundos altamente especulativos e altamente volateis e venderiam mesmo se o preço fosse 9,5. com os 10,5 e com a Vivo a seu lado penso que o sucesso da operação pode ser dado como certo ...
Aqui no Caldeirão no Longo Prazo estamos todos ricos ... no longuissimo prazo os nossos filhos estarão ainda mais ricos ...
valves Escreveu:no entanto e face á evolução que o sector teve no ultimo ano e ao entendimento de que há margem de revisão de preço sem prejudicar a viabilidade da operação economica de financiamento ele quis ser justo para os pequenos investidores Portugueses e oferecer-lhes mais 1 Euro por acção esta é a minha analise ...

a ideia de snc é q com este preço a telefonica vende, ja devem ter acordado com alguns fundos de investimentos q tb vendem e BES/OnGoin/Berardo representarão o seu papel ate cair o pano e vendem no final da operação ou pouco tempo dp lamentando-s da perda de centros de decisão e do perigoso dos Azevedos/France Telecom
"ATÉ AO INFINITO E MAIS ALÉM!" - Buzz Lightyear in Toy Story;)
Amanha é dia de subida tal como LB disse: caso a OPA falhe a valorização das acções é de 30% ou 2,20€ caso ganhe a subida é de 65% ou 2,80€, com o preço da oferta melhorada e a operação fica com mais hipoteses de ganhar, logo o trajecto eascendente.
O Joe e o Ongoing não Vendem isto é 4,07% do capital da PT, isto não é relativo para SONAE, mas agora a Telefonica já disse que vendia se fosse a este preço (na altura disse se aumenta-se a proposta em 12% que vendia logo, as contas davam naquela altura face a ctação os tais 10,50€), a CGD não deve Isitar em vender porque comprou bastante abaixo deste valor, realiza mais valias, o BES diz que não vende agora, mas se vender vai encaixar um boa mais-valia para o Banco BES o proprio quer crescer em portugal e , os restantes vendem de certeza, porque vão realizar uma optima valia (Isto meu ver)acho que a PT já passou de mãos.
Enquanto ao factor Vivo a Sonae já tinha pensado em comprar, caso a telefonica obrigue a Sonae a isso, logo o Governo vê isto com bons olhos, porque não quer sair do Brasil, logo não vai vetar contra a OPA lancada.
O Joe e o Ongoing não Vendem isto é 4,07% do capital da PT, isto não é relativo para SONAE, mas agora a Telefonica já disse que vendia se fosse a este preço (na altura disse se aumenta-se a proposta em 12% que vendia logo, as contas davam naquela altura face a ctação os tais 10,50€), a CGD não deve Isitar em vender porque comprou bastante abaixo deste valor, realiza mais valias, o BES diz que não vende agora, mas se vender vai encaixar um boa mais-valia para o Banco BES o proprio quer crescer em portugal e , os restantes vendem de certeza, porque vão realizar uma optima valia (Isto meu ver)acho que a PT já passou de mãos.
Esperar na bolsa é uma grande Virtude.
sol
Registo: 17 Dec 2002
Colocada: 14/2/2007 18:04 Assunto:
--------------------------------------------------------------------------------
Também não estou a ver Belmiro da Azevedo desistir de comprar a PT pela questão do preço, concorrentes parece não ter, cada vez é menos plausível que surja um OPA concorrente.
Não é homem de deitar dinheiro a Rua, já deu diversas provas disso, mas tudo aponta para que vá ter de subir o preço, para levar a bom porto esta questão, mas como é evidente só o faz depois de esgotadas todas as possibilidades de comprar mais barato.
Nos casos, em que não saiu vencedor, que são muito raros, todos sabemos como acaba! A leitura que faço é que nas últimas duas semanas o Mercado, devido a alguma propaganda, própria destas situações, ficou ou pouco dividido, hoje voltou a acreditar, dai o salto na cotaçãos das Empresas do grupo.
sol
----------------------------------------------------------------------------------------------------------
Tendo, a sonae.com subido o preço, como era claro que se iria verificar, por pensar que estas subidas nas cotações nas cotadas da sonae nos últimos dois dias se devem ao facto do mercado ter percebido, que este cenário era cada vez mais previsível.
Assim sendo as cotações dos títulos da sonae.com amanhã só poderão reagir pela positiva a confirmação do aumento do preço da OPA, porque também penso que a Sonae não irá proceder a qualquer aumento de capital para financiar este custo suplementar, o mesmo já deveria estar previsto, caso se torna-se necessário, agora sim começou de facto o negócio.
sol
Registo: 17 Dec 2002
Colocada: 14/2/2007 18:04 Assunto:
--------------------------------------------------------------------------------
Também não estou a ver Belmiro da Azevedo desistir de comprar a PT pela questão do preço, concorrentes parece não ter, cada vez é menos plausível que surja um OPA concorrente.
Não é homem de deitar dinheiro a Rua, já deu diversas provas disso, mas tudo aponta para que vá ter de subir o preço, para levar a bom porto esta questão, mas como é evidente só o faz depois de esgotadas todas as possibilidades de comprar mais barato.
Nos casos, em que não saiu vencedor, que são muito raros, todos sabemos como acaba! A leitura que faço é que nas últimas duas semanas o Mercado, devido a alguma propaganda, própria destas situações, ficou ou pouco dividido, hoje voltou a acreditar, dai o salto na cotaçãos das Empresas do grupo.
sol
----------------------------------------------------------------------------------------------------------
Tendo, a sonae.com subido o preço, como era claro que se iria verificar, por pensar que estas subidas nas cotações nas cotadas da sonae nos últimos dois dias se devem ao facto do mercado ter percebido, que este cenário era cada vez mais previsível.
Assim sendo as cotações dos títulos da sonae.com amanhã só poderão reagir pela positiva a confirmação do aumento do preço da OPA, porque também penso que a Sonae não irá proceder a qualquer aumento de capital para financiar este custo suplementar, o mesmo já deveria estar previsto, caso se torna-se necessário, agora sim começou de facto o negócio.
sol
- Registado: 17/12/2002 10:41
p/meditar
no outro dia uma venda de 600 000 acções da PT no mercado a seco feitas provocou uma queda de 4% no titulo ... onde estava a força compradora acima do preço da OPA ?
Aqui no Caldeirão no Longo Prazo estamos todos ricos ... no longuissimo prazo os nossos filhos estarão ainda mais ricos ...
Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: caganixo7, Google [Bot] e 144 visitantes